quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Bispo de Aveiro visita Universidade Sénior da Curia

 No âmbito da Visita Pastoral que está a realizar ao Arciprestado de Anadia, o Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, visitou esta quarta-feira, 7 de dezembro, a Universidade Sénior da Curia (USC), localizada em Tamengos, Anadia.
A acompanhar a visita esteve a vereadora da Câmara de Anadia, Jennifer Pereira, que deu a conhecer as instalações e o funcionamento da Universidade que é, atualmente, frequentada por cerca de 85 alunos. D. António Moiteiro teve ainda a oportunidade de participar numa das aulas que se encontrava a decorrer, tendo interagido com os respetivos alunos.
De referir que o périplo pelo Arciprestado de Anadia teve início, no passado mês de outubro, com as visitas às Paróquias de Moita e Vila Nova de Monsarros, a que se seguiram Avelãs de Cima, Mogofores, Óis do Bairro, São Lourenço do Bairro e Vilarinho do Bairro. Por estes dias encontra-se de visita às Paróquias de Tamengos e Aguim. O périplo termina na próxima semana (12 a 18 dezembro) com a visita à Paróquia de Arcos.

Mais de 3.000 polícias feridos e quatro mortos em serviço nos últimos três anos

 Mais de 3.000 elementos da PSP e da GNR ficaram feridos e quatro morreram em serviço nos últimos três anos, revelam dados da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).
Segundo a IGAI, que considera o trabalho dos agentes de autoridade “duro, difícil e que merece ser valorizado e reconhecido”, 2.064 elementos da PSP e 1.026 militares da GNR foram feridos em serviço desde 2019.
Os agentes de autoridade mortos em missão pertencem à Guarda Nacional Republicana, que registou um morto em 2019, dois em 2020 e outra vítima em 2021, indica a IGAI, que fiscaliza a atividade das polícias.
A IGAI precisa que, no caso da Polícia de Segurança Pública, 749 polícias foram feridos em missão em 2019, 585 em 2020 e 730 em 2021.
Na GNR, 267 militares foram feridos em serviço em 2019, 294 em 2020, 267 em 2021 e 198 até 31 de outubro deste ano.
A IGAI manifesta ainda preocupação com o número de suicídios registados nas polícias, dando conta que este ano cinco militares da GNR cometeram suicídio.
“Pode ser por razões familiares. Mas o stress, as exigências enormes pedidas enquanto polícias terão contribuído para estes números, que são números francamente acima daqueles que encontramos na sociedade civil”, realça a IGAI.

Madremedia/Lusa
Imagem: SAPO24

Moedas diz que foram resgatadas pelo menos 14 pessoas nas maiores cheias em Lisboa desde 2014

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa fez um balanço depois das inundações que assolaram a capital na noite de quarta-feira.
"Ontem as nossas equipas conseguiram resgatar mais de 14 pessoas que estavam em situação muito difícil. Felizmente não há feridos graves no município de Lisboa", anunciou Carlos Moedas. Falando em "muitos danos materiais", Moedas realçou, porém, não ter havido "dano da vida humana".
De acordo com Moedas, foram registados “87 milímetros [cúbicos] de água" entre as 17:00 de quarta-feira e as 01:00 de quinta-feira, "algo que não se via desde 2014".
Tal como já tinha frisado durante a madrugada, o autarca apontou as alterações climáticas como a causa para "estes fenómenos extremos", que "estão a acontecer cada vez mais”. "Em três meses, Lisboa já teve três fenómenos desta dimensão, em outubro, novembro e dezembro, sendo este o de maior dimensão”, alertou.
Por essa razão, Moedas voltou também a destacar a necessidade de avançar para a construção dos túneis de drenagem na capital, anunciando que, com a aprovação do Orçamento Municipal, as obras deverão ter início em março.
O projeto consistirá em dois túneis de drenagem, a 70 metros de profundidade, com um a ir de Campolide até Santa Apolónia e outro de Chelas até Beato para escoar a água em caso de chuvas intensas. O autarca pediu "paciência" aos lisboetas dada a envergadura que a obra tem e a disrupção que os trabalhos terão na mobilidade na cidade.
Ao todo, os Sapadores Bombeiros de Lisboa registaram 292 ocorrências entre as 21:00 de quarta-feira e as 07:30 de hoje devido ao mau tempo que se abateu na capital, a maioria das quais inundações em habitações e na via pública.

Mardremedia

12º Congresso Nacional da Administração Pública | Caminhos para a Sustentabilidade


O IPST esteve presente no 12.º Congresso Nacional da Administração Pública, que se realizou nos dias 10 e 11 de novembro de 2022, no Centro de Congressos de Lisboa. O evento, organizado pelo Instituto Nacional de Administração (INA), contou as participações dos mais diversos setores da Administração Pública e as intervenções da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva e da Secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, nas sessões de encerramento e abertura, respetivamente.

«Caminhos para a Sustentabilidade» foi o tema que pretendeu promover e disseminar o conhecimento sobre a Administração Pública, as tecnologias emergentes, a inovação e as políticas públicas para uma sociedade sustentável.

Ao longo de dois dias houve lugar a debates e mesas redondas sobre governação e liderança rumo à sustentabilidade, cooperação lusófona, cidades inteligentes e apresentações de soluções inovadoras. Foi também oportunidade para assistir a apresentações de comunicações livres e à entrega do Pré

Fonte: IPST

IPST presente na eHealth Sessions1


O IPST, IP participou na primeira eHealth Sessions, a maior cimeira sobre transformação digital da saúde realizada em Portugal.
Considerando que o nosso país tem vindo a consolidar o seu posicionamento em matéria de saúde digital em contexto internacional, através desta iniciativa do Ministério da Saúde, organizada pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, desde 2017, foram abordadas várias temáticas como os desafios e oportunidades da telessaúde para o cidadão, a acessibilidade no Serviço Nacional de Saúde, a inclusão de pessoas portadoras de deficiência e o SNS 24 omnicanal. De referir que foi lançado nesta sessão o novo Portal do SNS24.
No dia 25 de outubro, as sessões de trabalho, que foram um kick off para a 5ª edição da eHealth Summit sob o tema “O Futuro Agora”, a realizar-se nos dias 14 e 15 de março de 2023, foram amplamente discutidas a telessaúde, cibersegurança, inteligência artificial, entre outras temáticas relevantes. 
Os debates focaram-se sobre os diversos desafios e potencialidades da telessaúde, da telemedicina e da inovação tecnológica para encontrar soluções digitais abrangentes, quer para profissionais de saúde, quer para os cidadãos, traduzindo-se, assim, em valor para todo o sistema de saúde.

Fonte: IPST

Programa de fracionamento de plasma | Formação em Boas Práticas de Fabrico | janeiro 2023


No âmbito da fase de execução do Programa de aproveitamento do plasma nacional para fracionamento, correspondente à realização do concurso público CP-AC-2021-009, e considerando-se estratégica a continuidade da formação em boas práticas de fabrico, irá decorrer em janeiro de 2023 uma nova ação formativa, promovida e realizada pelo IPST.

Calendarização:
- Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa - 12 e 13 de janeiro
- Centro de Sangue e Transplantação do Porto - 16 e 17 de janeiro
- Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra - 19 e 20 de janeiro
Para ver o Programa clique aqui.

Fonte: IPST

Dia Mundial da Qualidade | Consciência de qualidade: fazer a coisa certa


Este ano o Dia Mundial da Qualidade assinalou-se a 10 de novembro, e teve como tema: «consciência de qualidade, fazer a coisa certa». Este dia foi instituído em 1990, pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de destacar a importância da qualidade na produtividade e na competitividade das organizações, assim como para a prosperidade dos indivíduos e dos países.

Neste dia, as organizações públicas, privadas e da economia social são incentivadas a envolver, ainda mais, os seus colaboradores na promoção da qualidade. É uma oportunidade para se falar em qualidade e de se encontrarem novas formas de a promover. A satisfação e a motivação dos colaboradores são fatores críticos para o sucesso de qualquer organização.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP tem implementado, um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com os requisitos da Norma ISO 9001:2015 e com dispositivos legais no âmbito do Sangue e Transplantação, sustentado pelos princípios da gestão da qualidade, e está certificado pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER) n.º2006/CEP.2702.

Fonte: IPST

Seja um Herói da Vida Real. Dê Sangue! A Primeira de Muitas Vezes


O IPST,IP participou, uma vez mais, no Giving Tuesday. A edição deste ano teve como lema: Seja um Herói da Vida Real. Dê Sangue! A Primeira de Muitas Vezes. Pretendeu-se através desta iniciativa conquistar novos dadores e alertar para a importância de ser um dador regular.

Assim, no dia 29 de novembro, foi feito o convite a todas as pessoas que desejam ser dadoras de sangue que se deslocassem aos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra, das 8h00 às 19h30 e imortalizarem esse dia com uma selfie ou fotografia junto do cartaz em tamanho mupi alusivo ao dia.

Dar sangue é sempre ajudar a Salvar Vidas.
Fonte: IPST

ORÇAMENTO E GRANDES OPÇÕES DO PLANO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES PARA 2023 FORAM APROVADOS

 O Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município de Silves para o ano de 2023 foram aprovados por maioria na Câmara Municipal, com os votos a favor da CDU (4) e as abstenções dos vereadores do PSD (2) e do PS (1). Os documentos serão ainda submetidos à Assembleia Municipal, cuja sessão está agendada para 27 de dezembro do corrente.

A proposta de orçamento atinge os 65,4 milhões de euros, representando o acréscimo de 7,2 milhões de euros, comparativamente a 2022, cujo orçamento ascendeu a 58,2 milhões de euros.
 
Prevê-se que as receitas correntes atinjam 58,2 milhões de euros e as despesas correntes o valor de 41,5 milhões de euros. As receitas de capital apontam para 5,4 milhões de euros e as despesas de capital (investimento) para 22,9 milhões de euros, sendo este último valor um indicador fundamental da grande dinâmica municipal em termos de concretização de projetos e obras.
 
A título meramente exemplificativo destaque para a Variante ao Perímetro Industrial do Algoz, a Requalificação Urbana das Ruas da Baixa de Armação de Pêra – 1.ª fase, a Requalificação da Rua D. João II em Armação de Pêra, a Requalificação do Centro Histórico de S. B. de Messines, a Reabilitação de Infraestruturas na Vila de Pêra, a Requalificação do Acesso à Estação de Silves, a Reabilitação da Estrada da Antiga Alicoop – limite do concelho de Lagoa, a Escola EB1 de Alcantarilha, a Construção/Alteração da Albergaria para Residência Sénior em S. Marcos da Serra e a Beneficiação/Adaptação funcional dos Centros de Saúde de Armação de Pêra, S. B. de Messines, Alcantarilha e Tunes.
 
A atividade do Município de Silves prossegue num quadro de finanças públicas equilibradas e saudáveis, potenciando-se os recursos financeiros através do aproveitamento de fundos nacionais, fundos comunitários e outros meios externos, bem como do uso do planeamento plurianual, tendo como objetivo último a alavancagem do investimento e da capacidade de realização da autarquia nos vários domínios de intervenção.
 
Os documentos previsionais ora aprovados, que orientam a gestão municipal, assentam em 31 linhas de orientação estratégica que, por sua vez, sustentam a intervenção autárquica de forma abrangente, integrada e alicerçada na definição de prioridades.

Silves | MENSAGEM DE NATAL DA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES, ROSA PALMA

 Natal é um tempo mágico de luz, alegria, paz e família reunida.

Natal é, mais do que nunca, união e fraternidade pois atravessamos tempos difíceis em que após a situação pandémica outras adversidades e incertezas teimam em negar-nos a confiança e ensombrar as nossas vidas. Este presente exigente e atribulado exige o “nós” em detrimento do “eu” e por isso continuamos a assumir o compromisso autárquico de uma construção partilhada e participada de um futuro melhor.
 
Natal é tempo de esperança, de acreditar que preparados, unidos e solidários transformaremos os desafios do novo ano em oportunidades de crescimento e realizações, melhorando a qualidade da prestação do serviço público e mantendo o sentido de responsabilidade em prol do desenvolvimento do concelho.
 
Neste Natal, brindemos a cada momento de convívio, comunhão e solidariedade!
Que o espírito da “Alegria do Natal”, que a Paz e a Solidariedade com o próximo prevaleçam nesta quadra natalícia.
 
BOAS FESTAS

Castelo de Paiva | Campanha decorre durante o mês de Dezembro: NESTE NATAL OFEREÇA CASTELO DE PAIVA E FAÇA COMPRAS NO COMÉRCIO TRADICIONAL

 Tendo por objectivo, a promoção do comércio local e tradicional, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, em parceria com a Associação Comercial e Industrial e a ADRIMAG, enquanto entidade coordenadora do CLDS 4G Projecto Vida, estão a dinamizar uma actividade, relacionada com um concurso denominado “ Compre no Comércio Local “.
Assim, entre dia 1 e 31 de Dezembro, os estabelecimentos aderentes, identificados com um dístico contendo o logótipo do concurso, entregam senhas de participação, ficando os clientes habilitados a participar no sorteio.
Os prémios serão distribuídos através de vales de compras, e da seguinte forma:
𝟐𝟎𝟎𝟎 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝐯𝐨𝐮𝐜𝐡𝐞𝐫𝐬, 𝐜𝐨𝐦:
𝐚) 𝟐𝟎 𝐏𝐫𝐞́𝐦𝐢𝐨𝐬 𝐝𝐞 € 𝟓𝟎,𝟎𝟎 (𝐄𝐦 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐚𝐬 𝐧𝐚𝐬 𝐥𝐨𝐣𝐚𝐬 𝐚𝐝𝐞𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬)
𝐛) 𝟒𝟎 𝐏𝐫𝐞́𝐦𝐢𝐨𝐬 𝐝𝐞 € 𝟐𝟓,𝟎𝟎 (𝐄𝐦 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐚𝐬 𝐧𝐚𝐬 𝐥𝐨𝐣𝐚𝐬 𝐚𝐝𝐞𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬)
assim como também 𝟓𝟕𝟓𝟎 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝐕𝐨𝐮𝐜𝐡𝐞𝐫𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐬𝐜𝐨𝐧𝐭𝐨 𝐞𝐦 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐚𝐬 𝐭𝐢𝐭𝐮𝐥𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐩𝐞𝐥𝐚𝐬 𝐥𝐨𝐣𝐚𝐬 𝐚𝐝𝐞𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬.
𝐒𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐚𝐬 𝐬𝐮𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐝𝐢𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬
Neste âmbito do concurso, serão efectuados três sorteios em sessões públicas que serão supervisionados pelas entidades promotoras, ACI - Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, CLDS Vida e Câmara Municipal de Castelo de Paiva, nas seguintes datas:
- Dia 11 de Dezembro
- Dia 18 de Dezembro
- Dia 7 de Janeiro de 2023
Neste Natal apela-se ao reforço do sentido de união, e ao fazer compras no comércio local e tradicional está a estimular a economia local, promovendo o emprego e o crescimento económico do concelho de Castelo de Paiva. Mais informações em: https://www.cm-castelo-paiva.pt/pt/compre-no-comercio-local

Carlos Oliveira


AVEIRO NÃO ALCANÇOU O TÍTULO DE CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA 2027

Aveiro não vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027.

Quero agradecer aos Aveirenses, Agentes da Cultura, da Criatividade, da Educação, aos Funcionários Municipais, às Empresas e aos Indivíduos prestadores de serviços, entre outros, que durante os últimos sete anos se envolveram e trabalharam de forma extraordinária e incansável para que a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 tivesse elevada qualidade e a condição de ter sido uma das quatro finalistas de entre 12 candidaturas.
Em 2027, a nossa Cidade não vai ser Capital Europeia da Cultura, sendo que vamos continuar a trabalhar e a investir na Cultura, como temos vindo a fazer nos últimos sete anos, implementando a sua Estratégia para a Cultura, definida no seu Plano Municipal, aumentando a qualidade do processo de desenvolvimento integral em curso no Município de Aveiro.
Apresento uma palavra de apreço e um Abraço, a todas as 11 Cidades Portuguesas que com Aveiro se candidataram a este título, com um nota especial de Parabéns a ??????????, na certeza que vai honrar a Cultura de Todas essas 12 Cidades, a Cultura de Portugal, a Cultura da Europa.
No próximo dia 13 de dezembro, às 18.30 horas, no Teatro Aveirense, vamos apresentar a versão final da nossa candidatura, um balanço do projeto “Aveiro, Capital Europeia da Cultura 2027”, assim como os passos que serão dados no futuro próximo, concretizando boa parte do que temos definido na Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027.
A preparação da candidatura de Aveiro teve início em 2016, intensificando-se em 2019 com a elaboração do Plano Estratégico para a Cultura 2030. Seguiu-se um processo de auscultação e participação alargada, que envolveu não só o setor cultural e criativo de Aveiro, mas também vários outros setores de atividade, bem como as comunidades da Cidade e Região.
A Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 foi liderada e promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, tendo como copromotores a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a Universidade de Aveiro, e a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro.

Marinha Grande | CANDIDATURAS AOS APOIOS FINANCEIROS PARA ASSOCIAÇÕES ATÉ 31 DE DEZEMBRO

A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que, até ao dia 31 de dezembro de 2022, estão abertas as candidaturas para os apoios financeiros previstos no Regulamento Municipal de Apoio às Instituições Sociais (RMAIS) e no Regulamento Municipal de Apoio às Instituições de Cultura, Recreio e/ou Desporto (RMAA).

A candidatura deve ser apresentada no Portal ao Associativismo do Município da Marinha Grande, cujo endereço eletrónico é https://associativismo.cm-mgrande.pt/.

No site mencionado, encontra-se disponível um “Guião de Instrução de Candidatura”, onde é possível consultar informação sobre o procedimento de candidaturas não financeiras, tipos de apoio financeiros e não financeiros, instrução das candidaturas, critérios na definição de apoios financeiros e comparticipação do município. Através do guião, pode também saber-se mais sobre apresentação de despesas, caracterização das despesas elegíveis, caracterização das despesas não elegíveis e contactos.

As candidaturas destinam-se a associações que estejam legalmente constituídas, possuam sede social, ou uma delegação estatutária, no concelho da Marinha Grande, bem como que desenvolvam atividade no mesmo.

O RMAIS destina-se a associações que desenvolvam a título principal atividades de cariz social. O RMAA refere-se às regras para os apoios às associações de natureza cultural, recreativa e/ou desportiva.


Portalegre | Natal com árvore, música e dança

 
A CERCIPORTALEGRE construiu uma árvore de Natal que expôs no hall do Hospital doutor José Maria Grande.

Antes do acender das luzes da árvore foi feita uma pequena atuação pelos utentes desta instituição.

ULSNA

Polícia alemã prende 25 suspeitos de preparar golpe de Estado

 
Vinte e cinco pessoas foram detidas pela polícia alemã na sequência de uma megaoperação contra um grupo de extrema-direita suspeito de preparar um golpe de Estado na Alemanha.
De acordo com o Ministério Público, cerca de 3000 agentes de polícia efetuaram buscas em 130 locais distintos de vários pontos do país.
A investigação centrou-se no movimento "Reichsbürger" (cidadãos do Império), cujos membros rejeitam a atual Constituição alemã e defendem um regresso ao império alemão, desmantelado após a Primeira Guerra Mundial em 1918.
Entre os detidos, 22 são alemães e acusados de pertenceram a uma organização terrorista. Os restantes são acusados de apoiarem essa organização.

Bruno Sousa/Euronews