terça-feira, 4 de julho de 2023

MARINHA GRANDE DINAMIZA PROJETO PARA AUMENTAR BIODIVERSIDADE E ADAPTAR TERRITÓRIO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

O Município da Marinha Grande está a desenvolver o projeto “MG BioUrbeACt”, para promover a biodiversidade urbana para a adaptação às alterações climáticas, através da plantação de meio milhar de exemplares de espécies arbóreas e arbustivas e de ações de gestão do arvoredo urbano.
A apresentação deste projeto ocorreu na tarde desta terça-feira, 4 de julho, no Parque Mártires do Colonialismo, tendo sido assegurada pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; pelo vereador do ambiente, João Brito; pelo técnico Jaime Riem; e tendo contado com a presença de elementos da Junta de Freguesia da Marinha Grande e de representantes da comunicação social.
Aurélio Ferreira esclareceu que “pretendemos promover a adaptação da cidade às alterações climáticas, através da gestão do património arbóreo, tornando-o mais resiliente e mais seguro para os cidadãos e, paralelamente, fomentar a arborização”. O presidente continuou referindo que “a plantação de árvores é uma preocupação ainda maior, sobretudo depois do incêndio de 2017 que causou grandes danos na principal mancha verde do concelho”.
Para além disso, “e na sequência de vários estudos que têm sido feitos a cerca de duas centenas de árvores, está prevista a realização de um conjunto de podas sanitárias e de alguns abates a árvores que, pelo seu estado biomecânico e fitossanitário, possam constituir perigo para pessoas e bens”, acrescentou.
O vereador, João Brito, salientou que “este é um trabalho necessário para a manutenção e gestão do nosso território, que se iniciou nos parques e jardins, na sequência da realização de análises biomecânicas efetuadas a cerca de duas centenas de árvores”.
No âmbito da apresentação do projeto, o técnico Jaime Riem, do Planeta das Árvores, explicou a metodologia de trabalho, demonstração de técnicas de análise, demonstração de escalada com arboricultor.

O projeto “MG BioUrbeACt” contempla ações para a gestão do arvoredo urbano, nomeadamente: estudos de avaliação biomecânica e fitossanitária; corte de ramos e aplicação de podas corretivas; e abates dirigidos por desmontagem. Neste contexto, o Município contratou técnicos de arboricultura, que procedem à avaliação do estado biomecânico das árvores de alguns parques, jardins e arruamentos da cidade.

Em maio, tiveram início as ações relativas à primeira fase dos trabalhos, nomeadamente os estudos de avaliação biomecânica e as primeiras podas fitossanitárias em diversas árvores dos parques da cidade. De acordo com os estudos biomecânicos já efetuados, estão previstas podas fitossanitárias em cerca de 150 árvores e abates de aproximadamente 25 exemplares.

Ainda este ano, na época de plantação (outono/inverno), está prevista a plantação de 220 árvores autóctones (como carvalho-cerquinho; carvalho-português; carvalho-alvarinho; bôrdo-negundo; bôrdo, plátano-bastardo; zêlha; lodão; sorveira/tramazeira; borrazeira-preta; freixo; amieiro; aveleira) e 290 arbustos (como medronheiro, folhado, murta, rosmaninho, junco, junco-solto, roselha), cujo objetivo é a reposição do arvoredo urbano e a promoção de ilhas sombra na cidade.

Está também contemplada a instalação de comedouros e caixas ninho para a avifauna e material de suporte para assegurar a plantação de árvores.

O projeto “MG BioUrbeACt” implica um investimento de 75 mil euros, decorrendo até dezembro de 2023, no âmbito da candidatura ao Programa de Apoio à Transição Climática “Intervenções de resiliência dos territórios face ao risco – (re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano”, com financiamento a 100% pelo COMPETE 2020.

Aveiro | Obra do Rossio segue a bom ritmo em quinzena com aumento do número de visitantes

 Decorre a bom ritmo e em conformidade com o planeado, a nova fase de trabalhos da obra de requalificação do Rossio, que acontece desde o dia 15 de junho na Rua João Mendonça num momento em que a Cidade viu crescer o número de visitantes, comparativamente ao ano anterior (2022).
De acordo com os números registados pelos espaços museológicos e de apoio a visitantes e turistas da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), localizados precisamente neste local, de 16 a 30 de junho, visitaram o Museu Arte Nova e Museu da Cidade de Aveiro, 4.315 pessoas, mais 902 visitas do que em 2022 (3.413), correspondendo a um crescimento na ordem dos 26%.

Trata-se de um dado relevante e que vem dar provimento à boa gestão da empreitada, por parte da CMA e das empresas responsáveis pela execução dos trabalhos, compatibilizando bem a obra, com a dinâmica e a vida comercial e turística existente no local.
Com a nova frente de obra e sensível à operação comercial marítimo-turística existente no local, a CMA autorizou a criação de quatros lugares adicionais na Praça Joaquim de Melo Freitas, para comercialização de bilhetes, e reposicionou também a zona de paragem dos tuk-tuk, deslocalizando-os para a bolsa de paragem de autocarros na Rua Clube dos Galitos (junto à Escola de Línguas).

Desta forma, a CMA procura dar as melhores condições possíveis para a redução do impacto dos condicionamentos provocados pela obra e que são notórios pelo crescimento do número de visitantes aos espaços da CMA existentes na Rua João Mendonça, nestes primeiros 15 dias de trabalhos no local.

Tribunal rejeita suspensão da obra em providência cautelar apresentada por empresários
A CMA informa ainda que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro (TAFA) indeferiu o efeito suspensivo da providência cautelar interposta pela empresa Espaço Experiências Lda, com operação marítimo-turística num cais da Rua João Mendonça, que requereu a suspensão imediata da empreitada.
Esta segunda-feira, dia 03 de julho e como previsto, a CMA apresentou a devida resposta / oposição ao processo junto do TAFA, aguardando agora pelo desenrolar do processo, com a certeza, porém, da conformidade, legalidade e premência do prosseguimento da obra em causa.
Esta obra, que estamos a realizar nesta importante área da Cidade de Aveiro e que se aproxima do seu final, vai ter como resultado um espaço público de elevada qualidade a todos os níveis e para Todas as Pessoas, com ganhos para toda a Cidade de Aveiro, para as diversas operações comerciais, económicas e sociais que aqui se desenvolvem.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]
Imagem: Litoral Centro

UCC Ammaya participa no “Dia do Brincar” em Portalegre

 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Ammaya esteve presente, no passado dia 21 de junho, no “Dia do Brincar”, evento organizado pela Câmara Municipal de Portalegre, que se realizou no Jardim da Avenida da Liberdade, em Portalegre, para assinalar o Dia da Criança.
As temáticas abordadas foram a Alimentação Saudável e o Exercício Físico, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação saudável, do exercício físico e saber identificar alimentos saudáveis e não saudáveis, através de jogos didáticos e com sugestões de receitas de lanches saudáveis e oferta de ementas ilustrativas.
As atividades foram direcionadas para alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas do Bonfim e Agrupamento de Escolas José Régio e contaram com a presença de duas Enfermeiras da UCC Ammaya e duas estudantes do 4º ano de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre.

ULSNA

Portalegre | Entrega de prémios do projeto “A minha Lancheira”

Os alunos do 3º ano da Escola Básica de Nisa, receberam, no passado dia 29 de junho, no auditório do Agrupamento de Escolas de Nisa, os prémios referentes ao 1º lugar no projeto “A minha lancheira”, promovido pela Administração Regional da Saúde do Alentejo, através do Programa Regional do Alentejo de Promoção da Alimentação Saudável (PRAPAS).

ULSNA

Uma experiência vínica e uma viagem pela Gastronomia Tradicional Portuguesa na 3ª edição do Wine Social Club by The Lodge Porto Hotel

 O The Lodge Porto Hotel vai reunir à mesa, pela 3ª vez, os amantes de vinho e da comida tradicional portuguesa para mais um jantar informal e intimista onde mestres da vinicultura, cuja dedicação e expertise moldam o cenário da arte de fazer vinho em Portugal. Os anfitriões desta edição serão João Alvares Ribeiro, da Quinta do Vallado e Daniel Niepoort, e irá decorrer no dia 6 de julho (quinta-feira), pelas 19h30, na Sala dos Trinta do The Lodge Porto Hotel.
O Wine Social Club by The Lodge é mais do que um evento vínico, é uma experiência de lazer onde se junta a gastronomia portuguesa aos melhores vinhos e a bons momentos, onde são dados a conhecer vinhos de regiões diferentes, contando sempre com a presença de dois ou mais produtores, que de uma forma informal explicam as parreiras, castas, blends e terroirs de cada vinho enquanto são servidos pratos propostos pelo Chef João Vieira.
 
Para esta edição estarão presentes dois produtores que dispensam apresentações: Quinta do Vallado e Nieport, onde os aromas dos vinhos preencherão o ar, despertando os sentidos de todos os presentes. Cada produtor partilhará segredos e experiências, ao mesmo tempo que falarão sobre as nuances dos seus vinhos e desafios enfrentados ao longo das gerações.
 
O menu do jantar ficará a cargo do chef João Vieira, responsável pela cozinha do restaurante Dona Maria, que irá proporcionar uma viagem de sabores para acompanhar esta experiência vínica. O jantar será iniciado pelas entradas: petingas no enguiço com bolo da sertã, fritada de vitela maronesa, favinhas com chouriço de vinho, batatas com pasta de azeitona, contando sempre com os enchidos tradicionais. Para prato principal, será servido o típico bacalhau podre de trás-os-montes, harmonizado com os vinhos da região do Douro e do Dão apresentados pelos anfitriões desta edição. Para o momento doce do evento, a sobremesa proposta pelo chef será tigelada de Oliveira do Hospital.
 
Esta experiência exclusiva e de número limitado de lugares, tem o valor de 75€ por pessoa. Para reservar lugar nesta edição do Wine Social Club by The Lodge Porto Hotel, que irá decorrer dia 6 de julho, basta marcar diretamente com o hotel.
 
Certamente não faltarão boas conversas e partilhas de conhecimento na emblemática Sala dos Trinta. Embarque nesta viagem vínica e gastronómica rodeada de bons momentos.
 
 
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Cantanhede | Exposição de pinturas de Maria P. Pinto. Cores Vivas patente na Biblioteca Municipal


A Biblioteca Municipal de Cantanhede recebe até ao próximo dia 31 de agosto, a exposição de pintura Cores Vivas, de Maria P. Pinto.
Composta por 19 trabalhos artísticos, a mostra apresenta um conjunto de trabalhos da artista, que integra criações produzidas desde a fase inicial da sua formação, com a exploração de técnicas de desenho e pintura, até às obras recentes, desenvolvidas após as aulas de pintura.
Nas telas apresentadas, a autora recorreu a várias técnicas, nomeadamente acrílicos, aguarelas, lápis de cor e marcadores sobre papel e sobre telas, com temáticas figurativas e temas que transcendem os limites da imaginação, que nos transportam para um mundo de cores, formas e sentimentos. Cada pincelada revela a habilidade inata e a dedicação incansável que Maria P. Pinto coloca em cada trabalho.
Maria Pereira Pinto nasceu em Braga, no dia 25 de junho de 2012. Revela, desde a mais tenra idade, um interesse genuíno pelo desenho e pintura, facto que a fez transformar esse gosto numa atividade diária, que a cativa por completo. Pintar é a sua forma privilegiada de comunicar e desvendar o seu mundo interior, expressando nos trabalhos que cria as emoções que marcam a sua vida.
Mesmo dedicando-se, diariamente, ao desenho e à pintura, o gosto pela arte foi encarado pelos pais de Maria como natural, pois "todas as crianças gostam de desenhar e pintar quando são pequenas". No entanto, Maria diferenciou-se na prática e na persistência do seu amor pela pintura, criando trabalhos artísticos progressivamente mais elaborados e complexos.
Aos 7 anos, Maria Pinto manifestou o desejo de receber aulas de pintura e, em 2021, iniciou a aprendizagem formal no ateliê de pintura "É.Art Atelier", em Cantanhede, sob a orientação da artista plástica e professora, Christine Francisco.
Para além da pintura, Maria tem outras atividades que a inspiram: ávida apreciadora de música, domina o violino com maestria e encanta a todos com sua voz angelical, integrando o coro Academia Juvenil de Música de Cantanhede. A jovem pintora também aprecia a leitura, os jogos de tabuleiro e as brincadeiras com a irmã mais nova. Os passeios na natureza, em família, são ocasiões especiais que nutrem sua criatividade e lhe proporcionam experiências diversificadas e enriquecedoras para utilizar na pintura.
Maria P. Pinto assina os seus trabalhos artísticos com o nome Maria P. Pintoa e tem uma página no Instagram em MMPintoRa.


As Sebastianas arrancam amanhã, 5 Julho, em Freamunde. Horários disponíveis.

 Já estão disponíveis os horários das Sebastianas, as festas da cidade de Freamunde celebradas em honra de São Sebastião, que arrancam amanhã, dia 5 de Julho, e estendem-se até dia 11. Com mais de 120 anos de história, as Sebastianas são um misto de festa sagrada e profana, com uma parte cultural e de animação muito marcada, mas sem nunca perder a raiz popular. São actualmente um dos maiores eventos culturais, tradicionais e turísticos da região, tendo atraído em 2022 mais de 500 mil visitantes!
A programação das Sebastianas inclui o PUTRICA, Festival de Arte Pública da cidade de Freamunde, que tem como principal objectivo sensibilizar para a integração da arte no espaço urbano. O projecto, que completa agora 10 anos, tem como propósito intervir e reabilitar imageticamente espaços devolutos e descaracterizados de identidade urbana, atribuindo-lhes novos valores culturais e artísticos. Freamunde tem, desde 2022, algumas paredes de pintura legal dedicada à arte urbana.
O Curador do Festival é o freamundense Frederico Draw que todos os anos convida artistas para participar, demonstrando a evolução dos diversos estilos e técnicas de street art. A edição 2023 do PUTRICA vai envolver 12 artistas de renome nacional que vão deixar a sua marca nas paredes da cidade: The CaverContraDubFedorMeskBrumSortePedro PodreThirdToscoTrip Dtos e Virus.

Sónia Ramos


TOREGRI 3 - CADETES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA NA ÚLTIMA PROVA DA ÉPOCA

 
A equipa de cadetes da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na última competição destinada ao escalão de cadetes do calendário regional da Associação de Natação de Coimbra.
A competição realizou-se nos dias 01 e 02 de julho na piscina municipal da Lousã e contou com a presença de 97 atletas em representação de 11 Clubes, sendo que a Sociedade Columbófila, foi a coletividade mais representada com a presença de 22 atletas.
Foram duas jornadas com muito entusiasmo e alegria, onde foi possível presenciar a evolução em termos técnicos dos jovens “Pombos”, resultante de cerca de 10 meses de trabalho.
Em termos competitivos os jovens atletas competiram pela derradeira vez na presente época sendo que terão ainda mais 2 semanas de “treinos” com atividades diferenciadas, estando o último treino da época marcado para o dia 17 de julho, que terá como palco o Panorâmico Aquaparque (Pombal).


Silves | ESCLARECIMENTO: RECOLHA DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS - RESPONSABILIDADE DA ALGAR

 Em resultado da elevada procura turística da região na presente época do ano, com significativa confluência de turistas e aumento exponencial da atividade comercial no concelho de Silves, verifica-se o natural aumento na quantidade de resíduos produzidos.
O Município de Silves, através dos serviços municipais, tem dado a resposta necessária no sentido de evitar a acumulação de resíduos indiferenciados junto dos contentores, o que tem vindo a ser conseguido pelo reforço da frequência de recolha diária.
Por outro lado, importa esclarecer, mais uma vez, que fruto de uma concessão estabelecida pelo Estado Português ainda nos anos 90, e não por uma contratação efetuada pelo Município de Silves, a entidade responsável pela recolha seletiva de embalagens e materiais recicláveis nos ecopontos existentes nos 16 municípios do Algarve é a ALGAR.
Esta empresa, com capital maioritariamente privado, é autónoma na gestão das suas rotas e definição de frequência de recolhas, não tendo o Município de Silves qualquer poder na gestão/organização dos serviços de recolha dessa entidade, que, infelizmente, não tem revelado capacidade para recolher diariamente os ecopontos que vão ficando cheios, originando situações indesejáveis e veementemente reprováveis em todo o Algarve.
Não obstante, e numa ótica de colaboração e minimização do impacto das acumulações de resíduos recicláveis no espaço público, os serviços do Município de Silves monitorizam regularmente o nível de deposição de resíduos nos equipamentos de recolha seletiva, reportando diariamente essa informação à ALGAR, no sentido de manter o concelho limpo e com a qualidade ambiental desejável.
Apela-se, assim, à melhor colaboração e contributo de todos, com a adoção dos seguintes comportamentos:
» O transporte dos próprios resíduos até ao próximo ponto de recolha disponível, sempre que seja identificado algum equipamento cheio;
» A adesão por parte de todos os produtores não-domésticos (restaurantes, pastelarias, bares, supermercados, entre outros) ao serviço Algarlinha, o qual recolhe os resíduos recicláveis, de forma gratuita, diretamente no local de produção, libertando espaço para a deposição de resíduos dos produtores domésticos;
» O contacto direto com a própria ALGAR, com conhecimento ao Município de Silves, informando que em determinada localização o ecoponto está cheio; e,
» A apresentação de reclamações sobre a qualidade do serviço prestado junto da Algar, com conhecimento ao Município de Silves.
 
Contactos Linha da Reciclagem - Telefone Gratuito: 800 911 400
Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente - Telefone: 282 440 800

MUNICÍPIO DE SILVES IRÁ PROCEDER A AÇÕES DE LAVAGEM DE RUAS NOS MESES DE JULHO E AGOSTO EM ARMAÇÃO DE PÊRA

          

O Município de Silves informa que irá proceder à lavagem das Ruas Dr. Manuel de Arriaga e Dr. José António dos Santos, em Armação de Pêra, no troço dos arruamentos mais conhecidos pela Rua das Lojas e dos Bares na baixa da Vila, durante a madrugada, entre as 05h00 e as 07h00, nas seguintes datas:
» 08 de julho
» 22 de julho
» 05 de agosto
» 26 de agosto
 
Por forma a possibilitar uma intervenção eficaz e eficiente dos serviços municipais, na execução das ações de lavagem das ruas, solicita-se que os estabelecimentos comerciais procedam à remoção do mobiliário urbano que integra a sua área de esplanada instalada no espaço público.
Estas operações de lavagem das ruas da iniciativa do Município de Silves visam contribuir para um melhor ambiente urbano, sublinhando-se, contudo, que a limpeza e higiene urbana da Vila de Armação de Pêra encontra-se a cargo da responsabilidade da Junta de Freguesia local.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia lamenta eventuais transtornos causados à população residente e/ou de férias, à qual pede a máxima compreensão, bem como a sua colaboração para manter Armação de Pêra mais limpa e salubre.

Cantanhede | Presidida por Helena Teodósio. Câmara aprova constituição da comissão organizadora da XXXI Expofacic

 
A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou em reunião do Executivo a constituição da equipa responsável pela organização da XXXI Expofacic, que decorre entre 27 de julho e 6 de agosto.
Presidida pela presidente da autarquia, Helena Teodósio, a comissão organizadora integra ainda a vereadora Célia Simões (vice-presidente), os administradores da INOVA-EM, Idalécio Oliveira, Pedro Castro e Paula Videira, e o chefe de Gabinete de Apoio à Presidência e aos Munícipes, Casas de Melo.
Tendo em conta as exigências a que é necessário dar resposta do ponto de vista organizativo e logístico, foram ainda designados os seguintes responsáveis setoriais: Carlos Gregório (Artesanato e Juntas de Freguesia), Cláudia Azevedo (Educação), Carlos Santos e Elsa Bastos (Segurança e Gestão de Emergência), Francisco Henriques e Cátia Vieira (Setor Agrícola, Espaços Verdes, Higiene e Limpeza), Hugo Oliveira (Tasquinhas e Feira Popular), e Cátia Vieira, Catarina Bastos e Carlos Gregório (Exposições Culturais).
O Executivo aprovou ainda a constituição da Comissão de Honra do certame, a qual integram os presidentes da Assembleia Municipal de Cantanhede, Associação Empresarial de Cantanhede, Turismo do Centro de Portugal, os 14 presidentes de Junta do Município de Cantanhede, os representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal de Cantanhede, os presidentes da Ad Elo – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e o comandante do Destacamento Territorial de Cantanhede da GNR.
A gestão administrativa, financeira e logística do evento é da responsabilidade da INOVA-EM.
Foram também aprovados os termos da receção às destacadas figuras do Estado e a representantes de prestigiadas instituições públicas e privadas que, à semelhança das edições anteriores, vão estar no evento.
Recorde-se que a XXXI Expofacic contará com a presença de mais de 500 expositores, cerca de 70% dos quais representativos dos setores industrial, comercial, de serviços e agrícola, sendo os restantes espaços de exposição dedicados às Juntas de Freguesia, associações, entidades institucionais, gastronomia e artesanato nacional e internacional.

Proença-a-Nova | Passeio Sénior leva 708 participantes a Almeida

 
Com o objetivo de combater o isolamento social e proporcionar à população sénior uma experiência cultural, o passeio sénior promovido pelo Município de Proença-a-Nova de 2023 levou mais de 700 participantes a Almeida, no distrito da Guarda. Almeida é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, onde se destaca a sua fortaleza, que, com a sua forma de estrela de doze pontas, constitui um dos exemplares europeus dos sistemas defensivos abaluartados do século XVII.
Com uma data diferenciada para cada freguesia, os passeios realizaram-se a 27 de junho para a União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, Montes da Senhora e São Pedro do Esteval e dia 29 para a União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral.
Durante a manhã, os participantes visitaram o Museu Militar, uma exposição etnográfica e o Centro Histórico, à tarde o almoço convívio fez-se na Quinta de Santo António, em que o Executivo esteve presente. João Lobo, presidente da Câmara Municipal, aproveitou a ocasião para reforçar a importância do convívio inter geracional que “num concelho como o nosso importa ter os mais novos, mas também os mais velhos que com a sua experiência de vida têm a capacidade de transmitir conhecimento aos outros”.
Os passeios para além do seu papel lúdico, desempenham uma ferramenta crucial contra o isolamento social e na promoção do bem-estar dos participantes, estimulando a interação social. Esta iniciativa do Município de Proença-a-Nova e das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho realiza-se desde 2006 é realizada no âmbito do Projeto Enraizar CLDS 4G - cofinanciado pelo POISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.