segunda-feira, 19 de novembro de 2018

AAC · ACADÉMICA · COIMBRA Daniel Azenha defende novo ciclo para a Associação Académica de Coimbra


O projeto Contigo Somos Académica –  Lista C apresentou hoje a sua candidatura aos órgãos sociais da Associação Académica de Coimbra, numa cerimónia que decorreu no Teatro Paulo Quintela, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
“Contigo Somos Académica” é o lema desta candidatura que apresenta Daniel Azenha como candidato à presidência da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra. 
Na sua interenção Daniel Azenha declarou perante a plateia que encheu o Paulo Quintela que o projeto que lidera “só faz sentido por defendermos convictamente um novo ciclo para a Associação Académica de Coimbra e, por consequência, para o Ensino Superior”.
Será um ciclo de preparação para uma nova década de cultura e de desporto. Uma década de intensas lutas em  prol dos jovens portugueses. Uma década de construção dum modelo de sociedade baseado no conhecimento, formando e qualificando as pessoas – o recurso mais valioso, estou certo, do nosso país, afiança o candidato do projeto Contigo Somos Coimbra.
É uma janela de oportunidade para influenciarmos decisivamente o novo ciclo que será iniciado em Portugal e na Europa, frisa o líder da Lista C.
O candidato da lista Contigo Somos Académica acrescenta que é necessário “desencadear no seio académico um processo de reflexão sobre o ensino superior português, baseado em 3 vetores essenciais: o modelo que pretendemos, a estrutura de ensino que ambicionamos e a inclusão social que exigimos”.  
Daniel Azenha entende que a propina constitui a maior barreira de acesso  ao ensino superior.
Recorda que é “uma luta de 25 anos da Associação Académica de Coimbra teve os primeiros resultados em 2016, com o respetivo congelamento do valor, seguindo-se no próximo ano – previsivelmente – a primeira descida efetiva em 212 euros. Contudo, estamos a 857 euros da
meta. É essencial o combate pela propina 0, assegurando a universalidade no acesso, sem esquecer igualmente as taxas e emolumentos implementadas pelas Universidades como terceira via vergonhosa de financiamento direto por parte dos estudantes, constituindo uma verdadeira propina encapotada”. 

O candidato salienta que é urgente o reforço da ação social escolar direta, mais concretamente através do aumento do limiar de elegibilidade e do valor das bolsas de estudo.
O protagonista do projeto Contigo Somos Académica recorda que as residências universitárias vivem hoje graves problemas.
Lembra que a falta de camas e a sua consequente degradação têm sido obstáculos sentidos pelos estudantes. 
Daniel Azenha sustenta que com o desenvolvimento exponencial do turismo e da pressão do mercado imobiliário, a criação de um plano de reabilitação da rede de residências e de construção de novos edifícios para o efeito, em articulação com o Município de Coimbra aproveitando prédios devolutos, ganhou uma nova dimensão,
As 2000 novas camas anunciadas pelo Governo até 2021, não chegarão para dar resposta no contexto atual. Se acrescentarmos que é nosso intuito a captação de mais estudantes para o ensino superior, viveremos uma situação insustentável, enquanto os proprietários  continuarão a explorar a frágil condição de quem quer estudar com um  mínimo de qualidade, avisa Daniel Azenha.  

No seu discurso o estudante recordou que a Académica é uma escola de cultura, desporto e intervenção cívica

Daniel Azenha promete criar a Academia Zeca Afonso, homenageando uma figura  incontornável que desde sempre lutou pela liberdade de ação e de  pensamento, celebrando os 90 anos do seu nascimento.
A criação da academia Alberto Martins terá como objetivo a elaboração de um plano estratégico para o desporto, com base na necessidade das seções ao mesmo tempo que se desenha um projeto
com metas e objetivos desportivos para a casa.


A terminar, Daniel Azenha afiança que os candidatos da sua lista estão “cientes das responsabilidades, mas certos que honraremos o nosso passado e construiremos um futuro sólido”.

O projeto, segundo o candidato, “trará o debate político, a cultura e o desporto para as faculdades e que unirá todos os Estudantes em redor do mesmo símbolo: O nosso símbolo!”
“É esta irreverência e ambição de querermos eternizar estas conquistas contigo, que faz surgir o nosso projeto. Hoje, os jovens devem defender um país mais justo, lutando por novas e melhoradas oportunidades de trabalho, onde a emancipação jovem não seja adiada e em que o ensino superior não seja o parente pobre das funções do Estado”, concluiu Daniel Azenha.
Antes de Daniel Azenha, discursou João Pedro, candidato da Lista C à Assembleia Magna da AAC.
Daniel Azenha é licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e finalista do Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis pela mesma Faculdade.
 
Natural da Figueira da Foz, o jovem de 23 anos exerceu ainda funções nos órgãos de gestão da Universidade de Coimbra, nomeadamente no Conselho Pedagógico da Faculdade de Letras e no Senado da Universidade de Coimbra em 2015 e 2016.
 
Iniciou o seu percurso associativo na Direcção no Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 2015, integrando a Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra enquanto Coordenador-Geral das Saídas Profissionais durante o mandato de 2016.
 
Daniel Azenha foi fundador em 2016 do Programa “Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo”, projecto de sensibilização, educação e formação para a inovação, envolvendo mais de 4300 estudantes na última edição. 
 
As eleições para a Associação Académica de Coimbra estão marcadas para os dias 26 e 27 de novembro.
 
Veja tudo no vídeo do Direto NDC:

CRIMES · JUSTIÇA · TRIBUNAIS Juízes mantêm greve na terça-feira depois de reunião inconclusiva com minsitra

Os juízes mantêm a greve a iniciar na terça-feira, depois de ter sido inconclusiva a reunião de hoje com a ministra da Justiça, por esta não ter apresentado “propostas concretas”, segundo fonte da Associação Sindical dos Juízes Portugueses.
O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), Manuel Soares, disse que para a greve ser cancelada até à meia-noite de hoje, seria preciso que o Governo, juízes e parlamento estivessem de acordo sobre um “princípio razoável”, ou seja, de que a revisão do Estatuto dos Juízes não pode abranger só “metade” daquela carta de direitos e deveres, sem resolver os “bloqueios remuneratórios” criados nos anos 1990.
Em comunicado divulgado hoje pelas 21:30, o ministério dá conta da reunião de Francisca van Dunem com os juízes e reitera as propostas que já tinha apresentado, nomeadamente, “a rutura do teto salarial por referência à remuneração do primeiro-ministro, eliminado o esmagamento que existia nas remunerações dos magistrados dos graus mais elevados da carreira: juízes desembargadores e juízes conselheiros”.
Outra proposta do ministério é “o englobamento na remuneração do suplemento de compensação auferido pelos magistrados, tradicionalmente associado à disponibilização de casa de função”.
E, por último, “a criação de um regime temporário de neutralidade fiscal que assegurasse que não ocorreriam situações de diminuição da remuneração hoje auferida pelos magistrados, em resultado de possíveis efeitos fiscais do englobamento do suplemento”.
Fonte da ASJP disse à agência Lusa que na reunião, hoje pelas 18:00, “nada foi apresentado de concreto, nem foram dadas garantias suficientes, logo não há razão para desconvocar a greve”.
Em causa está a revisão do Estatuto da classe, que não contempla questões remuneratórias e de carreira há muito reivindicadas.
A greve foi convocada para todos os juízes em funções em todos os tribunais judiciais, administrativos e fiscais, Tribunal Constitucional e Tribunal de Contas, mas, à exceção de terça-feira, dia de greve geral, a paralisação será parcial e executada apenas em alguns tribunais.
Na quarta-feira inicia-se a greve parcial dos juízes, que vai afetar o funcionamento de tribunais e secções em Almada, Aveiro, Coimbra, Évora, Lisboa e Porto, segundo indicação da ASJP e que conta com 2.300 associados.
O protesto previsto para quarta-feira abrangerá os juízes do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, Tribunal Marítimo, Tribunal da Propriedade Intelectual, tribunais de execução de penas de Coimbra, Évora, Lisboa e Porto e os tribunais administrativos e fiscais de Almada e Aveiro.
A ASJP alerta ainda que existem secções do Supremo Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Administrativo, Tribunal Constitucional, Tribunal de Contas, tribunais da Relação de Porto, Coimbra, Évora, Guimarães e Lisboa e Tribunal Central Administrativo Norte e Sul que se reúnem às quartas-feiras.
Treze anos depois os juízes voltam na terça-feira a realizar uma greve, em protesto contra a aprovação de um Estatuto “incompleto” que, alegam, não assegurar questões remuneratórias, o aprofundamento da independência judicial e os bloqueios na carreira.
A última greve dos magistrados judiciais ocorreu em finais de outubro de 2005, durante o primeiro governo de José Sócrates, e surgiu em protesto contra a política do executivo socialista de redução das férias judiciais, congelamento da progressão das carreiras, alteração aos estatutos de aposentação e estatuto sócio profissional.
NDC

COIMBRA · SAÚDE CHUC faz tratamento cardíaco através da pele

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou hoje ter feito, pela primeira vez na região centro, um tratamento percutâneo (através da pele) de correção de insuficiência de uma válvula do coração.
Um comunicado do CHUC refere que a Unidade de Intervenção Cardiovascular (Unic) do serviço de Cardiologia efetuou “a correção da insuficiência valvular mitral severa em dois doentes que não eram candidatos cirúrgicos, utilizando para o efeito uma implantação não cirúrgica de um novo dispositivo”.
Denominado MitraClip, o dispositivo é “uma pequena prótese cardíaca, introduzida através de uma picada na pele, que prende os folhetos da válvula mitral, reduzindo assim de forma significativa a insuficiência valvular”.
Um estudo recentemente publicado refere que o procedimento em doentes selecionados com insuficiência cardíaca, representa, após 24 meses, uma redução de 47% do número de hospitalizações e de 38% da mortalidade.
O estudo em causa, citado pelo CHUC, incluiu 614 doentes (302 pacientes com MitraClip e 314 com o melhor tratamento médico farmacológico atualmente disponível), acrescenta.
A Unic é um “centro de treino nacional e internacional em intervenções cardíacas estruturais e intervenções coronárias complexas por via percutânea, contando com várias ações formativas ao longo de todo o ano”.
De acordo com o CHUC, “esta unidade conta com quatro salas de intervenção e, a partir do próximo ano, contará também, a partir de 2019, com uma sala híbrida no serviço de Cirurgia Cardíaca”.
A sala híbrida, com capacidade para fazer intervenções cirúrgicas cardíacas e intervenções percutâneas em simultâneo, será a primeira do país.
Fonte: NDC

COIMBRA · REGIÃO Pampilhosa da Serra presta homenagem a ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça

O ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) António Henriques Gaspar vai ser homenageado no sábado na Pampilhosa da Serra, onde nasceu, durante um almoço organizado por um grupo de amigos.
Um dos promotores da iniciativa, António Olivença, disse hoje à agência Lusa que 164 pessoas irão ao encontro, cujas inscrições terminaram na quinta-feira.
O comerciante reformado salientou que o juiz conselheiro Henriques Gaspar, que cessou as funções de presidente do STJ no dia 03 de outubro, “merece todos os elogios, pela maneira exemplar e sem atropelos” como exerceu o cargo.
Ao terminar o mandato, enquanto presidente do STJ e do Conselho Superior da Magistratura, António Henriques Gaspar foi agraciado com a grã-cruz da Ordem Militar de Cristo pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém.
No dia seguinte, foi substituído no cargo pelo juiz conselheiro António Joaquim Piçarra, de 67 anos, que tinha sido eleito para o cargo em setembro.
“O exercício de tão elevadas funções na suprema instância judicial da República prestigiou o país e o poder judicial, enchendo de júbilo e orgulho os seus conterrâneos, nascidos ou oriundos de Pampilhosa da Serra e de outros concelhos limítrofes”, salientam os promotores da homenagem.
O presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, José Brito, e os restantes quatro membros do executivo deverão associar-se à homenagem, na qual estarão também presentes magistrados, advogados e outros profissionais da Justiça de vários pontos do país, segundo António Olivença.
O encontro decorre no Villa Pampilhosa Hotel, na Pampilhosa da Serra, estando a concentração no local marcada para as 12:30.

NDC

EMPREENDEDORISMO · UNIVERSIDADE Projeto de Coimbra quer aumentar vida útil das baterias dos veículos elétricos


Um projeto de investigação a ser desenvolvido na Universidade de Coimbra pretende aumentar a vida útil das baterias usadas nos veículos elétricos, através do controlo da sua temperatura.
O projeto, realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), é um dos 15 projetos contemplados com uma das Bolsas de Ignição do INOV C 2020, uma iniciativa suportada por fundos comunitários que pretende apoiar ideias de negócio na região Centro.
Segundo um dos investigadores do projeto, Edson Freitas, as baterias, gerando energia através de reações químicas, trabalham melhor a uma determinada temperatura, sendo que em condições térmicas muito baixas ou muito altas “a bateria acaba por se estragar”.
“A vida útil de uma bateria depende muito da temperatura em que ela funciona. Se está muito frio ou se está muito quente, a vida útil dessa bateria pode ficar comprometida”, salientou Edson Freitas, referindo que o projeto de investigação está a desenvolver um sistema que pretende monitorizar e controlar a temperatura das baterias dos carros elétricos, por forma a que esta funcione sempre em condições ótimas.
Segundo o aluno de doutoramento da FCTUC, uma pessoa que compra um carro elétrico só tira partido dessa mesma aquisição “se conseguir que o carro consiga fazer mil ciclos [carga e descarga da bateria]”, com cada um a representar 200 a 300 quilómetros percorridos.
“Se a bateria morrer antes, a pessoa está a pagar mais do que se fosse um carro normal e o custo por quilómetro [de um veículo elétrico] fica muito superior”, frisou, explicando que o projeto pretende aumentar a eficiência destas baterias.
A equipa de investigadores está a montar um laboratório para desenvolver um sistema que permita controlar a temperatura das baterias.
Edson Freitas espera que, daqui a um ano, a equipa já consiga apresentar um protótipo do modelo.
As Bolsas de Ignição do programa INOV C 2020 foram atribuídas em julho de 2018 a quinze projetos de investigação científica com aplicabilidade comercial.
Do consórcio INOV C 2020, liderado pela Universidade de Coimbra, fazem parte dez parceiros nucleares: o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Pedro Nunes, o ITeCons, o SerQ, a ABAP, a Obitec e o TagusValley.

Fonte: NDC

COIMBRA | Deputados Socialistas solidários com população que rejeita centro de resíduos na Figueira da Foz

 Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Coimbra que hoje visitaram, na Figueira da Foz, o local onde está previsto um centro de tratamento de resíduos manifestaram total solidariedade à população que contesta a localização.


“Queremos manifestar total solidariedade para com estas populações”, disse à agência Lusa Pedro Coimbra, lembrando que a freguesia da Marinha das Ondas, no sul do concelho, onde estão instaladas duas grandes empresas de celulose e outras unidades industriais “é uma freguesia já densamente ocupada por indústria, o que tem prós e contras”.

“Tem a vantagem de trazer umas centenas, milhares de postos de trabalho, mas tem a desvantagem de haver algum impacto ambiental e algum impacto na vida das pessoas”, alegou Pedro Coimbra, adiantando que os deputados socialistas irão acompanhar o processo de licenciamento em curso do Centro Integrado de Valorização de Resíduos (CIVR) “e estar muito atentos ao cumprimento integral e rigoroso daquilo que é a aplicação da legislação e dos regulamentos”.
“Seremos absolutamente intransigentes no rigor da aplicação dessas leis e desses regulamentos. Mas não tenho a menor dúvida que as entidades responsáveis o farão com grande rigor”, enfatizou Pedro Coimbra.
A população criou um movimento de cidadãos para contestar a instalação do CIVR entre a estrada nacional 109 e a linha ferroviária do Oeste – no lugar denominado Canto das Rosas, na Marinha das Ondas – contestando o local, onde existiu uma suinicultura, hoje desativada, situado a poucas dezenas de metros de um restaurante e a cerca de 200 metros da povoação mais próxima.
O município da Figueira da Foz – que caso o licenciamento ambiental a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente seja concedido, terá de intervir no processo para licenciar a obra – já terá mostrado abertura para mediar o caso e estudarem-se localizações alternativas, o que Pedro Coimbra considerou uma “solução razoável e bem-vinda”.
“O que importa é acompanhar o processo, perceber o andamento do mesmo e veremos em cada momento qual a melhor forma de atuar e poder intervir”, resumiu o deputado socialista.
Na visita de hoje, realizada a convite de dirigentes socialistas locais e autarcas de freguesia, os deputados Pedro Coimbra, Elza Pais, João Gouveia e Cristina de Jesus visitaram ainda diversos locais na freguesia de São Pedro, afetada pela tempestade Leslie e por fenómenos de erosão costeira, bem como a extensão de saúde e o posto da GNR da freguesia de Maiorca.
Sobre a extensão de saúde, Pedro Coimbra notou que existia “algum alarmismo público” sobre o eventual encerramento da unidade de saúde e os deputados do PS negaram essa possibilidade.
“O tempo de encerrar serviços públicos, sobretudo de saúde, já lá vai. A preocupação deste Governo é aproximar as populações daquilo que são os cuidados de saúde e Maiorca não é exceção. O facto de ir haver uma unidade de saúde familiar ali bem perto não implica, de forma alguma, o encerramento da extensão de saúde”, garantiu Pedro Coimbra.
“Hoje estava lá um médico, há lá médico e a resposta de cuidados de saúde aos cidadãos estava a ser assegurada e vai continuar a ser”, acrescentou.
Já sobre a questão do posto da GNR, Pedro Coimbra frisou que ele “não está fechado, ao contrário do que se diz”.
“Está aberto, tem efetivos, o que se pretende é que passem mais tempo na patrulha do que propriamente no posto. Não vai deixar de existir, o posto não está fechado, mas mais importante do que estar o posto aberto ou fechado é a patrulha na rua, é isso que dá segurança aos cidadãos, não é ter dois efetivos dentro de quatro paredes num posto”, argumentou o deputado do PS.
A esse propósito, Pedro Coimbra anunciou um “reforço do patrulhamento de proximidade”, questão que classificou como “nacional”.
“E Maiorca também aqui não é exceção”, alegou.

Fonte: NDC

COIMBRA | CHUC efetua tratamento percutâneo da insuficiência valvular mitral

A Unidade de Intervenção Cardiovascular (UNIC) do Serviço de Cardiologia do CHUC, efetuou pela primeira vez na região centro, no dia 15 de novembro de 2018, a correção da insuficiência valvular mitral severa em dois doentes que não eram candidatos cirúrgicos, utilizando para o efeito uma implantação não cirúrgica de um novo dispositivo chamado “MitraClip”.
Trata-se de uma pequena prótese cardíaca, introduzida através de uma picada na pele, que prende os folhetos da válvula mitral reduzindo assim de forma significativa a insuficiência valvular.
O Serviço de Cardiologia do CHUC, dirigido por Lino Gonçalves, é um Centro de Referência em Cardiologia de Intervenção Estrutural e esta era uma intervenção cardiovascular aguardada desde há já algum tempo.
Um estudo recentemente publicado (há 2 meses) na reputada revista médica mundial, New England Journal of Medicine, descreve os resultados deste novo procedimento como sendo verdadeiramente revolucionários, apresentando, após 24 meses, em doentes seleccionados com insuficiência cardíaca, uma redução de 47% do número de hospitalizações e de 38% da mortalidade. Este estudo incluiu 614 doentes (302 pacientes com “MitraClip” e 314 com o melhor tratamento médico farmacológico atualmente disponível).
A UNIC do serviço de Cardiologia do CHUC, coordenada por Marco Costa é um reconhecido Centro de treino nacional e internacional em intervenções cardíacas estruturais e intervenções coronárias complexas por via percutânea, contando com várias ações formativas ao longo de todo o ano.
Esta unidade conta com 4 salas de intervenção (2 no pólo HUC e 2 no pólo HG) e a partir do próximo ano contará também com uma sala híbrida no Serviço de Cirurgia Cardíaca do CHUC.
Esta sala híbrida será a primeira sala do país que terá simultaneamente capacidade para fazer intervenções cirúrgicas cardíacas e intervenções percutâneas, contando para isso com um aparelho de Angiografia e com uma AngioTAC de última geração. Será um espaço partilhado por cardiologistas de intervenção, cirurgiões cardíacos e especialistas em imagem estrutural cardíaca, num verdadeiro espírito de Heart Team.
Esta sala, em plena atividade a partir de 2019, deverá dar resposta aos inúmeros pedidos de intervenção estrutural valvular e não valvular, provenientes de toda a região centro do País, com os seus 2 milhões de habitantes.

Fonte: NDC

Quem se beneficia de um dólar fraco?


por Yesica Flores
Apesar de ser uma moeda importante, o dólar sobe ou desce em relação a outras moedas da mesma maneira que outras moedas sobem e descem. Embora tenha volatilidade de curto prazo, o dólar vem declinando desde 2002 e desvalorizou 40% em relação a outras moedas de muitos países desenvolvidos importantes. Embora seja importante considerar o impacto de um dólar fraco sobre o preço do petróleo e como um aumento no preço do petróleo afetará a economia, há muitos outros fatores que devem ser levados em conta. Muitos comerciantes consideram o declínio do dólar como uma situação negativa, mas, na verdade, um dólar fraco pode significar oportunidades para obter lucro.
Multinacionais
Quando o dólar está fraco, seu poder de compra é menor. Isso significa um aumento no custo de importação de petróleo, o que leva a um aumento nos preços do gás e mais despesas para o consumidor. No entanto, ao mesmo tempo, as corporações multinacionais que ganham uma grande porcentagem de seus lucros no exterior podem, de fato, se beneficiar de um dólar fraco. Isso é possível porque um dólar fraco torna as exportações americanas mais competitivas no mercado global e mais atraente para os gastos estrangeiros.
Accionistas
Assim como as multinacionais se beneficiam de um dólar fraco, seus acionistas também o fazem. Os comerciantes se beneficiam de um aumento nos dividendos quando o dólar está fraco.
Empresas locais
Como os produtos estrangeiros se tornam mais caros no mercado americano, há menos concorrência para as empresas locais. Isso pode levar a um aumento nas vendas e na produção, o que pode levar a um aumento do emprego local. Com produtos estrangeiros custando mais, os consumidores gastarão mais dinheiro em produtos locais. Isso permite que as empresas locais aumentem seus preços dentro dos Estados Unidos. Além disso, os investidores podem perceber que as empresas locais são mais lucrativas como oportunidade de negócios do que as empresas estrangeiras, levando ao crescimento no mercado doméstico. Isso também vale para os investidores estrangeiros, pois eles estarão mais inclinados a investir em empresas americanas e imóveis quando o dólar estiver fraco.
Turismo
À medida que o dólar cai, os Estados Unidos se tornam um destino mais atraente para os turistas e se tornam mais baratos para os estrangeiros. Como a contribuição do turismo para a economia está entre 4% e 11%, dependendo de como o setor é determinado, um aumento no turismo é significativo não apenas para negócios específicos, mas para a economia dos EUA em geral. Da mesma forma que o turismo dentro dos Estados Unidos é mais barato para estrangeiros, as férias no exterior se tornam mais caras para os americanos. Como resultado, mais americanos optam por viajar durante seus feriados nacionais e gastam seus dólares dentro do país.
Conclusão
 Assim como muitas pessoas ficam nervosas quando o dólar cai de preço, há algumas desvantagens em relação a um dólar fraco, mas também há muitas vantagens. Com os benefícios de um dólar fraco, é improvável que o governo ou a reserva federal intercedam para evitar que se tornem mais fracos. Embora um equilíbrio possa ser preferível, um dólar fraco pode ser benéfico para certos setores.

Ataques de malware móvel prevalecem à medida que a época natalícia se aproxima


por Yesica Flores

Phil Quade, diretor de segurança da informação da Fortinet
"As ameaças cibernéticas estão crescendo rapidamente e toda organização está sentindo o impacto, com as detecções e explorações diárias aumentando. Anteriormente, o ransomware era o assunto dos mais comentados, agora eles estão proliferando a criptominería, o malware móvel e os ataques contra as cadeias de suprimentos críticos para a empresa. Como nossos adversários cibernéticos continuam a incorporar novas ameaças e a explorar cada vez mais as técnicas automatizadas em velocidade e escala para suas atividades maliciosas, a segmentação e a integração se tornaram estratégias de segurança críticas para os ambientes de TI e OT atualmente ". .
Resumo das notícias:
A Fortinet® (NASDAQ: FTNT), líder global em soluções de segurança cibernética abrangentes, integradas e automatizadas, anunciou hoje os resultados de seu mais recente Relatório Global de Visão Geral da Ameaça . A pesquisa revela que as ameaças estão aumentando e evoluindo para se tornar mais sofisticadas. Variantes e famílias de ameaças únicas estão aumentando, enquanto as infecções por botnet continuam afetando as organizações. Aqui estão os destaques do relatório:
  • O desenvolvimento de ameaças continua sendo um foco importante para os cibercriminosos. Os cibercriminosos não estão apenas expandindo seu arsenal de ataques, mas também estão desenvolvendo novas estratégias para superar as defesas. Variantes exclusivas de malware aumentaram em 43%, enquanto o número de famílias de malware cresceu quase 32% durante o mesmo período. O número de detecções de malware diárias únicas por empresa também aumentou em 62%. Em linha com estas tendências, as únicas explorações aumentada por quase 10 por cento e o número de detecções de explorações por empresa aumentaram 37 por cento. Os cibercriminosos continuam a evoluir ameaças criando variantes únicas e famílias de malware, demonstrando a importância da continuidade dos instrumentos de informação e avaliação de ameaças.
  • Dispositivos móveis continuam sendo uma meta. Mais de um quarto das organizações experimentou um ataque de malware móvel, a maioria delas no sistema operacional Android. Na verdade, das ameaças que as organizações de todos os vetores de ataque enfrentavam, 14% de todos os alertas de malware estavam relacionados ao Android. Em comparação, apenas 0,000311% das ameaças foram para a Apple iOS. Ameaças móveis são uma ameaça iminente que deve ser abordada, especialmente quando se aproximam as festas de fim de ano e as compras móveis. Essas ameaças podem se tornar um gateway para as redes corporativas serem exploradas. Criminosos sabem que o celular é um alvo acessível para se infiltrar em uma rede e eles estão explorando-o.
  • A criptominería é uma porta de entrada para outros ataques.O setor de criptografia continua a prevalecer e continua a crescer em escopo. O número de plataformas afetadas por criptominería aumentou em 38 por cento eo número de assinaturas únicas quase dobrou no ano passado. Isso inclui novas plataformas sofisticadas para invasores avançados, bem como plataformas de "serviço" para criminosos novatos. Os botnets IoT também estão cada vez mais aproveitando as criptomineries para sua estratégia de ataque. Embora muitas vezes considerado uma ameaça irritante que simplesmente seqüestra ciclos de CPU não utilizados, os líderes de segurança estão percebendo que a criptominería pode se tornar uma porta de entrada para ataques adicionais. Subestimar as repercussões da criptominería coloca uma organização sob um risco maior.
  • A porcentagem de tráfego malicioso na rede é maior nos fins de semana ou feriados. Os dados mostram que o tráfego de rede mal-intencionado representa uma porcentagem maior do tráfego geral nos finais de semana e feriados, pois o tráfego de negócios diminui significativamente. A razão para isso é que muitos funcionários não trabalham durante esse período na maioria das organizações e a quantidade de tráfego comercial é geralmente menor. À medida que o "palheiro" do tráfego se torna menor, a possibilidade de encontrar "agulhas" mal-intencionadas é muito maior. Com os cibercriminosos usando técnicas mais automatizadas e sofisticadas, qualquer oportunidade de aumentar a visibilidade pode ser uma vantagem.
  • Evolução de botnets da IoT. As redes de bots de índice IdC aumentou apenas 2 por cento, embora o número de dias de empresa infecção aumentou de 34 por cento, 7,6 dias para 10,2 dias. Isso pode ser uma indicação de que os botnets estão se tornando mais sofisticados, difíceis de detectar ou mais difíceis de eliminar. Também pode denotar o fato de que algumas organizações não praticam uma boa higiene cibernética em geral. A importância da higiene de segurança continua sendo vital para entender completamente o escopo total desses ataques. Às vezes, botnets podem permanecer dormentes, só para voltar depois de terem retomado operações normais de negócios, se a causa raiz ou o "paciente zero" não é determinado.
  • O tráfego criptografado atinge um novo limite. O tráfego criptografado foi responsável por mais de 72% de todo o tráfego de rede, comparado a 55% um ano atrás. Embora a criptografia possa ajudar a proteger os dados em movimento à medida que eles se movem entre os ambientes core, cloud e terminal, isso também representa um desafio para as soluções tradicionais de segurança. As limitações críticas de desempenho do firewall e do IPS de algumas soluções de segurança legadas continuam impedindo as organizações de inspecionar dados criptografados. Como resultado, esse tráfego não é verificado quanto a atividades maliciosas, o que o torna um mecanismo ideal para criminosos espalharem malware ou extraírem dados.
A mudança digital requer uma nova abordagem à segurança Os
dados sobre ameaças no relatório deste trimestre mais uma vez reforçam muitas das tendências de previsão de ameaças reveladas pela equipe de pesquisa global do FortiGuard Labs . As organizações precisam transformar suas estratégias de segurança como parte de seus esforços de transformação digital. Dispositivos de segurança legados e isolados e higiene deficiente na segurança continuam a ser uma fórmula para aumentar o risco no atual cenário de ameaças, pois não oferecem visibilidade ou controles adequados. Em contraste, uma estrutura de segurançaEla abrange todo o ambiente de rede expandido e é integrada entre cada elemento de segurança, sendo vital para enfrentar o crescente ambiente de ameaças e proteger a superfície de ataque em expansão. Essa abordagem permite que a inteligência de ameaça acionável seja compartilhada na velocidade e escala, reduza as janelas de detecção necessárias e forneça a correção automática necessária para os vários farms de vetores atuais.

Esboço do relatório e índice
Relatório do Panorama das AmeaçasA Fortinet é uma visão trimestral que representa a inteligência coletiva do FortiGuard Labs extraída da ampla gama de sensores Fortinet durante o terceiro trimestre de 2018. Os dados da pesquisa cobrem as perspectivas globais e regionais. Também está incluído no relatório o Fortinet Threat Panorama Index (TLI), que consiste em índices individuais para três aspectos centrais e complementares desse cenário que mostram a prevalência e o volume em um determinado trimestre: fazendas , malware e botnets. O relatório também examina importantes vulnerabilidades de dia zero e tendências de infraestrutura para adicionar contexto à trajetória de ataques cibernéticos que afetam as organizações ao longo do tempo. Para complementar o relatório,um resumo gratuito sobre inteligência de ameaças baseada em assinaturas que analisa as principais ameaças de malware, vírus e web descobertas a cada semana, além de links para valiosa pesquisa de ameaças do FortiGuard Labs.

Recursos Adicionais
  • Leia nosso blog para mais informações sobre a investigação ou para acessar o relatório completo de ameaças.
  • Veja os índices da visão geral da ameaça de Fortinet para botnets, malware e exploits para o terceiro trimestre de 2018.
  • Saiba mais sobre o FortiGuard Labs e o portfólio de serviços de segurança FortiGuard.
  • Saiba mais sobre o serviço de classificação de segurança FortiGuard, que fornece auditorias de segurança e práticas recomendadas.