quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023
Silves | Dia 25 de fevereiro. “TANTO, TANTO!” É OBRA EM DESTAQUE NA PRÓXIMA SESSÃO DA “HORA DO CONTO”
Figueiró dos Vinhos | Concurso Municipal de Ideias de Negócio – “Empreendedorismo nas Escolas 2022/2023”
Entrudo Infantil regressa ao centro da Cidade
Na
próxima sexta-feira, dia 17 de fevereiro, marcará o regresso do
Entrudo Infantil durante toda a manhã, no centro da Cidade de
Aveiro. O Entrudo Infantil de Aveiro faz renascer e reviver o genuíno
e espontâneo Entrudo Português, destinado às crianças do
pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município de
Aveiro e que irá contar com cerca de 3.000 participantes.
O
desfile terá início terá inicio na Praça Marquês de Pombal com
passagem pela Rua Combatentes da Grande Guerra, Rua de Coimbra, Praça
General Humberto Delgado (Ponte Praça), Rua Viana do Castelo, Av.ª
Dr. Lourenço Peixinho (via ascendente), Travessa do Mercado, Praça
do Mercado (Manuel Firmino), Rua Carlos Silva Melo Guimarães e
terminará nos jardins do Cais da Fonte Nova onde haverá animação.
A
Câmara Municipal de Aveiro convida desde já os cidadãos a fruir o
desfile ao longo de todo o percurso.
Condicionamentos
de trânsito
A
iniciativa irá provocar diversos cortes e condicionamentos de
trânsito nos arruamentos abaixo indicados:
»
Praça General Humberto Delgado (Ponte Praça);
»
Av.ª Dr. Lourenço Peixinho (via ascendente até à Travessa do
Mercado);
»
Na via descendente a circulação será desviada pela Rua Agostinho
Pinheiro, retomando depois a Avenida;
»
Praça do Mercado (Largo do Mercado Manuel Firmino);
»
Rua Silvério Pereira da Silva;
»
Trav. do Dispensário;
»
Rua Carlos Silva Melo Guimarães;
»
Rua de José Afonso;
»
Rua do Batalhão de Caçadores 10;
»
Av.ª de S.ta Joana no sentido Sé/Parque Infante D. Pedro, no
período compreendido entre as 08h30 e as 10h00 (para chegada das
crianças em autocarro).
Apresentação do Plano de Cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
Esta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, pelas 18h00, o Pequeno Auditório, do Centro de Congressos de Aveiro recebe a apresentação da Proposta do Plano de Cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (RNDSJ), para o período de 2023-2025, incidido nos eixos da sensibilização, comunicação e promoção, num momento que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves e da Diretora Regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Fátima Reis.
O Plano de Cogestão da RNDSJ encontra-se em consulta pública até dia 17 de fevereiro e é um instrumento orientador da gestão da Comissão de Cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, que visa criar uma dinâmica partilhada de valorização da área protegida, tendo por base a sua sustentabilidade nas dimensões política, social, económica, ecológica, territorial e cultural.Todos os interessados, a título individual ou em representação de uma entidade ou pessoa coletiva poderão contribuir com as suas sugestões ou observações até ao dia 17 de fevereiro de 2023, através do endereço eletrónico- geral@cm-aveiro.pt; por via postal para Município de Aveiro, Cais da Fonte Nova, 3810-200 Aveiro ou entregue em mão na Câmara Municipal de Aveiro, devendo para o efeito, indicar a identificação do requerente e a descrição do contributo.
O Plano de Cogestão pode ser consultado através do link:
https://www.cmaveiro.pt/cmaveiro/uploads/document/file/17257/edital_17_2023_merged.pdf
Feira Vocacional e Profissional de Aveiro incentiva jovens a encontrar a sua vocação
Com organização da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), nos dias 16 e 17 de fevereiro, o Parque de Exposições de Aveiro acolhe a 7.ª Edição da Feira Vocacional e Profissional, entre as 09h00 e as 17h00, sob o lema «À descoberta da minha vocação», uma oportunidade para quem procura orientação vocacional, emprego ou formação.
A iniciativa promovida pela CMA e tem como objetivo agregar, num único evento, diversas ofertas educativas, formativas e saídas profissionais, com o intuito de proporcionar aos alunos do 9.º ao 12.º ano, o acesso e o contacto com diversas entidades do sistema educativo, contribuindo assim para a descoberta de vocações e escolhas profissionais dos alunos.
Com uma área expositiva de 4000 m2 e com a participação de mais de 65 entidades, desde o ensino básico ao secundário, profissional, superior e politécnico, privado e público, entidades associativas e institucionais, neste evento poderão encontrar ofertas formativas, saídas profissionais, produtos ou ofertas de emprego.
O evento será enriquecido com um vasto programa de atividades, com 16 worskshops dedicados aos alunos do Ensino Básico e Secundário onde serão abordados temas como “A descoberta profissional”, “Tomada de decisão”, “Imagem e Criação do CV” e ainda “Preparação para Entrevista de Emprego”.
XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede. Drama e comédias pelo Grupo “Os Esticadinhos” e Associação Juvenil do Zambujal e Fornos
A terceira semana do XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede reserva-nos mais dois espetáculos, pelo Grupo de Teatro “Os Esticadinhos” e pela Associação Juvenil do Zambujal e Fornos, que atuam nas respetivas sedes. As peças sobem ao palco este sábado, 18 de fevereiro, pelas 21h30.
O Grupo de Teatro “Os Esticadinhos”, do Rancho Regional “Os Esticadinhos de Cantanhede”, apresenta um drama e uma comédia, ambas com a assinatura de Carlos Garcia.
“Os Empecilhos” relata episódios e vicissitudes por que passa a terceira idade. Preocupação e atitudes dos familiares, da sociedade e do Estado são abordadas e partilhadas, naturalmente, a partir de perspetivas diferentes.
Já a comédia “Negócios à porta da Assembleia” critica, com um sorriso, os costumes, caricaturando muitos modos de estar e procedimentos travessos, tendo como pano de fundo a Casa da Democracia.
Já no salão da Associação Cultural e Recreativa do Zambujal, na freguesia de Cadima, sobe à cena a comédia em dois atos “Está lá fora o Sr. Inspetor”.
A peça retrata uma família empossada que se vê com falta de liquidez e para assegurar o pagamento dos ordenados dos funcionários, se mete em negócios de contrabando de marisco. O negócio não corre bem e eis que surge um inspetor que tem por missão averiguar o que se passa, mas que enfrenta uma série de tropelias para o impedir de prosseguir com o processo.
O XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede decorre até abril e levará 17 grupos e mais de 300 atores a diversos palcos do concelho.
Anadia promove Campanha de Esterilização de Animais de Companhia
Aveiro | Carnaval com ciência e boa disposição à mistura
Estudo conclui que estuários com ervas marinhas expostas a efluentes de ETAR são mais saudáveis
No próximo sábado. Tocha recebe segunda paragem das Visitas ao Património
A freguesia da Tocha é palco no próximo sábado, 18 de fevereiro, de mais uma viagem do projeto Visitas ao Património. Após o arranque desta segunda edição, a 21 de janeiro, com a visita ao Museu Rural e Etnográfico do Rancho Regional "Os Esticadinhos", a próxima paragem é o Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais e a Igreja Matriz da Tocha.
Situado no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, este Núcleo Museológico, inaugurado em 2021, tem em exposição um conjunto significativo de património cultural e científico – objetos, fotografias e documentos - do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais.
Já na Igreja da Tocha, que teve origem numa pequena capela consagrada a Nossa Senhora da Atocha, de Madrid, é possível apreciar os 10 painéis de azulejo azuis e brancos, datados de 1763, a imagem da Senhora da Atocha, uma obra já seiscentista, ou a imagem quinhentista de Santo Antão.
Organizadas pelo serviço de Turismo do Município de Cantanhede, em articulação com outros serviços e parceiros, as Visitas ao Património pretendem dar a conhecer o património cultural e natural da região.
Entretanto, continuam abertas as inscrições em https://bit.ly/3vAU3Pt para a visita ao Museu Etnográfico e Agrícola de Cordinhã e Empa da Vinha, agendada para dia 18 de março.
Paulo Cardantas