quinta-feira, 27 de abril de 2017

A ASSOCIAÇÃO NÁUTICA E RECREATIVA DA GAFANHA DA NAZARÉ foi recebida na CAPITANIA DO PORTO DE AVEIRO





Em 26 de Abril de 2017, o Senhor Comandante da Capitania reuniu com 6 elementos dos Corpos Sociais da Associação Náutica, que foram apresentar cumprimentos e dar conhecimento das situações que afligem a nossa Associação e que descrevemos de seguida.
A Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré nasceu em 1996, estando, ininterruptamente desde essa data, ao serviço dos Desportistas Náuticos da nossa Região.
Actualmente sente algumas dificuldades, em primeiro lugar devido ao assoreamento, mas também à poluição das águas da bacia da Marina e aos obstáculos que, em vários locais da Ria, dificultam a navegabilidade das embarcações.
Apresentamos os assuntos que mais preocupam a associação:
1. Assoreamento da Marina – dificuldade da saída das embarcações, a partir da meia-maré. Já enviámos toda a documentação para a Divisão de Monitorização do Ambiente, da D-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e esperamos ter a resposta brevemente.
2. Descargas de produtos poluentes para a bacia da Marina
3. Dificuldade de navegação devido a obstáculos ou falta de sinalização, como:

a) Canal de Espinheiro – 2 montes de pedra, entre a margem norte e o meio do canal, que têm partido hélices dos motores
b) Canal do Boco ou Bacalhoeiro – formação, tipo “coral”, que tem aumentado, no lado sul da Ponte Gafanha – Aveiro, entre o meio do Canal e a margem nascente, que tem provocado acidentes
c) Canal de Ovar, com estacas delimitadoras tombadas, depois da Pousada, sendo um perigo para a navegação 
d) Canal de Mira – deficiente balizagem entre Ponte da Barra e Gafanha da Vagueira
e) Canal do Boco ou Bacalhoeiro – sem balizagem do canal de navegação, desde a Ponte da Cale-da-Vila até à Gafanha d’Aquém.
f) Assoreamento de entrada de canais, ficando absolutamente em seco nas vivas e de que damos como exemplo a Cale do Ouro, o Esteiro dos Frades e o Esteiro dos Romanos.

Bem sabemos que nem todos estes assuntos estão sob jurisdição da Capitania e por isso, solicitamos o empenho de V.Ex.cia junto das Entidades competentes, D-Geral dos Recursos Naturais, Administração do Porto de Aveiro, SIMRIA e Agência Portuguesa do Ambiente.
Com os melhores cumprimentos
Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré

Recebemos do Senhor Comandante Carlos Isabel a certeza de se interessar por todos os assuntos que apresentámos, pois são também preocupações suas e da Capitania do Porto de Aveiro.
Humberto Rocha

Voz Solidária II em prol dos Bombeiros Velhos de Aveiro



SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Litoral Centro – Comunicação e Imagem http://aveiro123.blogspot.pt/


editorlitoralcentro@gmail.com

Apresentação do livro “O Processo de Somatização: Conceitos, Avaliação e Tratamento”

Resultado de imagem para Apresentação do livro “O Processo de Somatização: Conceitos, Avaliação e Tratamento”
O Processo de Somatização: Conceitos, Avaliação e Tratamento” é o título do livro de Manuel João Quartilho que será apresentado, amanhã, dia 28 de abril, sexta-feira, pelas 18h30, na Sala Miguel Torga da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).
Na cerimónia de apresentação da obra, para além das intervenções do autor, Manuel João Quartilho, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e do presidente da SRCOM, Carlos Cortes, será interveniente o Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, António Barbosa, também Diretor do Centro de Bioética e Coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos e do Núcleo Académico de Estudos e Intervenção sobre o Luto.
Manuel João Quartilho é  Professor Auxiliar de Psiquiatria. É Coordenador do I Curso de Mestrado em Psiquiatria Cultural, organizado pela FMUC e pelos Hospitais da Universidade de Coimbra (polo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).

Navio militar russo afunda ao largo da costa turca

Um navio militar russo afundou esta quinta-feira ao largo do estreito de Bósforo, no Mar Negro, depois de colidir contra uma embarcação que levava gado. Os 78 militares russos presentes no navio foram resgatados com vida.

Navio militar russo afunda ao largo da costa turca
Um navio russo afundou após colidir com uma embarcação togolesa no Mar Negro, revelou o ministro dos transportes turcos, Ahmed Arslan. O acidente aconteceu em situações climatéricas adversas, com nevoeiro cerrado e pouca visibilidade.

As autoridades turcas enviaram embarcações de resgate para o local e todos os militares presentes no navio russo foram resgatados. Este acidente acontece numa altura em que as relações entre Rússia e Turquia se encontram em águas turvas devido a visões díspares sobre a guerra na Síria.

É frequente que navios russos passem pelo estreito de Bósforo, numa rota que tem passagem por Istambul e segue do Mar Negro para a costa mediterrânica da Síria. Na altura da colisão, o estreito encontrava-se fechado devido às condições climatéricas.

O proprietário da embarcação com bandeira togolesa congratulou-se por não ter havido perda de vidas.

Fonte: RTP

Presidente da Câmara Municipal entregou Medalha da Cidade de Cantanhede ao Papa Francisco

O presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, ofereceu ontem, 26 de abril, a Medalha da Cidade ao Papa Francisco. A oferta ocorreu no decurso da receção à comitiva de autarcas e outros responsáveis de entidades da Região Centro que se deslocou à Santa Sé para entregar a Sua Santidade a primeira de 1917 garrafas de espumante, numa edição especial promovida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada e a Associação Rota da Bairrada e a Associação Rota da Bairrada para assinalar o centenário das aparições de Fátima.
No encontro com o Papa Francisco, João Moura entregou a Medalha da Cidade de Cantanhede, “em nome de uma comunidade verdadeiramente identificada com os valores da Igreja Católica, um gesto simbólico de reconhecimento e admiração pela forma ímpar como tem exercido o seu pontificado, com espírito reformador, com humildade e simplicidade, dedicando particular atenção ‘às periferias’, ‘àqueles que estão mais esquecidos’".
Para além de João Moura, a comitiva que se deslocou ao Vaticano integrava a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, o presidente do Instinto da Vinha e do Vinho, Frederico Falcão, e os presidentes das Câmaras Municipais de Aveiro, Águeda, Anadia, Oliveira do Bairro, Mealhada e Vagos.
Outro momento alto da receção, foi a entrega ao Papa Francisco da primeira das 1917 garrafas de espumante bairrada numeradas do “1917-2017 Centenário das Aparições de Fátima – Espumante Bairrada 2015”.
Esta edição comemorativa partiu do desafio lançado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada aos produtores da região para participarem na criação de um único espumante capaz de reunir o melhor da Bairrada. A iniciativa teve a participação de doze produtores, que doaram uma pequena parte da colheita de 2015. Depois de avaliados os espumantes pela Câmara de Provas da Comissão Vitivinícola da Bairrada, foi então constituído o lote final, cujo “degorgement” foi efetuado em Março.
A receita da venda do “1917-2017 Centenário das Aparições de Fátima – Espumante Bairrada 2015” reverte integralmente para uma instituição de solidariedade social a indicar pelas entidades promotoras.

Convite - 1ºFestival de Bandas filarmónicas de Aradas




Convite - 1ºFestival de Bandas filarmónicas de Aradas


“Por favor não coma isto” pedem os cardiologistas

Comida enlatada, enchidos. fritos e doces. Mas afinal, o que é seguro comer? Os médicos norte-americanos respondem.

O Dr. Clyde W.Yancy, chefe de Cardiologia do Departamento de Medicina da Northwestern University diz que a melhor dieta abrange uma rotina saudável que conjuga uma alimentação equilibrada com exercício físico, alertando ainda para a questão das porções dos alimentos.
“Não tem só que ver com o que comemos, mas também sobre como consumimos as calorias”, “a moderação provou ser a chave para o sucesso”, disse o médico num artigo publicado no site The Active Times.
No entanto, há alimentos que os cardiologistas recusam. Quais são?
Alimentos processados ou congelados
“Estes contêm produtos químicos, aditivos e conservantes que não são saudáveis”, diz o Dr. Kevin Campbell, cardiologista de renome mundial.
“Os alimentos frescos fornecem nutrientes muito melhores e têm menos calorias. Os alimentos processados contêm frequentemente potenciadores de sabor que são produzidos artificialmente. Além disso, este tipo de alimentos tem uma carga de sódio muito alta “, acrescenta.

Refrigerantes
O dr. Campbell diz que estes produtos “não têm valor nutricional e são muito densos caloricamente. Contribuem para a obesidade”. Refrigerantes diet são, por vezes, piores ainda que o produto original, conclui o médico.
Batatas-fritas de pacote
“São alimentos carregados com calorias, frequentemente fritos e com pouco, ou nenhum, valor nutricional,” refere o mesmo médico.
As batatas fritas também caem na categoria de alimentos que estão são muitas vezes feitas com olestra, um substituto de gordura que se junta às vitaminas A, E, D e K e carotenóides, que são nutrientes antioxidantes, e esvazia-os para fora do corpo.

Comida frita
“Não há razão para comer fritos”, diz Dr. Yancy. “Não há absolutamente nenhum beneficio cardiovascular”. Mal começa a fritar alimentos, o óleo torna-se cancerígeno. As gorduras ‘trans’ que compõem estes alimentos causam inflamações no corpo, aumentam o colesterol e entopem e endurecem as artérias.
Álcool a mais
“Pequena quantidade de vinho – um copo por noite no máximo – pode ser benéfico”, diz Yancy. “Mas não mais.”
O álcool pode desencadear sintomas de fibrilação arterial (arritmia), o que aumenta o risco de acidente vascular cerebral em cinco vezes. O consumo excessivo de álcool impede o fígado de produzir materiais que auxiliam a coagulação do sangue.
Bacon
O bacon tem muita gordura, alerta David Fischman, co-diretor do Laboratório de Cateterismo Cardíaco na Universidade Thomas Jefferson. Além disso, os nitratos que ajudam esses alimentos a manter a cor durante mais tempo, fazem mal ao corpo pois podem converter-se em substâncias químicas cancerígenas, de acordo com o CDC.
Enchidos
Estas carnes processadas contêm muito sódio e gordura, diz Fischman.
“O peru é menos gordo, mas tem muito sal”, o que quer dizer que um consumo elevado pode conduzir à hipertensão e danificar os vasos sanguíneos, entre outros problemas de saúde.

Cachorros quentes
“Eles não devem ser um alimento básico para ninguém”, diz o Dr. Fischman. São muito processados e têm muito sal.
Comida enlatada
“Qualquer alimento conservado numa lata contém níveis muito altos de sódio, porque é com isso que preservam a comida”, refere Fischman. “É sempre melhor comer alimentos frescos”.
Doces
“O açúcar refinado é tóxico para o corpo, especialmente se consumido em grandes quantidades já que provoca picos de insulina, que levam ao aumento de peso “, diz Fischman. Os níveis de ‘mau’ colesterol também sobem.
Comida de Microondas
Estes alimentos são maus e inserem-se, segundo Fischman, na categoria “qualquer coisa numa caixa”. Em geral, “são preservados com muito sódio e muito ricos em calórias.”
Bebidas energéticas 
“Não é bom, especialmente pior quando misturado com álcool”, alerta o especialista. As bebidas energéticas têm demasiada cafeína, uma das drogas legais mais perigosas, que origina pressão alta e ritmo cardíaco acelerado, acrescenta Fischman.


GNR Coimbra | Detido por posse de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, deteve ontem, dia 26 de abril, um homem de 32 anos por posse ilegal de estupefacientes, em Ribeira de Frades – Coimbra.
A detenção decorreu no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefaciente, tendo sido realizada uma busca domiciliária onde foi apreendido:
· 47 doses de heroína;
· Duas armas de caça;
· Uma faca de abertura automática;
· 17 cartuchos de calibre 16;
· Uma balança de precisão;
· Um telemóvel;
· 200 euros em numerário.
O detido está, neste momento, a ser presente a tribunal.

Hora de Fecho: "O açúcar mexe com os mesmos recetores das drogas"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A nutricionista Sónia Marcelo, autora do livro "Guerra ao Açúcar", explica, em entrevista ao Observador, porque o açúcar é viciante, alerta para os perigos do seu consumo e dá dicas para o evitar.
A polícia de Londres anunciou ter detido esta quinta-feira um homem na posse de armas perto do Parlamento britânico, num incidente que não fez qualquer vítima.
Um homem foi alvejado pela policia, no parque de estacionamento de um hospital em Berlim, depois de ameaçar as forças polícias. O acesso à zona em redor do hospital, em Kreuzberg, foi fechado.
Explicador. As raças identificadas como perigosas têm que andar de açaime e trela, têm que ser treinadas, os donos estão obrigados a ter um registo criminal limpo e a testes psicológicos.
O Ministério Público acusou o jornalista José António Saraiva de devassa da vida privada, na forma continuada, pela publicação do livro “Eu e os políticos”, lançado em setembro de 2016.
O suspeito do atropelamento de um adepto italiano junto ao Estádio da Luz, na madrugada de sábado passado, entregou-se às autoridades. Era membro da claque benfiquista "No Name Boys".
Desertos marcianos no sul africano? Lagos tão azuis que lembram Neptuno? E terrenos na Maurícia que parecem Vénus? Sim, tudo isto existe aqui na Terra. Conheça 24 paisagens que parecem de outro mundo.
'Os Simpsons' não esqueceram os primeiros 100 dias da Presidência de Donald Trump e divulgou hoje uma curta animação em que lança um olhar mordaz sobre o inquilino da Casa Branca.
O investigador José Filipe Pinto referiu que Portugal tem um índice de populismo semelhante ao da França, ocupando o 11.º lugar dos países mais populistas da UE. 
Opinião

José Manuel Fernandes
A nossa extrema-esquerda não consegue apelar ao voto em Macron contra Le Pen. Nisso está com Mélenchon. Para Louçã fazê-lo seria mesmo uma "precipitação". O Bloco não suja as mãos apoiando banqueiros.

Helena Garrido
A primeira década do século XXI foi para Portugal rica em ilusões que se traduziram numa pesada factura. Resta-nos esperar que estes últimos dois anos não estejam a agravar a conta já muito elevada.

Paulo Tunhas
Ninguém se incomoda com a esquerda se considerar dona do país e agir em conformidade com esse título de proveniência duvidosa, procurando abafar tudo o que represente independência e contra-poder.

Maria João Avillez
Actuar assim, como Marcelo fez ao correr para o aeródromo de Tires, é exibir perante o país que nunca o Presidente tem em mãos um assunto, uma reflexão, cuja complexidade o impeça de sair porta fora

Cristina Fonseca
As competências mais importantes em 2020 serão pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, coordenação e gestão de equipas. E deveriam ser ensinadas nas escolas. Infelizmente, não são.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Excelente Gala Solidária dos Bombeiros de Mira

No domingo, 23 de Abril, houve a Gala Solidária dos Bombeiros Voluntários de Mira. A apresentação ficou a cargo de Maria do Carmo.
Os primeiros a atuarem  foram o Grupo Folclórico da Casa do Povo  e o Grupo de Expressão Dramática da Cerci Mira que arrancaram muitos aplausos da plateia.
Seguiram-se a entrega de lembranças ao Presidente da Câmara, Presidentes das Juntas de Freguesias, Ala Arriba, BVM, Associação de Idosos Mirenses, dentre outros.
Muitos foram os que fizeram parte nesta Gala Solidária, também houve homenagem ao 25 de Abril ao ser cantada música de José Afonso.
No palco a cantora Ana Ferreira abrilhantou com o Fado e dedicou a canção "Ó gente da minha terra" aos BVM.
Numa bela atuação a cantora Mariana Oliveira (finalista do Canta Comigo) agitou a plateia ao cantar "Uma casa portuguesa".
Esteve presente a prestar sua solidariedade a cantora FLOR, que cantou uma canção dedicada aos pescadores e a padroeira da Praia de Mira e também uma canção dedicada a sua mãe (seus pais estavam na plateia), sendo um momento muito bonito e emotivo.
As cantoras foram acompanhadas pelos excelentes  músicos:
  • Guitarra - Hilário Petronilho
  • Arcodeon - Coluna
  • Baixo - Ni
  • Bateria - Ricardo Mingatos
  • Teclado - Alexis
Estiveram também nesta Gala Solidária, a Banda do Seixo, Grupo Coral de Mira, Grupo do Movimento Juventude Cristã de Portomar, União de Músicos de Mira, Grupo Folclórico Poço da Cruz.
Apresentações com o Teatro Humorístico ACR Seixo, Zé Rascunho a cantar e apresentar seu novo trabalho, a poesia de Alcino Clemente, Faustino com música como "Mira é Gira", Diana Palhavã, Adriana Santos e ainda uma apresentação de patinagem com Cátia Quitério acompanhada na guitarra por Joel Cardoso.
Houve entrega de lembranças a apresentadora, artistas e a todas as entidades que participaram dessa Gala Solidária.
Nas intervenções feitas por Victor Madail ele lamentou não ter o pavilhão cheio e agradeceu a todos que contribuíram para esta causa.
No final a apresentadora Maria do Carmo agradeceu aos técnicos de som e a todos que tornaram essa Gala  possível.
Nas suas palavras foi uma maratona de 4h de espetáculo sem parar. 12 instituições, 4 freguesias, 15 artistas que pisaram o palco nesta onda solidária.
Ainda de realçar que soou o alarme para diversos focos de incêndio enquanto decorria a Gala.
No sorteio de 1 noite no Hotel Maçarico Beach e 1 noite no Hotel Quinta da Lagoa, num momento peculiar em que uma das sorteadas foi Lourdes Ferra que fazia a reportagem para o Jornal Mira Online.
Veja abaixo as fotos:

Difamação agravada e ofensa: Bruxelas levanta imunidade a Marinho e Pinto

O eurodeputado e ex-bastonário da Ordem dos Advogados é acusado do crime de difamação agravada e ofensa a antigos funcionários da Ordem dos Advogados Portugueses. Vai ter de responder à queixa da instituição presidida por Pedro Santana Lopes.
O Parlamento Europeu vai levantar amanhã, quinta-feira, a imunidade parlamentar a António Marinho e Pinto. O ex-bastonário da Ordem dos Advogados vai assim ter de responder pelos crimes de difamação agravada e ofensa a antigos funcionários da Ordem dos Advogados Portugueses, como noticia o Observador.
A queixa judicial foi apresentada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), uma instituição presidida por Pedro Santana Lopes.
A SCML apresentou uma queixa pelas declarações de António Marinho e Pinto, no dia a 30 de maio de 2015, durante o programa da SIC Notícias “A propósito”, onde o ex-bastonário terá sugerido que o antigo primeiro-ministro utilizava a SCML para fazer campanha.
A decisão foi aprovada por unanimidade pela comissão de Assunto, onde os eurodeputados defendem que “os atos alegados não têm uma ligação direta ou óbvia com o exercício [de político], por António Marinho e Pinto, das suas funções de deputado ao Parlamento Europeu e dizem respeito a atividades de natureza puramente nacional, uma vez que as declarações foram proferidas num programa televisivo em Portugal e incidiram sobre uma questão especificamente portuguesa respeitante à gestão de uma associação de direito nacional”, citado pelo jornal.

Fonte: JE

Suspeito de atropelar adepto italiano do Sporting entregou-se na PJ

Suspeito entregou-se na sede da Polícia Judiciária em Lisboa
O suspeito de atropelar mortalmente um adepto italiano, na madrugada do passado sábado, entregou-se às autoridades ao início da tarde desta quinta-feira.
A notícia está a ser avançada pela SIC Notícias, que refere que o homem, que se pôs em fuga depois de atropelar Marco Ficini, de 41 anos, nas imediações do estádio da Luz, se entregou nas instalações da Polícia Judiciária em Lisboa.
Segundo a estação, o suspeito tem cerca de 30 anos e pertence à claque benfiquista dos No Name Boys. Ainda durante a tarde desta quinta-feira, deverá ser interrogado por um procurador do Ministério Público. A mesma fonte refere que o homem já era esperado pelas autoridades.
Recorde-se que, na terça-feira, a Polícia Judiciária apreendeu o automóvel que terá sido utilizado para atropelar Marco Ficini. O veículo, um Renault Clio, foi recolhido por um reboque na zona dos Moinhos da Funcheira, na Amadora. Tinha sido identificado através das imagens de videovigilância do sistema de segurança do Estádio da Luz, que o Benfica forneceu às autoridades.
A Procuradoria-Geral da República abriu entretanto um inquérito ao caso da morte de Ficini, provocada pelo atropelamento que ocorreu ao início da madrugada de sábado, na Avenida Machado Santos, junto à rotunda sul do Estádio da Luz, durante confrontos entre adeptos do Sporting e do Benfica.
Fonte: DN
Foto: Sic

Livro do Príncipe já está na 5ª edição

Helio Brambilla (*)

 
 
A 5ª edição do livro Psicose Ambientalistade autoria do Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, acaba de ser lançada em São Paulo. Somada às quatro edições anteriores, perfaz um total de 30 mil exemplares.

Um especialista em divulgação de livros dos EUA – onde mais de 30 milhões de pessoas possuem o hábito generalizado de leitura – afirma que a tiragem de cinco mil exemplares de uma obra doutrinaria é considerada muito boa.

Menos exigente para um povo não tão afeito à leitura, a diretora de uma grande rede brasileira de livrarias julga temeridade uma edição de dois mil, e loucura uma de três mil.

O sucesso de Psicose Ambientalista como verdadeiro best-sellerdeve ser atribuído não só à nomeada do autor, mas também ao conteúdo politicamente incorreto de seu livro, que denuncia o ecoterrorismo.

Preservar sim, mas não esquecer que o País produz alimentação farta e barata para mais de 200 milhões de brasileiros, além de 1 bilhão de pessoas mundo afora, o que nos faz, a justo título, sermos considerados celeiro do mundo”. É o que vem afirmando Dom Bertrand nos lançamentos já realizados em cerca de 100 cidades.

O Príncipe é um exemplo na atualidade de como a conservação do meio ambiente é apanágio da Família Imperial brasileira, pois já nas Ordenações Manuelinas se previa o corte controlado de madeiras nobres, denominadas desde então ‘madeiras de lei’. Isso no século XVI, quando nem se sonhava com preservação ambiental.

Outro exemplo digno de nota foi a recuperação das matas da Floresta da Tijuca por Dom Pedro II, que a transformou na maior floresta urbana do planeta.  

Agindo de maneira estranha, grupos ecoterroristas manipulam a ciência a respeito do propalado “aquecimento-global”, com o objetivo de jogar a opinião pública contra o progresso e a produção de bens de consumo, que contradizem os sonhos socialo-miserabilistas da religião ecológica, igualitária e anticristã.

Ao longo das páginas de Psicose Ambientalista o leitor se sente aliviado e exultante, pois se depara com uma exposição objetiva e cristalina da realidade, oposta às falácias obscuras e fantasiosas dos fanáticos do ambientalismo radical.

Pedidos do livro poderão ser feitos a paznocampo@outlook.com.br
Helio Brambilla e jornalista e colaborador da Abim