quinta-feira, 14 de março de 2019

Marcelo visita Associação de Esclerose Lateral Amiotrófica e pede mais cuidados paliativos

O Presidente da República fez hoje "uma chamada de atenção para mais cuidados paliativos" e "mais estatuto do cuidador informal", após visitar as novas instalações da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA), em Lisboa.
Resultado de imagem para Marcelo visita Associação de Esclerose Lateral Amiotrófica e pede mais cuidados paliativos
"Eu já tinha estado na inauguração no Porto, em 2016, e agora vim à inauguração das novas instalações de Lisboa. Esta é uma doença que demorou muito tempo a ser reconhecida e a merecer uma solidariedade e um apoio militante da comunidade", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, no final da visita.
O chefe de Estado salientou que em Portugal há "quase um milhar de pessoas" com esta doença degenerativa, enalteceu a ação da APELA, organização sem fins lucrativos fundada em 1997, que apoia perto de 300 doentes e respetivas famílias, e elogiou "a coragem das próprias e dos próprios de enfrentarem a vida, de olharem para o futuro e de se organizarem e se juntarem".
"Tudo isso merece apoio e também uma chamada de atenção para mais cuidados paliativos, mais estatuto do cuidador informal, portanto, mais olhar para aquilo que normalmente fica sempre na margem do sistema de saúde", considerou.
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "a sociedade civil tem demonstrado aqui um apoio espetacular e é evidente que há entidades públicas, como as freguesias ou os municípios, e outras quase públicas, como as misericórdias, que estão presentes", mas "o grande mérito desta obra é ter sido feita sem o apoio direto do próprio Estado".
No início desta visita, o presidente da APELA, Pedro Souto, de 43 anos, a quem foi diagnosticada esclerose lateral amiotrófica em 2010, descreveu-a como "uma doença difícil", que mantém as pessoas "lucidamente reféns de um corpo imóvel" e que "exige adaptações".
Numa curta intervenção, com recurso um programa de voz sintetizada, o presidente da APELA recordou o físico o britânico Stephen Hawking, que morreu há precisamente um ano, aos 76 anos, referindo que "foi muito provavelmente a pessoa que mais anos viveu com esclerose lateral amiotrófica", que lhe foi diagnosticada aos 21 anos.
Pedro Souto afirmou que a APELA lutará "pelo direito à proteção da saúde como direito humano e protegido pela Constituição Portuguesa", por "acesso em tempo útil a cuidados terapêuticos adequados, bem como a cuidados continuados e paliativos" e "por um estatuto para o cuidador informal".
O presidente da APELA agradeceu a presença do Presidente da República nesta inauguração de novas instalações situadas nas Olaias que, disse, "não são as instalações perfeitas, são as instalações possíveis", que permitirão "receber mais doentes, em mais terapias".
Em seguida, Marcelo Rebelo de Sousa frisou que, "como o Pedro dizia, há um direto à saúde consagrado na Constituição da República Portuguesa", que "tem de ser valorizado todos, todos, todos os dias".
"E eu estou aqui, como já estive noutras circunstâncias, porque entendo que todos somos iguais nesse militantismo como cidadãos. Mas o Presidente da República tem uma responsabilidade maior, porque, ao representar todos os portugueses, vem aqui dizer que todos os portugueses têm de estar atentos e acompanhar e estarem solidários. E estarem exigentes, também, em termos dos cuidados de saúde", acrescentou.
O chefe de Estado saudou as novas instalações, considerando que "são um salto qualitativo enorme, um passo muito importante, para que aqui possam vir mais pessoas".
Lusa
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Centro de Portugal começou BTL em grande animação

Maratona da Europa, Rally de Portugal, gastronomia de Coimbra e o melhor da Beira Baixa estiveram em destaque no primeiro dia.
O stand do Centro de Portugal foi uma animação constante no primeiro dia da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. O espaço da região foi o palco de várias apresentações que marcaram o arranque da mais importante feira de turismo realizada em Portugal.
O dia inaugural no stand do Centro de Portugal, situado no Pavilhão 1, abriu com um pequeno-almoço regional, a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Os visitantes foram também presenteados com uma degustação de produtos da Comur, Fábrica de Conservas da Murtosa, antes das primeiras apresentações do dia.
Manuel Castro, do Geopark Estrela, apresentou a todos os presentes o projeto de candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO, numa perspetiva de proteção e valorização do património natural e cultural do território envolvente.
Seguiu-se a apresentação da Maratona da Europa, nova prova de atletismo que vai leva atletas de todo o mundo a Aveiro, no dia 28 de abril. O momento esteve a cargo de Paulo Costa, CEO da Global Sport, empresa organizadora do evento, José Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. Todos sublinharam o facto de esta maratona poder vir a ser uma das mais rápidas do mundo, pelo facto de ser disputada em terreno completamente plano. A um mês e meio da prova, estão já inscritos atletas de mais de 20 países.

Gastronomia de Coimbra, o regresso do Rally de Portugal e o melhor da Beira Baixa

A manhã terminou com mais um momento alto: a promoção da “Região de Coimbra – Região Europeia da Gastronomia 2021: A Million Food Stories”. A apresentação foi conduzida por José Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. O chef Luís Lavrador, embaixador do projeto, e Dora Caetano, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, fizeram uma animada exposição sobre o valor gastronómico da região – dando a provar a quem assistia a excelência de 14 produtos distintivos da região. Um momento cuja encenação motivou elogios de todos.
A tarde começou com outro evento que encheu o stand: a apresentação do Vodafone Rally de Portugal, que este ano regressa ao Centro de Portugal após uma ausência de 18 anos. A importância da prova levou a que se juntassem no stand Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal, dirigentes do Centro de Portugal e do Porto e Norte, as duas regiões que vão receber o rali (Pedro Machado, do Turismo do Centro, e Luís Pedro Martins, do Porto e Norte), e os autarcas dos territórios onde vão passar os carros: Manuel Machado (Coimbra), Luís Antunes (Lousã), Lurdes Castanheira (Góis), e Luís Costa (Arganil).
“O melhor rali do mundo está de volta ao seu santuário natural”, sublinhou Pedro Machado, que destacou também que este evento “é a prova de que a região Centro de Portugal está preparada para captar e realizar grandes eventos desportivos e culturais”. “É uma página nova que se abre na história da região”, acrescentou.
O dia terminou com várias apresentações da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, a saber: Estrela Grand Trail, Taça do Mundo de Parapente e Granfondo Serra da Estrela (Manteigas); Eventos 2019 (Gouveia); Cerejeiras em Flor (Fundão); FIT 2019, Destinos Guiados, Quinta do Ministro e Comissão Vitivinícola (Guarda); Semana Europeia de Ciclismo, Belmonte Medieval e Degustação de Produtos Locais (Belmonte).
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Cidadãos convidados a votarem imagem do Orçamento Participativo de Mealhada

Já se encontram em votação pública as 6 propostas escolhidas pelo júri do Concurso de Ideias do Logótipo do Orçamento Participativo de Mealhada. Foram 19 as candidaturas recebidas.
A votação decorre de 12 a 31 de Março de 2019 através da página web do Município em http://op.cm-mealhada.pt/ ou, presencialmente, na Biblioteca Municipal de Mealhada, onde os trabalhos - ainda em anonimato - se encontram expostos.
Os resultados da votação serão conhecidos durante o mês de abril.
Cada cidadão terá direito a dois votos em propostas distintas. Para votar, cada cidadão terá de indicar um endereço de email e o número do cartão de cidadão/bilhete de identidade, de modo a validar os seus votos.
A proposta mais votada será vencedora do Concurso de Ideias do Logótipo do Orçamento Participativo de Mealhada. Em caso de empate caberá ao júri decidir o vencedor.
O autor da proposta vencedora receberá um prémio no valor de 500 (quinhentos) euros. Às restantes propostas a votação será atribuído um certificado de finalista do Concurso de Ideias, com a classificação atribuída pelo júri.
O júri é composto pelo presidente da Câmara Municipal de Mealhada, Rui Marqueiro, pelo representante da Divisão de Comunicação, Eventos e Relações da Câmara Municipal de Mealhada, Miguel Gonçalves, pelo representante da RAP – Rede as Autarquias Participativas, representado pelo Presidente da Rede, José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, pelo representante do OIDP – Observatório Internacional da Democracia Participativa, Adriá Duarte, do Secretariado Técnico e por pela designer do concelho, Gisela Oliveira, da Wish Home – arquitectura e design, Lda.

 Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

CEARTE e IEFP promovem seminário sobre “Apoios ao desenvolvimento e promoção das Artes e Ofícios – como incrementar?”

A Delegação Regional do Centro do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP) e o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) irão promover conjuntamente o seminário “Apoios ao desenvolvimento e promoção das artes e ofícios – como incrementar?”, que terá lugar no auditório do CEARTE, na Rua António Sérgio, nº 36 - Zona Industrial da Pedrulha, em Coimbra, no dia 22 de março, entre as 10h00 e as 12h30.
O programa para a promoção das atividades artesanais é constituído por um conjunto de modalidades de apoio à capacitação de pessoas para trabalharem neste setor, ao estímulo do empreendedorismo e à promoção e comercialização de produtos artesanais.
O objetivo deste seminário consiste em apresentar as principais medidas de apoio ao artesanato e produções locais, desde o apoio à criação de emprego, benefícios da Carta de Artesão e Certificação de Produções Artesanais, aos apoios à participação em feiras e organização de certames de artesanato e produtos endógenos.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 19 de Março, através de geral@cearte.pt / 239497200 ou dcsef@iefp.pt
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/  

Brexit. Parlamento britânico rejeita realizar segundo referendo

Resultado de imagem para Brexit. Parlamento britânico rejeita realizar segundo referendo
O parlamento britânico rejeitou esta tarde a realização de um segundo referendo à saída do Reino Unido da União Europeia, com 334 votos contra e 85 a favor.
Esta decisão foi feita na sequência de mais um debate na Câmara dos Comuns, onde estiveram a ser realizados outros votos relativamente ao Brexit.
As primeiras votações de hoje diziam respeito a sugestões feitas pelos deputados - normalmente chamadas "emendas" - de alteração à proposta apresentada pelo Governo, que foi também votada hoje, de adiar a data do Brexit - um breve adiamento, caso o acordo seja aprovado no dia 20 de Março, ou um adiamento de maior longo prazo, caso o acordo seja rejeitado.
A proposta de um segundo referendo estava integrada numa das emendas sujeitas a votação hoje. Neste caso, a proposta tinha sido feita pela deputada Sarah Wollaston e indicava que fosse adiada a data do Brexit para permitir mais tempo para uma segunda consulta ao povo britânico.
Os deputados britânicos tinham aprovado esta quarta-feira, por estreita margem, uma moção rejeitando que o Reino Unido deixe a União Europeia "sem um acordo, em nenhuma circunstância", mas não definiram como pretendem impedi-lo, a duas semanas para a data do divórcio.
Após o segundo dia consecutivo de debates acalorados na Câmara dos Comuns, os parlamentares britânicos rejeitaram por 312 votos contra 308 a possibilidade de o Reino Unido sair da União Europeia a 29 de Março sem um Acordo de Saída, o que teria consequências económicas catastróficas, antevêem políticos e analistas.
Após o resultado da votação, May propôs realizar antes de 20 de Março uma terceira votação parlamentar sobre o acordo do Brexit que negociou com a União Europeia e que os deputados já rejeitaram duas vezes.
Faltam 15 dias para a data agendada para o Brexit, 29 de Março
Madremedia.
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/  

10º Encontro com a Educação

16 Março | 9h às 17h Cineteatro Messias



Professores e Alunos para o Século XXI: desafios e competências.
Nesta 10ª edição do "Encontro com a Educação", o Setor de Educação da Câmara Municipal da Mealhada propõe uma reflexão sobre os desafios e competências que se exigem a alunos e professores nos dias de hoje. Conta com a participação de pedagogos, docentes e governantes que, cada um na sua área, colocarão na mesa temas, ideias e experiências para enriquecer a comunidade educativa.
Preço: Gratuito (sem almoço) / 10€ (com almoço)
Informações: educacao@cm-mealhada.pt

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 


COLUMBÓFILIA | José Rossa Ribeiro vence concurso de Paderne e mantém a liderança da classificação geral de concorrentes




Após a realização da terceira prova da Campanha 2019, Lusitano Espinhal assume a liderança do Troféu Crédito Agrícola. 

José Rossa Ribeiro venceu a prova de Paderne. Esta prova de meio fundo do calendário da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e integrada no calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, permitiu ao associado José Rossa Ribeiro, cimentar o primeiro lugar da Classificação Geral de Concorrentes, conquistando igualmente a segunda posição na mesma classificação. 

Após a realização desta prova, Lusitano Espinhal, alcançou o primeiro lugar do Troféu Crédito Agrícola, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Paderne – Meio - Fundo

1º lugar – Vitor Ferreira – 481 pontos; 2º José Rossa Ribeiro – 478 pontos; 3º Emanuel Ventura – 471 pontos; 4º - José Rossa Ribeiro – 469 pontos; 5º - Marco Ferreira – 452 pontos; 6º- Lusitano Espinhal – 449 pontos; 7º Asas do Choupal -– 439 pontos; 8º Romeu Estarreja – 433 pontos; 9º– Euclides Pimenta - 432 pontos; 10º - José Cunha – 415 pontos.

Classificação Geral de Concorrentes

1º lugar – José Rossa Ribeiro - 1426 – pontos; 2º José Rossa Ribeiro – 1405; 3º - Vítor Ferreira-– 1393; - 4º Marco Ferreira – 1377 pontos; 5º Emanuel Ventura - 1370; 6º Lusitano Espinhal - 1353; 7º - Asas do Choupal - 1306; 8º - Nuno & Filho - 1283; 9º - Romeu Estarreja - 1206; 10º - Asas do Choupal - 1172; 11º - José Oliveira - 1154; 12º - Vítor Ferreira - 1126; 13º - José Rossa Ribeiro - 1063; 14º - Cidálio Salvador – 1060; 15º - Lusitano Espinhal - 1047; 16º - Euclides Pimenta - 1030; 17º - José Cunha 1013- 669; 18º - Romeu Estarreja - 689; 19º - Matias & Vila Nova - 992; 20º - José Vinagreiro - 946; 21º - Asas do Choupal - 914; 22º - Fábio Cruz - 906; 23º - Avelino Soares - 894; 24º - Gonçalo Paião - 885; 25º - Nelson Rainho - 866; 26º - Fábio Cruz - 844; 27º - Marco Ferreira – 840; 28º - José Santos - 821; 29º - Emanuel Ventura - 756; 30º - José Oliveira - 639; 31º - Manuel Neto - 365; 32º - Manuel Barreto – 341; 33º - Manuel Santos – 328; 34º - Manuel Nunes – 321; 35º - Manuel Frade – 292; 36º - Avelino Soares – 288; 37º - Manuel Barreto –274; 38º - José Cunha –234; 39º - Gonçalo Paião – 139; 39º - Cesar Rainho - 137.

Troféu Crédito Agrícola

1º - Lusitano Espinhal – 589 pontos; 2º - Marco Ferreira – 559; 3º - José Rossa Ribeiro – 546. 

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 


LINHAS DE TORRES VEDRAS DECLARADAS MONUMENTO NACIONAL


Fonte oficial do Governo confirmou que a proposta de classificação das Linhas de Torres Vedras como monumento nacional, apresentada há um ano pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), foi hoje aprovada em Conselho de Ministros.

A candidatura integrou 128 estruturas militares, como fortes e estradas militares, das primeira e segunda linhas defensivas, dos quais 114 foram classificados, tendo 15 ficado de fora por se encontrarem degradados ou destruídos.

Além da classificação como património nacional, vai ser criada uma zona especial de proteção em volta de cada uma das estruturas.

Há vários anos que a Rota Histórica das Linhas de Torres - Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, que integra os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, tem insistido na salvaguarda deste património.

A Rota Histórica das Linhas de Torres – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, presidida por José Alberto Quintino e com sede em Sobral de Monte Agraço, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentado do território, através da salvaguarda, conservação e valorização do património das Linhas de Torres e da sua promoção enquanto produto turístico e cultural.

Em 2012, o Turismo de Portugal atribuiu à Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) o Prémio de Melhor Projeto Público de Requalificação, considerando que contribuía para a qualificação do turismo nacional e para a notoriedade de Portugal como destino turístico de excelência.

Em 2014, foi a vez da União Europeia e da Rede Europa Nostra distinguirem o trabalho realizado pela RHLT, com o prémio Conservação. O projeto foi selecionando entre 169 candidaturas aceites, provenientes de 31 países e representada pela vice-presidente da RHLT, Ana Umbelino na "The Best in Heritage", uma conferência anual onde são apresentados e divulgados projetos premiados, quer a nível nacional quer internacional.

No mesmo ano, a Assembleia da República deliberou, por unanimidade, instituir o dia 20 de outubro como o Dia Nacional das Linhas de Torres, numa justa homenagem à memória e resistência do povo português aliada à estratégia e engenharia militar.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/  

Venceu o Iberian Festival Award nessa categoria | Expofacic é a Melhor Festividade da Península Ibérica



A Expofacic é a Melhor Festividade da Península Ibérica, estatuto que advém da conquista do Iberian Festival Award nessa categoria, ao ter vencido uma shortlist de 10 eventos nomeados, cinco dos quais espanhóis. A vitória do certame de Cantanhede a nível ibérico foi anunciada ontem, no decurso de uma gala realizada no Teatro Afundación, em Vigo, encerrando a quarta edição do prestigiado galardão criado em Espanha para reconhecer a qualidade organizativa dos festivais de música da Península Ibérica.
O Iberian Festival Award distingue a melhor organização de eventos em várias categorias, premiando em cada uma delas um evento na Península Ibérica escolhido entre os respetivos vencedores de Portugal e Espanha. A atribuição do prémio de Melhor Festividade ibérica à Expofacic foi decidida por votação do público, processo que decorreu numa plataforma especializada (SurveyMonkey), por onde são também votados os UK Festival Awards e os European Festival Awards, plataforma essa que garante que cada dispositivo eletrónico apenas realiza um voto.
Helena Teodósio, presidente da Câmara de Cantanhede e presidente da comissão organizadora da Expofacic, não esconde a sua “satisfação por ver o evento distinguido no âmbito de um concurso tão importante à escala da Península Ibérica. Já sabíamos que a extraordinária expressão que atingiu, quer em dimensão e qualidade organizativa, quer em termos de afluência de público, coloca a Expofacic em lugar cimeiro a nível nacional, mas ser distinguida como a Melhor Festividade ibérica significa que está a afirmar-se num campeonato bem mais competitivo, pois venceu entre eventos concorrentes de Portugal e Espanha”.
Para a líder do executivo camarário cantanhedense, o resultado “é corolário de uma evolução sustentada na otimização e rentabilização de valências que lhe conferem uma identidade muito própria, fruto do excelente trabalho desenvolvido pelas sucessivas comissões que tiveram a seu cargo a organização do certame. A atratividade da Expofacic e tudo o mais que justifica a atribuição do Iberian Festival Award foi construído ao longo de 29 anos, passo a passo, pelo que o prémio é de toda a gente que participou nesse processo desde a primeira edição, em 1990”.
Por essa razão, Helena Teodósio manifesta-se “muito reconhecida a todos quantos contribuíram para fazer da Expofacic aquilo que ela é hoje, a começar pelos trabalhadores da Câmara Municipal e da INOVA-EM, mas sem esquecer os intervenientes que têm um papel crucial no sucesso do evento, como os expositores dos diferentes setores económicos e, noutra vertente, as juntas de freguesia e as associações”.
Idalécio Oliveira, presidente do Conselho de Administração da INOVA, empresa municipal que tem a seu cargo a gestão logística, administrativa e financeira do certame destaca, a propósito da conquista do estatuto de melhor festividade ibérica, “o trabalho de equipa, a qualidade na receção dos expositores e do público em geral, a procura de soluções que vão de encontro à diversidade dos interesses e gostos dos diferentes públicos que visitam o certame”. Aquele responsável agradece “aos visitantes e a quem votou na Expofacic para melhor festa a nível ibérico e também nacional, demonstrando assim um elevado grau de identificação com o modelo do evento e com tudo o que o ele tem para oferecer”.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/  


Estudantes do IPCA já têm aulas no Mechatronics Factory Lab | Projeto pioneiro em Portugal engloba ainda uma Oficina Automóvel do Futuro


O Instituo Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) já tem em funcionamento o Mechatronics Factory Lab (M-Factory Lab), um laboratório industrial que proporciona as melhores condições para a formação em contexto prático, nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica, maquinação e gestão industrial.

As melhores práticas aliam-se à investigação desenvolvida no centro de investigação 2Ai – Applied Artificial Intelligence Laboratory – através da aplicação de tecnologias de inteligência artificial e machine learning ao ambiente da oficina automóvel, tornando assim a oficina do futuro um projeto único no país.

O IPCA através da sua Escola Superior de Tecnologia (EST) integra na sua oferta formativa e de investigação áreas que definem a mecatrónica como a disciplina conducente ao futuro das atividades da engenharia, sendo o M-Factory Lab um laboratório onde todas estas valências encontram um denominador comum para os mais diversos campos de aplicação.

Inspirado no futuro do fabrico industrial – Factory 2050 [AMRC - Advanced Manufacturing Reseacrh Center (fábrica de última geração do Reino Unido)] – e nas tendências das oficinas inteligentes no sector automóvel, o M-Factory Lab apresenta um layout adaptativo às necessidades evolutivas, com bastante flexibilidade na distribuição da sua área total de 644 metros quadrados distribuída por dois pisos: o piso térreo destinado a oficinas de trabalho, apoiadas por balneários, e o primeiro andar dedicado ao ensino teórico-prático com uma sala de aula devidamente equipada e com vista panorâmica sobre as oficinas.

O edifício foi construído no Campus do IPCA, em Barcelos, com preocupações ambientais, integrando materiais que contribuem para uma maior eficiência energética, dando especial atenção aos sistemas de climatização e iluminação, utilizando domótica industrial para garantir o controlo dos equipamentos e programação da sua gestão inteligente.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, considera a conclusão deste edifício mais uma etapa conquistada: “Esta é uma obra que nos dignifica a todos. É um projeto do IPCA que serve naturalmente a sua comunidade académica, em especial os estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e dos Cursos de Licenciaturas. É a pensar nos nossos estudantes, a quem devemos as melhores condições de estudo proporcionando uma melhor formação e experiência no IPCA, que todos os dias queremos fazer mais e melhor”.

O projeto da autoria do Arquiteto Pedro Magalhães foi materializado pela construtora civil, Costeira S.A., com fiscalização pela Câmara Municipal de Barcelos. Uma empreitada no valor total de cerca de 800 mil euros que não sofreu qualquer derrapagem orçamental.

INDÚSTRIA E OFICINA DO FUTURO NO MECHATRONICS

Foi criado no Mechatronics um laboratório de maquinação avançada com tecnologias exploratórias para a indústria 4.0 e com equipamento da HAAS e uma oficina automóvel equipada com a mais recente tecnologia da Bosch, recorrendo ao conceito Connected Repair. Estes laboratórios vão dar apoio à formação dos estudantes e ainda apoiar a inovação e transferência de tecnologia para a indústria num ambiente que vai fomentar o expectável para a indústria do futuro.

A Oficina Automóvel do Futuro agrega ainda a oferta de novas plataformas e serviços que acompanham as necessidades dos utilizadores de veículos mais recentes com as tecnologias de acionamento híbrido, elétrico e de célula de combustível, procurando pensar no futuro dos serviços da após-venda para a oficina de 2050.

O M-Factory Lab é um equipamento pioneiro, alinhado com o conhecimento e investigação já desenvolvidos pelo IPCA na digitalização e gestão dos processos industriais.

TIMELAPSE DO EDIFÍCIO: https://youtu.be/36IQv6dhuBw

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

ROTA DOS OFICIOS, DOÇARIA E VINHOS ESTIVERAM EM DESTAQUE | CASTELO DE PAIVA MARCA PRESENÇA NA 31ª EDIÇÃO DA BTL EM LISBOA

GONÇALO ROCHA QUER CONTINUAR A VALORIZAR A VERTENTE TURÍSTICA


O concelho de Castelo de Paiva está representado na 31ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira deste sector em Portugal, um certame anual com uma grandeza internacional, que congrega expositores nacionais e estrangeiros e que decorre nas instalações da FIL, com o presidente da edilidade paivense, Gonçalo Rocha, a destacar a importância da presença do município paivense nesta iniciativa de grande promoção turística, que serve, na sua opinião, para reforçar a aposta de afirmação pela positiva da Terra de Payva, divulgando e promovendo os grandes eventos da edilidade e aquilo que esta terra duriense tem de melhor.

Através do espaço único da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o concelho de Castelo de Paiva está novamente presente, naquele que é o salão referência para a indústria do Turismo Nacional, e nesta nova participação, Castelo de Paiva promoveu os produtos que, definitivamente, captam mais público para o território, nomeadamente a gastronomia, doçaria tradicional e vinhos, turismo de natureza e touring cultural e paisagístico, sendo que, neste enfoque, além de divulgar o que de melhor por cá se produz, com momentos de degustação, pretendeu-se ainda, divulgar Castelo de Paiva como destino atractivo para os apreciadores da natureza e dos diversificados desportos que por cá se praticam, e ainda divulgar os eventos que mais dinâmica conferem ao concelho, nomeadamente os festejos de S. João e a Feira do Vinho Verde, assim como com o Festival dos Rios Arda D’Ouro.

Na participação de Castelo de Paiva na BTL destacou-se a Rota dos Ofícios Tradicionais da Terra de Payva, recentemente apresentada, e a degustação de iguarias gastronómicas, acontecendo ainda, uma breve apresentação da Casa de Payva, com a realização de uma degustação de produtos regionais, doçaria e prova de vinhos verdes.

Para o autarca paivense Gonçalo Rocha, que se fez acompanhar da Vereadora do Turismo, Paula Meloé extremamente importante e crucial, que Castelo de Paiva possa continuar a mostrar o seu potencial, os seus recursos endógenos, insistindo na importância da concretização dos grandes projectos em curso e orientados para os Percursos Pedestres e relacionados para as temáticas dos rios, serra, vinhas e minas, procurando dar a conhecer aos visitantes um conjunto de actividades económicas das gentes paivenses, sempre prontas a receber e a dar o seu melhor a quem nos visita, sem esquecer o valor e a importância da Rota do Românico e a mais valia que tem para o município e para a região, não esquecendo, por ultimo, de evidenciar que, Castelo de Paiva é sempre uma terra que vale a pena conhecer, porque tem o essencial e uma grandeza fantástica, que são pessoas simples, humildes e muito acolhedoras, um património único de uma terra que se apresenta com alma e com chama e que sabe receber bem, apostando cada vez mais, num futuro mais promissor.

Considerando o sector do turismo essencial para ajudar a alavancar a economia local, o presidente Gonçalo Rocha mostrou-se orgulhoso com mais esta presença de sucesso edestacou que, outras acções de promoção turística do concelho serão concretizadas no corrente ano, evidenciando que estas presenças no palco da BTL em Lisboa são assumidas como oportunidade única e de excelência de mostrar Castelo de Paiva ao mundo, com aquilo que de melhor têm o município, com exposição de produtos regionais, com uma grande componente orientada para a gastronomia local, doçaria tradicional e os renomados e famosos vinhos verdes, bem como a vasta oferta hoteleira que o concelho já apresenta, salientando também, que o município tem muitas outras potencialidades turísticas que importa promover e dar a conhecer, acreditando que, depois desta acção de divulgação no maior certame de turismo do país, mais visitantes tenham vontade e o desejo de vir conhecer Castelo de Paiva.

O autarca deixou vincada a ideia da importância da estratégia turística do “Viver o Payva Douro “, recuperando raízes e o património histórico, puxando ainda mais pela valorização cultural, potenciando ainda mais as paisagens, uma gastronomia de excelência, vinhos muito apreciados, doçaria tradicional, produtos locais, artesanato, potenciando o crescimento  da hotelaria, da restauração e dinamização do comércio local.

Nesta participação, ficou evidente que a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa continua a acreditar no enorme potencial deste evento e, voltou a ter uma presença inovadora e competitiva, colocando a tónica no produto estratégico gastronomia e vinhos, em linha com outros projectos que tem vindo a desenvolver de promoção do vinho verde, aliando-lhe a gastronomia e a doçaria típica, bem como no turismo de natureza e no turismo cultural, associando-lhe o calendário de eventos e festividades regionais, contando com a participação de alguns dos melhores operadores turísticos e produtores, desta que é uma das regiões mais ricas, em beleza e diversidade de paisagens naturais.

A participação da CIM do Tâmega e Sousa na BTL 2019 insere-se na Operação “Tâmega e Sousa – Qualify and Brand On”, liderada pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, e cofinanciada pelo Norte 2020Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

No Teatro Garcia de Resende: Câmara dá a conhecer Diagnóstico Juvenil do Concelho


No Teatro Garcia de Resende: Câmara dá a conhecer Diagnóstico Juvenil do Concelho

O Teatro Garcia de Resende recebe hoje, ao longo de todo o dia, o Fórum Municipal de Juventude, promovido pela Câmara Municipal de Évora, no âmbito do Mês da Juventude, durante o qual foi apresentado o Diagnóstico Juvenil do Concelho.

O Diagnóstico que agora foi apresentado é composto por três volumes que materializam este objetivo. Encontram-se agora disponíveis os dados, recolhidos sob a forma de inquérito, relativos aos alunos do ensino secundário, aos jovens estudantes, trabalhadores e desempregados e aos jovens em Évora dos 15 aos 29 anos.

São abordados temas vários, sempre relacionados com a juventude, como vivem, o que fazem, como são os jovens eborenses, mas também quais são os seus anseios e preocupações.

Preparar um Plano Municipal para a Juventude numa região em que 22% da população tem mais de 65 anos (o dobro da percentagem nacional para a mesma faixa etária), coloca o foco na fixação e atracão de jovens para a nossa cidade. Daqui é possível extrair dados fundamentais para a perceção do que realmente interessa aos jovens, para que se fixem no nosso Concelho. Os dados recolhidos apontam inequivocamente para o emprego.

Este Diagnóstico, efetuado no início de 2018, contou com a colaboração de uma equipa multidisciplinar de investigadores da Universidade de Évora, composta por elementos afetos ao Departamento de Matemática e Centro de Investigação em Matemática e Aplicações e ao Departamento de Sociologia e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, que trabalharam em estreita articulação com os técnicos superiores da Divisão de Juventude e Desporto da autarquia.

Os resultados apresentados ontem pelos professores do Departamento de Matemática da Universidade de Évora, Paulo Infante, Anabela Afonso, Gonçalo Jacinto e Rosalina Rocha, Professora do Departamento de Sociologia da mesma Universidade, podem agora ser consultados em http://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/desportoejuventude/PMJ

Badajoz e Loures como “case study”

No período da manhã, que antecedeu a apresentação do Diagnóstico, o “Ayuntamiento” de Badajoz e a Câmara Municipal de Loures estiveram em destaque através da apresentação de Boas Práticas na área da Juventude. A sessão de abertura, perante uma plateia de alunos do ensino secundário que encheu por completo o Teatro Garcia de Resende, foi presidida pelo autarca de Évora, Carlos Pinto de Sá, enquanto a vereadora Sara Dimas Fernandes moderou as diversas intervenções.

Os diversos interlúdios artísticos estiveram a cargo dos alunos do curso profissional de artes de espetáculo da Escola Secundária André de Gouveia.

Destaque durante a tarde para a realização de 4 painéis de discussão temática, que contaram com ampla participação dos jovens eborenses. O Fórum culminou então com a apresentação do showcase Valas que animou o final dos trabalhos.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

No âmbito do projeto Tardes Comunitárias | Conferência sobre Qigong refletiu sobre Terapia Medicinal Chinesa milenar



Mais de 60 participantes assistiram à conferência Qigong – Terapia Natural Complementar Chinesa, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 13 de março.
O evento esteve inserido no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos” e teve a sua apresentação a cargo de Maria Helena Monteiro.
A sessão esteve repartida em duas vertentes, a teórica, em que a oradora partilhou com os presentes alguns conceitos básicos desta prática milenar, de origem chinesa, incidindo essencialmente na sua utilidade, como forma de terapia de autoajuda, e a componente prática, que se realizou no Parque de S. Mateus, e em que a oradora e os participantes executaram alguns exercícios práticos de Qigong.

Sobre Maria Monteiro
Maria Helena Monteiro é licenciada em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia do Porto. Foi diretora Técnica de Farmácia durante dezassete anos. Lecionou vários anos as disciplinas de Matemática e Ciências, a alunos do 2º CEB. Possui uma Especialização em Administração e Gestão de Escolas pela Universidade Católica, tendo pertencido à Direção do Agrupamento de Escolas de Mira, durante 10 anos.
Maria Helena Monteiro possui uma Especialização em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto (ICBAS). Leciona a disciplina de Terapias Naturais Complementares na Universidade Sénior de Mira, desde o ano letivo 2016-2017.

Sobre o Qigong
O Qigong (pronuncia-se "tchikon") é uma técnica terapêutica milenar oriunda da China. "Qi" significa energia, sopro vital, e "Gong" significa trabalho, cultivo, treino. Então entende-se o Qigong como o trabalho, treino e cultivo da energia vital na prática física e mental de cada um.
Os princípios desta terapia baseiam-se na filosofia Taoísta e na Medicina Tradicional Chinesa. A filosofia Taoísta, uma das mais antigas e conhecidas escolas de filosofia chinesa, tem conceitos que abarcam muitas práticas cada vez mais usadas no Ocidente, como o Feng Shui, a Acupuntura, o Tai Chi Chuan e outras artes Taoístas.
O Taoísmo promove a harmonia com a Natureza e o Universo, afirmando que os Seres Humanos são unos com a Criação e que tudo está em permanente mudança.

Em Tardes Comunitárias
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do tlf. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.
O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 


É Carnaval de Estarreja na BTL

A folia do Carnaval de Estarreja vai dar ritmo à BTL – Feira Internacional de Turismo, que se realiza até dia 17 em Lisboa. O Município de Estarreja volta a marcar presença naquele que é o principal ponto de encontro do setor.
Resultado de imagem para É Carnaval de Estarreja na BTL

O município estarrejense participa mais uma vez no evento inserido na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e integra um espaço dentro do stand do Turismo Centro de Portugal.

Campanha Ria de Aveiro Weekend

Esta sexta-feira, dia 15, das 14h00 às 16h00, haverá um momento dedicado à Ria de Aveiro, com o lançamento da Campanha “Ria de Aveiro Weekend” e a apresentação de Eventos e Mostra dos Produtos Gastronómicos Regionais. Os sabores do concelho estarão representados com o Mel do Antuã, a Cerveja Artesanal Tribo do Malte, o Pastel do Antuã e a tradicional Broa D’Avanca.

O Município irá oferecer entradas para a Casa Museu Egas Moniz, visitas guiadas ao BioRia no veículo elétrico e convites para os espetáculos no Cine-Teatro de Estarreja integrados na Programação Cultural em Rede da Região de Aveiro, entre de 10 a 12 de maio: PAIÃO, concerto de homenagem a Carlos Paião (10 maio); ESTEIROS (performance/visita guiada) audiowalk criado para a cidade de Estarreja, que documenta episódios marcantes da vida da cidade (11 de maio); VOAR! (dança / infantil) que tem como ponto de partida a paisagem natural da Ria para voos planados e pensamentos esvoaçantes (12 maio).

O samba e a folia animam a feira internacional

Como um dos principais carnavais do país, o Carnaval de Estarreja terá um momento próprio de promoção, no sábado, dia 16, às 20h30, com a atuação da Escola de Samba Trepa Coqueiro e do Grupo de Folia ZsaZsa’s, campeões da edição de 2019. Em 2020, o evento organizado pela Câmara Municipal de Estarreja em parceria com a Associação do Carnaval, e coproduzido pela comunidade estarrejense, o que lhe confere um carácter único, irá realizar-se entre 14 e 25 de fevereiro.

ObservaRia chama a atenção para o património natural
Para além do Carnaval, Estarreja divulgará outros eventos que se realizam no concelho, nomeadamente a ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair. Entre 11 e 14 de abril, a feira de turismo de natureza e observação de aves terá palestras, workshops, exposições, atividades de campo e passeios. A espanhola Marina Cano, fotógrafa de vida selvagem, o inglês Dominic Couzens, autor de livros de aves e colaborador na BBC Wildlife, e Carlos Bernardo, autor do blog "O meu escritório é lá fora", são alguns dos nomes que marcarão presença nesta edição.  

Festas com música e tradição

Concertos de Piruka (dia 14), The Gift (dia 15) e Toy (dia 16), Mercado Antigo (dias 8 e 9), animado por Augusto Canário na noite de sábado, Marchas Populares (dia 12), Bandas em Festa com mais de 150 músicos em palco (dia 13), tasquinhas de gastronomia regional e folclore são os principais momentos das tradicionais Festas de Santo António. De 8 a 16 de junho, Estarreja será um ponto de encontro e convívio nas suas festas populares que animam a cidade, com entradas livres.

Com uma atividade cultural intensa, não faltam propostas para quem visite Estarreja durante este ano: o Troféu Nacional de Samba, o GarciCup, o Festival de Avanca, a BioRace, o Estarrejazz e o Natalim são outros eventos que já se tornaram obrigatórios no calendário de eventos do Município.


Calendário dos principais eventos de Estarreja

ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair
11 a 14 de abril

Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja
8 a 16 de junho

Troféu Nacional de Samba
22 de junho

GARCICUP – Torneio Internacional de Andebol de Estarreja
29 de junho a 3 de julho

Festival AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia
24 a 28 de julho

BioRace Challenge – Corrida de Obstáculos
28 de setembro

EstarreJAZZ – Festival de Jazz de Estarreja
3 a 12 de outubro

NATALIM – Um Mundo de Sonhos que não tem fim!
30 de novembro 2019 a 6 de janeiro 2020

Carnaval 2020
14 a 25 de fevereiro

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/