sábado, 23 de março de 2024

Portalegre | UCC ALTER promove sessões “Lavagem dos Dentes”

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, comemorado a 20 de março, a UCC ALTER realizou sessões de educação para a saúde no Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, às turmas do 1º e 2º ano do 1º ciclo.
Nestas sessões, procurou-se sensibilizar os alunos para a forma correta de realizar a lavagem dos dentes, a quantidade de pasta a utilizar, o tempo médio da lavagem, os benefícios de uma alimentação saudável para a saúde oral e a importância das visitas regulares ao dentista.

As crianças demonstraram muito interesse, tendo participado nas sessões com entusiasmo, inclusive, cantando uma música apresentada durante as sessões e bem conhecida de todos.

No fim, foram distribuídos kits com escovas de dentes e uma atividade para completarem em sala de aula alusiva ao tema (desenho para colorir e jogos de correspondências).

A iniciativa foi desenvolvida pelos enfermeiros da UCC ALTER

ULSAALE
*Enviado José Rui Marmelo Rabaça

Portalegre | Dia Mundial da Saúde Oral

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde Oral ,que se assinalou a 20 de março, a higienista oral Ana Calha e a estagiária da 11ª licenciatura de Higiene Oral, Maria Silva, realizaram uma exposição sobre saúde oral na Escola Básica e Secundária Professor Mendes dos Remédios, em Nisa.
A exposição teve como objetivo alertar para a prevenção de doenças orais, o diagnóstico e o seu tratamento. E também, não menos importante, alertar para uma alimentação saudável.
Realizaram ainda rastreios a crianças do Pré-Escolar e o 1º Ciclo deste estabelecimento de ensino em Nisa.

ULSAALE

Aveiro | Aberto o trânsito entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas; Aveiro Spring Classic; Bilhetes à venda para os Tindersticks

 I – Aberto o trânsito entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas
Qualificação urbana prossegue com nova fase de trabalhos
A Câmara Municipal de Aveiro informa que está aberto ao trânsito a Rua do Sal, no sentido único, a circulação entre Rotunda das Pirâmides > Pontes das Eclusas ( sentido Nascente > Poente), agora que terminou a primeira fase dos trabalhos de intervenção para requalificação e reperfilamento da referida rua.
A obra de qualificação urbana entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas prossegue de acordo com o previsto, com o seguimento dos trabalhos para alargamento do perfil da rodovia e compatibilização do traçado com a obra de requalificação e relocalização do limite nascente do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, (que também se encontra em curso).
Aos utilizadores já possível observar os benefícios do alargamento do perfil viário, que em boa medida vai permitir a ligação segura à nova rotunda a poente do viaduto sob a A25, fundamental na organização dos acessos à Cidade, à autoestrada e aos diferentes polos de interesse circundantes.

Uma obra estratégica na ligação ao Rossio e ao Bairro da Beira-Mar
Esta empreitada é fundamental para a sustentabilidade do acesso rodoviário ao Rossio e ao Bairro da Beira-Mar, que vai acontecer maioritariamente pela Ponte da Eclusa e pela Ponte de São João. Este canal viário também vai ser fundamental para a gestão dos acessos aos terrenos da Antiga Lota de Aveiro.
Trata-se de um investimento global da CMA de cerca de 2 milhões de euros, dos quais 1.846.520€, correspondem à qualificação urbana entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas, em execução pela Civibérica – Obras Civis, S.A., enquanto que a empresa TOSCCA – Equipamentos em Madeira, Lda., tem a seu cargo obra de relocalização do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, pelo valor de 156.979,62€.
Prossegue assim o investimento devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, na certeza que esta obra, que estamos a realizar nesta importante área da Cidade de Aveiro e que se aproxima do seu final, vai ter como resultado um espaço público e de circulação de elevada qualidade a todos os níveis.

II – Março fecha com a 7.ª edição da Aveiro Spring Classic
O festival de Ciclismo de estrada regressa a Aveiro no domingo, dia 24 de março, com os condimentos essenciais de uma Clássica do Ciclismo e com o cenário único a Cidade e a Região de Aveiro, que pretende reforçar o epíteto de mais bela e participada clássica realizada no território nacional.
A Aveiro Spring Classic continua a contar com a parceria entre a Cabreira Solutions e a Câmara Municipal de Aveiro e volta a ser um enorme sucesso, com cerca de 1300 participantes inscritos de várias nacionalidades.
À semelhança das edições anteriores, os 94 km da Clássica curta ou os 127 km da Clássica longa tem o seu local de partida e de chegada, no Cais da Fonte Nova.
As provas vão percorrer as emblemáticas estradas nacionais e secundárias da Região, com a passagem por vários estradões em “sterrato” e segmentos “pavet”, condimentos essenciais para uma clássica de excelência, a fazer lembrar as emblemáticas e monumentais clássicas do calendário da UCI World Tour.
A Aveiro Spring Classic vai passar por quatro Municípios que se associam a esta edição, a saber: Aveiro, Ílhavo, Mira, Oliveira do Bairro e Vagos. Entre o Mar, as paisagens verdes deste território única e a Ria de Aveiro, os atletas usufruirão das condições naturais de excelência para a prática desportiva.

Condicionamentos de trânsito
A realização do evento desportivo implicará o corte ao trânsito e interdição do estacionamento da Rua do Cais da Fonte Nova, em frente ao Centro de Congressos de Aveiro, entre as 18h00 do dia 22 e as 18h00 do dia 24 de março.
No dia 24 de março, o transito estará cortado ou muito condicionado nas ruas:

>  Av. 5 de Outubro;
>  Av. Artur Ravara (Sentido Hospital > Santa Joana);
>  Av. Francisco Sá Carneiro;
>  Av. Santa Joana;
>  Arruamentos principais em Verba e Porto de Ílhavo;
>  Dom Carlos I;
>  EN 235 (Estrada de São Bernardo);
>  Estrada da Ria (Cruzamento com a Rua do Sal);
>  Estrada de Vilar;
>  Rotunda das Pirâmides;
>  Rotunda do Hospital;
>  Rua 2 de Maio;
>  Rua Calouste Gulbenkian;
>  Rua Carlos Silva Melo Guimarães;
>  Rua Condessa Mumadona (EN 235);
>  Rua da Casa do Povo (Oliveirinha);
>  Rua de Bourges;
>  Rua Direita (EN 335);
>  Rua Direita da Póvoa do Valado;
>  Rua do Cais da Fonte Nova;
>  Rua dos Melões (EN 584);
>  Rua José Afonso;
>  Rua Prof.ª Justa F Dias (EN 230-1);

III – Bilhetes para concerto dos Tindersticks em Aveiro já estão à venda

A banda britânica atua no Teatro Aveirense a 10 de novembro, num concerto com o selo de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

Os bilhetes para o concerto dos Tindersticks no Teatro Aveirense, marcado para 10 de novembro, já estão à venda. A banda irá apresentar um novo álbum de originais, o sucessor de Distractions, num espetáculo que integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
O novo álbum dos Tindersticks, ainda sem título, será revelado gradualmente ao longo dos próximos meses, pelo que haverá um conjunto de temas novos para o público conhecer, num alinhamento que deverá também contar com clássicos da carreira dos britânicos.
Formados no início da década de 90, os Tindersticks ganharam estatuto de banda de culto, tendo-se estreado nos palcos portugueses em 1995, num concerto que o vocalista Stuart Staples considera um dos melhores da sua carreira.
Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Aveirense ou através da Ticketline.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro




SILVES RECEBE ARTISTAS DE RENOME INTERNACIONAL NA FISSUL ATÉ DOMINGO

 Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 24 de março, a 1ª edição da Feira de Arte Internacional VISION ART FAIR, na Fissul, em Silves.
A iniciativa conta com a presença de artistas emergentes de renome internacional: pintores, fotógrafos, ilustradores e escultores; assim como diversas galerias, em representação de mais de 30 países.
 
A feira está vocacionada para que artistas, galerias e coletivos de criadores, estabelecidos e emergentes, exibam diretamente ao público obras de alta qualidade, em estilos tradicional e contemporâneo, dirigindo-se em especial aos amantes da arte e aos colecionadores.
 
O certame, de entrada livre, encontra-se aberto ao público das 11h00 às 20h00.
 

Semana Santa de Porto de Mós 2024

 A Câmara Municipal de Porto de Mós apresenta o programa da Semana Santa de Porto de Mós, que decorrerá de 24 a 31 de março.
O programa arranca, assim, no Domingo de Ramos, com a recriação da entrada de Jesus em Jerusalém, onde se destaca o tapete florido de cerca de 300 metros, que percorre a Ponte de São Pedro, em direção à igreja matriz da vila. Ainda neste dia terá início o programa de concertos noturnos na Igreja de São Pedro, com a atuação do Coro Ninfas do Lis e Rute Martins & Camerata, por parte do Orfeão de Leiria. Ao longo da semana a Igreja de São Pedro será palco de vários encontros culturais que terão a música como peça chave, com destaque para o “Concerto da Páscoa”, com o Tenor João Mendonza, compositor e letrista, cuja voz lhe valeu um encontro com Papa Francisco; “A Gathering of Grace” de Douglas Nolan, por parte da Academia Coral Mezzo e “A caminho da Páscoa”, pela Sociedade Artística e Musical Cortesense”. Na quinta-feira, terá lugar a recriação histórica “Última Ceia – Lava-pés”.
 
Na Sexta-feira Santa, a recriação bíblica da Via Sacra será o momento alto das celebrações. Um grupo de atores profissionais e amadores, sob coordenação do Grupo de Teatro Leirena, fará a recriação do momento da condenação até à morte de Jesus Cristo. O espetáculo religioso terá início na Igreja de São Pedro, percorrendo, depois, as ruas da vila até ao Castelo de Porto de Mós, onde terá lugar o momento mais emotivo da recriação.
 
Nas palavras do presidente da autarquia, esta celebração visa unir toda a comunidade, através da dinâmica cultural, musical e educacional da “semana maior”.
 
No seguimento da realização da Semana Santa, decorrerá, ainda, o Festival Gastronómico do Folar e da Amêndoa Artesanal e o Festival Gastronómico do Cabrito e do Borrego.
 

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Porto de Mós | 3º Festival do Folar e da Amêndoa Artesanal

 O Festival do Folar e da Amêndoa Artesanal decorre entre os dias 22 e 30 de março, junto ao Largo do Rossio e contará com a presença de 10 entidades.

Esta é uma iniciativa que pretende promover e incentivar a produção e comercialização de produtos artesanais existentes no Concelho de Porto de Mós, nomeadamente os folares da Páscoa e as amêndoas. Pretende, ainda, motivar os produtores a privilegiar o uso de ingredientes locais e/ou tradicionais como forma de manter a qualidade, a genuinidade e a diferença e, simultaneamente, divulgar estes produtos, contribuindo para a dinamização da economia local e a fomentação das tradições e do turismo.

O Festival do Folar e da Amêndoa Artesanal junta-se ao programa cultural da Semana Santa e ao programa gastronómico do Festival do Cabrito e do Borrego.

 

Entidades participantes:

 

Centro de Apoio Social das Serras d’Aire e Candeeiros

Sabombons e Newme

Hora do Doce

Requinte dos Amigos

Pastelaria Portomosense

Os Bolos da Ana

Os Doces da Preciosa

Os Bolos da Eva

Licores da Avó Bia

Chousa da Estrada

 

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Município de Cantanhede sensibilizou sobre a importância da floresta

 
O Município de Cantanhede encerra amanhã, 23 de março, um vasto programa de atividades de sensibilização organizadas pelo Gabinete Técnico Florestal, no âmbito da Semana da Floresta, tendo como referência o Dia Mundial da Floresta, que se comemorou a 21 de março. Neste contexto, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, esteve na Escola Básica da Sanguinheira, onde os alunos estiveram envolvidos numa ação, em colaboração com a GNR, orientada para a consciencialização dos mais novos sobre a importância da proteção da floresta e da preservação do meio ambiente.
Para a líder do executivo camarário cantanhedense, “o Dia Mundial da Floresta é mais um pretexto, um ótimo pretexto, para o Gabinete Técnico Florestal interagir com a comunidade, e muito particularmente com os alunos de diferentes níveis de ensino, não só para estimular a adoção de comportamentos e atitudes alinhados com os valores ambientais, com foco particular na função da floresta para a regulação do clima e outros aspetos fundamentais para a qualidade de vida, mas também para dar a conhecer o tipo de serviços que prestam e as atividades que desenvolvem”.
Helena Teodósio diz ser “muito gratificante constatar o grande alcance educativo e pedagógico das diversas iniciativas que os técnicos da autarquia têm vindo a dinamizar e que, à semelhança de anos anteriores, estão a suscitar grande entusiasmo nas escolas, o que significa que a mensagem está a surtir efeito e que estamos a preparar agentes da mudança para o advento de uma sociedade mais consciente e comprometida com os desafios da conservação da natureza e da sustentabilidade dos recursos naturais”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, esteve presente na visita à exposição na terça feira com alunos da Escola Secundária Lima de Faria e participou em duas ações simbólicas para assinalar o Dia Mundial da Floresta, designadamente na plantação de duas árvores, uma na sede do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, outra na EB2,3 João Garcia Bacelar, na Tocha.
Neste último estabelecimento de ensino, o vice-presidente da autarquia participou ainda no lançamento da "II Arte Xávega à Moda Antiga" e na inauguração do projeto "Galinheiro Encantado", bem como na cerimónia de hastear da Bandeira Escola Azul, galardão que distingue o trabalho pedagógico desenvolvido sobre temas ligados ao mar, em parceria com o setor do mar, indústria, municípios, ONG's, universidades e outras entidades com papel ativo em Literacia do Oceano.
Tendo como mote “Florestas e Inovação: Novas Soluções para um Mundo Melhor”, a Semana da Floresta promovida pelo Município de Cantanhede destinou-se a promover o reconhecimento do papel fundamental da tecnologia e da inovação na preservação dos ecossistemas florestais, e em simultâneo fomentar a reflexão sobre a importância da floresta e os cuidados que ela requer.
Do programa destacam-se várias atividades, nomeadamente, uma ação intitulada “Chorão, Não!” que visou o controlo das plantas invasoras na Praia da Tocha, com a participação dos alunos do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Tocha, na segunda-feira.
Na terça e na quinta, respetivamente, alunos da EB1/Jardim de Infância de Vilamar e da Escola Pedro Teixeira tiveram a oportunidade de explorar a biodiversidade local.
Na quinta-feira e hoje decorreram atividades no âmbito do projeto “Literacia para a Floresta", com os alunos da Escola Básica João Garcia Bacelar da Tocha e da Escola Secundária Lima de Faria, respetivamente.
Ainda na quinta-feira os estudantes do 5.º e do 6.º ano da Escola Básica Marquês de Marialva participaram na plantação de espécies autóctones no exterior deste estabelecimento de ensino. 
Hoje os alunos mais jovens da EB1 Cantanhede Sul participaram num peddy paper no Parque Verde da cidade de Cantanhede com o objetivo de explorar e conhecer as árvores aí existentes, bem como aprender conceitos relacionados com a floresta em geral.
A semana termina a 23 de março, na localidade dos Barrins, na freguesia da Tocha, com uma atividade sobre segurança e medidas preventivas na realização de queimas de amontoados, neste caso aberta à participação da população em geral.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo



Silves | “PAIXÃO DE CRISTO – VIA SACRA AO VIVO” MOTIVA CORTE DE TRÂNSITO EM ALGUNS ARRUAMENTOS DE PÊRA

 O Município de Silves informa que, decorrente da realização da “Paixão de Cristo – Via Sacra ao Vivo”, estarão encerradas à circulação automóvel das 20h00 do dia 23 de março até às 24h00 do dia 24 de março os seguintes arruamentos: Largo 25 de Abril, Largo de S. Francisco, Rua de S. Francisco, Rua do Poço, Rua Vasco da Gama, Largo 1.º de Maio, Rua Infante D. Henrique, Rua João de Deus e Rua Castilho ou Areais, em Pêra.
 
A realização desta recriação dos últimos momentos da vida de Cristo provocará, ainda, o corte de trânsito e a proibição de estacionamento na Rua António Mascarenhas Cochado (da Igreja Matriz até ao Largo 25 Abril), desde o dia 21 de março até às 13h00 do dia 25 de março devido à montagem, ocupação e desmontagem de palco (sendo apenas permitido o trânsito local) e nas ruas Antero de Quental e Rua do Mercado (utilizadas apenas como passagem de emergência).
 
Trata-se de uma iniciativa promovida, desde 2005, pela Comissão de Festas da Paróquia de Pêra, Centro Paroquial de Pêra e Paróquia do Divino Espírito Santo, onde participam mais de uma centena e meia de voluntários, entre personagens, figurantes e demais colaboradores necessários à realização do evento, e que conta com o apoio do Município de Silves.
 
Pede-se a compreensão e a colaboração de munícipes, residentes, automobilistas e visitantes, que muito contribuirá para a continuação do sucesso desta recriação que reúne, bianualmente em Pêra, milhares de visitantes que se deslocam a esta vila em tempo de Quaresma, para viver a “Via Sacra ao Vivo”.