quarta-feira, 25 de agosto de 2021

ANIMAÇÃO DE VERÃO REGRESSA A ARMAÇÃO DE PÊRA NOS DIAS 26 E 28 DE AGOSTO

 O evento Animação de Verão regressa a Armação de Pêra, levando a esta vila a banda da Sociedade Filarmónica Silvense e Verónica Monteiro, respetivamente, nos dias 26 e 28 de agosto, pelas 22h00, onde atuarão junto à Fortaleza. Com entrada livre, a iniciativa é promovida pelo Município de Silves com o apoio da Junta de Freguesia de Armação de Pêra.

Serão, assim, duas noites com sons e estilos diversificados. A primeira com a atuação da banda filarmónica do nosso concelho composta por mais de três dezenas de músicos, que interpretarão diversas peças, sob a batuta do Maestro Pedro Coutinho. Segue-se, a 28 de agosto, a cantora e instrumentista Verónica Monteiro, natural de Faro e residente em Silves. Música portuguesa, jazz, bossa-nova, blues, pop, reggae, soul music são alguns dos estilos que se farão ouvir nessa noite.

O evento cumpre as orientações da DGS em matéria de espetáculos ao ar livre. A entrada no recinto é efetuada mediante voucher de entrada (entregue no local a partir das 21h00), estando limitada à ocupação de 100 lugares.

+ info : sector de Cultura da CMS | 282 440 856 | cultura@cm-silves.pt

+ sobre Sociedade Filarmónica Silvense

No ano de 1842 surgiu em Silves e pela primeira vez uma Banda Filarmónica, a “Filarmónica do Guerreiro”, criada e regida pela família do respetivo topónimo, que viveu nesta cidade até 1865. Pelo Carnaval de 1869, nascia uma nova Banda a “Filarmónica dos Fraldas”, criada por alguns cidadãos progressistas que saíram à rua simplesmente de fraldas, dirigiram essa Banda: Salvador Gomes Vilarinho, António Caldas, Vicente de Almeida e depois Henrique Rocha (filho) que substituíra Vicente de Almeida, como Regente. Das rivalidades políticas entre o Partido Progressista e o Partido Regenerador, surgiu uma segunda banda, a “Filarmónica dos Moleiros”, que teve na sua origem Gregório Mascarenhas. Também se vestiam de fraldas, mas estas eram verdes e vermelhas e daí lhe adveio o rótulo de “Os Periquitos”. Foi dirigida por Henrique Rocha (pai) e José da Cruz Guerreiro. Não foram fáceis nem pacíficos esses anos, porque sempre que estas duas Bandas, que representavam duas Indústrias (as Caldas e as Mascarenhas), se cruzavam nas ruas, havia pancadaria, tal era a rivalidade. Em paralelo, nasceu ainda um Grupo de Ocarinas, instrumento musical feito de barro, cujo som é idêntico ao da flauta. Esse grupo cultivou pela primeira vez em Silves este instrumento. 

O revirar do século e a crise das fábricas que originaram as duas Bandas, marcou o fim da Caldas em 1906 e da Mascarenhas em 1910. Mas enquanto umas morriam, uma nova Banda já tinha nascido em 1908 a “Orquestra Freire”, era uma orquestra de instrumentos de corda e teve como Regente Henrique Rocha (Júnior), pianista que atuava na Sociedade Vilarinho. A Orquestra Freire sobreviveu até ao surgimento do cinema sonoro. Embora não haja registos, entre os anos 1865-1869 e 1910-1912 sabe-se que nos primeiros anos da República Portuguesa a “Sociedade de Classe” adquiriu instrumentos musicais das anteriores Bandas e criou uma Filarmónica que ia funcionando, embora com carências. Quando a “Sociedade de Classe” se extinguiu, foi constituída a atual Filarmónica que aprovou os seus estatutos em 1933 com o nome “Sociedade Filarmónica Silvense”. 

Durante várias décadas e até Outubro de 2002 teve a sua sede no Teatro Gregório Mascarenhas. Provisoriamente, a Sociedade Filarmónica Silvense esteve no edifício da Cooperativa “ A Compensadora”. Em Novembro de 2014 mudou-se definitivamente para a sua nova sede no Largo 1º de Maio.

Já teve um Rancho Folclórico, nascido em 1981 da sua componente etnológica, versando e divulgando cantares e danças de Silves e do Algarve. 

Faz parte desta associação o grupo de teatro amador “O Gruta” datado de 1981 (Atualmente sem atividade) e o Grupo Coral criado em Outubro 1998. 

Em 2019 a Banda Filarmónica conta com cerca de 35 músicos. Ao longo dos anos, vários foram os maestros e músicos, que dela fizeram parte. Atualmente é regida pelo Maestro Pedro Coutinho.

Todos são amadores: músicos, atores e coralistas

+ sobre Verónica Monteiro

Natural de Faro e residente em Silves Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Maria Campina. Ao longo do tempo esteve envolvida, em vários projetos musicais como vocalista. Em 2012, inicia o seu percurso a solo, como cantora e instrumentista. O seu repertório é bastante diversificado viajando um pouco por vários estilos musicais. Incluindo, música portuguesa, jazz, bossa-nova, blues, Pop, reggae, soul music.

As suas referências musicais têm influência: Alice Russel; Norah Jones; Lisa Ekdhal ; Stacey kent; Melody Gardot; Astrud Gilbert; Tom Jobim; George Gershiwn; Mayra Andrade; Mafalda Veiga; Sónia Tavares; Mariza; António Zambujo; entre outros.

O evento cumpre as recomendações da DGS

1. O recinto de espetáculo estará delimitado, o acesso será condicionado e controlado; 2. Acesso ao recinto apenas para os titulares de voucher de entrada (entregue no local a partir das 21h00); 3. Circuitos independentes de entrada e de saída; 4. Período de entrada e saída de público alargado; 5. Entrada de público desfasada, cumprindo as regras de distanciamento; 6. Lugares sentados com distanciamento físico entre espectadores de 1,5 metros; 7. Sessão sem intervalos; 8. Obrigatório o uso de máscara no acesso e durante todo o espetáculo; 9. Não é permitido movimentar a cadeira; 10. Lotação limitada a 100 lugares, 11. A permanência no recinto está sujeita ao cumprimento das regras e indicações da organização.

Câmara Municipal de Lamego e Resinorte realizam ação de sensibilização para separação de resíduos


A Câmara Municipal de Lamego, em parceria com a Resinorte, realizou uma ação de sensibilização com o objectivo de alertar para a importância da separação de resíduos recicláveis. A campanha destinou-se aos comerciantes da cidade, sendo que estão já previstas várias iniciativas do mesmo âmbito para setembro.
No seguimento de outras ações de cariz ambiental, a Câmara Municipal de Lamego, numa iniciativa conjunta com a Resinorte (empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 35 municípios do norte central), levou a cabo uma campanha de sensibilização junto do comércio local com o intuito de promover e incentivar a separação de resíduos recicláveis nos respectivos estabelecimentos.

Destinada a comerciantes da área da restauração e bebidas, a iniciativa decorreu de forma localizada, designadamente na Rua da Olaria e na Avenida Visconde Guedes Teixeira, na freguesia de Lamego (Almacave e Sé).

Numa altura em que a cidade de Lamego se encontra repleta de turistas e se prepara para o período das famosas festas do concelho (Nossa Senhora dos Remédios), a autarquia considera de enorme relevância o alerta para uma correta e eficaz separação de resíduos, assim como o depósito dos mesmos nos respetivos Ecopontos.

No decorrer da ação foram disponibilizados sacos para a separação correta dos detritos recicláveis que contemplavam vidros, embalagens, papel e cartão.

Para o próximo mês de setembro estão já previstas diversas iniciativas do mesmo cariz, nomeadamente para a zona baixa da cidade lamecense.

PCP critica “falsas listas de independentes” que são subterfúgio para “projetos pessoais”

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou hoje as "falsas listas de independentes" que outros partidos apresentaram às eleições autárquicas de 26 de setembro e que são apenas instrumentos "para projetos pessoais".

Não nos escondemos como outros fazem em falsas listas de independentes que mais não são do que um instrumento para projetos pessoais ou de grupo", referiu o dirigente comunista, durante uma ação de pré-campanha em Loures, no distrito de Lisboa, com candidatos independentes que integram as candidaturas da CDU.

Ladeado pelo presidente do município e recandidato ao cargo, Bernardino Soares (eleito pela CDU), e pela deputada e membro da comissão executiva nacional do PEV Mariana Silva, o secretário-geral comunista sublinhou que foi o executivo da CDU em Loures "a resolver o desequilíbrio financeiro herdado pela gestão PS", assim como em Évora.

O município de Évora mereceu, aliás, uma nota particular de Jerónimo de Sousa, depois das críticas feitas pela coordenadora do BE, Catarina Martins, e do presidente social-democrata, Rui Rio, sobre o veto do Presidente da República ao diploma do parlamento que altera as regras de enquadramento do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL).

À semelhança do que o PCP já tinha dito durante a tarde de hoje, o secretário-geral referiu que "só por ignorância ou má-fé se pode" invocar o município de Évora, onde "o rigor" da gestão da CDU, advogou, "permitiu liquidar em 2019 o PAEL, esse instrumento da Troika, um verdadeiro pacto de agressão contra as populações e o poder local".

O membro do Comité Central do PCP também destacou que a CDU é a "força política com mais mulheres candidatas à presidência de câmaras municipais" e que "45% do total de candidatos, 184 dos quais como cabeça de lista a câmara e assembleias municipais" são mulheres.

Já com notas para o período após as autárquicas, Jerónimo de Sousa disse que o futuro tem de ser construído "a partir uma outra política nacional".

O PS "teve toda a oportunidade para encetar uma política alternativa", mas "não o fez porque são outros os seus compromissos".

Lusa

Delta Airlines anuncia penalizações para trabalhadores não vacinados

A companhia aérea norte-americana Delta Airlines anunciou hoje que vai cobrar aos trabalhadores 200 dólares (170 euros) por mês no seguro de saúde da empresa se não estiverem vacinados contra a covid-19.

Ed Bastian, presidente executivo da empresa, indicou que todos os funcionários que estiveram internados com covid-19 nas últimas semanas não tinham a vacinação completa e que as hospitalizações custam em média à companhia 40.000 dólares.

A Delta afirmou também que vai começar a exigir testes semanais, a partir de 12 de setembro, aos não vacinados, cobrindo os custos. Estes funcionários terão de usar máscara na empresa, uma decisão que será aplicada de imediato.

Por outro lado, a companhia referiu que a partir de 30 de setembro só dará ajudas financeiras de proteção contra a covid-19 aos funcionários que apesar de estarem completamente vacinados tenham ficado infetados.

Em comunicado, a Delta Airlines disse que 75% dos seus 75.000 funcionários estão vacinados, mais do que os 72% que havia em meados de julho, mas defendeu que o número deveria estar mais perto de 100% devido à "agressividade" da nova variante do vírus.

A penalização mensal de 200 dólares no seguro de saúde vai começar a ser paga em novembro.

"Esta sobretaxa é necessária face ao risco que a decisão de não se vacinar representa para a empresa", referiu Bastian, numa nota enviada aos trabalhadores.

As medidas foram anunciadas numa altura em que a variante delta tem levado a um aumento de casos de covid-19 nos Estados Unidos.

Lusa


Trabalhador morre após deslizamento de terras numa obra em Lisboa

Um homem morreu hoje na sequência de um deslizamento de terras quando trabalhava numas obras na Avenida Santo Condestável, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte dos sapadores.

Fonte do Regimento de Sapadores de Lisboa disse que, pelas 14:20, "houve um deslizamento de terras numas obras em curso numa vala aberta na Avenida Santo Condestável", junto às Torres da Bela Vista.

O trabalhador, de 53 anos, ficou "parcialmente soterrado", o que obrigou a trabalhos de resgate da vítima durante várias horas, que veio a falecer, tendo o óbito sido declarado no local do acidente perto das 18:00.

No socorro, participaram 20 elementos e seis viaturas dos sapadores e uma viatura médica de emergência e reanimação e uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Lusa

Jovem desaparecido em Proença-a-Nova desde terça-feira

As autoridades estão a proceder a buscas para encontrar um jovem de 20 anos dado como desaparecido desde terça-feira no concelho de Proença-a-Nova, disse hoje à agência Lusa a Proteção Civil e a GNR de Castelo Branco.

O alerta foi dado terça-feira, às 19:49.

Em declarações à agência Lusa, o oficial de comunicação e relações públicas do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, capitão Jorge Massano, explicou que as circunstâncias do desaparecimento ainda são desconhecidas.

Segundo acrescentou, já foi mobilizada uma equipa cinotécnica e os meios estão a ser reforçados.

De acordo com a informação do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, cerca das 11:30, estavam no local 22 operacionais, entre bombeiros, GNR e elementos da Força Especial de Proteção Civil.

Lusa

Estabelecimentos encerram às 01:00 a partir de sexta-feira na Madeira

O horário de encerramento dos estabelecimentos na Madeira vai ser alargado para as 01:00 a partir de sexta-feira, indicou hoje o presidente do Governo Regional, referindo que o recolher obrigatório fica entre as 02:00 e as 05:00.

“Na próxima quinta-feira, nós [Conselho do Governo] vamos renovar a situação de calamidade na Madeira e vamos alargar apenas os horários dos estabelecimentos, que passam a encerrar às 01:00 e o recolher obrigatório às 02:00”, disse Miguel Albuquerque.

Atualmente, os estabelecimentos comerciais encerram às 00:00 em todo o território da região autónoma e o recolher obrigatório vigora entre as 01:00 e as 05:00.

O chefe do executivo madeirense (PSD/CDS-PP) falava à margem duma visita à sede da Associação Santana Cidade Solidária, na cidade nortenha de Santana, onde foram efetuadas obras beneficiação e reabilitação no valor 202 mil euros, da responsabilidade da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas.

“Vamos manter um conjunto de requisitos — o uso de máscara, o distanciamento social –, porque estão a correr bem, não vale a pena alterá-los, e vamos fazer um grande esforço no sentido de vacinarmos o que resta da população jovem”, sublinhou.

Miguel Albuquerque indicou que o executivo pretende decretar “medidas mais efetivas” de desconfinamento a partir de outubro, estando agora focado na vacinação da população, com o objetivo de abranger 85% no fim de setembro.

A Madeira atingiu na segunda-feira a marca dos 70% de residentes — 175 mil — com esquema vacinal completo contra a covid-15, mas as autoridades regionais pretendem agora inocular 85% dos 251 mil habitantes, para garantir a imunidade de grupo.

“Vai ser um esforço muito grande, vamos fazê-lo e, a partir desse momento, temos garantias que podemos alargar algumas das medidas de prevenção que estão em vigor”, disse.

Miguel Albuquerque indicou, também, que será efetuada uma “testagem massiva” dos professores, alunos e funcionários das escolas, com vista a iniciar o novo ano letivo “com toda a segurança”.

De acordo com os dados mais recentes da Direção Regional de Saúde, o arquipélago da Madeira regista 364 casos ativos de covid-19, num total de 11.074 confirmados desde o início da pandemia e 75 mortos associados à doença.

Lusa

Candidaturas abertas para Prémio Vergílio Ferreira do município de Gouveia

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, tem a decorrer, até ao dia 31 de dezembro, o período de candidaturas ao Prémio Literário Vergílio Ferreira 2022, na categoria de ensaio literário.

O Prémio Literário Vergílio Ferreira, instituído pela Câmara Municipal de Gouveia em 1997, pretende homenagear o escritor Vergílio Ferreira, “bem como incentivar a produção literária, contribuindo, desta forma, para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa”, segundo a entidade promotora.

O autor de “Manhã Submersa” nasceu na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, na Serra da Estrela, no distrito da Guarda, a 28 de janeiro de 1916 e morreu a 01 de março de 1996.

O galardão anual distingue as categorias de romance inédito e ensaio literário e, a partir de 2002, a categoria não literária de Estudos Locais de Património, História e Cultura do Concelho de Gouveia.

O vencedor do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2022, que irá distinguir um original na categoria de ensaio literário, será anunciado no dia 01 de março de 2022.

“Para além do reconhecimento do autor e da obra literária vencedora, o prémio terá um valor pecuniário de cinco mil euros”, refere o município de Gouveia numa nota publicada na sua página oficial da internet.

De acordo com as normas de participação, o vencedor será selecionado por um júri constituído por “personalidades de reconhecida idoneidade e prestígio” em representação da Câmara Municipal de Gouveia, da Associação Portuguesa de Escritores e da Associação Portuguesa de Críticos Literários.

O Prémio Literário Vergílio Ferreira será entregue ao autor premiado numa cerimónia pública, a realizar na abertura das Festa da Cidade de Gouveia, em agosto de 2022, segundo o mesmo documento.

O Prémio Literário Vergílio Ferreira já distinguiu, entre outras, as obras “Senha Número Trinta e Quatro”, da autoria de João José Afonso Madeira (2020), “Que possível ensaio sobre a verdade em Vergílio Ferreira”, de Maria do Rosário Cristóvão (2018), “Dor de Ser Quase, Dor Sem Fim”, de Iolanda Martins Antunes (2016), “O Cómico em Vergílio Ferreira”, de Jorge Costa Lopes (2013), “Diário dos Imperfeitos”, de João Morgado (2012), e “Estação Ardente”, de Júlio Conrado (2006).
Lusa

Projeto inovador em Évora tem GNR como “elo de ligação” entre turistas e património

Os militares da GNR vão ser um “elo de ligação” entre os turistas, a segurança e a valorização do património nos 14 concelhos do distrito de Évora, graças a um projeto inovador em Portugal lançado hoje.

A iniciativa denomina-se Guard & Guide e é promovida pelo Comando Territorial de Évora da GNR, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), assim como pelos 14 municípios que a integram.

Neste âmbito, o projeto englobou a formação de militares da Guarda nas áreas de História, Património, Arqueologia e Ambiente, pela Universidade de Évora, e a criação de mapas/roteiros para cada um dos concelhos do distrito, com os destaques a nível patrimonial, cultural e dos recursos endógenos.

Este é um projeto inovador no sentido em que nos estamos a assumir como ‘elo de ligação’ entre o turista, a segurança e o património”, destacou hoje o comandante do Comando Territorial de Évora da GNR, coronel Joaquim Vivas.

Na cerimónia de apresentação pública do Guard & Guide, realizada esta tarde nas instalações da CIMAC, o mesmo responsável da GNR explicou que o projeto “dá corpo ao que a Guarda sempre fez”, que é “a divulgação dos conhecimentos que tem” do território “perante o turista”.

“Este projeto é a materialização de uma coisa que a Guarda já faz” e de um programa nacional da força de segurança implementado “há uns anos”, o Tourist Support Patrol, que “tem mais visibilidade no litoral”, em especial “na região algarvia”, sublinhou.

Agora, esta interligação entre a GNR e os turistas é formalizada no distrito de Évora “com outros meios”, nomeadamente “com um roteiro muito bem feito, que nos ajuda a transmitir mais essa sensação” de segurança, frisou.

E, através da “formação específica”, os guardas no terreno têm agora “competências novas” e “podem ajudar, quer o turista, quer a valorizar o que de melhor” existe “em termos de património edificado”, disse.

Para o presidente da CIMAC, Carlos Pinto de Sá, trata-se de uma iniciativa “muito interessante, sobretudo para dar a conhecer o património no Alentejo Central, não apenas aos elementos da GNR que acompanham os turistas, mas também para valorizar esse património”.

Pinto de Sá, que é também o presidente da Câmara de Évora, lembrou ainda que, na base da decisão de um turista visitar Portugal está a segurança do país, pelo que “o papel da GNR a este nível é absolutamente essencial”.

“Se as pessoas se sentem seguras connosco, pois, nós queremos potenciar ainda mais essa questão” e, ao mesmo tempo, mostrar ao visitante “o que de melhor temos”, apontou também o coronel Joaquim Vivas.

Os roteiros do Guard & Guide, criados com a participação do Grupo de Évora dos Urban Sketchers Portugal, vão ser disponibilizados pelos militares da GNR no terreno, assim como nos postos territoriais da força de segurança e nos postos de turismo concelhios.

Lusa

FORNECIMENTO DE ÁGUA INTERROMPIDO NO DIA 26 DE AGOSTO EM ALGUMAS ZONAS NA FREGUESIA DE SILVES

O Município de Silves informa que, devido à reparação de rotura na adutora/distribuidora responsável por abastecer a zona poente do subsistema de Silves, o fornecimento de água será interrompido no dia 26 de agosto, entre as 08h00 e as 12h00,afetando as seguintes zonas:

- Falacho

- Odelouca

- Vale de Lama

- Caixa D’Água

- Estabelecimento prisional 

 

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Águas das praias de Espinho interditadas após reação alérgica na pele de 8 crianças

Várias praias de Espinho foram hoje interditadas a banhos, após uma ida ao mar ter provocado reações alérgicas na pele de oito crianças, já conduzidas ao hospital, revelou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro.

“Desconhece-se a causa, mas as crianças tiveram uma reação alérgica na pele depois de terem ido à água e os Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho [BVCE] foram chamados ao local para lhes prestar assistência médica”, diz fonte do CDOS.

As águas em questão não mostram qualquer indício percetível de anomalia, mas a extensão de costa entre a Praia da Baía e a da Rua 37, em Espinho, foi entretanto interditada a banhos, embora seja possível a permanência nos respetivos areais.

Pedro Louro, comandante dos BVCE, disse que esta terça-feira “já situação idêntica se verificou num adulto”, apesar de, no mesmo dia, as análises realizadas semanalmente pelas autoridades municipais às águas balneares de Espinho terem evidenciado “resultados normais”.

“Na semana passada houve um caso semelhante em Gaia, ontem [terça-feira] houve o tal adulto aqui em Espinho e hoje foram estas oito crianças, todas com idades dos 7 aos 10 anos e pertencentes ao mesmo grupo”, acrescenta.

Os sintomas identificados em todos esses banhistas, ainda segundo o comandante, foram sempre “prurido e urticária”, manifestando-se de forma “ligeira e transitória”.

As crianças hoje identificadas com a mesma alergia foram conduzidas ao Hospital de Vila Nova de Gaia e, segundo a Câmara Municipal de Espinho, já foi solicitada a intervenção da Agência Portuguesa do Ambiente, que deverá proceder a testes laboratoriais às águas das referidas praias para identificação do problema.

Segundo o CDOS de Aveiro, nas operações de assistência médica desta manhã estiveram ainda envolvidas equipas afetas a uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital Santo António do Porto, a uma ambulância dos Bombeiros Voluntários da Aguda e à Polícia Marítima.

Papa lamenta hipocrisia na igreja

O Papa considerou hoje que a "hipocrisia da igreja" é "particularmente detestável" e lamentou que haja "muitos cristãos e muitos ministros hipócritas".

O pontífice dedicou a catequese de hoje, durante a audiência geral realizada na aula Paulo VI, ao "comportamento reprovável" que é a hipocrisia e que se encontra tanto "no local de trabalho como em políticos que vivem de uma forma em público e de outra em privado".

Perante várias centenas de fiéis que assistiram à audiência, com máscara, mas sem guardar distância de segurança para prevenir o contágio de covid-19, Francisco admitiu que infelizmente há "hipocrisia na igreja" e que há "muitos cristãos e muitos ministros hipócritas".

De acordo com o Papa, quando se age de outra forma que não seja com verdade está-se a "por em risco a unidade da igreja".

"Que o teu discurso seja sim ou não, porque de outra forma vem do maligno", acrescentou.

"Há muitas situações nas quais se pode verificar a hipocrisia. Frequentemente esconde-se no local de trabalho, onde se trata de aparentar amizade com os colegas, enquanto a competição leva a golpeá-los pelas costas. Na política não é incomum encontrar hipócritas que vivem um desdobramento entre o público e o privado", explicou.

O Papa definiu a hipocrisia como "o medo de dizer abertamente a verdade, fingir ou aparentar fazer o bem aos olhos dos outros", e pediu ao "Senhor" ajuda para os seres humanos serem coerentes, deixarem-se de confrontos e combaterem com coragem tudo o que os afasta da verdade e da fé que professam.

Lusa

Imagem: JN

Maratona Fotográfica de Famalicão

 O evento é organizado pela Associação Caixa de Imagens, que já soma a 9ª edição desta maratona que é dedicada a todos aqueles que têm o gosto pela fotografia. O objetivo deste dia é o convívio e troca de saberes entre pessoas com a mesma paixão: FOTOGRAFAR.

Esta edição, terá como palco principal a nossa cidade, apenas exige do participante um olhar atento à cidade e aos seus pormenores, sendo que todo o percurso será realizado a pé sem qualquer grau de exigência ou esforço físico, pois trata-se de uma atividade meramente artística e cultural onde todos, acima de tudo, se irão divertir.

A Valorpneu é o principal patrocinador desta edição ao atribuir prémios monetários no valor global de 1600€ aos vencedores desta 9ª edição da Maratona Fotográfica de Famalicão.

Assim, o vencedor receberá um prémio no valor de 800€; o segundo prémio tem o valor de 400€; o terceiro prémio um valor de 200€ e  caso o júri entenda atribuir Menções Honrosas, aos oito temas a explorar, estas  têm um prémio no valor de 25€.

A Maratona Fotográfica de Famalicão está de ano para ano a receber trabalhos cada vez melhores, ao longo dos anos conseguimos ver o crescimento de alguns fotógrafos amadores que nos acompanham desde a primeira edição e de facto é um orgulho ver que não desistem e como evoluíram. É por eles, e pelos novos participantes, que queremos elevar cada vez mais o nome desta maratona, e claro, a qualidade da mesma.

A ficha de inscrição e regulamento estão  disponíveis no sitio: www.caixadeimagens.pt . A inscrição tem um custo de 10€ para adultos e 5€ para jovens com idade inferior a 19 anos de idade.

O ponto de encontro está marcado para as 08:30H na Praça (Mercado Municipal), em Vila Nova de Famalicão, seguindo-se um roteiro agradável pela cidade, onde o convívio e boa disposição estarão presentes ao longo do dia. 

Leiria | Teatro José Lúcio da Silva e Teatro Miguel Franco integram Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

 

O Teatro José Lúcio da Silva e o teatro Miguel Franco, em Leiria, integram a partir de agora a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), após submissão das respetivas candidaturas à dgArtes – Direção Geral das Artes e posterior aprovação pela Ministra da Cultura, a 19 de agosto de 2021.

 A RTCP é um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes.


Saúde | Pandemia tirou 22 mil dádivas de sangue mas doações voltam a aumentar este ano


“Realizaram dádiva pela primeira vez, até ao final de julho 16 982 dadores, mais 63,2% do que no período homólogo de 2020”, aponta o Instituto Português do Sangue e da Transplantação ao Jornal Económico.
A pandemia vitimou milhares de pessoas em Portugal, cancelou eventos, fechou as portas a lojas e restaurantes e também afetou negativamente as doações de sangue. No entanto, este ano está ser marcado por um aumento de doações comparativamente a 2020.

Segundo dados do Instituto Português do Sangue e da Transplantação enviados ao Jornal Económico (JE), entre janeiro e o final de julho de 2021, verificou-se um aumento de 13,2% de dadores e 12,3% no total de dádivas, em termos homólogos, num total de 107.710 colheitas de sangue e componentes sanguíneos.

“Realizaram dádiva pela primeira vez, até ao final de julho 16 982 dadores, mais 63,2% do que no período homólogo de 2020”, acrescenta o IPTS.

No ano passado, em julho, o “Jornal de Notícias” noticiava que tinham existido 22 mil dádivas a menos do que em 2019, citando dados do IPST. Por sua vez, a Federação de Dadores Benévolos de Sangue apontou ao JE que em 2020 existiram menos 22.353 dádivas de sangue do que em 2019. No ano antecedente à Covid-19 a Federação registou 310.311 dádivas e no ano seguinte obteve 287.958.

Relativamente à situação atual das doações, o IPST sublinha que têm “reservas de sangue e componentes sanguíneos características do período de verão. Face à retoma da atividade programada dos Hospitais e as férias de verão, o IPST está atento ao evoluir da situação, especialmente no que se refere aos grupos sanguíneos negativos, nomeadamente A e 0 negativo”.
Países europeus não acompanham Portugal nas dádivas de sangue

Apesar de Portugal ter conseguido obter mais doações de sangue em 2021 do que em 2020, o mesmo não aconteceu nos restantes países europeus. A agência francesa de fornecimento de sangue, Etablissement Francais du Sang (EFS), disse que tem 85 mil bolsas de glóbulos vermelhos em reserva, um número abaixo do considerado ideal (100 mil ou mais), avançou a “Reuters” a 20 de agosto.

Na Itália, o Centro Nacional de Sangue confessou que tinha escassez de dádivas em várias regiões, incluindo Lazio, o que levou a que alguns hospitais a adiassem as operações planeadas para conservar reservas de sangue para emergências. Já o ministério da Saúde da Espanha apelou para que as pessoas fizessem doações na semana passada, garantido que é seguro doar sangue durante a pandemia.

Na Grécia, “as pessoas têm medo de doar sangue para hospitais devido à Covid-19”, explicou Konstantinos Stamoulis, diretor científico do Hellenic National Blood Center, em Atenas. “Há dias em que há redução de até 50% nas doações de sangue em relação a 2019”, admitiu.

O mesmo tem acontecido nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, o fornecimento de sangue doado, já afetado pela pandemia, ficou ainda mais restrito na primavera, à medida que os hospitais aumentaram as cirurgias que estavam suspensas.

Fonte:https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/pandemia-tirou-22-mil-dadivas-de-sangue-mas-doacoes-voltam-a-aumentar-este-ano-776525

Judiciária deteve homem por “indícios de ter ateado” dois incêndios na Feira

Um homem de 38 anos foi detido por indícios de ter ateado com cigarro e isqueiro dois incêndios em matas do concelho de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, revelou hoje a PJ.

“Os incêndios foram provocados com recurso a cigarro e isqueiro, tendo sido ateados em zona de caminho confinante com povoamento florestal. A rápida intervenção dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira permitiu que [os fogos] não atingissem moradias nem uma extensa área de floresta existente nas imediações”, revela a PJ em comunicado.

Os referidos incêndios verificaram-se na freguesia de São João de Ver e o alegado responsável pela sua deflagração foi identificado após operações da Diretoria do Norte da PJ, levadas a cabo em colaboração com a PSP da Feira.

Sem ocupação laboral, o homem em causa será agora presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação adequadas.

Lusa

Homem detido por posse ilegal de armas no Concelho de Ovar

 

A GNR de Aveiro, através do Posto Territorial de Santa Maria de Lamas, no dia 20 de agosto, deteve um homem de 65 anos por posse ilegal de armas.

Na sequência de uma investigação de violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito era detentor de diversas armas de fogo sem registo ou qualquer tipo de documentação válida. Após diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária, que culminou com a apreensão de diverso material:
• Uma caçadeira de calibre12;
• Uma carabina;
• Uma arma de ar comprimido;
• 190 munições de diferentes calibres.
O detido foi presente, no dia 21 de agosto, ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de apresentações semanais no posto policial da área de residência, afastamento da vítima e proibição de contacto com a mesma por qualquer meio, e entrega das armas que tenha em sua posse.
Esta ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Maria da Feira.

Cineteatro Anadia recebe concerto de tributo a Amália Rodrigues

O Cineteatro Anadia acolhe, no próximo dia 18 de setembro, pelas 21h00, um concerto dos Vox Angelis que presta tributo a Amália Rodrigues. O evento realiza-se, no âmbito das Comemorações dos 100 Anos do nascimento da fadista.

Hoje todo o público português a conhece pela sua voz e a aclama de Rainha do Fado. Para assinalar esta efeméride, o grupo Vox Angelis preparou um espetáculo multimédia, levando ao público os principais fados que imortalizaram a voz de Amália, bem como uma narração histórica onde é contada a história de vida da fadista, com projeção simultânea de cerca de 200 fotografias inéditas.

Trata-se de um espetáculo belíssimo, de natureza histórico-musical, que inclui os mais famosos temas como "Com que voz", "Que Estranha Forma de Vida", "Gaivota", "Cuidei que tinha morrido", "Lágrima", "Grito", "Fado Amália", alternando a parte cantada e de temas instrumentais de Armandinho e de Raul Nery com a própria narração e projeção.

Os ingressos para o espetáculo, que podem ser adquiridos na bilheteira online BOL (www.bol.pt), ou no Cineteatro de Anadia às sextas-feiras e sábados, das 20h00 às 23h00, e no dia do espetáculo, a partir das 14h00, têm um custo de 5,00€, sendo que os portadores dos Cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior beneficiam de um desconto de 50 por cento.

“Autarca pelo Bom Governo”, a declaração de Compromisso da Iniciativa Liberal de Anadia

Os candidatos á Camara Municipal de Anadia, Assembleia Municipal de Anadia e Assembleia de Freguesia de Sangalhos do Iniciativa Liberal, assinaram Declaração de Compromisso "Autarca pelo Bom Governo"

A iniciativa parte da Associação Cívica "Transparência Internacional" defendendo a maior transparência e facilidade de escrutínio da atividade executiva dos governos locais, contribuindo para uma maior confiança e reforço do poder democrático das instituições autárquicas.

A subscrição da Declaração de Compromisso "Autarca pelo Bom Governo" por parte do Iniciativa Liberal Anadia é um passo natural que decorre da permanente defesa que o partido tem feito a nível nacional e local duma maior transparência da atuação dos autarcas, das empresas públicas e das demais instituições locais.

Lembramos a aprovação da criação do Portal de Transparência e Monitorização de Fundos Europeus, uma iniciativa do deputado-único do Iniciativa Liberal à Assembleia da República.

Também em Anadia queremos estar na linha da frente da transparência política, sendo o Iniciativa Liberal Anadia a única subscritora à data da presente declaração, de todas as que concorrem às Eleições Autárquicas de 2021 no concelho de Anadia.

Estas ideias podem ser consultadas em: https://transparencia.pt/autarca-bom-governo/


GNR de Braga resgatou cães amarrados e abandonados

A GNR recorda que o abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.

O CT de Braga da GNR informou esta quarta-feira ter resgatado cinco cães (três adultos e duas crias), que se encontravam amarrados e abandonados numa habitação, no concelho de Braga.

Em comunicado, a GNR esclarece que na sequência de uma denúncia, os militares da Guarda fizeram diligências policiais que culminaram na terça-feira com o cumprimento de um mandado de busca domiciliária.

No decurso da busca foram resgatados os cinco animais, tendo-se apurado que "os mesmos tinham sido abandonados desde 14 de agosto nuns anexos contíguos à habitação, onde estavam acorrentados e visivelmente desidratados", refere a GNR.

Os animais foram entregues no Canil Intermunicipal de Braga e toda a informação sobre o caso remetida para o Tribunal Judicial de Braga.

A GNR recorda que o abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.

A Guarda, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente, tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território 808 200 520 funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Lusa

Benfica com menos um garante passagem à fase de grupos da Champions

Águias empatam 0-0, mas estão na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O Benfica qualificou-se na noite passada para a fase de grupos da Liga dos Campeões, ao empatar a zero em casa do PSV, num jogo da segunda mão do play-off.

A jogarem com menos um jogador desde os 32 minutos, por expulsão de Lucas Veríssimo, os encarnados seguraram a vantagem de 2-1, conseguida há uma semana em Lisboa.

No sorteio da fase de grupos da Champions, na quinta-feira, vão estar três equipas portuguesas, com o Benfica a juntar-se ao campeão Sporting e ao FC Porto

Cátia Carmo / TSF

Investigação portuguesa abre caminho para reduzir a Covid-19 a uma constipação

O projeto arrancou ainda durante o primeiro confinamento, em abril/maio de 2020.

Uma equipa de investigadores portugueses do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA), em Oeiras, descobriu três compostos que podem reduzir o impacto da Covid-19 a uma constipação.

Em entrevista à Lusa, a investigadora coordenadora Cecília Arraiano salienta que "cada um dos compostos em ação individual reduz 60 a 70% a atividade do vírus SARS-CoV-2", num projeto que aponta numa direção distinta das vacinas e que está em fase de registo de patentes e tem perspetivas de poder chegar rapidamente ao mercado, porque dois estão aprovados para uso em outras doenças pelo regulador americano: a FDA [Food and Drugs Administration].

"A vacina é uma abordagem diferente, porque põe o hospedeiro a lutar contra o vírus e nós lutamos diretamente com o vírus, porque atacamos a 'maquinaria' interior. A vantagem é que [a nossa] é mais independente da resposta imunitária do hospedeiro", nota a geneticista, continuando: "A Covid-19, que está tão grave, passa a ser como uma constipação. Se uma pessoa não tiver outras complicações, não vai para o hospital com uma constipação".

O trabalho desta equipa, que contou com a colaboração do Laboratório Nacional de Referência de Saúde Animal do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), assenta na especialização dos investigadores em RNA e ribonucleases, isto é, as moléculas que controlam os níveis de RNA na célula. E na base da investigação está a existência de duas ribonucleases no SARS-CoV-2, que desempenham um papel essencial na replicação do vírus.

"O nosso objetivo era pôr o nosso conhecimento de forma a poder ajudar a controlar a multiplicação do vírus e tornar esta doença - que tem sido tão perigosa - mais ligeira", frisa Cecília Arraiano, destacando a "garantia de futuro" destas descobertas: "Quando entra nas células, o vírus normalmente pode ter mutações e esta 'maquinaria' funcional é sempre conservada, o que dava uma garantia de ser uma forma de atacar com futuro".

Com a ajuda da colega investigadora Margarida Saramago, Cecília Arraiano conta que o projeto arrancou ainda durante o primeiro confinamento, em abril/maio de 2020, com os três fármacos a serem 'encontrados' nas bases de dados internacionais, que contêm muitos milhares de compostos químicos. E, sustenta a investigadora, todo este processo "foi uma grande aventura" para a instituição e os profissionais.

"As minhas colaboradoras fizeram um 'screen' e começaram a ver, tendo em conta as características destas ribonucleases, quais seriam aqueles que poderiam - como uma chave numa fechadura - encaixar nos sítios vulneráveis e fazer com que se ligasse e não funcionasse bem", refere, sem deixar de enfatizar que a ambição é que seja rapidamente utilizado pelas pessoas para se poder "voltar à normalidade que havia antes desta pandemia".

Com a investigação laboratorial terminada nesta fase, o futuro passa agora pelo registo de patentes e pelo diálogo com as farmacêuticas. A investigadora coordenadora do ITQB Nova adianta que já foi obtida uma "patente provisória" na semana passada e que dentro de alguns dias devem avançar pedidos similares para os outros dois compostos.

"Até estar tudo seguro e conversado com as farmacêuticas, não podemos divulgar porque, senão, qualquer país do mundo agarra e faz. Como foi tudo 'made in Portugal' temos muito orgulho e queremos manter 'made in Portugal'", indica a geneticista.

Esta patente provisória já permite encetar conversações com as farmacêuticas, embora seja um processo sobre o qual pendem algumas obrigações, além de estar ainda 'presa' por alguns detalhes.

Apesar disso, Cecília Arraiano confirma que serão feitas "três patentes diferentes" -- uma por cada composto descoberto -, expressando a sua convicção de que agora este tema não passa de uma questão burocrática.

"O que gostávamos era que as farmacêuticas testassem isto (que nós já sabemos que se faz em células de macaco com o vírus) em testes clínicos com pessoas com covid. Tendo em conta a rapidez com que foram desenvolvidas estas novas vacinas de RNA, em um ano, tenho a grande esperança de que seja também tudo muito rápido", indica, finalizando: "Esperamos mesmo é ver isto no mercado o mais rápido possível".

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.658 pessoas e foram contabilizados 1.022.807 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Lusa

Partido Comunista chinês é financiador do desmatamento no mundo

 

Segundo relatório da Forests & Finance (uma coalizão global de ONGs), o Partido Comunista Chinês (PCCh) financia o desmatamento em vários países.

A China é a segunda maior consumidora de commodities do mundo, o que implica em desmatamento da floresta tropical. O dinheiro sai de bancos do PCCh, e o Brasil é o maior destino dessas ações.

O coro da mídia mundial — ONGs, órgãos internacionais, Vaticano, entre outros — indicia o Brasil como o maior “criminoso” na floresta amazônica e o condena por desmatar; mas as superfícies são mínimas, se comparadas às devastações de outros países.

ABIM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: A Suprema Corte ordena que a política de 'Permanecer no México' de Trump seja restabelecida

A Suprema Corte emitiu uma ordem efetivamente forçando o governo Biden a restaurar a política de "Permanecer no México" do governo Trump, que exige que muitos requerentes de asilo esperem no México enquanto aguardam as audiências sobre seus pedidos de refúgio nos EUA.

A ordem do tribunal superior , emitida na terça-feira à noite sobre a dissidência dos três nomeados democratas do tribunal, rejeitou o pedido do Departamento de Justiça de uma suspensão que teria permitido que a polêmica política permanecesse congelada enquanto o litígio sobre o esforço do presidente Joe Biden para rescindi-la continua.

A decisão é uma vitória para os estados do Texas e Missouri, que entraram com um processo contra a revogação da política e ganharam uma decisão de um juiz federal no Texas no início deste mês exigindo que o governo Biden retornasse à prática da era Trump.


Fonte: POLÍTICO

Caldas da Rainha | CCC INTEGRA REDE DE TEATROS E CINETEATROS PORTUGUESES


O Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha faz parte dos primeiros 50 equipamentos culturais do País a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), um “instrumento na concretização de uma política pública no domínio da cultura e das artes, que se pretende que tenha um impacto estruturante em todo o território nacional” anunciou a Direção-Geral das Artes (DGArtes).

“Esta credenciação é fundamental”, manifestou a vereadora da Cultura do Município, Maria da Conceição Pereira, explicando que “só assim será possível aceder a apoios à programação cultural”.

Os equipamentos culturais credenciados poderão candidatar-se aos apoios à programação a partir de outubro.

Queda em acidente de trabalho provoca uma vítima mortal em Mangualde


Um homem de 55 anos morreu ontem em Mangualde após uma queda de seis a sete metros, durante a realização de trabalhos, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

"O homem estava a trabalhar e a escada partiu-se. Sofreu uma queda em altura de seis a sete metros, o que acabou por provocar uma vítima mortal, a do homem de 55 anos", explicou a fonte do CDOS.

O alerta foi dado às 15:49, para a localidade de Tabosa da Cunha, na freguesia de Fornos de Maceira Dão, Mangualde, no distrito de Viseu, e no local estiveram nove operacionais apoiados por cinco viaturas.

Lusa