quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Sociedade Ponto Verde lança desafios de reciclagem nos pacotes de açúcar da Delta Cafés



É sob o mote “Quem sou eu?” que a Sociedade Ponto Verde (SPV) dá a conhecer a sua mais recente coleção de pacotes de açúcar criada em parceria com a Delta Cafés, que visa desafiar os conhecimentos dos portugueses sobre a reciclagem.
Mas esta não é uma edição colecionável qualquer. Trata-se de uma edição especial de 20 pacotes de açúcar de diferentes cores, com ícones e mensagens criativas, que têm muito para contar: de um lado têm uma adivinha, do outro a solução para essa e muitas outras perguntas.
“Dou sempre a cara e digo o que vai lá dentro”, “Levo tudo comigo, mas sei separar as coisas” ou “Sou um chimpanzé e sei tudo sobre reciclagem” são algumas das adivinhas que poderá encontrar em momentos de pausa para café. Estas surgem acompanhadas por curiosidades sobre a separação de resíduos em Portugal, de modo a permitir clarificar possíveis dúvidas do quotidiano, nomeadamente sobre a colocação de embalagens nos ecopontos.

“É para nós um motivo de grande orgulho poder contar com o apoio de parceiros como a Delta Cafés nesta missão de sensibilização em torno da reciclagem. Pretendemos continuar a inovar a forma como comunicamos com os diferentes públicos e apostar em canais que gerem proximidade e permitam passar mensagens de forma simples e clara, recorrendo a diferentes formatos, de que são exemplo as adivinhas e curiosidades”, refere Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

“A Sustentabilidade está, desde sempre, presente no nosso ADN, e como tal, é para nós prioritário incentivar e promover comportamentos responsáveis alinhados com a nossa estratégia. Esta iniciativa demonstra que, de forma criativa, podemos sensibilizar os consumidores, alertando para a importância da reciclagem, em prol de um mundo melhor e ecologicamente equilibrado”, sublinha Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

Distribuídos em restaurantes e cafés de norte a sul do país, os pacotes de açúcar que compõem esta 5ª edição têm como missão relembrar os portugueses da importância de reciclar, independentemente da circunstância ou do lugar onde se encontrem.
Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Professor da ESAC agraciado pela CIGR com título de Vice-presidente Honorário



O professor da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), José Manuel Gonçalves, viu ser-lhe atribuído pela International Commission of Agricultural and Biosystems Engineering (CIGR), por ocasião do XX World Congress, realizado em Kyoto, Japão, o título de Vice-presidente Honorário.
O título foi-lhe atribuído como reconhecimento da “excelente liderança como ex-presidente da Seção I da CIGR", cargo que assumiu de 2019 a 2022.

Na Seção I: Terra e Água da CIGR, José Manuel Gonçalves, desempenhou funções de editor de seção da "Agricultural Engineering International: CIGR Journal", a partir de 2012; de Presidente (Chair), no mandato 2019-2022; de Secretário (Secretary), no mandato de 2014-2018; e de Membro do Conselho (Board Member) de 2007 a 2022, integrando este órgão na figura de Membro Honorário Permanente (Permanent Honorary Member) a partir de 2023.
Sobre a CIGR

A CIGR foi fundada em 1930 e a sua abreviatura decorre da designação original "Commission Internationale du Génie Rural". Trata-se de uma federação mundial que reúne, na forma de sistema de rede, associações, sociedades, corporações e indivíduos nacionais, regionais e multinacionais, que trabalham em ciência e tecnologia aplicada aos diferentes campos da Engenharia Agrícola e de Biossistemas.

O objetivo geral da CIGR é atender, a nível mundial e por intermédio dos seus membros, as necessidades da humanidade, promovendo o entendimento mútuo, a melhoria e a racionalização dos sistemas de produção biológica sustentáveis. Ao mesmo tempo, a CIGR coloca grande ênfase na proteção da natureza e do meio ambiente, bem como na gestão da paisagem, através do avanço da engenharia e ciências associadas para serem adequadamente aplicadas à agricultura, horticultura, silvicultura, aquacultura, paisagismo e processamento de produtos relacionados.

O desenvolvimento das diversas áreas científicas e técnicas relativas à Engenharia Agrícola e de Biossistemas é assegurado pelas Seções Técnicas da CIGR, que se organizam em domínios específicos da ciência e tecnologia, como órgãos de trabalho, que dinamizam e dão visibilidade ao trabalho técnico-científico da CIGR. A título de exemplo, são organizadas anualmente conferências internacionais inter-regionais para debate e disseminação de resultados de avanços técnicos e científicos e é publicada a revista “Agricultural Engineering International: CIGR Journal”, com alto relevo na divulgação de trabalhos técnico-científicos de países em desenvolvimento.

Isabel Silva

Frio deixa três distritos sob aviso amarelo até sexta-feira

 As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -4 graus Celsius (em Bragança) e os 5 (em Lisboa e Faro).
Os distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco estão esta quinta e na sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os três distritos vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima até às 10h00 de sexta-feira.
O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente tempo frio, com céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado, formação de geada, em especial no interior, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima, em especial no litoral.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -4 graus Celsius (em Bragança) e os 5 (em Lisboa e Faro) e as máximas entre os 09 (na Guarda) e os 17 (em Aveiro e Braga).

Fonte: Lusa

Anadia | Concurso Jovens Empreendedores com candidaturas abertas

 Candidaturas podem ser apresentadas até 30 de junho

O período para apresentação de candidaturas à segunda edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio - Jovens Empreendedores, teve início neste 1 de fevereiro, e decorre até ao dia 30 de junho. A iniciativa, promovida pelo Município de Anadia, é dirigida a jovens empreendedores, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, residentes no concelho de Anadia.

O concurso tem como objetivo estimular o espírito de dinamismo e de iniciativa nos jovens promovendo o seu empreendedorismo. Pretende-se ainda promover a angariação de ideias e de projetos empreendedores, os quais devem demonstrar a sua exequibilidade prática e o potencial económico do projeto em questão. Os projetos podem ser apresentados em nome individual ou em grupo, desde que não exceda o número de cinco elementos.

As ideias a concurso deverão ser inovadoras, exequíveis e apresentar vantagens competitivas e de interesse económico, valorizando-se o caráter de inovação e diferenciação, a exequibilidade da mesma, bem como o potencial interesse para o desenvolvimento da comunidade onde se insere.
As candidaturas devem ser apresentadas através do preenchimento de um formulário disponível em www.cm-anadia.pt, juntamente com os documentos necessários à apresentação do projeto, dirigido à Presidente da Câmara Municipal, através do endereço eletrónico geral@cm-anadia.pt. Os projetos serão avaliados de acordo com o grau de inovação da ideia, exequibilidade da ideia, resposta a uma necessidade identificada/problema detetado e impacto económico.
Ao concorrente vencedor será atribuído um prémio pecuniário no valor de 2.500,00€ e caso queira empreender o projeto, terá ainda a possibilidade de alojamento na incubadora municipal do Curia Tecnoparque, pelo período de um ano, bem como o direito aos demais serviços de apoio a prestar pelo GAEE – Gabinete de Atendimento às Empresas e ao Empreendedor.