segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Editorial | os dois presidentes vão reunir-se hoje do IPST e ADASCA


Sim, chegou o dia, a hora, e a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente. Ainda que seja importante este encontro a nível pessoal, mais importante são os assuntos que vão ser apreciados, todos em prol dos dadores de sangue, com maior destaque para os dadores associados da ADASCA. Quanto aos que não o são, nem efetuam a sua dádiva no Posto Fixo da respectiva associação, já devem ter há muito quem “lute” por melhor condições.

Há quem sinta prazer em comer as bolachas dos outros, tire proveito ilícito do trabalho alheio, e para isso tem contado com o apoio do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra (CSTC).

Não vou revelar aqui os assuntos que mais me preocupam na qualidade de Presidente da Direcção da ADASCA, porque seria imprudente fazê-lo, era oferecer de bandeja a cereja no topo do bolo aos oportunistas.

Para bem de todos, diversos aspectos devem alterados, para que o respeito ocupe o seu lugar, e os dadores se sintam bem acolhidos no atendimento que lhes é feito o espaço da ADASCA.

Se algo não corre bem, ou melhor, as responsabilidades não devem ser atribuídas à ADASCA, tendo em conta que esta não deve interferir na actividade do funcionários administrativos do IPST. O que interessa aos funcionários é o ordenado na conta, no final de cada mês, quanto ao resto que se lixe.
Dr. João Paulo Almeida

É natural que os dadores também uma cota parte de responsabilidade nesta área, porque não actuam na hora, não se servem do Livro de Reclamações, não se definem, para eles tanto faz ir ali, ou acolá doar sangue, mas, quando lhes surgem problemas, dirigem-se a onde? À Sede da ADASCA.

O Mapa de brigadas para o ano de 2018 pode ser copiado através do site www.adasca.pt ou pelo pedido via e-mail: geral@adasca.pt .

Posso adiantar que vão decorrer sessões de colheitas de sangue todas as 4ª.s feiras entre as 15 horas e as 19:30 horas, e todos os sábados das 9 horas às 13 horas no local habitual.

Os residentes em Aveiro e arredores não doam sangue porque não querem, não podem, não estão disponíveis para isso, ou aguardam que alguém o faça por si.


Acabaram as desculpas!

J. Carlos
Director

Essa beluga que vive com golfinhos mudou de idioma para falar com eles


Posted: 05 Nov 2017 09:12 AM PST
Beluga foi colocada em tanque com golfinhos e em apenas dois meses mudou sua linguagem
 
Posted: 05 Nov 2017 03:00 AM PST
Em caso curioso, mulher engravidou enquanto já estava grávida, dando luz a dois bebês que não foram concebidos ao mesmo tempo, de dois casais diferentes
 

Espetáculo de Guilherme Duarte na Universidade de Aveiro

O primeiro espectáculo a solo de Guilherme Duarte, autor do blogue Por Falar Noutra Coisa. Durante uma hora, o comediante promete fazer o público rir com o seu humor carregado de ironia e sarcasmo, onde nos irá falar de várias e até diversas coisas.
Guilherme Duarte diz que isto é um espectáculo de stand-up e outras cenas, como que a desculpar-se desde já se houver partes sem piada. É possível que tenha momentos de hip hop, feitos por um gajo que apesar de ser da Buraca, é branco, não tem flow nem qualquer ouvido musical.
Pensando bem, talvez vá ser a única parte com piada, ainda que não deliberada. É, ainda, possível que contenha vestígios de nozes e humor ofensivo que pode causar alergia a pessoas que se ofendem por tudo e por nada, mas mesmo essas estão convidadas a ir.

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/


“Tiroteio em massa” em igreja do Texas causa 27 mortos

Pelo menos 27 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, este domingo, num tiroteio numa igreja em Sutherland Springs, sul do Texas (EUA). O atacante foi abatido.
Resultado de imagem para “Tiroteio em massa” em igreja do Texas causa 27 mortos
De acordo com a Fox News, o autor do "tiroteio em massa", como descreveram as autoridades, foi morto pela polícia depois de ter atirado contra os fiéis.
Segundo o jornal local "The Wilson County News", o atacante entrou na Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs, pelas 11.30 horas locais (17.40 de Lisboa) e abriu fogo contra a multidão. O responsável da polícia local, Joe Tackitt, confirmou que o tiroteio causou pelo menos 27 mortos e dezenas de feridos. Entre as vítimas mortais, está uma criança de dois anos.
O FBI e os Texas Rangers (polícia do Texas) estabeleceram um perímetro à volta da igreja e estão a investigar o caso e a motivação do atacante.
No local, verifica-se um grande aparato policial e de equipas de socorro médico, incluindo dois meios aéreos.
O governador do Estado do Texas, Greg Abbott, deixou uma mensagem às vítimas e respetivas famílias, no Twitter, pouco depois do tiroteio: "As nossas orações estão com todas as pessoas apanhadas por este ato terrível. Agradecemos às forças de segurança pela resposta".
A igreja em causa situa-se a 64 quilómetros da cidade de San Antonio.

JN
Foto Twitter "maxmasseytv"

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/

SPORTING EMPATA COM O BRAGA NUM ENCONTRO COM UM FINAL DE LOUCOS

Resultado de imagem para SPORTING EMPATA COM O BRAGA NUM ENCONTRO COM UM FINAL DE LOUCOS
Clube leonino esteve a vencer, SC Braga deu a volta, mas Bruno Fernandes fez o empate após os 90 minutos.
O Sporting empatou com SC Braga, em Alvalade, num encontro a contar para a 11ª jornada da Primeira Liga. O clube leonino esteve a vencer, mas deixou que os minhotos, em 10 minutos dessem a volta. No tempo extra, Bruno Fernandes igualou a partida. Bas Dost e Bruno Fernandes marcaram  para o Sporting enquanto Dyego Sousa e Danilo deram a volta ao marcador.
Jorge Jesus apostou no mesmo onze que fez frente à Juventus na Liga dos Campeões para defrontar o SC Braga na Primeira Liga. Fábio Coentrão e William ficaram de fora das opções bem como Mathieu. Para os seus lugares entraram Jonathan Silva, Bruno César e André Pinto. Do lado do SC Braga, Abel Ferreira apresentou o seu onze base para tentar contrariar o favoritismo do Sporting e manter a boa série de resultados no campeonato.
O encontro arrancou com muito ritmo por parte das duas equipas. Tanto SC Braga como o Sporting apresentaram equipas a pressionar alto e a querer toma conta do esférico. O primeiro remate foi para a formação minhota com Rui Patrício a segurar a tentativa de Ricardo Horta quando haviam 12 minutos no relógio.
Aos 19 minutos, Bruno Fernandes combinou com Bruno César à entrada da grande área para colocar Matheus à prova pela primeira vez. O remate do médio sportinguista saiu fraco, no entanto.
Aos 28 minutos o Sporting esteve muito perto de abrir o marcador na sequência de um canto. Grande defesa do guardião bracarense a negar o golo a Coates que cabeceou em posição frontal.
Aos 37’ minutos, Matheus voltou a mostrar qualidade ao parar o livre cobrado por Bruno Fernandes à entrada da grande área. O guarda-redes teve de se aplicar para parar a bola que ia direitinha para dentro da baliza junto ao poste esquerdo da baliza minhota.
Antes do intervalo o clube leonino ainda pediu grande penalidade num lance que envolveu Bruno César. No entanto, o médio brasileiro aparentar tropeçado num jogador bracarense.
Segunda parte de loucos com reviravoltas e golos ao cair do pano
Os 'leões' entraram com mais intenções no segundo tempo. Perante um resultado que não agradava, o conjunto orientado por Jorge Jesus subiu mais as linhas e abriu as alas para tentar explorar a largura do terreno. Com Podence perto de Bas Dost - o avançado português tinha entrado para o lugar de Acuña que saiu lesionado ainda na primeira parte, continuava a não haver forma de desequilibrar o SC Braga.
Aos 63’ minutos esteve a poucos centímetros do golo em Alvalade. O avançado holandês tentou, em esforço, responder à solicitação por parte de Bruno César, mas o encosto ao segundo poste saiu ao lado.
Não marcou à primeira marcou à segunda porque o holandês colocou os ‘leões’ em vantagem aos 66’ minutos após nova solicitação, mas desta vez pela direita. Bruno Fernandes cruzou para o coração da área onde o holandês abriu o marcador.
A perder, o SC Braga tentou levar algo mais do que uma derrota de Alvalade e aumentou a pressão. No entanto, era o Sporting que criava perigo. Bas Dost voltou a ter uma chance de rematar à baliza, mas não chegou a tempo após uma transição muito rápida do Sporting.
Nos últimos dez minutos, o Sporting teve de aguentar a pressão do SC Braga. Ricardo Esgaio apareceu solto na área depois de uma jogada pela direita e quando ia rematar para o golo eis que aparece Gelson Martins a fazer o corte. A bola sobra para Ricardo Horta que atira forte mas ao lado.
A cinco minutos do fim, Carlos Xistra assinala grande penalidade a favor do SC Braga por falta de Coates sobre Danilo. Dyego Sousa foi chamado a marcar e bateu Rui Patrício que ainda acertou no lado, mas foi incapaz de defender o remate do brasileiro.
Com o jogo empatado, o Sporting foi atrás dos três pontos, mas foi o SC Braga a marcar. O balde de água fria chegou em cima do minuto 90. Danilo, com um grande remate, bateu Rui Patrício pela segunda vez para colocar o SC Braga em vantagem.
No entanto, no tempo extra, o Sporting chegou ao empate através de Bruno Fernandes na marcação de uma grande penalidade. O clube leonino perde dois pontos para os rivais, mas salva aquela que seria a sua primeira derrota no campeonato.
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/

Sem um tostão e presos. Príncipes, ministros e homens de negócios

Contas bancárias de dezenas de príncipes, ministros - atuais e antigos - e homens de negócios, detidas na Arábia Saudita foram congeladas
Resultado de imagem para Sem um tostão e presos. Príncipes, ministros e homens de negócios
As contas bancárias de personalidades sauditas detidas por alegada corrupção serão congeladas e objeto de investigação, enquanto os bens passam para o Estado, anunciou hoje o Ministério da Informação de Riade.
"Todos os bens e propriedades ligados a estes casos de corrupção serão registados como propriedade do Estado", escreveu o Ministério na sua conta oficial, na rede social Twitter.
Todos os bens "resultantes de corrupção serão restituídos ao Estado", especifica.
O Ministério precisou que as transações e as transferências bancárias "serão interditas" a todas pessoas e instituições abrangidas pelos inquéritos, "qualquer que seja o seu estatuto".
Entre as dezenas de detidos está o príncipe milionário Alwaleed bin Talal, um dos homens mais ricos do Médio Oriente, detendo investimentos no Twitter, na Apple, no Citigroup, na News Corporation de Rupert Murdoch, na cadeia hoteleira Four Seasons e, mais recentemente, na Lyft.
Também é conhecido por ser dos membros da realeza saudita mais frontais, defendendo há muito mais direitos para as mulheres. É também o acionista maioritário do popular Grupo Rotana de canais árabes.
A detenção de Alwaleed bin Talal foi avançada por um alto funcionário da King Holding Company, que o príncipe saudita preside, que falou à agência de notícias norte-americana Associated Press (AP) sob condição de anonimato.
O comité anticorrupção é dirigido pelo príncipe herdeiro, Mohamed bin Salman, e tem como missão investigar casos de corrupção detetados no reino, segundo informou ainda antes da notícia das detenções a agência oficial SPA.
O novo organismo tem o poder de emitir ordens de detenção e de proibição de viajar para o estrangeiro, além de poder congelar bens dos investigados e adotar outras medidas preventivas ainda antes de os casos chegarem a tribunal.
Ao mesmo tempo que criava o novo comité anticorrupção, o rei Salman anunciava alterações significativas nas autoridades do reino: destituiu o responsável da Guarda Nacional, o comandante da Armada e o ministro da Economia.

Fonte: DN/Lusa
Foto: REUTERS/HAMAD I MOHAMMED
Comentário: não descobriram a tempo como se podiam safar, se tivessem vindo para Portugal. Por cá andavam à vontade, não eram incomodados, se necessário fosse tinham seguranças à porta de casa, motoristas particulares, para tanto bastava fazer um investimento de 500 mil euritos, já estava.
Portugal não aplica aquele modelo, caso o fizesse estaríamos sem governo.
Temos pena!
J. Carlos
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/

Rottweiller ataca mulher em Setúbal

A mulher que foi assistida no Hospital de São Bernardo apresentou queixa na Polícia Marítima de Setúbal
Resultado de imagem para Rottweiler ataca mulher em Setúbal
O ataque do Rottweiller, que mordeu a mulher num braço, aconteceu num restaurante na praia de Galapagos.
A patrulha da Autoridade Marítima que se deslocou ao local verificou que "um casal, ao entrar num restaurante situado na praia, teria sido atacado já dentro do estabelecimento por um cão".
"A senhora atacada pelo cão foi assistida no local por elementos do INEM e dos Bombeiros de Setúbal, tendo posteriormente recebido assistência no hospital de S. Bernardo", refere a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Segundo o Jornal de Notícias, o cão que pertencerá ao dono do restaurante estava sem açaime - obrigatório por lei - no momento do ataque, na sexta-feira à tarde.
Segundo o comunicado da AMN, "os agentes da Polícia Marítima identificaram a pessoa agredida bem como a dona do cão e ordenaram que o cão se mantivesse preso num espaço interior do estabelecimento."
"Dada a natureza da ocorrência, a Polícia Marítima contactou as autoridades médico-veterinárias da Câmara Municipal de Setúbal, tendo sido determinado que o cão deveria ser recolhido no canil municipal a fim de ser observado", explica a Autoridade Marítima Nacional.
DN
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/

Professores anunciam nova greve para amanhã

Resultado de imagem para Professores anunciam nova greve para amanhã
A greve às atividades diretas com alunos (atividade letiva) inscritas na componente não letiva dos docentes, inicia-se na próxima segunda-feira, dia 6, e prolonga-se, numa primeira fase, até ao final do primeiro período. Esta greve incidirá sobre atividades que, irregular ou, mesmo, ilegalmente, constam do horário de trabalho dos docentes”, pode ler-se no comunicado da Federação Nacional dos Professores.
A FENPROF pretende chamar a atenção do Ministério da Educação para um problema que “está na origem da sobrecarga de trabalho a que os professores estão sujeitos e da elevadíssima carga horária que ultrapassa, em muito, as 35 horas semanais”.
“No primeiro dia de greve, a partir das 10:00 horas, dirigentes da FENPROF, acompanhados de dirigentes do SPN, estarão à porta da EB 2.3 Irene Lisboa, no Porto (Rua de Cervantes, 532) para falar desta greve, das razões que levaram à sua convocação, contando, ainda, com a intervenção de docentes daquela escola, que estarão em greve”, pode ler-se no MESMO comunicado.
Económico
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/

Padre madeirense assume filho e continua na paróquia

Bispo do Funchal mantém o pároco do Monte mesmo depois das notícias que dão conta que o padre assumiu a paternidade de uma menina nascida em Agosto. Diocese fala em tristeza, mas lembra que é preciso respeitar a dignidade das pessoas envolvidas
Resultado de imagem para Padre madeirense assume filho e continua na paróquia

Pároco do Monte, freguesia do Funchal, assumiu a paternidade de uma criança, uma menina nascida em Agosto deste ano, mas até nova decisão o bispo do Funchal mantém o padre à frente da paróquia. Giselo Andrade celebrou missa este domingo, numa altura em que o caso faz manchetes nos jornais e sites de notícias da Madeira.

Embora considere o assunto como “um contratestemunho daquela que deve ser a vida de qualquer sacerdote”, o gabinete para a comunicação social da diocese do Funchal esclarece que “caberá ao próprio discernir, em diálogo com o bispo, se pretende continuar a exercer o ministério sacerdotal segundo as exigências e normas da Igreja ou se pretende abraçar outra vocação”. Apesar da tristeza com que a diocese recebeu as recentes notícias, a maior preocupação é garantir o “respeito pela dignidade das pessoas”.

A criança que o padre Giselo registou como sendo sua filha nasceu em agosto e o segredo, esvreve o jornal madeirense “JM”, era conhecido na diocese há meses. O bispo D. Manuel Carrilho optou por manter o padre na paróquia durante os meses em que durou o segredo e mesmo depois.

Todos os anos, em setembro, a diocese torna pública as mudanças de padres nas paróquias. Este ano a lista demorou a ser conhecida e, quando saiu, este sábado, tinha como principal surpresa a manutenção do sacerdote no Monte.

O gabinete de comunicação social da diocese adiantou ao Expresso que o padre Giselo Andrade pretende manter--se no cargo. “O sacerdote deseja continuar no exercício do seu ministério sacerdotal e sente que tem o apoio da comunidade paroquial do Monte, mas não deixa de ponderar colocar o seu lugar à disposição da diocese para que se procure o que for melhor para a Igreja”. Sendo certo que, neste caso, o padre deverá “assumir as suas responsabilidades”. O certo é que o padre celebrou missa no Monte, este domingo, e agradeceu o apoio dos fiéis neste momento complicado.

A filha do padre Giselo era um assunto conhecido entre o clero madeirense há vários meses e o bispo D. Manuel Carrilho terá tentado gerir o processo com cautela, terá até cancelado alguns pontos da agenda numa altura em que a diocese do Funchal enfrenta algumas situações delicadas.

Um outro padre, que estava em licença sabática, suspendeu o sacerdócio. A existência de um filho é a prova de que o padre quebrou o voto de celibato, mas, de momento, está fora de questão a abertura de um processo. O momento exige, segundo a diocese, “acompanhamento pastoral e o discernimento”.

Enquanto se lembra que ao assumir uma filha, o padre quebrou o voto de celibato e que isso terá consequências do ponto de vista canónico, a verdade é que os fiéis não faltaram à missa este domingo.

Dentro do clero, a voz que sobressai é do padre José Luís Rodrigues, que mantém um blogue e é muito ativo nas redes sociais. Num curto texto onde alude ao “Crime do Padre Amaro”, ataca os críticos do padre Giselo e lembra que “parece que passamos a viver numa sociedade tão perfeita que deixou de haver traição, adultério, infidelidade, filhos fora do casamento”. Uma sociedade onde “tudo é tão impecável, tudo tão honesto, tudo tão bonitinho, tudo tão fiel, tudo tão feliz”.

De momento, a opção da diocese do Funchal é de cautela, como tem sido nos últimos meses, um período complicado para a Igreja na Madeira. Também em Agosto, e também no Monte, a queda de uma árvore sobre a multidão que esperava pela procissão e pagava promessas no Largo da Fonte fez 13 mortos e perto de 50 feridos. A tragédia abalou os devotos de Nossa Senhora do Monte e criou um desentendimento entre a diocese e a Câmara do Funchal sobre quem seria o real proprietário dos terrenos onde estava plantada a árvore que caiu sobre a multidão.

Expresso
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/

Mourato Nunes é o Novo Presidente da Proteção Civil

Resultado de imagem para Mourato Nunes é o Novo Presidente da Proteção Civil
A Autoridade Nacional de Proteção Civil já tem presidente. Tenente-general esteve à frente da Guarda Nacional Republicana até 2008.
O ministro da Administração Interna confirmou, este domingo, a indigitação do tenente-general Carlos Manuel Mourato Nunes. “O ministro da Administração Interna vai agora desencadear os procedimentos tendo em vista a sua nomeação, concretamente a audição da Comissão Nacional de Proteção Civil, amanhã, dia 6 de novembro, pelas 12h00”, é dito em comunicado.
Mourato Nunes foi comandante Geral da Guarda Nacional Republicana, cargo que ocupou até 2008. Depois disso, e até 2010, foi secretário-geral do Secretariado para a Cooperação entre os Países de Língua Portuguesa em matéria de Segurança Pública.  Atualmente, é consultor de segurança e defesa.
Bombeiros para Sempre
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/

Manhã de domingo: O método de Charlotte: seduzir franceses e roubar

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Charlotte era o seu nome falso. O alvo? Reformados franceses. O objetivo? Roubar-lhes tudo o que pudesse enquanto os mantinha presos numa casa de luxo em Viseu, um esquema que já tinha usado em França
O Ministério Público belga aceitou o mandado europeu de detenção emitido por Espanha e deverá deter Puigdemont e os quatro ex-ministros catalães nas próximas horas para serem apresentados a um juiz.
O milionário príncipe Alwaleed bin Talal figura entre as dezenas de detidos na Arábia Saudita no âmbito de uma vasta investigação anticorrupção. Antigos e atuais ministros envolvidos.
Ian Wilmut começou por desenvolver técnicas para melhorar a reprodução animal. Agora tem mais interesse por medicina regenerativa e defende a criação de uma base de dados de células estaminais.
Esteve deverá ser o último Natal de Jacob, um menino norte-americano de nove anos diagnosticado com cancro terminal. A família está a pedir a pessoas de todo o mundo que lhe enviem postais de Natal.
O que veio primeiro, a internet ou o isolamento social? Numa era em que estamos cada vez mais conectáveis há quem, no final do dia, se sinta sozinho e conte os "gostos" que vêm do ecrã.
A história, as estimativas e o que muda face a 2016: mais participantes, jornalistas, oradores, mais ofertas de mobilidade e mais Wi-Fi. Saiba o que se vai passar em Lisboa de 6 a 9 de novembro.
O Observador acompanhou a equipa do comboio histórico que virou restaurante de fine dining. Stress, cansaço e brincadeira resultam numa barrigada de paisagens únicas e comida incrível
Líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, disse esperar que, na próxima legislatura, "o país esteja preparado para muito mais do que acordos de mínimos", para "medir a força" das propostas do BE.
A administração do Grupo K anunciou que rescindiu o contrato com a empresa de segurança privada PSG, após a agressão a dois jovens, à porta da sua discoteca Urban Beach.
Confirmados 19 casos de Legionella com ligações ao Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa. Análises confirmaram presença da bactéria nos circuitos de água da unidade. 
Opinião

Alberto Gonçalves
O problema – se a palavra não é excessiva – é que os argumentos da independência são ridículos, dado pressuporem uma pureza étnica, uma vontade geral e uma tirania de Madrid que só alucinados detectam

Rui Ramos
O alegado comportamento de Harvey Weinstein e Kevin Spacey só é possível numa cultura onde o assédio sexual pôde passar por um “pecadilho” menor. E a chamada "libertação sexual" contribuiu para isso. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Todos os povos podem aspirar à independência, mas não a qualquer preço, nem por métodos contrários à legalidade democrática.

José Manuel Fernandes
Este é o Orçamento da função pública e das corporações, não um OE para servir a economia e os portugueses. Um OE para anestesiar o país e viver sem contestação. "Viver naturalmente" como diria Salazar

Diana Soller
De Bruxelas, Puigdemont fala de “repressão política” dos tribunais e diz que o estado espanhol atenta contra a democracia. Mas pelas suas escolhas, e como as sondagens mostram, caiu em descrédito.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Legionella: Número de casos sobe para 24

O número de casos de doença dos legionários detetados no Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa, desde o dia 31 de outubro, subiu para 24, que foram "confirmados laboratorialmente"
Número de casos de legionella sobe para 24
"Foram diagnosticados, desde o passado dia 31 de outubro, no Hospital de São Francisco Xavier, integrado no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, 24 casos de doença dos legionários, confirmados laboratorialmente", indica o SNS numa nota publicada no seu 'site'.
O último balanço de sábado dava conta de 19 doentes.
Do total, "23 doentes passaram pelo Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental", enquanto "um outro caso com ligação epidemiológica ao Hospital de São Francisco Xavier foi diagnosticado numa unidade de saúde privada", precisa o SNS, indicando que nove destes casos foram "diagnosticados na passada sexta-feira".
Apenas um dos afetados já teve alta "e os restantes mantêm-se internados, dos quais dois em unidade de cuidados intensivos, três na urgência e 17 em enfermaria", adianta o SNS.
Fonte: DN/Lusa
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/


Hora de Fecho: João Magueijo: "Fui expulso do Colégio Moderno"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Expulso da catequese, considerado incapaz pelo Exército, ameaçado de morte depois do terceiro livro. A vida de João Magueijo está repleta de situações polémicas, mas nada disso o apoquenta.
O número de casos de doença dos legionários detetados no Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa, desde o dia 31 de outubro, subiu para 24, confirmou o Ministério da Saúde.
O ministro da Administração Interna escolheu o antigo comandante geral da GNR, o general Carlos Manuel Mourato Nunes, para novo presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Um agente da PSP foi detido durante a madrugada deste domingo por fazer segurança ilegal num estabelecimento de diversão noturna em Lisboa, avançou o Expresso e confirmou o Observador junto da PSP.
Há milhares de portugueses doentes em casa e outros tantos a cuidar deles, sem ninguém os ter ensinado. É o caso da Elisabete e foi o do Fernando. Hoje comemora-se o Dia do Cuidador.
A resposta emocional da atriz Uma Thurman sobre Harvey Weinstein está a tornar-se viral. A atriz que já trabalhou diversas vezes com o produtor diz que falará mais "quando estiver menos zangada".
Onze príncipes, quatro ministros e dezenas de ex-ministros foram presos, num operação levada a cabo no sábado que está a ser entendida como uma forma de consolidar o poder de Mohammed bin Salman.
Perto de Castro Marim, no Algarve, há um turismo rural que leva bem a sério a noção de "sustentabilidade". Entre os cheiros da serra e a brisa do mar, conheça a Companhia das Culturas.
A tradição já não é o que era. Em vez de chocolates, os novos calendários do advento têm cremes e batons. Acha que é cedo para começar a pensar no Natal? Olhe que não. Eles esgotam num instante.
Numa altura em que Mercedes lança a sua pick-up, a Volkswagen não perdeu a oportunidade de picar a rival. Dizendo, sobre a Classe X, que é "muito difícil disfarçar a Nissan Navara". Será? Veja por si.
O Presidente norte-americano afirmou este domingo, no arranque da sua primeira visita oficial à Ásia, que "nenhum regime nem nenhum ditador deveriam subestimar a determinação dos Estados Unidos". 
Opinião

Alberto Gonçalves
O problema – se a palavra não é excessiva – é que os argumentos da independência são ridículos, dado pressuporem uma pureza étnica, uma vontade geral e uma tirania de Madrid que só alucinados detectam

Rui Ramos
O alegado comportamento de Harvey Weinstein e Kevin Spacey só é possível numa cultura onde o assédio sexual pôde passar por um “pecadilho” menor. E a chamada "libertação sexual" contribuiu para isso. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Todos os povos podem aspirar à independência, mas não a qualquer preço, nem por métodos contrários à legalidade democrática.

José Manuel Fernandes
Este é o Orçamento da função pública e das corporações, não um OE para servir a economia e os portugueses. Um OE para anestesiar o país e viver sem contestação. "Viver naturalmente" como diria Salazar

Diana Soller
De Bruxelas, Puigdemont fala de “repressão política” dos tribunais e diz que o estado espanhol atenta contra a democracia. Mas pelas suas escolhas, e como as sondagens mostram, caiu em descrédito.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa