quarta-feira, 1 de março de 2023

BOLETIM INFOADASCA EDIÇÃO Nº. 31 PARA MARAÇO 2023


A ADASCA torna público a edição nº. 31 do Boletim InfoADASCA para o mês de Março.
O editorial desta edição é dedicado ao Dia Nacional do Dador de Sangue que vai decorrer no 27 do corrente mês, algures no Porto. Comemorar ou celebrar datas respeitantes aos dadores de sangue com estes à distância sem que ouçam o que é dito e reivindicado em seu nome, é o mesmo que promover um encontro de dialogantes sobre assuntos irrelevantes, porque tudo continua na mesma.

Sugerimos a leitura deste editorial para terem uma noção do que pretendo explicar. Os dadores de sangue são cada menos respeitados no SNS, passaram há muito a ser pouco interessantes, não perspectivamos melhorias, bem pelo contrário.

Em seu nome é feito e dito muita coisa, menos para seu interesse, mas, são eles que sustentam o stock de sangue. Urge acordar para uma temática de carácter humanitário cada vez mais desprezado. A ignorância continua a ter as suas virtudes…

Os Centros de Saúde estão de novo a fazer dos dadores fontes de receitas, obrigando estes a pagar valores indevidos, tais como as taxas moderadoras entre outros valores.

Por fim, temos no dito Boletim uma entrevista à Dra. Maria Antónia Escoval, presidente do IPST que saiu no site Noticias ao Minuto e, dado o seu interesse público, principalmente para os dadores a mesma foi reproduzida.

Façam-nos chegar as vossas opiniões vs sugestões.

Joaquim Carlos
Pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1680

Em Mortágua: Biblioteca Municipal participa no aniversário da Biblioteca Branquinho da Fonseca

 

A Biblioteca Municipal de Cantanhede teve oportunidade, ontem, dia 28 de fevereiro, de se associar às comemorações do 19º aniversário da Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca, em Mortágua.

Através de um convite formulado por aquele equipamento cultural beirão às dezanove bibliotecas que integram a Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, as diversas instituições culturais têm assim oportunidade até ao próximo dia 3 de março, de assinalarem em conjunto a efeméride e proporcionar uma grande festa em torno dos livros e da leitura.

Sob a mote O livro une pessoas, reforça laços e promove pontes entre os Municípios da nossa região, mais de 150 crianças dos Jardins de Infância locais tiveram assim oportunidade de assistir, ontem, à leitura animada de diversas obras proporcionadas pelas Bibliotecas de Cantanhede, Vila Nova de Poiares, Condeixa, Coimbra e Figueira da Foz.

Com uma equipa composta por três técnicas, a Biblioteca Cantanhede efetuou a animação do conto “Sopa de Nada”, da autoria de Darabuc, pseudónimo do escritor espanhol Gonzalo García Rodríguez, e da ilustradora iraniana, Rashin Kheiriyeh. A “Sopa de nada” é uma fábula que se inspira numa antiga receita, a da Sopa de pedra, um conto popular que, tal como acontece frequentemente com os contos de origem tradicional, apresenta diferentes versões consoante o país onde é contado. Nesta história infantil são destacados vários os aspetos, com natural destaque para a importância da partilha e da solidariedade, para além de salientar que em situações de necessidade e dificuldades, muitas vezes só é preciso um pouco de engenho e imaginação.

Os outros contos animados neste primeiro dia de comemorações foram “As preocupações do Billy, “O lobo que tinha medo da sua sombra”, “Corre, corre cabacinha” e “O som das lengalengas”, que foram animados por técnicas das Bibliotecas Municipais de Vila Nova de Poiares, Condeixa-a-Nova, Coimbra e Figueira da Foz, respetivamente.

Recordando o colapso da Ponte Hintze Ribeiro. AFVTER ASSINALA NO SÁBADO 22º ANIVERSÁRIO DA TRAGÉDIA

Apresentado livro do Prof. Pinto da Costa
No próximo Sábado, completam-se vinte e dois anos relativos à derrocada da Ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os Rios, um acontecimento trágico que tirou a vida a 59 pessoas, maioritariamente gente de Castelo de Paiva, que de autocarro, regressava de uma excursão a Trás-dos-Montes, às Amendoeiras em Flor.

Em dia de forte temporal, ao princípio de noite de 4 de Março de 2001, o país soube, perturbado, que o tabuleiro da ponte centenária Hintze Ribeiro tinha ruído, arrastando para as águas barrentas e tumultuosas do Rio Douro, em modo de cheio, um autocarro da empresa Asa Douro, onde seguiam 53 passageiros, e também três automóveis, com seis pessoas, não havendo sobreviventes da tragédia.

Neste dia, em que mais uma vez se recorda um dos maiores desastres rodoviários de Portugal, num tempo que não apaga a memória, nem a dor que se viveu em Castelo de Paiva, a Associação de Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Rios, em parceria com a edilidade local, promove no próximo Sábado, ao final da tarde, as cerimonias do 22º Aniversário da Tragédia de Entre-os-Rios.

O programa que assinala esta data, contempla também, uma cerimónia de homenagem e apresentação do livro “ J. Pinto da Costa, o médico, o professor, o comunicador “, da autoria de La Salete Alves, que terá lugar, a partir das 14h30 horas, no Salão Nobre da autarquia paivense.

A cerimónia evocativa destes 22 anos da tragédia da ponte, contará com a presença do presidente da autarquia, José Rocha, e responsáveis da AFVTER, e refere ainda, uma missa na Igreja Paroquial de S. Martinho de Sardoura, em Castelo de Paiva, pelas 17h00 com a bênção de 59 flores, seguido de colocação de coroa de flores no cemitério local.

Depois, pelas 18 horas, em Santa Maria de Sardoura, junto da antiga Ponte Hintze Ribeiro e ao Monumento ‘Anjo de Portugal’, escultura dourada de grande envergadura, localizada por baixo do memorial que perpetua o nome das vítimas deste fatídico acontecimento em Castelo de Paiva, haverá uma nova cerimónia de homenagem, com o lançamento de 59 flores ao Rio Douro, que será realizada desde o tabuleiro da Ponte Hintze Ribeiro.

Recorde-se que o Presidente da República esteve de visita a Castelo de Paiva em 2017, onde veio participar nas cerimónias do 16º aniversário da queda da Ponte Hintze Ribeiro.

                

Laboratório Vivo para a Descarbonização de Évora - LVPdE PARCEIROS APRESENTAM ATIVIDADES E PLANEIAM FUTURO

Decorreu no dia 27/02/2023, no Espaço Ambiente, situado na Mata do Jardim Público de Évora, uma sessão de apresentação das atividades desenvolvidas no âmbito do LVpDE, que incluiu a inauguração do “Zoom Operativo”, um espaço tecnologicamente apetrechado e adaptado para interação com a comunidade

O Laboratório Vivo para a Descarbonização de Évora é um Projeto liderado pelo Município de Évora, que tem como foco o centro histórico da Cidade e que visa a implementação e demonstração de soluções tecnológicas inovadoras ligadas aos setores dos transportes e mobilidade, da promoção da eficiência energética e do espaço urbano eficiente.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, também responsável pelo Pelouro do Ambiente, participou na sessão, cabendo-lhe referir a importância do LVpDE no âmbito da estratégia de defesa do ambiente e proteção contra os efeitos nocivos das alterações climáticas, que tem vindo a ser levada à prática pelo Município de Évora, e que se encontra consubstanciada no desenvolvimento de vários programas e projetos, dos quais destacou, entre outros, o POCITYF – Positive Energy CITY Transformation Frameworkfacebook e o Projeto Life Água da Prata.

Salientou ainda Alexandre Varela a excelente cooperação institucional que tem permitido unir e concertar meios, conhecimento e competências nas mais diversas áreas, conduzindo a excelentes resultados em torno do objetivo comum de fazer de Évora uma cidade inteligente, eficiente e inovadora em soluções ambientais que garantam já hoje e no futuro, melhor saúde e qualidade de vida para os residentes e visitantes.

Para além da Câmara Municipal de Évora, as entidades parceiras – ADRAL (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo); LOGISTEMA (Consultores de Logística); DALOOP (Soluções de Mobilidade); Universidade de Évora; ALTICE (Telecomunicações); DECSIS (Sistemas de Informação); CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central) – apresentaram informação sobre o trabalho que têm vindo a desenvolver no âmbito do LVpDE relacionado com as respetivas áreas de atividade, bem como o que cada uma delas tem programado para o futuro.

Das atividades apresentadas, destacam-se:

- A criação de um “Zoom Operativo do Cidadão”, espaço interativo desenvolvido pela ADRAL, dotado de meios tecnológicos que foi criado para interação com a comunidade com o objetivo de divulgar os resultados obtidos através da implementação do LVpDE. Assinalando a respetiva inauguração, o espaço recebeu a visita de uma turma do 6º ano de escolaridade da Escola Manuel Ferreira Patrício, que assistiu a uma aula sobre a qualidade ambiental, com temas associados à mobilidade e eficiência energética adaptados ao seu nível de ensino.

-A instalação de um “poste inteligente” de iluminação pública, que tem a particularidade de estar equipado com uma access-point Wi-Fi, um sensor de qualidade do ar e uma câmara de monitorização da mobilidade pedonal, esta em conformidade com as normas do Regulamento Geral de Proteção de Dados. A informação recolhida é enviada, através de rede de fibra ótica, para o centro de monitorização e gestão do LVpDE.

- A caraterização da situação atual no que diz respeito a mobilidade inerente às necessidades de abastecimento logístico no Centro Histórico de Évora, com apresentação de propostas de solução ambientalmente mais limpas, funcionais e enquadradas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora;

- A instalação de sensores (75 de estacionamento e 10 de contagem de viaturas) para monitorização de fluxos de circulação rodoviária e de estacionamento em locais estratégicos, com desenvolvimento de plataforma digital de suporte para monitorização e gestão de dados.

-A remodelação da iluminação pública, com substituição das luminárias tradicionais por outras mais eficientes dotadas de tecnologia LED e ligadas a sistemas de telegestão, proporcionando ganhos energéticos significativos, com poupança de energia na ordem dos 70%. Para acompanhar a apresentação de atividades esteve presente Ana Salgueiro, Consultora do Fundo Ambiental, entidade que no âmbito da Secretaria Geral do Ambiente, tem como função a coordenação da atribuição de apoios públicos na área do ambiente e ação climática. Refira-se que o Fundo Ambiental é responsável por 49,4% do financiamento do Projeto, no montante de 350.000,00 €, sendo o restante suportado pela Câmara Municipal de Évora e pelas entidades parceiras. O LVpDE, para além do que já foi desenvolvido, aposta no objetivo de dar continuidade ao trabalho de enriquecimento do seu laboratório, dotando-o de meios cada vez mais completos e tecnologicamente evoluídos, em condições de apoiar empresas, instituições de ensino e investigação, autarquias e outras organizações que necessitem destes dados tecnológicos como ferramenta de trabalho. Toda a informação está acessível em https://www.evoralab.pt/

Marinha Grande | PROGRAMAÇÃO DO TEATRO STEPHENS PARA MARÇO

 A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta três eventos em março, para os quais o Município convida a população a participar.
A programação de março é a seguinte:

11 de março | 17h00
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO MUNICIPAL DA FÁBRICA DE VIDROS DA MARINHA GRANDE
Intervenção do Investigador Jorge Custódio
Entrada gratuita

19 de março | 11h00  
OS IBERZITOS VÃO À MÚSICA - VI Edição de Concertos Didáticos
Interpretes: Orquestra Sinfónica da Escola de Música do Orfeão de Leiria
Tema:  Pinóquio de Sy Brandon, com a narração de Nádia Gomes e direção de Luís Casalinho
Organização: Grupo Iberomoldes e Orfeão de Leiria
Apoio: Município da Marinha Grande
Entrada gratuita
25 de março de 2023 | 17h00  
MÚSICA UCRANIANA
No dia 24 de fevereiro assinalou-se um ano sobre a data da invasão perpetrada pela Rússia à Ucrânia. Este facto marcou profundamente a vida de milhares de pessoas, que foram obrigadas a fugir das suas casas, das suas aldeias e cidades, do seu país, para manter o bem supremo que é a vida.  
A exaltação da vida e dos valores da liberdade pela música, é uma forma singela de dizer aos ucranianos que residem no concelho da Marinha Grande que continuamos a apoiar a sua luta e a acreditar que a vida, a tolerância e a soberania dos povos têm de prevalecer.
O concerto agora proposto apela à tolerância e à multiculturalidade, encontrando-se eivado de um rico colorido e sonoridades populares e tradicionais do povo ucraniano, numa emotiva interpretação por músicos ucranianos profissionais e de formação clássica.  
O Município da Marinha Grande que , há um ano, tomou medidas tendentes a acolher cidadãos ucranianos fugidos da guerra, e a facilitar a sua integração na comunidade local (como aliás aconteceu um pouco por todo o país), reforça com este concerto a sua convicção de que a paz é essencial à vida.
Serão interpretados temas clássicos e canções tradicionais.
Interpretes:
Laryssa Savchenko - Canto
Victor Daniel Pavtchinski - Violoncelo
Ludmila Chovkova - Piano
Entrada gratuita

Bilheteira: terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 ou bol.pt


Candidaturas abertas: Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo no valor de 15 mil euros. Candidaturas de 1 de março a 31 de maio de 2023

 Estão abertas as candidaturas para a 5.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo. Uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com o apoio da Amgen Biofarmacêutica. No valor de 15 mil euros, esta Bolsa de Investigação tem como objetivo promover e premiar projetos de investigação nacional que contribuam para o progresso do conhecimento científico e estado da arte numa doença hemato-oncológica rara, sem cura até ao momento - o mieloma múltiplo. O período de candidaturas decorre entre o dia 1 de março de 2023 e o dia 31 de maio de 2023.
 
Os projetos de investigação podem ser realizados por investigadores nacionais ou estrangeiros com exercício em instituições portuguesas sendo encorajada a colaboração e parceria entre várias instituições, bem com a interdisciplinaridade. Todas as candidaturas devem ser formalizadas para o e-mail bolsas@apcl.pt, até às 24 horas de dia 31 de maio de 2023.
 
Segundo Manuel Abecasis, presidente da APCL, «a Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo tem permitido apoiar grupos de investigadores que de outra forma teriam muita dificuldade em desenvolver os seus projetos de investigação clínica. Iniciativas deste género são cada vez mais importantes no sentido de estimular o interesse pela investigação, contribuindo para encontrar novas respostas que atendam às necessidades destes doentes. Para a APCL tem sido extremamente gratificante estar na génese desta iniciativa, pelo número crescente de candidaturas que temos vindo a receber de ano para ano, e também pela excelência e pertinência dos trabalhos que se candidatam».
 
Para João Raposo, presidente da SPH «o contributo que esta iniciativa tem trazido para a produção científica nacional, enquanto apoio a projetos de investigação em curso ou planeados, é inegável. Acresce ainda o facto de estarmos a tratar de uma patologia rara da área da hemato-oncologia, com um elevado índice de mortalidade associado. É sempre com grande expetativa que recebemos estes trabalhos em que nos apresentam investigações cujos resultados podem trazer ganhos para o doente, seja a nível do tratamento ou da qualidade de vida».
 
«Tendo em conta o impacto alcançado em edições anteriores, é um enorme orgulho para a Amgen fazer parte desta iniciativa há sete anos consecutivos, onde se espelha não só a qualidade e excelência dos projetos desenvolvidos, mas também a fulcral importância da promoção e do financiamento de mais e melhor conhecimento ao serviço dos doentes», declara Tiago Amieiro, diretor-geral da Amgen Biofarmacêutica.
 
Todos os projetos submetidos serão avaliados por um júri idóneo, composto por peritos de reconhecido mérito em investigação científica e experiência profissional e/ou académica em hemato-oncologia em Portugal e/ou internacional, nomeado pela APCL e SPH. O regulamento da bolsa de investigação em Mieloma Múltiplo pode ser consultado nos sítios dos parceiros.
 
O Mieloma Múltiplo é a segunda neoplasia hematológica mais frequente em Portugal com cerca de 544[1] novos casos por ano. Esta patologia tem uma grande incidência a partir dos 50 anos e apresenta sintomas inespecíficos, por vezes desvalorizados, sendo o diagnóstico atempado fundamental para maximizar os resultados em saúde nestes doentes.

ANIET lança plataforma inovadora de gestão de pedreiras

 A Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora (ANIET) acaba de lançar a ANIETSoftGeo, uma plataforma que reúne toda a informação de gestão de uma exploração, como dados de projetos, notificações das autoridades, consumos e visitas técnicas.
Desenvolvido pela ANIET, o novo sistema já se encontra disponível de forma completamente gratuita e acessível para todas as empresas do setor. A ANIETSoftGeo vem dar resposta à necessidade de agrupar toda a informação relevante desta atividade, permitindo assim controlar produções, vendas, despesas, investimentos e visitas.
 
“Com a evolução das tecnologias, era fundamental desenvolvermos uma plataforma que ajudasse as empresas na gestão das suas pedreiras e dos seus processos. A ANIETSoftGeo foi idealizada para facilitar bastante todos os procedimentos, uma vez que permite reunir e acompanhar toda a informação e desenvolvimentos de projetos; verificar limites e zonas de segurança das explorações; confirmar o cumprimento das obrigações legais e gerir a comunicação com as entidades reguladoras”, afirma Francelina Pinto, Directora Geral da ANIET.
 
Para usufruir dos benefícios da nova plataforma e, deste modo, realizar análises objetivas e tomar decisões fundamentadas e atualizadas, as empresas do setor extrativo poderão inscrever-se de forma gratuita em https://anietsoftgeo.pt/.
 
O projeto, cofinanciado pelo Compete 2020, está inserido na iniciativa Pedra + Sustentável, que visa capacitar as PME do Setor da Pedra Natural para a modernização e transformação digital e tecnológica, adaptação à economia circular e criação de valor e competitividade nos mercados internacionais.
 
BÁRBARA GONÇALVES
Communication Consultant

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE AÇÃO DE DESBARATIZAÇÃO E DESRATIZAÇÃO EM MARÇO E ABRIL

 
O Município de Silves informa que, nos meses de março e abril, irá levar a efeito uma ação de desbaratização e desratização em todas as freguesias do concelho de Silves, de acordo com a seguinte calendarização:
» Freguesia de São Marcos da Serra – 20 de março
» Freguesia de São Bartolomeu de Messines – 21, 22, 23 e 24 de março
» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Tunes – 27 e 28 de março
» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Algoz – 29, 30 e 31 de março
» União de Freguesias Alcantarilha e Pêra | Alcantarilha – 3, 4 e 5 de abril
» União de Freguesias Alcantarilha e Pêra | Pêra – 6, 10 e 11 de abril
» Freguesia de Silves – 12, 13, 14, 17, 18 e 19 de abril
» Freguesia de Armação de Pêra – 20, 21, 24, 26 e 27 de abril
Para uma maior eficácia deste tipo de ações, o Município de Silves aconselha as entidades privadas (como condomínios, proprietários de edifícios e estabelecimentos comerciais e afins) a efetuar, também, este serviço de ações de desinfestação, contribuindo, desta forma, para o reforço da salvaguarda da saúde pública, do controlo de pragas urbanas e da redução de exposição a pragas urbanas.

 

MOITA VAI SER CENÁRIO DE EVACUAÇÃO DE UMA SIMULAÇÃO DE INCÊNDIO RURAL

 No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Proteção Cicil, que se assinala a 1 de março, no próximo sábado, 4 de março, pelas 09h30, o sino da Capela da Moita vai tocar a rebate sinalizando o alerta para o início do exercício de evacuação de aglomerados populacionais, que vai acontecer no âmbito do programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” e que vai envolver diversos agentes de proteção civil.

Na noite de terça-feira, 28 de fevereiro, no Clube Desportivo Moitense, decorreu a sessão pública de apresentação desta simulação, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do vereador da proteção civil, António Fragoso; do presidente da Junta de Freguesia da Moita, Franclin Ventura; do comandante sub-regional da Região de Leiria da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Guerra; do comissário da PSP da Marinha Grande, Fábio Camelo; do Comandante dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Ismael Osman; do coordenador municipal de Proteção Civil, Pedro Borges; dos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil; entre outros participantes.
As entidades presentes explicaram a forma como irá decorrer o exercício, cujo objetivo é testar a operacionalidade dos meios envolvidos, mas principalmente criar mecanismos corretos de atuação, que preparem todos os envolvidos para a circunstância de ocorrer uma situação real. Pretende-se também testar a organização e a capacidade operacional do grupo de voluntários; analisar o resultado do exercício para melhorar os procedimentos.
Cerca das 09h30 do dia 4 de março, será simulado o alerta para a ocorrência de um incêndio rural em Figueira de Gomes, na Mata Nacional de Casal da Lebre. Serão acionados os dispositivos que permitam garantir a segurança de 95 habitantes, 35 habitações e 2 unidades fabris, com necessidade de evacuação para os locais de refúgio (Largo da Igreja e Centro Paroquial) e local de abrigo (Salão do Clube Desportivo Moitense).
Apesar de se tratar de uma simulação, estarão no terreno todos os meios operacionais previstos como se de um incêndio rural real se tratasse. A iniciativa é organizada pelo Município da Marinha Grande, em coordenação com a Junta de Freguesia da Moita e os agentes de proteção civil.
Para além das explicações do exercício, foram apresentados o Oficial de Segurança Local, Pedro Cunha, e os voluntários do programa, com entrega de equipamento de proteção individual.




No próximo fim-de-semana: Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede percorre mais quatro freguesias

 

O XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede prossegue este fim-de-semana, desta feita com espetáculos agendados para as freguesias da Cordinhã, Cantanhede, Cadima e Ançã.

No sábado, 4 de março, a partir das 21h30, o Salão de Instrução e Recreio da Cordinhã acolhe duas peças pela Resistência Teatro Produções da Associação Cultural e Recreativa de Cordinhã, ambas com a assinatura de Manuel Tomé. “A Venda” é um drama baseado em acontecimentos mundiais tais como penas de morte, violação dos direitos humanos, opressão e luta pela liberdade; já a comédia “Eles & Elas” relata um conjunto de mal-entendidos que leva dois casais a um restaurante de encontros românticos.

À mesma hora, mas no salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, o Ekos - Grupo de Teatro da Associação Orfeão Vox Caeli apresenta “Anjo sem asas”, uma adaptação da obra com o mesmo nome de Olga Resi. Nesta estreia no Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, o grupo relata a história de uma mulher que perdeu o marido no mar e ao procurar pelo corpo dele encontra um desconhecido por quem se apaixona.

Na sede do Clube União Vilanovense, também pelas 21h30, o Grupo de Teatro da Associação Cultural e Desportiva do Casal apresenta o drama “Cancro, Fé e Humor”, a comédia “Divisão Impossível” e o momento musical “Cortar na Casaca”, todos de Manuel Silva Barreto.

No drama, retrata-se a fé e o bom humor enquanto ferramentas para ultrapassar um grave problema de saúde; a comédia centra-se nos desentendimentos na divisão de heranças, uma realidade ainda atual na nossa sociedade; por último, o momento musical mostra, através da sátira e do bom humor, o dia a dia das localidades da freguesia de Cadima, bem como da sociedade portuguesa em geral.

Para domingo, 5 de março, a partir das 15h30, está agendado para a Quinta da Sobreira Quinhentista de Ançã o espetáculo “Segue a Vida – Teatro Concerto”, pelo Grupo de Teatro Novo Rumo – Teatro de Amadores de Ançã.

Trata-se de um projeto de parceria entre o Novo Rumo e os músicos António Silva e Nuno Castelhano, que mergulha no universo de uma mulher, que podia ser uma só canção e ao mesmo tempo todas as que lá são ilustradas, como quadros vivos e pulsantes, ao canto da voz e guitarra.

Cantanhede promove mostra de vinhos rosés produzidos na região

A Câmara de Cantanhede promove no dia 11 de março, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, a 1.ª edição do Pink Wine Fest, uma mostra pioneira dedicada aos vinhos rosés e que conta com a presença de 20 produtores da região de Coimbra e 5 municípios convidados: Águeda, Anadia, Aveiro, Oliveira do Bairro e Vagos.
O evento, que terá como palco o Museu da Pedra, foi apresentado neste 28 de fevereiro, no salão nobre dos Paços do Concelho, em Cantanhede, na presença de produtores e representantes das entidades envolvidas, nomeadamente a Câmara Municipal de Cantanhede, CIM Região de Coimbra, Comissão Vitivinícola da Bairrada e Turismo do Centro.
Ao intervir na sessão, a presidente do Município, Helena Teodósio, destacou a importância de potenciar “a grande qualidade do vinho rosé produzido na Bairrada”. “O que se pretende é fazer de Cantanhede um palco de promoção dos vinhos da região com um certame que queremos que faça parte da agenda dos grandes eventos nacionais de vinho e enoturismo”, referiu, adiantando que nos últimos anos, “o foco da autarquia tem estado centrado na promoção dos ativos existentes ao nível do enoturismo, mobilizando os agentes económicos para o reforço da identidade vitivinícola do território e tudo o que direta ou indiretamente lhe está associado, colocando essa identidade num lugar central ao nível da oferta turística integrada da região”.
A autarca apelou, também, à concertação de esforços no setor dos vinhos e do enoturismo, “para gerar as dinâmicas certas no sentido de aumentar o valor acrescentado dos produtos, incrementar a competitividade das empresas e alargar o leque de vantagens e benefícios para as comunidades locais”.
Opinião corroborada, de resto, pelo vereador Adérito Machado, que apresentou o programa do evento e se mostrou convicto de que o Pink Wine Fest será um sucesso, pela “excelência” dos vinhos rosés produzidos na região.
Já Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada e da Associação Rota da Bairrada, deu conta que os vinhos rosados têm vindo a conquistar cada vez mais mercados, constatando-se um “aumento da comercialização e harmonização com gastronomias de todo o mundo”.
Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, destacou a importância do enoturismo na economia nacional, revelando que “Portugal é o segundo destino do mundo com maior procura” neste segmento, apenas superado pela Itália, o que revela uma grande “margem de crescimento. Mas, ressalvou, “só com ações concretas como este evento” se poderá alcançar tal desiderato.
Sendo o vinho “um produto que pode ser fruído 365 dias por ano” e, por isso, uma ferramenta turística importante no combate à sazonalidade, o líder do turismo no Centro de Portugal vê ainda o Pink Wine Fest como “um evento que potencia o cross-selling entre o produto vinho, o turismo e o enoturismo”.
A encerrar a sessão, o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, deu conta que faz todo o sentido realizar este evento em Cantanhede ou não fosse este território “um terroir de excelência na produção de vinhos rosés”.
O também presidente do Município de Montemor-o-Velho garantiu que a região de Coimbra tem feito uma aposta sustentada no enoturismo, sendo o Pink Wine Fest “um grande momento de afirmação de um vinho requintado”.

PROGRAMA:
* 15h00: Abertura da Mostra de Rosés da Região de Coimbra.
* 15h15: Animação Musical
* 16h30: Prova Comentada de vinhos rosados, por Valéria Zeferino, jornalista e crítica de vinhos
* 18h00: Animação Musical
* 20h00 Encerramento.

Fonte: Mira Online

No próximo Domingo ao final da tarde. ESPECTÁCULO DE TEATRO COMUNITÁRIO REALIZA-SE NO CAVALETE DO FÔJO

    
O Teatro Universitário do Porto vai apresentar, no próximo Domingo, dia 5 de Março, a partir das 19 horas, no espaço do Cavalete do Fôjo, em Folgoso, um espectáculo de Teatro Comunitário, denominado “ Da Raiva ao Paraíso “, procurando retratar aquilo que foi a laboração das Minas do Pejão, e a exploração carbonífera nesta terra durante um século e ocupando as vidas de mais de 3000 trabalhadores.
São memórias da gente sobre a terra e a exploração mineira, onde a natureza tomou conta dos edifícios que antes eram habitados por carvão, mas ainda restam as memórias do trabalho duro, os relatos das lutas e do companheirismo. Onde ainda vivem as fotografias das peças de teatro que enchiam os salões das freguesias. Da Raiva ao Paraíso, do que foi ao que ainda está por fazer.

Na ficha técnica desta recriação teatral, temos a Criação e Interpretação de Clara Capela, Cláudia Gonçalves, Conceição Rodrigues, Fernando Gomes, Joel Dias, José Gonçalves, Maria João Martins, Maria José Capela, Rosa Íris Capela, Tiago Gonçalves, sendo que, a Direcção Artística é da responsabilidade de Bruna Dias, Inês Leal, Raquel Chaves, Rúben Sousa, Sandra Pinheiro.

No desenho e operação de luz e som a responsabilidade é de Gui Flor, nos Figurinos e Cenografia com Bruna Dias, Manuel de Barros, Raquel Chaves, Rúben Sousa, na Recolha Documental, Inês Leal, Sandra Pinheiro, e na Produção: Gonçalo Albuquerque, Rui Resende, Sandra Pinheiro, sendo o Apoio à Produção de Manuel de Barros, Mariana Leite Soares, e o Apoio Técnico de Eduardo Brandão, Mariana Leite Soares, com Design Gráfico de Inês Leal

Este espectáculo de teatro no Cavalete do Fôjo, recentemente reabilitado através de uma intervenção municipal, tem os apoios da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Casa de S. Domingos, Casa do Povo da Raiva, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Instituto Português do Desporto e Juventude, Junta de Freguesia da Raiva, Pedorido e Paraíso, Museu da Pessoa, Projecto SHS, Universidade do Porto.

Ao nível de agradecimentos, o Teatro Universitário do Porto deixa agradecimentos a várias entidades que vão colaborar neste espectáculo, com entrada livre, nomeadamente ao Aquapura Terrace, ARCAF - Associação Recreativa, Cultural, Patrimonial e Ambiental de Folgoso, António Capelo, Armando Faria, Bacar Silá, Blueberry. Lab, Carlos Martins, Coro de Mineiros da ARCAF, Emília Tavares, José Andrade, Lúcio Moreira Silva, Manuel Alves Silva, Manuel Rosas, Neca Rodrigues, Padre Tiago Santos, Rancho Folclórico Infantil do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, Reunião de Família, Serafim Silva.

Carlos Oliveira

Covilhã | MESTRE DO REALISMO EM EXPOSIÇÃO

 

O Museu de Arte Sacra da Covilhã tem patente, na sala de exposições temporárias, de 4 de março até ao dia 11 de abril, uma exibição de cerca de 20 telas do pintor Luís Castro Lopo.
A inauguração decorre no próximo sábado, com um concerto de música de câmara da EPABI, que se encontra a comemorar o seu 30º aniversário.
Esta escola profissional de artes, que se tornou uma referência da cidade ao nível do ensino musical, esteve instalada na Casa Maria José Alçada, atual Museu de Arte Sacra, e é aí no centro da cidade, na sua sede mais emblemática, que muitos a recordam com sentida nostalgia. Esta iniciativa resulta, assim, de uma parceria entre a EPABI e o Museu de Arte Sacra que, enquanto espaço de encontros e identidade, possibilita o resgate da memória do edifício onde está alojado.

LUÍS CASTRO LOPO (1958) dedica-se à pintura a tempo inteiro há mais de 36 anos. Tem feito inúmeras exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro, onde está representado em diversas coleções públicas e privadas. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e visitou os grandes museus da Europa e Estados Unidos, estudando detalhadamente os grandes Mestres.
O realismo presente na temática da sua pintura gira em torno da natureza morta e da arte figurativa. Nas naturezas mortas pinta objetos mais antigos, que contêm marcas de uso, transmitindo-nos uma certa intimidade pela recordação de momentos vividos com objetos semelhantes, usados na nossa infância pelos nossos avós.
É o caso das leiteiras comuns nessa época, os tachos de cobre, as panelas de ferro, a terrina de esmalte, as tigelas grandes onde se faziam os bolos. Todos eles são pintados com grande detalhe, envolvidos por uma luz suave e cheios de volume, parecendo saltar do quadro, levando o observador a ter a sensação de estar na sua presença.

JSD Alvaiázere elege órgãos sob o lema de Concretizar Alvaiázere

A estrutura da Juventude Social Democrata (JSD) de Alvaiázere foi a eleições no passado dia 25 de fevereiro. Depois de 4 anos à frente da estrutura laranja, Rodrigo Joaquim foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo, em candidatura única, como Presidente da Comissão Política da JSD Alvaiázere. Também Pedro Barros foi eleito como Presidente da Mesa do Plenário. 
Rodrigo Joaquim revela que “foi com um elevado sentido de responsabilidade e sentimento de orgulho que se apresentou como (re)candidato a Presidente da JSD Alvaiázere, estando convicto que os objetivos que alcançámos são merecedores de continuidade de uma equipa motivada”, afirmando também que “estes foram os anos que, por via de voz ativa junto dos autarcas alvaiazerenses, foi possível verificar a concretização de várias políticas de juventude”.
 Rodrigo Joaquim faz-se acompanhar de uma “equipa com muitos jovens que partilham o gosto pela nossa terra, imbuídos de um espírito reformista e com uma capacidade de trabalho inabalável e à prova de quaisquer agendas pessoais.”
 Nos últimos quatro anos, a comissão política da JSD do concelho comprometeu-se a “Mobilizar Alvaiázere” vendo assim o número de militantes a ser reforçado, numa política clara de renovação, envolvimento e proximidade aos jovens alvaiazerenses. Pautou-se por apresentar propostas com impacto para o território e para os jovens alvaiazerenses, de que são exemplo: a criação de um polo do IPL em Alvaiázere, o programa Jovem Autarca e 25 propostas no decorrer das eleições autárquicas de 2021. Contou também com o significativo número de indicações da JSD para listas às eleições autárquicas de 2021, e consequentemente de eleitos nos órgãos locais. A isto se junta a representatividade conseguida na estrutura distrital e nacional da JSD como sinal de reconhecimento da atividade da concelhia. 
O próximo mandato que agora se inicia, será alicerçado na proximidade aos jovens alvaiazerenses bem como na sua formação e literacia política. Também, o desenvolvimento de propostas para o território, integrando os recursos qualificados nas várias áreas temáticas, nomeadamente: agricultura; ordenamento do território; sustentabilidade; desporto; cultura; educação; fixação de população e emprego. De referir que a defesa do concelho de Alvaiázere e o apoio ao nosso partido (PSD) e autarcas continuarão a ser dois eixos fundamentais da nossa atuação. 
O jovem presidente manifesta “muito orgulho e determinação em liderar esta equipa vencedora, com a certeza de que juntos, enquanto equipa, estamos mais capazes e preparados para podermos estar à altura daqueles que em nós confiam e que certamente se juntarão nesta caminhada para que, depois da mobilização, possamos Concretizar Alvaiázere com proximidade, defesa do bem comum e promovendo a envolvência de todos os alvaiazerenses”.

Marinha Grande | GRUPO DE INTERAJUDA PARA CUIDADORES DE CRIANÇAS COM PERTURBAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO

 O Município da Marinha Grande irá criar, a partir do dia 8 de março, um grupo de interajuda para cuidadores de crianças com perturbações do desenvolvimento, onde os participantes irão ter oportunidade de partilhar as suas preocupações, vivências e momentos de reflexão, com efeito terapêutico.
Trata-se de uma iniciativa gratuita, pretendendo-se um espaço para troca de vivências com outros cuidadores, com o intuito de se adaptarem e adquirirem estratégias positivas para lidar com as perturbações do desenvolvimento, através de metodologias de mediação feitas por um psicólogo, enquanto elemento facilitador.

A criação do grupo de interajuda de cuidadores de crianças com perturbações do desenvolvimento, decorre da manifestação dos mesmos, pela dificuldade sentida em gerir as situações de sofrimento.

O grupo irá reunir a partir do próximo dia 8 de março, às quartas-feiras, quinzenalmente, entre as 14h30 e as 16h00, em 12 sessões, podendo ser prolongado caso se justifique. O grupo será constituído por 15 elementos e reunirá no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande.
As inscrições são gratuitas, devendo ser realizadas através do link https://forms.office.com/e/prbtecmdur ou via telefone para o Município da Marinha Grande, através do contacto telefónico 244235669.

Marinha Grande | PASSEIOS PEDESTRES FORAM RETOMADOS COM PERCURSO NA FREGUESIA DA MOITA

 Cerca de 70 pessoas participaram ativamente no passeio pedestre realizado no passado domingo, 26 de fevereiro, na freguesia da Moita, marcando o regresso desta iniciativa promovida pelo Município da Marinha Grande, reforçando assim a importância da prática de atividade física para a saúde.
A iniciativa do passado dia 26 de fevereiro, teve a colaboração do Clube Desportivo Moitense e da Junta de Freguesia da Moita, contando com a participação da vereadora do desporto, Ana Alves Monteiro, do presidente da Junta de Freguesia da Moita, Franklin Ventura, representantes do Clube Desportivo Moitense e da equipa da Divisão do Desporto, Juventude e Associativismo.
O ponto de encontro foi, como habitualmente, o estacionamento junto ao Arquivo Municipal. Daí, os participantes seguiram em autocarro para o início do percurso, em frente ao Clube Desportivo Moitense. Por entre estrada, trilhos de pinhal ou campo, o itinerário de cerca de 8 quilómetros passou pela freguesia da Moita. Os caminheiros contactaram com a natureza, demonstraram boa forma física e nunca deixaram de lado a boa disposição que foi constante ao longo de todo o passeio.
O Município da Marinha Grande convida todos os interessados a percorrer o itinerário do passeio que foi realizado na Moita e que está disponível no link https://bit.ly/3SyBBBF
O próximo passeio está agendado para o dia 26 de março de 2023, sendo a concentração às 09h00, junto ao Arquivo Municipal. A participação é gratuita e não carece de inscrição prévia.

Com o intuito de dar continuidade ao projeto iniciado em 2002, que visa estimular toda a comunidade para a prática desportiva / lazer, o Município vai realizar vários passeios pedestres, até ao final do ano 2023, contando com a colaboração das associações, pelos vários lugares do concelho.


LIVRO “ESCRITA DA ALMA – MENSAGENS INTUITIVAS” É APRESENTADO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 A Biblioteca Municipal de Silves acolherá no próximo dia 04 de março, pelas 15h00, a apresentação do livro “Escrita da Alma – Mensagens Intuitivas”, de Jamina Ann da Silva.
“Escrita da Alma – Mensagens Intuitivas”, é a primeira obra da autora e terapeuta de desenvolvimento espiritual há mais de vinte anos, taróloga, médium intuitiva, astróloga, e mentora holística.
 O telefone 282 440 899 e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da BMS para recolha de informação adicional sobre esta ação.
 
SINOPSE O LIVRO “ESCRITA DA ALMA – MENSAGENS INTUITIVAS”
Todos queremos sentir mais encantamento pela vida, inspiração, e orientações de bem-estar para nos guiar no dia-a-dia.
As páginas que abrires serão uma chave mágica para a tua alma, um oráculo motivador em forma de livro, com mensagens intuitivas que te podem ajudar.
Encontrarás em cada texto uma mensagem da minha alma para a tua, para sentires alento interno de cura e amor.
Convido-te a segurares o livro junto ao coração, fechares os olhos, agradeceres aos anjos pela mensagem que precisas, e abrires de forma aleatória para leres a tua inspiração, ou simplesmente saborear cada página ao teu ritmo, como um ritual de reflexão.
Que cada leitura seja uma bússola de luz para a tua vida diária, com sopros inspiradores!
 
+ SOBRE JAMINA ANN DA SILVA
Jamina Ann Da Silva nasceu no reino unido, é filha de pai português e mãe inglesa, vive em Portugal desde dos seus seis anos de idade, e desde criança que sente ligação à sua espiritualidade e intuição natural, ajudando outras pessoas a sentirem essa mesma conexão, através das suas consultas, aulas, e escrita inspiradora.
Participou várias vezes em programas de TV, rádio, eventos, palestras, e em revistas zen em Portugal e Reino Unido, é também autora de oráculos de cartas, escritora mensal para a reconhecida plataforma online Sapo Lifestyle/Astral desde do ano 2010, e autora deste seu primeiro livro “Escrita da Alma  - Mensagens Intuitivas”.

 

...

Núcleo do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro assinala Dia da Mulher com ciclo de Workshops

 O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) assinala o Dia Internacional da Mulher (8 de março) com a realização de um ciclo de Workshops. As ações irão realizar-se neste dia nas várias extensões do Movimento Vencer e Viver - Movimento de apoio à mulher, familiares e amigos, desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. O evento envolve voluntárias e utentes e incide sobre temáticas relativas ao autocuidado, complementares aos serviços disponibilizados pelo NRC.LPCC.
Assim, estão programadas as seguintes ações:
Aveiro (17h30-19h00)
Micropigmentação – Helena Oliveira, enfermeira
Local: Delegação de Aveiro da LPCC | Rua Espinho, 19 (Bairro de Santiago)
 
Castelo Branco (15h30-17h00)
Fisioterapia do Pavimento Pélvico - Joana Boa-Alma Pais, fisioterapeuta
Local: Escola Superior de Saúde, Dr. Lopes Dias
 
Coimbra (17h00-18h30)
Sexualidade e Cancro – Catarina Ribeiro, enfermeira
Local: Sede do NRC.LPCC | Rua Dr. António José de Almeida, R/c
 
Covilhã (15h30-17h30)
Auto-maquilhagem – Catarina Moreira, maquilhadora
Local: Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, EPE, Alameda Pêro da Covilhã
 
Guarda (17h30-19h00)
Drenagem linfática - Mónica Reis, fisioterapeuta
Local: Auditório do Hospital Sousa Martins, Guarda
 
Leiria (17h30-19h00)
Fisioterapia do membro superior – Natália Martins, fisioterapeuta
Local: Delegação de Leiria da LPCC | Quinta da Matinha, Marrazes, Quinta do Amparo, lote 2
 
Viseu (17h00-18h30)
Aula de exercício físico – Catarina Vieira, instrutora fitness
Local: Delegação de Viseu da LPCC | Rua Frei Joaquim Santa Rosa de Viterbo, Lt.95, R/c Fração C (Qta. Galo-Jugueiros)
 
Os Workshops são gratuitos e presenciais, das 15h30 às 19h00 (consoante cada caso), com inscrições obrigatórias em http://bit.ly/3Z6oZ7k.
Os interessados podem, ainda, obter mais informações através do email voluntariado.nrc@ligacontracancro.pt ou do contacto 808 910 132.