quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

CPCJ de Proença-a-Nova promove parentalidade positiva nas sessões de cinema infantil

 

Em 2023 a CPCJ de Proença-a-Nova, em colaboração com a Biblioteca Municipal, vai exibir os 12 episódios da série “Cuida bem de mim”. Os vídeos serão transmitidos nos momentos que antecedem o início das sessões de cinema infantil, habitualmente realizadas às segundas sextas-feiras de cada mês.

Os episódios desta série – vídeos de curta duração - foram produzidos pela CNPDPCJ - Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens –, e são destinados a crianças, pais e cuidadores, dando sugestões para melhorar a forma como encaram os desafios do crescimento e da educação.

Produzida no âmbito do projeto ‘Adélia’ – Parentalidade Positiva, desenvolvida pela CPCJ, a série aborda temas que vão desde a importância de brincar, às regras e limites, passando pela comunicação assertiva, o medo, o autocontrolo, o bullying, o uso do telemóvel ou os videojogos, entre outros.

O projeto ‘Adélia’, aplicado a nível nacional, que pretende construir e desenvolver a parentalidade positiva e livre de violência, é cofinanciado pelo POISE (Programa Operacional Inserção Social e Emprego). Os vídeos desta campanha já estão disponíveis online e podem ser vistos no Youtube Oficial da CPCJ.

Exposição de fotografia “Saudades dos Cartuxos” na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz

 A exposição “Saudades dos Cartuxos”, da Fundação Eugénio de Almeida, vai estar patente de 18 de janeiro a 27 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. A mostra pode ser visitada de segunda-feira a sábado das 10h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.
A exposição de fotografia foi criada para assinalar a despedida dos últimos quatro monges cartuxos que viveram até 2019 no Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli. A mostra apresenta 16 fotografias, muitas das quais inéditas, criadas entre 1970 e 2019 por oito fotógrafos que, na sua maioria, participaram em projetos da Fundação Eugénio de Almeida.
 
“Saudades dos Cartuxos” integra imagens de alguns dos nomes mais representativos da fotografia contemporânea, nomeadamente de Eduardo Gageiro, José Manuel Rodrigues, Mark Power, Nacho Doce, Francisco Pereira Gomes, Jerónimo Coelho, Virgílio Ferreira e Paulo Catrica. As fotografias recordam a presença dos monges cartuxos, os afetos e a vivência do lugar.
“Porque se tratava de lembrar a passagem dos cartuchos por Évora, procurei que as fotos fossem “habitadas”, isto é, que a exposição enunciasse a presença dos monges no Mosteiro, as dimensões espiritual e comunitária, o modo de vida intramuros”, refere o curador da exposição, José Alberto Ferreira, Diretor Artístico do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida. José Alberto Ferreira considera ainda que “pode dizer-se que a Cartuxa é fotografia, que a fotografia difundiu amplamente uma imagem da Cartuxa, e que assim se gerou um amplo conhecimento do lugar, nas suas múltiplas dimensões, pela imagem. Os fotógrafos aqui reunidos são, inequivocamente, os grandes protagonistas desse processo que inscreve a Cartuxa no inconsciente ótico de que o imaginário coletivo faz parte.”
 
 Carlos Manuel Barão
 
 

Évora | Chamada do Artes à Rua para novas criações selecionou 14 projetos das cerca de 100 propostas recebidas

 A chamada para novas criações do festival Artes à Rua recebeu 92 propostas de novas criações artísticas distribuídas pelas três categorias de apoio a concurso, para artes performativas, artes visuais e projetos participativos e colaborativos. Foram selecionados por um júri composto por profissionais da área da cultura - Daniela Salazar, César Silveira e Susana Picanço - 14 projetos de artistas, criadores e agentes culturais cuja área de intervenção e participação artística se desenvolve no concelho de Évora. 

Importa, nesta fase, assinalar que o trabalho de avaliação e escrutínio desenvolvido pelo Júri decorreu com normalidade, tendo em conta o elevado número de propostas submetidas, o que justifica a ultrapassagem dos prazos inicialmente previstos para comunicação dos resultados da Chamada para Novas Criações. 

Os resultados e os nomes dos artistas, criadores e agentes culturais com projetos selecionados já foram comunicados por email a todos os participantes e serão publicados nos canais de divulgação da Câmara Municipal de Évora, após a aceitação por cada proponente.

 A avaliação qualitativa global comum aos três elementos do Júri aponta a grande qualidade e diversidade das propostas. Contudo, escrutinar significa quase sempre quantificar a partir de critérios. Neste caso, os critérios gerais usados estavam contidos no texto inicial que enquadrou a Chamada e foram os seguintes: 

- Projetos com um ou mais artistas em diálogo. 

- Projetos com cruzamentos disciplinares. 

- Projetos participativos e colaborativos (entre artistas e/ou agentes culturais e/ou público). 

- Projetos desenvolvidos por artistas ou agentes culturais que não tenham a sua atividade regular apoiada por outros apoios financeiros do município. 

Desses critérios gerais contruíram-se os seguintes indicadores aos quais foi atribuída pontuação por cada elemento do Júri: 

Nova Criação: uma nova criação com valor 9 deve refletir um trabalho totalmente novo e não a continuidade de outro projeto já iniciado anteriormente; 

Artista: artista em exclusividade, atividade profissional nas artes, atividade artística, coletivos de artistas, produtores artísticos, amadores, etc.; 

Exequibilidade: demostração de capacidade de realização da proposta; 

Proposta: originalidade e valor artístico e cultural; Comunidade (referente ao patamar 

C): Considera o trabalho com a comunidade, um bairro, uma escola, um público, uma área natural, etc.; 

Colaboração (referente ao patamar 

B): mais do que um artista em colaboração ou artista em colaboração com entidade. 

Dada a qualidade, já referida, bem como o interesse cultural e artístico de todas as propostas submetidas, a Câmara Municipal terá em consideração as várias propostas não selecionadas para outras oportunidades de programação futuras. 

O período de reclamação termina no dia 23 de janeiro de 2023. 

O conjunto dos 14 projetos culturais selecionados significa um investimento em criação de 100 mil euros a ser realizado durante o ano de 2023.

Espetáculo “Sob A Terra” sensibiliza a comunidade para o flagelo dos incêndios florestais

 SOB A TERRA volta aos palcos no primeiro trimestre de 2023, com entrada gratuita em seis municípios!

No ano de 2020, a Direção Regional de Cultura do Centro, em parceria com a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais – AGIF , implementou o projeto-piloto Não Brinques com o Fogo, no âmbito da campanha "Portugal Chama. Por Si. Por Todos".

Tendo como princípio orientador a capacidade transformadora das artes, o projeto recebeu mensagens-chave veiculares sobre comportamentos de risco relativamente aos incêndios florestais, promovendo uma mudança de atitudes através da sensibilização e capacitação das comunidades para a valorização e proteção do seu território.

Neste contexto, a Associação Leirena Teatro criou o espetáculo multidisciplinar SOB A TERRA, que percorreu, no verão de 2020, diversas freguesias do território regional especialmente fustigadas por incêndios rurais.

Procurando dar continuidade ao propósito de sensibilizar as comunidades locais para a adoção de comportamentos responsáveis ​​e, consequentemente, reduzir as ignições e o número de incêndios rurais no território nacional, o espetáculo SOB A TERRA volta no primeiro trimestre de 2023, com mais seis apresentações.

Com dramaturgia dividida em três atos, encenação de Frédéric Da Cruz Pires, música ao vivo pela artista Surma e projeção de desenho digital em tempo real pelo artista Nuno Viegas, o espetáculo regressa no próximo fim-de-semana, dia 14 de janeiro, na Fábrica da Criatividade em Castelo Branco e no dia 15, no Centro Cultural de Tábua.

SOB A TERRA | Digressão na Região Centro em janeiro e março de 2023

Sábado, 14 de janeiro
18h00 - Fábrica da Criatividade (Castelo Branco)

Domingo, 15 de janeiro
18h00 - Centro Cultural de Tábua

Sábado, 21 de janeiro
21h30 - Casa Municipal da Cultura (Pedrógão Grande)

Domingo, 29 de janeiro
18h00 - Cineteatro Alba (Albergaria-a-Velha)

Sábado, 11 de março
18h00 - Agrupamento de Escolas da Lousã

Domingo, 26 de março
18h00 - Auditório Carla Torres, ACERT (Tondela)

Nota: todos os espetáculos têm entrada gratuita

Cantanhede | Ferramentas tecnológicas proporcionam uma narrativa mais apelativa. Museu da Pedra já permite visita virtual interativa

Fotografias e vídeos tridimensionais de peças em exposição e um filme 3D que retrata Cantanhede há 174 milhões de anos são algumas das novidades ao dispor dos visitantes do Museu da Pedra, que agora têm possibilidade de efetuar uma visita virtual interativa.

Esta nova “porta de entrada” resulta de uma candidatura apresentada pelo Município de Cantanhede ao ProMuseus - Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus, que teve como propósito atribuir uma dimensão digital a este espaço museológico inaugurado em 2001.

Esta transformação digital, com a implementação de uma visita virtual interativa e com a integração de conteúdo dos espaços de visita numa plataforma específica, permitirá uma navegação imersiva nos espaços digitais criados”, explica o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, que tutela o pelouro da Cultura.

Ainda de acordo com o autarca, estas novas ferramentas “enriquecem a experiência de visitação, e contribuem para a promoção da igualdade e inclusão dos visitantes, assegurando a todos a devida acessibilidade específica, atendendo à natureza de cada pessoa”. Daí a possibilidade de uma visita em língua gestual portuguesa, ampliando a acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva.

As inovações tecnológicas do projeto são variadas e recorrem a mapas personalizados com os pormenores característicos de cada zona, complementados com o mapa do Google Maps e vistas aéreas captadas por drone, e fotografias e vídeos tridimensionais que atribuem uma dose elevada de realismo à exposição.

Destaque para o filme 3D que retrata Cantanhede há 174 milhões de anos, recuando ao remoto período da história da Terra a que foi dado o nome de Jurássico, ou ainda um módulo expositivo com uma projeção em holograma, que permite reproduzir em imagem as peças mais representativas do acervo museológico, recorrendo ao formato digital 3D e com uma rotação orbital de 360 graus.

O sistema permite o uso de óculos de realidade virtual e funciona em qualquer dispositivo sem necessidade de instalação de APP ou Plugins.

A visita virtual pode ser feita em https://www.museudapedra360.com.

Paulo Cardantas


Católica organiza Ciclo de Seminários sobre “A Avaliação em Interação: Pedagogias, Currículo e Aprendizagens”. Ciclo de Seminários junta académicos, estudantes e professores do ensino secundário

Refletir sobre a avaliação, questionar as práticas da avaliação para o desenvolvimento das aprendizagens e das pessoas e gerar oportunidades para transformar os modos de avaliar, ensinar, aprender. Estes são os três objetivos do Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar (ASOE), organizado pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Um conjunto de 4 seminários que junta académicos, estudantes e professores de todo o país, em formato online, e que se realizam entre janeiro e maio de 2023.
 “Não deixar ninguém para trás” (ONU, 2015) O desafio está em tornar esta máxima exequível e é aqui que Cristina Palmeirão, coordenadora da 13º Edição do Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar, considera que esta iniciativa pode marcar a diferença. “A ação das escolas, dos seus professores, da educação e da avaliação em particular, passa por desafiar-se diariamente,” salienta Cristina Palmeirão acrescentando “neste sentido, a melhoria dos processos educativos, de aprendizagem e de avaliação requerem a construção dialética de pontes interinstitucionais e de uma relação pedagógica positiva, interativa e equitativa e o nosso contributo com a organização deste Ciclo de Seminários anual é este, contribuir para o diálogo, envolvendo todos.
Paradoxos e Tensões da Avaliação” é o tema do primeiro seminário que se realiza online já a 25 de janeiro. Um evento online que conta com intervenções de Ariana Cosme (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto), José Matias Alves (Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa), Luís Gonçalves (Diretor do Externato Marista de Lisboa); Lília Silva (Diretora Agrupamento de Escolas nº1 de Gondomar), com moderação de Ilídia Cabral (Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa). Vão estar também presentes alunos do Agrupamento de Escolas de Pinheiro e do Agrupamento de Escolas de Alexandre Herculano.
 
A avaliação como desenvolvimento profissional e como aprendizagem” é o tema do segundo seminário que se realiza a 15 de fevereiro. Com moderação de Isabel Baptista (Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa), conta com a participação de Maria Palmira Carlos Alves (Universidade do Minho), Ilídia Cabral (Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa), Manuela Sanches Ferreira (Instituto Politécnico do Porto), Fátima Braga (Escola Secundária/3 Henrique Medina, Esposende). No painel sobre “Na voz dos alunos: relatos que contam” vão participar alunos da Escola Secundária Inês de Castro e do Agrupamento de Escolas Sudeste de Baião.
 
A 29 de março, realiza-se o terceiro seminário sob o tema “Práticas inovadoras de avaliação”. Marisa Carvalho (Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa) irá assegurar a moderação de um painel composto por Miguel de Carvalho (Externato S. Cristóvão), Diana Mesquita (Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa), Maria Arminda Fonseca e Margarida Azevedo (Escola Secundário/3 Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende), Paulo Almeida (Diretor do Agrupamento de Escolas de Rio Maior). No painel “Envolver os alunos: percursos a construir” vão marcar presença alunos da Escola Secundário/3 Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende e do Externato Marista.
 
O último seminário intitulado “Avaliação como investigação e empoderamento” realiza-se a 24 de maio. A moderação está a cargo de Cristina Palmeirão (Faculdade de Educação, Universidade Católica Portuguesa), e conta com a presença de Cristiana Madureira (Instituto Politécnico de Leiria), Diana Soares (Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa), Isabel Fialho (Universidade de Évora), e Albino Pereira (Agrupamento de Escolas de Vilela). No painel “Realidades e Perspetivas na voz dos alunos”, vão estar dois estudantes do Externato Ribadouro (Porto) e do Agrupamento de Escolas S. Torcato.
 
13ª edição do Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar (ASOE), é organizada pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

PATRÍCIA GOMES

Senior Communication Consultant

Investigador da Universidade de Coimbra ganha bolsa ERC de 2,8 milhões

 

Mahmoud Tavakoli, diretor do Laboratório de “Soft and Printed Microelectronics” do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de conquistar um financiamento de 2,8 milhões de euros do

European Research Council (ERC) para um período de cinco anos.

A bolsa ERC Consolidator vai ser aplicada no projeto “Liquid3D - Eletrónica de matéria macia (soft-matter) bioinspirada impressa em 3D com base em compostos de metal líquido: ecológico, resiliente, reciclável e reparável”, que já está em curso e que visa fornecer liberdade de design aos cientistas, permitindo-lhes imprimir circuitos eletrónicos futuristas.

«A ideia é fazer uma transição da eletrónica rígida, quebradiça, poluente e dependentes de bateria para a eletrónica macia, resiliente, reciclável e autoalimentada. Neste contexto, o projeto Liquid3D desenvolverá uma série de compósitos imprimíveis sem sinterização inovadores baseados em metais líquidos, a fim de imprimir células funcionais em 3D para deteção, atuação, processamento e armazenamento de energia que estão emaranhados num sistema distribuído e de modo tridimensional», explica o investigador da FCTUC.

De acordo com Mahmoud Tavakoli, «o mais impressionante sobre estes sistemas é que permitirão um novo nível de bioinspiração em dispositivos produzidos pelo homem, o que ainda não é possível». Este projeto pretende ainda desenvolver compreensão fundamental e robótica leve de compósitos bifásicos baseados em metal líquido e métodos para reciclar os compósitos desenvolvidos.

«Os projetos ERC financiam ciência fundamental de alto risco e alto ganho. O meu objetivo é redefinir a eletrónica e a robótica», assume o investigador, concluindo que prevê «uma mudança fundamental nos materiais usados na eletrónica e na robótica e na maneira como serão feitos. Estamos a falar sobre uma série de materiais macios e autorrecuperáveis que podem ser impressos juntos, e também algum nível de bioinspiração nunca antes visto. Isso deve-se a uma variedade de novos materiais imprimíveis e tecnologias de impressão que permitiriam imprimir sensores, atuadores, baterias e circuitos eletrónicos lado a lado, semelhante ao que vemos na biologia
».


O Liquid3D teve início este mês de janeiro e, com o financiamento agora obtido, vai permitir implementar três novos laboratórios na FCTUC, nomeadamente o Laboratório de Materiais Eletrónicos Impressos, que se destina a desenvolver novos materiais para a próxima geração de eletrónica e robótica; o Laboratório de Fabricação Digital, que pretende criar e validar tecnologias para fabricação aditiva dos materiais desenvolvidos; e o Laboratório de Microciência e Caracterização, no qual serão caracterizadas as propriedades elétricas, mecânicas e óticas dos materiais e sistemas produzidos .

A investigação de Mahmoud Tavakoli tem sido desenvolvida com o apoio do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), onde está envolvido em diversos projetos de investigação nas áreas da eletrónica vestível, dispositivos eletrónicos flexíveis, produção de circuitos elásticos e têxteis eletrónicos para monitorização em saúde e biomarcadores digitais, entre outros. Esta participação tem permitido o contributo na sua investigação de equipas do “Soft Machines Lab”, um Laboratório da Carnegie Mellon University (CMU) especializado neste setor.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia


Vários feridos em esfaqueamento no centro de Paris


O ataque ocorreu por volta das 06:45 e o suspeito está entre os feridos.
Um homem armado com uma faca feriu esta quarta-feira pelo menos seis pessoas na estação de comboios da Gare du Nord, no centro de Paris, em França. O suspeito do ataque foi detido pelas autoridades.

Segundo os meios de comunicação franceses, durante a detenção, o suspeito foi baleado pela polícia.

Cinco vítimas sofreram ferimentos ligeiros e foram assistidas no local pelos serviços de emergência. O sexto ferido está em estado grave.

Um dos feridos é um polícia de controlo de fronteiras.
O ataque ocorreu por volta das 06:45 (05:45, em Lisboa) dentro da estação e ainda não são conhecidas as motivações do homem.

De acordo com a BFM TV, o tráfego de comboios foi interrompido nas partidas e chegadas à Gare du Nord e a área circundante à estação foi isolada.

Entretanto, os comboios começaram a circular normalmente e a polícia de Paris confirmou que o incidente foi dado como concluído, não dando mais pormenores sobre o esfaqueamento.

A estação de comboios da Gare du Nord é uma das mais movimentadas na Europa.

O ataque foi confirmado no Twitter pelo ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, que adiantou que o suspeito foi "neutralizado rapidamente" pelas forças policiais. O ministro agradeceu ainda a "reação efetiva e corajosa" da polícia.

Un individu a blessé plusieurs personnes ce matin à la Gare du Nord. Il a rapidement été neutralisé. Merci aux forces de l’ordre pour leur réaction efficace et courageuse.

— Gérald DARMANIN (@GDarmanin) January 11, 2023

Ana Rute Carvalho/SIC Notícias

Morreu aos 34 anos a cantora e atriz Cindy Mendes

Como atriz, Cindy Mendes ficou conhecida pela sua participação no filme “Antônia”.
Morreu a cantora a atriz brasileira Cindy Mendes, aos 34 anos. A atriz tinha sido internada há uma semana com uma pneumonia. Faleceu na madrugada do passado domingo.
Segundo Marco Rossi, ex-marido da atriz, a causa da morte foi uma paragem cardíaca: “Na semana passada foi internada com diagnóstico de pneumonia e veio a falecer por paragem cardíaca”, explicou o artista ao GShow.
Cindy Mendes ficou conhecida pela sua participação no filme “Antônia”, que estreou em 2006. Nesse ano, editou também um disco a solo intitulado “Cindy - Grite Alto”. Iniciou a carreira como modelo e atriz aos sete anos.
O funeral da atriz aconteceu na segunda-feira, numa cerimónia privada.

SIC Notícias