terça-feira, 26 de março de 2019

Incêndios: Fogo em Azeméis agrava-se com o vento e exigirá “particular atenção” à noite

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis disse hoje que o incêndio que lavra desde as 03:30 no Pinheiro da Bemposta está a ser intensificado pelos ventos fortes e exigirá particular atenção às povoações durante a noite.
Resultado de imagem para Incêndios: Fogo em Azeméis agrava-se com o vento e exigirá “particular atenção” à noite
Depois de um atenuar da situação a meio da manhã, quando o fogo chegou a ter apenas uma frente ativa, os reacendimentos verificados entretanto voltaram a implicar o combate às chamas em quatro faces, pelo que às 17:30 o fogo estava a ser combatido por 423 bombeiros, 127 meios terrestres e três aeronaves
"Estamos com um problema muito sério para resolver porque o incêndio ficou com uma nova frente, em resultado dos ventos muitos fortes e da propagação para poente, e o fogo está a atingir uma dimensão muito grande, muito intensa, com os meios aéreos a concentrarem-se neste local", declarou à Lusa o presidente da autarquia e responsável pelo serviço local de Proteção Civil, Joaquim Jorge Ferreira.
O autarca disse que "não há pessoas em risco", com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro a confirmar que só foi evacuada uma habitação isolada destinada a armazenamento de alfaias agrícola, mas admite que a defesa da população irá implicar "atenção redobrada durante a noite, na tentativa de se antecipar a orientação do fogo e procurar garantir que ele não evolui para zonas habitadas".
Referindo que "continuam a chegar ao local diversos meios" de combate ao fogo, Joaquim Jorge Ferreira acrescenta: "Isto ainda está para durar".
Incêndio em Esposende dado como dominado às 17:45
Mais a norte, o incêndio que desde as 06:00 lavra em Esposende, distrito de Braga, foi dado como dominado às 17:55, depois de na última hora o combate ter tido "uma evolução muito favorável", disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Das três frentes deste incêndio, pelas 16:20, apenas uma permanecia ativa, tendo sido combatida por um meio aéreo e 108 bombeiros, apoiados por 36 veículos, informou a página da Proteção Civil na Internet.
O incêndio deflagrou pelas 06:11, na freguesia de Palmeira de Faro e Curvos, no concelho de Esposende, tendo decorrido essencialmente em espaço florestal, não tendo durante o combate "se registado qualquer ferimento" entre os bombeiros que fizeram o combate.
A autoestrada A28, entre os nós de Esposende e Antas, esteve cortada ao trânsito durante cerca de oito horas, tendo sido reaberta cerca das 16:00, disse fonte municipal.
Em declarações à Lusa, Júlio Melo, técnico de Proteção Civil da autarquia e adjunto do Comando dos Bombeiros de Esposende, disse que, devido ao fumo do incêndio, as duas escolas do Agrupamento de Marinhas foram evacuadas esta manhã.
De acordo com informação disponível na página da Internet do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, "devido à deflagração de um incêndio nas proximidades das escolas básicas António Rodrigues Sampaio e de Rio de Moinhos, a Proteção Civil e a Direção da escola tomaram a decisão de evacuar" os estabelecimentos de ensino.
"Como tal, as escolas encontram-se encerradas durante o dia de hoje, retomando a sua atividade normal no dia de amanhã, se as condições o permitirem", acrescenta a nota informativa.
Lusa

Incêndios: Governo declara situação de alerta entre quarta-feira e domingo

O Governo assinou hoje um despacho que determina a declaração de Situação de Alerta entre 27 e 31 de março, com base nas previsões meteorológicas, que apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio florestal”.
Resultado de imagem para Incêndios: Governo declara situação de alerta entre quarta-feira e domingo
“Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal no território do Continente, e considerando a decisão da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que determinou a passagem do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais ao Estado de Alerta Especial Amarelo em todos os distritos, os Ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural assinaram hoje o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta”, lê-se no comunicado do Governo hoje divulgado.
A declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, vai obrigar à adoção de medidas “de caráter excecional”, como a “elevação do grau de prontidão e resposta operacional da GNR e PSP”, reforçando “meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos de risco e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas”; proibição de queimadas e queimas; e a dispensa de trabalhadores, quer do setor público, como do privado, que desempenhem funções de bombeiro voluntário.
“A Situação de Alerta abrange todos os distritos do continente entre as 00:00 do dia 27 de março e as 23:59 do dia 31 de março. O Governo acompanha em permanência o evoluir da situação operacional e apela aos cidadãos para que adequem os seus comportamentos ao quadro meteorológico que tem sido amplamente divulgado”, lê-se ainda no comunicado conjunto do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
Já hoje se registaram dois incêndios de grandes proporções, que mobilizaram centenas de meios e obrigaram ao corte de uma autoestrada.
Um incêndio em Esposende, Braga, obrigou ao corte da A28 nos dois sentidos e foi dado como dominado pelas 17:45.
Um fogo em Oliveira de Azeméis, Aveiro, com quatro frentes ativas, agravou-se ao final da tarde devido aos ventos fortes e implicará especial atenção da população durante a noite.
Lusa

Gémeas que mataram recém-nascida condenadas a 18 e 15 anos de prisão

Crime ocorreu no Seixal, no ano passado, quando uma das condenadas entrou em trabalho de parto.
Resultado de imagem para Gémeas que mataram recém-nascida condenadas a 18 e 15 anos de prisão
Diário da Região Setubalense
O Tribunal de Almada condenou esta terça-feira a 18 anos e três meses e a 15 anos e três meses as gémeas acusadas do homicídio de uma recém-nascida, filha de uma delas, em 2018, no Seixal, distrito de Setúbal.
Rafaela Cupertino, mãe da bebé, foi condenada, em cúmulo jurídico, à pena única de 18 anos e três meses de prisão pelos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver, enquanto à irmã, Inês Cupertino, o coletivo de juízes determinou a pena única de 15 anos e três meses, pelos mesmos dois crimes.
Em 9 de abril do ano passado, em Corroios, no Seixal, Rafaela Cupertino entrou em trabalho de parto em casa e, com a colaboração da irmã gémea, Inês Cupertino, feriu a recém-nascida com uma faca, provocando-lhe morte imediata.
Durante a leitura do acórdão, o tribunal deu como provado que as gémeas cometeram o crime de homicídio qualificado em co-autoria, porque, apesar de ter sido Rafaela a desferir os três golpes com a faca, Inês sabia o que ia acontecer e foi "essencial para a realização dos factos".
"A criança nasceu nas mãos da tia, ela sabia o que a irmã pretendia fazer, limpou tudo, por isso, não restou dúvidas ao tribunal de que Inês também praticou estes factos, apesar de não ter desferido os golpes", explicou a juíza.
No mesmo sentido, também não restou dúvidas ao tribunal que o crime de profanação de cadáver na forma tentada fosse aplicado às duas arguidas.
"O cadáver não saiu de casa, não houve consumação, mas tinha sido dado início ao processo, o corpo estava dentro de um saco de compras preparado para sair de casa", indicou a juíza.
Como agravantes neste processo resultou a "violência do próprio ato", o facto de Rafaela e Inês Cupertino serem familiares da vítima e o facto de a bebé se encontrar "totalmente indefesa".
O tribunal considerou ainda que as arguidas "não disseram toda a verdade" durante o julgamento, existindo incongruências entre o depoimento prestado em audiência e o primeiro interrogatório judicial.
"Inicialmente admitiram que Rafaela tinha dito que a criança tinha de desaparecer, quando entrou em trabalho de parto, mas durante o depoimento alteraram as afirmações feitas em interrogatório", explicou.
De acordo com a juíza, o facto de o cordão umbilical ter sido "rebentado" e a existência de uma faca no momento do parto, na casa de banho, são os motivos que suscitam dúvidas no depoimento das gémeas.
"Porque é que o cordão umbilical foi tracionado? Não foi cortado, mas rebentado. Não foi uma situação de um simples puxão, mas ambas negam. Alguma delas tem de o ter feito, mas porquê quando havia uma faca no local?", questionou.
Ainda assim, também frisou que a utilização de uma faca num parto "não é a primeira coisa que vem à cabeça de uma pessoa".
Para a juíza, Rafaela e Inês Cupertino demonstraram "falta de sentimentos para com o outro" e ainda "não fizeram verdadeiramente uma reflexão dos seus atos".
"Necessariamente irão cumprir a pena, mas temo que não se apliquem a vós próprias qualquer pena e isso assusta-me em termos de comunidade. Não podemos pensar que a culpa é dos outros, de alguém que nos fez mal. Espero que alterem o que tiverem a alterar dentro de vós", disse a juíza às duas irmãs no final da audiência.
O Ministério Público (MP) defendeu, durante as alegações finais, realizadas em 14 de Março, que as arguidas fossem condenadas em coautoria, pelos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver, pedindo a pena máxima de 25 anos.
As duas mulheres estão em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Tires desde 11 de Abril, após o primeiro interrogatório judicial.

Champions poderá ter subida e descida de divisão em 2024

Está em curso uma verdadeira revolução na Liga dos Campeões

Resultado de imagem para Champions poderá ter subida e descida de divisão em 2024
A Associação Europeia de Clubes aprovou hoje uma proposta de renovação da Liga dos Campeões de futebol, a partir de 2024, que inclui a promoção e despromoção de equipas, situação que já está a ser debatida com a UEFA.
Após reunião em Amesterdão, na Holanda, o organismo decidiu avançar para uma possível ‘revolução’ na mais importante competição de clubes na Europa, com a criação de duas divisões, com 16 equipa cada, com um quadro de descidas e subidas no final da temporada.
A decisão foi anunciada pelo italiano Andrea Agnelli, presidente da Juventus, que é também líder da Associação Europeia de Clubes, que representa mais de 200 emblemas.
“A despromoção e a promoção de equipas é algo totalmente natural no mundo do futebol”, disse o dirigente italiano.
Agnelli adiantou que o objetivo é também passar alguns jogos para o fim de semana, alternando com os campeonatos de cada país, e que essas ideias vão ser debatidas juntamente com a UEFA nos próximas “12 a 16 meses”.
Os clubes europeus voltaram a mostrar-se contra o Mundial de clubes da FIFA, referindo que a competição “está a mais” no calendário.
“Na mesma altura, acontecem jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo e da Taça das Nações Africanas. É uma prova que deixa o calendário totalmente congestionado”, disse Agnelli.
A Associação Europeia de Clubes mostrou-se ainda a favor da existência de apenas duas ou três alturas para jogos de seleções por ano, embora com períodos mais longos.
Bancada.pt

Torre de Moncorvo sentiu a terra tremer

Resultado de imagem para Torre de Moncorvo sentiu a terra tremer
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 26-03-2019 pelas 14:42 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Este de Torre de Moncorvo. 
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) na região de Torre de Moncorvo. 
A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas.
Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação.
Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil.
IPMA

Acordeonistas Portugueses - Domi Emorine parte um

Acordeonistas Portugueses - MARCELO RIU

Município de Ferreira do Zêzere reforça rede de ilhas ecológicas e ecopontos


O município de de Ferreira do Zêzere reforçou a sua rede de ilhas ecológicas e de ecopontos no concelho. Foram colocados vários ecopontos em novos locais estratégicos do concelho e está em fase de conclusão a instalação de mais três ilhas ecológicas na vila de Ferreira do Zêzere, estas ultimas ao abrigo de candidatura conjunta com a RESITEJO ao programa POSEUR.

O objetivo é criar melhores condições à população para a recolha de material reciclável, prosseguindo as boas políticas promovidas pela autarquia nesta matéria, que têm contribuido para que Ferreira do Zêzere seja já o concelho com melhor taxa de reciclagem entre os dez concelhos que compõe a resitejo (Alcanena, Chamusca, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Santarém, Tomar, Torres Novas e Vila Nova de Barquinha).

Desta forma, o município apela aos cidadãos para que continuem a separar os resíduos de forma a manter as boas taxas atingidas na região e a contribuir para o ambiente e bom uso dos recursos do planeta. Sempre que o ecoponto dentro da sua área da residência esteja cheio, procure o mais próximo, garantindo que o lixo fique depositado no lugar certo.


A AEC – Associação Empresarial de Cantanhede (AEC) realizou, no passado dia 20 de Março, a sua Assembleia Geral onde foram discutidos e aprovados o Relatório de Gestão e Contas do ano 2018 e o Plano de Atividades para 2019 e 2020. Na ordem de trabalhos constava, ainda, a eleição dos novos órgãos sociais da AEC para o biénio 2019/2020. Dada a ausência de candidatos, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral desta Associação, José Aniceto, decidiu suspender a Assembleia e agendar nova reunião de associados para o próximo dia 12 de Abril, pelas 18h, na tentativa de se encontrar uma lista candidata. O atual presidente da direção, Luís Roque, foi, ainda, incumbido pela Assembleia, de encetar esforços para reunir elementos para uma lista. No ano em que a AEC – Associação Empresarial de Cantanhede comemora o seu 25º aniversário, celebrado a 17 de Maio, gostaríamos de reforçar a importância do envolvimento e empenho de todos os associados para levar avante este projeto que em muito tem contribuído para o desenvolvimento e dinamização do concelho de Cantanhede. 


A AEC – Associação Empresarial de Cantanhede (AEC) realizou, no passado dia 20 de Março, a sua Assembleia Geral onde foram discutidos e aprovados o Relatório de Gestão e Contas do ano 2018 e o Plano de Atividades para 2019 e 2020. Na ordem de trabalhos constava, ainda, a eleição dos novos órgãos sociais da AEC para o biénio 2019/2020.
Dada a ausência de candidatos, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral desta Associação, José Aniceto, decidiu suspender a Assembleia e agendar nova reunião de associados para o próximo dia 12 de Abril, pelas 18h, na tentativa de se encontrar uma lista candidata.
O atual presidente da direção, Luís Roque, foi, ainda, incumbido pela Assembleia, de encetar esforços para reunir elementos para uma lista.
No ano em que a AEC – Associação Empresarial de Cantanhede comemora o seu 25º aniversário, celebrado a 17 de Maio, gostaríamos de reforçar a importância do envolvimento e empenho de todos os associados para levar avante este projeto que em muito tem contribuído para o desenvolvimento e dinamização do concelho de Cantanhede. 

Mais
AEC – Associação Empresarial de Cantanhede lança novo website.

No ano em que celebra o seu 25º aniversário, a AEC – Associação Empresarial de Cantanhede lança um novo website. 
Com uma imagem totalmente renovada, a nova página foi desenvolvida de forma a tornar a sua utilização bastante mais intuitiva, possibilitando a sua consulta a partir dos diferentes dispositivos mobile existentes no mercado.
Este novo espaço oferece todo um conjunto de funcionalidades e conteúdos que, acreditamos, proporcionam aos visitantes uma melhor perceção de quem somos e do que fazemos. Desde informação direcionada aos nossos associados até às formações e eventos que organizamos, a partir de agora será mais fácil e mais rápido consultar todas as novidades relativas à AEC.
O lançamento do novo website assinala o início das comemorações do 25º aniversário da Associação, celebrado a 17 de Maio, para as quais temos preparadas algumas atividades que a seu tempo serão divulgadas.
Convidamo-lo a visitar e explorar o nosso novo site em www.aec.pt .  



Semana da Educação e Juventude aborda multiculturalidade na Marinha Grande



Resultado de imagem para marinha grande


A XV Semana da Educação e Juventude (SEJ), subordinada ao tema “Multiculturalidade”, decorre na Marinha Grande, de 2 a 6 de abril, com organização da Câmara Municipal e o apoio das instituições de ensino e agentes de proteção civil do concelho.

A edição de 2019 apresenta cerca de uma centena de iniciativas, entre exposições, espetáculos, atividades radicais, torneios desportivos, workshops, conferências, entre outras.

Sob o tema “Multiculturalidade”, a XV SEJ divulga os trabalhos desenvolvidos pelos alunos; estimular a interculturalidade através da divulgação de exposições, conferências e workshops; e dar a conhecer esta importante realidade cultural no contexto atual do concelho da Marinha Grande.

Esses projetos vão estar expostos em espaços municipais localizados no Centro Tradicional da cidade ou nas respetivas escolas.

A SEJ tem como objetivos divulgar os projetos e atividades desenvolvidas nas escolas; envolver toda a comunidade; estimular o gosto dos jovens pelas áreas da leitura, expressões artísticas e cultura científica; desenvolver a efetiva cidadania e consciência ecológica; divulgar as boas práticas entre as escolas; valorizar a capacidade empreendedora e concretizadora da comunidade educativa; e dar a conhecer a oferta educativa do concelho.

A XV SEJ pretende envolver jovens estudantes, pais e encarregados de educação, professores, psicólogos, conselheiros e orientadores escolares e, de uma maneira geral, todos os que se interessam pelas áreas da educação e juventude, na região centro e em particular na Marinha Grande.

A Muticulturalidade é bem visível nas escolas do concelho da Marinha Grande. No ano letivo 2018/2019 são 24 as diferentes nacionalidades de alunos que frequentam as nossas escolas, nomeadamente: 
Afeganistão, Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Espanha, França,  Guiné-Bissau, India, Letónia, Moldávia, Paquistão, Portugal, Roménia, Rússia, Senegal, Suíça, Tailândia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Usbequistão e Venezuela.

Município de Góis | Feira do Livro de Góis 2019


O Litoral Centro apoia a cultura divulgando-a.
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 


Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere recebe o 12º festival gastronómico do lagostim de rio



Em todo o concelho, vários restaurantes confecionam diferentes pratos em que a iguaria principal é o lagostim de rio

O mais exótico festival gastronómico de Ferreira do Zêzere está de regresso. A partir do dia 29 de março começa a décima segunda edição do festival gastronómico do lagostim de rio, em 6 restaurantes e 3 estabelecimentos tapas e doces do concelho com ementas e petiscos irresistíveis.

As águas límpidas do Zêzere proporcionam condições únicas para o habitat destes apreciados crustáceos de água doce e é em abril que se encontram na melhor fase do ano para serem pescados e confecionados de acordo com os chefes dos restaurantes que são já especialistas na preparação de pratos originais e surpreendentes com lagostim, que vão desde entradas, sopas a pratos principais diversos, de apresentação mais gourmet ou mais tradicional conforme a ementa selecionada.

Consulte o cartaz para criar a sua surpreendente aventura gastronómica. Para além dos restaurantes aderentes, o festival estende a iguaria a estabelecimentos de Tapas&Petiscos onde é possível saborear o lagostim como petisco de balcão, em franco convívio com amigos.


Tendo em conta a grande afluência de público, aconselha-se a que realize uma marcação prévia, para que o seu programa decorra com a naturalidade desejada. Facilitamos-lhe a vida e deixamos os contatos dos estabelecimentos aderentes: A Grelha do Zêzere (F. do Zêzere; 249362300), Quinta do Adro (F. do Zêzere; 249366296), Fonte de Cima (Dornes; 249366302), O Rio (Dornes; 249366411), Manjar S. Miguel (F. do Zêzere; 249362225), Pizzaria Toscana (F. do Zêzere; 249362315). Tapas & petiscos: Café Petiscos “O Mocho” (F. do Zêzere; 249362325), Café Fredybeer (F. do Zêzere; 960277087) e Pastelaria “Pérola do Zêzere” (F. do Zêzere; 249362402).

De 29 de março a 28 de abril, descubra Ferreira do Zêzere enquanto prova deliciosos pratos onde o lagostim é a imagem de marca. O evento decorre às sextas, sábados e domingos.

O Sínodo da Amazônia a caminho do socialismo ecológico

No centro, o cardeal Cláudio Hummes, que tem alardeado o "Sínodo para a Amazônia".
No centro, o cardeal Cláudio Hummes, presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica, que tem alardeado o “Sínodo para a Amazônia”.
Mathias von Gersdorff
Já se suspeitava que o Sínodo da Amazônia ia virar um festival progressista. Sua palavra-chave: “a abolição do celibato”, por razões pseudo-pastorais. Mas faltavam ainda provas concretas, que agora começam a aparecer gradualmente, para documentar essa suspeita.
Georgetown, a Universidade dos jesuítas em Washington, conhecida por suas extravagantes experiências teológicas, está promovendo um simpósio para preparar o Sínodo da Amazônia.
A esse respeito, relata a Agência de Notícias Católica (KNA): “Adveniat, organização de ajuda à América Latina,manifestou-se a favor de objetivos claros. ‘A proteção abrangente dos pobres marginalizados e da criação ferida tem prioridade absoluta’, declarou seu presidente-executivo Michael Heinz”.
Concretamente isso significa que objetivos supostamente pastorais estão sendo empacotados em um programa para proteger a “classe social marginalizada” e proteger uma “criação” supostamente “ferida.”
Para o leitor pode parecer estranha essa ligação. No entanto, tal conexão é bastante comum nos círculos católicos reformistas na América Latina. Trata-se de uma evolução da “Teologia da Libertação” clássica (adoção do método da luta de classes para objetivos comunistas sob o disfarce da religião católica) no sentido de uma fusão com o ecologismo neo-pagão e socialista.
Especialmente na América Latina, essas duas correntes socialistas entraram em uma aliança nos últimos 30 anos (reforçada ainda mais depois da condenação da “Teologia da Libertação” em 1984 pelo Cardeal Ratzinger): não apenas o assim chamado proletariado, que seria explorado pela economia de mercado, mas também o meio ambiente. Após sua condenação pela Congregação para a Doutrina da Fé, a “Teologia da Libertação” se escondeu sob o manto da proteção ambiental. Mas sempre manteve em vista seu velho objetivo: a construção de uma sociedade socialista, camuflada de aparencias católicas.
A superação dessa “exploração” dá-se, segundo o entendimento dos progressistas, através da abolição da propriedade privada e pela introdução de um sistema marxista. Tal sociedade reconduzirá os homens ao seu “estado primordial”, onde de fato viverão primitivamente e sem qualquer civilização, mas em harmonia com a natureza. No fundo, para uma espécie de religião da natureza com pintura católica.
É óbvio que nisso estão sendo perseguidos objetivos políticos marxistas sob o manto “católico”.
Mas a revolução marxista pode ser ainda proclamada de modo muito mais universal. Por que deveria ser aplicada apenas aos moradores da Amazônia? A esse respeito a Agência de Notícias Católica (KNA) cita Thomas Wieland, que participa em nome da Adveniat no simpósio em Washington: “Os direitos dos povos indígenas veem sendo regularmente espezinhados quando se retira petróleo da Amazônia para nossos carros, quando se extrai carvão para nossas usinas ou quando o gado é engordado para saciar a nossa fome de carne”.
Aqui aparecem nitidamente as clássicas associações de ideias socialistas-populistas, segundo as quais o Sul pobre é explorado pelo Norte rico. Um clássico clichê socialista dos anos 1960 e 1970.
A verdade é bem diferente: graças às reformas de livre mercado (copiadas dos países do “Norte”) e aos investimentos do “odiado Norte”, os países latino-americanos acertaram o passo econômica e tecnologicamente com os países industrializados. Isso aconteceu através da aproximação econômica com países capitalistas como os Estados Unidos, Alemanha e Japão.
Enquanto os países da América Latina estiveram na periferia de ditaduras comunistas, como a União Soviética ou Cuba, permaneceram subdesenvolvidos e alcançavam taxas mínimas de crescimento. Isto é especialmente verdadeiro para os países da bacia amazônica.
Foi apenas através das reformas da economia de mercado nos anos 80 e 90 que os pobres foram capazes de ascender em massa à classe média. Os progressistas nunca mencionam isso na Europa,porque querem cultivar a imagem de uma América Latina subdesenvolvida e pobre.
O cardeal Reinhard Marx também falará em Berkeley. A respeito dele escreve a KNA: “O cardeal Reinhard Marx, presidente da Conferência Episcopal Alemã, sublinhou a importância política do Sínodo da Amazônia no outono.”
Com isso, por assim dizer, o “gato saiu fora do saco”. Tudo gira sobretudo em torno de política e, de fato, política socialista. Não se trata da conversão dos povos à Igreja Católica ou da difusão da fé católica na Amazônia.

Não, trata-se no Sínodo da Amazônia da criação de um novo paradigma socialista, ecológico e antieuropeu: uma igreja primitiva na selva como modelo para a Igreja universal. E um abandono do ideal beneditino de Igreja, que sempre ligava a promoção da fé católica à promoção do progresso civilizatório da humanidade.

ABIM

____________________
Tradução do original alemão por Renato Murta de Vasconcelos

Mais de 400 bombeiros apoiados por três meios aéreos combatem incêndio em Oliveira de Azeméis


Um incêndio de grandes dimensões lavra desde as 03h30 no Pinheiro da Bemposta, em Oliveira de Azeméis, e já obrigou à evacuação de uma habitação isolada.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro afirmou à Lusa que, depois de o incêndio estar reduzido a uma frente ativa por volta das 10h00, ao início da tarde ocorreram reacendimentos e, pelas 15h00, estava a ser combatido em quatro frentes.
Fernando Maciel, segundo-comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, acrescentou que houve necessidade de evacuar uma habitação isolada, mas realçou que essa “não ardeu”.
Fonte do CDOS referiu que o imóvel estava destinado “a lavoura, para guardar alfaias agrícolas”.
A equipa de combate ao incêndio já foi reforçada com mais bombeiros e meios, pelo que os 286 operacionais de serviço no local estão agora apoiados por 87 viaturas terrestres e três meios aéreos.
Fonte:bombeiros24

Parlamento Europeu pronuncia-se hoje sobre proposta de fim da mudança de hora

O Parlamento Europeu pronuncia-se hoje sobre o fim da mudança bianual da hora legal, votando um relatório da comissão parlamentar de Transportes que recomenda que a abolição do acerto sazonal dos relógios ocorra apenas em 2021. 
Resultado de imagem para Parlamento Europeu pronuncia-se hoje sobre proposta de fim da mudança de hora
A votação no hemiciclo de Estrasburgo não constituirá ainda o ponto final no processo legislativo, já que o Conselho da União Europeia, onde estão representados os Estados-Membros, e que deve chegar a um compromisso com o Parlamento, ainda não chegou a uma posição sobre esta proposta de diretiva, apresentada pelo executivo comunitário.
Afastada está já a ideia original da Comissão Europeia, que propunha o fim da mudança de hora já este ano, como reconheceu na segunda-feira à noite, num debate no hemiciclo, a comissária europeia dos Transportes, Violeta Bulc.
No debate no hemiciclo que antecedeu a votação de hoje, a comissária comentou que a proposta da Comissão era “muito ambiciosa”, pois preconizava a abolição da mudança sazonal de hora já em 2019, mas, “em virtude de o Conselho ainda não ter estabelecido a sua posição”, reconheceu que “é impossível cumprir” esse calendário.
O parecer que vai a votos hoje no hemiciclo, elaborado pela comissão de Transportes do Parlamento Europeu, defende que as datas indicadas na proposta da Comissão Europeia para a abolição do acerto sazonal dos relógios são prematuras, propondo que se passe ao novo regime não este ano (2019), como propunha o executivo comunitário, mas em 2021.
Segundo a comissão parlamentar, caberá a cada Estado-Membro decidir se quer aplicar a hora de verão ou a hora de inverno, mas os países da UE deverão todavia coordenar entre si a escolha das respetivas horas legais, de modo a salvaguardar o bom funcionamento do mercado interno, e notificar essa decisão a Bruxelas até 01 de abril de 2020, o mais tardar.
O relatório da comissão parlamentar dos Transportes propõe que a última mudança obrigatória para a hora de verão ocorra no último domingo de março de 2021. Os Estados-Membros que optem pela hora de inverno acertariam ainda uma vez os relógios no último domingo de outubro de 2021. Após essa data, as mudanças de hora sazonais deixariam de ser possíveis.
Resultado de imagem para Parlamento Europeu pronuncia-se hoje sobre proposta de fim da mudança de horaO atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora noúltimo domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.
A Comissão Europeia colocou a sua proposta sobre a mesa depois de realizar, no verão de 2018, uma consulta pública sobre este tema, que contou com uma participação recorde de 4,6 milhões de europeus (na sua maioria alemães), tendo 84% dos inquiridos “votado” a favor de por fim às mudanças sazonais da hora.
Atualmente, existem três fusos horários na UE: a hora da Europa Ocidental ou Tempo Médio de Greenwich (Portugal, Irlanda e Reino Unido), a hora da Europa Central (17 Estados-Membros), e a hora da Europa Oriental (Bulgária, Chipre, Estónia, Finlândia, Grécia, Letónia, Lituânia e Roménia). Para os Açores e as Ilhas Canárias vigoram disposições especiais.
Em outubro de 2018, o primeiro-ministro, António Costa, defendeu que Portugal deve manter o atual regime bi-horário e ter uma hora de verão e uma hora de inverno, considerando que “o bom critério e único é o critério da ciência”.
Lusa

Câmara Municipal de Évora | Mini Olimpíadas no Complexo Desportivo



O Complexo Desportivo de Évora (CDE) vai ser palco nos dias 30 Março e 7 de Abril de umas Mini Olimpíadas destinadas aos alunos do primeiro ciclo que foram selecionados pelos professores de Atividade Física e Desportiva.

Ao longo deste período, os docentes promoveram treinos e, no seguimento, uma prova de seleção nas suas turmas nas disciplinas de lançamento, salto em comprimento e corrida de velocidade, apurando-se uma menina e um menino por turma e por prova.

Agora, os selecionados irão, primeiro, participar, no próximo sábado, dia 30, num treino no CDE, a partir das 10h00, e, uma semana mais tarde, mais concretamente no domingo, pelas 09h30, irão tentar lançar e saltar mais longe e correr mais rápido nas Mini Olimpíadas, numa organização da Câmara Municipal de Évora e do Grupo Desportivo Diana.

No fim de semana de 6/7 de Abril | CASTELO DE PAIVA VOLTA A CELEBRAR DIA NACIONAL DOS MOINHOS – MOINHOS ABERTOS

No âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala a 7 de Abril, terá lugar pelo décimo terceiro ano consecutivo, o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS - Sociedade Internacional de Molinologia, sendo que, no concelho de Castelo de Paiva esta celebração estará centrada noMoinho de Cabril, na freguesia de S. Martinho, com a realização de visitas e várias actividades.
     Com esta acção, pretende-se chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral, sendo que, nos dias 6 e 7 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país, com o registo de que, cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras acções de sensibilização.
     Nesse sentido, no concelho de Castelo de Paiva, com a indispensável colaboração do seus proprietários / associação e o apoio municipal, vão estar abertos ao público o Moinho de Cabril,localizado no lugar de Cabril, freguesia de S. Martinho, aberto entre as e as 17 horas, e aAtafona do Linho, localizada no Parque das Tílias, em Sobrado, que no Sábado, estará aberto entre as 10 e as 16 horas e no Domingo, entre as 10 e as 13 horas.
Registe-se o facto da adesão a esta iniciativa se encontrar em crescendo de ano para ano, tanto no número de moinhos aderentes, como do número de visitantes, sendo que, conforme refere Armando Carvalho Ferreira, da Rede Portuguesa de Moinhos, nas últimas edições foram contabilizados mais de um milhar de visitantes nos moinhos da região de Aveiro.
A edilidade paivense volta a colaborar na divulgação da iniciativa como forma de apoio, ajudando a potenciar a adesão dos visitantes aos moinhos que vão estar abertos no concelho e para mais informações sobre esta iniciativa na região de Aveiro, os interessados devem contactar através do telefone 214324358 ou do correio electrónico moinhosdeportugal@gmail.com, com programa detalhado a nível nacional a ser disponibilizado em www.moinhosdeportugal.org.



CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS CONVIDA A "VIVER ABRIL" PELA CULTURA

No mês em que se comemora de forma particular a Liberdade em Portugal, a Câmara Municipal de Torres Vedras convida a usufruir de curtas visitas-guiadas gratuitas a equipamentos culturais da cidade de Torres Vedras.
Cada visita terá a duração máxima de 30 minutos, realizando-se entre as 12h e as 14h:

Dia 1/4 | segunda | Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras | Visita-guiada à exposição Ângelo de Sousa: Quase Tudo o que Sou Capaz 
Dia 2/4 | terça | Biblioteca Municipal de Torres Vedras | Entre Livros - Visita-guiada à Biblioteca Municipal de Torres Vedras 
Dia 3/4 | quarta | Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino | Visita orientada à exposição Um lugar guardado
Dia 4/4 | quinta | Atelier dos Brinquedos | Visita-guiada ao País dos Brinquedos 
Dia 5/4 | sexta | Museu Municipal Leonel Trindade | Visita-guiada à exposição Pintura Antiga dos Primitivos Portugueses 
Dia 8/4 | segunda | Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras | Visita-guiada à exposição Ângelo de Sousa: Quase Tudo o que Sou Capaz 
Dia 9/4 | terça | Biblioteca Municipal de Torres Vedras | Entre Livros - Visita-guiada à Biblioteca Municipal de Torres Vedras 
Dia 10/4 | quarta | Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino | Visita orientada à exposição Um lugar guardado 
Dia 11/4 | quinta  | Teatro-Cine de Torres Vedras | Visita-guiada ao Teatro-Cine de Torres Vedras
Dia 12/4 | sexta | Museu Municipal Leonel Trindade | Visita à exposição Guerra Peninsular (1807-1814) 
Dia 15/4 | segunda | Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras | Visita-guiada à exposição Ângelo de Sousa: Quase Tudo o que Sou Capaz 
Dia 16/4 | terça | Biblioteca Municipal de Torres Vedras | Entre Livros - Visita-guiada à Biblioteca Municipal de Torres Vedras 
Dia 17/4 | quarta | Centro de Interpretação da Comunidade Judaica | Visita ao Centro de Interpretação da Comunidade Judaica 
Dia 18/4 | quinta | Atelier dos Brinquedos | Visita-guiada ao País dos Brinquedos 
Dia 22/4 | segunda | Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras | Visita-guiada à exposição Ângelo de Sousa: Quase Tudo o que Sou Capaz 
Dai 23/4 | terça | Biblioteca Municipal de Torres Vedras |  Entre Livros - Visita-guiada à Biblioteca Municipal de Torres Vedras 
Dia 24/4 | quarta | Centro de Interpretação da Comunidade Judaica | Visita ao Centro de Interpretação da Comunidade Judaica
Dia 26/4 | sexta | Museu Municipal Leonel Trindade | Visita à exposição Histórias do Zambujal: 50 Anos do Instituto Arqueológico Alemão em Torres Vedras 
Dia 29/4 | segunda | Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras | Visita-guiada à exposição Ângelo de Sousa: Quase Tudo o que Sou Capaz 
Dia 30/4 | terça | Biblioteca Municipal de Torres Vedras | Entre Livros - Visita-guiada à Biblioteca Municipal de Torres Vedras 

De referir que esta iniciativa, denominada Viver Abril, integra-se no programa comemorativo do 45.º aniversário da “Revolução dos Cravos” promovido pelo Município de Torres Vedras.

Município de Cantanhede | Inauguração é no próximo domingo, 31 de março | Rota do Calcário fomenta descoberta do património e dos recursos naturais das freguesias de Ançã e de Portunhos/Outil



A Rota do Calcário vai ser inaugurada no próximo domingo, 31 de março, com algumas ações promovidas no âmbito de uma parceria do Município de Cantanhede com a Junta de Freguesia de Ançã e a União de Freguesias de Portunhos e Outil, em cujos territórios se estende o trajeto de 9,7 Km. O acontecimento começa às 9h15, no Terreiro do Paço, em Ançã, com a realização de uma caminhada de participação livre, na qual vão estar igualmente envolvidos os inscritos no percurso pedestre organizado pela Associação do Grupo de Bombos 'Só Pedra', de Portunhos, que assim se associa à inauguração da Rota do Calcário como entidade parceira.
O regresso ao ponto de partida está previsto para as 10h30, seguindo-se um convívio com degustação de bolo de Ançã e espumante, a que não faltará também animação apropriada para assinalar a abertura oficial de um itinerário concebido para fomentar a descoberta do património, dos recursos naturais e da biodiversidade das freguesias de Ançã e de Portunhos/Outil.
O projeto foi desenvolvido pelo Município de Cantanhede no âmbito de uma ação de estruturação de produto turístico promovida pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, tendo em vista a Valorização dos Corredores de Património Natural da Região de Coimbra, neste caso tendo como referência o contributo que a exploração da pedra calcária teve na economia local e na moldura da paisagem rural das freguesias de Ançã e Portunhos/ Outil.


De acordo com os objetivos enunciados, pretende-se “a implementação de infraestruturas permanentes de apoio à valorização e visitação de Áreas Classificadas, designadamente caminhos e percursos de utilização pedonal que permitam a constituição de uma rede de corredores de visitação e a valorização do património natural, sendo uma oportunidade de afirmar a região como destino turístico de excelência, por via da melhoria das condições físicas de apoio a essa visita e sensibilização para preservação e conservação dos seus principais valores naturais”.
A criação da Rota do Calcário teve origem num trabalho realizado pelo professor, João Lucas no âmbito de um estágio no Museu da Pedra, trabalho esse que foi aproveitado na conceção do projeto entretanto homologado como um dos percursos pedestres de real importância para a promoção do concelho e da região.
O Município de Cantanhede iniciou o processo de homologação da rota em fevereiro de 2018, tendo sido realizadas desde então várias ações, entre as quais a elaboração de conteúdos informativos sobre os pontos de interesse de fauna e flora, bem como os recursos turísticos das freguesias por onde se estende a rota, a partir dos dados recolhidos no decurso de visitas técnicas em que foi feito o levantamento dos recursos de maior relevo. O registo fotográfico dos pontos de interesse, para divulgação nos respetivos painéis informativos e interpretativos existentes ao longo do itinerário e a produção de folhetos e outros materiais de divulgação da Rota do Calcário foram outras das etapas do processo. Paralelamente foram efetuados os trabalhos de marcação (pintura) de sinalética, a que se seguiu a colocação de balizas, setas e painéis de delimitação do trajeto no território abrangido.
Finalmente, já em janeiro deste ano, o Município de Cantanhede validou os conteúdos informativos e promocionais, após o que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal emitiu a homologação oficial atribuindo-lhe a matrícula PR 3 CNT – Rota do Calcário. É de sublinhar que, além desta, o Município de Cantanhede já obteve homologação da Rota da Vinha, que será inaugurada em data a agendar e cujo itinerário passa pelas freguesias de Cordinhã e Ourentã, estando em estudo a criação de outras.



Pampilhosa da Serra | Teatro «O Último Baile do Sr. José da Cunha» sobe ao palco do Auditório Municipal



Na próxima sexta-feira, dia 29 de março, pelas 21h30, sobe ao palco do Auditório Municipal a peça «O Último Baile do Sr. José da Cunha», uma comédia interpretada pelo Grupo Recreativo e Beneficente “A Flor de Aldriz”, com texto da autoria de Júlio Dinis, conceituado médico e escritor português.

Inserido no Ciclo Mise En Scène, o espetáculo servirá também para assinalar o Dia do Livro Português e o Dia Mundial do Teatro, celebrados a 26 e 27 de março, respetivamente.

A entrada no espetáculo é gratuita.

Sinopse:
Numa noite de baile de máscaras, bem expressa pelo Sr. José da Cunha como sendo último baile que dá em sua casa, dois jovens procuram o melhor momento para se encontrarem com suas amadas, obedecendo às regras sociais da época. Mas para facilitar o encontro, tão desejado, decidem fazer um acordo entre ambos. O que terá corrido bem e o que terá corrido mal? Um enredo a não perder!





Nos dias 30 e 31 de março, no concelho de Cantanhede | Teatro em Cadima, Vila Nova de Outil, Zambujal e Franciscas



O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede tem este fim de semana a sua penúltima jornada, com espetáculos em Cadima, Vila Nova de Outil, Zambujal e Franciscas. O programa de dinamização da atividade teatral promovido pela autarquia cantanhedense com a participação de 17 grupos cénicos afirmou-se mais uma vez como uma iniciativa de assinalável impacto cultural nas comunidades locais, com reflexos muito positivos ao nível do intercâmbio comunitário.
É isso que se espera de novo no sábado, 30 de março, às 21h30, com a atuação do Grupo de Teatro Musical da Filarmónica de Covões no salão da Junta de Freguesia de Cadima, tendo como anfitriã a União Recreativa de Cadima. Depois de ter estreado em casa “Brilhantina – O Musical”, a jovem companhia teatral de Covões volta a apresentar, desta vez ao público de Cadima, a adaptação de “Grease” que fez furor em 1978 com a versão cinematográfica protagonizada por John Travolta e Olívia Newton-John. No espetáculo concebido por Jim Jacobs e Warren Casey a ação decorre no verão de 1958, quando Danny Zuko e Sandy Dumbrowski se apaixonam na praia. Terminada a época balnear, Sandy, cuja família está a pensar regressar à sua Austrália natal, teme pela separação definitiva do seu amor. Porém, uma alteração dos planos familiares faz com que Sandy e Danny se reencontrem na mesma escola. A partir daí o espetáculo desenrola-se ao ritmo de uma banda sonora recheada de êxitos, mostrando o dia-a-dia dos adolescentes numa comunidade escolar dos Estados Unidos, nos anos 1950. Abordando os problemas próprios dos jovens, os seus amores e os desencontros, a sexualidade e a gravidez na adolescência, o alcoolismo e o tabagismo, entre outros, a peça faz prevalecer uma mensagem da amizade e companheirismo na juventude.
Também no sábado, o Grupo de Teatro “Renascer” da Sanguinheira cumpre a sua jornada de itinerância para apresentar, na sede do Clube União Vilanovense, às 21h30, uma adaptação de “Aqui há Fantasma”, de Henrique Santana. A ação decorre numa casa senhorial abandonada após o assassinato de um criado. O professor Hermes procura testar o produto de uma investigação de muitos anos: a pílula da coragem. Para isso desafia um jovem medroso a passar a noite na velha mansão, assombrada sim mas pelo criado do investigador. O pior é que… vai ser um serão de morrer de rir pelos equívocos gerados por tal artifício.
Ainda no sábado, igualmente às 21h30, a Associação Juvenil do Zambujal e Fornos acolherá o Grupo de Teatro do Pedra Rija, de Portunhos, que leva ao palco do salão da Associação Cultural e Recreativa do Zambujal Médico à Força. Trata-se de um clássico de Molière que conta a história de um simples lenhador, Sganarelo, que é levado pelas circunstâncias a exercer a medicina. É verdade que ele já tinha sido em tempos criado de um médico e que dessa convivência tinha resultado a aprendizagem de um conjunto de práticas e de uns quantos termos apanhados de ouvido, alguns em latim macarrónico, conhecimentos que iam servindo para exercer um certo tipo de medicina, para pasmo dos pacientes e familiares. Uma sátira sobre os médicos de outros tempos que também ridiculariza os pais que tantos entraves colocavam às inclinações amorosas de suas filhas.
Finalmente, no domingo, é a vez de O Cénico dos Esticadinhos de Cantanhede visitar a Associação do Grupo Musical das Franciscas para apresentar na sede desta coletividade, às 15h30, uma adaptação de “O Sentido da Vida”, comédia de Emílio Boechat que procura respostas a algumas interrogações e inquietações de toda a gente sobre o sentido da vida. Uma peça espirituosa e divertida, pontuada de algum nonsense, em que a única certeza relativamente à vida é mesmo a morte…

Sobre o Grupo de Teatro Musical da Filarmónica de Covões
A memória coletiva, sobretudo de transmissão oral, sustenta que a 13 de junho de 1868, “um grupo de homens liderado por Manoel Francisco Miraldo formou pela primeira vez a Banda de Covões para tocar na festa de Santo António, padroeiro da localidade.”
Pessoa distinta, bem formada e com ligações a um movimento político e a personalidades bem colocadas, Francisco Manoel Miraldo terá liderado a fundação da filarmónica mais vetusta do concelho de Cantanhede, recrutando para o efeito instrumentistas entre os rapazes de Covões e das localidades mais próximas, “jovens com a pele queimada do sol e as mãos calejadas do trabalho agrícola que se juntavam, em ambiente de convívio, para aprender música, tomar contacto com os instrumentos e treinar movimentos de marcha”.
No âmbito do trabalho desenvolvido na disciplina de canto da sua escola de música, formou-se em 2016 o Grupo de Teatro Musical de Covões, que conta já com diversas apresentações nos concelhos de Cantanhede e de Mira.
Sobre o Grupo de Teatro Renascer da Sanguinheira
O Grupo de Teatro Renascer é uma secção do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira (C.S.R.C.S.), a associação com atividade cultural (organizada) mais antiga da Freguesia da Sanguinheira, estreando-se ao público pela primeira vez em 26 de março de 1981.
O Grupo surgiu da vontade de um conjunto de jovens representar. Iniciou a sua atividade nessa altura para não mais cessar e levar continuamente a palco, todos os anos, peças de autores consagrados, como também algumas escritas por elementos ligados ao grupo, tanto da Sanguinheira como de outras localidades.
Para além das peças de teatro, que tem apresentado publicamente durante os largos anos de existência, os elementos do grupo também participaram em várias edições da Feira Medieval de Coimbra, como figurantes, e entre os seus associados encontramos os fundadores da primeira associação da Freguesia da Sanguinheira (C.S.R.C.S.).


Sobre o Teatro da Associação Cultural Desportiva e Recreativa “Pedra Rija de Portunhos”
O teatro em Portunhos terá tido alguma expressão há cerca de seis décadas, sendo dinamizado pelo pároco local, Padre Ramiro Moreira. As atividades tinham lugar num espaço cedido por D. Antónia Moreira, sobrinha e herdeira do Conselheiro Ferreira Freire.
Entretanto, com a constituição da Fundação Ferreira Freire e, mais tarde, a construção do novo salão pela Fundação Ferreira Freire, a Associação Cultural Desportiva e Recreativa “Pedra Rija de Portunhos”, fundada em 1978, passou a realizar algumas atividades nesse local, apresentando a partir de 1983 uma ação teatral mais consistente que levou a cena o drama, em três atos, “Justiça ou vingança” de Gabriel da Frada, as peças “A flor de aldeia” (opereta), “O doente imaginário” (Moliére), “Almas do outro mundo” (comédia em dois atos), “O mar” (Miguel Torga), “Na boca do lobo” (comédia), para além de outras pequenas peças.
Com o advento dos Ciclos de Teatro de Cantanhede, foi reiniciada a atividade em 2004, sendo preparada a peça “De um caso…virá um dia, virá…”, a partir dos textos “O meu caso”, de José Régio, e “Virá um dia, virá…” de António Cabral, dando-se a estreia no início de 2005. Seguiram-se as peças “Na Barca de Mestre Gil” (Gil Vicente) de Jaime Gralheiro, “O Doido e a Morte” de Raul Brandão, “Temos tempo Matilde” de António Cabral e “A Revolta da Maria da Fonte” de Dino de Sousa, que foi apresentada em 2008. Em 2009 foi apresentada a peça “Leandro Rei da Helíria”, de Alice Vieira. Em 2010 o espetáculo “História com Reis, Curandeiros e outros que tais” foi construído a partir das peças “História com reis…” de Manuel António Pina e “Auto do Curandeiro” de António Aleixo e em 2011 “Ai, os preços!...” foi uma adaptação da obra “Os preços” de Jaime Salazar Sampaio. Em 2012 surgiu a peça “Onde me levam as minhas botas?” como adaptação da peça “Salta para o saco” de António Torrado, e em 2013 foi apresentado “O Feiticeiro de Oz”. Finalmente em 2014, no âmbito das comemorações do trigésimo aniversário da Associação foi reposto o espetáculo “Onde me levam as minhas botas?”.
No ano 2018, o Grupo de Teatro do Pedra Rija regressou novamente ao XX Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede com a peça Viagem à Flor de Aldeia, (adaptação de Isa Carvalho e Inês Laranjeira de Flor de Aldeia de Henrique Luso, 1927).

Sobre o Grupo de Teatro do Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede
O Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede, fundado em 1935, conhecido e reconhecido pelos seus pares, mesmo além-fronteiras, de modo a construir mais uma fonte onde as suas gentes pudessem beber cultura, formou em 1985 o grupo de teatro “Os Esticadinhos”. Para a sua génese em muito contribuíram Carlos Garcia, que fazia parte da direção desta coletividade desde então, e António Francisco, conhecido por todos como “Chico Carteiro”, o qual durante anos coordenou as peças de teatro (“Culpa e perdão”; “Malditas letras”; “Deus, ciência e caridade”; “Marido da minha mulher”; “Código penal”; “como se vingam as mulheres”; “Erro judicial”; “Meu marido que Deus o haja”; “Justiça ou vingança”; “Criado distraído”; “A órfã”; “Que mulheres”; “Casa de Pais”; “Cavalheiro respeitável”; “Duas causas”; “Marido de duas mulheres”; “Filho pródigo”; “Tire daí a menina”; “Filho sozinho”; “Flor da Aldeia”; “Crime de uma mulher honesta”; “Namoro engraçado”; “Rainha Santa” e “Processo de Jesus”). A peça “Processo de Jesus” foi relevante, tendo alcançado um êxito a nível de teatro amador no concelho. Participaram quatro dezenas de personagens, elementos do grupo, bem como atores dos grupos de teatro das Franciscas, Murtede, Sanguinheira e Vila Nova de Outil. Esta peça foi a palco em todas as localidades referidas e várias vezes na cidade de Cantanhede, chegando a ser apresentada na cidade de Viseu no ano de 2000.
Em 2003 foi levada a palco a peça “Inês de Castro” encenada por Dulce Sancho.
Em 2004, passou a coordenar o grupo de teatro Carlos Pacheco, o qual encenou e levou a palco as peças “Terra Prometida”, “Está lá fora o Sr. Inspetor”, “Tá tudo Maluco”, “Hotel 69”, “Inês de Castro e Rainha Santa” e “A Sr.ª Presidenta”. Todas as peças referidas são originais escritas pelo próprio Carlos Pacheco e apresentadas no Ciclo de Teatro promovido pelo Município entre os anos de 2004 a 2011.
Por ser uma vontade da Direção do Rancho Regional “Os Esticadinhos” e umas valências de grande importância para dar de beber cultura e lazer, em 2016 foi ativado o Grupo de Teatro “Esticadinhos”, do qual é responsável Fernando Geria, tendo reunido um grupo de voluntários maioritariamente “esticadinhos”, movidos pelo “bichinho do Teatro”.