domingo, 24 de setembro de 2023

ASSOCIAÇÃO DE PATINAGEM DE COIMBRA REALIZOU EM CANTANHEDE TREINO DE OBSERVAÇÃO DA SELECÇÃO REGIONAL DE PATINAGEM ARTÍSTICA

 
Com a colaboração da Secção de Patinagem Artística da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Municipio de Cantanhede e Centro Paroquial S. Pedro, a Associação de Patinagem de Coimbra, realizou no passado dia 23 de fevereiro, no Pavilhão Marialvas, mais um Treino de Observação da Seleção Regional de Patinagem Artística.
Compareceram aos trabalhos desta concentração, promovida pela Associação de Patinagem, cerca de 35 atletas, divididos pelos escalões de infantis, iniciados, cadetes, juvenis, juniores e seniores, que foram acompanhados por alguns dos seus técnicos.
Após concentração de todas as atletas participantes nesta acção técnica, realizou-se no local uma breve reunião de abertura dos trabalhos, com a presença de Claudio Machado, Presidente da referida Associação, que estava acompanhado pelos restantes dirigentes e técnicos, estando igualmente presentes alguns técnicos dos clubes com patinadores neste treino, dando-se de seguida início ao treino de observação, no período da manhã, contemplando todos os atletas dos diversos escalões etários, convocados para este treino.
A par destes trabalhos de observação efectuados, pela selecionadora regional Ana Santos, foram desenvolvidas diversas sessões motivacionais, contando com a colaboração da Psicóloga da APC, Cláudia Ribeiro, bem como outras actividades formativas contando igualmente, com a colaboração das técnicas Sandra Dias, Rogério Pereira e Ivone Martins, que orientou a acção “Ser e Estar”, tendo estas variantes, como principal objectivo, o intuito de proporcionar momentos de convívio e partilha, bem como a criação e fomento da dinâmica de grupos, entre todas as atletas presentes.
Após o almoço que foi servido no Centro Paroquial S. Pedro, seguiram-se as sessões da tarde, continuando o treino de observação, as sessões motivacionais, formativas e de ser e estar.
No final da tarde e já com os trabalhos terminados, o grupo de patinadoras voltou a reunir-se com o Presidente Cláudio Machado, as responsáveis e técnicos da Associação de Patinagem de Coimbra, efectuando uma breve análise do trabalho desenvolvido ao longo do dia.



Estarreja | A maior corrida de obstáculos da Europa

 4700 participantes de norte a sul do país estiveram em Estarreja para participar na 7.ª edição da BioRace Estarreja Challenge – Corrida de Obstáculos, num percurso de mais de 30 obstáculos naturais e artificiais.
Desafios, aventura, natureza e muita diversão. Foram os ingredientes desta experiência única imersa na natureza, em pleno Baixo Vouga Lagunar, cruzando-se com os Percursos BioRia. Além da prova rainha (10 km), tiveram lugar as provas dos 5 km, BioRace Júnior e Inclusiva.
O Baixo Vouga Lagunar, onde estão inseridos os Percursos BioRia, é o cenário desta corrida que privilegia o contacto com a natureza. Os participantes têm o privilégio de descobrir paisagens de enorme beleza, tais como campos de arroz, sapais, juncais e caniçais, ligados por uma rede de valas alimentadas pelo Rio Antuã e pela Ria de Aveiro.
Para a Câmara Municipal de Estarreja, que organiza o evento, este é um momento de divulgação do património natural local, um verdadeiro paraíso de biodiversidade. Com 4700 participantes em competição num único dia, a BioRace é a maior corrida de obstáculos da Europa.
 
Desde da 1.ª edição, a BioRace promove (antes e depois da corrida) ações de limpeza e sensibilização ambiental, requalificação de locais isolados e reutilização de materiais para a construção dos obstáculos.
 
A organização do evento envolve mais de uma centena de pessoas, incluindo voluntários, que dão apoio nas mais diversas tarefas, desde o acolhimento aos atletas, distribuição de água ou controlo dos obstáculos.
 
Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

No âmbito de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência. Cantanhede vai dispor de um Espaço Cowork

 

Cantanhede vai dispor em breve de um Espaço Cowork, no âmbito da candidatura

Demonstração e Inovação para adaptação às alterações climáticas da Região de Coimbra”, promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra e da qual são ainda parceiros os municípios vizinhos da Mealhada e Mira.

A proposta de protocolo de colaboração entre estas entidades foi aprovada quarta-feira, 20 de setembro, na reunião do Executivo Municipal.

De acordo com o documento, esta candidatura enquadra-se no âmbito no Plano de Recuperação e Resiliência e “pretende promover modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho em funções públicas, designadamente através do teletrabalho, como potenciador da melhoria da conciliação da vida pessoal e profissional e reforço da atratividade do trabalho em funções públicas”.

Por outro lado, e quanto aos modelos de trabalho, seguindo o princípio de que o teletrabalho é uma modalidade de prestação que deve sempre representar uma opção do(a) trabalhador(a), esta é encarada como uma oportunidade de promover a descentralização e desconcentração gradual da Administração Pública, modificando o paradigma de prestação de trabalho a partir de um único local. A utilização das tecnologias de informação e comunicação contribui decisivamente para a facilitação do trabalho à distância”, pode ler-se ainda.

Desta forma, os Espaços Cowork podem constituir um mecanismo de fixação de postos de trabalho em regiões menos populosas, bem como potenciar a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar e prevenir o absentismo, promovendo condições que não agudizem as assimetrias sociais de género preexistentes.

De acordo com o enunciado do protocolo, caberá à CIM Região de Coimbra assegurar a gestão técnica, administrativa e financeira da candidatura e garantir a concretização dos seus objetivos, comunicar aos demais parceiros toda a informação necessária para a gestão e execução do projeto, ser o interlocutor único e em representação dos parceiros junto das autoridades competentes no âmbito da candidatura aprovada, assim como monitorizar e acompanhar as intervenções dos parceiros.

Já ao Município de Cantanhede compete obter os licenciamentos, pareceres e autorizações prévias necessários para a criação e funcionamento do respetivo Cowork, suportar os custos inerentes ao bom funcionamento do espaço de Cowork, bem como alocar os recursos humanos necessários, nomeadamente no que respeita ao apoio técnico, à análise e resposta das pretensões recebidas e à disponibilização do espaço.

Paulo Cardantas