domingo, 14 de julho de 2019

Algarve | ISMAT cria curso de licenciatura em Gestão do Turismo

O Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) criou um novo curso de licenciatura em Gestão do Turismo, na sequência da grande adesão que teve o Executive Master em Gestão do Turismo e da Hospitalidade (já com inscrições abertas para uma segunda edição a iniciar no próximo mês de outubro).
Esta instituição de ensino superior justifica, em comunicado, esta aposta pelo facto sendo o turismo “o setor que mais cresce no mundo, desempenha um papel de relevo no crescimento económico e desempenha um papel chave na criação de emprego.” 
Em face disso, o ISMAT considera que há “a necessidade crescente de dotar o mercado de recursos aptos que respondam às necessidades e aos problemas concretos do setor: Planeamento, Estratégia, Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Investimento.”
Aos alunos que frequentem esta licenciatura serão disponibilizadas unidades curriculares de caráter teórico-prático, situações de simulação empresarial e dois estágios curriculares em organizações/empresas, e “um corpo docente de excelência.”
As candidaturas já estão a decorrer e todos os interessados podem saber mais informações em www.ismat.pt  

Algarve | Trotinetas elétricas chegaram a Portimão

A moda das trotinetas elétricas chegou, esta quarta-feira, a Portimão. A empresa CIRC colocou à disposição de residentes e turistas cerca de uma centena daqueles veículos, um número que irá ser adaptado em função da procura que surja.
O primeiro passo para as utilizar é descarregar a respetiva aplicação, que mostra todos os 19 espaços onde há trotinetas.
O custo do serviço é de um euro inicial para o desbloqueamento, a que se junta 15 cêntimos por minuto. Os utilizadores que deixem as trotinetas nos espaços reservados para o efeito recebem de volta 50 cêntimos.
Para João Oliveira e Silva, um dos responsáveis da CIRC, dessa forma a empresa pretende “incentivar a utilização responsável das trotinetas”, fazendo com que não surjam em Portimão os problemas de estacionamento caótico destas viaturas elétricas, que se registam noutras cidades.

Sul | Mais britânicos, menos alemães e holandeses no Algarve

O presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas, faz um balanço positivo do primeiro semestre.
Este dirigente associativo diz que “o Algarve registou uma taxa ocupação global muito idêntica à do ano passado, até com uma ligeira subida, que não chegou a um por cento”.
Um dos aspetos positivos foi o crescimento do mercado britânico (quase 4%), que, dessa forma, interrompe a tendência de descida verificada nos últimos dois anos.
Em sinal contrário andaram “os mercados alemão e holandês, que apresentaram descidas acentuadas.” Devido a essa circunstância, as unidades turísticas das zonas mais expostas a estes mercados (sobretudo, as situadas em Lagos, Sagres, Carvoeiro, Monte Gordo, Vila Real de Sto. António e Castro Marim) não tiveram um primeiro semestre muito positivo.
Contudo, como a maior parte das camas se concentra em unidades situadas na zona central do Algarve, que está mais exposta aos mercados britânico e ao português (que registou um aumento de 6%), os resultados globais acabam por ficar até ligeiramente acima do ano passado.

Sangue | Doação no âmbito da Campanha de Verão 2019

Reservas “estáveis”, mas IPST apela à dádiva do tipo O- e A-.
“Apesar de as reservas de sangue estarem estáveis e confortáveis, com mais de sete a dez dias, para a maior parte dos grupos sanguíneos”, de acordo com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), o Presidente daquele instituto, apelou aos portugueses com tipo de sangue O- e A- (O negativo e A negativo), dois grupos problemáticos, para fazerem as suas dádivas, contribuindo para que doentes e hospitais tenham um verão tranquilo.
O apelo aos dadores não regulares, para que “aproveitem esta época de verão para fazer as suas dádivas, permitirá que os doentes tenham o verão com a sua doença, mas sem correr mais riscos, e o ISPT esteja tranquilo”, assim como os hospitais, sublinhou ainda o Presidente do IPST.
Quem pode doar sangue
Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.
A dádiva de sangue é benévola e não remunerada.  A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.
Cuidados a ter na dádiva de sangue
Antes:
  • Deverá hidratar-se com líquidos como água ou chá no dia anterior e no próprio dia;
  • Deverá evitar grandes períodos de exposição solar;
  • Deverá tomar o pequeno almoço se der sangue no período da manhã;
  • Se der sangue após o almoço deverá aguardar 3 horas para completar a digestão.

Após:
  • Deverá continuar a hidratação;
  • Deverá evitar grande períodos de exposição solar;
  • Deverá evitar exercícios físicos.


Para quem em Aveiro ou arredores, pode deslocar-se até ao Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Sangue, 1º. Piso, Rua de Ovar, relativamente perto das Bombas da Repsol, e ai procurar efectuar a sua dádiva de sangue.

Não deixem de consultar o site http://www.adasca.pt/ onde encontra disponível outras informações.


Algarve | Concurso para atribuição de licença de utilização de armazém

A Docapesca abriu concurso para a atribuição da licença de utilização privativa pelo prazo de 5 anos, de uma parcela do domínio público hídrico, destinada à utilização de um armazém de aprestos com o n.º 7, localizado no Bloco B no Porto de Pesca de Lagos.
As condições de utilização (principais caraterísticas da utilização, os critérios de escolha das propostas, bem como a data limite para a sua apresentação), constam do Edital n.º LG/05/19, que pode ser consultado junto dos serviços da DOCAPESCA em Faro, na Rua Miguel Bombarda, Edifício Varandas de Faro, Bloco D – Loja A, 8000-394 Faro, bem como no website www.docapesca.pt (Editais e Avisos).

Algarve | Câmara de Olhão vai investir 400 mil euros em parque de estacionamento e lazer

A Câmara de Olhão abriu concurso para adjudicação da empreitada de “Parque de Lazer e Estacionamento Junto da Escola EB 2/3 Dr. António Eusébio em Moncarapacho”.
Para garantir a execução da obra, a autarquia pretende gastar o valor máximo de 400 mil euros, que é o preço base do procedimento.
As empresas interessadas têm um prazo de 30 dias para entregar as suas propostas, sendo que será vencedora a que apresente o valor mais baixo.
Uma vez adjudicada, a empreitada deverá ficar concluída no prazo de 180 dias.

Silves | Investimento de quase 900 mil euros em rede de abastecimento de água

O Município de Silves concluiu recentemente a empreitada da ampliação da rede de abastecimento de água aos sítios do Benaciate e Lavajo, na freguesia de S. Bartolomeu de Messines, chegando a vários locais próximos e limítrofes daquelas localidades. 
A obra, que contou com financiamento comunitário através do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), teve um custo total de 877.319 euros.
A empreitada contemplou a instalação de tubagem ao longo de 15,3 km, a construção de duas válvulas redutoras de pressão (VRP) situadas nas extremidades da intervenção, a colocação de 271 contadores de água (com telemetria) e a intervenção em mais de 11 km de estradas e caminhos, servindo uma população na ordem das 450 pessoas.

Mundo | Genealogia da Revolução Francesa


Em 5 de outubro de 1789, mulheres revolucionárias marcham de Paris a Versailles para atacar o palácio e                                            aprisionar o rei e a rainha
Em 5 de outubro de 1789, mulheres revolucionárias marcham de Paris a Versailles para atacar o palácio e aprisionar o rei e a rainha

  • Plinio Corrêa de Oliveira
Em fins do século XVIII, já cansado e envelhecido, o protestantismo se mostrava falho em força de expansão, minado por dentro pelos progressos crescentes da dúvida e do ceticismo; e atingiam um ápice as tendências liberais e igualitárias, que conservavam na França uns restos de vida, graças principalmente ao apoio do Estado.
O humanismo e a Renascença estavam mortos havia muito tempo, e no protestantismo tudo estava gasto. Mas o espírito igualitário que os suscitara — e era isso o que esses três movimentos tinham de mais dinâmico e fundamental — a eles sobrevivera e estava mais forte do que nunca. Esse espírito haveria de lançar a França, e depois a Europa inteira, num cataclismo liberal e igualitário.
De fato, o sentido igualitário, anti-monárquico e anti-aristocrático da Revolução Francesa é a projeção, na esfera civil, da tendência igualitária que levou o protestantismo a rejeitar os elementos aristocrático e monárquico da hierarquia eclesiástica. O fermento comunista, que trabalhava a extrema esquerda da Revolução, e que acabou por se explicitar em movimentos como o de Babeuf, não era senão o símile laico dos movimentos comunistas, como o dos irmãos Morávio, que brotaram daquilo que se poderia chamar a extrema-esquerda protestante. A completa laicização do Estado, a mascarada greco-romana, a contínua evocação das repúblicas do paganismo clássico, tudo isso mostrava na Revolução Francesa o efeito do humanismo, da Renascença e do enciclopedismo.
Cumpre insistir. O protestantismo, o humanismo e a Renascença não foram senão aspectos que o espírito anárquico e igualitário tomou em sua longa trajetória histórica. Esses aspectos se extinguiram, em parte porque o espírito que os suscitara, destruidor por excelência, os aniquilara no seu próprio foco. A Revolução Francesa não foi senão um aspecto novo e ainda mais enérgico desse mesmo espírito.
ABIM
____________
Trecho extraído do Auto-retrato filosófico de Plinio Corrêa de Oliveira, cuja íntegra está disponível em www.catolicismo.com.br (edição de outubro/1996).

México | Dell Latitude, 25 Años Anticipándose A Las Necesidades De Los Usuarios


por Yesica Flores

• La nueva y rediseñada línea de computadoras móviles Dell Latitude permite a los usuarios trabajar más rápido y mantenerse productivos por más tiempo.

• El inicio de sesión biométrico y las opciones de seguridad de múltiples factores ayudan al 80% de los trabajadores que cree que las características de seguridad integradas ayudan a mantener seguros los datos de la empresa.

La tecnologia está cambiando de manera acelerada a niveles nunca antes vistos y está modificando la forma en que interactuamos en el trabajo y en nuestra vida diaria. Dell Technologies en conjunto con Institute of the Future y Vanson Bourne, ha realizado una series de investigaciones para entender cada vez más, como la tecnología está impactando la fuerza de trabajo.
En la última investigación de Dell Technologies realizada junto con sus aliados tecnológicos, llamada “El Futuro de la Economía”, se resalta que el 26% de los encuestados está de acuerdo en que la era de asociación humanos y máquinas ya es una realidad.
“La tecnología seguirá cambiando y todos estos avances ya son parte de nuestro día a día, necesitamos dirigir nuestros esfuerzos y liderazgo en buscar que el impacto sea beneficioso para la fuerza de trabajo, a través de personalizar la experiencia de cada usuario, habilitar dinámicas y herramientas de trabajo en equipo y simplificar el consumo de TI”, comentó Ada Cleghorn, Client Solutions Sales Director en Dell Technologies.
Debido a lo anterior y en celebración de los 25 años de la línea de computadoras Dell Latitude, Dell Technologies ha mejorado la experiencia del usuario, ofreciéndole una nueva generación de laptops que aumenta la productividad, disminuye los riesgos de seguridad y mejora los procesos e interacciones entre usuarios.
La décima generación de PCs comerciales Latitude, se ha rediseñado completamente para satisfacer las necesidades de la fuerza laboral, la cual se encuentra en constante evolución. Este nuevo portafolio de PC está diseñado y pensando en los departamentos de TI y tiene como objetivo lograr que los usuarios puedan trabajar sin importar cuándo, dónde o cómo lo hagan.
Los equipos de la nueva generación de Latitude no solo son más elegantes, compactos y más fáciles de transportar, sino que cuentan con una nueva integración de hardware y software que transforma la forma en que los departamentos de TI implementan, administran, protegen y dan soporte a sus dispositivos.
Dentro de las innovaciones de esta nueva gama de laptops se incluye una gran cantidad de opciones de tecnología express:
• ExpressCharge™, proporciona una carga de batería de hasta el 80% en solo una hora.

• ExpressCharge Boost™, permite que se cargue el 35% de la batería en solo 20 minutos.

• ExpressConnect, detecta y se conecta de manera inteligente al WiFi más potente para un rendimiento hasta un 40% más rápido que una antena convencional, lo que da como resultado menos conexiones caídas, transferencias de archivos más confiables y sincronizaciones de correo electrónico más rápidas.

Las nuevas capas de seguridad de clase empresarial permiten a los usuarios ahorrar la molestia de recordar contraseñas, ofrece un inicio de sesión rápido con autenticación biométrica, gracias a la tecnología de Windows Hello, que brinda un reconocimiento facial seguro; además puede equiparse con lectores de huellas digitales incorporados en el botón de encendido y cámaras IR, y con Dell SafeScreen y nuevos obturadores de privacidad de la cámara.
Para garantizar una mejor seguridad de los datos, las computadoras portátiles también son compatibles con la recientemente anunciada SafeBIOS de Dell, que brinda a los clientes mayor visibilidad al verificar la integridad del firmware de forma segura en la nube.
“Las necesidades informáticas de la fuerza laboral moderna han cambiado, los trabajadores ya no están en sus escritorios de nueve a cinco. Están en constante movimiento entre reuniones, viajes o conectados remotamente, y necesitan equipos de cómputo que los acompañen en esta dinámica”, comentó Javier Pezúa, Product Marketing Manager Client Solutions de Dell Technologies.
PC más pequeñas y livianas de clase empresarial diseñadas para la forma en que trabaja la nueva generación de trabajadores
Además de la galardonada Latitude 7400 2-en-1 lanzada este año en CES, la nueva línea Latitude incluye:
Latitude Serie 7000
En formatos de 13 y 14 pulgadas, la serie Latitude 7000 tiene las notebooks premium de clase empresarial más pequeñas del mundo. Recubiertas con nuevos materiales duraderos de aluminio o fibra de carbono, las computadoras portátiles cuentan con un diseño de bisagra que permite una fácil apertura con un solo dedo. Diseñada para minimizar el desgaste de la batería cuando está en uso, la innovadora tecnología digital SafeScreen reduce el campo de visión de la pantalla para la seguridad mientras trabaja en público.
El portafolio también incluye la Latitude 7200 2-en-1, que presenta un acabado de aluminio anodizado cepillado más delgado y de diseño más liviano, y un teclado retroiluminado. Este dispositivo de 12 pulgadas, es la Latitude desmontable más segura, manejable y rica en funciones de Dell, así como la más pequeña, para aquellos que priorizan la portabilidad en el modo de tableta.
Todas las computadoras portátiles pueden equiparse con hasta 32 GB de memoria y hasta 20 horas de tiempo de operación en configuraciones seleccionadas – hasta un 25% más que la generación anterior.
Latitude Serie 5000
Las notebooks de negocios más pequeñas del mundo en su clase, también ofrecen una amplia gama de funciones y configuraciones. Los formatos de la serie Latitude 5000 (13, 14 y 15 pulgadas) en un nuevo chasis reforzado con fibra de carbono y un tiempo de operación líder en la industria de hasta 20 horas permiten a los usuarios disfrutar de un enfoque ininterrumpido. Las configuraciones de pantalla de alta definición o de pantalla táctil de alta definición con borde estrecho y los potentes procesadores Intel® Core ™ de octava generación con gráficos discretos opcionales asumen las tareas más exigentes.
Además, Dell presenta la nueva Latitude 5300 2-en-1, la laptop de clase empresarial más pequeña del mundo de 13 pulgadas y 2 en 1. Con un peso inicial de solo 3.15 lbs, la Latitude 5300 presenta una pantalla táctil de cristal de Corning Gorilla Glass de borde a borde duradera Full HD con revestimiento antirreflejo para una pantalla que es más fácil de leer. Esae 2 en 1 se puede configurar con hasta 32 GB de memoria y hasta 1 TB de almacenamiento.
Latitude Serie 3000
La nueva serie Latitude 3000 establece el estándar para las notebooks de negocios de nivel de entrada con capacidades de clase empresarial para una productividad esencial, sin dejar de ser accesible para cualquier empresa. Ahora, de un tamaño aún más pequeño y un diseño actualizado, las computadoras portátiles están disponibles en factores de forma de 14 y 15 pulgadas, así como un nuevo y sorprendente modelo de 13 pulgadas, que es la notebook empresarial más pequeña y liviana del mundo, de 13 pulgadas.
Por último Javier Pezúa destacó “Nuestras nuevas Latitudes hacen que sea más fácil y más agradable trabajar, colaborar e innovar en cualquier momento y en cualquier lugar. Nos preocupamos por la seguridad tanto de los empleados como de los departamentos de TI, las empresas pueden confiar en nuestras nuevas Latitudes, combinadas con Dell Unified Workspace, simplifican las tareas de TI y garantizan que los trabajadores tengan el mejor dispositivo para sus necesidades”.
Con más estilo que nunca, la nueva generación de Latitude tiene la opción de estar equipado con los procesadores Intel® Core™ de octava generación. Hay una nueva Latitude para cualquier tipo de trabajador.

Sociedade | Inaugurado oficialmente o Lar Residencial e CAO do Centro Social de Brito


O Centro Social de Brito inaugurou no seu polo do Paraíso, em Selho S. Jorge, o lar residencial e o centro de atividades ocupacionais. A cerimónia contou com o ministro José António Vieira da Silva e de Adelina Paula Pinto.

Com um investimento a rondar 2 milhões e 700 mil euros neste espaço agora inaugurado, o Centro Social de Brito torna-se a maior entidade do género no concelho de Guimarães e um dos maiores da zona norte, afirmou o seu presidente, José Dias.

Com estas duas valências, o Centro Social de Brito passou também a contar com 180 funcionários, que prestam um serviço a uma população que vai “desde os meninos de quatro meses a idosos”. O presidente de direção deste centro social agradeceu o apoio dos colaboradores da instituição, “porque acreditam na grandeza desta instituição” e realçou que “o mais importante é a qualidade do serviço que prestamos diariamente aos nossos utentes”. Numa intervenção marcada pelos agradecimentos, José Dias destacou ainda o apoio da Câmara Municipal, da Segurança Social, de diversos parceiros e de entidades privadas. Enfatizou o papel de Vieira da Silva, “o melhor ministro da Segurança Social dos últimos 50 anos”, pois, como justificou, “estabeleceu diretrizes de igualdade para todos no sentido de obter apoios”.

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social salientou que o Centro Social de Brito, para além de uma resposta para os idosos, passou a “oferecer uma resposta a pessoas com deficiência e transforma-se com este alargamento num dos mais importantes polos da rede social num concelho que tem já uma rede social dinâmica, forte e eficaz”.

Em virtude de Domingos Bragança estar de gozo de férias, foi Adelina Paula Pinto a representar a Câmara Municipal de Guimarães. A Presidente em exercício da Câmara de Guimarães destacou “as duas respostas absolutamente necessárias e fundamentais para a coesão territorial e inclusão social” e salientou que só este ano a Câmara de Guimarães atribuiu em subsídios 1,7 milhões de euros às IPSS, porque, como referiu, “acreditamos que este trabalho de proximidade é fundamental”.

O Centro Social de Brito, com esta inauguração na manhã de 13 de julho, com a recuperação de um edifício para Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), passou a ter mais duas respostas na área social.

Nesta sessão, decorreu ainda a homenagem a Filomena Fernandes, considerada a “madrinha” deste novo polo do Centro Social de Brito.

Fonte:Reflexodigital