quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Covid-19: Biotecnológica com sede em Cantanhede inicia testes de vacina em ratinhos

 Uma empresa de biotecnologia com sede no Parque Tecnológico de Cantanhede vai iniciar no próximo mês testes em ratinhos para desenvolver uma vacina para a covid-19, disse hoje à agência Lusa o CEO da Immunethep, Bruno Santos.

De acordo com o responsável da empresa, dentro de dois a três meses deverão existir “resultados que permitam iniciar testes em humanos”.

A empresa tinha já trabalho desenvolvido com outra vacina, no sentido de prevenir infeções bacterianas, que muitas vezes são a causa de morte de doentes internados, inclusive essoas infetadas com covid-19.

Em declarações à Lusa, o responsável pela empresa afirmou que a partir daí decidiram avançar para “o desenvolvimento de uma vacina específica para a covid-19″.

A formulação encontrada vai começar a ser testada em ratinhos no próximo mês e a produção da vacina, caso seja aprovada, será feita com uma empresa no Canadá com a qual a biotecnológica portuguesa já trabalha para a outra vacina na área bacteriana.

“Neste momento, temos uma formulação definida e estamos prontos a testá-la no modelo animal”, precisou Bruno Santos.

A base para a conceção desta vacina parte de vírus inativados, explicou.

Em comunicado, a empresa anunciou que o seu principal produto é uma vacina antibacteriana de largo espetro que está “pronta para entrar em ensaios clínicos” e que com a pandemia de covid-19, decidiu colocar as capacidades e conhecimento adquirido no desenvolvimento de “novas soluções” que possam ajudar a parar a doença e as suas consequências.

“O conhecimento gerado no processo de desenvolvimento de vacinas permitiu-nos avançar rapidamente para ensaios de desenvolvimento de uma vacina para a covid-19. Esta vacina foi desenhada para potenciar a resposta imune ao vírus nos pulmões. A vacina tem uma dupla função: Induzir a produção de anticorpos específicos para neutralizar o SARS-CoV-2 e aumentar a nossa capacidade natural de combater infeções virais”, lê-se no documento emitido pela empresa.

“Publicações recentes demonstram que pelo menos 50% dos casos fatais associados a infeções por SARS-CoV-2 são devido a infeções oportunistas causadas por bactérias multirresistentes. Considerando que a vacinação destes pacientes para SARS CoV-2 não geraria uma resposta em tempo útil, a Immunethep está a desenvolver uma terapia utilizando anticorpos monoclonais para tratar este tipo de infeções bacterianas oportunistas”, acrescentam os autores do trabalho.

O objetivo é, através da vacinação, prevenir a doença e evitar a transmissão de humano para humano e, por outro lado, “através do tratamento pelos anticorpos monoclonais”, atenuar os sintomas de pacientes já infetados “reduzindo significativamente” o número de casos fatais dentro dos pacientes com covid-19.

Lusa

Tecnología como impulsora de innovación empresarial en sectores clave para México: KIO Networks

 


  • Durante el webinar “Inspiración, transformación digital y éxito”, la Cruz Roja Mexicana compartió su experiencia con KIO Networks para la adopción de diversas herramientas tecnológicas que han permitido tomar decisiones más eficientes y rápidas, en beneficio de miles de personas.

Ciudad de México, 24 de septiembre de 2020.- El 47% de los participantes en el webinar “Inspiración, transformación digital y éxito” -organizado por la iniciativa de conocimiento compartido de KIO Networks sobre el impacto de las tecnologías, KIOllege- destaca a la tecnología como el habilitador de la innovación que permite lograr una operación más eficiente, con mayor impacto positivo a la sociedad.

El Director General de la Cruz Roja Mexicana I.A.P., José Antonio Monroy, el CIO & CSO de Devlyn Holdings, Víctor Mendivil, el CFO de Procesar, Luis González, y el Director de Marketing de KIO Networks, Ricardo Massa, compartieron su visión de innovación, como un proceso de largo alcance, y que puede apoyarse de herramientas tecnológicas así como el conocimiento de especialistas, para detectar y aprovechar oportunidades que aporten mayores beneficios a la sociedad.

“En KIO Networks sabemos que la tecnología es el habilitador para la innovación en las diferentes áreas de las organizaciones -de todos tamaños e industrias-, por lo que nos encargamos de respaldar a los negocios con soluciones tecnológicas innovadoras y flexibles que les permitan ser pioneros en su industria y maximizar sus beneficios a favor de la población”, dijo Ricardo Massa.

Un caso es la Cruz Roja Mexicana que -apoyado por KIO Networks- implementó un sistema de planificación de recursos empresariales (ERP, por sus siglas en inglés) para mejorar la atención de los servicios administrativos y de las áreas operativas, además de la digitalización de procesos para contar con información veraz y oportuna para la correcta toma de decisiones, en beneficio de la vida de miles de usuarios, detalló José Antonio Monroy.

Por su parte la empresa oftalmologica Devlyn adoptó soluciones de infraestructura tecnológica, denominada EDGE Computing, para disminuir el tiempo en que un dato debe “viajar” desde donde se origina hasta donde es procesado -como puede ser en una orden de compra o un pago- lo que permitió mejorar la experiencia de sus usuarios, así como reducir costos de conectividad en la región del sureste.

En cuanto a las soluciones que KIO Networks brindó a Procesar, única compañía en México que opera la Base de Datos Nacional del Sistema de Ahorro para el Retiro, Luis González explicó que se logró una transformación en la que destaca el análisis y detección de necesidades de infraestructura y de servicios administrados, así como la implementación de un servicio de monitoreo y administración de su ciberseguridad, optimizando sus procesos en beneficio de trabajadores y clientes.

Para los asistentes al webinar, una de las principales brechas para la transformación digital es contar con un mayor conocimiento sobre el impacto que puede tener la inversión en tecnología, a la que aún se le ve como un gasto, una visión que ya está cambiando, como lo muestra el que 43% de las empresas participantes en el sondeo de KIOllege destacaron que sus procesos empresariales están digitalizados en un 80%.

Acerca de KIO NETWORKS
Somos una de las empresas más innovadoras de Tecnologías de la I


nformación en Latinoamérica, fundada en 2002 con capital 100% mexicano. Proveemos Servicios de Infraestructura de Tecnologías de Información de Misión Crítica que opera 40 Centros de Datos de última generación, con la más alta seguridad, disponibilidad y densidad en la región, con presencia en México, Panamá, Guatemala, República Dominicana y España. Además ofrecemos servicios y soluciones integradas de TI, tanto para el sector público como el privado, soportadas en metodología, procesos, herramientas y personal certificado para proporcionar los niveles de servicio más rigurosos en cumplimiento con los estándares mundiales.

Contamos con 6 Unidades de Negocio, orientadas a dar servicio en áreas estratégicas para las organizaciones como es la administración y operación de infraestructuras de TI con servicios de colocación, hospedaje complejo administrado, servicios en ambientes virtualizados, aplicativos empresariales, ciberseguridad, y analítica
de datos.

Contacto de prensa:

Antonio González

agonzalezd@kionetworks.com

Tel. 5532000398

Denisse Patiño

denisse@merakimexico.com

Tel: 5548190948



“COMPRE LOCAL CONSUMA NACIONAL” É O MOTE PROPOSTO AOS MUNÍCIPES DE SILVES E A QUEM VISITA O CONCELHO


Neste momento em que a retoma económica é tão importante, especialmente a nível Local, o Município de Silves está a desenvolver uma campanha de promoção do Comércio Local, procurando colaborar e alavancar a economia local, ao mesmo tempo que apela ao consumo dos produtos nacionais.

Com o confinamento surgiram novos hábitos, intimamente ligados às redes sociais e plataformas on-line, onde toda a população desenvolveu a sua apetência para um contato menos direto com os produtos e com as lojas físicas, encontrando soluções para manter o afastamento social e consequentemente se manterem mais protegidas, ao mesmo tempo que satisfaçam as suas necessidades.

A Campanha “COMPRE LOCAL, CONSUMA NACIONAL” irá abranger todos os serviços e comércio, num único local, permitindo a quem reside no Concelho de Silves e quem nos visita, que tomem conhecimento do que existe no território, quais os horários de funcionamento e um contato direto com o estabelecimento comercial via telefone ou email.

O que se pretende é criar um centro comercial virtual, em que cada comércio/ serviço esteja representado com a sua loja, e que possa mostrar os produtos que tem à disposição dos consumidores, de uma forma gratuita.

Para se associar a esta plataforma digital que está a ser construída neste momento, basta preencher o formulário disponível no site do Município de Silves em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1437/compre-local-consuma-nacional.aspx#prettyPhoto e enviar para comunicacao@cm-silves.pt.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A XV BIENAL DE CERÂMICA DE AVEIRO 2021

 

As Jornadas Europeia do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da União Europeia, coordenada em Portugal pela Direção Geral do Património Cultural, este ano subordinada ao tema Património e Educação, tendo lugar de 25 a 27 de setembro.

Os Museus de Aveiro (Museu de Aveiro/Santa Joana, Museu da Cidade, Museu Arte Nova e Ecomuseu Marinha da Troncalhada) associam-se a estas jornadas estando abertos ao público com entrada gratuita durante estes três dias. Os Museus de Aveiro estarão de portas abertas das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00 e terão limitações de acordo com o plano de contingência Covid-19.

Integrado no Programa estão as ações que celebram o centenário do nascimento de Vasco Branco, de acordo com o programa próprio.

Acrescenta-se também a apresentação da peça “Uma Aventura no Museu de Joana, a Princesa de Portugal”, que terá lugar no Museu de Aveiro/Santa Joana com duas sessões, nos dias 26 e 27, às 15h, destinadas ao público mais jovem, entre os 8 e os 12 anos. A produção é da START-TEATRO – Núcleo de Projetos Culturais que, a partir da história da Princesa Joana, e da obra “Joana, a Princesa que não queria ser Princesa”, apresenta um espetáculo em que as crianças podem reinterpretar factos e personagens históricas e comparar modos de vida, valores e comportamentos sociais entre o séc. XV e a atualidade.

A Performance "Morada Temporária" de Marzia Bruno, na qual a artista realizará uma performance - que será gravada - e que consiste na destruição "in loco" da sua última obra exposta no circuito do Museu Arte Nova, intitulada “GuaraMi", num ato simbólico que conceitualiza e finaliza o presente circuito catártico contemporâneo.

Todas as atividades estão em conformidade com as diretrizes da DGS, sujeitas aos lugares disponíveis e mediante marcação prévia, através de museusdeaveiro@cm-aveiro.pt

Programa disponível em

https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/agenda-aveiro


 INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A

XV BIENAL DE CERÂMICA DE AVEIRO 2021

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa da abertura do período de inscrições para a participação na décima quinta edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro.

Os artistas interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição entre os dias 21 de setembro e 30 de novembro de 2020 para o secretariado da Bienal que irá funcionar na Divisão de Cultura e Turismo, Museu da Cidade: Rua João Mendonça, 3800-200 Aveiro, ou por e-mail para bienalceramica@cm-aveiro.pt (envio de candidaturas através de We Transfer).

Na Bienal poderão participar os artistas, nacionais ou estrangeiros, com um máximo de duas obras, com data de execução não superior a três anos, que serão selecionadas pelos membros do júri. As obras poderão ser trabalhos individuais ou coletivos.

Organizada pela CMA, a Bienal atribui três prémios: € 12.000,00 para o primeiro prémio; €8.000,00, para o segundo; e €5.000,00 para o terceiro prémio. Estes valores aplicam-se exclusivamente à XV edição, de 2021, como medida de apoio à Artes, dada a situação pandémica mundial provocada pelo Covid 19. Para além destes prémios, o júri poderá atribuir Menções Honrosas. As obras premiadas, excluindo as Menções Honrosas, ficam a pertencer à Câmara Municipal de Aveiro.

As obras selecionadas estarão em Exposição de 30 de outubro de 2021 a 30 de janeiro a 2022, no Museu de Aveiro | Santa Joana.

A Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro constitui uma referência internacional neste setor cultural e artístico desde 1989, contribuindo para a produção de cerâmica artística contemporânea através do estímulo à experimentação e à criatividade, constituindo-se como um polo dinamizador de novas tendências da cerâmica.

AVEIRO | 100 ANOS DE VASCO BRANCO - Uma celebração da Arte sensível do amanhã

 

Entre 25 e 27 de setembro, Aveiro celebra o centenário do nascimento de Vasco Branco (1919-2014), um dos seus mais queridos e multifacetados artistas. A sua existência partilhada e vibrante permanecerá para sempre enraizada no Bairro da Beira-Mar, na vida dura dos marnotos, nos artefactos, na faina e na laguna, que viriam a ser o grande tema da sua obra, quer no domínio da Literatura, quer do Cinema, da Cerâmica e da Pintura.

Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e produzida pela VIC Aveiro Arts House / Navalha, e integrada nas Jornadas Europeias do Património, esta celebração tentará fazer jus ao espírito irrequieto e plural do artista, pelo que integra uma exposição de pintura e cerâmica de Vasco Branco, bem como uma instalação desenvolvida a partir dos seus moldes cerâmicos; um itinerário pela sua obra pública; uma mesa redonda; duas sessões de cinema ao ar livre, com filmes do autor sonorizados ao vivo; uma leitura partilhada dos seus textos dramáticos; e o lançamento do livro intitulado Legendas da Cidade Salgada, que dá voz e imagem à intimidade do homem e da obra com a cidade de Aveiro.

O Presidente da CMA, Ribau Esteves, deixa “uma palavra de agradecimento à Família de Vasco Branco pela partilha solidária do seu melhor Património que juntos queremos valorizar mais e dar a conhecer às novas gerações, e uma palavra de compromisso para darmos continuidade ao bom uso dos valores de cultura de que somos herdeiros, em apostas tão modernas e de futuro quanto é a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027”, vincou.

Vasco Branco quis uma vida para lá da mediocridade e da ditadura de Salazar, e fê-lo de muitos modos e muitas artes. Tal como na Literatura, no Cinema de curta-metragem obteve numerosos prémios nacionais e internacionais, como a Menção Especial no Festival Internacional du filme Amateur de Cannes, festival cujo júri integrou no ano seguinte. Com painéis cerâmicos semeados por Aveiro e por lugares mais longínquos, como o Almeida Memorial Hospital, no Japão, só o estilo une a diversidade dos processos e recursos de um artista que foi experimental em toda a extensão da sua obra vertiginosa, passando de uma arte a outra no colapso de um instante.

Repleta de troféus e de encontros, a sala de cinema de sua casa, que voltou recentemente a acolher uma programação cultural de vanguarda pelas mãos do projecto VIC // Aveiro Arts House, era sede cultural da resistência ao regime, onde se reuniam as figuras de proa da cultura oponente, vindas também de outras terras como Porto e Coimbra. O entusiasmo de Vasco Branco estende-se à divulgação da cultura, através da co-fundação do Cineclube de Aveiro, da AveiroArte, do Clube dos Galitos ou da Fundação João Jacinto de Magalhães, da colaboração em revistas e jornais como O Mundo literário, Bandarra, Litoral, Libertação, ou do ensino do Cinema e da Cerâmica.

Como nota Rosa Alice Branco, “entre 25 e 27 de Setembro, Aveiro celebra 100 anos de amor às artes, à vida e a uma cidade com quem Vasco Branco dialogou através de todas as formas de expressão artística que praticou; celebra esse azul diáfano e puríssimo que se fez ria e delta de sonhos e brincadeiras e o modo como desse azul fez um corpo de mãe e de mulher amada; celebra a força interior que está na origem da experimentação, acima de qualquer fórmula bem conseguida; celebra o amor a todas as pessoas e cada uma que se cruzaram num ápice, ou numa vida com o seu olhar, a sua respiração; celebra a preocupação genuína, que surge nos seus textos, com o destino das gentes e do planeta que habitamos”.

Programa

SAB 19 SET

16h00 | Museu da Cidade

Variações quase sentimentais

sobre uma cidade

Inauguração da exposição de pintura e cerâmica de Vasco Branco / instalação


SEX 25 SET

21h30 | Jardim do Museu de Sta. Joana

Filmes VAB apresenta

Cinema de Vasco Branco, projectado ao ar livre e sonorizado ao vivo por Samuel Martins Coelho e Hugo Branco


SAB 26 SET

11h00 | Online em http://bit.ly/vicyoutube

Roteiro Impopular de Aveiro

Itinerário pela obra pública de Vasco Branco

guiado por Sérgio Azeredo

16h00 | ATLAS Aveiro

Conversas do Trianon

Mesa redonda sobre Vasco Branco

com Anabela Branco de Oliveira, Jaime Borges, Lauro António, Maria João Tudela e Vasco Pinto Leite, moderada por Rosa Alice Branco

21h30 | Jardim do Museu de Sta. Joana

Filmes VAB apresenta

Cinema de Vasco Branco, projectado ao ar livre e sonorizado ao vivo por Samuel Martins Coelho e Hugo Branco


DOM 27 SET

16h00 | ATLAS Aveiro - Edifício Fernando Távora

Legendas da Cidade Salgada

Lançamento do livro sobre Vasco Branco

por Valter Hugo Mãe

17h30 | Online em http://bit.ly/vicyoutube

Variações quase sentimentais

sobre uma cidade

Visita à exposição de pintura e cerâmica de Vasco Branco / instalação

21h30 | Teatro Aveirense

À Boca de Cena

Leitura partilhada de textos dramáticos de Vasco Branco

com Rosa Alice Branco

Covid-19: Município de Cantanhede prossegue com campanha de testes serológicos

 

O Município de Cantanhede já concluiu o rastreio aos professores e demais funcionários das escolas dos diferentes graus de ensino no concelho, para despistagem de eventuais indícios de infeção por Covid-19. A operação decorreu no âmbito da campanha de testes serológicos que a autarquia cantanhedense tem vindo a realizar nas instituições e entidades que congregam um número elevado de pessoas e que por isso estão mais expostas a um potencial risco de contágio. Do total de mais de 6.000 testes realizados pela equipa coordenada pela vereadora Célia Simões, cerca de 700 foram aplicados aos docentes, pessoal administrativo e auxiliares de ação educativa de todos os jardins de infância, escolas do primeiro e segundo ciclos e secundárias.

A testagem, recorde-se, começou por ser feita aos funcionários do Município, da Inova-EM e das juntas de freguesia, Bombeiros Voluntários e agentes da Guarda Nacional Republicana, bem como aos profissionais que têm contacto frequente com pessoas e grupos populacionais considerados mais vulneráveis ao Covid-19, nomeadamente quem trabalha nas IPSS. Entretanto, foi também alargada aos utentes dos centros de dia das instituições de solidariedade, à medida que estas valências vão retomando a sua atividade, de modo a sinalizar qualquer caso de infeção que ocorra e evitar o seu alastramento através de medidas preventivas que permitam manter os idosos em segurança.

Por outro lado, quer o Serviço Municipal de Proteção Civil, quer os funcionários de todos os setores do Município estão em alerta permanente para deteção de qualquer foco de contágio e assim ser acionado em tempo útil o rastreio às cadeias de contactos sociais e promover o isolamento de pessoas eventualmente infetadas. Tendo em conta o elevado número de pessoas testadas e a perspetiva de que a crise pandémica poderá vir a agudizar-se no outono e no inverno, a Câmara Municipal de Cantanhede está a proceder à aquisição de mais testes, no sentido assegurar a realização regular de rastreios sempre que isso se afigure aconselhável.

Apesar de os materiais adquiridos e a adquirir para esse efeito representarem “um esforço financeiro considerável para a autarquia”, a presidente, Helena Teodósio tem insistido na ideia de que “esta é uma batalha a que nenhuma entidade ou organização se pode furtar. Por isso, sendo os testes serológicos uma primeira linha de despistagem de eventuais casos de Covid-19, decidimos colaborar com as entidades responsáveis pela gestão sanitária desta crise, nomeadamente a Administração Regional de Saúde do Centro e a Delegada de Saúde, neste caso com a realização de rastreios tão alargados quanto possível”, sublinha.

A autarca considera que “a Câmara Municipal tem feito tudo o que está ao seu alcance para impedir a propagação de contágios e é assim que vai continuar a atuar, com pró-atividade e com sentido de missão, até porque os riscos a esse nível estão a acentuar-se de dia para dia em todo o país, conforme temos visto nos últimos tempos. O combate à propagação da Covid-19 é um dever cívico de todos e de cada um em particular e as armas de que dispomos são apenas a prevenção e o cumprimento das normas recomendadas pelas autoridades da saúde”, conclui.


Flowr Corporation e Holigen informam sobre atualização da plantação ao ar livre em Aljustrel

A empresa anuncia ainda a quarta parte do financiamento da Terrace Global.

Lisboa, 24 de setembro de 2020 – A Flowr Corporation (TSXV: FLWR; OTC: FLWPF) fornece uma atualização da operação de cultivo de canábis medicinal em outdoor da Holigen, localizada em Aljustrel. Operada em conjunto com a Terrace Global Inc., após a formalização da parceria em maio deste ano, a Flowr anuncia que fechou uma quarta tranche de financiamento no valor de C $ 703.000 de acordo com o Equity Line and Profit Share Agreement com Terrace Global Inc. (TSXV: TRCE). A quarta tranche será usada para financiar a plantação de cannabis medicinal ao ar livre da Empresa em Aljustrel, Portugal, que é operado em conjunto com a Terrace Global.

“Estamos muito satisfeitos com o progresso em Aljustrel e continuamos a trabalhar em estreita colaboração com a Terrace Global para uma colheita bem-sucedida no final deste ano”, comenta Vinay Tolia, CEO da Flowr. “Até agora, as plantações em Aljustrel parecem muito promissoras e continuamos no caminho certo para colher os campos no quarto trimestre de 2020. É emocionante liderar o que acreditamos ser um dos maiores projetos de cultivo de THC ao ar livre na Europa até o momento.”

Como parte da parceria e nos termos do acordo, a Terrace Global concordou em financiar as operações e certas despesas de capital nas instalações externas da Empresa localizadas em Aljustrel, Portugal em troca de ações ordinárias e garantias da Flowr. Como parte da quarta tranche anunciada, a Flowr emitiu para a Terrace Global 1.351.923 ações ordinárias da empresa a um preço de $0,52 e uma quantidade igual de bónus de subscrição de ações ordinárias (os “bônus de subscrição”). Cada warrant pode ser exercido numa ação ordinária integral da empresa a um preço de exercício de $ 0,76 por ação ordinária por um período de 36 meses a partir do passado dia 8 de setembro de 2020. A quarta tranche permanece sujeita à aprovação final da TSX Venture Exchange. Todos os títulos emitidos sob a quarta tranche estão sujeitos ao período habitual de retenção de quatro meses e não podem ser negociados antes de 9 de janeiro de 2021. As partes continuam esperando que a Terrace Global financie pelo menos C $3 milhões sob o Acordo.

Cultivo em Outdoor, Aljustrel, Portugal

As duas empresas plantaram cerca de 1 milhão de pés quadrados de terreno em Aljustrel com uma variedade de plantas com elevado THC (THC superior a 20%), que se encontra em crescimento ao ar livre em Portugal. A Flowr enviou aproximadamente 14.000 clones de Kelowna para Portugal, consistindo principalmente de BC Pink Kush, BC Tahoe OG e BC Louis XII. Essas variedades têm origem nas plantações da Flowr Forest. A Terrace Global contribuiu com aproximadamente 30.000 sementes, consistindo de 8 variedades diferentes, incluindo Gorilla Glue # 4, Zkittles, Gelato, Bolo de Casamento, KC33, Brains Choice, Spontanica e Mango.

A Flowr, através da subsidiária Holigen em Portugal, recebeu as licenças necessárias do INFARMED para a importação das plantas em maio, que visam cobrir as necessidades do mercado de canábis medicinal na Europa.

“A parceria com a Terrace Global tem trazido uma grande experiência e expertise da indústria global de canábis, o que nos ajudará a avançar ainda mais nos nossos esforços na comercialização do negócio da Holigen, ao mesmo tempo que estamos expectantes quanto a um dos primeiros projetos de grande escala de cultivo ao ar livre de canábis medicinal de toda a Europa”, afirma Pauric Duffy, Managing Director da Flowr na Europa.

A parceria criada permite que ambas as empresas participem da plantação, cultivo, colheita e produção de canábis medicinal de elevada qualidade. O acordo contempla as plantações de até 12 hectares de terra em Aljustrel em 2020 para o cultivo de canábis medicinal para o mercado europeu.

LÚCIA AMARAL

Uma viagem-vida em verso e prosa

 

De regresso à poesia, Américo Brás Carlos, professor universitário e antigo consultor do Fundo Monetário Internacional, apresenta O Bebedor de Tisanas. Uma viagem-vida feita de memórias, expostas cronologicamente, desde os cheiros e cores da infância ao actual retrato da pandemia. A obra, com poemas em verso e em prosa, chega às livrarias no próximo dia 29 de Setembro, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio do Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores.

«E eu, que era criança, passei por cima das vozes das pessoas e guardei para sempre esses sons, esses cheiros e essas manhãs.» Livro feito de infâncias, memórias de pores-do-sol, cheiros, risos, figos, tangerinas, regatos, O Bebedor de Tisanas marca o regresso à poesia de Américo Brás Carlos.

 

Como numa viagem, com tantas paragens como as etapas da vida, as três partes do livro são divididas cronologicamente. Desde os primeiros passos e memórias de leituras à lareira, aos tangos e desamores de erotismos mitigados. Sempre no amparo do «milagre da escrita», «respirando numa folha de papel».

 

Recordações de vivências, pinceladas de ficção, numa poesia que é, segundo o escritor José Jorge Letria, «intensamente autobiográfica».

 

A obra mantém também outros traços apontados aos livros anteriores de Américo Brás Carlos: «O ludismo tocado pelo humor grácil» assinalado por Teresa Carvalho em As Flores Brancas do Frangipani; «A emoção, ingrediente número um da poesia» nas palavras de A. M. Pires Cabral a propósito de Adágio, Romanza e Grave; e ainda a «felicidade perfeita da infância» referida por Ana Luísa Vilela em Pais e Filhos, Avós e Netos, em Versos Discretos.

 

O autor termina a viagem com o poema «Pandemia», no qual faz referência a um «Abril sem primavera» que todos vivemos durante o estado de emergência.

 

O Bebedor de Tisanas chega às livrarias portuguesas no próximo dia 29 de Setembro, com o apoio do Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores. O livro pode ainda ser adquirido em www.guerraepaz.pt. Este é o segundo livro de Américo Brás Carlos publicado pela Guerra e Paz, procedendo A Greve Camponesa de 8 de Maio de 1944 em Azambuja e Baixo Ribatejo.

 

O Bebedor de Tisanas

Américo Brás Carlos

Ficção / Poesia

96 páginas · 15x21 · 12,00€

Nas livrarias a 29 de Setembro

Guerra e Paz, Editores

 

A fé e o Pogrom de Lisboa


A “Santa Sé” publicou a 20 de Abril de 1233 a bula “Licet ad Capiendos”.
Reinava no Vaticano Gregório IX e iniciou-se em Itália, França, Espanha e Portugal a infame perseguição dos hereges em geral e dos judeus em particular.
Os frades dominicanos foram os principais mentores e executores do terror papal. 
Sucedeu-lhe Inocêncio IV e nova bula reforça os autos da fé: “Ad Extirpanda”, que legitima a tortura e todos os horrores da perversidade humana a troco da confissão pretendida. 
Filipe IV, O Belo, expulsa os Judeus em França ficando a coroa com todos os seus teres e haveres. 
Não satisfeito a 13 de Outubro de 1307 são os templários extintos da face da terra por sua vontade e mando divino. 
Assim, mandatado escolhe outro papa e decide que a sua morada seja em Avignon. 
“Quem com ferros mata…” 
D. Dinis é a excepção - Lisboa é o porto de abrigo da armada dos templários e a sua ordem toma o nome de Ordem de Cristo. 
Em 1492 mais maus ventos e promessas de piores casamentos. 
É publicado, pelos Reis Católicos, o Édito de Alhambra que expulsa os judeus imediatamente de Aragão e Castela. 
No êxodo 120000 judeus acolhem-se em Portugal. 
Torquemada, o confessor da rainha Isabel, é o inquisidor mor e o homem de mão da Santa Sé. 
Dominicano de profissão obviamente insiste com os reis católicos para que o prometido casamento da princesa tenha o dote da expulsão dos judeus dos reinos de Portugal. 
Perdido de amores o tristemente celebrado de venturoso publica em Abril de 1496 o édito que oferece dez meses para os judeus abandonarem Portugal. 
“Amor com amor se paga”. 
Os sefarditas escolhem a Holanda como terra de acolhimento. 
Bento de Espinosa vai cómodo na barriga de sua mãe. 
Abraão Zacuto , astrónomo que brilhantemente serviu em Portugal no reinado de D. João II, e Menasseh Ben Israel, nascido na Madeira com o nome de Manuel Soeiro, são meros exemplos dos notáveis que partem. 
Ben Israel, lembro, acertará com Oliver Cromwell o regresso dos judeus a Inglaterra, expulsos em 1290 por Eduardo I, o celebrado “martelo dos escoceses”. 
Os dois países, Holanda (hoje País Baixo) e Inglaterra, irão conhecer as suas maiores glórias e o mais sustentado desenvolvimento muito rapidamente e em força. 
Na ocidental praia lusitana, de 19 a 21 de Abril de 1506, acontece a infame matança da Páscoa, onde três mil judeus são perseguidos, torturados, mortos e queimados. 
Lisboa perde o título de honrada no brasão da cidade e a prisão de três dominicanos sabe a pouco para o sangue inocente que alagou o chão que ia do convento de S. Domingos até ao Rossio. 
É o massacre de Lisboa, o “Pogron do Rossio”. 
Ainda a procissão ia a meio… 
A conversão forçada foi o destino de dois notáveis médicos, ambos professores na Universidade de Coimbra e amigos de Luís de Camões: 
Garcia de Orta, cujos pais tinham sido expulsos de Espanha, nasceu em Castelo de Vide em 1501 e faleceu, em Goa, no meio da maior miséria, em 1568. 
A santa inquisição para além de ter queimado sua irmã Catarina retirou-lhe todos os seus bens. 
O auto de fé condena aquele que era ao tempo a maior referência na medicina na Europa e na Índia. 
Foi médico de D. João III e do Sultão Ahmadnagar, aprendeu com os Hakumas (médicos árabes) e com os Vydias (médicos hindus) tendo publicado o “Colóquio dos Simples” e “Drogas e Coisas Medicinais da Índia” de estudo obrigatório. 
Aí escreveu, pela primeira vez impresso em letra redonda, Luís de Camões: 
“Favorecerei a antiga 
Ciência que já o Aquiles estimou 
Olhai que vos obriga, 
Verdes que em vosso tempo se mostrou 
O fruto daquele Orta onde florescem 
Plantas novas, que os doutos não conhecem…” 
Nesta Goa de S. Francisco Xavier foram sentenciados 13667 na santa inquisição. 
Condenado a ser queimado e tendo já falecido, Garcia da Orta, foi exumado e os restos mortais queimados conforme o ordenado no auto de fé. 
O outro cristão novo, bacharel em medicina, foi Pedro Nunes, professor de matemática na Universidade de Coimbra, um dos maiores cientistas do seu tempo, decisivo na arte de navegar e na cartografia. 
Inventou o “anel náutico”, o “instrumento das sombras” e o “nónio”. 
Lembro que Nunes em latim escreve-se “nonium”. 
Foi fundamental nas artes de navegar: 
Traduziu para português o “Tratado da Esfera” de João de Sacrabosco, indispensável para a leitura dos mapas de bem navegar, as “Novas teorias dos planetas” de Jorge Purbáquio, em especial o Sol e a Lua e instrumentos fundamentais para determinação da latitude e da longitude, e “Geografia” de Plolomeu, grego alexandrino autor do “Almagesto”, o grande tratado. 
Foi referência ímpar na Europa e no Mundo. 
Foi instrutor dos filhos de D Manuel I – os infantes Luís e Henrique. 
Este foi durante quarenta anos inquisidor mor do reino e na sua saga persecutória nem os dois netos de Pedro Nunes se livraram. 
Estiveram ambos, por dez anos, nos cárceres da “Santa Inquisição” 
D. João III instala o seu Santo Ofício, com armas e bagagens, em 1536. 
Antes o céu lhe caísse em cima. 
Em Évora foram sentenciados 11245, em Coimbra 10388 e em0 Lisboa 10017 inocentes. 
Nesta cidade foi enforcado e queimado António José da Silva, o judeu. 
Era o seu único pecado e no Campo da Lã na presença de D. João V, em Outubro de 1734 morreu o enorme autor da ópera popular – o “teatro de bonifrates” sendo considerado dos mais massacrados escritores da inquisição: 
Todos os ossos das mãos esmagados, sendo a sua esposa e a sua mãe as escrivãs de serviço. 
0Todos denunciados pelo pai do “O judeu”. 
Inacreditavelmente, só em 1774 é instituído o tribunal régio pelo mal-amado Marquês de Pombal, lavando com mãos monárquicas os pecados eclesiásticos. 
Escandalosamente, só a 31 de Março de 1821 o santo ofício é extinto. 
A revolução de 1820, em geral, e Fernandes Thomaz, em particular, souberam enterrar a maldita inquisição, que envergonhou para todo o sempre a alma lusitana. 
Duzentos e trinta e oito anos de terror! 
Para memória futura do “massacre de Lisboa” ficaram os escritos e os registos de Damião Góis, Alexandre Herculano e Oliveira Martins e a indignação de todos que da lei da morte se libertaram… 
A sinagoga de Amesterdão e o cemitério dos sefarditas nessa cidade amargamente nos lembrarão para todo o sempre o” Pogrom de Lisboa”. 
Os 238 anos de inquisição em Portugal são as mais vergonhosas páginas da história de Portugal e são as causas primeiras da sua contínua decadência moral, social, económica e cívica. 

Se 
Soubesse eu o rasto 
Ou o Destino do rio 
Nas pedras que arrasto 
Nestes anos a fio… 
E o sudário onde moro 
Espero e demoro 
Como se fosse oração 
Seria o encontro 
Do meu desencontro 
Entre o sim e o não 

Encontrasse eu tamanho 
Em vez de riqueza 
Na terra que amanho 
Funda de pobreza… 
E cumprira a sentença 
E a dor na doença 
Como se fosse imortal. 
Seria outra lei, 
Escolhia outra grei 
Entre o bem e o mal. 

Quisesse eu a luz 
Nos caminhos da sombra 
Que me guia e conduz 
Ao medo que assombra… 
E a linha desenhada 
Sábia e acabada 
Como se fosse a sorte 
Seria o encanto 
Do meu desencanto 
Entre a vida e a morte. 

Disse. Carlos Maia Teixeira

Artigo enviado por António Alves Ribeiro
*Fonte não identificada 

Alegada assaltante morre em ação policial. PSP abre investigação

O caso aconteceu na última madrugada, em São João da Madeira, distrito de Aveiro. A PJ e a Inspeção-Geral da Administração Interna estão a investigar.

Uma mulher de 23 anos morreu no hospital vítima de ferimentos provocados com arma de fogo horas depois de a polícia ter disparado contra uma viatura em fuga, que estava envolvida em assaltos.

O caso aconteceu na última madrugada, em São João da Madeira, distrito de Aveiro, enquanto decorria uma operação contra furtos em viaturas.

De acordo com uma nota da PSP enviada à redação, uma equipa policial estava no terreno a investigar a “existência de vários furtos em viaturas num local concreto da cidade” e detetou às 00h00, na Avenida do Vale, “uma viatura suspeita a circular na área de ocorrência dos furtos, com as luzes desligadas, parando junto dos veículos estacionados”.

Momentos depois foi audível o ruído correspondente à quebra de um vidro de uma viatura ali parqueada, indiciando uma prática criminal, pelo que os polícias abordaram os seus ocupantes.” Durante a abordagem os polícias efetuaram disparos “em circunstâncias que serão apuradas”.

Contudo, a viatura suspeita conseguiu fugir do local. Mais tarde, uma mulher de 23 anos deu entrada no Hospital de São João da Madeira com ferimentos provocados por uma arma de fogo, “que se supõe estar relacionada com a ocorrência descrita”. Entrou em paragem cardiorrespiratória e faleceu no hospital.

A mesma nota esclarece deslocaram-se ao local dois inspetores da Inspeção da PSP, para procederem a uma análise e avaliação iniciais.

A Polícia Judiciária e a Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) estão a investigar.

RR / PSP

Quem combate de modo “politicamente correto” não conquista a vitória

 

  • Plinio Maria Solimeo

Hoje em dia tal é a pressão dos meios de comunicação social sobre as pessoas em geral que, independentemente de seu nível social e representativo, ao se manifestarem, para serem “politicamente corretas”, elas silenciam sobre as opiniões que deveriam por dever de ofício expressar com clareza.

É o que ocorre inclusive com eclesiásticos de alto escalão quando falam de problemas morais. Em vez de justificá-los com base na religião que professam, por uma espécie de incompreensível respeito humano, para não ferir os ateus ou agnósticos ou destoar da opinião geral, silenciam o aspecto religioso do que dizem. Exemplifiquemos com dois casos recentes.

Está em tramitação no Congresso espanhol, propulsionado pelos esquerdistas radicais apoiados pela esquerda em geral, uma nova lei para aprovar a eutanásia, o suicídio assistido etc.

A propósito desse polêmico assunto, a Comissão Executiva da Conferência dos Bispos Espanhóis publicou no dia 14 uma “reflexão”.

Os prelados recordam que essa lei “é uma má notícia, pois a vida humana não é um bem à disposição de ninguém”. Por isso, “insistir no ‘direito à eutanásia’ é próprio de uma visão individualista e reducionista do ser humano, e de uma liberdade desvinculada da responsabilidade. Afirma-se uma radical autonomia individual e, ao mesmo tempo, se reclama uma intervenção ‘compassiva’ da sociedade, através da medicina, originando-se uma incoerência antropológica”. Ora, dizem os bispos, “o próprio da medicina é curar, mas também cuidar, aliviar e consolar, sobretudo no final da vida. A medicina paliativa se propõe a humanizar o processo da morte, e acompanhar o doente até o final. Não há enfermos ‘não cuidáveis’ mesmo que sejam incuráveis”.

Acrescentam os bispos: “O suicídio crescente entre nós também reclama uma reflexão e práticas sociais e sanitárias de prevenção e cuidado oportuno. A legalização de formas de suicídio assistido não ajudará na hora de insistir quem está tentado de suicídio que a morte não é a saída adequada. A lei, que tem uma função de proposta geral de critérios éticos, não pode propor a morte como solução do problema.”

A Conferência Episcopal Espanhola considera ademais que “uma sociedade não pode pensar na eliminação total do sofrimento e, quando não o consegue, propor sair do cenário da vida; deve, pelo contrário, acompanhar, paliar e ajudar a viver esse sofrimento”.

Os bispos concluem: “O sim à dignidade da pessoa, sobretudo nos momentos em que é mais indefesa e frágil, nos obriga a nos opor a essa lei que, em nome de uma dita morte digna, nega em sua raiz a dignidade de toda vida humana.”

Essa “reflexão” — que poderia ter sido escrita por qualquer movimento civil de defesa da vida sem orientação religiosa ou filantrópica específica — é muito censurável numa Conferência Episcopal que deveria se expressar de modo católico. Ela omite o principal aspecto do problema, que é o religioso, pois a eutanásia viola o V Mandamento de Lei de Deus: NÃO MATAR.

Essa mesma crítica se pode fazer à “Carta Aberta” do Cardeal Cañizares, de Valência, entretanto forte e contundente em muitos aspectos, se comparado com seus pares que nada fizeram.

O purpurado diz que a aprovação da lei da eutanásia foi uma derrota “histórica, humilhante […] da Espanha inteira, da sociedade espanhola, das pessoas que habitamos aqui, derrota também da humanidade, do próprio homem, pela aprovação da lei da eutanásia em trâmite, suicídio assistido, e pelo rechaço de outras propostas sobre cuidados paliativos que melhoravam a atual legislação”.

Numa linguagem forte, o Cardeal Cañizares diz: “Sr. Presidente do Governo, membros do Governo, ministros, parlamentares que aprovaram tamanha injustiça, aliás monstruosa, estão os Srs. loucos, perderam a cabeça, ou sua moral é não tê-la? Deem-se conta de que os Srs., como Governo ou como Parlamentares, existem para defender, proteger, tutelar o bem comum baseado em direito e deveres fundamentais da sociedade à que representam — o primeiro é a vida —, e acontece que se converteram em inimigos que se opõem à sociedade, dispostos a derrotar essa sociedade que representam e devem proteger, ao propugnar semelhante proposta de Lei, que difunde e aumenta uma cultura de morte, sobretudo em meio à Pandemia do Covid-19. Que credibilidade podem manter diante de dita Pandemia? Com que autoridade moral podem dirigir-se a esse povo e pedir-nos o que nos pedem? Não se veem como um sinal de contradição?”.

Depois de dizer que sua atitude não representa uma intromissão na política, mas que sua responsabilidade como bispo e como cidadão não lhe permite calar, ele conclui dizendo: “E assim devo denunciar ante a opinião pública esse comportamento, como também o dos meios de comunicação que tanta importância deram ao ‘assunto dos prefeitos’, e sem embargo tão pouco relevo ao assunto da eutanásia, que constitui não uma derrota histórica de um Governo, mas uma derrota de todo um Estado.”

Concluímos repetindo ser lastimável ver um Cardeal e bispos da Santa Igreja, que enfrentaram os Poderes constituídos, o fazerem não como ministros de Deus e guardiães de sua santa doutrina que são, mas como uma autoridade civil qualquer.

_________________
– https://www.religionenlibertad.com/espana/545654904/obispos-espanoles-eutanasia-enfermos-incuidables-incurables.html
– https://www.religionenlibertad.com/espana/978146941/Estan-locos-han-perdido-la-cabeza-o-su-moral-es-no-tenerla-dura-carta-de-Canizares-al-Gobierno.html?utm_source=boletin&utm_medium=mail&utm_campaign=boletin&origin=newsletter&id=31&tipo=3&identificador=978146941&id_boletin=923471013&cod_suscriptor=452495753

Distonia Muscular | Videoconferência | 26 setembro

Em setembro assinala-se o Mês de Sensibilização para a Distonia, uma doença neurológica, pouco conhecida e que é caracterizada por contrações involuntárias dos músculos, que muitas vezes interferem com as suas atividades diárias.

Como forma de nos juntarmos a esta iniciativa, o CNS organiza no dia 26 de setembro, às 16h, uma conversa online, num formato de videoconferência, centrada no tema “Distonia muscular: uma doença que está à vista de todos mas ainda pouco diagnosticada”.

A videoconferência será moderada pela Dra. Anabela Valadas, neurologista, e contará com a presença da Dra. Patrícia Pita Lobo, neurologista, e com dois doentes, um dos quais submetido à cirurgia de estimulação cerebral profunda.

Esta conversa online destina-se a toda a comunidade com interesse nesta doença, incluindo doentes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde.

Pode assistir em directo no Canal CNS.
Para participar é necessário ter Plataforma Zoom, e aceder aqui.

Convidamos todos a assistir. 

Tire as suas dúvidas e fique a conhecer melhor esta patologia que afeta atualmente cerca de 5 mil portugueses.

 


Barcelos | IPCA lança plataforma de integração aos estudantes

           

O início do ano letivo 2020/2021 no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) marca o arranque do SASocial, uma plataforma informática inovadora que disponibiliza o acesso a serviços digitais no âmbito da atuação dos Serviços de Ação Social.

Com esta plataforma, os SAS do IPCA pretendem melhorar de forma significativa a qualidade dos serviços prestados aos estudantes, através da disponibilização de um acesso rápido e fácil a serviços como: a compra de refeições para as cantinas, inscrição na bolsa de colaboradores, ou a candidatura às bicicletas “Cabi”, entre outros.

Deste modo a comunidade académica do IPCA passa a ter à sua disposição o acesso a um vasto leque de serviços digitais, suportados nas mais recentes tecnologias, promovendo-se, assim, uma melhoria significativa no acesso aos apoios e serviços prestados e, em simultâneo, garantindo ganhos de eficiência e eficácia nas estruturas internas.

Para além da melhorar a qualidade dos serviços prestados, com a disponibilização desta nova ferramenta os SAS têm ainda como objetivo aumentar a eficiência e eficácia da sua atuação, tirando partido das melhorias que esta plataforma introduz ao nível da desburocratização, simplificação e a desmaterialização dos processos, bem como, esperam ainda melhorar a capacidade de comunicação com os alunos, através da utilização de recursos como o circuito “IPCA Digital TV” e da integração do serviço de comunicação com os dispositivos móveis

A plataforma SASocial pode ser acedida através de dispositivos com acesso à internet em https://portal.sas.ipca.pt e através dos quiosques multimédia interativos distribuídos na cantina do Campus e na zona de acesso aos Serviços Académicos. Brevemente estará disponível a versão mobile.

A comunicação de conteúdos digitais está assegurada por uma rede de 13 TVs e 2 vídeo walls, distribuídos pelos edifícios do Campus e dos Polos. O objetivo destes passa por criar uma rede de comunicação moderna, com capacidade para direcionar a comunicação em função do perfil dos utilizadores existente em cada espaço.

Esta plataforma foi desenvolvida em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), no âmbito do projeto FI@SAS, e financiado pelo programa SAMA de modernização administrativa, Portugal 2020, Compete 2020 e União Europeia.



MINISTRA DO TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL NA COVILHÃ

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, estará na Covilhã na próxima sexta-feira, dia 25 de setembro, para uma reunião com as IPSS do concelho. 

O encontro decorrerá no Auditório Municipal, a partir das 16H00, e terá como foco o atual contexto pandémico.

CÂMARA DE AVEIRO APRESENTA A AVEIRO TECH WEEK - Semana dedicada à tecnologia e cultura com três eventos: Criatech, Techdays Aveiro e Prisma

A Câmara Municipal de Aveiro apresenta a AVEIRO TECH WEEK, a aposta numa semana com várias ações e eventos dedicados à cultura, tecnologia e arte. A decorrer entre os dias 12 e 18 de outubro, a a Cidade de Aveiro recebe três eventos em simultâneo: o CRIATECH, o TECHDAYS Aveiro e o PRISMA / Art Light Tech, cultura, tecnologia e arte, através de festivais, exposições, conferências, laboratórios e outras experiências.

Uma semana com o carimbo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da iniciativa Aveiro Tech City e no âmbito do Plano Estratégico Para a Cultura 2019-2030 e no âmbito da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultua 2027 e do projeto Aveiro STEAM City.

Esta é uma edição especial, que cumpre todas as normas de sanitárias exigidas pela Direção Geral da Saúde e pela Autoridade Local de Saúde.

Criatech

De 12 a 18 de outubro, Aveiro será palco da 4.ª edição do Criatech, festival organizado pelo Teatro Aveirense e que estabelece um diálogo entre a criatividade digital, a tecnologia e o património histórico da cidade.

Com uma aposta numa programação diversificada, experimentalista e de qualidade, o Criatech irá ao encontro do público geral e especializado, apresentando obras de autores de renome, entre figuras nacionais e internacionais. Os projetos apresentados pretendem reforçar o elo de ligação entre a arte, a tecnologia e a criatividade, desafiando os espetadores através de diversas instalações e performances. Ao mesmo tempo, o Criatech vai procurar questionar a relação e a importância da tecnologia na sociedade e da sua relação com o espaço público e patrimonial.

Techdays Aveiro

A 6.ª Edição do Techdays estende-se até ao centro da Cidade de Aveiro com uma nova configuração resultante do crescimento e sucesso das edições anteriores. O evento assume um formato mais próximo da comunidade, para demonstrar a utilização da tecnologia na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, e de forma transversal em áreas como a mobilidade, energia, educação, cultura ou ambiente.

Esta edição do Techdays dará visibilidade à importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. É neste novo contexto de evolução, e com uma nova e inovadora configuração, que se torna fundamental aproximar pessoas, empresas, institutos de investigação e soluções da última geração tecnológica em contexto real, onde será possível assistir a demonstrações de como viver e trabalhar na cidade numa nova realidade digital e conectada.

Além de talks sobre os temas mais atuais na área da inovação e tecnologia, esperam-se muitas novidades, como os workshops, demonstrações e as atividades de promoção da educação, em particular das competências STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths), e uma área reforçada de gaming.

A Cidade abre-se aos visitantes da semana como palco para apresentação, exibição e exploração de novos conceitos e projetos trazidos pelos parceiros da iniciativa, aos quais se vão juntar as demonstrações desenvolvidas pelos projetos finalistas do concurso Aveiro 5G Challenges e dos projetos do concurso Aveiro Urban Challenges.

Prisma / Art Ligh Tech

Destaque ainda para a segunda edição do Prisma / Art Light Tech, nos dias 16 e 17 de outubro. O Prisma assume a luz como sua matéria-prima, criando um roteiro de obras artísticas no espaço público. Também organizado pelo Teatro Aveirense, este festival combina diversas obras de arte contemporânea, entre projeções, instalações e peças de som e luz, apresentadas em vários espaços da cidade, com a presença de artistas de referência internacional. O Prisma trará à cidade um ambiente estimulante e animado, convidando à exploração e (re)descoberta da cidade através de uma nova luz. O festival volta a dar um contributo importante para o crescimento das indústrias criativas em Aveiro, com ações que promovem a cooperação entre criativos, estudantes, artistas e empresas. O Prisma quer dar ainda um contributo para a boa gestão ambiental, chamando a atenção para a eficiência energética e convidando ao uso dos modos suaves de mobilidade.


Uma semana de tecnologia e de cultura

Durante sete dias de outubro em Aveiro, um vasto conjunto de ações, conferências, exposições, instalações de luz, som, artes digitais e performances, irão reforçar o posicionamento do Município e colocar Aveiro como epicentro da rota tecnológica, num processo em crescendo de afirmação como polo de atração para as indústrias tecnológicas e criativas.

CRIATECH – Criatividade Digital e Tecnologia

12 a 18 de outubro

www.criatech.pt | www.facebook.com/criatechdigital

Acesso Gratuito

TECHDAYS AVEIRO – Building Our Future

12 a 18 de outubro

www.techdays.pt | www.facebook.com/techdaysaveiro

Acesso Gratuito

PRISMA / Art Light Tech

16 e 17 de outubro

prisma.aveiro.pt | https://www.facebook.com/prisma.aveiro/

Acesso Gratuito