quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Silves | Dia 25 de fevereiro. “TANTO, TANTO!” É OBRA EM DESTAQUE NA PRÓXIMA SESSÃO DA “HORA DO CONTO”

 O mês de fevereiro traz mais uma sessão de “Hora do Conto para pais e filhos” à Biblioteca Municipal de Silves. “Tanto, Tanto!” será a obra em destaque no próximo dia 25 de fevereiro, às 15h30. A iniciativa é dirigida a pais e filhos (dos 5 aos 10 anos) e tem entrada livre.
Nesta obra da dramaturga, atriz, apresentadora de televisão, roteirista e autora infantil britânica, Trish Cooke, é contada, de forma divertida e cheia de amor, a história de uma família que se reúne para fazer uma festa surpresa ao bebé que todos adoram “TANTO, TANTO!”. Vencedora do Smarties Book Prize para a categoria 0-5 anos de idade, do She/WH Smiths’s Under-Fives Book Prize e do Kurt Maschler Award este livro recebeu, ainda, uma menção honrosa no Kate Greenaway Medal, e foi nomeado para o Sheffield Children’s Book Award e para o Nottinghamshire Children’s Book Award.
A iniciativa requer inscrição prévia, até dia 23 de fevereiro, através do telefone 282 440 899 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

 

Figueiró dos Vinhos | Concurso Municipal de Ideias de Negócio – “Empreendedorismo nas Escolas 2022/2023”


Integrado no projeto “CIMRL - Empreendedorismo nas Escolas 2022/2023” realizou-se hoje, dia de 15 de fevereiro, na Casa da Cultura, o Concurso Municipal de Ideias de Negócio, de âmbito escolar.
Esta iniciativa regional no território da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, tem como objetivo promover o empreendedorismo em contexto escolar, desenvolvendo competências empreendedoras nos alunos, apoiados nos professores, na comunidade escolar e nos Municípios.

No caso de Figueiró dos Vinhos, no concurso do Ensino Secundário foi vencedor o projeto “Digital School”, das alunas Bárbara Neves, Rui Silva, Iasmina Filgueira, e no concurso destinado ao 3.º Ciclo venceu o projeto “Recycling in Community”, das alunas Ana Raposo, Angelina Antunes e Leonor Assunção.

Estas ideias de negócios irão representar o Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos nas finais intermunicipais, nas quais participam todos os municípios da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e que se realizam no mês de março.

Todos estão de parabéns pelo empenho e espírito empreendedor demonstrados!

Entrudo Infantil regressa ao centro da Cidade

 

Na próxima sexta-feira, dia 17 de fevereiro, marcará o regresso do Entrudo Infantil durante toda a manhã, no centro da Cidade de Aveiro. O Entrudo Infantil de Aveiro faz renascer e reviver o genuíno e espontâneo Entrudo Português, destinado às crianças do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município de Aveiro e que irá contar com cerca de 3.000 participantes.
O desfile terá início terá inicio na Praça Marquês de Pombal com passagem pela Rua Combatentes da Grande Guerra, Rua de Coimbra, Praça General Humberto Delgado (Ponte Praça), Rua Viana do Castelo, Av.ª Dr. Lourenço Peixinho (via ascendente), Travessa do Mercado, Praça do Mercado (Manuel Firmino), Rua Carlos Silva Melo Guimarães e terminará nos jardins do Cais da Fonte Nova onde haverá animação.
A Câmara Municipal de Aveiro convida desde já os cidadãos a fruir o desfile ao longo de todo o percurso.

Condicionamentos de trânsito
A iniciativa irá provocar diversos cortes e condicionamentos de trânsito nos arruamentos abaixo indicados:
» Praça General Humberto Delgado (Ponte Praça);
» Av.ª Dr. Lourenço Peixinho (via ascendente até à Travessa do Mercado);
» Na via descendente a circulação será desviada pela Rua Agostinho Pinheiro, retomando depois a Avenida;
» Praça do Mercado (Largo do Mercado Manuel Firmino);
» Rua Silvério Pereira da Silva;
» Trav. do Dispensário;
» Rua Carlos Silva Melo Guimarães;
» Rua de José Afonso;
» Rua do Batalhão de Caçadores 10;
» Av.ª de S.ta Joana no sentido Sé/Parque Infante D. Pedro, no período compreendido entre as 08h30 e as 10h00 (para chegada das crianças em autocarro).


Em face dos cortes de trânsito acima indicados, o acesso ao Parque de Estacionamento Manuel Firmino estará vedado ao público durante o período em que irá decorrer o desfile e as carreiras dos transportes públicos irão também sofrer alterações. Ficará também impedido o estacionamento no Cais da Fonte Nova e na Av.ª Dr. Lourenço Peixinho, na via ascendente até à Travessa do Mercado.

Apresentação do Plano de Cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

 

Esta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, pelas 18h00, o Pequeno Auditório, do Centro de Congressos de Aveiro recebe a apresentação da Proposta do Plano de Cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (RNDSJ), para o período de 2023-2025, incidido nos eixos da sensibilização, comunicação e promoção, num momento que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves e da Diretora Regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Fátima Reis.

O Plano de Cogestão da RNDSJ encontra-se em consulta pública até dia 17 de fevereiro e é um instrumento orientador da gestão da Comissão de Cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, que visa criar uma dinâmica partilhada de valorização da área protegida, tendo por base a sua sustentabilidade nas dimensões política, social, económica, ecológica, territorial e cultural.
Todos os interessados, a título individual ou em representação de uma entidade ou pessoa coletiva poderão contribuir com as suas sugestões ou observações até ao dia 17 de fevereiro de 2023, através do endereço eletrónico- geral@cm-aveiro.pt; por via postal para Município de Aveiro, Cais da Fonte Nova, 3810-200 Aveiro ou entregue em mão na Câmara Municipal de Aveiro, devendo para o efeito, indicar a identificação do requerente e a descrição do contributo.
O Plano de Cogestão pode ser consultado através do link:
https://www.cmaveiro.pt/cmaveiro/uploads/document/file/17257/edital_17_2023_merged.pdf

Feira Vocacional e Profissional de Aveiro incentiva jovens a encontrar a sua vocação

 Com organização da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), nos dias 16 e 17 de fevereiro, o Parque de Exposições de Aveiro acolhe a 7.ª Edição da Feira Vocacional e Profissional, entre as 09h00 e as 17h00, sob o lema «À descoberta da minha vocação», uma oportunidade para quem procura orientação vocacional, emprego ou formação.

A iniciativa promovida pela CMA e tem como objetivo agregar, num único evento, diversas ofertas educativas, formativas e saídas profissionais, com o intuito de proporcionar aos alunos do 9.º ao 12.º ano, o acesso e o contacto com diversas entidades do sistema educativo, contribuindo assim para a descoberta de vocações e escolhas profissionais dos alunos.

Com uma área expositiva de 4000 m2 e com a participação de mais de 65 entidades, desde o ensino básico ao secundário, profissional, superior e politécnico, privado e público, entidades associativas e institucionais, neste evento poderão encontrar ofertas formativas, saídas profissionais, produtos ou ofertas de emprego.

O evento será enriquecido com um vasto programa de atividades, com 16 worskshops dedicados aos alunos do Ensino Básico e Secundário onde serão abordados temas como “A descoberta profissional”, “Tomada de decisão”, “Imagem e Criação do CV” e ainda “Preparação para Entrevista de Emprego”.


XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede. Drama e comédias pelo Grupo “Os Esticadinhos” e Associação Juvenil do Zambujal e Fornos

A terceira semana do XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede reserva-nos mais dois espetáculos, pelo Grupo de Teatro “Os Esticadinhos” e pela Associação Juvenil do Zambujal e Fornos, que atuam nas respetivas sedes. As peças sobem ao palco este sábado, 18 de fevereiro, pelas 21h30.

O Grupo de Teatro “Os Esticadinhos”, do Rancho Regional “Os Esticadinhos de Cantanhede”, apresenta um drama e uma comédia, ambas com a assinatura de Carlos Garcia.

Os Empecilhos” relata episódios e vicissitudes por que passa a terceira idade. Preocupação e atitudes dos familiares, da sociedade e do Estado são abordadas e partilhadas, naturalmente, a partir de perspetivas diferentes.

Já a comédia “Negócios à porta da Assembleia” critica, com um sorriso, os costumes, caricaturando muitos modos de estar e procedimentos travessos, tendo como pano de fundo a Casa da Democracia.

Já no salão da Associação Cultural e Recreativa do Zambujal, na freguesia de Cadima, sobe à cena a comédia em dois atos “Está lá fora o Sr. Inspetor”.

A peça retrata uma família empossada que se vê com falta de liquidez e para assegurar o pagamento dos ordenados dos funcionários, se mete em negócios de contrabando de marisco. O negócio não corre bem e eis que surge um inspetor que tem por missão averiguar o que se passa, mas que enfrenta uma série de tropelias para o impedir de prosseguir com o processo.

O XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede decorre até abril e levará 17 grupos e mais de 300 atores a diversos palcos do concelho.

Anadia promove Campanha de Esterilização de Animais de Companhia

A Câmara de Anadia promove uma campanha de esterilização e de identificação de animais de companhia até ao próximo dia 30 de Abril.  Foram celebrados protocolos com as clínicas veterinárias do concelho: Centro Veterinário de Vilarinho do Bairro Unipessoal Lda, Rita Soraia Campos Serviços Veterinários Lda (Vetanadia - Centro Veterinário de Anadia), José Rafael Correia Pires (Clínica Veterinária de Sangalhos), CuriVet – Serviços e Produtos Veterinários, Unipessoal Lda (Curia) e o médico Veterinário Carlos Gonçalves (Vilarinho do Bairro).
A campanha é dirigida aos titulares de animais de companhia, cães e gatos, que residam no concelho de Anadia. A comparticipação municipal aplica-se a atos cirúrgicos até três canídeos e três gatídeos felídeos, não podendo no total ser excedido o número de seis animais por agregado familiar. O valor do apoio será pago à clinica veterinária onde for realizada a esterilização. O restante valor será pago pelo titular do animal diretamente à clinica. De sublinhar que os agregados familiares carenciados terão um apoio de 100%.
Os candidatos que pretendam beneficiar desta campanha devem submeter o formulário, até ao dia 30 de abril, juntamente com o comprovativo da identificação eletrónica e registo atualizado no sistema de informação de animais de companhia, caso exista. Os agregados familiares carenciados deverão ainda, adicionalmente, apresentar a declaração de IRS para que possam usufruir da comparticipação a 100%. Os formulários podem ser descarregados da página eletrónica do Município em http://www.cm-anadia.pt ou ser levantados, pessoalmente, no edifício da Câmara Municipal ou nas instalações do CROAC de Anadia.
De sublinhar que a campanha se insere numa estratégia municipal de sensibilização e incentivo, junto dos munícipes, destinada a promover o controlo da população de animais de companhia e do combate ao abandono.

Aveiro | Carnaval com ciência e boa disposição à mistura

Para celebrar o Carnaval, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro preparou um programa especial e bem divertido. No domingo, 19 de fevereiro, e na terça-feira, 21 de fevereiro, as famílias podem contar com um conjunto de atividades que mistura boa disposição e rigor científico.
Nestes dias de folia, a proposta passa por provar e confirmar a química das deliciosas filhoses de Carnaval dos Açores na “Cozinha é um Laboratório”, por construir e programar um palhaço robótico na “Oficina dos Robôs” e ainda fazer uma divertida bola saltitona no Laboratório da Fábrica.
Estas atividades repetem-se nos dois dias, com sessões disponíveis em diferentes horários.

No domingo de manhã, às 10h00, está ainda agendado um Workshop Dóing no Makerspace da Fábrica, em que crianças a partir dos 5 anos vão construir um divertido brinquedo equilibrista que desafia as leis da física.

As inscrições podem ser feitas através dos contactos 234 427 053 ou fabrica.cienciaviva@ua.pt.

Mais informações sobre este programa de atividades estão disponíveis aqui.

Estudo conclui que estuários com ervas marinhas expostas a efluentes de ETAR são mais saudáveis

 
Um estudo, em que participa o Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), concluiu que as ervas marinhas nos Estuários do Tejo e Sado expostas a efluentes de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e de uma fábrica de alimentos são mais saudáveis.
De acordo com Arthur Veronez, investigador do Centro de Ecologia Funcional da FCTUC, este estudo pretendeu «analisar a saúde das manchas de ervas marinhas sujeitas a concentrações variáveis de nitrogénio e fósforo como consequência de adições antropogénicas em espaços naturais. Neste âmbito, foram também realizadas reanálises e comparações entre estudos realizados anteriormente em diferentes localidades do mundo (Brasil, Costa Rica, Ilhas Britânicas, Irlanda e Itália) para diferentes espécies com habitats e influências antropogénicas parecidas».

A investigação “Seagrasses benefit from mild anthropogenic nutrient additions” teve como foco, em Portugal, os prados de Zostera noltei (espécie de erva marinha) do Centro e Sul do país. «Os prados monitorizados nos estuários do Tejo e do Sado e na Ria Formosa apresentam ervas menores, indicação de que são mais saudáveis, sob concentrações moderadas de nutrientes na água», revela o coautor do estudo.

No estuário do Tejo «os prados mais saudáveis estavam localizados exatamente ao lado de uma ETAR e de uma fábrica, onde as concentrações de amoníaco eram semelhantes às observadas para os prados da Ria Formosa, quando comparado com estações de amostragem com distâncias intermediárias da ETAR local», esclarece.
Segundo o cientista do DCV, «sob descargas menores de nutrientes, a erva dos prados de Zostera noltei (Z. noltei) aumentou, sugerindo que estavam sob privação de nutrientes. Essas descargas mais baixas ocorreram nos prados da Ria Formosa, do Tejo e do Sado mais distantes das ETARs. Além disso, os prados do Sado eram menos saudáveis que os do Tejo e da Ria Formosa sob descargas igualmente baixas de amoníaco, sugerindo que a falta de fosfato piorou o seu estado».

Esta investigação sugere ainda que, sob uma carga mais alta de nutrientes, houve também um aumento da erva dos prados de Z. noltei, indicando que estas estavam a sofrer de toxicidade (verificado em prados da Ria Formosa localizada mais próximo ETAR local). No entanto, «em comparação com os prados de Z. noltei dos outros locais de amostragem e relatos de outros estudos, evidenciou-se que os prados da Ria Formosa e do estuário do Tejo, sob adições moderadas de nutrientes antropogénicos, estavam entre os mais saudáveis já relatados», indica Arthur Veronez.



Para o investigador da FCTUC, a monitorização da Z. noltei, em Portugal, «foi uma experiência inédita, realizada durante o verão de 2021», que incluiu nove estações no Tejo e seis estações no estuário do Sado (pontos localizados em regiões intertidais). «É relevante salientar que este estudo representa um trabalho de alto impacto para melhor entendimento científico de como as ervas marinhas se beneficiam através de adições de nutrientes por vias antropogénicas, bem como demonstra o uso de uma metodologia de estudo cosmopolita, ativa e robusta», conclui.

Este estudo envolveu mais de uma dezena de investigadores de nove instituições diferentes, espalhadas pelo mundo. O artigo científico está disponível aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

No próximo sábado. Tocha recebe segunda paragem das Visitas ao Património

A freguesia da Tocha é palco no próximo sábado, 18 de fevereiro, de mais uma viagem do projeto Visitas ao Património. Após o arranque desta segunda edição, a 21 de janeiro, com a visita ao Museu Rural e Etnográfico do Rancho Regional "Os Esticadinhos", a próxima paragem é o Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais e a Igreja Matriz da Tocha.

Situado no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, este Núcleo Museológico, inaugurado em 2021, tem em exposição um conjunto significativo de património cultural e científico – objetos, fotografias e documentos - do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais.



Já na Igreja da Tocha, que teve origem numa pequena capela consagrada a Nossa Senhora da Atocha, de Madrid, é possível apreciar os 10 painéis de azulejo azuis e brancos, datados de 1763, a imagem da Senhora da Atocha, uma obra já seiscentista, ou a imagem quinhentista de Santo Antão.

Organizadas pelo serviço de Turismo do Município de Cantanhede, em articulação com outros serviços e parceiros, as Visitas ao Património pretendem dar a conhecer o património cultural e natural da região.

Entretanto, continuam abertas as inscrições em https://bit.ly/3vAU3Pt para a visita ao Museu Etnográfico e Agrícola de Cordinhã e Empa da Vinha, agendada para dia 18 de março.


Paulo Cardantas


Proteção Civil envia geradores para a Ucrânia

 Portugal, através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com a E-REDES, envia hoje, dia 15 de fevereiro, pelas 11 horas, para a Ucrânia sete geradores a diesel com elevada capacidade.
 
Os geradores, enviados por transporte terrestre para um armazém na Polónia junto à fronteira com a Ucrânia, destinam-se a manter em funcionamento instalações essenciais na Ucrânia, fornecendo energia a hospitais, escolas, centros de socorro, abrigos e outras infraestruturas cuja rede de eletricidade foi danificada ou destruída pelos ataques.
 
A ajuda de Portugal decorre do pedido de apoio lançado pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil, dirigido aos Estados-Membros, no âmbito do Projecto “Generators of Hope”, do Parlamento Europeu e Euro Cities.

“PAÍSES DO MUNDO” INSPIRAM CARNAVAL DA VIEIRA

 Mais de meio milhar de figurantes, vários carros alegóricos, muita animação e atuações musicais são esperados nos desfiles e bailes do Carnaval da Vieira 2023, que decorre de 18 a 21 de fevereiro, em Vieira de Leiria, com organização da Associação “AlóédaVieira” e do Município da Marinha Grande e o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.
Depois do sucesso das últimas edições, volta a ser realizado este evento, cujo tema é “Países do Mundo”. Os desfiles têm entrada livre e decorrem nos dias 19 e 21 de fevereiro. O percurso inicia no cruzamento da Rua Pires de Campos com a Rua 5 de Outubro e a Rua 25 de Abril, seguindo até ao Largo da República, Rua Professor Gilberto Correia, Rua da Meia Calçada, Rua 5 de Outubro e regresso à Rua de Leiria para a zona de acondicionamento dos carros alegóricos de Carnaval.

Pretende-se que participem grupos de todo o concelho, estando abertas as inscrições gratuitas, através do link https://bit.ly/3jgGOkl

O programa do Carnaval da Vieira é o seguinte:

18 de fevereiro | sábado | 22h00
Escola Padre Franklin - Vieira de Leiria
Baile de Carnaval com atuação da Banda Acesso e do DJ Leonel Vieira

19 de fevereiro | domingo | 14h30
Largo da República - Vieira de Leiria
Desfile de Carnaval com atuação de DJ P. Rosa e DJ Daniel F
Organização: Associação Aló É da Vieira e Câmara Municipal da Marinha Grande

20 de fevereiro | segunda-feira | 22h00
Escola Padre Franklin - Vieira de Leiria
Baile de Carnaval com Banda FH5 e Kid Loco & Los Mysterios

21 de fevereiro | terça-feira | 14h30
Largo da República - Vieira de Leiria
Desfile de Carnaval com atuação de DJ P. Rosa e DJ Daniel F.