sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Proença-a-Nova | inaugura novo mural de homenagem a figuras históricas da aldeia

A Maljoga ganhou um novo mural pintado pelo artista plástico João Gama, inaugurado a 15 de agosto, homenageando algumas figuras ligadas à história da aldeia. Esta iniciativa, promovida pela Associação Cultural, Recreativa e Social da Maljoga, insere-se no projeto Maljog’Art, integra também o anterior mural junto à sede da associação pintado pelo mesmo artista. 

Localizado no centro da aldeia, junto à pérgula da Rua Principal, o mais recente painel “pretende homenagear e enaltecer alguns ofícios e figuras que marcaram de modo indelével a história e tradições da nossa aldeia, figuras essas que estiveram ligadas de algum modo à casa que ali existiu e que foi doada à comunidade pelo António da Mata”, explica a direção da associação. O latoeiro, o cordoeiro ou o apicultor são alguns dos ofícios representados e que tiveram grande expressão, como por exemplo o cultivo do linho que deu origem ao fabrico de cordas, responsabilidade de um senhor invisual que entrançava os fios, e à riqueza de vegetação nas encostas onde sempre existiram muitas colmeias. Prevê-se ainda intervenções em palheiros, na fonte de São Pedro e a manutenção e limpeza do moinho e forno comunitários, além da conclusão da Monografia Histórica da Maljoga até ao final deste ano. 

Para além deste conjunto de iniciativas e encontros culturais, desenvolvido ao longo dos últimos três anos, o projeto prevê também a realização de encontros vários com os residentes e visitantes da Maljoga, com a partilha de histórias e vivências e de momento culturais - música, leitura e teatro na aldeia. O Maljog’Arte é um projeto de intervenção artística que se insere numa abordagem de recuperação da memória imaterial da aldeia, iniciada em 2017 com a pintura do mural na entrada da aldeia de autoria de João Gama. Algumas das iniciativas programadas para este ano foram canceladas ou adiadas devido à atual pandemia.

Empresários dizem que fim da quarentena britânica é “bom sinal” para a economia algarvia

O presidente da Confederação dos Empresários do Algarve (CEAL) considerou hoje um “bom sinal para a economia do Algarve" o levantamento pelo Reino Unido da quarentena imposta a viajantes com origem em Portugal devido à pandemia da covid-19.

“Era uma decisão esperada há muito tempo, porque não fazia grande sentido essa penalização para os viajantes oriundos de Portugal, sendo uma decisão boa para Portugal e para o Algarve, porque poderá beneficiar bastante a época de golfe que se aproxima”, disse à agência Lusa o presidente da CEAL, Carlos Luís.
Na opinião do dirigente da confederação dos empresários algarvios, a decisão do Governo britânico “já não vem salvar muita coisa em termos de verão, mas pode ajudar na recuperação da economia nos próximos meses”.
Nesta altura, quem tinha de reservar férias para o verão já reservou para outros lados, pagou e não vai anular para vir para o Algarve. A região poderá beneficiar, contudo, é das reservas de última hora para o mês de setembro, mas o verão já está perdido”, recordou.
Para Carlos Luís, a medida pode vir a beneficiar a época de golfe, que começa a partir de outubro, ressalvando que a época de verão “pode ser salva, minimamente, se os irlandeses acompanharem os britânicos nessa decisão”.
“Os mercados britânico e o irlandês são os mais importantes de golfe e aí poderemos salvar a época. Mas, tudo depende do planeamento que as pessoas fizeram, porque as coisas não podem ser mudadas de um momento para o outro, porque têm custos, custam dinheiro”, concluiu.
O Governo britânico incluiu na quinta-feira Portugal na lista dos países com “corredores de viagem” para Inglaterra cujos passageiros ficam isentos de cumprir uma quarentena de duas semanas imposta devido à pandemia covid-19, a partir de sábado.
Pelo contrário, Croácia, Áustria e a ilha de Trinidad e Tobago, nas Caraíbas, foram retiradas da lista devido ao crescente número de infeções, tal como aconteceu na semana passada com França, Países Baixos, Mónaco, Malta, as ilhas Turcas e Caicos e Aruba, e anteriormente com Bélgica, Andorra, Bahamas, Espanha e Luxemburgo.
O Reino Unido introduziu a necessidade de autoisolamento por 14 dias a todas as pessoas que cheguem do estrangeiro ao Reino Unido em 08 de junho para evitar a importação de infeções, mas um mês depois isentou cerca de 70 países e territórios, considerados de baixo risco.
A isenção de quarentena é acompanhada com a mudança do conselho do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) contra as viagens não essenciais para aqueles destinos, importante para efeitos de seguro de viagem.
Lusa

Buscas por surfista em Gaia infrutíferas e bombeiros creem que houve falso alarme

Os bombeiros vão manter por mais algum tempo o patrulhamento na zona costeira da Granja, em Vila Nova de Gaia, na sequência de um alerta para o desaparecimento de um sufista, mas já admitem tratar-se de falso alarme.
“Até agora as buscas foram infrutíferas. Vamos manter o patrulhamento com uma moto-4, embora estejamos a encarar a situação como falso alarme”, disse o comandante dos Bombeiros da Aguda, Olímpio Pereira.
Um popular alertou as autoridades, cerca das 11:40, para o possível afogamento de um surfista uma zona próxima da Piscina da Granja, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, tendo sido acionados de imediato os meios de salvamento.
O alerta recebido relacionava-se com um sufista que estava com dificuldade em chegar a terra. Enviamos logo para o local, junto à Piscina da Granja, um moto de salvamento, uma moto-4 e uma ambulância.”, contou a fonte, explicando que nada foi encontrado.
Lusa

Ausência de festivais de música gera perdas de milhões de euros nos concelhos

A ausência de alguns dos principais festivais de música em Portugal, devido à pandemia de covid-19, gerou perdas de vários milhões de euros nas regiões que os costumam receber, disseram à Lusa cinco municípios.

A pandemia de covid-19 levou ao cancelamento, adiamento ou remodelação de eventos que, ano após ano, atraíam centenas de milhares de pessoas a diversos pontos do país, ao longo de vários dias.
A Norte, os presidentes das câmaras municipais de Paredes de Coura e de Caminha estimaram à Lusa perdas de cerca de sete milhões de euros com a não realização dos festivais previstos este mês e adiados para 2021.
"Se contabilizarmos que cada pessoa que frequenta o festival tem um gasto médio diário de 50 euros (que é uma quantia conservadora) teremos um impacto económico para a região perto dos cinco milhões de euros. Isto é uma perspetiva que peca por defeito porque alguns milhares de jovens chegam a Paredes Coura duas semanas antes. O que indicia que este valor pode atingir outras proporções se atendermos ao facto que a estadia de muitas pessoas varia entre os quatro a 16 dias", disse à agência Lusa o presidente da câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira.
O festival de Paredes de Coura estaria a decorrer por estes dias, mas foi adiado para 2021, à semelhança do de Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, que deveria decorrer entre os dias 27 e 29 deste mês.
O presidente da câmara de Caminha, Miguel Alves, calculou uma perda de receitas da ordem dos dois milhões de euros, mas sublinhou "ser difícil estimar o impacto real" da não realização do evento de música.
"O problema maior está no impacto indireto para a economia. Só no ano passado, a propósito do festival, foram produzidas 966 notícias, 24 horas em direto nas rádios e 14 horas em direto nas televisões. Isso representa um valor de 17,7 milhões de euros em retorno de comunicação nos 'media' para o concelho de Caminha", destacou o socialista.
Mesmo sem aquele que é considerado o pai dos festivais portugueses, nascido em 1965, Miguel Alves referiu que, "este verão, há muita gente em Caminha, bem mais do que as melhores expetativas", considerando que este movimento "cobre grande parte da perda estimada".
Em Vilar de Mouros, "não existe parque de campismo, mas tem estado muita gente na praia fluvial onde, este verão, se registou mais vezes lotação máxima, tendo sido necessário içar a bandeira vermelha". "Isso já aconteceu por 11 vezes até agora", reforçou.
Em Paredes de Coura, segundo o socialista Vítor Paulo Pereira, o impacto atinge sobretudo o "alojamento, restauração e distribuição", mas a não realização do evento afeta "todos os negócios".
O autarca estima que "no caso dos cafés, bares e dos restaurantes" aquele movimento representava "50 a 60% da faturação anual".
Há mais de 20 anos na Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira (Beja), o Festival Sudoeste já faz parte da paisagem e, após 23 edições, este foi o primeiro ano em que os milhares de jovens não invadiram a Herdade da Casa Branca.
O impacto económico do cancelamento de um dos festivais mais visíveis do panorama musical português neste território "não é fácil de quantificar", dizem os responsáveis locais tendo em conta que, ao contrário do esperado, o verão "até está a ser positivo" para o setor do turismo.
"Não é fácil quantificar o impacto e aquilo que podemos avaliar resulta das conversas que temos tido com os empresários locais que conseguiram reinventar a sua oferta. A perceção que temos é que a procura não se ressentiu, os alojamentos estão lotados, as praias têm tido muita gente e os restaurantes estão a funcionar muito bem", disse à agência Lusa o vice-presidente da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso.
Um estudo divulgado no ano passado pela Câmara Municipal de Odemira sobre o evento de 2017 dava conta de que o festival tinha tido um impacto económico direto naquele concelho do litoral alentejano de dois milhões de euros (considerando gastos fora do recinto) e de 3,8 milhões de euros (considerando gastos dentro e fora do recinto).
"É evidente que o festival Sudoeste tem um impacto direto muito importante mas também tem um impacto indireto muito relevante, quiçá se a procura que estamos a viver agora não tem a ver com a notoriedade que o festival deu a esta costa e as pessoas quiseram procurar praias com menos gente e restaurantes com menos filas", frisou.
Já o cancelamento do Festival do Crato, no distrito de Portalegre, devido à pandemia de covid-19, poderá ter provocado perdas na economia local até um milhão de euros, segundo fonte do município.
"Relativamente à economia local nós estimamos que possa existir perdas diretas e indiretas entre os 500 mil euros e um milhão de euros", lamentou o presidente do município do Crato, Joaquim Diogo, em declarações á agência Lusa.
O autarca sublinhou que "não há uma estimativa real" em termos de perdas, mas que existe "uma perda nítida" em termos de posicionamento da marca deste festival de música, sendo este fator "irredutível, mas não é imensurável".
O município do Crato esperava ainda encaixar com a edição deste ano do festival uma receita de 650 mil euros.
"Estamos a falar diretamente em termos de receita de 650 mil euros, mas também não temos despesa", acrescentou.
Por seu lado, a Câmara Municipal de Tomar reconhece que o "impacto significativo" da não realização do festival Bons Sons, na aldeia de Cem Soldos, se traduz quer em termos económicos quer "ao nível da promoção do concelho, significativo para um território que tem no turismo uma das suas mais-valias".
Sem quantificar valores (estimados pela organização em 3,5 milhões de euros), o vice-presidente da câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, disse à agência Lusa que "a presença de milhares de festivaleiros no concelho contribuía de forma direta e bastante relevante para a economia local", sobretudo a nível de "dormidas, restaurantes e supermercados".
Lusa

TAPE JUNK COM FRANKIE CHAVEZ AQUECEM VERÃO DA COVILHÃ

A 5ª noite de “Verão no Centro Histórico” vai contar com a estreia na cidade de uma das propostas musicais mais entusiasmantes da atualidade. No próximo sábado, 29 de agosto, no largo atrás da Câmara Municipal, Tape Junk, projeto musical de João Correia, apresenta-se em versão duo com um dos melhores guitarristas portugueses: Frankie Chavez. As canções folk/rock de Tape Junk, com influências de bandas como os Pavement, Rolling Stones ou Velvet Underground, vão marcar um concerto que promete ser um dos grandes momentos desta 3ª edição do “Verão no Centro Histórico”. 

A noite começa às 21H30, com nova Visita Guiada Virtual, encenada por Joana Poejo (ASTA), que de forma didática e divertida nos apresenta mais história(s) da Covilhã. 

Para assistir ao evento, é obrigatório adquirir gratuitamente bilhetes em www.veraonocentrohistorico.pt

Devido à crise pandémica que ainda atravessamos, torna-se necessário adotar um conjunto de medidas para garantir a segurança de todos. A lotação dos espetáculos é limitada, com lugares sentados, em cadeiras desinfetadas, assegurando a distância entre lugares. 

O recinto abre às 21h00. O espetáculo é composto por duas partes (visita virtual encenada + concerto) e inicia às 21h30, pelo que se apela à pontualidade dos espetadores e à permanência nos respetivos lugares até ao final. Está disponível no local sinalética com as regras e as recomendações da DGS, bem como dispensadores de álcool-gel. O uso de máscara é obrigatório para deslocações dentro do recinto. 

O “Verão no Centro Histórico” é um evento organizado pelo Município da Covilhã, que se realiza todos os sábados, até 12 de setembro, aliando o melhor do património histórico e do teatro ao melhor da nova música nacional e local.

“PRIO AIR SHOW”, BÁRBARA TINOCO E “GANDA MALUCOS”


Dunas de São Jacinto” prepara fim de semana
de animação para toda a família 

A edição 2020 do Festival Dunas de São Jacinto prossegue durante todo o fim de semana, 22 e 23 de agosto, com destaque para o regresso do “PRIO Air Show”, a atuação de Bárbara Tinoco e dos “Ganda Malucos”, em Trio Elétrico.
Este sábado, dia 22 de agosto, teremos a segunda edição de um dos principais sucessos da edição do último ano, o PRIO Air Show na baía de São Jacinto, pelas 15 horas.
Numa parceria entre a Câmara Municipal de Aveiro e a empresa PRIO, São Jacinto será uma vez mais, palco da adrenalina dos voos acrobáticos de várias aeronaves, num evento que junta diversas companhias aéreas portuguesas. A PRIO participará nesta tarde de adrenalina com o seu avião, aos comandos do Comandante Luís Garção.
Antes, pelas 14h45 teremos um espetáculo de lançamento de paraquedistas, com o apoio do Regimento de Infantaria n.º10 e que será de aquecimento para o momento de entrada dos aviões no Festival.
Às 17 horas será a vez do Dj Mexican Job animar o Palco Ondas e às 21 horas teremos um Trio Elétrico a percorrer as principais vias de São Jacinto, animado pela artista BÁRBARA TINOCO.
A noite de dia 22 de agosto terminará com o segundo espetáculo piromusical do Aeroshow.
No domingo, dia 23 de agosto, o destaque vai para o espetáculo musical dos “Ganda Malucos”, também em Trio Elétrico, a partir das 17 horas, sendo que a edição de 2020 do Festival Dunas de São Jacinto terminará, pelas 19 horas, com uma performance artística na Avenida Marginal.

O evento tem em 2020 uma Edição Especial adaptando-se às limitações impostas pelo Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.

FESTIVAL DUNAS DE SÃO JACINTO
21 a 23 de agosto
Entrada livre

Mais de 65 mil visitas à 29º Feira do Livro de Braga


Desde o arranque daquela que é a primeira edição 100% virtual da Feira do Livro de Braga somam-se mais de 65 mil visitas, de mais de 16 mil visitantes.

A Feira do Livro de Braga 2020 que se prolonga até ao próximo dia 3 de setembro, continua a sua atividade com uma diversificada programação cultural através das plataformas digitais [www.facebook.com/FeiraDoLivroDeBraga]. A atividade cultural e os espaços digitais das livrarias, alfarrabistas e editoras desta edição mantem-se em alta, com o retorno de vários visitantes, o que se traduz em mais de 65 mil visitas até à data de hoje.

No que diz respeito à programação cultural, o mecenas dstgroup dará continuidade às rubricas “Livros com RUM”, à demonstração de algumas peças de música do Conservatório Calouste Gulbenkian, às entrevistas e debates criativos da zet gallery e à leitura de diversos textos de autores clássicos e contemporâneos da Companhia de Teatro de Braga. Em paralelo e no âmbito da programação cultural da Feira do Livro de Braga, a divisão da Cultura da Câmara Municipal promove a rubrica infantil “Dentro do Baú” e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, apresenta uma série de iniciativas presenciais como as “Conversas sobre literatura e artes”, “A Hora do conto” e a apresentação do livro infantil “O Pirilampo da Rita”.

Recorde-se ainda que esta edição acontece a partir de uma visita virtual em https://bit.ly/VirtualTour-FLB e que as vendas por parte dos expositores na Dott.pt em https://dott.pt/pt/campaign/feira-do-livro-de-braga,

Programa Feira do Livro de Braga | 21 de agosto a 3 de setembro de 2020

21 de agosto
21h00 | CTB: 40 anos - 40 textos - Companhia de Teatro de Braga
21h30 | Tertúlia | Processos de Criação Artística com José Luandino Vieira, Alberto Péssimo, Rui Madeira e Paulo Bragança. Moderador Dr. Nuno Higino – dstgroup

22 de agosto
11h00 | AGORA PERGUNTO EU! Com Camila de Campos & Ana Pais Oliveira – zet gallery
21h30 | Tertúlia | Processos de Criação Artística com José Luandino Vieira, Alberto Péssimo, Rui Madeira e Paulo Bragança. Moderador Dr. Nuno Higino – dstgroup
21h00 | CTB: 40 anos - 40 textos - Companhia de Teatro de Braga

23 de agosto
11h00 | Dentro do Baú - Histórias encenadas para a Infância – Câmara Municipal de Braga
21h00 | CTB: 40 anos - 40 textos - Companhia de Teatro de Braga
21h30 | 1º ciclo compilação - Classe de Trombone acompanhamento de piano - Conservatório de Braga Calouste Gulbenkian

24 de agosto
18h00 | Vídeo de Artista – Rafael Oliveira - zet gallery
21h00 | CTB: 40 anos - 40 textos - Companhia de Teatro de Braga

25 de agosto
21h00 | CTB: 40 anos - 40 textos - Companhia de Teatro de Braga

26 de agosto
21h00 | Conversas sobre Literatura e Artes – Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (presencial)
21h30 | Livros com RUM, com Filipa Leal – dstgroup

27 de agosto
21h00 | CTB: 40 anos - 40 textos - Companhia de Teatro de Braga
21h30 | Livros com RUM, Luísa Costa Gomes (vencedor XX GPL – 2015 com Claúdio e Constantino – dstgroup

28 de agosto
21h00 | CTB: 40 anos - 40 textos - Companhia de Teatro de Braga
21h30 | Apresentação de “Fideliche” realizado por Alexej Shipenko e co-produzido pela CTB – Companhia de Teatro de Braga

29 de agosto
16h00 | Hora do Conto – Ensinamento de Santiago de Ana Caridade – Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (presencial Jardins do Museu dos Biscainhos)
21h00 | CTB: 40 anos - 40 textos - Companhia de Teatro de Braga

30 de agosto
11h00 | Dentro do Baú - Histórias encenadas para a Infância – Câmara Municipal de Braga
21h00 | CTB: 40 anos - 40 textos - Companhia de Teatro de Braga
21h30 | Serenata Orquestra de cordas - Conservatório de Braga Calouste Gulbenkian

01 de setembro
16h00 | Apresentação do Livro infantil “O Pirilampo de Rita” – Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (presencial)
21h30 | Livros com RUM (emissão a definir) – dstgroup

03 de setembro
21h30 | Livros com RUM (emissão a definir) – dstgroup

A PREVIDÊNCIA PORTUGUESA E A FARMÁCIA LINO FAZEM PARCERIA

A APP e a Farmácia Lino, em Santa Maria da Feira, desenvolvem parceria com benefícios exclusivos para os Associados d´APP.

A APP concretizou uma nova parceria na área da saúde. O novo Protocolo de Colaboração com a Farmácia Lino, situada em Santa Maria da Feira, vem solidificar e tornar mais abrangentes as colaborações d’APP nesta região. Esta nova parceira oferece condições especiais aos Associados d´APP, como 10% de desconto em suplementos alimentares, oferta de 15 cêntimos em todas as compras, que serão debitados num cartão exclusivo da farmácia, podendo utilizar-se o valor acumulado numa compra posterior. Ainda, tem acesso a um serviço de entregas gratuitas em Santa Maria da Feira e São João da Madeira.

Ser associado APP permite ter acesso não apenas a uma rede de informação especializada em serviços de poupança, saúde e educação, mas também à melhor rede de Parceiros, com ofertas únicas. Benefícios exclusivos com poupanças muito assinaláveis, são as principais vantagens do plano estratégico de reforço dos benefícios para os Associados, que a APP tem vindo a implementar.

Para mais informações sobre os Parcerios APP consulte o site: www.aprevidenciaportuguesa.pt

Ansião | Autarquia isenta transportes escolares no ensino secundário

O Município de Ansião vai isentar o pagamento do transporte escolar a todos os alunos que frequentam o ensino secundário em estabelecimentos de ensino da rede pública e privada do concelho, excetuando o já comparticipado, financiado ou financiável por bolsas, programas nacionais ou comunitários. 

Num investimento anual superior a 30 mil euros, a deliberação foi tomada pelo executivo no passado dia 17 de agosto no âmbito das competências da Câmara Municipal em matéria de educação. 

Esta medida representa a comparticipação dos 50 % do custo com o transporte escolar de todos os alunos do ensino secundário até agora assegurados pelas famílias. 

Consciente das despesas acrescidas que a escolaridade obrigatória poderá acarretar aos agregados familiares, entendeu o município investir neste reforço de medidas de apoio às famílias, prosseguindo a criação de condições favoráveis à sua fixação no concelho. 

Trata-se igualmente de um fator promotor do sucesso escolar, determinante na promoção da igualdade de oportunidades no acesso à educação e da inclusão social, e um importante instrumento de coesão social e territorial.

Cantanhede | Requalificação da rede viária


Câmara abre procedimento para União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça

O Município de Cantanhede continua a lançar procedimentos e a adjudicar empreitadas no âmbito do plano de intervenção de reabilitação da rede viária do concelho. A requalificação da Rede Viária na União de Freguesias Cantanhede e Pocariça – 1ª fase, já se encontra em procedimento concursal e tem um investimento previsto de 361.007,80 euros.
Foi definido um plano de intervenções, depois das obras de melhoria nas instalações e água e saneamento, que, depois de concluídas, possibilita a reabilitação das vias.
Assim, no que diz respeito à União de Freguesias considerou-se a necessidade de, nesta fase, intervir em dois trechos:
- no Trecho da Rua 1.º de Maio até à Rotunda S. José (Quinta da Pintora), em Cantanhede, na União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça (com PK0+000 no entroncamento com a Rua 1.º de Maio, prolongando-se por 1140m);
- no Trecho da Rua António Lima Fragoso, na Pocariça (Ciclovia e Pavimento), na União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça (na parte do Pavimento com PK0+000 junto à rotunda da EN 234, prolongando-se por 1130m e na parte da Ciclovia com uma extensão total de 917 metros).
O prazo de execução desta obra é de 180 dias seguidos e contempla ainda a sinalização horizontal de todas as ruas.


Cantanhede | Requalificação da rede viária


Câmara adjudica requalificação viária para a freguesia de Murtede
O Município de Cantanhede continua a lançar procedimentos e a adjudicar empreitadas no âmbito do plano de intervenção de reabilitação da rede viária do concelho. A Requalificação da Rede Viária na freguesia de Murtede, pelo valor total de 349.824,38 euros, ficando apenas a faltar a assinatura do auto de consignação para o início das obras.
Importa salientar que as intervenções a executar situam-se nos quatro locais discriminados:
- no Trecho da Estrada Murtede / Enxofães, na Freguesia de Murtede (com PK0+000 junto ao cemitério de Murtede, prolongando-se por 1555m);
- no Trecho da Estrada Murtede / Escapães / Sepins, na Freguesia de Murtede (com PK0+000 no entroncamento da Rua das Almas com a Rua da Fonte, em Murtede, prolongando-se por 2700m);
- no Trecho da Rua do Tojal, na Zona Industrial de Murtede, na Freguesia de Murtede (com PK0+000 na Rua doTojal, prolongando-se por 682m);
O prazo de execução desta obra é de 180 dias seguidos e contempla ainda a sinalização horizontal de todas as ruas.


Presidente da República veta alterações à Lei da Nacionalidade: “É injusta”

O Presidente da República vetou o diploma da Assembleia da República que altera a Lei da Nacionalidade, informou hoje o Palácio de Belém.

Numa nota publicada no portal da Presidência da República na Internet refere-se que Marcelo Rebelo de Sousa "devolveu, sem promulgação, o Decreto da Assembleia da República que procede à nona alteração à Lei n.º 37/81, de 3 de outubro, que aprova a Lei da Nacionalidade".
O diploma, cuja primeira versão data de 1981, foi aprovado em 23 de julho pelo parlamento com os votos da esquerda e do PAN, em votação final global, e permite que os filhos de imigrantes a viver em Portugal há um ano sejam portugueses. Os deputados de PSD, CDS-PP, Iniciativa Liberal e Chega votaram contra.
O chefe de Estado, na carta enviada ao Presidente da Assembleia da República refere-se “às normas constantes dos n.º 4. e 5. do artigo 3º. e do nº. 2 do artigo 9º”.
Preveem essas normas a dispensa de aplicação do regime genérico quanto a casais ligados por matrimónio ou união de facto com filhos em comum, filhos esses dispondo de nacionalidade portuguesa. Afigura-se-me politicamente injusto, porque desproporcionado, desfavorecer casais sem filhos, bem como, sobretudo, casais com filhos, dotados de nacionalidade portuguesa, mas que não são filhos em comum”, lê-se na missiva.
Para Rebelo de Sousa, “a como que presunção material de maior coesão ou estabilidade nos casais com filhos, e, neles, com filhos em comum - filhos esses dotados de nacionalidade portuguesa - é levada longe de mais”.
O Presidente da República exemplifica: “é claramente o caso se houver filho ou filhos nacionais portugueses mas que não são em comum do casal” e “também, em casais sem filhos, e que, em muitos casos, os não podem ter”.
O decreto será agora reapreciado pelos deputados após o reinício dos trabalhos na Assembleia da República, a partir de setembro.
Lusa

CDS quer saber se Governo tem fiscalizado águas do rio Cértima e Pateira de Fermentelos

O deputado do CDS João Pinho de Almeida enviou ao Ministro do Ambiente e Ação Climática várias questões sobre o rio Cértima e a Pateira de Fermentelos. Em causa "estão os episódios recorrentes de descargas de efluentes no rio Cértima e que, se nada for feito, poderão prejudicar gravemente o equilíbrio ecológico da Pateira de Fermentelos".

São 13 as perguntas colocadas ao ministro por João Pinho de Almeida:
1- Tem V. Exa conhecimento se está prevista a ligação do saneamento dos concelhos de Anadia e Mealhada ao Sistema Multimunicipal de Saneamento do Centro Litoral de Portugal / Águas do Centro Litoral? Se sim, para quando?
 2- Se não, já houve alguma manifestação de intenção por parte dos dois municípios em aderir ao Sistema?
 3- Estão identificadas outras eventuais fontes de poluição pontual ou difusa do rio Cértima?
 4- Que tipo de fiscalização tem sido realizada com o objetivo de identificar os responsáveis pelo despejo de efluentes nas águas do Cértima? Com que regularidade e com que resultados?
 5- Quantos autos foram já levantados e quantos tiveram seguimento?
 6- Quantas queixas foram já apresentadas, relacionadas com descargas no rio Cértima? Que seguimento tiveram?
 7- Como, e com que periodicidade, é que são controlados os níveis de poluição das águas no rio Cértima?
 8- Com que frequência tem sido feita a recolha de amostras para análise da água no rio Cértima? Com que resultados?
 9- As ações de fiscalização têm incluído as ETAR da zona?
 10- Pode V. Exa confirmar se as ETAR cumprem os Valores Limite de Emissão (VLE) estipulados na licença de descarga e na legislação?
 11- Pode V. Exa confirmar que todas se encontram a funcionar em boas condições ou, pelo contrário, se estão subdimensionadas?
 12- Considera V. Exa. um programa de reabilitação e de intervenção global na Pateira de Fermentelos direcionado sobretudo às pragas invasoras, nomeadamente jacintos-de-água?
 13- Caso o Governo não tenha possibilidade de o fazer – e uma vez que V. Exa defende, e bem, que estas intervenções são muito mais bem conseguidas se forem conduzidas ao nível local com um melhor acompanhamento da empreitada – considera viável o mesmo tipo de apoios técnico e financeiro dados para a intervenção de reabilitação e valorização ecológica do rio Cértima, para que as autarquias possam avançar com a intervenção na Pateira?
Com o título «Descargas seguem para os rios sem controlo», e citando o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Águeda, o Diário de Aveiro dá conta de que «o rio Cértima, que desagua na Pateira, em Espinheiro, “não tem caudal suficiente para diluir” os despejos de efluentes de privados, ilegais, e das descargas das estações de tratamento dos municípios de Anadia e Mealhada, que não integram o Sistema Multimunicipal de Saneamento do Centro Litoral de Portugal.»
O autarca defende, por isso, e desde logo, a ligação do saneamento de Anadia e Mealhada à Águas do Centro Litoral, correndo-se o risco de a situação se manter, levando à destruição do rio e da sua fauna e flora.
As descargas são contínuas e tornam infrutífero o esforço dos municípios em tentar manter o rio Cértima limpo.
O autarca apela também a uma maior «intervenção das autoridades fiscalizadoras no sentido de identificarem e atuarem perante os privados que despejam os efluentes, embora tenham passado pelas estações de tratamento.»  O texto refere que já foram apresentadas queixas junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), GNR e outros organismos ligados aos recursos hídricos, mas sem sucesso.
Além da poluição, os cursos de água que envolvem a Pateira são também vítimas de plantas infestantes e invasoras, como é o caso do jacinto-de-água.
Aliás, já em dezembro de 2019, o deputado abaixo-assinado questionou o Senhor Ministro do Ambiente e Ação Climática sobre a praga de jacinto-de-água no distrito de Aveiro, incluindo a Pateira.
Na resposta, recebida em fevereiro deste ano, o Gabinete do MAAC reconhece que «o problema é conhecido, com forte expressão no rio Águeda, rio Cértima, incluindo a Pateira […].» Refere-se depois que é do conhecimento da tutela «que a Câmara Municipal de Águeda desenvolve um conjunto de ações de controlo e remoção do jacinto-de-água no rio Cértima, na área da Pateira de Fermentelos […], e que «no âmbito dessas ações o ICNF, sempre que solicitado pela autarquia, fez o acompanhamento técnico […].»
Em março, o Senhor Ministro do Ambiente e Ação Climática visitou os trabalhos efetuados no âmbito do projeto de reabilitação e valorização ecológica do rio Cértima, iniciado em outubro do ano passado. Uma intervenção de 9,3 quilómetros, que resultou de uma empreitada promovida pelos municípios de Oliveira do Bairro e de Águeda, com financiamento do Fundo Ambiental.
Na altura, afirmou que «foi fundamental que tenham sido as autarquias a assumir a obra e a vontade de o fazer em conjunto. Nós demos todo o apoio técnico e demos apoio financeiro, porque acreditamos que estas intervenções são certamente muito mais bem conseguidas se forem conduzidas ao nível local porque podem fazer o melhor acompanhamento da empreitada.»
Os recorrentes episódios de contaminação da linha de água foram, aliás, uma das razões que motivaram este projeto, num curso de água que é estruturante dos ecossistemas ribeirinhos da zona, incluindo, naturalmente, a lagoa da Pateira de Fermentelos. Isso mesmo foi reconhecido pelo Governo no Despacho n.º 8626/2019, de 30 de setembro, ao referir-se que a não intervenção no rio Cértima comprometeria «o equilíbrio ecológico da Pateira de Fermentelos, considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica, foi classificada como Zona Húmida de Importância Internacional pelo Comissariado Internacional da Convenção de Ramsar.»
Infelizmente, as descargas continuam, de acordo com denúncias, cada vez com mais frequência, tendo já havido registo irritações de pele e olhos em atletas da ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira, sentidas em consequência dos treinos na lagoa da Pateira.
Situada no triângulo dos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, a lagoa da Pateira insere-se na bacia hidrográfica do rio Cértima a qual, por sua vez, se insere na bacia hidrográfica do rio Águeda e esta, na bacia do rio Vouga. Representa uma área sensível e uma importante zona húmida, acolhendo habitats, ecossistemas e espécies com estatutos de proteção nacional e internacional.
A poluição do rio Cértima será sempre altamente prejudicial para este ex-libris natural, que tanta gente atrai.
O CDS entende – e não deixará de reiterar sempre que necessário for – que a valorização dos rios e das suas margens, nomeadamente com intervenções de preservação da biodiversidade, é essencial em toda a sua extensão.

Câmara de Anadia “investe na regeneração urbana e qualificação do território”

Comunicado da Câmara Municipal de Anadia:

"O Município de Anadia tem vindo a realizar um forte investimento na regeneração urbana e qualificação do território um pouco por todo o concelho.
Um dos desideratos do executivo municipal com este investimento é criar condições que contribuam para melhorar a qualidade de vida e o equilíbrio psicossomático dos seus habitantes, capaz de gerar mais um fator de atratividade que contribua para a fixação de população.
As intervenções de reabilitação têm vindo a realizar-se em vários pontos do concelho, designadamente nas principais artérias da cidade de Anadia, na Curia, Sangalhos, Pedralva, Famalicão, Vilarinho do Bairro, entre outras localidades.
Com o intuito de dar continuidade a este trabalho, a autarquia aprovou, na sua última reunião de executivo, a aquisição de um prédio misto, na localidade de Paredes do Bairro, com uma área total de 1.470 m2, junto à Igreja matriz, a fim de promover a requalificação do centro cívico do lugar, por forma a criar um espaço mais urbano e organizado, quer a nível de rodovia e passeios, permitindo assim dignificar aquele espaço, salvaguardando as condições de segurança e acessibilidades de todos os utilizadores, tornando o local mais atrativo para viver.
Ainda neste âmbito e aproveitando a requalificação urbana na Rua São José de Cluny, que se encontra a

decorrer no lugar de Famalicão, o executivo aprovou a aquisição de dois prédios urbanos, no centro daquela localidade, com uma área total de 190 m2, que vai permitir resolver os problemas de estacionamento e melhorar as condições de segurança rodoviária, por meio do alargamento da plataforma rodoviária, suprindo assim alguns constrangimentos do aglomerado da localidade de Famalicão, na medida em que se conseguirá melhorar a organização do espaço público, proporcionando benefícios fundamentais para a qualidade de vida das populações, tornando o aglomerado urbano mais atrativo para viver".

Taylor Swift doa mais de 25 mil euros para ajudar estudante portuguesa

Vitória Mário é portuguesa e vive há quatro anos em Londres. Com o sonho de estudar matemática na Warwick University, a estudante criou uma angariação de fundos para que tal seja possível — e a cantora Taylor Swift doou mais de 25 mil euros.

Conta o The Guardian que a aluna portuguesa a viver no Reino Unido não era elegível para financiamento do governo e que a sua família não tinha condições para a apoiar nos estudos na Warwick University.
Para que tal acontecesse, Vitória Mário, de 18 anos, estimava precisar de 40 mil libras para quatro anos na Universidade. E isso só seria possível com uma campanha.
Na plataforma de angariação de fundos, Vitória contou o seu percurso até então. "Embora a minha história não seja única, o sonho de me tornar matemática não é apenas uma oportunidade de mobilidade social para a minha família e para mim, mas de inspirar as pessoas que estiveram em posições semelhantes a aspirar a ser a melhor versão de si próprias", escreveu, referindo ter sido sempre uma boa aluna e ter chegado a Inglaterra sem saber inglês, já conseguindo agora bons resultados.
A cantora Taylor Swift viu a história na plataforma Go Fund Me e decidiu ajudar, deixando um comentário que explica o donativo. "Vitória, deparei-me com a tua história online e estou tão inspirada pela tua vontade e dedicação em transformar os sonhos em realidade. Quero oferecer-te a quantia que falta. Boa sorte com tudo o que fazes! Com amor, Taylor", escreveu a cantora, que fez uma doação de 23.373 libras, um valor superior a 25 mil euros.
Segundo contou ao site britânico iNews, a estudante foi viver para Londres com um tio há quatro anos, uma vez que a mãe considerava que em Portugal não teria as condições necessárias para os seus estudos. "Vim de um meio pobre, e a minha escola era considerada média. Sempre fui uma boa aluna em Portugal, mas a minha mãe sabia que não seria suficiente para me ser garantida uma boa carreira", explicou, dizendo que a mãe ficou em Portugal e que o seu pai morreu.
No Twitter, a jovem portuguesa já agradeceu o donativo da cantora. "Eu não teria alcançado o meu objetivo tão rapidamente se não fosses tu", escreveu.
Madremedia

Um Pontífice Combativo

São Pio X, Papa de 1903 a 1914, foi canonizado em 1954 e sua festividade litúrgica é celebrada no dia 21 deste mês. Este comentário sobre o Papa santo foi extraído de um discurso de Plinio Corrêa de Oliveira em 30 de maio de 1973.
No processo de canonização de São Pio X, o ‘Advogado do Diabo’1 quis esclarecer por que estava trincada a esmeralda do anel papal, e recebeu a explicação: ficou trincada quando o Papa deu um murro sobre a mesa, num gesto de cólera. Isso parecia reforçar a argumentação contra a canonização.
O anel de São Pio X na mão de prata do relicário que protege seus restos na Basílica de São Pedro
Foram então examinar o motivo dessa cólera, e constatou-se que durante uma audiência o embaixador da Alemanha lhe apresentaria uma sugestão do governo imperial. São Pio X sabia qual era a sugestão, e a reputava insultante à sua dignidade de Vigário de Cristo. Durante a missa que celebrou naquela manhã, pediu a Deus a virtude da cólera. E quando o embaixador alemão lhe fez a sugestão inaceitável, num gesto muito peninsular ele deu um murro sobre a mesa, trincando a esmeralda. Horas depois do fato, ele ainda vibrava de ira santa, indignado com a proposta do embaixador do Kaiser.2
A graça não destrói a natureza, mas a aperfeiçoa e santifica. Os homens combativos pelo bem são os que obtêm a paz para os povos. Lutando contra o erro, combatem os fautores da divisão e do mal, e assim obtêm a verdadeira paz.
Com o destroçamento da heresia modernista, São Pio X, o grande e combativo Pontífice, reconquistou a Cristandade. Deixou a Igreja num período de grande paz, que no Brasil perdurou mais que em outros lugares. O modernismo destroçado pelo Papa ficou encolhido nos seus antros, à espera de melhor oportunidade para obter sucesso.
ABIM
_______________
Notas:
  1. Nos processos de canonização, a Igreja Católica nomeava um “Promotor da Fé” (em latim, Promotor Fidei), cuja função era examinar com ceticismo o candidato à canonização. A obrigação desse perito era procurar falhas na vida do candidato e no processo, assim como levantar objeções e apresentar provas que pudessem eventualmente barrar a canonização. Por exercer tal função, o Promotor Fidei era popularmente conhecido como “Advogado do Diabo” (em latim, Advocatus Diaboli).
  2. Guilherme II, último Imperador alemão e Rei da Prússia de 1888 até sua abdicação em 1918, no final da Primeira Guerra Mundial.

México | Fit Cultural: El Match Entre La Empresa Y Su Propia Cultura


por Yesica Flores
Mucho más allá de habilidades prácticas y aspectos específicos de personalidad, el mercado actual busca algo más. En las entrevistas y en el día a día de las empresas, es necesario cumplir el requisito del “fit cultural”, es decir, tener una alineación directa con la visión, la misión y los valores que definen la cultura organizacional de la compañía.  Esta armonía entre el colaborador y la organización mejora el involucramiento y el compromiso del profesional, ayuda a disminuir el turnover y aumenta la productividad, lo que contribuye para la rentabilidad y para una trayectoria exitosa.
Para buscar el match, sin embargo, las empresas deben tener su cultura organizacional muy bien diseñada y definida. De acuerdo con el estudio “El impacto de la cultura organizacional en el futuro de los negocios”, de PwC, el desempeño de la compañía en el mercado está relacionado con el equilibrio entre tres pilares: estrategia, modelo operacional y cultura. Esta última puede parecer una palabra simple, pero representa un concepto fundamental, que condensa los hábitos, comportamientos, creencias, valores éticos y morales y las políticas internas y externas de la organización.
Por eso, el fit cultural comienza dentro de casa, con la empresa totalmente alineada a sus anhelos, concentrada en sus objetivos y en armonía con su equipo en todos los niveles de la estructura organizacional. Solo se puede encontrar el par perfecto en el mercado, si la organización sabe qué es lo que busca.
Una buena cultura corporativa garantiza un desarrollo sano y sustentable tanto del negocio como de todos los profesionales involucrados. No es de extrañar que el 76 % de los líderes corporativos brasileños afirmen que este es un tema relevante en sus agendas, según el mismo estudio de la PwC. Entre las 50 empresas más amadas de Brasil, divulgadas en el ranking de una gran revista brasileña, este índice crece al 100 %, lo que demuestra que estas organizaciones ya entendieron la importancia de una cultura intrínseca, compartida interna y externamente, para la construcción de una trayectoria de éxito duradera.
El poder de la cultura abierta
Una encuesta de McKinsey, que contó con la participación de mil organizaciones, mostró que aquellas con las “mejores” culturas –de acuerdo con el Índice de Salud Organizacional de la consultoría– ofrecen retorno un 60 % mayor que las que quedaron en el promedio del ranking y un 200 % más alto que aquellas que obtuvieron las peores evaluaciones.
En este escenario, las instituciones que afirman tener una cultura distinta son las mismas que registran un crecimiento medio de ingresos y rentabilidad casi dos veces mayor que sus competidores. Esta cultura distinta se refiere, en la mayoría de los casos, a la gestión abierta, modelo de gestión guiado por el poder de la participación en el que los colaboradores tienen voz y el consenso se alcanza de forma natural por medio del disenso, la mejor idea siempre vence, sin importar si proviene de un alto ejecutivo o de un profesional en prácticas. Para lograr el compromiso y la colaboración, es necesario involucrar a los colaboradores en el proceso de toma de decisiones. Esto puede tomar más tiempo y esfuerzo, pero los resultados alcanzados son indudablemente superiores y potencialmente capaces de generar mucho más valor para la organización. 
Teniendo en cuenta solo las pequeñas y medianas empresas que más crecen en Brasil, según los datos de Deloitte, el 75 % de ellas declararon difundir una cultura abierta, que apuesta en nuevas perspectivas en la solución de problemas en el día a día. Hay un espacio enorme para promover el intercambio de ideas y colaboración, igualdad y respeto mutuo son las palabras clave.
Liderar por el ejemplo
Uno de los principales diferenciales de este modelo de gestión es que el líder está siempre abierto a escuchar al equipo. Es una gestión participativa, en la cual el papel de quien está en el comando va mucho más allá de dar órdenes o delegar tareas. Representa un conciliador de ideas y se traduce en un ejemplo práctico de la cultura de la empresa en el día a día. Como figura central en el proceso de construcción y difusión de los valores de la compañía, debe tener la cultura en su ADN para usarla como una brújula de la dirección estratégica y como fuente de ventaja competitiva.
El líder debe ser un multiplicador de la cultura organizacional, con el objetivo de convertir a cada uno de sus liderados en nuevos difusores de estos valores. Corresponde al gestor estimular y sacar a lucir el sentimiento de pertenencia y el orgullo de formar parte de aquella empresa, y de ser sinónimo de aquella cultura. Para eso, debe reconocer y recompensar a los profesionales que sigan estas premisas en su día a día, además de incentivar el desarrollo de la práctica del liderazgo en cada uno de los colaboradores, ya sean gestores o no. No se espera que todos lleguen a gestionar personas, pero se debe estimular a todos a ejercitar el liderazgo.
Antes de lograr causar impacto positivo, el líder, en un modelo de gestión abierta, debe practicar la humildad de forma constante y auténtica. Lograr la confianza y credibilidad del propio equipo es primordial para el éxito. Conocer, aceptar e incluso manifestar sus vulnerabilidades es algo natural y valorado por los gestores, por el equipo y por toda la organización. En el modelo abierto, la suma de las partes es comprobadamente mayor que el todo. La colaboración constituye el eslabón que une las piezas que se complementan y completan los espacios vacíos o faltantes. Las vulnerabilidades individuales desaparecen cuando el motor de la colaboración pasa a operar a pleno vapor. En este modelo, la vulnerabilidad no es una cuestión de debilidad, sino una buena descripción de valor, libertad y responsabilidad conviviendo en equilibrio.
Por eso, promover la colaboración en el equipo y por toda la empresa es fundamental, así como construir estándares y procesos compartidos, que creen una paridad entre la libertad individual y los objetivos del grupo. Evaluaciones de ruta y feedback constantes son otros puntos clave de una cultura abierta exitosa, que incentiva el desafío del status quo, la participación del equipo en actividades y eventos de estímulo e impulso de la cultura de la empresa, y reconoce la importancia de una comunicación directa, continua y transparente.
Hacer la diferencia
En un entorno de constante transformación digital y cambios cada vez más rápidos de conceptos y paradigmas, la innovación de productos, servicios y modelos de negocios de las empresas corre el riesgo de estar siempre un paso atrás. En este contexto, la ventaja competitiva de las compañías en el mercado depende de una cultura saludable, que se adapte con agilidad e inteligencia a las nuevas condiciones para encontrar maneras de generar innovación, perfeccionar la eficiencia operacional y mejorar la relación con los clientes para lograr, así, el anhelado éxito sustentable.
La cultura organizacional tiene el poder de construir grandes corporaciones y también de derribar gigantes. La importancia del fit cultural de la compañía con sus propias ideas y valores es el primer paso para el desarrollo de un equipo cohesionado, que funcione en perfecta armonía y que trabaje con pasión y propósito. Sin esta base, no hay negocio –por más innovador y disruptivo que sea– que sobreviva mucho tiempo en un escenario cada vez más mutable y desafiante.
Por Alexandre Duarte, Director Senior de Consulting and Training Services en Red Hat América Latina