sexta-feira, 26 de abril de 2019

Algarve | Valor da habitação algarvia continua em alta

Em março, o valor médio de avaliação bancária realizada no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação, fixou-se em 1 247 euros por metro quadrado (euros/m2), mais 8 euros que no mês anterior, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O valor médio mais elevado foi registado no Algarve, quer no que diz respeito a apartamentos, quer a moradias. O preço por m2 nos apartamentos atingiu o valor de 1.665 euros, bem acima da média nacional, que foi de 1.320 euros/m2. Em termos homólogos, a região algarvia foi a que teve o o aumento mais expressivo (13,7%).
Quanto às moradias, o valor médio da avaliação no país foi de 1.128 euros/m2, mas no Algarve atingiram os 1.592 euros/m2. Em termos homólogos, o Algarve também apresentou o maior crescimento (9,3%), enquanto que o menor ocorreu na Região Autónoma dos Açores (2,5%).

Lagoa | Ministra da Justiça visitou novo Juízo do Tribunal de Comércio de Lagoa

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa acompanhou a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e a Secretária de Estado Adjunta, Helena Mesquita Ribeiro, na visita às novas instalações do Juízo do Tribunal de Comércio de Lagoa.
A propósito, e após o descerramento da placa a assinalar a visita, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, na sua intervenção apresentou os cumprimentos tendo de seguida referido o orgulho por Lagoa estar a viver um momento histórico não só com a instalação desta unidade de Justiça, contributo importante para o Concelho de Lagoa, como pelo tempo recorde da obra que cumpriu todos os prazos estabelecidos, tendo terminado afirmando ser “Uma honra termos a presença institucional da justiça no nosso concelho”
O Presidente Francisco Martins deixou ainda o desafio à responsável para poder ser considerada a transferência da Conservatória de Registo Civil de Lagoa, para o espaço contíguo a este tribunal, havendo a inteira disponibilidade da Câmara Municipal para criar condições efetivas de forma a garantir melhor utilização pública e funcional, para além de uma mobilidade de acesso rápida.
As novas instalações situadas no CEFLA (Centro de Estudos e formação de Lagoa) antiga Escola EB2 Jacinto Correia, requalificadas de base para adaptação de um espaço de serviços judiciais em harmonia com todo o edifício, distribuídos pelos dois pisos, englobam duas salas de audiência equipadas com vídeo conferência, 6 gabinetes de magistrado, um balcão+, uma unidade de processos, biblioteca, e zona de arquivos, numa área total de mais de mil metros quadrados.
O novo tribunal dedicado às questões da justiça económica e integrado na comarca de Faro, representa um investimento de 380 mil euros financiados pelo Município, proprietário do edifício.
Por seu lado, a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem realçou no local do novo Juízo, que este “é um exemplo da cooperação virtuosa entre o poder local e o poder central”. Tratou-se de “juntar vontades e sinergias para melhorar os espaços da Justiça”, reforçou a governante.
O novo Juízo de Comércio de Lagoa está em funcionamento, mas os primeiros julgamentos só terão lugar em setembro, no início do novo ano judicial.

Silves | Junta de Armação de Pêra ganha nova viatura

No âmbito da delegação de competências das Autarquias para as Juntas de Freguesia em matéria de ambiente, a Câmara Municipal de Silves adquiriu uma viatura a qual cedeu à Junta de Freguesia de Armação de Pêra.
Trata-se de uma viatura ligeira de mercadorias com lotação de 3 lugares, com caixa de carga tri-basculante, com taipais elevados e equipada com uma báscula elétrica permitindo a recolha de monos e verdes.
A aquisição da viatura traduziu-se num investimento de 30,778.92€.

Nacional | Portugueses confiam nos produtos nacionais

85% dos consumidores portugueses consideram que rótulos a identificar o local de produção são símbolos de confiança e constituem uma garantia da qualidade e rastreabilidade dos produtos.
Um sentimento acima da média europeia (a média dos 17 países é de 77%), segundo o Barómetro Europeu Observador Cetelem Consumo 2019. Portugueses são também os que mais sentem confiança nos produtos fabricados no país (98%).
80% dos portugueses defende que a promoção de rótulo a identificar origem europeia de produtos apoiaria o consumo face a produtos de outras partes do Mundo. Mais 6 pontos percentuais do que a média dos 17 países. Apenas em Espanha (84%) se registam uma maior percentagem de inquiridos favoráveis a esta promoção. Na República Checa (58%), na Ucrânia (60%) e na Noruega (63%) é onde se regista menor adesão.
Em média, 75% dos europeus dizem mesmo que preferem produtos com proveniência europeia face a outros continentes. Portugal e Espanha revelam-se particularmente pró-europeus, com 91% dos inquiridos em Portugal e 85% em Espanha a confirmarem confiança em produtos europeus. Italianos (62%), franceses (69%) e checos (69%) são os países em que menos inquiridos manifestam confiar nos bens com origem europeia.
Romenos, portugueses e britânicos são os que mais confiam em produtos norte-americanos (79%, 74% e 73%), ao contrário de austríacos (35%), franceses (50%) e italianos (50%) que figuram no fim da tabela. Na Noruega e no Reino Unido, os produtos fabricados na Ásia são os que reúnem menor percentagem de preferências (57% e 45%; 50% e 45% para os produtos fabricados na Coreia do Sul e na China, respetivamente). Já os portugueses encontram-se acima da média europeia relativamente à confiança em produtos com origem nestes países asiáticos, com 45% e 29%.

ALGARVE | Grupo de cidadãos contra projeto da Quinta da Rocha

O grupo de cidadãos autointitulado “A última janela para o mar” anuncia ir participar na consulta pública do documento de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) do projeto turístico Quinta da Rocha.
Este grupo bate-se contra o projeto porque entende que o mesmo viola o plano director municipal de Portimão e o regime da REN e “está em desconformidade com o plano de gestão da rede hidrográfica”.
Em comunicado, estes cidadãos consideram que “a história recente da Quinta da Rocha é uma triste história de violações e desconsideração pelo meio ambiente. É uma história de como, por milagre se transformaram casebres a cair, arrumos para alfaias agrícolas, vacarias, e outros edifícios sem qualquer aptidão para habitação, em prédios urbanos aptos para habitação. É uma história de como alguém um dia mandou bulldozers limpar valas sem qualquer preocupação pelo valor ambiental daquele espaço, sem qualquer consideração pelos valores biológicos em presença e pelo facto de aquele espaço, único no Algarve, ser um sítio RAMSAR e Rede Natura 2000″.
Daí que entendam que “qualquer intervenção humana naquele local merece a nossa maior atenção e não menor desconfiança”.
Este processo encontra-se em fase de consulta pública até 8 de maio. Apresentado pela empresa Water View,S.A, visa a implantação de um empreendimento ao longo de cerca de 200 hectares, na freguesia da Mexilhoeira Grande, concelho de Portimão, em parte da península da ria de Alvor, com uma área bruta de construção de 3.238 m².
O empreendimento prevê o desenvolvimento de tipologias de Turismo em Espaço Rural (TER), uma unidade de Hotel Rural e 9 unidades de Casas de Campo, aproveitando o edificado já existente que se pretende reconstruir, com a criação de um número total
de 64 camas.

Silves | Castelo de Silves distinguido

No âmbito da 2ª Edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões 2019, o Distrito de Faro foi distinguido com 13 vencedores, sendo um deles o Castelo de Silves, na categoria de Monumentos Nacionais.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada um dos 20 distritos (incluindo regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional; bem como premeia empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional.
Através de uma votação nacional os portugueses identificaram, para cada um dos distritos, o que consideram extraordinário a vários níveis. Esta votação foi gerida pela Multidados.com, uma das empresas de estudos de mercado parceiras dos Prémios Cinco Estrelas.

Portimão | Investimento de 10 milhões de euros em vias de comunicação

A Câmara de Portimão vai investir cerca de 10 milhões de euros na construção e requalificação de estradas, ruas e caminhos do concelho.
Em intervenção proferida na última sessão da Assembleia Municipal, a presidente da autarquia, Isilda Gomes, anunciou pretender construir uma nova estrada que vai ligar a Avenida Paul Harris até à zona da Forportil (situada na Estrada de Alvor), uma intervenção que terá um custo estimado de 1,8 milhões de euros.
Outra nova via de comunicação a construir é a V5, que vai ligar a Aldeia Nova da Boavista ao Chão das Donas e que deverá envolver um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros.
A  terceira nova estrada que a autarca quer construir vai ligar a Estrada Municipal 531, na zona da Penina, e os Montes de Alvor, que exige um investimento de 2 milhões de euros.
Quanto a obras de requalificação, a que deverá avançar mais rapidamente é a da Avenida Afonso Henriques (via de comunicação que vai desde o Largo do Dique até à rotunda das Conserveiras, perto do Museu), que deverá custar cerca de um milhão de euros. Apesar de já estar adjudicada, a empreitada poderá só arrancar depois do verão para não criar problemas adicionais ao nível da circulação rodoviária nos meses de maior afluência turística.
A requalificação da V6 (1 milhão de euros), a repavimentação da Estrada do Vau (70 mil euros), a pavimentação do Caminho da Esteveira, na freguesia da Mexilhoeira Grande (350 mil euros) e um conjunto de intervenções em diversas outras vias de comunicação do concelho, numa extensão total de 10 quilómetros (2 milhões de euros) foram igualmente referidas por Isilda Gomes.

Portimão | Técnicas para superar os desafios que os empresários enfrentam

A sala de formação do Museu de Portimão vai receber, no próximo dia 9 de maio (quinta-feira), o workshop “Os 4 Maiores Desafios do Empresário”, promovido pela ActionCOACH, em parceria com a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL).
Trata-se de uma iniciativa dirigida a empreendedores, empresários e quadros de empresas, que visa transmitir-lhes técnicas e estratégias que lhes permita responder e superar as exigências e desafios do mundo empresarial.
Neste workshop vão ser trabalhados os quatro maiores desafios que o empresário geralmente tem: 1 – Controlo, 2 – Nicho, 3 – Alavancagem e 4 – Equipa. Ao longo de cerca de três horas – das 18h00 às 21h00 – serão desenvolvidas temáticas relacionadas com a melhor forma de aprender a controlar o negócio, através do desenvolvimento de ferramentas de gestão eficazes. Em especial destaque vão estar as seis chaves que ajudam os empresários e empreendedores a sistematizar o seu negócio e a criar equipas vencedoras.
O formador é Helder Gonçalves, Business Coach certificado pela ActionCOACH, licenciado em Relações Públicas e Publicidade pelo INP e com pós-graduação em Gestão de Marketing.
A participação é gratuita para empresas, com o máximo de cinco participantes por cada uma, mas de inscrição obrigatória, que pode ser feita através deste link: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-workshop-os-4-maiores-desafios-do-empresario-60318231454. A participação está limitada aos lugares disponíveis.
Para o esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de mais informações pode ser contactado o formador, Helder Gonçalves, pelo número de telemóvel 929 273 352 ou endereço eletrónico heldergoncalves@actioncoach.com ou a ACRAL pelo telefone 289 887 130 ou e-mail secretariadodirecao@acral.pt.

Algarve | Empreendedores vão ‘lutar’ num ringue de boxe

A incubadora de empresas Startup Portimão, que está instalada no Autódromo Internacional do Algarve, vai receber, no próximo dia 13 de maio, uma eliminatória da competição Get In The Ring.
Trata-se de uma curiosa forma de colocar os empreendedores a apresentarem os seus projetos. Os concorrentes calçam as luvas de boxe e sobem para um ringue de boxe real, onde, numa espécie de ‘batalha’ verbal, procuram fazer a melhor de todas as apresentação (pitch).
Em jogo está o acesso direto para a final global do Get In The Ring, que decorrerá em Berlim nos dias 17,18 e 19 de junho, e que juntará muitas das startup’s mais promissoras do mundo.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui

Loulé | Freguesias ganham redução de 80% da taxa de ocupação da via pública

A Câmara de Loulé aprovou esta quarta-feira, em sessão do seu executivo, a redução da taxa de ocupação da via pública, no âmbito da atividade económica, nas freguesias do concelho.
Assim, em Alte, Ameixial, Salir e União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim haverá a parir de agora uma redução de 80% da taxa aplicável aos pedidos de ocupação de via pública.
Em comunicado, a autarquia lembra que “no passado mês de novembro, no âmbito da apresentação do orçamento para 2019, a Câmara Municipal de Loulé aprovou igualmente medidas que visam o combate à desertificação e ao envelhecimento demográfico das zonas do interior, bem como a sua dinamização económica, nomeadamente a minoração do IMI em 30% em relação à taxa mínima aplicável nestas freguesias”.
Por seu turno, esta medida agora aprovada, “enquadra-se no Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças da Câmara Municipal de Loulé que prevê o estímulo, promoção e desenvolvimento da democracia política, social, cultural e económica e o estímulo e promoção do desenvolvimento e competitividade local”, acrescenta-se no documento.
Para o executivo municipal, esta é mais uma “ação concreta de diferenciação positiva dos territórios do interior que tem como objetivo promover o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, visando a fixação da população, a coesão e a competitividade territorial”.

Algarve | Hotéis de Lagoa recebem vinhos do concelho

Arranca na próxima terça-feira, 30 de abril, a partir das 17 horas, a iniciativa Lagoa Wine Sessions, que tem como objetivo apresentar a profissionais e à comunicação social a apresentação de vinhos e novidades dos produtores do concelho. É, ao mesmo tempo, uma forma encontrada pelo município local para aproximar os produtores e as unidades hoteleiras do concelho.
A primeira sessão tem como ‘palco’ o Aqua Hotel Riverside e em destaque vão estar os vinhos da Única – Adega Cooperativa do Algarve.
O programa prossegue no dia 23 de maio, agora no Vila Vita Park, com os produtos do Morgado do Quintão. No dia 13 de junho, o Victor’s Village apresenta os néctares do Monte do Lobo e Herdade dos Pimentéis e, no dia 27 do mesmo mês, em destaque vão estar os vinhos da Quinta dos Santos, no Monte Santo Resort. Ainda antes das ‘férias’ de agosto, o Hotel Lagoa recebe a marca VS Vinhos.
O programa é retomado a 10 de setembro com as marcas da Quinta dos Vales a deslocarem-se ao Tivoli Carvoeiro; prossegue, a 2 de outubro,com a apresentação dos vinhos do Monte dos Salicos no Pestana Carvoeiro Golfe e termina no Água Hotels Vale da Lapa, onde, a 31 de outubro, vai ser possível saborear os vinhos do EDD’S.

Tavira | Produtos e gastronomia local em destaque na Mostra da Primavera

A Dieta Mediterrânica está, até domingo, em grande destaque na baixa da cidade de Tavira (Rua do Cais, Jardim do Coreto e Palmeiras, Mercado da Ribeira), no âmbito do programa da VII Mostra da Primavera, que se iniciou ontem.

Cerca de uma centena de expositores e 70 stands apresentam uma variedade de produtos tradicionais e artesanato caraterístico do concelho e da região, enaltecendo, deste modo, a essência e autenticidade local. Também a animação musical marca forte presença, destacando-se o concerto dos UHF, agendado para as 21h30 deste sábado.

O programa do evento é o seguinte:

Sexta, dia 26
18h00: Abertura da mostra
18h00: Oficina infantojuvenil “Jogos do Mundo”, pela Semente de Alfarroba
18h30 e 21h00: Espetáculo “Toque de Caixa”, pela Cia. Boca de Cão
19h00: Pérolas do Gilão
21h30: Sara Correia (fado) com Diogo Clemente (viola), Ângelo Freire (guitarra portuguesa), Marino de Freitas (baixo) e Vicky Marques (percussão) – Mercado da Ribeira

Sábado, dia 27
10h00: Abertura da mostra
10h00: Oficina infantojuvenil “Mono-impressões”, pela Semente de Alfarroba
11h00 e 16h00: Espetáculo “Agostinho e Felicidade”, pela Cia. Boca de Cão
12h00: Cantadeiras do Redonda
15h00: Oficina infantojuvenil “Livros pop-up” pela Semente de Alfarroba
17h00: Rancho Folclórico de Santo Estêvão
21h30: “A Herança do Andarilho” UHF – Mercado da Ribeira

Domingo, dia 28
10h00: Abertura da mostra
10h30 e 17h00: Gigabombos do Imaginário
11h00 e 15h00: Espetáculo “Agostinho e Felicidade”, pela Cia. Boca de Cão
11h30: Rancho Folclórico de Santa Catarina
16h00: “O Velho da Horta”, pelo Ao Luar Teatro
17h30: Gaiteiros de Lisboa – Mercado da Ribeira

Torres Vedras | "LEO, BELITA E FILHOS MAGIC" NO TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS


Os Kopinxas vão apresentar no próximo dia 5 de maio, pelas 16h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, Leo, Belita e filhos Magic.

Trata-se de uma “performance teatral multidisciplinar executada por uma família itinerante, que tenta reproduzir as tradicionais famílias do circo onde a magia dá o mote e a sugestão para serem criadas situações carregadas de revelações cómicas.

Leo é o Mágico, sempre acompanhado da sua esposa e partner Belita, que para além da função de partnernecessita durante o espetáculo de cuidar dos filhos, para que estes não venham a interferir no decorrer do mesmo, o que na verdade não acontece.

É uma performance praticamente sem recurso a palavras, apenas canto”.

O preço dos bilhetes para se assistir a este teatro infantojuvenil no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 2 euros.

Ficha Técnica

Produção: Kopinxas – teatro e animação de rua
Criação: Ana Freitas, Ângelo Castanheira, Eduardo Dias
Interpretação: Ana Freitas, Ângelo Castanheira, Eduardo Dias
Sonoplastia: Ângelo Castanheira
Fotografia: Pedro Resende
Apoio ao casting: Junta de Freguesia de Avanca



A programação de 2019 do Teatro-Cine de Torres Vedras tem como água oficial a Água do Vimeiro.

Marinha Grande | Casa da Cultura apresenta dança, música e teatro em maio

Resultado de imagem para Casa da Cultura Teatro Stephens
Dança, música e teatro são as artes do espetáculo representadas na programação de maio da Casa da Cultura Teatro Stephens, situada na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, com iniciativas que se destinam desde os bebés ao público adulto.

A Câmara Municipal agendou cinco espetáculos que se dirigem a diferentes tipos de público. Mais uma vez, pretende-se assegurar uma variada oferta cultural à população do concelho.

A programação de maio da Casa da Cultura Teatro Stephens é a seguinte:

4 de maio . 21h30
TRISTÃO E ISOLDA
CDCE | COMPANHIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE ÉVORA
Sinopse | 
Esta criação de Nélia Pinheiro, embora acolha o título da ópera de Wagner, e se inspire nos momentos marcantes do libreto, não é uma revisitação do clássico da ópera. Mesmo tendo como pano de fundo a temática, a obra desenvolve uma viagem sensorial própria, no Mito, fora da narrativa convencional. Tem como indutores as grandes questões que o mesmo aborda: a irracionalidade, o desejo, a dependência do ser humano perante o amor, a mulher (uma descida à sua condição feminina e erótica).
“Tristão e Isolda” é produzido pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora e é apresentado ao público da Marinha Grande, no âmbito da Candidatura Região de Leiria Rede Cultural da CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
Ficha artística |
Direção: Coreografia Nélia Pinheiro
Bailarinos: Gonçalo Andrade, Nélia Pinheiro
Música Original: Cesar Viana
Musica Richard Wagner: Opera Tristão e Isolda
Músicos: (gravação-interpretação da musica original) João Roiz Ensemble
Figurinos: José António Tenente
Cenografia: Pedro Crisóstomo
Desenho de Luz: Nuno Meira
Técnica: Pedro Bilou, Fernando Dias
Direção de Produção: Rafael Leitão
Duração: 60 min (sem intervalo)
Classificação Etária: M/6
Preço | Entrada gratuita
Imagem relacionada
10 de maio . 21h30
ROGÉRIO CHARRAZ 4.0
Sinopse | 
KM 4.0 é o título da digressão que vai levar o novo espetáculo de Rogério Charraz & Os Irrevogáveis, a percorrer o País.
O disco, tal como a digressão, é uma viagem pelo passado, presente e futuro de um dos cantautores mais talentosos da sua geração, que assim assinala o seu 40º aniversário de vida.
Km 4.0 passa pela Marinha Grande, trazendo ao Teatro Stephens canções como “Porto de Abrigo”, “Grito Vagabundo”, “Põe de lado o GPS” ou “O Submarino Irrevogável”.
Ficha Artística |
Rogério Charraz - Voz & Guitarra
Paulo Loureiro - Piano e clarinete
Carlos Lopes - Acordeão
Jaume Pradas - Bateria
Luís Pinto - Baixo
Duração: Aprox. 80m
Classificação Etária | M/6
Bilhete | 8 €

12 de maio . 16h00
DICIONÁRIO
Grupo de Teatro Calaboca da Escola Secundária Calazans Duarte
Sinopse |
“Dicionário” pretende reproduzir a experiência, que não é só de um jovem em crescimento, mas que perdura pela vida. Trata-se da experiência de ter de lidar com opiniões sobre o nosso estar, bem como a experiência de querer opinar sobre o estar dos outros com o objetivo de criar proximidade. Max, protagonista quase silenciosa desta peça, irá encontrar-se e cruzar-se com pessoas que irão propor outras formas de “entrar”, “sair”, “dançar”, “contar”, “fazer” ou “viver”, como se a vida fosse um dicionário e estar nela uma tentativa de corresponder às definições. E se o objetivo é de tentar domar e agarrar Max, o resultado será o de perder Max.
Ficha artística |
Texto: José Maria Vieira Mendes 
Encenação: Emanuel Jacinto / Calaboca 
Atores: Ana Figueiredo, Bianca Gomes, Beatriz Menino, Catarina Brito, Catarina Luís, Cristiana Pinto, Duarte Jesus, Inês Aleixo, Joana Rodrigues, Joaquim Heleno , Laysa Campos, Mary Duelis, Matilde Tarenta e Tomás Vicente
Luz e som: João Carvalho, Jorge Soares
Duração: 60 m
Classificação Etária | M/12
Entrada gratuita

18 de maio . 16h00
CONCERTOS PARA BEBÉS
QUÂNTICO MA NON TROPPO, com Hugo Correia Multi instrumentista
Sinopse |
Quando somos bebés tudo nos interessa e tudo nos importa. Queremos conhecer e ser parte de todo o mundo. Depois crescemos e vamos encontrando os nossos ninhos onde nos acomodamos, cada um a seu jeito. Mas alguns, os eleitos, insatisfeitos com o mundo que encontram, decidem acrescentar-lhe outros mundos. É assim o Hugo, que faz uma música sem nome, do “Lendário homem do Trigo” ao contrabaixo da Orquestra Clássica, da “Guitarra Portuguesa Quântica” ao humor musical mais refinado. E não é que os bebés reconhecem o seu génio virtuoso aos primeiros acordes?!!!
Público: Bebés dos 0 aos 3 anos acompanhados de suas famílias, com uma média de 3 acompanhantes cada.
Máximo de 70 bebés por concerto:
35 Bebés 0-18 meses sentados ao colo de um adulto na 1ª fila de almofadas;
35 Bebés 19-36 meses sentados com um/dois adulto na 2ª fila de almofadas;
Obs.: Não existem lugares marcados e não é permitida a entrada de público após o início do espetáculo
Duração: 45m
Preço: 7,5€ (adulto+bebé palco) 5€ (plateia)

29 de maio . 21h30
MIGUEL ARAÚJO | CASCA DE NOZ
Sinopse | 
Em véspera de feriado municipal, venha ao Teatro Stephens assistir à atuação de Miguel Araújo e a sua Casca de Noz.
Como o próprio refere “Casca de Noz serei eu sozinho no palco, à deriva, por entre guitarras, ukeleles, um piano e as minhas canções. As que sou eu que canto e as que fiz para serem cantadas por outros. E as que vierem a propósito na altura, dos autores que são a raíz de tudo aquilo que eu faço. Casca de Noz é a imagem dessa embarcação frágil, que pode colapsar e afundar a qualquer momento. Mas também é a expressão que os anglófonos usam quando querem recorrer ao poder da síntese. Casca de Noz é também imagem de coisa robusta. Podem ser as músicas e essa força de poderem existir como quando nasceram, tocadas só ao piano ou à guitarra. Ando sempre à procura dessas canções. Aquelas que caem na rede de caçar borboletas que um compositor nunca recolhe. Sonho com aquelas que, de tão imensas, cabem dentro duma casca de noz.”
Duração: Aprox. 1h30 (sem intervalo).
Classificação Etária | M/6
Preço: 15 € (bilhetes à venda a partir do dia 27 de abril)

Bilheteira: de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Estarreja | Câmara Municipal cede viatura aos Postos Territoriais da GNR de Estarreja e Avanca


Resultado de imagem para Município de Estarreja
O Município de Estarreja vai formalizar esta segunda-feira, 29 de abril, às 11h00, no Edifício dos Paços do Concelho, um contrato de comodato para a cedência aos Postos Territoriais da GNR de Estarreja e Avanca de uma viatura com o objetivo que a mesma seja utilizada no reforço da segurança; na prevenção da criminalidade; e na melhoria da eficácia e eficiência das ações de policiamento, em particular as que visam a camada da população mais vulnerável.

Nos termos do regime jurídico das autarquias locais, compete às Câmaras Municipais deliberar sobre as formas de apoio a entidades e organismos legalmente existentes, com vista à defesa dos direitos dos cidadãos e colaborar no apoio a programas e projetos de interesse municipal, em parceria com entidades da administração central. Neste sentido, a Câmara Municipal de Estarreja cede em regime de comodato à GNR, a título gratuito, um veículo ligeiro de passageiros com “o interesse em contribuir para melhorar a ação e a resposta a dar pelos Postos Territoriais da GNR de Estarreja e Avanca à população do concelho, que concorra para promover a tranquilidade pública e garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos”.

No documento pode ler-se que “o propósito de reforçar a segurança, aumentar o sentimento de segurança e o nível de confiança das populações, importa colaborar com a GNR nos objetivos de prevenção da criminalidade, melhorar a eficácia e eficiência das ações de policiamento, e de acordo com as expectativas dos cidadãos, potenciando os programas de prevenção criminal e policiamento comunitário, em particular as ações que visam o apoio à camada da população mais vulnerável como é o caso dos idosos, crianças e das pessoas portadoras de deficiência”.

Esta cedência visa ainda colmatar as graves lacunas ao nível dos meios auto, que muitas vezes condicionam a capacidade operacional dos Postos Territoriais da GNR de Estarreja e Avanca.

Irão assinar o contrato o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e o Tenente-Coronel Maximiano Vaz Alves, Comandante do Comando Territorial da GNR de Aveiro.

Porto de Mós | FUTURMÓS - Feira de Orientação Vocacional

Dias 9 e 10 de maio a Câmara Municipal de Porto de Mós promove a 2ª edição da FUTURMÓS - FEIRA DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL, destinada aos alunos do 3º ciclo e secundário.

Esta iniciativa tem como objetivo divulgar as várias ofertas educativas, formativas e saídas profissionais disponíveis no mercado, auxiliando os jovens na sua tomada de decisão no que há sua formação diz respeito.

A feira terá várias palestras, stands e workshops e permitirá o contacto com entidades ligadas à educação, abrindo espaço para o diálogo, colocação de dúvidas e conhecimento de ofertas de ensino.

Todas as atividades são abertas e têm entradas livres.

Porto de Mós | Feira das Sementes e das Plantas - 2ª edição

A Feira das Sementes e das Plantas está de volta, nos dias 4 e 5 de maio. A 2ª edição realizar-se-á no Recinto das Tasquinhas e contará com vários workshops, formações, exposições e muito mais.

Este ano a feira contará ainda com uma área dedicada às orquídeas. Se é entusiasta desta planta convidamo-lo a participar trazendo os seus melhores exemplares.

A participação na feira é gratuita.

Évora | Em reunião pública de 24 de Abril: Câmara de Évora aprovou moções sobre o 25 de Abril e 1º de Maio

A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade uma moção sobre a passagem dos 45 anos da Revolução de Abril, proposta pelo Vereador Eduardo Luciano (CDU). Na moção, o Executivo camarário “saúda todos os seus construtores, em particular os militares que compreendendo a necessidade histórica de libertar o país da ditadura pegaram em armas nos devolveram a liberdade e nos permitiram todos os sonhos”.

Afirma também que “sem essa madrugada libertadora, que possibilitou avanços civilizacionais significativos em áreas como os direitos laborais, a educação, a saúde, o desporto, a habitação, a igualdade entre homens e mulheres, seríamos hoje um país sem futuro”.

Sublinha ainda que “tão importante como lembrar a Revolução e as suas conquistas é, nestes tempos de memórias voláteis, afirmar a necessidade de cumprir os seus ideais e de mobilizar para essa batalha o “exercito” que com isso mais tem a ganhar, a juventude com os seus sonhos, utopias e vontade transformadora”, pois “só assim fará sentido afirmar e repetir: 25 de Abril sempre, fascismo nunca mais”.

Uma moção sobre o 1º de Maio, também proposta pelo Vereador Eduardo Luciano, foi aprovada por maioria, com o voto contra do PSD. No documento, a “Câmara Municipal de Évora saúda todos os trabalhadores e seus representantes em mais uma comemoração do 1º de Maio”. Recorda as lutas dos trabalhadores ao longo dos tempos pelos seus direitos, frisando que “temos vindo a assistir nas últimas décadas a retrocessos civilizacionais impostos pela legislação laboral, que levaram a uma crescente perda de direitos e rendimentos e à crescente desregulação de horários de trabalho bem como aumento da precariedade”.

Dando exemplos de princípios básicos do direito laboral que estão a ser postos em causa pelo modelo neoliberal, defende que “a luta dos trabalhadores portugueses por melhores condições de vida é um elemento decisivo para conter esta cavalgada de regresso a um tempo onde a regra era o trabalho sem direitos”.

Recorda ainda que “nos últimos quatro anos e após um dos mais violentos ataques aos direitos e rendimentos dos trabalhadores, foi possível assistirmos a alguma recuperação desses direitos e rendimentos, mas sem a necessária e urgente alteração das leis laborais que possibilitam inverter, também no plano jurídico, a tendência para a desproteção do trabalho e dos trabalhadores”.

A moção finaliza com uma saudação à “tenacidade e capacidade de resistência dos trabalhadores portugueses, que irão comemorar o seu dia de festa e em luta pela afirmação dos seus direitos”.


No período antes da ordem do dia, foi ainda aprovado por unanimidade um voto de pesar, proposto pelo Vereador António Costa da Silva (PSD) pelo falecimento do antigo Reitor da Universidade de Évora (e membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora) António Gonçalves Santos Júnior.

Porto de Mós | Dia da Liberdade assinalado em Porto de Mós



Porto de Mós assinalou o Dia 25 de Abril com um programa de atividades alargado, iniciativa da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Porto de Mós.

Entre exposições, palestras, teatro, música, espetáculos multimédia e cerimónias solenes, os valores de Abril foram evocados como memória a perpetuar e princípios a preservar, hoje e no futuro.

Segundo as palavras da Presidente da Assembleia, celebrar o 25 de Abril é importante, sobretudo, para mostrar aos mais jovens a conquista que este acontecimento trouxe aos portugueses e ao seu modo de vida e, para isso, é preciso conhecer, reconhecer e valorizar a História.

O programa de atividades teve como pontos altos as inaugurações das exposições “O nascimento de uma democracia” e “A palavra é “corte-se”", pela voz de José Pacheco Pereira, ambas em memória de José Augusto da Silva Marques, seguida de uma conversa sobre "25 de abril e a importância da memória".

Em linha com o objetivo de manter vivas as memórias deste acontecimento, foi inaugurada a exposição “Quotidianos da Revolução: o 25 de abril no concelho de Porto de Mós - documentos, objetos e testemunhos da revolução”.

O programa contou, ainda, com a presença de Manuel Antunes, médico cardiologista, que abordou a temática “Reinventar o serviço nacional de saúde”.

No final, foi ao som das músicas de abril que se encerraram as cerimónias do Dia da Liberdade.



Patrícia Alves

Leiria | Festival de Teatro Juvenil festeja 25 anos com mais de 20 peças

O Festival de Teatro Juvenil (FTJ) celebra este ano o seu 25.º aniversário e, de 2 de maio a 6 de Junho, serão apresentadas, no Teatro Miguel Franco, mais de 20 peças teatrais em que os protagonistas são os alunos de estabelecimentos de ensino.
São 15 escolas públicas e privadas do concelho, três dos municípios de Batalha, Marinha Grande e Ourém e três grupos de teatro que irão atuar no âmbito da iniciativa organizada pelo Município de Leiria.
No total, deverão participar cerca de 360 crianças e jovens entre os 10 e os 18 anos, alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
As peças são produzidas pelas escolas participantes, assumindo o teatro e a expressão dramática como valores das atividades complementares de ação educativa e enriquecimento cultural.
O FTJ, integrado no Projeto Educativo Municipal, tem ainda como objetivo a promoção do teatro como expressão artística geradora de cidadãos críticos e criativos.
O evento tem início com a sessão de abertura e comemorativa da 25.ª edição do FTJ, agendada para o próximo dia 30, às 21:00, no Teatro José Lúcio da Silva, e que inclui a subida ao palco da peça “Muito Barulho por nada”, de William Shakespeare, numa produção da associação cultural Filho do Meio.
O encerramento tem data marcada para 6 de Junho, com a atuação do Grupo de Teatro Infantil e Juvenil “Os Miúdos da Serra”, de Alqueidão da Serra, com uma peça com o mesmo nome, às 21:30, no Teatro Miguel Franco.
Todos os espetáculos têm entrada livre.

Torres Vedras | TURRES VETERAS ABORDA ESTE ANO O ABASTECIMENTO DE ALIMENTOS À CIDADE

O abastecimento da cidade – mercado alimentar” é o tema da 22.ª edição do Encontro de História Turres Veteras que se realizará entre os dias 9 e 11 de maio, a partir do auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras.
A iniciativa constitui-se, recorde-se, como um encontro nacional de História de referência organizado anualmente e focado num tema, o qual tem sido pertinente, não apenas para o estudo da identidade e da memória do concelho de Torres Vedras e da região Oeste, mas também para o da própria História de Portugal e do Mundo.
Turres Veteras é, recorde-se, uma iniciativa organizada pelo Município de Torres Vedras e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 
Este evento tem como objetivos fundamentais o fomento do estudo e da investigação relativos à História local e regional, assim como a partilha de experiências e de resultados obtidos na área da História da Cultura e Mentalidades, desde o período pré-clássico até ao presente.
As respetivas inscrições devem ser efetuadas pelo n.º de telefone: 261 310 485 / 455; ou pelo e-mail: museu.rececao@cm-tvedras.pt.
De referir desta 21.º edição deste encontro de História, para além das comunicações de oradores prestigiados, a atuação do Ruben Monteiro Quarteto, que apresentará o álbum TURRES VETERAS no dia 9 de maio, pelas 21h30, no Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras, dando início ao encontro; o jantar Sabores da Expansão que terá lugar no Claustro do Convento de Nossa Senhora da Graça, no dia seguinte; e o lançamento do livro Caminhos do Rio, que compila as comunicações da anterior edição do Turres Veteras, momento que marcará o encerramento da edição deste ano do evento.


Programa

 

9 de maio | quinta-feira

21h30 – Concerto de Ruben Monteiro Quarteto - Lançamento do álbum TURRES VETERAS

10 de maio | sexta-feira

14h00
Receção aos participantes

14h30
Cerimónia de Abertura

15h00 
Comunicação
O abastecimento da cidade na Idade Média - Pedro Gomes Barbosa (Instituto Alexandre Herculano da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

15h30
Comunicação
O abastecimento de carne na Paris medieval - Benoit Descamps (Université de Paris)

16h00
Debate

16h30
Intervalo                                   

17h00
Comunicação
O abastecimento de água à vila de Torres Vedras: séculos XIII-XIX - Carlos Guardado da Silva (Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

17h30 
Comunicação
“O mar riquo”: o consumo dos frutos do mar em Sines, uma perspetiva diacrónica - Sandra Patrício (Município de Sines, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

18h00
Debate

20h00
Jantar Sabores da Expansão (Claustro do Convento de Nossa Senhora da Graça)
Uma Viagem Literária pelo Património Alimentar: da Grécia Antiga, ao Brasil dos Descobrimentos, passando por Portugal - Carmen Leal Soares (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

22h00
Momento Musical
MusicÁlareira, Associação Cultural - Ruben Monteiro (Música da Expansão Ultramarina / Descobertas)


11 de maio | sábado

10h00
Comunicação
Do Mediterrâneo para a mesa: comer e beber em Olisipo (séc. II a.C. - II d.C.) - Victor Filipe (UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa)

10h30
Comunicação
O abastecimento da cidade de Lisboa na Idade Média - Mário Sérgio Farelo (Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

11h00
Intervalo

11h30
Comunicação
O abastecimento da corte nas cidades - Manuela Santos Silva (Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

12h00
Comunicação
Mujeres y abastecimiento urbano en el Noroeste Penisular en el siglo XVIII - Ofélia Rey Castelão (Universidad de Santiago de Compostela)

12h30
Debate

13h00
Almoço

14h30
Comunicação
Torres Vedras: terra de vinho - Dulce Freire (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)

15h00
Comunicação
O concelho de Torres Vedras durante a 2.ª Guerra Mundial (1939-1945): a questão do abastecimento local - Hélder Ramos (Agrupamento de Escolas Queluz-Belas)

15h30
Intervalo

16h00
Comunicação
O Açougue de Torres Vedras nos séculos XV e XVI - Carlos Margaça Veiga (Academia Portuguesa de História, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

16h30
Comunicação
O Matadouro Municipal de Torres Vedras - André Baptista (Câmara Municipal de Torres Vedras)

17h00
Debate

17h30
Encerramento com o lançamento do livro Os Caminhos do Rio

18h00
Torres Vedras de Honra

Preço: €15 (encontro) / €17 (jantar) / €32 (encontro e jantar)