segunda-feira, 26 de junho de 2023

Arte Nova, boa comida e gente bonita, em Tallinn

 Com os miúdos a passarem uma semana de férias de praia em Saidia (Marrocos) com os avós, fiquei a pensar o que fazer durante estes dias. Ora, como andava há algum tempo para voltar aos Países Bálticos, esta pareceu-me a oportunidade perfeita para o fazer, juntando Riga (Letónia) e Tallinn (Estónia) na mesma viagem. E é precisamente de Tallinn que hoje escrevo.
Para além de lhe desejar boas férias no mês de julho que se aproxima (se for esse o caso), gostava de partilhar o resultado daquela "viagem de rapazes" que fiz na semana passada a Liverpool com o meu filho mais novo. Dela resultou um longo texto com dicas sobre o que visitar em Liverpool, um pequeno artigo sobre onde ficar em Liverpool e ainda um apontamento mais específico que relata a visita ao estádio Anfield Road - um dos principais objetivos da viagem.
Quanto a Riga e Tallinn, em breve partilharei tudo no blogue. Mas posso já garantir que pelo menos Tallinn é maravilhosa, muito vibrante durante os meses de verão, cheia de gente bonita e com uma gastronomia que me está a surpreender. Aguarde mais uns dias e já publico todas as dicas, experiências e sugestões.

De resto, renovo o pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens de verão. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue livre de publicidade). Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens!
Filipe Morato Gomes
P.S. Não se esqueça do ABVP Travel Fest dos dias 23 e 24 de setembro, em Guimarães.

SPFCS | O que levamos para Marte | 14-15 julho | Aveiro. A Inteligência Artificial abre caminho para o farmacêutico chegar a Marte

 O caminho do farmacêutico para chegar a Marte é difícil, mas recompensador. A SPFCS defende que o rumo à excelência para melhores cuidados de saúde implica um conhecimento profundo das principais temáticas da atualidade. Assim, neste IV Encontro SPFCS O que levamos para Marte, serão abordados os temas da Inteligência Artificial enquanto ferramenta de trabalho para os cuidados farmacêuticos e na construção de uma consulta de cuidados farmacêuticos.
Após as intervenções dos oradores convidados, dar-se-á início aos trabalhos de grupo, com o objetivo da se utilizar a inteligência artificial na prestação transversal de cuidados farmacêuticos. A metodologia utilizada será a WorldCafe.
Este evento, destinado exclusivamente a farmacêuticos, decorre em Aveiro, no dia 15 de julho e tem lugares limitados.
Na sexta-feira, dia 14, a SPFCS promove o IV Encontro Advanced Therapy Medicinal Products (ATMP), um evento coordenado cientificamente pelo Prof. Doutor João Gonçalves. Os medicamentos de terapia avançada (MTA) têm registado um desenvolvimento progressivo e abrange um número cada vez mais crescente de patologias tratadas e de doentes beneficiados. Assim, os objetivos desta iniciativa passam por contribuir, de forma assertiva, para a criação de competências farmacêuticas na área das terapias avançadas e para a preparação dos farmacêuticos para a gestão integrada dos MTA, com acrescento de segurança e qualidade.
Os medicamentos de terapia avançada (MTA) têm registado um desenvolvimento progressivo e abrange um número cada vez mais crescente de patologias tratadas e de doentes beneficiados.
A inscrição para os dois eventos pode ser efetuada em https://spfcs.pt/iv-encontro-o-que-levamos-para-marte/.
 

Região de Aveiro: Grande Regata dos Moliceiros é a principal atração do Ria de Aveiro Weekend

 A Região de Aveiro está em festa no próximo fim de semana, de 30 de junho a 2 de Julho, com o Ria de Aveiro Weekend (RAW), iniciativa que, no sábado, 01 de julho, tem a Ria de Aveiro, o recurso turístico de maior relevância da Região, como palco principal.
Com um recheado programa de atividades culturais espraiadas por toda a Região, este ano, o RAW, conta também com atividades das seis Estações Náuticas da Ria de Aveiro. É precisamente na Ria de Aveiro que acontece, no sábado dia 01 de Julho, um dos mais emblemáticos e esperados eventos do ano – a Grande Regata dos Moliceiros. Com a largada prevista para as 15h00, participarão nesta regata um número record de barcos moliceiros, que navegarão à bolina, na sua configuração tradicional, desde a Praia do Monte Branco na Torreira, (Murtosa) até ao Cais do Sal (antiga Estrada-Dique), em Aveiro.
A chegada da regata está prevista para as 16h30 no Cais do Sal - junto à ponte da eclusa, onde decorrerá uma parada de embarcações acompanhada de música ao vivo e outras performances artísticas. Às 17h30 será o momento para a Cerimónia de Entrega de Prémios.
Antes, pelas 11h00 realiza-se o já habitual concurso dos Painéis dos Moliceiros, também na Praia do Monte Branco, na Torreira.

Promotores:
- Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
- Turismo Centro de Portugal

Gabinete de Comunicação da CI Região de Aveiro
Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Certame apresenta o melhor da Sub Região de Paiva. Castelo de Paiva convida para três dias de festa na maior Feira do Vinho Verde de Portugal

 Despertar apetites e sabores num evento repleto de animação 
Faltam poucos dias para a 24ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, uma aposta forte da CM de Castelo de Paiva, em parceria com a Associação Comercial e Industrial, que volta a promover um certame de grandeza nacional, que visa valorizar a produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado da região, a par da afamada gastronomia, da doçaria tradicional e da beleza do seu artesanato, e que contará com dezenas de expositores e muitas novidades como um fantástico Showcooking, para além da aposta animação musical, uma constante nos três dias do evento, que arranca já na tarde da próxima Sexta-feira, dia 30 de Junho.
Milhares de visitantes são esperados em Castelo de Paiva no primeiro fim de semana de Julho, numa iniciativa que, para além de dar a conhecer os afamados vinhos de qualidade produzidos em Castelo de Paiva,  com destaque para os premiados que, ano após ano, são distinguidos nos concursos nacionais, vai contar com outras actividades paralelas, como a apresentação da excelente gastronomia paivense e doçaria tradicional, uma demonstração do artesanato local, tudo estruturado em três dias de grande animação, onde não vai faltar espectáculos musicais, bailaricos, o folclore local e a música tradicional portuguesa, para além de outras atracções que enriquecem o excelente programa apresentado pela edilidade paivense.
E a festa promete, com a edilidade paivense a apresentar um programa lúdico, gizado para garantir uma saudável convivialidade nos três dias do certame, que este ano tem espectáculos musicais com os Agrupamentos Musicais “ Novasom Band “ e “ Sound + “, Aromas do Verde, Bandalhada, Fonte da Pipa, Gaitifarra, Os Amigo da Sexta, Kamuf, Incantus, Concertinas Diatónicos, Postas de Bacalhau, Drama e Beiço, Concertinas do Vale do Arda, Acoustic Soul e Festa Total, para além dos Cantares ao Desafio, e Festival Municipal de Folclore, entre outras actuações que vão decorrer durante o evento.
Depois da sessão solene e da cerimónia de abertura da feira, agendada para as 16 horas do dia 1 de Julho, e concretizada a habitual ronda pelas tasquinhas, restaurantes e expositores, o certame vai acolher as primeiras “provas de vinho”e as “jornadas gastronómicas ”, privilegiando-se pratos locais e as especialidades mais conhecidas da região, a par da doçaria tradicional do concelho e do fumeiro regional, para além de outras novidades.
No dia inicial haverá Aromas do Verde e a animação de rua estará a cargo da Bandalhada, Fonte da Pipa e Gaitifarra, registando se a realização de baile popular com o Grupo de Música Tradicional “ Amigos da Sexta, seguindo-se um grande espectáculo musical com o Agrupamento Musical Novasom no palco principal, que vai manter os resistentes a dançar pela madrugada fora.
Já no Sábado, a iniciativa arranca com melhor da cozinha tradicional paivense a estar em evidência à hora do almoço, com tempo para as provas dos novos vinhos e espumantes da Sub-Região de Paiva, seguindo-se à tarde as actuações do Incantus e dos Aromas do Verde, e durante a noite a actuação de rua com as Concertinas Diatónicos, e a presença do grupo “ Postas de Bacalhau “, seguindo-se os Drama e Beiço, e a “street band” Kamuf, terminando a jornada festiva com o grande baile popular com o Agrupamento Musical “ Sound + “, que se apresenta no palco principal pela madrugada fora.
No Domingo, dia 2 e último dia da feira, o certame abre com as habituais provas de vinhos e as jornadas gastronómicas que vão ser animadas com o Festival Municipal de Folclore, com a presença dos diversos ranchos folclóricos do concelho, com a tradição dos Cantares ao Desafio a acontecer logo a seguir, garantidas as presenças de duas duplas de cantadores de renome nacional, registando-se depois, pelas 16h30, um Showcooking denominado “ Ir com sede ao pote “, orientado para cozinha tradicional com fogo no chão e panelas de ferro de três pernas, com a presença do conhecido Chef Renato Cunha e do Enólogo Jorge Sousa Pinto.
O resto do dia será preenchido com animação de rua com as Concertinas do Vale do Arda, e um concerto do Acoustic Soul , sendo que Ricardo Ramalho vai animar, a partir das 22 horas, o convívio de encerramento, denominado como baile dos resistentes.
O edil paivense José Rocha, mostra-se satisfeito pelo entusiasmo e adesão dos expositores e espera uma feira fantástica, fazendo questão de realçar a vontade e o empenhamento de todos para o engrandecimento deste evento que, na sua opinião, é uma referência nacional, atraindo milhares de visitantes, muitos deles do estrangeiro, evidenciando-se o nosso potencial para projectar o município de Castelo de Paiva aos mais diversos níveis.
Assim, no espaço do Largo do Conde, numa zona ampla e acolhedora, fica o convite do Município para três dias de grande festa orientado para o despertar de apetites e sabores, numa jornada de estratégia promocional, ajustada ao prestígio por todos reconhecido, dos vinhos de excelência da Sub-Região de Paiva, neste caso com o complemento das famosas iguarias paivenses, a justificar a vinda de milhares de visitantes a este certame, cada vez mais referenciado no panorama nacional.

Carlos Oliveira


Marinha Grande | LIVRO “HISTÓRIAS DE UMA GAIVOTA E OUTRAS” APRESENTADO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

 "Histórias de uma gaivota e outras” é o novo livro de Ana Santos, da editora Cordel d’Prata, que foi apresentado no passado sábado, 24 de junho, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande.
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, que fez alusão ao percurso profissional da autora, marcado por vivências na Marinha Grande, e elogiou a iniciativa, incentivando Ana Santos a continuar a escrever.
Numa sessão intimista, a autora explicou que a obra reúne “histórias que representam muitas emoções e que continuam muito presentes” e fazem alusão à natureza, numa reflexão que nos impele a “pensar e olhar para nós”. Ana Santos admitiu que, “sempre que escrevo uma história, sinto que tenho um conhecimento mais alargado da pessoa que eu sou”.
Para além das conversas com o público, sobre os conteúdos do livro, houve lugar à atuação de Paulo Matias, que apresentou alguns temas musicais em saxofone.

Ana Santos, nasceu a 26 de julho de 1967, em Lourenço Marques, Moçambique. Viveu parte da infância e adolescência em Figueiró dos Vinhos. Licenciou-se em Física e Química (via ensino) pela Universidade de Aveiro.  

Na Marinha Grande, viveu e exerceu a sua prática docente durante cerca de 20 anos. Em março de 2015, publicou o livro de contos “Arbore". Mantém, desde junho de 2019, uma página ativa no Facebook e no Instagram – “Ana Santos-Autora” – na qual publica textos da sua autoria. Atualmente, trabalha no concelho de Vila Nova de Gaia.

MILHARES DE PESSOAS COMEMORARAM O SÃO JOÃO NO CENTRO DA MARINHA GRANDE

 Milhares de pessoas participaram nas Festas Populares de São João, que se realizaram nos dias 23 e 24 de junho, no Centro Tradicional da Marinha Grande.
A iniciativa foi promovida pelo Município, pela ACIMG - Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande e pela Junta de Freguesia da marinha Grande, tendo como restaurantes aderentes I Love Eat Francesinhas e Tasca Nova.
O objetivo da iniciativa foi dinamizar o comércio do centro da cidade, através de gastronomia, artistas populares e atuação de DJ’s, o que foi largamente atingido pelo número de pessoas que acorreram à iniciativa e movimentaram o centro da cidade.
Para além da sardinhada e churrasco, o programa das Festas Populares de São João incluiu, no dia 23 de junho, a atuação do acordeonista Patrick Faria e da Banda Fénix e, no dia 24 de junho, dos DJ’s PP, Miguel Vital (voz off do programa Preço Certo) e Usados com Garantia, num dia dedicado à música dos anos 80’s.

Marinha Grande | CERCA DE 130 PESSOAS PERCORRERAM ZONAS RURAIS EM VIEIRA DE LEIRIA

 O Município da Marinha Grande realizou este domingo, 25 de junho, o passeio pedestre "Rota das Fontes", em Vieira de Leiria, participado por cerca de 130 pessoas.
A iniciativa teve o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e do Centro Recreativo e Cultural da Juventude Casal da Anja. Estiveram presentes o vereador António Fragoso; o presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; dirigentes da coletividade, para além dos muitos participantes.
Numa extensão de 8 km, com grau de dificuldade reduzido, a “Rota das Fontes” deu a conhecer fontes, zona rural e vários recantos de Vieira de Leiria.
O próximo passeio está marcado para o dia 30 de julho, às 09h00, consistindo na “Rota dos Pinheiros serpentes”, que irá decorrer em São Pedro de Moel, numa extensão de 8 km.



Cantanhede | Em sessão ordinária da Assembleia Municipal. Aprovado o regulamento municipal de apoio às freguesias

 
A Assembleia Municipal de Cantanhede deliberou aprovar o regulamento municipal de atribuição de apoios às 14 freguesias do concelho.
A líder do executivo camarário cantanhedense, Helena Teodósio, considera que “as juntas de freguesias são, na sua essência, o poder de proximidade, pois estão mais bem colocadas para fazerem o diagnóstico das necessidades e priorizar os investimentos, razão pela qual a Câmara Municipal tem mantido com elas uma cooperação efetiva, quer apoiando-as financeiramente no exercício das suas competências próprias, quer transferindo verbas no âmbito de parcerias para execução de obras, intervenções e serviços que são da responsabilidade do Município”.
A autarca refere que, “a este nível, a edilidade tem inscrito nos orçamentos anuais, em média, verbas a rondar 1,7 milhões de euros”, sublinhando que “neste montante não estão obviamente incluídos os investimentos realizados diretamente pela Câmara Municipal de acordo com o planeamento estratégico que está a ser seguido.”
Na prática, este regulamento destina-se a melhorar esse processo de transferência de competências, sobretudo no cálculo dos apoios financeiros a conceder de acordo com regras de transparência, igualdade, imparcialidade e justiça, agora ainda melhor sistematizadas no documento”, sublinha Helena Teodósio.
O preâmbulo do Regulamento Municipal de Apoio às Freguesias refere que este visa, por um lado, atenuar as dificuldades das juntas que dispõem de meios escassos, o que dificulta muito o desenvolvimento das atividades imprescindíveis ao cumprimento das obrigações legais de que estão incumbidas.

De acordo com o documento, aprovado na reunião ordinária da última sexta-feira, “considera-se de toda a justiça e superior interesse para a população do concelho de Cantanhede, que as freguesias sejam apoiadas no desenvolvimento das suas atribuições, segundo regras de transparência, igualdade, imparcialidade e justiça”.
Enquanto instrumento de apolo na prestação de serviços às respetivas populações, o regulamento tem como objetivos ajudar à promoção do bem-estar e qualidade de vida das populações, fomentar o desenvolvimento económico e social das freguesias do concelho de Cantanhede, apoiar de forma justa e criteriosa as iniciativas das freguesias que promovam atividades de relevante interesse municipal, incentivar e dinamizar o relacionamento institucional das freguesias com o Município e promover a coesão territorial.
Os apoios a conceder pelo Município ao abrigo deste regulamento podem ser financeiros (através de um montante pecuniário ou na isenção de taxas municipais) ou não financeiros (através da disponibilização, temporária ou definitiva, de bens e/ou serviços), e após deliberação pela Câmara Municipal e aprovação pela Assembleia Municipal. A sua aplicabilidade resultará de uma equilibrada afetação de projetos e recursos por freguesia, assente em critérios relacionados com a caracterização geodemográfica e tendo em consideração as dotações e regras orçamentais do Município.
As freguesias que pretendam candidatar-se aos apoios devem apresentar requerimento escrito, dirigido à presidente da Câmara Municipal, entregue até ao dia 31 de agosto do ano anterior ao da execução da respetiva iniciativa, projeto, evento ou atividade, prazo esse que pode ser dispensado nos pedidos justificados com razões de verdadeira excecionalidade, urgência, interesse público, e devidamente fundamentados, cabendo à Câmara Municipal, a sua aceitação.

Voto de pesar pelo falecimento de Diamantino Miguéis
A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou também um voto de pesar pelo falecimento de Diamantino dos Santos Miguéis, a 23 de maio, aos 92 anos.
Subscrita por todas as bancadas deste órgão deliberativo do Município, a proposta refere que Diamantino dos Santos Miguéis, presidente da Câmara Municipal entre 1993 e 1994, foi ainda vice-presidente da autarquia de 1977/1979, 1980 a 1982, 1983 a 1985, 1986 a 1989 e de 1990 a agosto de 1993.
O texto do voto de pesar destaca “o percurso profissional, social e político de Diamantino Miguéis e o sentimento de consternação causado pelo seu falecimento”, aludindo ainda ao luto municipal decretado pelo executivo camarário como a “expressão da justa e merecida homenagem que lhe é devida”.
Recorde-se que por ocasião das Comemorações do 49.º Aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal aprovaram, por unanimidade, a atribuição da Medalha da Cidade, Grau Ouro, a Diamantino Miguéis, invocando para o efeito “o mérito do seu desempenho enquanto autarca, a proximidade permanente com as populações locais, identificando e concretizando os mais profundos anseios dos munícipes, correspondendo dessa forma às suas legítimas expectativas”.

Paulo Cardantas


Marinha Grande | SPORT IMPÉRIO MARINHENSE CELEBRA CENTENÁRIO

 O Sport Império Marinhense (SIM) celebrou, no passado domingo, 25 de junho, o seu 100º aniversário, através de um almoço convívio, realizado nas suas instalações.
Associaram-se às comemorações cerca de 300 pessoas, entre as quais, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; a presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa;  o presidente da direção do SIM, Joaquim Duarte Sousa; o presidente da assembleia-geral, António Almeida; a representante da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Isabel Graça; entre outros elementos dos órgãos sociais, representantes de entidades locais e sócios.
O presidente da Câmara manifestou o orgulho do Município da Marinha Grande pelo trabalho que tem sido desenvolvido por sucessivas direções e felicitou os dirigentes, sócios e colaboradores do SIM pelo trabalho que têm dedicado à manutenção e dignificação do concelho.

O presidente da assembleia-geral do SIM, António Almeida, lembrou que, no momento da sua fundação, “esta seria uma casa de sonhadores, de confluência de opiniões contra o regime da época”, que apostou nas manifestações culturais, como teatro, teatro de revista ou programa “Sábado à Tarde”.

O evento integrou o tradicional almoço convívio; a representação de vários “sketch’s” de teatro que foram levados à cena no SIM ao longo de várias décadas; a oferta de medalhas aos sócios que completaram 50 anos de associados, em 2021, 2022 e 2023; e o corte do bolo do centenário.

Marinha Grande | INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A CRIATIV(A)RTE EM SÃO PEDRO DE MOEL

 Até ao dia 16 de julho, o Município da Marinha Grande tem abertas as inscrições para a 17ª edição da CRIATIV(A)RTE - Feira de Artes, que irá decorrer nos dias 12 e 13 de agosto de 2023, no Jardim do Bambi, em S. Pedro de Moel, cujo programa vai integrar várias atividades de animação.

As inscrições dos interessados em participar na Feira, deverão ser efetuadas através do preenchimento do respetivo formulário online em https://www.cm-mgrande.pt/p/criativartesaopedro 
O objetivo desta Feira é o de proporcionar um espaço físico, com oportunidades reais, para que todos os cidadãos, de qualquer idade, de forma individual ou coletiva, possam participar na dinamização do concelho da Marinha Grande, apresentando os seus projetos, iniciativas e ações, por mais simples que estas possam ser: artesanato tradicional ou contemporâneo, pintura, animação, produtos regionais, produtos reciclados, produtos e artigos em 2.ª mão, produtos da terra, um workshop, um jogo, entre outros que se entenda poder inserir no espírito da Feira.

O nº de inscrições é limitado aos lugares disponíveis. Os interessados em participar devem consultar as Normas de Participação e preencher o respetivo Formulário de Participação, online, disponíveis em https://www.cm-mgrande.pt/p/criativartesaopedro, e/ou no sítio de internet do Município da Marinha Grande, em: área Viver / Cultura / Criativ(a)rte de S. Pedro de Moel 2023, até ao dia 16 de julho de 2023.

Marinha Grande | CENTRO DE ESTÁGIOS “OS VIDREIROS” INAUGURADO

 O Grupo Desportivo “Os Vidreiros” assinalou o seu 84.º aniversário através da inauguração do centro de estágios no Campo do Tojal, em Picassinos, no passado sábado, 24 de junho.
O momento foi presenciado pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; pela vereadora, Ana Alves Monteiro; pela presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; pelo presidente da Associação de Futebol de Leiria (AFL); Manuel Nunes; pelo presidente da direção do clube, José Ricardo; por vários dirigentes, técnicos, atletas, sócios e outros convidados.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, referiu que esta infraestrutura “é o culminar de muito trabalho, de muitas pessoas” e que o Município apoiou a construção do centro de estágios, “valorizando o facto de que o desporto ajuda a educar, transmite regras e valores”. Acrescentou que, “mais importante do que os resultados desportivos, é o caminho que se constrói pelas sucessivas direções e comunidade, em prol da dinamização do desporto e do futebol feminino”.
O presidente da AFL, Manuel Nunes, salientou que o centro de estágios “faz parte da atualização das condições atuais para a prática do futebol, posta a funcionar, com esforço e dedicação”.
A presidente da Junta, Cristina Sousa, destacou “o título nacional recentemente alcançado pelas atletas” e a “evolução do clube, feita, muitas vezes, por pessoas de fora do concelho”.

O presidente da direção, José Ricardo, agradeceu às entidades presentes e a todos os que contribuíram para a obra, demonstrando a disponibilidade da atual direção para continuar a melhorar as condições da prática do futebol feminino.

A requalificação da infraestrutura consistiu na construção de balneários, gabinete médico e auditório multiusos, para a qual o Município da Marinha Grande comparticipou com o valor de 63.303,35€, ao abrigo do contrato-programa celebrado no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio às Instituições de Cultura, Recreio e/ou Desporto.

Proença-a-Nova | “O ancestral e o além…e a geometria do que aí vem” é o tema das Experiências (G) Astronómicas


“O ancestral e o além…e a geometria do que aí vem” dá o mote a edição 2023 das Experiências (G) Astronómicas, que acontece a 8 de julho.
À semelhança das edições anteriores, Miguel Gonçalves, divulgador de ciência e comentador da RTP, José Matos, da FISUA - Associação De Física da Universidade de Aveiro e o Chef Rui Lopes serão os anfitriões desta iniciativa que alia o conhecimento científico, com destaque para a Astronomia, à Gastronomia, numa experiência que envolve todos os sentidos.
Esta edição terá como convidados especiais Zita Martins, Astrobióloga, Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa e Marta Palhim, especialista em geologia e na Interpretação da paisagem (Walk with Martha).
O programa desta iniciativa começará com na aldeia de Sobral Fernando, passará por Catraia Cimeira e terminará na aldeia das Oliveiras. Ao longo deste percurso haverá um pequeno passeio pedestre com interpretação da paisagem, degustação de produtos locais, conversas e observação astronómica.
A atividade está limitada a 60 participantes e terá autocarro a partir de Proença-a-Nova (junto à Biblioteca Municipal). O custo de inscrição individual é de 37,50 € e de 70 € para inscrições duplas e podem ser formalizadas no Posto de Turismo. A organização aconselha a que os participantes tragam roupa e calçado muito prático, uma muda de roupa, fato de banho (opcional) e chapéu.
Promovido pelo Município de Proença-a-Nova, as Experiências (g) Astronómicas contam com a colaboração da Procerâmica, da Associação do Sobral Fernando, do Monte Barbo, do espaço e alojamento local Casas das Oliveiras, do Turismo rural Refúgio do Raposo e da Farmácia Roda.



Proença-a-Nova | Campo Arqueológico de Proença-a-Nova dá oportunidade de Ser Arqueólogo por um dia

Nos dias 1, 8 15 e 22 de julho, o Campo Arqueológico de Proença-a-Nova está aberto à atividade “Ser arqueólogo por um dia”, em que qualquer pessoa pode participar nas escavações acompanhando um dia de campo dos investigadores.
A iniciativa acontece aos sábados entre as 7h30 e 13h00 e está limitada a 6 participantes por cada dia, bastando fazer a inscrição gratuita no Posto de Turismo até à 6ª feira que antecede a atividade. Os participantes deverão trazer luvas reforçadas, roupa e calçado prático, máscara e água.
O Campo Arqueológico de Proença-a-Nova inicia os trabalhos a 26 de junho na Bateria das Baterias, em Catraia Cimeira. A partir de 10 de julho até dia 23 as investigações prosseguem na Anta da Moita da Galinha, em Moitas. Para além dos campos arqueológicos, o CAPN tem previstas outras atividades lúdico-didáticas, como conferências, debates e visitas de estudo.
O Campo Arqueológico de Proença-a-Nova (CAPN) vai na sua 12ª edição e é um modelo misto de campo de trabalho, investigação e aprendizagem para alunos, preferencialmente dos ramos da arqueologia, da história e das arqueociências, que teve início em 2012 como Campo Arqueológico de Proença-a-Nova e que a partir de 2013 tomou um cariz internacional. O intuito destes campos é estudar, preservar e divulgar os sítios arqueológicos do concelho dando a conhecer um património que ainda é desconhecido de muitos e conta com o apoio de diversas entidades nomeadamente o Município de Proença-a-Nova, a Associação de Estudos Alto do Tejo, o Seminário do Preciosíssimo Sangue, a União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, a Junta de Freguesia de Montes da Senhora e a Emerita.