sábado, 8 de setembro de 2018

Projeto de requalificação de Parque Ribeirinho e Cais Comercial de Faro apresentado

No decorrer da comemoração de mais um aniversário do Município de Faro, celebrado esta sexta-feira, 7 de setembro, foi feita a apresentação pública do projeto de requalificação do litoral da cidade, numa extensão de 5 quilómetros e numa área total de 137 hectares – desde o Parque Ribeirinho até ao Cais Comercial.
No que respeita ao Cais Comercial, o estudo agora divulgado é o resultado de oito meses de trabalho do grupo multidisciplinar criado pela Ministra do Mar para apresentar o plano de ordenamento daquele espaço e avaliar a viabilidade económica, financeira e ambiental da ideia que, recorda-se, foi apresentada publicamente pela autarquia em 14 de Junho de 2017.
O projeto integra a reconversão do velho cais num espaço de referência da náutica, com uma marina que é a âncora do processo e que vai potenciar as atividades marítimas, com uma importante componente de investigação ligada à Universidade do Algarve e aos seus centros de investigação, um grande aquário, alojamento, restauração, comércio e outras valências. A perspetiva é que os privados que desenvolvam este projeto venham a investir cerca de 120 milhões de euros.
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que participou na sessão, referiu que o objetivo principal do Município e do Governo e passa por “transformar em cidade” um espaço que deixou de ter uso.
Foi, também, assinado entre a Docapesca e a autarquia – e homologado pela Ministra do Mar – o contrato de transferência de gestão dos terrenos entre a Doca e o Largo de São Francisco. Com isto estão criadas as condições para o Município ali fazer nascer um passeio marítimo com diversas áreas de amarração.
O presidente de Câmara, Rogério Bacalhau, referiu que, “depois de uma forte aposta na redinamização do seu centro histórico, da baixa e do espaço público, a estratégia da autarquia passa agora pela abertura da cidade à economia do mar, estimulando a requalificação de toda a zona ribeirinha e explorando potencialidades turísticas que podem guindar Faro a décadas de desenvolvimento urbanístico, económico e social”.
Foram, ainda, realizadas as habituais homenagens a diversas personalidades e entidades coletivas. Entre os distinguidos, destaque para a atribuição, a título póstumo, da medalha de mérito grau ouro ao dinamizador cultural e diretor do Teatro das Figuras Joaquim Guerreiro.
Os outros distinguidos foram o padre César Chantre, o ambientalista Fernando Grade; o advogado Jorge Leitão; o empreendedor Luís Ferrinho; o jornalista Ramiro Santos; as agremiações São Pedro Futsal, Futebol Clube São Luís e o Grupo 77 do Agrupamento de Escoteiros de Portugal, o homem do mar, defensor dos mariscadores e antigo presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, Victor Lourenço e o pintor Manuel Baptista.
Entre diversas outras manifestações culturais e protocolares, realce para a homenagem especial a duas personalidades locais que passam a fazer parte da toponímia do concelho: o antigo presidente de Câmara João Negrão Belo e a professora e amadora de teatro Maria Amélia Campos Coroa.
Fonte: Vida Económica do País

Os antidepressivos engordam? (Pedro Oliveira)

Adicionar legenda
Certamente que já viu pessoas ganharem alguns quilos depois de fazerem um tratamento para a depressão. Esta perceção tem levado muitas pessoas a pensar que tomar antidepressivos é sinónimo de engordar (e muito!), levando muita gente a evitar a toma de antidepressivos prescritos pelo seu psiquiatra.
Esta ideia tem o seu quê de mito e de realidade. De facto, alguns antidepressivos têm como efeito secundário o aumento do apetite e, consequentemente, o aumento do peso. Isto acontece essencialmente com os antidepressivos mais antigos. Há uns anos, o tratamento da depressão implicava quase invariavelmente um aumento exagerado de peso. Este efeito secundário provocava problemas não só na saúde física mas também na saúde mental. Diminuía a auto-estima da pessoa, agravando os sintomas depressivos. No entanto, mais recentemente, foram criados novos antidepressivos que não têm efeitos diretos no peso.
Quer isto dizer que, se tomar esses novos antidepressivos não aumento de peso? Não necessariamente. A depressão é acompanhada, muitas das vezes, por uma diminuição do apetite e do peso, pois perde-se o prazer de comer. Quando esta é tratada adequadamente, com ou sem antidepressivos, o apetite e prazer em comer são novamente recuperados, levando a pessoa a recuperar o seu peso “saudável”. Quando a depressão cursa com aumento do apetite, a toma dos antidepressivos pode, inclusivamente, levar a uma diminuição deste resultando na perda de peso.
Dr. Pedro Oliveira
(pedrosantosoliveira89@gmail.com)
- Médico IFE de Psiquiatria no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC);
- Assistente convidado da cadeira de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC);
- Investigador no Serviço de Psicologia Médica da FMUC;
- Docente da cadeira de Psicofarmacologia no mestrado em Saúde Mental da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC);
- Psiquiatra na clínica Hominis na Praia de Mira.

11-0: Sporting conquista Supertaça de futsal com goleada

O Sporting conquistou hoje pela oitava vez a Supertaça portuguesa de futsal, igualado o Benfica na liderança do ‘ranking’ da prova, ao golear o Fabril, da segunda divisão, por 11-0, em Loulé.
A formação ‘leonina’, que revalidou o cetro conquistado na época passada face aos ‘encarnados’ (3-2 em Coimbra), resolveu o jogo na primeira parte, que terminou a vencer por 6-0, com ‘bis’ de Dieguinho e Merlim, um tento de Cavinato e outro de Pany Varela.
Na segunda parte, Cavinato, Dani, Merlim, Pany Varela e Pedro Cary completaram o resultado.
Lusa

Alfa Pendular e Intercidades batem recorde: 650 000 passageiros em Julho

Resultado de imagem para Alfa Pendular e Intercidades batem recorde: 650 000 passageiros em Julho
No passado mês de Julho foi atingido um novo recorde de vendas nos tráfegos de longo curso da CP – Comboios de Portugal, com 650 000 viagens vendidas, o que se traduz num crescimento de 7,4% e de mais 44 900 viagens, comparativamente com o mês homólogo do ano anterior.
Para este crescimento contribuíram ambos os serviços AP e IC, com um acréscimo de procura de mais 13 400 viagens (+6,4%) em Alfa Pendular e mais 31 500 viagens (+8%) em Intercidades.
Foi assim ultrapassada, pela primeira vez, a barreira das 600 000 viagens nestes serviços, verificando-se que 224 000 clientes escolheram viajar em Alfa Pendular, enquanto 426 000 clientes deram preferência ao serviço Intercidades.
De igual forma, os Rendimentos do Tráfego registaram o seu valor máximo mensal, com 10.983.000 euros (+991.000 euros do que em julho de 2017), correspondendo a +9,9%, sendo o serviço Alfa Pendular responsável por 5.115.000 euros desse valor e o Intercidades por 5.867.000 euros.

Encontrado corpo de britânico desaparecido há 19 dias em barragem de Ourique

O corpo do britânico desaparecido há 19 dias na barragem de Santa Clara, no concelho de Ourique, foi hoje encontrado a boiar nas águas da albufeira, disse fonte dos bombeiros à agência Lusa.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ourique, Mário Batista, o corpo veio à superfície e foi encontrado a boiar nas águas e perto das margens da albufeira por um funcionário de uma propriedade situada junto à barragem e que alertou a corporação às 09:30.
Os bombeiros deslocaram-se ao local e alertaram as autoridades e, cerca das 12:00, aguardavam a chegada de elementos da Polícia Judiciária e do Núcleo de Investigação Criminal da GNR para se poder retirar o corpo das águas da barragem, disse o comandante.
Depois de retirado das águas e feitas as perícias necessárias pela Polícia Judiciária e pela GNR, o corpo será transportado pelos bombeiros para o Gabinete Médico-Legal e Forense do Baixo Alentejo, no hospital de Beja, para ser autopsiado, adiantou o comandante.
As buscas para encontrar o britânico, de 29 anos, que estava desaparecido desde o passado dia 20 de agosto, após ter caído à água na barragem de Santa Clara, no concelho de Ourique, no distrito de Beja, no Alentejo, terminaram na passada quarta-feira e sem que o corpo tivesse sido encontrado.
Mário Batista tinha dito à Lusa que as autoridades decidiram terminar as buscas na quarta-feira, às 19:00, porque, através de vários meios, havia sido batida a área da barragem referenciada e que devia ser batida sem que o corpo tivesse sido encontrado.
As buscas, que decorreram durante 17 dias, envolveram uma média diária de 50 a 60 elementos apoiados por 21 veículos e seis embarcações de várias entidades, nomeadamente dos bombeiros voluntários de Ourique, Odemira, Beja, Mértola, Serpa, Moura, Aljustrel e Carcavelos, das unidades de salvamento aquático de Faro, Portalegre, Santarém, Leiria e Setúbal, da Força Especial de Bombeiros, da GNR e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Segundo Mário Batista, o homem integrava um grupo de 10 pessoas de nacionalidade britânica que estava a navegar na barragem, sendo que seis seguiam a bordo de uma embarcação e quatro numa boia, tipo banana, que era rebocada pelo barco.
"As quatro pessoas que estavam na boia caíram à água, tendo três voltado para o barco e um homem está dado como desaparecido", explicou.
O alerta para o desaparecimento foi dado às 16:54 de 20 de agosto, tendo sido iniciadas as buscas, que foram sendo suspensas ao final da tarde e retomadas ao início da manhã dos dias da operação e terminaram na quarta-feira.
Segundo a cadeia de televisão Sky News, o britânico estava a passar férias no sul de Portugal com a família de Jon Hunt, milionário do ramo imobiliário do Reino Unido e fundador da Foxtons, uma das principais agências imobiliárias do país.
Já o jornal britânico Telegraph indicou que o homem, que era amigo do filho de Jon Hunt, estava a passar férias com a família na zona de Ourique, onde o empresário britânico possui várias propriedades.
Lusa

Sete mil quilómetros com um cão na bagageira e outras estórias

Fugas
P
 
 
  Sandra Silva Costa  



Cheira-me que vou ter problemas em casa antes de ir de férias. Partimos na quarta-feira, de carro, sem destino muito bem definido. Vamos ficar uns dias em Lagos e depois logo se vê, Espanha é ali ao lado e há muito que não conhecemos. Na nossa casa, em Santa Maria da Feira, vai ficar a Indie, uma cadela preta-maluca de seis anos e raça “indefinida”, aos cuidados dos pais do Luís. Se a decisão fosse apenas dele, a Indie iria connosco para todo o lado; eu, confesso, acho que viajar com uma cadela (e esta ainda por cima é maluca…) é um bico-de-obra. E se calha de o Luís ler a reportagem do Miguel Calado Lopes, que viajou pela Europa com a Luna na bagageira, já sei que vai haver uma conversa deste tipo: “Vês? Podemos muito bem levar a Indie!” “Não, não podemos, ela é doida, vai ladrar a tudo quanto é cão, vai portar-se mal, não vamos descansar nada…” A minha hipotética discussão caseira não vem mais ao caso. O que interessa é mesmo isto: a viagem do Miguel, de Bruxelas a Lisboa, ida e volta, com passagens por Itália, Espanha e França, num total de sete mil quilómetros, foi uma aventura. Um casal, o seu filho de 15 anos e Luna, um cão de água português que só este Verão descobriu o prazer do mar. Foram várias as limitações e muitos os trabalhos, houve momentos hilariantes e duas visitas ao veterinário, mas a coisa fez-se sem grandes sobressaltos. Está tudo aqui, para ler sem pressas e com muito prazer. E aqui há um roteiro pela Sardenha, que Miguel Calado Lopes conhece quase como a palma da mão.

Da Sardenha passamos para outras ilhas. No caso, para as norueguesas Lofoten, por onde andou o Sousa Ribeiro. O arquipélago, um sinal de exotismo no Norte do país, é como um rosário com duas mil contas, com clima benigno e o mar e as montanhas em convívio para transformarem as ilhas num postal de cores bem definidas. Ora espreite.

Mudando radicalmente de assunto (ou talvez não): o ano lectivo está à espreita e a Luísa Pinto, alma de viajante incansável, lembra que essa não é razão para acabarem as viagens em família. O ensino doméstico é uma opção – que o diga a família que saiu de Cascais em Março de 2015 para iniciar uma viagem de barco e ainda não voltou. E os miúdos, três, continuam a progredir na escola.
Convido-o agora a conhecer a Cocorico Luxury Guest House. Fica no Porto e traz à cidade um banho de alma francês. O grupo francês Millésime tem aqui a sua estreia internacional e cruza duas culturas em prazeres simples como quartos com espaços de banho distintivos e um restaurante de refinada cuisine. A Alexandra Couto passou lá uma noite e explica-nos o que nos espera no número 97 da Rua do Duque de Loulé.

Se a cuisine française não é muito a sua onda, não precisa de andar muito para mergulhar numa taberna tipicamente portuguesa. O José Augusto Moreira sentou-se à mesa do Está-se Bem, na Ribeira do Porto, e encontrou uma cozinha tradicional para apreciar e partilhar. Em pequenas doses, conceito gastronómico afinado e ambiente contemporâneo. Já em Lisboa, a Alexandra Prado Coelho foi ao Faz Figura, um dos clássicos restaurantes da cidade agora renovados. Pedro Dias, antigo jornalista, é a alma do novo espaço, que tem a ambição de ser uma viagem pelos melhores produtos nacionais.  


Aqui chegados, restam as despedidas: vou de férias e regresso à sua companhia a 6 de Outubro. Até lá, ficará muito bem entregue aos cuidados da Alexandra Prado Coelho, que aqui virá todos os sábados com sugestões saborosas. Boas viagens!
 

GNR: Atividade operacional da última semana

A Guarda Nacional Republicana na última semana, de 31 de Agosto a 6 de Setembro, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações em todo o território nacional, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes resultados operacionais:
  1. Detenções: 398 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 153 por condução sob o efeito do álcool;
  • 73 por condução sem habilitação legal;
  • 54 por tráfico de estupefacientes;
  • 18 por posse ilegal de arma e/ou arma proibida;
  • 15 por furto;
  • Oito por violência doméstica;
  • Quatro por roubos;
  • Um por invasão de recinto desportivo;
  • Um por ofensas à integridade física;
  • Um por falsificação de nota.

  1. Apreensões:
  • 2 082 doses de folhas de cannabis;
  • 854 doses de haxixe;
  • 460 doses de liamba;
  • 369 pés/plantas de cannabis;
  • 28 doses de cocaína;
  • 17 doses de anfetaminas;
  • 14 doses de heroína;
  • Nove doses de óleo de cannabis;
  • 25 armas de fogo;
  • 13 armas brancas;
  • 296 munições de diversos calibres;
  • Nove veículos;
  • 954 artigos contrafeitos;
  • 794 quilos de pescado;
  • 1 665 euros em numerário.
  1. Trânsito: 9 125 infrações detetadas, destacando-se:
  • 3 781 excessos de velocidade;
  • 437 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 323 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 306 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 279 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 275 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 243 relacionadas com tacógrafos;
  • 176 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Hora de Fecho: Bombeiro, dinossauro e leão. Quem é Marta Soares?

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Da política ao desporto, passando pelos bombeiros, não houve interesse que não convertesse em projeto. Sempre polémico, Marta Soares fez frente a Bruno de Carvalho. Este sábado, vai deixar o Sporting.
Sócios do Sporting decidem o novo presidente do clube entre João Benedito, José Maria Ricciardi, Frederico Varandas, Rui Jorge Rego, Dias Ferreira e Tavares Pereira. Veja as imagens.
Sporting fez a meia-dúzia de golos em oito minutos infernais, foi aos dois dígitos (11-0) e conquistou a Supertaça de futsal ao Fabril, com João Benedito na bancada no dia em que pode ser presidente.
Sócios do Sporting decidem o sucessor de Bruno de Carvalho na presidência do clube entre João Benedito, José Maria Ricciardi, Frederico Varandas, Rui Jorge Rego, Dias Ferreira e Tavares Pereira.
De acordo com o semanário Expresso, a acusação do Ministério Público deverá estar pronta nas próximas duas semanas e tem como alvos centrais os comandantes operacionais do combate ao fogo.
Pesquisaram na internet sobre como esconder as provas. Queimaram o corpo e deitaram a arma do crime ao Rio Tejo. A investigação de 36 horas acabou com dois familiares de Amélia a confessar o crime.
O presidente da Comissão Europeia faz na quarta-feira o discurso sobre o estado da União Europeia e deverá apresentar a proposta de criação de uma polícia fronteiriça comunitária, escreve o El País.
De jovem "com acne", "peso a mais" e sem jeito para as mulheres passou a um dos maiores nomes da indústria do cinema, Harvey Weinstein subiu bem alto em Hollywood e caiu como um monstro.
Queria ser Marlon Brando ou Cary Grant, mas acabou por estar bem na sua pele, a do másculo Burt Reynolds. Eurico de Barros evoca o actor que também realizou alguns filmes e ficou em cena até ao fim
Falámos com a cantora canadiana antes dos dois concertos que vai dar em Portugal, este fim de semana. E foi a própria que nos disse: “Talvez pondere mudar-me para aí”.
A Inspeção-Geral de Finanças recebeu 11 queixas por assédio moral no trabalho em emprego público, no primeiro ano de aplicação da nova lei. Uma foi arquivada, seis estão em fase de instrução. 
Opinião

Alberto Gonçalves
De proibições está a História cheia, e seria expectável que os avanços científicos, que as sofreram, contribuíssem para um clima de liberdade. Ironicamente, se a ciência é isto, a ciência enganou-nos.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
É verdade que nem tudo está mal, mas também é certo que não está tudo bem: há, efectivamente, algo de podre no reino de Cristo neste mundo, que é a Igreja.

Rui Ramos
O saneamento da actual Procuradora Geral reforçaria fatalmente a impressão de que, apesar das faltas serem gerais, só esta direcção do PS tem de facto o que se pode chamar “um problema com a justiça”.

Sebastião Bugalho
A nós, europeus, sobra-nos um dever moral: agradecer a este homem que acreditou até ao fim que o Ocidente merece ser defendido pela América. E ter esperança que ele não tenha sido o último.

Luís Campos e Cunha
A solução para o “desemprego a prazo” não é colocar a empresa no dilema do tudo ou nada, mas antes dar-lhe a possibilidade de renovar o contrato com a imposição de ser por um prazo crescente.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Huawei recibe 13 importantes premios durante IFA 2018


por Yesica Flores

Kirin 980 y HUAWEI AI Cube capturaron la atención de la feria de tecnología de consumo más grande del mundo gracias a su diseño inteligente y desempeño de primera clase
Tras el lanzamiento mundial de las más recientes innovaciones de Huawei, como el Kirin 980, HUAWEI AI Cube, y HUAWEI Locator, así como los nuevos colores del HUAWEI P20 Pro, varios de los medios tecnológicos más importantes del mundo han reconocido a estos nuevos productos durante IFA 2018.
El chipset Kirin 980 recibió 7 premios por su combinación de alto desempeño y eficiencia energética, entregando varias características, nunca antes vistas en un procesador y un gran avance comparado con el ya impresionante Kirin 970. Por su lado, el HUAWEI AI Cube fue reconocido por su multifuncionalidad como un parlante impulsado por Inteligencia Artificial y como router 4G. Estos 13 premios en total reflejan el compromiso continuo de Huawei por ofrecer a los consumidores dispositivos inteligentes, potentes y eficientes, de alto nivel para un estilo de vida totalmente conectado.
Durante IFA Huawei también anunció que su sus dispositivos insignia, el HUAWEI P20 y HUAWEI P20 Pro, han vendido en conjunto 10 millones de unidades alrededor del mundo durante sus primeros cinco meses en el mercado, empoderando a los entusiastas de la fotografía para capturar impresionantes imágenes con sus smartphones.
Tanto el HUAWEI P20 como el HUAWEI P20 Pro fueron los primeros dispositivos de su categoría en recibir calificaciones de tres dígitos en DxOMark, el referente de la industria en calificación de dispositivos y cámaras para producir imágenes. Con 109 puntos, hasta el día de hoy, el HUAWEI P20 Pro mantiene su liderazgo en este ranking, superando a su competidor más cercado por seis puntos, gracias a la integración de nuevas tecnologías como la fotografía impulsada por Inteligencia Artificial, su impresionante Modo Nocturno, y su sistema de cámara triple desarrollado en conjunto con Leica.
Éstos son los premios que ha recibido Huawei hasta ahora en IFA 2018:
Android Authority entregó al Kirin 980 el premio “Best of IFA 2018”. El nuevo chipset de alta gama fue elogiado por su impresionante rendimiento y eficiencia energética. Android Authority es una publicación global dedicada a los dispositivos de consumo con el sistema operativo móvil más popular del mundo.
Digital Trends otorgó al Kirin 980 la distinción “Editor’s Choice” y “Best of IFA 2018”. El chipset fue elogiado por ser una mejora significativa con respecto al ya de por sí impresionante Kirin 970 y por ser “tan rápido que probablemente puede detener el tiempo”. Digital Trends es una fuente principal de noticias sobre tecnología y reseñas de productos.
Expert Reviews seleccionó al Kirin 980 para recibir el premio “Best of IFA 2018”, por ser el primer chipset finalizado del mundo fabricado en un proceso de 7nm y por las mejoras que aporta a la captura de fotos y videos. Expert Reviews proporciona reseñas de tecnología autorizadas e independientes basadas en pruebas exhaustivas, para ayudar a los consumidores a encontrar los productos perfectos para comprar.
T3 otorgó a Huawei el “Premio a la innovación” por el Kirin 980. Este medio comentó que las mejoras en la potencia de procesamiento y la eficiencia han resultado en teléfonos más rápidos, con una mejor duración de la batería y mejores experiencias de usuario. T3 cubre las últimas noticias sobre gadgets y tecnología, reseñas, guías del comprador y funciones para teléfonos inteligentes, computadoras portátiles, audio, juegos, estado físico y más.
TechRadar reconoció al HUAWEI AI Cube con su premio “Best Smart Speaker” por su capacidad para “responder preguntas, controlar dispositivos domésticos inteligentes, reproducir música y acceder a una biblioteca de más de 50 mil habilidades”. TechRadar es una publicación en línea enfocada en tecnología, con noticias y reseñas de productos tecnológicos, especialmente gadgets.
Android Headlines reconoció al Kirin 980 con el premio “Best of IFA 2018” por la forma en que este chipset “replantea la arquitectura en nombre de la eficiencia”. Éste también fue elogiado por tener “más opciones para manejar tareas según el nivel de exigencia sin desperdiciar energía”. Android Headlines es un sitio web global dedicado a las noticias y reseñas de Android sobre tecnología, así como sobre temas de negocio.
Gear Diary otorgó al HUAWEI AI Cube el premio “Best of IFA 2018” gracias a su “excelente sonido, con un diafragma de aluminio y una cavidad de sonido de 400 ml”. El medio dijo a sus lectores que “esperan muchas opciones de conectividad y sonido sobresalientes”. Gear Diary es un sitio web basado en los EE. UU. y que brinda a sus usuarios información fácil de entender sobre tecnología.
GadgetMatch eligió al HUAWEI Locator como “Best of IFA 2018”, elogiando su capacidad para ofrecer “largos periodos de funcionamiento y de tiempo de espera” y su compatibilidad con los principales estándares del sistema global de navegación satelital.
GadgetMatch también reconoció al Kirin 980 con el premio “Best of IFA 2018”, afirmando que “Huawei toma en serio la Inteligencia Artificial en sus productos”, y destacando su NPU dual para mejorar las capacidades de Inteligencia Artificial.
GadgetMatch también nombró a la variante de piel del HUAWEI P20 Pro como “Best of IFA 2018” por su “simplicidad y textura”, afirmando que el teléfono “se vería bien con cualquier cosa”. GadgetMatch es una compañía líder de medios multiplataforma que ofrece noticias tecnológicas, comentarios y contenido de video para ayudar a los consumidores a encontrar los dispositivos adecuados para satisfacer sus necesidades.
Talk Android incluyó al HUAWEI AI Cube en su lista “Best of IFA 2018” por su “amplia compatibilidad con otros dispositivos inteligentes y conectados” y una excelente calidad de sonido. Talk Android es un sitio web con sede en los EE. UU. dedicado a informar sobre las últimas noticias sobre Google y la plataforma Android.
TechSpot premió al Kirin 980 con el galardón “Best of IFA 2018” y lo elogió por ser “increíblemente pequeño” mientras “presenta una serie de características impresionantes”. TechSpot es una publicación líder en informática y tecnología que leen diariamente entusiastas de tecnología, responsables de TI, y gamers.
En IFA 2018, Huawei recibió un premio de la Asociación Europea de Imagen y Sonido (EISA por sus siglas en inglés). El HUAWEI P20 Pro fue nombrado EISA Best Smartphone 2018 - 2019 en reconocimiento al compromiso de Huawei con la calidad, el diseño y el desempeño, así como por la larga trayectoria de la compañía en la introducción de dispositivos elegantes y potentes.

Valorizar os sinais de sofrimento psicológico é o primeiro passo para evitar o suicídio

Dia Mundial da Prevenção do Suicídio assinala-se a 10 de Setembro.
1 pessoa em cada 40 segundos comete suicídio. É esta a estimativa que a Organização Mundial de Saúde faz para uma realidade que, só em 2017, vitimou cerca de 1000 pessoas em Portugal, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. Com a aproximação do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que se assinala a 10 de setembro, é importante desmistificar um tema que é ainda tabu na nossa sociedade.
O suicídio define-se como um ato em que um indivíduo pôe termo à própria vida, de forma intencional e voluntária. Embora possa afetar todo o tipo de pessoas, este comportamento é mais frequente em homens acima dos 65 anos e em jovens entre os 15 e os 24 anos. Outros conceitos relacionados são a tentativa de suicídio, na qual a pessoa tem intenção de morrer, mas sobrevive, e os comportamentos autolesivos, sem intenção letal, como por exemplo cortes infligidos no próprio corpo.
Na maioria dos casos, os comportamentos suicidários estão relacionados com fatores psicopatológicos, que vão desde a presença de uma depressão, esquizofrenia ou doença bipolar, estados de ansiedade, consumo de álcool ou de outras substâncias. Outros fatores como tentativas de suicídio anteriores, o historial suicidário na família, o contacto com este tipo de comportamento nos media, assim como algumas caraterísticas de personalidade (agressividade, ansiedade, perfecionismo, etc.), podem ser fatores precipitantes de comportamentos letais.
Os contextos familiar, social, económico e cultural também desempenham um papel crucial no desenvolvimento de quadros de grande angústia que podem resultar em pensamentos suicidas, os quais são tidos pelo indivíduo como a solução que irá acabar com a dor que está a sentir. Divórcio, dificuldades financeiras, desemprego, violência, bullying, morte de um ente querido, entre muitos outros, são algumas realidades que podem afetar de forma negativa o estado psicológico da pessoa e, por sua vez, despoletar atos suicidários.
Contudo, a presença de um ou mais fatores de risco não implica, por si só, que a pessoa atente contra a sua própria vida. Isto porque os pontos anteriormente mencionados manifestam-se de forma distinta em cada indivíduo.
São as pessoas mais próximas do indivíduo, como familiares e amigos, que têm um papel fulcral na identificação de sinais indicadores da presença de fatores de risco para comportamentos suicidários, dos quais se destacam: o sofrimento e tristeza profunda; o isolamento social; a baixa autoestima; as alterações repentinas de humor; a adoção de comportamentos de risco, como o consumo abusivo de bebidas alcoólicas ou substâncias psicotrópicas; os sentimentos de culpabilidade e de desvalorização pessoal; abordar temas relacionados com a morte ou o suicídio com maior frequência; ou expressar a intenção de cometer suicídio. Este último ponto jamais deve ser desvalorizado, dado que é frequente que a pessoa verbalize que pretende suicidar-se antes de realizar o ato.
Reconhecido o problema, a etapa seguinte passa por tentar ajudar a pessoa a sair da angústia em que se encontra, mostrando-lhe que existe um caminho diferente para solucionar aquilo que a atormenta. Para isso, existem várias medidas que devemos tomar, nomeadamente:
  • Levar a sério o estado em que a pessoa se encontra e não minimizar o seu sofrimento;
  • Ouvi-la com atenção, de forma a perceber o que se passa e como podemos ajudar;
  • Não criticar as suas intenções e tentar compreender as razões do seu desespero;
  • Tentar perceber quais os planos e métodos que a pessoa tem para concretizar o suicídio;
  • Transmitir empatia e confiança, demonstrando que através de si há sempre a possibilidade de desabafar e de encontrar conforto e ajuda para os problemas;
  • Ponderar, em conjunto, soluções alternativas para o problema que despoletou a intenção suicidária;
  • Propor a ajuda de terceiros, incluindo a procura de apoio especializado, nomeadamente o apoio psiquiátrico ou psicológico.
O tratamento a adotar irá depender dos fatores que desencadearam as intenções suicidas. Caso estejamos perante um quadro psicopatológico, a psicoterapia e a utilização de fármacos são dois métodos a considerar, assim como, em última instância, o internamento. Para os restantes casos, o tratamento e acompanhamento psicológico regular poderão ajudar a pessoa a ultrapassar o estado de angústia extrema em que se encontra.

Prof. Joaquim Cerejeira, Psiquiatra e Diretor Clínico da Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra

La edad promedio para alcanzar el éxito como emprendedor ronda los 42 años


• Un estudio del MIT derrumba el mito de los “jóvenes emprendedores”
• Aunque ha disminuido, la cifra de desempleados de más de 40 años es de más de 469 mil personas
• “El desarrollo de competencias, una pieza clave para alcanzar el éxito”, Javier López Casarín, presidente de FRM

Una de las piezas clave para alcanzar el éxito como emprendedor es el desarrollo de las competencias laborales que el mercado exige, señaló Javier López Casarín, presidente de Fundación Reinventando México (FRM) durante su visita a la Expo PyMES de la Ciudad de México, en el Zócalo capitalino de esta ciudad.
“Anteriormente se pensaba que la edad idónea para ser emprendedor rondaba los treinta años, hoy ese mito se ha derrumbado”, aseguró López Casarín. “La imagen del joven veinteañero que lograba el éxito a través de una empresa tecnológica ha sido alimentada por dos o tres casos muy sonados, como lo son Bill Gates, Steve Jobs o Marck Zuckerberg. Los estudios más recientes revelan que dicho éxito empresarial se logra apenas pasados los 40 años de edad”.
Según una investigación del Massachusetts Institute of Technology (MIT), de Boston, la edad promedio del emprendedor exitoso ronda los 42 años. Los investigadores Pierre Azoulay y Daniel Kim se dieron a la tarea de recabar datos de dos fuentes datos de dos bases el Longitudinal Business Database (LBD), dedicado a estudios económicos, y del Servicio de rentas internas del gobierno federal de Estados Unidos, el Internal Revenue Service (IRS), y gracias a ello determinaron las edades promedio de los emprendedores tres nichos específicos: en las empresas de alta tecnología, los negocios respaldados por capital de riesgo y en las firmas de patentes. Los resultados promediaron 43, 42 y 45 años respectivamente.
A pesar de que las personas de más de 40 años se han convertido en un sector que es discriminado por los empleadores, el número de desempleados de esta edad ha disminuido en la presente década. De acuerdo con cifras del Instituto Nacional de Estadística y Geografía (INEGI), el desempleo en nuestro país afecta a 469 mil 629 personas de 40 y más años, lo que representa un número menos a los 65 mil 463 que arrojó la misma métrica de 2010. Esto se traduce en que una cuarta parte de las personas desempleadas en México rondan por esa edad, lo que los impulsaría a optar por el emprendimiento.
“La mayor parte de las empresas mexicanas están optando por el talento joven, por lo que muchas personas que rondan los 40 años están emprendiendo sus propios negocios. Los emprendedores jóvenes no son tan comunes como se cree, sobre todo en sectores específicos. Por ejemplo, las startups que desarrollan software, tienen un promedio de edad de 40 años aunque en otros mercados, como la biotecnológía, la edad promedio es de 47. Esto se debe a que muchos emprendedores aprovechan la experiencia adquirida durante su vida como empleados, en este sentido, una pieza clave para alcanzar el éxito es el desarrollo de competencias”, afirmó el presidente de Reinventando México.
En fechas recientes la Fundación Reinventando a México recibió por parte del Consejo Nacional de Normalización y Certificación de Competencias Laborales (CONOCER), el certificado que la acredita como Entidad de Certificación y Evaluación. Con esta certificación, la FRM puede impartir cursos de capacitación y certificar las competencias que harán posible que muchos mexicanos desarrollen las habilidades que exigen los mercados laborales en el siglo XXI así como los conocimientos necesarios para que puedan emprender su propio negocio.
“Otro de los factores importantes a considerar es la confianza que generan los mayores de 40 años en los bancos. Los capitales de riesgo prefieren poner su dinero en los proyectos que les signifiquen mejores retornos y no necesariamente en aquellos con un mayor potencial de crecimiento”, comentó López Casarín. “Esto se traduce en el factor de la edad: Los jóvenes tienen mayores restricciones financieras, lo que coloca en ventaja a los inversionistas más experimentados”.