sexta-feira, 15 de março de 2024

Certame local já vai para a décima quarta edição. Mostra de Vinhos e Produtos Rurais de Real Realiza-se nos dias 23 e 24 de Março

José Rocha destaca oportunidade de negócio para os viticultores

Com a primavera a espreitar, está de regresso a Mostra de Vinhos & Produtos Rurais de Real, um certame da freguesia, a ter lugar no espaço do Largo do Adro, e que vai decorrer no próximo fim de semana, dias 23 e 24,  voltando a merecer apoio municipal, sendo um evento visitado por milhares de pessoas que, naturalmente, continua a despertar grande entusiasmo e expectativa no concelho, potenciando por isso, boas oportunidades de negócio e uma divulgação mais ampla das potencialidades desta freguesia paivense.

Promovido pela Junta e Assembleia de Freguesia de Real, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, esta mostra costuma registar grande afluência de visitantes em ambos os dias, contribuindo para isso, a qualidade e diversidade dos expositores, com os melhores produtos da terra.

Esperançado na realização de um certame de sucesso, o autarca local, Carlos Rocha, evidencia a sua satisfação por ser possível apresentar uma mostra que continua a retratar as potencialidades da freguesia de Real, falando da necessidade de se evidenciar aquilo que a freguesia tem de bom, a valorização dos seus vinhos e produtos endógenos, concretizando depois, um agradecimento especial para todos os expositores que sempre marcam presença neste certame, ao mesmo tempo que sublinha o envolvimento da Câmara Municipal e a empenhada colaboração prestada ao evento.

Já o presidente da CM de Castelo de Paiva aproveita para enaltecer esta iniciativa da autarquia de Real, realçando que, a exemplo do que tem evidenciado, é com acções deste nível que se potenciam oportunidades de negócio e se mostra as verdadeiras potencialidades de uma terra aos mais diversos níveis, elogiando o trabalho realizado pela Junta de Freguesia e toda a organização do evento, a vontade e o empenhamento dos expositores presentes.

José Rocha realça também, a parceria estabelecida entre a Junta de Freguesia de Real e a edilidade paivense, manifestando a vontade de colaborar sempre que possível com estas actividades que, para além de projectar o que o concelho tem de melhor ao nível dos produtos endógenos e do nosso artesanato, perspectiva a força e a capacidade empreendedora da população paivense, mostrando uma imagem mais positiva da nossa terra.

Para além de vários produtores de vinho, com a participação de diversas quintas locais, esta XIV Mostra de Vinhos e Produtos de Real  voltará ter como tem sido habitual, a participação do Centro Social de Real, das colectividades da freguesia, da restauração com o melhor da gastronomia tradicional, do fumeiro, produtos agrícolas, a doçaria regional, do artesanato local, entre outros participantes, não faltando a animação musical nos dois dias do certame com bailes populares, destacando-se a participação da IPSS local, entre muita animação de rua.

Assim, para o dia de Sábado, dia 23 de Março, a partir das 14h30 horas, está agendada a cerimónia de abertura, bem como participação do Centro Social de Real, para além da presença do Grupo de Dança “ Grupo Power Fitness “, do artista local Nel Marçal e animação de rua, sendo que, durante a noite, a animação estará a cargo do Grupo Musical “Paiva Douro” com música de baile, e da participação do DJ Ricardo Ramalho pela madrugada fora.

Para Domingo, dia 24 de Março, a partir das 14 horas, o certame contará com uma actuação das Camponesas de Real, seguindo-se uma grande tarde de bailarico com participação da Orquestra Típica Finfas de Nespereira, de Cinfães, até ao final da tarde.

A cerimónia de abertura deste certame está agendada para as 14h30 de Sábado, no espaço do Adro, junto à Igreja Paroquial de Real e contará com a presença do edil paivense José Rocha e dos restantes elementos do Executivo Municipal, do presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, do autarca Carlos Rocha e outros autarcas locais, dirigentes associativos, entre outras entidades convidadas.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Dias da Psicologia regressam à Faculdade de Educação e Psicologia. Católica debate a Psicologia no século XXII: Desafios e oportunidades


Estudantes, antigos alunos, investigadores, docentes e profissionais da área da Psicologia, a nível nacional e internacional, vão rumar à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa para falar sobre “A Psicologia no Século XXII: Desafios e Oportunidades”. A edição de 2024 dos Dias da Psicologia realiza-se entre 19 e 21 de março, no Porto. O objetivo: proporcionar um momento de reflexão e de partilha no âmbito da Psicologia.
Nas últimas décadas, tem-se debatido, entre os psicólogos, a importância de ajustar o saber da psicologia às rápidas mudanças sociais, culturais, ambientais e tecnológicas, que têm grande impacto no dia a dia das pessoas, nos seus modos de pensar e de agir. Nesse debate não se equacionava, inicialmente, questionar as teorias mais clássicas da psicologia, a maioria das quais com raízes no último século. Embora sempre se tenha assumido que essas teorias podiam ser sujeitas a reinterpretações e revisões, decorrentes da evolução do conhecimento empírico e da reflexão académica sobre a evolução da realidade, nunca, como agora, se pensou que tantas e tão rápidas transformações podiam exigir transformar também o conhecimento teórico e prático sobre o comportamento humano.

“Antecipando-se que os 3/4 que restam do século XXI vão trazer transformações que não conseguimos antecipar, este debate urge. É esse o mote para a edição de 2024 dos Dias da Psicologia,” refere Raquel Matos, diretora da Faculdade de Educação e Psicologia, acrescentando que “ao longo de 3 dias, estudantes, professores, investigadores, psicólogos e outros profissionais, nacionais e internacionais, vão juntar-se à conversa para debater os desafios que, antecipam, se vão colocar à psicologia no século XXII.”

Entre três conferências, seis workshops e conversas, são muitos os momentos de debate ao longo destes três dias. Na conferência inaugural, do dia 19 de março, o consultor sénior no Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), Frederick (Ted) Scharf, irá falar sobre o que se aprende na universidade e que, de facto, se utiliza no mercado de trabalho. Logo de seguida, existirá uma mesa-redonda dedicada aos desafios para a psicologia, onde participarão convidados internacionais.

No segundo dia do evento (20 de março), haverá espaço para o já habitual “Café com Psis”, moderado por António Fonseca (FEP/UCP), seguindo-se uma conversa com Sofia Ramalho, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que trará reflexões sobre os desafios para a Psicologia. Já no período da tarde, Luís Scorzafave, Professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto / USP, falará sobre os fatores associados à participação dos jovens em gangues, apresentando também as motivações que levam os jovens a entrarem neles.

Último dia dedicado à Conferência Internacional de Estudantes de Licenciatura

No dia 21 de março, Raúl Manarte, Psicólogo Humanitário, abrirá o dia dedicado ao CIEL – Conferência Internacional de Estudantes de Licenciatura, com a Conferência “Estou farto de Psicólogos”. Pouco depois, estudantes da licenciatura em Psicologia participarão nas designadas FEP Talks. Já no período da tarde, realizar-se-ão seis workshops, abertos aos estudantes da licenciatura e mestrados em Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, sobre temas tão diversos como: “Aprender a inovar com os estudantes a ensinar”; “Ano Profissional Júnior”; como ser bom psicoterapeuta; e “Permite-te: Vive a tua sexualidade livremente!”. Também existirá espaço para um workshop dedicado ao Human Neurobehavioral Laboratory (HNL) e outro ao Heroic Imagination Project.

A edição de 2024 dos Dias da Psicologia é organizada pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade, e realiza-se entre 19 e 21 de março, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

*Fernanda Teixeira

Marinha Grande | MUNICÍPIO VAI INVESTIR CERCA DE 1 MILHÃO DE EUROS NO SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA NAS TRUTAS


A Câmara Municipal da Marinha Grande vai investir cerca de um milhão de euros, na construção de redes de saneamento doméstico e de abastecimento de água, no lugar das Trutas, tendo, para o efeito, aprovado a abertura dos procedimentos para a respetiva contratação.

A rede de saneamento doméstico das Trutas - Fase 4 vai implicar um investimento estimado de 575 mil euros e tem como objetivo prolongar a infraestrutura de drenagem de águas residuais daquele lugar, estando projetada para vir a servir um total de 1611 habitantes.

Neste âmbito, serão contemplados os seguintes locais: Rua Pinheiro Grande; bairro Novo das Trutas; Rua do Pedrógão Grande; Travessa do Pedrógão Grande; Rua Douro Litoral; Rua 43; Rua dos Oleiros; Rua Álvaro Cunhal; Rua 42; Rua de Porto Mós; Rua do Olho Ferrado; Travessa do Olho Ferrado; Rua 52; Rua do Pinhal às Trutas; Rua de Ansião; Rua da Marma - Instrumento Vidreiro.

Para a remodelação das redes de abastecimento de água das Trutas - Fase 3, prevê-se um investimento de 446 mil euros, para a substituição das condutas distribuidoras, através da utilização de materiais mais resistentes e fiáveis que permitam garantir a qualidade da água fornecida, assim como assegurar a continuidade do fornecimento de água nos níveis de pressão adequados, aumentando a qualidade do serviço prestado aos utentes.

Estarão abrangidos na fase 3 os seguintes arruamentos: Rua Pinheiro Grande; Rua de Pedrógão Grande; Travessa de Pedrógão Grande; Rua Douro Litoral; Rua 43; Rua dos Oleiros; Rua do Algarve; Rua de Alvaiázere; Rua da Estremadura; Travessa da Estremadura; Rua do Alto Alentejo; Rua do Baixo Alentejo; Rua do Alto Douro e Rua do Vale da Ribeira.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Sono de qualidade para todos, por uma melhor saúde global | Dia Mundial do Sono 2024


Dia Mundial do Sono assinala-se no dia 15 de março
Hoje, dia 15 de março, sexta-feira, comemora-se o Dia Mundial do Sono, uma data promovida pela World Sleep Society (Associação Mundial de Medicina do Sono) que visa fomentar a saúde do sono a nível global.

O tema de trabalho para este ano é “Sono de qualidade para todos, por uma melhor saúde global’” e pretende alertar para as diferenças da qualidade de sono na população mundial, respetivos desafios e acentuação da desigualdade na saúde.

O sono é essencial à vida e à nossa saúde, sendo fundamental para o bem-estar físico, mental e social. No entanto, é muitas vezes menosprezado, sendo a privação de sono considerada uma epidemia global de saúde pública. As exigências laborais e sociais, aliadas à intrusão tecnológica na nossa vida, podem prejudicar não só a quantidade, mas também a qualidade do sono, com impacto significativo na saúde e bem-estar.

Sabemos que a privação de sono diminui a capacidade de atenção e tomada de decisão, afeta a produtividade e o humor, aumenta o risco de acidentes e, a longo prazo, está também associada a um risco aumentado de desenvolver doenças, nomeadamente cardiovasculares, metabólicas e neurodegenerativas (como a demência de Alzheimer).

Neste Dia Mundial do Sono lembre-se de priorizar o seu sono e a sua saúde. Tenha em conta algumas destas dicas que podem fazer a diferença para uma boa noite de sono:
- Tente manter um horário regular para se deitar e levantar, incluindo nos dias livres;
- Mantenha um ambiente acolhedor no quarto (escuro, silencioso e com temperatura adequada);
- Deixe o telemóvel e outros ecrãs fora do quarto;
- Não leve problemas por resolver para a cama;
- Reserve o final do dia para si, procurando atividades que o relaxem cerca de 2 horas antes de se deitar;
- Implemente medidas para retomar o sono se acordar durante a noite: evite acender luzes fortes, olhar para o relógio. Se não consegue dormir, levante-se e faça alguma atividade relaxante fora do quarto. Tente praticar técnicas de relaxamento;
- Apanhe luz natural pela manhã;
- Pratique exercício físico de forma regular;
- Mantenha uma dieta saudável e evite refeições pesadas, com excesso de açúcar, bebidas alcoólicas e café/ou chás, ao final do dia;

Se tem queixas frequentes relacionadas com o sono, como:
- Dificuldade em adormecer ou em manter o sono;
- Despertares frequentes;
- Ressonar e/ou paragens da respiração durante a noite;
- Sono muito agitado;
- Sonhos vívidos;
- Incómodo nas pernas ou no corpo que dificultam o adormecer;
- Sensação de sono não reparador;
- Queixas de sonolência, cansaço, fadiga durante o dia.

Não hesite em procurar ajuda. Existem profissionais de saúde dedicados às Patologias do Sono que o podem ajudar.

Cuide do seu sono e dos que lhe são próximos. Juntos podemos dormir melhor e contribuir para uma melhoria da saúde global.

*Artigo assinado por Dra. Cristiana Silva Neurologista Especialista em Medicina do Sono do CNS - Campus Neurológico.

**CNS Campus Neurológico
Bairro de Santo António, nº47Torres Vedras 2560-280
Portugal

Parceria entre CIM Viseu Dão Lafões e Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana vai disponibilizar 569 casas para arrendamento acessível


Investimento total é de quase 90 milhões de euros, em benefício de famílias da região que não encontram resposta no mercado
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinaram hoje o protocolo de cooperação "Projetos de Habitação a Custos Acessíveis de Viseu Dão Lafões". Esta colaboração estratégica vai disponibilizar 569 casas para arrendamento a custos acessíveis, representando um marco significativo no combate às dificuldades de acesso à habitação na região.
O protocolo, celebrado no Mercado Velho de Tondela, abrange investimentos para a construção de novos edifícios, aquisição para reabilitação e reabilitação de habitações públicas. As casas resultantes da iniciativa são uma resposta às atuais dificuldades que as famílias da região sentem no acesso à habitação, geradas pelo aumento dos preços, à semelhança do que acontece em todo o território nacional.
O investimento total estimado para estas operações é de quase 90 milhões de euros (87.215.091€), financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Prevê-se que as obras decorram entre 2024 e 2025, com a assinatura dos contratos de arrendamento a acontecer até junho de 2026. As habitações serão entregues a famílias que não encontram resposta no mercado tradicional, por incompatibilidade entre os seus rendimentos e os valores de renda praticados.

Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, destaca o impacto positivo que esta parceria terá nas famílias da região, afirmando: "Este protocolo marca um avanço muito importante na promoção de soluções habitacionais acessíveis para as famílias do território de Viseu Dão Lafões. Numa altura em que as dificuldades de acesso à habitação são uma preocupação crescente no país, esta iniciativa reflete uma aposta séria, tanto da administração central como local, em enfrentar e dar resposta a este desafio, oferecendo soluções concretas e acessíveis às famílias."

Carla Borges, Presidente da Câmara Municipal de Tondela, referiu que "este importante protocolo vai permitir que os municípios possam, em conjunto com o IHRU, alcançar aquilo que na minha perspetiva é um desígnio de todos, a promoção de habitação mais acessível, habitação condigna em função das necessidades dos nossos cidadãos e, por isso, desejo que esta cerimónia se traduza num desígnio de futuro, numa missão coletiva e que possa ser um dos passos que vamos dar na persecução desse objetivo".

Para Fernando Almeida, Vogal do Conselho Direto do IHRU, "o dia de hoje é o resultado de quase sete meses de trabalho, com o intuito de termos casas para as pessoas. Temos como meta entregar as casas em junho de 2026, falta pouco mais de dois anos. Vai ser um trabalho muito duro e de proximidade, a minha vinda hoje aqui é para dizer que podem contar com o IHRU nesta missão".

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha o compromisso conjunto das partes envolvidas: "Este esforço conjunto entre a CIM Viseu Dão Lafões e o IHRU, em estreita colaboração com os 14 municípios associados da Comunidade Intermunicipal, sela o compromisso de todas as partes em garantir o acesso a habitação digna e acessível para todos os cidadãos da região. A habitação é um direito inalienável e com este protocolo a CIM está a fazer o seu papel de garantir que é cumprido no nosso território".

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Filme promocional da Turismo do Centro vence dois prémios no Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão


Filme “Vou só Três Dias” foi distinguido na categoria Regiões Turísticas e venceu ainda o Prémio Especial do diretor do festival, em Hokkaido. Produções da CIM Beira Baixa e do Município da Nazaré foram também premiadas.
O mais recente filme promocional da Turismo do Centro de Portugal foi hoje duplamente premiado no Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão (JWTFF), que decorreu em Akan, Hokkaido, entre os dias 13 e 15 de março. O evento contou com a participação de vídeos e campanhas promocionais de mais de 100 países.
O filme, intitulado “Vou só Três Dias”, conquistou o prémio Bronze na categoria dedicada à promoção de Regiões Turísticas e venceu ainda o Prémio Especial do diretor do festival. As distinções foram recebidas por Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas, e Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da Turismo Centro de Portugal. O filme, produzido pela Lobby Films and Advertising, pode ser visualizado aqui.
"O reconhecimento internacional dos nossos filmes e das nossas campanhas é fundamental para trabalhar a notoriedade da marca e o posicionamento no mindset dos consumidores. No final da linha, o que se pretende é despertar a vontade de saber mais sobre o Centro de Portugal, juntando a essa vontade o ato efetivo de visitar, pernoitar, e investir na região. O 'Vou só 3 Dias' é um filme muito especial, autêntico, genuíno e reflete bem a singularidade da região”, destaca Adriana Rodrigues.
Sílvia Ribau acrescenta: "Os prémios recebidos reforçam a nossa convicção de que a aposta em estratégias audiovisuais é fundamental para alcançar um público global e promover os produtos turísticas emblemáticos da nossa região. Continuaremos a trabalhar arduamente para posicionar o Centro de Portugal como um destino turístico de eleição".
Antes da cerimónia de atribuição dos prémios, as duas representantes da Turismo Centro de Portugal participaram num painel de discussão sobre a relevância dos meios audiovisuais na promoção turística das regiões, moderado pelo diretor do Festival, Tsuyoshi Kigawa, e que contou também com a participação de Kyung Wook Seo, presidente do Júri. No painel, Adriana Rodrigues e Sílvia Ribau deram a conhecer a Turismo Centro de Portugal e o potencial turístico da região e sublinharam o prazer que constituiu ver o filme “Vou só Três Dias” ser reconhecido no Japão.

Dois outros filmes da região também foram premiados

Outros dois filmes do Centro de Portugal foram também premiados no festival. Ainda na categoria Regiões Turísticas, a campanha “É para Celebrar”, da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa, conquistou o prémio Prata. A distinção foi recebida por Sílvia Ribau, representando a CIM. O filme, igualmente produzido pela Lobby Films and Advertising, está disponível nesta ligação.

Por sua vez, o Município da Nazaré arrebatou o Ouro na categoria Cidades, com o filme promocional “Nazaré - Maior do que a Vida”, cujo prémio foi recebido por Adriana Rodrigues. O filme, produzido pela Oonify, pode ser visto aqui.

Com um número recorde de inscrições na edição de 2024, o Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão estabeleceu os primeiros resultados do Circuito CIFFT 2024, a competição mais prestigiada para vídeos e campanhas de turismo em todo o mundo. Os filmes que promovem o turismo na região Centro de Portugal estão agora na corrida pelo título de Melhor Filme de Turismo do Mundo, nas respetivas categorias, competindo noutros festivais que integram o circuito.

O Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão é membro oficial do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT) desde 2021, juntamente com outros certames em todo o mundo, incluindo o festival ART&TUR, que terá lugar na Lousã em outubro.

Toda a cerimónia de hoje está disponível nesta ligação.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Em cima: Adriana Rodrigues e Sílvia Ribau recebem os prémios para "Vou só Três Dias"; depois, os prémios para os outros filmes da região; foto de grupo dos vencedores do festival; e painel em que participou a Turismo Centro de Portugal.

Marinha Grande | MUNICÍPIO GARANTE APOIO PSICOLÓGICO A CUIDADORES DE CRIANÇAS E JOVENS COM PERTURBAÇÕES


O Município da Marinha Grande tem em funcionamento, há um ano, o Grupo de Interajuda para Cuidadores de Crianças e Jovens com Perturbações de Desenvolvimento, através de sessões mediadas por uma psicóloga.
Trata-se de uma iniciativa gratuita, com sessões que decorrem quinzenalmente, das 14h00 às 15h30m, no Auditório da Biblioteca Municipal. Desde a sua criação, o grupo manteve-se coeso e as reuniões têm-se revelado uma importante fonte de partilha e suporte para os seus participantes.

As famílias enfrentam muitos desafios no seu ciclo de vida e o grupo é um espaço privilegiado de troca de vivências com outros cuidadores, que têm a oportunidade de partilhar as suas preocupações, vivências e podem desenvolver estratégias positivas para lidar com as perturbações do desenvolvimento, através de metodologias de mediação feitas por uma psicóloga, enquanto elemento facilitador.

As inscrições para participação nas sessões podem ser realizadas através do link https://forms.office.com/e/QaxqtgN31H?origin=lprLink ou via telefone para o número 244563300.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Abertas as Cessões de Exploração do bar da piscina de S. Pedro do Esteval e do bar da Praia Fluvial do Malhadal


Até ao próximo dia 1 de abril de 2024 estão abertos os procedimentos de Hasta Pública da Cessão de Exploração do bar de apoio da piscina da zona de lazer de S. Pedro do Esteval e do bar da Praia Fluvial do Malhadal.

O valor base de licitação da prestação mensal para o bar da zona de lazer de S. Pedro do Esteval é de é de € 150,00, devendo as propostas apresentar um valor superior. Para o bar de apoio da Praia Fluvial do Malhadal é de € 250,00, devendo as propostas apresentar um valor superior.

A cessão de exploração vigora pelo prazo de 3 épocas balneares (entende-se como “época balnear” o intervalo de tempo entre 15 de junho e 15 de setembro de cada ano).

As propostas podem ser entregues pessoalmente até às 17h00 do dia 1 de abril de 2024 na Unidade Jurídica, no Edifício Paços do Concelho, ou remetidas pelo correio, sob registo com aviso de receção, para Av. do Colégio, 6150-401 Proença-a-Nova.

Ambos atos públicos de abertura de proposta e eventual licitação acontecerão a 2 de abril de 2024, no edifício dos Paços do Concelho, e decorrerá perante um Júri. Para a cessão de exploração do bar da Praia Fluvial do Malhadal será às 9h30 e às 11h00 para o bar da piscina de São Pedro do Esteval.

Todos os elementos relativos ao procedimento estão disponíveis para consulta online no site do Município ou, presencialmente, na Unidade Jurídica da Câmara Municipal, durante os dias úteis, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, até à data e hora limite da entrega das propostas. Qualquer esclarecimento deve ser solicitado pelos interessados até às 12h00 do dia 22 de março de 2024, sendo prestados até às 12h00 do dia 26 de março de 2024.

Durante o prazo de apresentação das propostas os proponentes poderão visitar o local, devendo para o efeito requerer o agendamento da visita, por correio eletrónico, para o endereço concursos@cm-proencanova.pt .

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Clássicos alemães desfilam elegância


O Passeio dos Alemães reúne, este sábado, alguns dos mais emblemáticos e fascinantes automóveis clássicos de fabrico germânico. É a oportunidade para admirar verdadeiras obras de arte sobre rodas, de marcas como a Mercedes-Benz, Porsche, Volkswagen, BMW, Audi e Borgward, entre outras.
O Passeio dos Alemães é destinado exclusivamente a automóveis de fabrico germânico com mais de 30 anos e futuros-clássicos com mais de 20 anos. Este ano, cerca de centena e meia de máquinas intemporais alinham na 5ª edição do evento, com partidas de Lisboa e do Porto.
Com organização do ACP Clássicos, o passeio é uma oportunidade única para admirar modelos históricos de marcas como a Mercedes-Benz, Porsche, Volkswagen, BMW, Audi, Opel ou Borgward. E nesta edição, destaca-se um Mercedes-Benz 300 Adenauer de 1952, que recebeu esta designação pelo facto de o primeiro Chanceler da Alemanha Ocidental, Konrad Adenauer, ter requisitado seis exemplares ao seu serviço. Construídos na década de 1950, estes Mercedes-Benz eram considerados topos de gama ao nível dos Rolls-Royce Silver Cloud e dos Bentley S1.
Também da marca de Estugarda vai participar no Passeio um Mercedes-Benz Ponton de 1956, um modelo que chegou a ser uma escolha popular nos táxis, em Portugal. Entre as raridades deste Passeio dos Alemães conta-se um belíssimo Borgward Isabella Coupé de 1960. Já a Norte, o automóvel mais antigo é um Volkswagen 1200 de 1954, outro modelo popular entre os aficionados dos clássicos.
Pelos caminhos de Portugal
Em Lisboa, a concentração está marcada para a Tribuna de Honra do Estádio Nacional do Jamor. Segue-se um percurso que vai levar os participantes ao Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, um espaço que exibe coleções de arqueologia provenientes das estações arqueológicas existentes no concelho de Sintra. De regresso à estrada, o destino é Enxara do Bispo (Mafra), para um almoço com vista para a Serra do Socorro.
No Porto, a concentração acontece na delegação do ACP, na Rua Gonçalo Cristóvão, seguindo-se a visita a uma coleção privada de Mercedes-Benz históricos, em Braga. Na cidade dos Arcebispos, o programa prossegue com uma visita ao Mosteiro de S. Martinho de Tibães, um dos edifícios mais antigos de Braga, que no séc. XVI se tornou na “Casa-Mãe” da congregação de São Bento em Portugal. De Braga, o passeio continua até Matosinhos, para o almoço e convívio final.
Com o apoio da C. Santos VP e da Perfumes e Companhia, o Passeio dos Alemães promete ser mais um evento de celebração da cultura automóvel e de descoberta do território nacional.

Programa do Passeio dos Alemães - Sul:
09H00 Concentração em Lisboa (Estádio Nacional do Jamor)
10H15 Partida do Passeio em direção à zona Oeste
11H30 Visita ao Museu de S. Miguel de Odrinhas (Sintra)
12H30 Partida em direção ao Gradil passando pela Serra do Socorro
13H00 Chegada à Casa de Reguengos (Enxara do Bispo)
13H30 Almoço na Casa de Reguengos (Enxara do Bispo)

Programa do Passeio dos Alemães - Norte:
09H00 Concentração na Sede do ACP no Porto (R. Gonçalo Cristóvão)
09H45 Partida do Passeio em direção a Braga
11H00 Visita a Coleção de Mercedes-Benz históricos (Braga)
12H00 Visita ao Mosteiro de Tibães (Braga)
13H30 Chegada à Casa do Ribeirinho (Matosinhos)
14H00 Almoço na Casa do Ribeirinho (Matosinhos)

*(Ricardo S. Araújo)

**Fotos com créditos da ACP

SILVES RECEBE TRÊS PROVAS DE CLASSIFICAÇÃO DO RALLYE CASINOS DO ALGARVE COM PASSAGENS POR S. MARCOS, SB MESSINES E SILVES

 A adrenalina e a emoção do Rallye Casinos do Algarve, prova máxima dos ralis a sul, regressa amanhã, dia 16 de março, ao concelho de Silves, onde nasceu há 54 anos atrás. Será um dia em grande, com três duplas passagens (em Silves, S. Marcos e SB Messines) e um reagrupamento na zona ribeirinha de Silves (junto ao complexo das piscinas municipais), que permitirá ao público estar ao “vivo e a cores” com pilotos e máquinas. A iniciativa conta com o apoio do Município de Silves, na qualidade de parceiro institucional.
 
Os horários das passagens e reagrupamento no concelho de Silves são os seguintes:
» 9h45 » PEC4 Silves 1 (10,20km)
» 10h09 » PEC5 S. Marcos 1 (10,71km)
» 10h38 » PEC6 Messines 1 (24,10km)
» 12h43 » Reagrupamento na zona ribeirinha (50 minutos)
» 13h53 » PEC7 Silves 2 (10,20km)
» 14h17 » PEC8 S. Marcos 2 (10,71km)
» 14h46 » PEC9 Messines 2 Powerstage (24,10km)
 
São sete as zonas de público criadas especificamente para o acompanhamento ao vivo da passagem do rallye, sendo elas:
» SILVES PE4/7 » GPS 37º14’16.8”N   8º23’10.6”W
» ZP 5 PE5/8 S. MARCOS DA SERRA » GPS 37º19’20.7”N   8º21’11.0”W
» ZP 6 PE5/8 S. MARCOS DA SERRA » GPS 37º17’37.6”N   8º18’43.1”W
» ZP 7 SB MESSINES PE 6/9 » GPS 37º22’43.6”N 8º16’50.8”W
» ZP 8 SB MESSINES PE 6/9 » GPS 37º21’32.0”N 8º17’11.8”W
» ZP 9 SB MESSINES PE 6/9 » GPS 37º20’52.4”N 8º15’07.4”W
» ZP 10 SB MESSINES PE 6/9 » GPS 37º18’03.6”N 8º17’57.7”W
 
Relembramos que o Rallye Casinos do Algarve é uma prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve (CCAL), sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, com o patrocínio da Solverde – Casinos Hotéis e Motorpor e a parceria institucional dos municípios de Silves, Lagoa, Lagos, Portimão e Vila do Bispo.
Não perca nada desta prova icónica! Assista ao vivo ou acompanhe tudo no facebook do CAAL https://www.facebook.com/CAAlgarve ou na aplicação Spotify (password: RCA).

 

...

Início da obra de drenagem da Avenida da Universidade; Aveiro recebe espetáculo de uma das mais notáveis vozes do teatro atual; Exposição “Façam o Mundo melhor, ouviram? Mário Sacramento; Open Call: Cadernos de Cultura


I – Início da obra de drenagem da Avenida da Universidade
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que teve início a obra de drenagem da Avenida da Universidade, no arruamento lateral às faixas principais da referida Avenida, num investimento 184.763,30€, em execução pela empresa Paviazeméis – Pavimentações Azeméis, Lda. 
Trata-se de uma obra fundamental para aumentar a segurança da circulação viária e terminar com a acumulação de água no piso da rodovia, sempre que esta zona é atingida por precipitação intensa.
O coletor em construção terá a finalidade de drenar as águas pluviais provenientes da Urbanização de Santiago, de forma a reduzir o caudal no coletor existente na Avenida de Universidade.
A nova infraestrutura irá ainda cuidar da drenagem para a linha de água existente junto ao cruzamento da Avenida Europa, desviando as águas pluviais que atualmente vão para a zona da antiga reitoria da Universidade de Aveiro e da conhecida rotunda do “Hospital”.

II – Aveiro recebe espetáculo de uma das mais notáveis vozes do teatro atual
Angela (a strange loop), a nova criação de Susanne Kennedy, tem como personagem principal uma mulher cuja vida se desenrola diante dos espectadores. O espetáculo integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
Uma das mais notáveis dramaturgas da sua geração estará no Teatro Aveirense com um novo espetáculo. Susanne Kennedy irá apresentar Angela (a strange loop) no dia 20 de março, às 21h30, num evento integrado na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
Para esta nova criação, a encenadora alemã voltou a colaborar com Markus Selg, artista multimédia com quem trabalha há quase uma década. Juntos, conceberam um espetáculo onde a vida de uma mulher se desenrola diante dos espectadores, num lugar que se transforma constantemente, alternando entre o real e o virtual.
Angela (a strange loop) é uma alusão à crescente exposição online da sociedade e à forma como as mulheres se representam e são representadas neste universo. A peça procura, ao mesmo tempo, sublinhar a própria natureza do teatro enquanto simulação do real. O que significa ser autêntico, quais os limites para a partilha da intimidade, que fronteiras se devem definir entre o privado e o público são algumas das questões levantadas, numa viagem que se transforma numa reflexão sobre a natureza das nossas existências.
O espetáculo de Susanne Kennedy teve a sua estreia no Kunstenfastivaldesarts (Bélgica) e, desde então, tem sido apresentado em encontros como o Festival d’Avignon (França), o Wiener Festwochen (Áustria) e o Romaeuropa Festival (Itália), entre outros.

III – Exposição “Façam o Mundo melhor, ouviram? Mário Sacramento 1920-1969”
Praça da República de 24 de março a 25 de abril
A partir de 24 de março, estará patente, na Praça da República, a exposição “Façam o mundo melhor, ouviram? – Mário Sacramento 1920-1969”.
Trata-se de uma exposição evocativa da vida e obra de Mário Sacramento que vai destacar a importância deste cidadão aveirense na dimensão cultural, social e política, local e nacional, nomeadamente através de todo o trabalho que desenvolveu na teorização do neorrealismo, importante movimento cultural do século XX.
Esta mostra, que ostenta o selo da Capital Portuguesa da Cultura, estará patente na Praça da República como espaço de mostra e aproximação para dar a conhecer mais e melhor o percurso deste marcante humanista e neorrealista português. Contou-se, para isso, com o importante apoio do Museu do Neo-Realismo e da família de Mário Sacramento, que nele depositou o espólio do autor.
O neorrealismo é um movimento que se estrutura, na Europa e no mundo, no período entre as duas guerras mundiais, e que chegou a Portugal no início dos anos 40 do século XX. Surge como oposição do idealismo, o que quer dizer que procura mostrar a realidade nua e crua, sem filtros.
É em todo este ambiente cultural e político que Mário Sacramento se insere, desenvolvendo a sua atividade de crítica e ensaísmo literário, bem como o seu compromisso cívico e político, nomeadamente através da organização dos Congressos Republicanos de Aveiro (ou da Oposição Democrática), que marcaram, de forma indelével, o rumo da história recente de Portugal, que este ano, 2024, celebra os 50 anos do 25 de abril.

IV – Open Call: “Cadernos de Cultura: História & Património de Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro abriu o período de receção de artigos a publicar na 5.ª edição dos Cadernos de Cultura: História & Património de Aveiro, prazo que termina no próximo dia 31 de julho. A submissão dos textos e imagens deve ser feita através do endereço eletrónico arquivo.municipal@cm-aveiro.pt<mailto:arquivo.municipal@cm-aveiro.pt>, de acordo com o estabelecido nas normas de publicação, consultáveis no sítio da autarquia www.cm-aveiro.pt<http://www.cm-aveiro.pt/> .
A revista, com periodicidade anual, acolhe prioritariamente trabalhos que incidam sobre temas de Aveiro e da Região aveirense. A edição de 2024 dos Cadernos de Cultura continuará a seguir a linha editorial que privilegia os artigos com objeto e metodologia que assegurem a construção qualificada do conhecimento e contribuam para fortalecer a “epistemologia aveirense”.
A organização da Publicação conta com o labor da Comissão Científica para apreciar e avaliar os artigos submetidos, escolhendo justificadamente os que cumprem os critérios de qualidade para figurarem na revista.
Tendo periodicidade anual, o volume do corrente ano dos Cadernos de Cultura: História & Património de Aveiro será apresentado ao público no próximo mês de novembro, no decorrer das Jornadas de História Local.
As edições digitais da Revista podem ser consultadas em https://bit.ly/cadernoscultura2024 .
Os autores interessados em publicar nos Cadernos de Cultura: História & Património de Aveiro e que pretendam obter qualquer esclarecimento, relativo à revista, podem fazê-lo através do email arquivo.municipal@cm-aveiro.pt<mailto:arquivo.municipal@cm-aveiro.pt> ou por via telefónica: 234 386 158.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | VIDA DO CAMPEÃO DE KICKBOXING FERNANDO FERNANDES INSPIRA LIVRO

O Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande recebe a apresentação do livro “Ser Campeão: No ringue como na vida”, da autoria de Fernando Fernandes, Campeão Mundial de Kickboxing, no dia 23 de março (sábado), pelas 15h30.
O livro conta a história de Fernando Manuel da Glória Fernandes, nascido em Lisboa, a 14 de junho de 1966. Este atleta inspirador, transformou a sua paixão pelas artes marciais numa carreira de sucesso. Desde muito jovem, Fernando sabia que o Karaté não o realizava plenamente, até que viu o filme "A Force of One" e descobriu o Kickboxing, a modalidade que mudaria o rumo da sua vida.

Este livro não é apenas a história de vida de Fernando Fernandes, é um convite à descoberta dos segredos que conduzem à vitória. Desde segredos técnicos da modalidade, passando pelos aspetos físicos e mentais, até a uma forma de fazer, de estar e de ser na vida. Fernando Fernandes desvenda-nos, página a página, os segredos que conduzem à vitória. Este ano, a 29 de março, fará 30 anos que o atleta obteve o título de Campeão do Mundo de Kickboxing.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

ROTEIRO PARA A DESCARBONIZAÇÃO NO VIDRO DEBATIDO NA MARINHA GRANDE


O Auditório da Resinagem, recebeu na tarde de quinta feira, 14 de março, o "RODIV 2050 - Roteiro para a Descarbonização na Indústria do Vidro, Embalagem e Cristalaria”, promovido pela AIVE - Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem e pela APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria, com o apoio do Município da Marinha Grande.
Neste que foi o evento de lançamento do projeto RODIV 2050, foram dadas a conhecer as orientações para a criação do Roteiro e discutida a importância da descarbonização como instrumento para a competitividade destes setores, identificando riscos e oportunidades não só para estas indústrias, mas para a respetiva cadeia de valor, advindas do processo de descarbonização e transição energética.
Na conferência, onde participaram cerca de 120 pessoas, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, fez alusão à história da Marinha Grande, desde o aparecimento da indústria vidreira, no século XVIII, até à atualidade. Destacou “a importância da indústria vidreira, que, a nível tecnológico, é muito evoluída” e “que tem colocado na sua agenda a descarbonização”.
A iniciativa contou também com a intervenção de representantes da AIVE; Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência CNA | PRR; European Container Glass Federation (FEVE); EY-Parthenon, Ernst & Young, S.A; CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro; Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG); Floene; Rega Energy; BA Glass Portugal; Leerdam Crisal Glass (LCGlass); Agência Portuguesa do Ambiente; Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP); Valorlis - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos; Vidrala Portugal e Verallia Portugal.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | PASSEIO PEDESTRE EM VIEIRA DE LEIRIA “DA FOZ AO BOCO"


No dia 24 de março (domingo), pelas 09h00, realiza-se o passeio pedestre “Da Foz ao Boco”, que, ao longo de 11,5 km, vai percorrer as bonitas paisagens em torno das margens do Rio Lis, Campos do Lis, Tercenas, Galeota e Boco, na freguesia de Vieira de Leiria
A iniciativa é organizada pelo Município da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria. O ponto de encontro está marcado para as 09h00, junto ao Arquivo Municipal, ou às 09h30, junto ao Cais do Rio Lis.
O passeio “Da foz ao Boco” tem a distância de 11,5 km, a duração de 3 horas, com grau de dificuldade moderado, em piso arenoso e alcatroado. A participação é gratuita.
Esta será a terceira etapa da Grande Rota da Marinha Grande que, até ao final do ano, irá circundar toda a área geográfica do concelho, perfazendo um total de cerca de 100 km.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Numa parceria com o Município de Silves. SILVES ACOLHE 3.ª ETAPA DO CIRCUITO NACIONAL DE MERGULHO EM APNEIA INDOOR 23/24 NOS DIAS 16 E 17 DE MARÇO

Terá lugar nos próximos dias 16 e 17 de março, no complexo das piscinas municipais de Silves, a 3.ª etapa do Circuito Nacional de Mergulho em Apneia Indoor 2023/2024. A prova, realizada pela primeira vez no Algarve, é organizada pelo Aquático Clube de Silves em parceria com o Município de Silves. A entrada é livre.

Nesta prova os atletas irão participar nas disciplinas de apneia estática (STA), apneia dinâmica sem barbatanas (DNF f) e apneia dinâmica com bi-barbatanas (DBF).

Boa sorte a todos os participantes!

HORÁRIO:
16.mar.: 14h00-19h00
17.mar.: 9h00 – 19h00

Proença-a-Nova | Orquestra “TODOS” convida população proencense para arruada


A Orquestra de percussão “TODOS” está a desafiar a população proencense a juntar-se ao grupo para trabalhar na criação conjunta de instrumentos para um espetáculo de rua, aproveitando objetos reutilizados. Nesta arruada, marcada para as 11h00, de dia 21 de março, será demonstrado todo o trabalho desenvolvido nos ensaios, que decorrem de 16 a 20 de março, entre as 18h00 e as 20h00, na Casa das Associações. A iniciativa, que dá pelo nome de «Plastic Funk», surge inserida na programação do projeto social FÔLEGO.
Sofia Duarte, produtora executiva e mediadora sociocultural na APC - Academia de Produtores Culturais, avança que esta iniciativa surge integrada nas bases que deram origem ao projeto FÔLEGO: “A ideia é, com base em produtos reutilizados, criar instrumentos. Vamos também tentar que de alguma forma esses produtos estejam relacionados com o Olival, Azeite e/ou Lagares, com elementos que nos transportem para esse universo, de forma sonora, mas também visual. A ideia é envolver pessoas da comunidade nesta criação conjunta.”

A participação na iniciativa «Plastic Funk» é gratuita para todas as idades, para pessoas com experiência na música ou outros que estejam a começar do zero, mas tem vagas limitadas, pelo que, em caso de interesse, deverá garantir a sua inscrição diretamente com a mediadora sociocultural Sofia Duarte, pelo contacto 926 299 912 ou para sofiaduarte.apc@gmail.com.

O projeto FÔLEGO, programa artístico movido pelo combate às alterações climáticas, regressa agora a Proença-a-Nova nos meses de março e abril com renovada programação. «De lá para si» é outra das atividades realizadas. A iniciativa, que envolveu em Proença-a-Nova as turmas de 2º e 3º ano, e em Sobreira Formosa, de 3º e 4º ano, consistia num workshop de música e interculturalidade, numa conversa-concerto onde estão presentes três músicos que fazem parte da orquestra “TODOS”, com três elementos naturais de Turquia, Argentina e uma cantora que nasceu em Moçambique e que tem origens familiares em Goa.

Sobre esta iniciativa, Sofia Duarte afirma que, apesar da intenção principal do projeto ser apelar às alterações climáticas e sustentabilidade ambiental, “não se pode fugir às questões da interculturalidade, pois acabam por mudar a forma como se chega a uma comunidade e como isso impacta o território”. É esperado que durante o mês de abril se realizem dois concertos, um para cada escola, para que todos os alunos possam assistir ao trabalho desenvolvido.

Além destas, está prevista a dinamização de: «Cinema Insuflável», com sessões de cinema para os alunos do pré-escolar ao segundo ciclo, com filmes de temáticas da sustentabilidade ambiental, numa programação ajustada ao ano de escolaridade; e de «Leituras encenadas», ambas com data por definir para o mês de abril.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

5ª Convenção da APDCA Como vencer? Ferramentas para potenciar o seu negócio... O evento terá lugar no dia 23 de março, pelas 14h, no Hotel Montebelo Vista Alegre, em Ílhavo.


“No próximo dia 23 de março, a APDCA – Associação Portuguesa do Comércio Automóvel, irá realizar a sua 5ª Convenção Como vencer? Ferramentas para potenciar o seu negócio...
Direcionada a todos os intervenientes do setor do comércio de automóveis usados, em particular aos nossos parceiros e associados, mas também ao público em geral, esta 5ª Convenção da APDCA terá como principais objetivos avaliar os desafios que o setor enfrenta, analisar as diferentes ferramentas que temos ao dispor para melhor os enfrentar e delinear as estratégias para levar a bom porto as premissas que julgamos inadiáveis: a regulamentação do setor, a discussão sobre a introdução da carteira profissional e o combate à concorrência desleal e ao mercado paralelo, entre outras.
Com um programa muito diversificado e oradores de relevo, esta 5º Convenção, que tem a curiosidade de decorrer no dia em que a APDCA comemora o seu 7ª aniversário, terá uma abordagem diferenciada e uma vertente formativa muito prática, com exemplos concretos de ferramentas, estratégias e metodologias para que todos os envolvidos possam melhorar a sua atividade, facilitar a gestão diária e, em última análise, prestar um melhor serviço aos seus clientes...”
*Rui Reis
Apoio


Portalegre | UCSP Fronteira assinala o Dia da Mulher


A equipa multidisciplinar da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Fronteira assinalou o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, com a realização de várias atividades com o objetivo de promover a saúde da mulher e divulgar a importância do Rastreio do Colo do Útero.
Foi promovido um diálogo com as utentes sobre a importância do Dia da Mulher e foram expostas, através de um placard, frases alusivas ao tema escritas pelas mulheres do concelho de Fronteira. Realizaram-se também rastreios do colo do útero, pelos respetivos médicos de família, consultas de enfermagem de planeamento familiar inseridas no programa de rastreio do Colo do Útero e foi entregue a cada mulher uma bolsa em renda elaborada pelas Assistentes Operacionais do Centro de Saúde.
Foram ainda recolhidas frases escritas pelas mulheres, para expor no próximo ano.

ULSAAL
Enviado por José Rui Marmelo Rabaça