segunda-feira, 2 de março de 2020

Lampreia é Festival em Valença de 13 a 15 de Março

Festival Gastronómico
 
É apreciador de lampreia? 13 a 15 de março, chega o desejado Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”, na comunidade de pescadores de São Pedro da Torre. Para os apreciadores é uma oportunidade única de se deliciar com os cinco sabores da lampreia.
Arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno e lampreia seca qual a sua preferida?
Cinco Sabores de Lampreia
No prato cinco sabores, ou individualmente, é possível saborear as cinco formas de apresentar a lampreia neste festival, tudo com a marca habitual da tradição local.
Tradição e Especialização
A arte de preparar a lampreia tem saber, tradição e uma mão cheia de segredos.
Aqui os pratos são elaborados com tradição por cozinheiros especializados, verdadeiros guardiões dos segredos seculares deste saber e arte que tem passado de geração para geração.
Lampreia do Rio Minho é a Melhor do Mundo
Os mais afamados gastrónomos consideram a lampreia do rio Minho a melhor do mundo e este festival é a oportunidade para a saborear.
Pescada Artesanalmente como há séculos
Em Valença a pesca à lampreia é artesanal, desenvolvida sobretudo pelas comunidades de pescadores de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo. As redes de tresmalho retiram do rio a lampreia vivaça e com toda a qualidade.
A Nossa Lampreia é Batida
Pescada nas últimas semanas a lampreia estagia já nos tanques da Associação Sabores do Rio Minho, em água corrente. A técnica é antiquíssima e conhecida por “bater a lampreia”, um modo que enrije-se a sua carne, o que permitirá, aquando da sua confeção, pratos de excelência.
Novas Receitas
Aliada à tradição e aos emblemáticos cinco pratos, que fazem a história deste festival, os visitantes tem a oportunidade de descobrir as novas tendências de confeção da lampreia. Durante os três dias estão programados um showcooking e degustação de lampreia.
Sabores da Lampreia é uma genuína festa gastronómica valenciana que, ano após ano, se tem afirmado como o maior evento gastronómico da região dedicado à lampreia.
Programa do Festival
13 de março
11H: Inauguração Oficial
12H/15H: Serviço Almoço
12H/14H: Degustação “Isto Também é Lampreia” - EPRAMI
16H/19H: Petiscos e Tapas
19H/24: Serviço de Jantar
24H: Encerramento
14 de março
11H30: Degustação “Isto Também é Lampreia”
12H/15H: Serviço Almoço
16H/19H: Petiscos e Tapas
19H/24: Serviço de Jantar
24H: Encerramento
15 de março
09H: Trilho Sabores da Lampreia
11H30: Degustação “Isto Também é Lampreia”
12H/15H: Serviço Almoço
16H/19H: Petiscos e Tapas
19H: Encerramento

UM DOS GRANDES AUTORES PORTUGUESES DA ATUALIDADE NO CAFÉ LITERÁRIO


Nuno Camarneiro, um dos grandes escritores portugueses da atualidade, será o convidado do Café Literário que se realiza no próximo dia 5 de março (quinta-feira), pelas 21h30, no Café Centro Cívico. 

Nuno Camarneiro nasceu na Figueira da Foz em 1977. Licenciou-se em Engenharia Física pela Universidade de Coimbra, trabalhou no CERN e doutorou-se em Ciência Aplicada ao Património Cultural pela Universidade de Florença. Atualmente desenvolve a sua investigação na Universidade de Aveiro e é docente no Departamento de Ciências da Educação e do Património da Universidade Portucalense. Em 2011 publicou o seu primeiro romance, "No Meu Peito Não Cabem Pássaros", saudado pela crítica, publicado também no Brasil e em França. Foi o primeiro autor escolhido pela B.M. de Oeiras para participar no Festival do Primeiro Romance de Chambéry, em França. Publicou um texto na prestigiada Nouvelle Revue Française na rubrica Un mot d’ailleurs e tem diversos contos em revistas nacionais e estrangeiras. Em 2012 venceu o Prémio Leya com o romance "Debaixo de Algum Céu", já traduzido em italiano e brevemente em francês. Mantém, desde 2009, o blogue “Acordar um Dia”, no qual tem vindo a publicar a sua poesia e micronarrativa. 

A apresentação da obra e do autor, nesta iniciativa cultural promovida mensalmente pela Câmara Municipal da Covilhã, estará a cargo das professoras Albertina Leitão e Celina Vieira.

De 05 de março a 17 de abril

EXPOSIÇÃO “VAMOS SER GEOPARQUE ALGARVENSIS: O QUE É ISSO?” PASSA PELO CONCELHO DE SILVES

A exposição “Vamos ser Geoparque Algarvensis: o que é isso? Um território aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO” inicia a sua primeira itinerância pelo concelho de Silves, no dia 5 de março, onde permanecerá até ao dia 17 de abril. Dar a conhecer à população local o Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira e convidar as pessoas a envolverem-se no projeto, uma vez que “os Geoparques são para as pessoas e com as pessoas”, são alguns dos principais objetivos da iniciativa.
A exposição começa a sua itinerância no concelho de Silves na Escola Secundária de Silves, no próximo dia 5 de março, pelas 19h00, onde permanecerá até 12 de março; seguindo para os seguintes locais:
» Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines: de 14 a 20 de março;
» Escola Básica 2,3 de Algoz: de 23 a 27 de março;
» Pólo de Educação ao Longo da Vida de São Marcos da Serra: de 10 a 12 de abril, durante a Feira do Folar;
» Escola Básica 2, 3 Dr. António da Costa Contreiras (Armação de Pêra): de 14 a 17 de abril
Em todos os locais de itinerância, a abertura da exposição contemplará uma sessão de esclarecimento sobre o projeto Geoparque Algarvensis. Acresce referir que após a passagem pelas freguesias anteriormente referidas, a exposição regressará às restantes freguesias do concelho de Silves em datas a anunciar oportunamente.
Relembramos que o Geoparque Algarvensis é um projeto ambicioso e estratégico para o desenvolvimento sustentável do território mais interior e rural que, partindo do património geológico aliado a outros aspetos do património natural e cultural, visa dar novas vidas a este território, tornando-o num destino apetecível para viver, visitar e investir, de modo sustentado e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O território Algarvensis, através das histórias gravadas nas suas rochas e paisagens, conta vários capítulos da história do Planeta Terra, permitindo uma viagem no tempo de 350 milhões de anos. Evidenciam-se inúmeros episódios e fenómenos naturais e culturais com testemunhos neste território. No concelho de Silves, na faixa São Bartolomeu de Messines - Amorosa – Vale Fuzeiros, encontra-se a maior expressão do conhecido “Grés de Silves” que regista o arrasamento de uma antiga cadeia montanhosa e o posterior nascimento do oceano Atlântico, com a deriva relativa da Europa, de África e da América. Complementarmente, na área protegida da Rocha da Pena, em Loulé, existe o geossítio de relevância internacional que motiva a criação do Geoparque Algarvensis – a Jazida fossilífera do Metoposaurus algarvensis –, que ajuda a conhecer as condições ambientais e a fauna existentes na altura da origem do “Grés de Silves”, há 230 milhões de anos. Dando continuidade à longa história da Terra gravada neste território, em Albufeira, no Planalto do Escarpão e na zona onde se instalou a Ribeira de Quarteira, afloram rochas calcárias com fósseis de organismos que testemunham o mar tropical do tempo dos dinossauros que ali existiu, no período Jurássico, há 164 a 145 milhões de anos.
É importante perceber que um Geoparque Mundial da UNESCO não é um parque geológico, mas sim um projeto para o desenvolvimento sustentável de um território, onde se promove nos seus habitantes o sentimento de orgulho no seu património material e imaterial e fortalece a sua identificação e ligação com o território. É, ainda, importante realçar que num geoparque todo o património natural e cultural faz parte de uma estratégia baseada no conhecimento, na educação, na formação, no desenvolvimento económico sustentável, na conservação e no bem-estar dos residentes.
O Geoparque Algarvensis é um projeto inclusivo e que depende do envolvimento das pessoas. Por isso, convidam-se todos a conhecer este projeto e a ser embaixadores do Geoparque Algarvensis.

Castelo de Paiva | Nas instalações da Junta de Freguesia


SANTA MARIA DE SARDOURA GANHOU UM NOVO SERVIÇO MULTIBANCO
 

Desde a passada sexta feira, a vila de Santa Maria de Sardoura, em Castelo de Paiva, passou a dispôr de um novo serviço ATM- Multibanco, disponibilizado nas instalações da Junta de Freguesia, um terminal bancário instalado através de parceria estabelecida com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo e que se junta a outros serviços públicos já disponíveis nesta freguesia paivense, nomeadamente ao serviço Multibanco já existente na localidade de Cruz da Carreira.


Na cerimónia inaugurativa, realizada ao fim da tarde, esteve o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, o autarca local Ricardo Cardoso, os vereadores António Rodrigues e José Manuel Carvalho, o representante da CCAG de Castelo de Paivapara além de outros autarcas locais, funcionários e população.

 “Continuamos a apostar na melhoria da qualidade de vida para a nossa gente, e estamos a desenvolver esforços para dinamizar e desenvolver a freguesia, concretizando equipamentos e serviços públicos de modernidade, que ajudam a facilitar a vida à população “, referiu a propósito Ricardo Cardoso, destacando a título de exemplo, o sucesso que tem tido o balcão de Atendimento público do Espaço do Cidadão.

Recorde-se que, a freguesia de Santa Maria de Sardoura tem uma população de mais de 2600 habitantes, e inaugurou em Fevereiro de 2019, o Espaço do Cidadão, um serviço de atendimento público que tem tido bastante procura, sendo que, no ultimo mês, recebeu mais de 200 pessoas para tratar de assuntos junto dos serviços dos diversos organismos da Administração Central.

Carlos Oliveira

Aveiro | CRIANÇAS ABRIRAM AS PORTAS DA NOVA ESCOLA DO 1.º CICLO DE SÃO BERNARDO



Assinalamos hoje o primeiro dia em que as Nossas Crianças da Escola do 1º Ciclo de São Bernardo Nº 2, e respetivos Professores e Assistentes Operacionais, tiveram a possibilidade de estrear e começar a usar as instalações da nova Escola, sendo por isso um dia muito importante para toda a Comunidade Educativa de São Bernardo e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves.

A nova Escola Básica de São Bernardo, um investimento global da CMA de 1 milhão de euros com comparticipação da União Europeia através do FEDER no valor de 763.253,73€, é um edifício de arquitetura contemporânea que oferece espaços confortáveis e luminosos. Constituída por oito salas distribuídas por dois pisos, conta também com uma sala polivalente com galeria superior e com importante nota ambiental e de eficiência energética possui painéis solares no telhado para fornecimento de energia.

Com este importante passo ficamos mais perto de ter concluída a obra no seu todo, seguindo-se nas próximas semanas o desmantelamento dos monoblocos que funcionaram como Escola durante 9 anos, com todas as limitações de qualidade, conforto e outras bem conhecidas de todos os que por lá passaram nos últimos anos. Com o desmantelamento dos monoblocos vamos disponibilizar toda essa zona como recreio coberto para as Crianças do 1º ciclo, concluindo assim os trabalhos da nova Escola.
Aproveitamos este momento para agradecer toda a compreensão ao Corpo Docente, Não Docente e Encarregados de Educação, pelo apoio dado ao longo deste período, sempre difícil e perturbador no normal funcionamento de uma Escola, mas que como se poderá constatar nos próximos dias, bem justificado pelas excelentes condições de trabalho que a partir de hoje estão ao dispor da Comunidade Escolar de São Bernardo Nº2.

No dia de hoje honramos o compromisso assumido com o Agrupamento de Escolas José Estevão, com os Docentes e Não Docentes, com os Encarregados de Educação e, acima de tudo, com as Crianças, em acabar com a pior Escola do Município e propiciar todas as condições para que todos possam trabalhar com mais qualidade.

A partir de amanhã, dia 3 de março (terça-feira), a entrada das Crianças passará a ser realizada pela nova portaria do novo edifício escolar.

Dedicação e Determinação levaram construção a “bom porto”
Esta tem sido uma obra muito complexa de gerir, fruto do Empreiteiro que ganhou o Concurso Público para a construção, o qual passou e continua a passar por uma situação financeira e estrutural frágil, com escassez de meios que fez prolongar exageradamente o tempo de execução desta empreitada.

No início do mandato anterior (2013/2017) e dada a situação inadmissível da “Escola provisória de contentores”, decidimos projetar e construir uma Escola Nova, para o que foi necessário, recolher apoios locais nomeadamente do Agrupamento de Escolas, conseguir o acordo do Ministério da Educação para localizar a Escola Nova no recinto da EB 2,3, o financiamento dos Fundos Comunitários do Centro 2020, realizar o projeto, lançar e gerir o concurso público da obra, e após a receção do visto do Tribunal de Contas, iniciar a obra.
Trata-se de uma importante empreitada para a rede escolar do Município de Aveiro sendo que toda a intervenção teve o acompanhamento regular por parte da Câmara Municipal de Aveiro (dono da obra) e do Agrupamento de Escolas José Estêvão, de forma a serem tomadas todas as medidas que se justificaram necessárias ao longo da obra, de modo a minimizar todos os incómodos que uma intervenção desta dimensão sempre acarreta.

Góis | Sessão de Esclarecimento - Coronavírus - 5 de Março 21h00



Marinha Grande | inaugura exposição “Trilogia Vítrea”


O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, situado no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, inaugura a exposição “Trilogia Vítrea”, que se realiza no dia 7 de março (sábado), pelas 16h00, cuja entrada é livre.
A exposição resulta da investigação de pós-doutoramento das docentes universitárias Lúcia Castanho e Viga Gordinho, oriundas do Brasil, e da estagiária Kresti Keva da Estónia.

O vidro é o elo unificador do trabalho desenvolvido, à volta da ideia de fragilidade e transparência, numa procura de resultados imbuídos de poética e sentido estético.

Trabalhos estruturados e cimentados em experimentações, testando e manuseando o material vítreo, até à obtenção de resultados pretendidos, agora expostos e portadores de linguagens cada uma a seu modo, testemunhando o cunho e identidade de cada artista.
A exposição “Trilogia Vítrea” fica patente de 7 de março a 26 de abril de 2020, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30).

Porto de Mós | Município reforça equipamento desportivo para escolas de 1º ciclo

O Município de Porto de Mós investiu cerca de €3000 em reforço de equipamento para a prática da expressão físico-motora, nas escolas do 1º ciclo do concelho.

No âmbito da promoção da atividade física e no sentido de dotar as escolas com o material necessário para a preparação e realização das provas de aferição do 2º ano, foram entregues no dia 27 de fevereiro, em todas as escolas públicas do 1º ciclo, material desportivo variado, tal como bancos suecos, colchões de ginástica, arcos, bolas lisas, bolas de voleibol, bolas de ténis e cordas de saltar. Esta ação tem, ainda, como objetivo apetrechar os espaços escolares aumentando o número de equipamentos disponíveis e substituindo os equipamentos obsoletos.

Segundo os princípios orientadores do programa do 1º ciclo, na área da expressão físico motora, a atividade física-educativa oferece aos alunos experiências concretas necessárias às abstrações e operações cognitivas inscritas nos programas de outras áreas, preparando os alunos para a sua abordagem ou aplicação.

Esta ação assegura, por isso, a criação de condições favoráveis ao desenvolvimento social da criança.

Patrícia Alves

Marco Ferreira vence concurso de Castro Verde - 1

Após a realização da segunda prova da Campanha 2020, José Oliveira continua líder da Classificação Geral de Concorrentes, liderando o Troféu Crédito Agrícola a equipa Nuno & Filho. 

Marco Ferreira venceu a prova de Castro Verde - 1, totalizando no final 526 pontos. Esta prova de velocidade do calendário da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e integrada no calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, permitiu ao associado José Oliveira, cimentar o primeiro lugar da Classificação Geral de Concorrentes, conquistando a segunda posição na mesma classificação a equipa Nuno & Filho, alcançando igualmente, o primeiro lugar do Troféu Crédito Agrícola, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas: 

Prova – Castro Verde - Velocidade 
Prova – Castro Verde (253 kms – Velocidade) 

1º lugar – Avelino Soares - B – 575 pontos; 2º - Matias & Vila Nova - 571; 3º - José Oliveira – 559; 4º - Nelson Rainho - 550; 5º - António Oliveira - 549; 6º - Nuno & Filho - 543; 7º - José Rossa Ribeiro - 541; 8º - Nelson Rainho - 533; 9º - Humberto Carvalho - 532; 10º - Lusitano Espinhal - 531. 

Classificação Geral de Concorrentes 
1º lugar – José Oliveira – 1136 pontos; 2º - Nuno & Filho - 1109; 3º - Matias & Vila Nova – 1087; 4º - Humberto Carvalho - 1081; 5º - António Oliveira - 1074; 6º - José Rossa Ribeiro – 1072; 7º - Emanuel Ventura - 1070; 8º - Lusitano Espinhal - 1048; 9º - Emanuel Ventura - 1033; 10º - Vitor Ferreira - 1020; 11º - Marco Ferreira - 1002; 12º - Nuno & Filho - 997; 13º– Gonçalo Paião – 996; 14º - Euclides Pimenta - 994; 15º - Nelson Rainho - 993; 16º - José Rossa Ribeiro - 991; 17º - Nuno & Filho - 975; 18º - Francisco Santos - 947; 19º - Nelson Rainho - 916; 20º - José Cunha – 898; 21º - José Vinagreiro - 885; 22º - Cidálio Salvador - 884; 23º - José Oliveira - 882; 24º Manuel Barreto - 878; 25º - Fernando Pereira - 837; 26º - Avelino Soares - B - 834; 27º - Luciano Amaral – 815; 28º - Manuel Frade - 800; 29º - Fernando Ferreira - 799; 30º - Fábio Cruz - 785; 31º - Lusitano Espinhal - 770; 32º - Vitor Ferreira – 734; 33º - Jorge Monteiro – 725; 34º - José Santos – 701; 35º - António Oliveira – 684; 36º - Romeu Estarreja –681; 37º - Avelino Soares - 662; 38º - Manuel Barreto - 660; 39º - Fábio Cruz - 616; 40º - Cesar Rainho – 564; 41º - Matias & Vila Nova – 476; 42º - José Cunha – 465; 43º - Romeu Estarreja – 373; 44º - Manuel Neto – 337; 45º - Manuel Nunes – 284; 46º - António Santos – 251; 47º - Jorge Monteiro – 9238; 48º - António Sargaço – 188; 49º - Fernando Cruz – 79.

Troféu Crédito Agrícola 
1º - Nuno & Filho – 547 pontos; 2º - Nelson Rainho – 498; 3º - Vitor Ferreira – 497.

Megas regionais de atletismo no Estádio da Marinha Grande

Resultado de imagem para Megas regionais de atletismo no Estádio da Marinha Grande
O Estádio Municipal da Marinha Grande recebe no dia 5 de março, a partir das 09h15, o Campeonato de Desporto Escolar “Megas de Atletismo” - Fase CLDE, para apuramento dos representantes do distrito no Campeonato Nacional.

A iniciativa é organizada pelo Desporto Escolar, em parceria com a Associação Distrital de Atletismo de Leiria e Câmara Municipal da Marinha Grande.

As provas realizam-se na Pista de Atletismo Raimundo Santos, sendo o programa o seguinte:

9h15 . Receção das Comitivas e Abertura do Secretariado

CORRIDAS
10h00 40m – Eliminatórias Infantis A Masc
40m – Eliminatórias Infantis A Fem.
40m – Eliminatórias Infantis B Masc
40m – Eliminatórias Infantis B Fem.
40m – Eliminatórias Iniciados Masc
40m – Eliminatórias Iniciados Fem.
40m – Eliminatórias Juvenis Masc
40m – Eliminatórias Juvenis Fem.

12h30 Km Infantis A Masculinos
Km Infantis A Femininos
Km Infantis B Masculinos
Km Infantis B Femininos
Km Iniciados Masculinos
Km Iniciados Femininos
Km Juvenis Masculinos
Km Juvenis Femininos

14h00 40m – Final Infantis A Masculinos
40m – Final Infantis A Femininos
40m – Final Infantis B Masculinos
40m – Final Infantis B Femininos
40m – Final Iniciados Masculinos
40m – Final Iniciados Femininos
40m – Final Juvenis Masculinos
40m – Final Juvenis Femininos

CONCURSOS – MEGA SALTO / LANÇAMENTO

10h30 Salto Juvenis Masculinos
Salto Juvenis Femininos
Lançamento Iniciados Masc
Lançamento Infantis B Masc

11h30 Salto Infantis A Masculinos
Salto Infantis A Femininos
Lançamento Iniciados Fem
Lançamento Infantis B Fem

12h30 Salto Infantis B Masculinos
Salto Infantis B Femininos
Lançamento
JuvenisFemininos
Lançamento Infantis A Fem

13h30 Salto Iniciados Masculinos
Salto Iniciados Femininos
Lançamento
JuvenisMasculinos
Lançamento Infantis A Masc.

Castelo de Paiva | INICIATIVA DECORRE NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA

CÂMARA DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE  4º FESTIVAL DA LAMPREIA JUNTO AO CAIS DE BOURE
Evento já é uma referência gastronómica na região

Aproveitando o excelente enquadramento paisagístico da zona ribeirinha de Boure / Sardoura, junto ao Rio Douro, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover, no próximo fim de semana , o 4º Festival da Lampreia e do Sável, um evento gastronómico orientado para a degustação desta iguaria da cozinha regional, tão presente no concelho e uma das mais emblemáticas da tradição culinária portuguesa.
Com este evento promocional, que tal como na anterior edição, ganha mais um dia, e que será realizado numa tenda gigante aquecida, instalada junto ao rio, a autarquia paivense pretende que a iniciativa possa ganhar potencial e ser uma referência em termos turísticos, aproveitando o facto da lampreia continuar a ser uma iguaria apetecível, com forte tradição no concelho e que motivará a visita de muitos apreciadores ao território.
A cerimónia de abertura do festival está marcada para as 17 horas de Sexta Feira, com o registo de intervenções e jornadas gastronómicas nos dois restaurantes do certame, a Casa do Zé e O Pinhal, com animação musical a cargo da Nel Marçal&Amigos, depois a actuação da Escola de Música de Sardoura, seguindo-se o Grupo de Guitarras de Penafiel, e a apresentação do Duo João Paulo e Carina.
No Sábado, o festival arranca com as jornadas gastronómicas e a apresentação às 14h00 do Concurso Sobremesas de Payva, enquanto à hora do jantar acontecem as actuações do Grupo Aromas do Douro e às 22 horas animação a cargo do “entertainer” Bruno Falcão, sendo que, para Domingo, depois das jornadas gastronómicas do almoço, o festival apresenta o espectaculo “ Festa Total “ com Ricardo Ramalho, estando o encerramento marcado para as 19 horas.

Para além da confecção do sável, como prato sazonal, a lampreia à mesa com arroz ou à bordalesa será o mote deste festival, servida a preços mais apeteciveis, perspectivando –se uma jornada gastronómica com forte adesão de participantes, que contará com um programa de animação musical nos três dias do certame, protagonizado pela actuação grupos locais e animação de rua, voltando nesta edição, a ser feita um aposta forte nas boas colheitas dos vinhos verdes da Sub Região de Paiva.

Para o presidente da autarquia, Gonçalo Rocha, esta iniciativa municipal apresenta-se como uma forma de " promover a gastronomia e os vinhos locais, pois somos uma região com tradições e a lampreia é uma delas, até porque, o produto gastronomia e vinhos é extremamente importante para a divulgação do que melhor temos em Castelo de Paiva e a lampreia é um bom exemplo disso “, recordando o autarca, a título de exemplo que, no âmbito dos Fins de Semana Gastronómicos, o município já chegou a contemplar uma jornada dedicada aos apreciadores deste ciclóstomo.

“É importante que venham comprovar e sentir este valor gastronómico, enquanto marca identitária e cultural, pois é fundamental para promover o território e potenciar o desenvolvimento local, sendo que, este apelo gastronómico, também é uma oportunidade para mostrar o património cultural desta terra ”, evidenciou o edil paivense, deixando o convite à participação e destacando a oportunidade única para degustar lampreia a preço justo, associada aos melhores vinhos verdes produzidos no concelho e à doçaria tradicional.

Carlos Oliveira

Instalações apelam aos sentidos no centro de Águeda


Integradas na programação em rede “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos”, as estruturas ficarão montadas no centro da Cidade 

No âmbito da programação em rede “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos”, que engloba as autarquias de Águeda, Idanha-a-Nova, Lousã, Óbidos e S. Pedro do Sul, foi implementada uma instalação artística na passagem pedonal da Rua Eng.º Júlio Portela e ainda renovada a imagem do Jardim da Venda Nova, no centro da Cidade de Águeda. Um trabalho que esteve a ser desenvolvido durante os últimos dois meses, que teve como tema de fundo o som e cujas criações vão ficar instaladas durante este ano. 

“Este trabalho artístico dá nova vida a espaços e recantos da cidade que podem ser usados por todos de uma forma lúdica e continuada, desperta os sentidos, apela a uma vivência comunitária e fomenta o espírito criativo”, salientou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda. 

Em Águeda, este projeto passou pela criação de um conjunto de instalações visuais e sonoras que visam dar um ambiente único na zona histórica da cidade. Designado de “Cinco sopros para uma paisagem”, a parte sonora deste conjunto artístico é da autoria de Filipe Faria que pretende mostrar, numa perspetiva contemporânea, as semelhanças e diferenças entre o registo do som e a conceção artística. 

Para além da instalação sonora, que dá som às vozes das cinco regiões, foi feita uma intervenção criativa no Jardim da Venda Nova, uma requalificação a cargo do Coletivo Nora que transformou um local esquecido num espaço de encontro e partilha por parte dos visitantes. A exploração dos costumes e tradições foi feita através de vários métodos, como pintura, jardinagem e instalação, convidando a comunidade a usufruir daquele recanto da Cidade. 

No âmbito deste projeto, a passagem pedonal junto ao referido jardim transformou-se num túnel de espelhos, uma instalação criada pela Dupla/mente que, além de requalificar a zona pedonal, reforça a imagem de Águeda enquanto cidade criativa. Neste túnel, cinco espelhos (que dão “voz” aos cinco municípios envolvidos no projeto) têm efeitos distorcidos, provocando risos a quem se refletir neles e a quem com eles se atrever nesta aventura pela Cidade de Águeda. 

Refira-se que “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos” é um projeto coordenado pelo Município de Idanha-a-Nova, realizado em co-promoção com os Municípios de Águeda, Lousã, Óbidos e S. Pedro do Sul, pretendendo aproveitar as potencialidades e talentos de cada um dos Concelhos envolvidos, através da implementação de ações artístico-culturais, projeção da identidade territorial e captação de fluxos de turismo cultural.

Música e teatro na Casa da Cultura em março

Resultado de imagem para Casa da Cultura Teatro Stephens

No mês de março, a Casa da Cultura Teatro Stephens, situada na Praça Guilherme Stephens, apresenta espetáculos musicais e teatro para todos os públicos.

A programação para o mês de março de 2020 é a seguinte:
14 de março . 16h00
“BEBÉS EM TRANSE” com o músico de HANG DANIEL REIS
Os Concertos para Bebés são, antes de mais, concertos. Os sons nascem ao colo. Ali, no colo do Daniel, onde ele embala o seu bebé, está agora um objeto brilhante e escuro. Dá para voar, mas ele acaricia o Hang como se fosse o seu outro bebé. Brinca e baila com os braços. E depois aparece um enxame de bebés que gatinham em direção ao brilho. Ali se apaziguam num corrupio de desenhos sonoros, e depois adormecem. Alguns adormecem para ouvir melhor, outros ainda querem saber de onde nascem aqueles sons. Bebés em transe.
Ficha técnica
Voz e direcção | Paulo Lameiro
Saxofone barítono e ocarina | Alberto Roque
Saxofone alto, soprano e cavaquinho | José Lopes
Acordeão | Pedro Santos
Voz | Isabel Catarino
Voz e movimento | Inesa Markava
Solista convidado | Daniel Reis - Hang
Fotografia | Joaquim Dâmaso
Produção | MUSICALMENTE
Classificação Etária | Para todos
Duração: 45 minutos
Preço: 7,5€ (adulto+bebé palco) 5€ (plateia)

21 de março . 15h00 às 17h00
WORKSHOP SOBRE GUITARRA PORTUGUESA C/ RICARDO SILVA
O músico Ricardo Silva irá partilhar com os participantes alguns aspetos sobre a Guitarra Portuguesa. Passando pelos compositores,  construtores, evolução na construção do instrumento e as diversas técnicas de execução do mesmo, o repertório, a Guitarra de Lisboa vs Guitarra de Coimbra, entre outras temáticas.
Data: 21 de março
Público alvo | todos os que queiram saber um pouco da história da Guitarra Portuguesa
Participação gratuita sujeita a inscrição para o email:  teatro.stephens@cm-mgrande.pt

21 de março . 21h30 
Espetáculo de música com RICARDO SILVA CONTADO À GUITARRA
Entre chulas e cantes, valsas e serenatas, entre povos e sotaques, se escreve a história da guitarra. Dessa história nascem histórias, brotando das suas sementes, onde quer que elas estejam, onde quer que que elas cresçam. Entre cada nascer e pôr do sol, enamorando-se por suspiros, se vai rendendo ao encanto de cada chegada, de cada partida, de cada fuga pelo mundo. Contado à Guitarra é um livro de pequenos contos narrados pela guitarra tão portuguesa quanto o seu sentir, tão do mundo quanto a sua liberdade...
Ficha Artística |
Guitarra Portuguesa - Ricardo Silva
Guitarra Clássica - João Silva
Baixo - Carlos Almeida
Percussões - Mário Martinho
Saxofone - Rui Gonçalves
Classificação Etária | M6
Entrada gratuita sujeita à lotação da sala
Espetáculo inserido na Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural

27 de março . 21h30
Espetáculo que assinala o Dia Mundial do Teatro - Estado Zero apresenta: DE NASCENTE A POENTE encenação de Tiago Mateus
Dois homens estão sentados à espera do sinal de partida, da ordem de embarque para uma viagem sob outra condição. Inventam motivações para conseguirem aguentar a passagem do tempo – encurtá-lo através da amizade intransigente que mantêm. Sabem a regra da vida e fingem não a saber. De transgressão em transgressão, de progressão em progressão, com humor e beleza desafiam os deuses; mordendo-lhes os calcanhares, absorvendo o seu conhecimento.
Entre a neblina difusa do sonho e da realidade é-lhes, por fim, aberta a cortina para a liberdade.
Ficha Artística |
Texto, encenação | Tiago Mateus
Interpretação | Alexandre Pieroni Calado, Inês Galhardo, Maria Eduarda, Paulo Pinto e Tiago Mateus.
Apoio à encenação | Alexandre Pieroni Calado
Voz Off | Alexandre Pieroni Calado
Espaço cénico | Coletivo
Apoio técnico e ao desenho de luz | Alexandre Costa e João Pitarma.
Produção | Sílvia Moura
Classificação Etária | M16
Preço | 5€

29 de março . 11h00 e 15h00
OS IBERZITOS VÃO À MÚSICA – IV CICLO DE CONCERTOS DIDÁTICOS
“Os instrumentos de cordas e o Príncipe Sapo” dos Irmãos Grimm
O Grupo Iberomoldes e o Orfeão de Leiria com o apoio do Município da Marinha Grande promovem, pelo quarto ano consecutivo, a música clássica e o encontro de gerações, apresentando ao público marinhense o espetáculo “Os instrumentos de cordas e o Príncipe Sapo” dos Irmãos Grimm. A  interpretação fica a cargo da Orquestra de Cordas da Escola de Música do Orfeão de Leiria.
Ficha Artística |
Intérpretes da Orquestra de Cordas da Escola de Música do Orfeão de Leiria
Direção de Orquestra – Maestro Luís Casalinho
Apresentação – Mário Teixeira
Narração - Nádia Gomes
Duração: Aprox. 60m
Classificação Etária | M/6
Entrada gratuita (sujeita a levantamento de bilhete e lotação da sala)

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Marinha Grande | Limpeza de terrenos obrigatória até 15 de março

Resultado de imagem para Limpeza de terrenos obrigatória até 15 de março
A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que todos os proprietários de terrenos são obrigados a proceder à gestão de combustível, até 15 de março de 2020.

Devem ser atendido o cumprimento das seguintes regras:
1. Nos espaços florestais, os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edificações, designadamente habitações, estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas ou outros equipamentos, são obrigados a proceder à gestão de combustível numa faixa de 50 metros à volta daquelas edificações ou instalações, medida a partir da alvenaria exterior da edificação;

2. Nos aglomerados populacionais e em espaços habitacionais inseridos ou confinantes com espaços florestais, os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edificações, são obrigados a proceder à gestão de combustível, numa faixa de exterior de proteção de largura mínima não inferior a 100 metros;

3. São ainda obrigados a garantir que as copas das árvores e dos arbustos se mantenham distanciadas no mínimo 5 metros das edificações, evitando-se ainda a sua projeção sobre a cobertura dos edifícios, conforme previsto no ponto III, n.º 1 do Anexo ao diploma mencionado;

4. A gestão de combustível deve realizar-se em estrito cumprimento dos critérios enunciados no Anexo do mencionado Decreto-Lei n.º 124/2006.

O incumprimento destes deveres até ao dia 15 de março de cada ano constitui contraordenações previstas e puníveis com coimas graduadas de 280€ a 10.000€, no caso de pessoa singular e de 600€ a 120.000€, no caso de pessoa coletiva, nos termos dos nºs. 1 e 2 do artigo 38.º, do mesmo citado diploma, conjugado com o n.º 2 do artigo 150.º da Proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2020.

Os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que a qualquer título detenham prédios confinantes com as vias municipais são também obrigados, sem prejuízo da responsabilidade civil, criminal ou disciplinar das seguintes medidas:

a) A cortar os troncos e ramos das árvores e arbustos que penderem sobre as vias municipais ou ameacem desabar sobre as mesmas, com prejuízo para o transito;
b) A demolir, total ou parcialmente, ou beneficiar, as edificações que ameacem desabamento, precedendo sempre vistoria;
c) A remover da respetiva zona todas as árvores, entulhos e materiais que a obstruírem por efeito de queda, desabamento ou qualquer demolição.

Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa renuncia ao cargo

Resultado de imagem para Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa renuncia ao cargo
JN
O presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Orlando Nascimento, renunciou ao cargo, segundo uma nota hoje divulgada pelo presidente do Conselho Superior da Magistratura.
Na nota enviada à Lusa, o presidente do Conselho Superior da Magistratura, o juiz conselheiro António Joaquim Piçarra explica que a entrega de carta de renúncia “não depende de qualquer aceitação e se tornou imediatamente eficaz”.
Na última semana foi revelado que o ex-presidente da Relação de Lisboa Vaz das Neves foi constituído arguido por suspeitas de corrupção e abuso de poder no âmbito da Operação Lex, que tem como principal arguido o desembargador Rui Rangel.
Um outro caso envolve o atual presidente da Relação de Lisboa, Orlando Nascimento, por alegadamente ter autorizado o uso do salão nobre daquele tribunal para a realização de uma arbitragem (resolução privada de litígios) realizada pelo seu antecessor.
Lusa