sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Barcelos | IPCA recebeu mais de 2 mil candidaturas na 1ª fase do acesso aos CTeSP´s


O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) recebeu 2207 candidaturas na 1ª fase de acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), para as 1836 vagas disponíveis.


Este foi um número recorde de candidaturas submetidas, que se refletiu em 1500 colocações. A 2ª fase de acesso aos CTeSP, será anunciada em breve, pelo que os estudantes não colocados poderão voltar a candidatar-se às vagas sobrantes.

São quase 50 os CTeSP que o IPCA tem disponíveis em seis localidades: Barcelos, Braga, Guimarães, Famalicão, Esposende e Vila Verde. Os cursos novos anunciados para abrir este ano letivo são: Desporto e Atividades Náuticas, Design de Jogos, Inovação Tecnológica para a Gestão Digital no Setor Social, Exercício Físico e Bem-Estar, Preparação e Fabrico de Estruturas Modulares, Gestão e Manutenção de Infraestruturas.

CTeSP Seleção: uma aposta ganha

Os CTeSP em parceria com empresas, os chamados Cursos Seleção, obtiveram um número significativo de candidaturas. O CTeSP de Industrialização e Fabrico Inteligente, em parceria com a BOSCH registou 156 candidaturas, para 30 vagas. Já o CTeSP em Tecnologia de Inovação Informática, em parceria com o Programa Brightstart, da Deloitte, registou 147 candidaturas para 22 vagas.

Nas palavras do Diretor da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP), Filipe Chaves, “o continuado aumento do número de candidaturas aos CTeSP do IPCA, é o reflexo do trabalho realizado para a orientação dos interesses dos candidatos com as necessidades do mercado de trabalho, criando sinergias com as empresas, e complementado pela estratégia de aproximação ao território, em colaboração com os municípios. Acreditamos que este aumento contribua para a capacitação e retenção de talento na região, por forma garantir o retorno do investimento”. Esta estratégia é particularmente visível em Esposende, onde o IPCA tem a funcionar cursos de turismo e de inovação alimentar, estando previsto para o próximo ano letivo a abertura do LISA – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar, uma infraestrutura que está a ser construída de raiz à entrada da cidade de Esposende.

Ana Reis

FESTIVAL ALL YOU NEED IS ART REGRESSA EM OUTUBRO COM ARTISTAS CONSAGRADOS E NOVOS TALENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

 
Celebrar a arte, a carreira de Rita Ribeiro e os poemas de Florbela Espanca
Paulo Faustino (Teatro), Arlinda Mestre (Fotografia), Júlio Quaresma (Pintura), José Veiga Freire (Cerâmica) e Luís Geraldes (arte digital) serão homenageados e reconhecidos pelo seu contributo para a cultura e a arte em Portugal.
Lisboa, 7 de setembro de 2023 – O evento que celebra a arte, regressa à Cordoaria Nacional, de 26 a 29 de outubro, para a sua II edição, tendo a curadoria da crítica de arte, Linda de Sousa. Serão quatro dias com uma programação riquíssima, com exposições de pintura, escultura, música, teatro, artesanato, incluindo ainda workshops, palestras, painéis de discussão com temas relacionados com arte e saúde mental, oportunidades de networking, acesso a recursos ou serviços especializados, como consultoria de curadores ou especialistas em marketing de arte.
A II edição All You NEED IS ART (AYNIA) 2023 oferece uma oportunidade valiosa para os apaixonados pela arte, sejam os artistas ou o público. Os artistas presentes no evento, terão espaços de exposição únicos e a possibilidade de contacto direto com compradores, colecionadores e críticos de arte.
Serão várias as personalidades do meio artístico que estarão presentes e em destaque - Paulo Faustino (Teatro), Arlinda Mestre (Fotografia), Júlio Quaresma (Pintura), José Veiga Freire (Cerâmica), Leonel dos Santos (Escultura), Luís Geraldes (arte digital), Ramona Galardi (A Arte Como Terapia) e Natália Espinel (diretora da revista ArtNexus) - serão homenageados e reconhecidos pelo seu contributo para a cultura e a arte em Portugal. Mas a grande celebração centra-se nos 50 anos de carreira de Rita Ribeiro, artista que marcou o panorama nacional artístico através do teatro, televisão, cinema e música, acumulando ao longo do tempo diversos prémios e distinções.
Outra parte igualmente importante do evento será a homenagem à poetisa Florbela Espanca. Várias personalidades portuguesas participarão na leitura dos seus poemas. Além disso, realizar-se-á um debate dedicado a temas relacionados com a luta pelos direitos e igualdades das mulheres e saúde mental, reconhecendo o impacto positivo que a arte pode ter nesta área tão sensível.
A música estará em evidência, com a Faculdade Lusíada, parceiro do AYNIA, através da atuação do grupo de alunos do último ano e da atuação de Massimo Cavalli, Diretor do Departamento de Jazz e de Música Moderna.
Como forma de perpetuar a história, será lançado um livro que reunirá as biografias e os contactos de todos os artistas que integram o Festival All You Need is Art que pode ser adquirido no próprio Festival.
Os bilhetes para o ALL YOU NEED IS ART já estão disponíveis para venda através da plataforma Blueticket. O passe diário custa 8 euros e o passe geral tem um custo de 25 euros.
ALL YOU NEED IS ART promete ser uma experiência onde a arte e a cultura se unem para celebrar a diversidade e a criatividade em todas as suas formas.
 
Pode encontrar imagens da Edição do Festival All you Need is Art 2022 aqui.

FÁBIO RODRIGUES
PR & Digital Account

Aveiro acolheu Campus Juvenil Internacional sobre alterações climáticas

De 2 a 6 de setembro, decorreu em Aveiro um Campus Juvenil Internacional sobre Alterações Climáticas, que reuniu 106 alunos e 16 professores oriundos de várias regiões de Espanha, Portugal e México. Pelo sexto ano, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro acolheu e coorganizou, juntamente com o projeto Climántica, este evento que procurou encontrar respostas criativas e educativas para o problema das alterações climáticas.

Ao longo dos cinco dias do Campus Juvenil Internacional Climántica, os jovens dos 14 aos 17 anos participaram em workshops de canto, dança, improvisação teatral e musical, ilustração, edição de vídeo, DJ, holografia e robótica, num programa de formação inovador focado na capacitação de estudantes para atuarem contra as alterações climáticas.
Com base nas competências e no conhecimento adquiridos no Campus, os alunos foram desafiados a produzir um espetáculo musical que juntou teatro, música, dança e artes plásticas, e ainda sete curtas-metragens de sensibilização ambiental sobre as alterações climáticas.

Integrado no Campus, decorreu também um programa de capacitação dedicado aos professores, que incluiu palestras e seminários com investigadores, sempre com o propósito de encontrar novas formas de aprender e ensinar sobre o tema das alterações climáticas.

O evento final de encerramento, com a apresentação do espetáculo musical “Tragédia” e das curtas-metragens, produzidos pelos alunos, aconteceu no passado dia 6 de setembro, no auditório do Centro de Congressos de Aveiro, e contou com a presença de Francisco Soñora-Luna, da Universidade de Santiago de Compostela e coordenador do projeto Climántica (www.climantica.org), e de Pedro Pombo, diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
 
Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

40ª Meia Maratona de Viseu é já este sábado



- Será a 1ª edição noturna e inclui prova para atletas em cadeira de rodas e uma corrida para crianças

Fernanda Ribeiro é a Madrinha da Meia Maratona e Mário Trindade Embaixador da prova adaptada

 

- Evento integra a programação da Feira de São Mateus

 

 

Viseu, 08 de setembro de 2023 - Está tudo a postos para a 40ª edição da Meia Maratona de Viseu, que se realiza amanhã, sábado, 09 de setembro, e com várias novidades: trata-se da 1ª edição noturna da prova e terá uma vertente mais inclusiva, já que convida à participação de atletas em cadeiras de rodas. O programa inclui ainda uma corrida para os mais novos, a Kids Race.

 

Às 19h00 têm início a Meia Maratona, com um percurso de 21 quilómetros, e a Minimaratona, de 10 quilómetros. Mais cedo, às 18h00, começa a Caminhada de 5 quilómetros e às 17h00, arranca a Kids Race. Como sempre, a Feira de São Mateus será o palco da partida e chegada dos participantes.

 

Fernanda Ribeiro é a Madrinha da Meia Maratona e Mário Trindade é o Embaixador da prova adaptada. Os clubes parceiros são: Viseu 360, Virithus Runners e Os Ribeirinhos.

 

Para Pedro Alves, presidente da Viseu Marca“Este será, seguramente, mais um dos momentos altos da programação da Feira de São Mateus e que traz a Viseu muitos profissionais e simpatizantes da modalidade. A Meia Maratona de Viseu é já uma prova obrigatória no calendário desportivo e este ano, a assinalar os seus 40 anos, fazemos questão de lhe conferir um carácter mais inclusivo, possibilitando a participação de atletas em cadeiras de rodas e criando, por outro lado, uma prova só para as crianças, a Kids Race. Queremos, assim, garantir que todos participem neste importante evento desportivo e é muito significativo podermos contar com dois nomes de referência do atletismo a apadrinharem a prova, como são os casos de Fernanda Ribeiro e Mário Trindade”. 

 

 

Cantanhede | No próximo dia 11 de setembro. “Comunicação: Do Angariar ao Reter” é tema de ação de formação

 

O Pavilhão Marialvas vai receber no próximo dia 11 de setembro, a 3ª ação de formação para o desenvolvimento do CLUBE TOP. Sob o tema “Comunicação: Do Angariar ao Reter”, a iniciativa surge no âmbito de um protocolo de cooperação entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Município de Cantanhede que prevê o desenvolvimento de diversos temas de interesse para a associações desportivas do concelho de Cantanhede.

Este programa que tem por finalidade o desenvolvimento de clubes desportivos mais sustentáveis, dotados de pessoas devidamente capacitadas, enraizados nas suas comunidades e capazes de responder às necessidades e expetativas dos seus associados e praticantes desportivos, sejam estes de lazer, recreação ou competição.

Entre os objetivos específicos desta parceria está a melhoria da gestão dos clubes desportivos, capacitando-os para os desafios da autossustentabilidade e conferindo-lhes maior capacidade para reduzir o desperdício, para gerar e captar recursos e para os aplicar de uma forma eficaz, eficiente e efetiva.

O CLUBE TOP visa ainda a melhoria do programa desportivo, com atividades e instalações mais ajustadas aos seus atletas e à comunidade onde intervêm; mais adesões e maior envolvimento dos atletas, sócios e colaboradores; maior reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados e maior reconhecimento social na comunidade local.

Destinadas a dirigentes das associações desportivas do concelho de Cantanhede, as ações de formações têm um limite de 30 inscritos e têm lugar na sala de formação do Pavilhão Marialvas, entre as 18h00 e as 20h00.

Para dia 13 de novembro está agendada a 4.ª e última ação de formação sob o tema “Planeamento de Eventos Desportivos”.

Programação

11 de setembro de 2023: COMUNICAÇÃO: DO ANGARIAR AO RETER

13 de novembro de 2023: AÇÃO: PLANEAMENTO DE EVENTOS DESPORTIVOS

Sobre Programa Clube Top

Os clubes desportivos, na sua generalidade, deparam‐se hoje em dia com um conjunto de desafios que torna a sua intervenção cada vez mais complexa.

A crescente competitividade, o aumento das dificuldades no financiamento, a falta de disponibilidade das pessoas para participarem como colaboradores e o incremento dos padrões de exigência por parte dos atletas, sócios, adeptos e da comunidade em geral relativamente aos serviços prestados, são alguns dos fatores que condicionam o seu desempenho.

Para poderem lidar com esta turbulência e transformações têm de adotar formas de atuação inovadoras e diferenciadas, o que exige dirigentes e colaboradores mais informados, preparados e competentes, capazes de responder aos objetivos de desenvolvimento no quadro de uma intervenção eficaz.

O CLUBE TOP assume que só capacitando os clubes, investindo na formação das pessoas que lhes dão vida, no desenvolvimento e adoção de soluções inovadoras, através da identificação, estudo e replicação de boas práticas e do aperfeiçoamento de instrumentos e métodos adequadas aos desafios e necessidades com que se defrontam, poderemos ambicionar às transformações e à inovação necessárias a mais e melhor desporto.

Construído para capacitar os clubes desportivos para os desafios da autossustentabilidade, o CLUBE TOP quer contribuir para que os clubes alcancem os seus objetivos.

Carla Cruz Silva

Aveiro acolheu Campus Juvenil Internacional sobre alterações climáticas

De 2 a 6 de setembro, decorreu em Aveiro um Campus Juvenil Internacional sobre Alterações Climáticas, que reuniu 106 alunos e 16 professores oriundos de várias regiões de Espanha, Portugal e México. Pelo sexto ano, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro acolheu e coorganizou, juntamente com o projeto Climántica, este evento que procurou encontrar respostas criativas e educativas para o problema das alterações climáticas.
Ao longo dos cinco dias do Campus Juvenil Internacional Climántica, os jovens dos 14 aos 17 anos participaram em workshops de canto, dança, improvisação teatral e musical, ilustração, edição de vídeo, DJ, holografia e robótica, num programa de formação inovador focado na capacitação de estudantes para atuarem contra as alterações climáticas.
Com base nas competências e no conhecimento adquiridos no Campus, os alunos foram desafiados a produzir um espetáculo musical que juntou teatro, música, dança e artes plásticas, e ainda sete curtas-metragens de sensibilização ambiental sobre as alterações climáticas.

Integrado no Campus, decorreu também um programa de capacitação dedicado aos professores, que incluiu palestras e seminários com investigadores, sempre com o propósito de encontrar novas formas de aprender e ensinar sobre o tema das alterações climáticas.

O evento final de encerramento, com a apresentação do espetáculo musical “Tragédia” e das curtas-metragens, produzidos pelos alunos, aconteceu no passado dia 6 de setembro, no auditório do Centro de Congressos de Aveiro, e contou com a presença de Francisco Soñora-Luna, da Universidade de Santiago de Compostela e coordenador do projeto Climántica (www.climantica.org), e de Pedro Pombo, diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
 
Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Especialistas da Universidade de Coimbra rumam ao Japão para combater lixo marinho através de drones e IA

 
Uma dupla de especialistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai rumar ao Japão para apoiar o combate ao lixo marinho através de drones e inteligência artificial (IA) desenvolvidos no projeto UAS4Litter.
As diretrizes relativas à monitorização do lixo marinho nas praias da costa japonesa serão debatidas por um grupo de peritos internacionais já na próxima semana, nos dias 11 e 12 de setembro, numa reunião organizada pelo Ministério do Ambiente do Japão (MOEJ), em Tóquio.

Esta já é a segunda reunião que junta o grupo Smart Marine Litter Remote Sensing Technology (SmartMLRST) e tem como propósito atingir os objetivos traçados na cimeira do G20, realizada em 2019 sob a égide da “Visão do Oceano Azul de Osaka”, e que tem como meta, até 2050, reduzir a zero a poluição causada pelo lixo marinho, incluindo plásticos.
«O objetivo do grupo SmartMLRST consiste na definição detalhada de diretrizes que serão implementadas no Japão, para a monitorização do lixo marinho, recorrendo a tecnologias de deteção remota, com especial destaque para os drones. Estas diretrizes irão permitir a padronização dos métodos a utilizar na monitorização, disponibilizando dados comparáveis sobre a atual distribuição, quantificação e composição do lixo, incluindo plásticos em ambiente marinho, os quais são essenciais na implementação de medidas de mitigação», começa por explicar Gil Gonçalves, professor da FCTUC e investigador no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC-Coimbra).

Assim, continua Umberto Andriolo, também investigador no INESC-Coimbra e membro do SmartMLRST, «o nosso papel irá passar pela partilha e transferência de conhecimento adquirido no âmbito do projeto UAS4Litter, com vista à definição das diretrizes relativas à monitorização do lixo marinho das praias da costa japonesa, recorrendo a drones e IA. O UAS4Litter foi um projeto de investigação inovador ao desenvolver, implementar e testar um quadro de referência (framework) baseado em drones de baixo custo para a deteção, identificação e mapeamento do lixo marinho em sistemas praia-duna», esclarece.

De acordo com a dupla da FCTUC, «voando um drone equipado com uma câmara digital (RGB e/ou multiespectral), a uma altitude de 20 metros, a framework proposta engloba a geração de dois produtos geoespaciais para permitir estudar a dinâmica do lixo marinho, assim como a deteção e identificação do lixo em ortomosaicos (ou imagens) utilizando métodos manuais e automáticos baseados em IA, a produção de mapas de lixo marinho que podem servir também na otimização de operações de limpeza e a integração da morfologia das praias e dunas e forças ambientais (ondas, maré e vento), para caracterizar a abundância e dinâmica do lixo marinho nos sistemas costeiros», concluem os investigadores.

Durante a reunião, além da padronização das diretrizes a adotar na monitorização do lixo marinho com tecnologias de deteção remota, será feita uma análise a cada uma das tecnologias disponíveis, nomeadamente satélite, avião, balão, webcams e smartphones, mas será dado um destaque especial para a tecnologia drone, dado que constitui uma das ferramentas mais promissoras na monitorização dos itens de lixo marinho, com dimensões superiores a 2.5 cm, nas praias e zonas costeiras.

À semelhança deste acordo com o MOEJ, o protocolo desenvolvido no âmbito do projeto UAS4Litter foi também apresentado ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), que o pretende implementar na monitorização do lixo marinho nas áreas costeiras de Guarajá.

Para saber mais sobre o projeto pode aceder aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Proença-a-Nova | Novos desafios da educação discutidos na receção ao corpo docente

 

O Município de Proença-a-Nova organizou, pelo nono ano, a receção ao corpo docente do concelho no ano letivo 2023/2024, juntando professores do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, educadores dos jardins de infância do Cortiço (Proença-a-Nova) e da Carochinha (Sobreira Formosa), a 6 de setembro, no edifício dos Paços do Concelho.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, realçou o papel dos docentes e da Escola Pública “que tem a condição diferenciada de ser transversal e ser uma escola para todos”, e por esse motivo enfrenta novos desafios, nomeadamente “a chegada de pessoas oriundas de outras geografias e com outras culturas, acarreta, além do desafio que é ensinar, a circunstância de sermos uma escola pública inclusiva”. Nesse sentido, o edil anunciou que o novo quadro comunitário, nomeadamente no que diz respeito ao Plano de Combate ao Insucesso Escolar, terá uma nova parcela dedicada à integração e formação destinada ao acolhimento de emigrantes.

Relativamente ao Agrupamento de Escolas, ao Cortiço e à Carochinha, João Lobo voltou a frisar o papel dos educadores enquanto formadores da sociedade e reconheceu que Proença-a-Nova tem sido um exemplo dentro dos concelhos integrantes da CIMBB e esta condição também se deve à relação de proximidade que existe entre instituições. “A Câmara Municipal faz da educação uma prioridade e isso reflete-se também nos nossos resultados”, acrescentou o diretor do Agrupamento de Escolas, João Paulo Cunha.

O objetivo desta iniciativa é reconhecer o papel do professor e do educador na formação das crianças e jovens do concelho e, simultaneamente, apresentar algumas valências existentes na autarquia que possam ser úteis nas aulas desenvolvidas pelos docentes, estreitando parcerias que têm sido desenvolvidas ao longo do tempo. 

João Lobo lembrou ainda a importância de dar a conhecer o nosso território e a nossa história aos nossos alunos. Como extra, foi oferecida uma tigelada a cada professor com um pouco da sua história e a respetiva receita, com o objetivo de perpetuar aquela que é a rainha da doçaria do concelho e que com ela promove um conjunto de outras atividades económicas características de Proença-a-Nova como a caprinocultura, a apicultura e a produção de limão.