José Rocha agradado com o retomar de iniciativas e tradições
segunda-feira, 20 de junho de 2022
CASTELO DE PAIVA | VI Couto Mineiro em festa animou o Monte de S. Domingos. Joaquim Martins garante continuidade da iniciativa
SECÇÃO DE BASQUETEBOL DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA REALIZOU TORNEIO DE MINIBASQUETE – MINIS 12
Realizou-se no dia 18 de junho de 2022, numa organização da Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense o Torneio de Minibasquete, e que foi destinado ao escalão de Minis 12 e que teve lugar no Pavilhão Marialvas, gentilmente cedido pelo Município de Cantanhede.
Este torneio que reuniu muitas crianças, teve a participação, das equipas do GICA, Olivais e da equipa organizadora, que contou com duas equipas: ASSSCC 1 e ASSSCC - 2.
A equipa da ASSSCC 1 foi constituída, por 2 – Lucas Silva, 23 – João Santos, 30 – Benjamim Costa, 23 - Diogo Ribeiro, 7 - Guilherme Monteiro, 13 - Martim Alves, 1- Rita Lourenço e 25 – Guilherme Cortesão.
A equipa da ASSSCC - 2 foi constituída por 6 – Luan Eduardo Silva, 9 – Daniel Gaspar, 30 – Salvador Gaspar, 87 – Bernardo Caldeira, 38 – Gabriel Farinha, 21 Martim Jesus e 28 – Tomás Miranda.
A equipa - 1 foi orientada pelo Treinador João André Costa e a equipa – 2, pelo treinado Gonçalo Girão, contando as duas equipas com a colaboração da Delegada, Ana Maria Rodrigues.
Como bem sendo habitual, os pais não deixaram de estar presentes, aplaudindo os pequenos atletas.
Uma palavra especial para os atletas da ASSSCC, Sub 16 e Sub 18, que estiveram presentes para colaborarem no torneio, na montagem e desmontagem dos campos e ainda como árbitros e juízes de mesa.
Como sempre os pais não deixaram de estar presentes, aplaudindo e incentivando os pequenos grandes atletas.
Marinha Grande | TEATRO STEPHENS RECEBE TALK SHOW A 24 DE JUNHO
Marinha Grande | PERFORMANCES DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO MUSEU JOAQUIM CORREIA
𝐅𝐋𝐢𝐢 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐨𝐮 𝐩𝐨𝐫 𝐀𝐧𝐬𝐢ã𝐨
Ansião acolheu, de 15 a 18 de junho, três dos momentos da programação do 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐋𝐢𝐭𝐞𝐫á𝐫𝐢𝐨 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐢𝐨𝐫 – 𝐅𝐋𝐢𝐢 𝐏𝐚𝐥𝐚𝐯𝐫𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐅𝐨𝐠𝐨, que teve como lema “A arte e a cultura como reanimadores de uma região e de um povo”.
As “palavras de fogo” foram trazidas a Ansião através do “Encontro com a Escritora Sara Rodi”, no dia 15, na Biblioteca Municipal, numa sessão dedicada aos mais novos. A autora das coleções de literatura infanto-juvenil "As Gémeas" e "Escola das Artes" e guionista de diversas séries televisivas, esteve à conversa com os alunos do 1.º ano da Escola Básica de Ansião e do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Ansião. A partir da coleção “Maria e Sebastião”, contou várias histórias, que fizeram a delícia dos mais pequenos.
Apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, e pela escritora Ana Filomena Amaral, da organização do FLii, Luís Osório veio apresentar o seu livro "Ficheiros Secretos – Histórias nunca contadas da política e da sociedade portuguesas”, no dia 17, no Auditório Municipal, perante uma assistência atenta, curiosa e participativa, de que resultou uma calorosa conversa com uma figura mediática não só do jornalismo como do mundo das letras.
O escritor ansianense Prates Miguel e a poetisa Maria do Sameiro Barroso, acompanhados pela Vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, prestaram, no dia 18 também no Auditório Municipal, um tributo a Agustina Bessa-Luís através de um painel intitulado “O país não precisa de quem diga o que está errado; precisa de quem saiba o que está certo”, que terminou com a leitura de poemas pelas jovens Beatriz Cardoso e Luz Farrica.
Matilde Rosa Araújo, José Saramago e Adriano Correia de Oliveira foram outros autores a que se deu destaque na 5.ª edição desta iniciativa, que surgiu como uma justa homenagem às vítimas dos fogos florestais de 2017, tendo decorrido entre 16 e 19 de junho nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Condeixa-a-Nova, Lousã, Miranda do Corvo e Pedrógão Grande.
Proença-a-Nova | Casa do Resineiro inaugurada na aldeia de Corgas
A Casa do Resineiro, novo espaço museológico do concelho de Proença-a-Nova que pretende recordar ou dar a conhecer imagens, ferramentas e obras de arte alusivas não só à atividade da resina, mas também da própria vida no campo, foi inaugurada na aldeia de Corgas a 13 de junho, Dia do Município. “Foi também o dia em que celebrámos, à imagem do que aconteceu na Sessão Solene, a cultura enquanto vetor importante de partilha de conhecimento, na busca de vários significados que vamos traduzindo ao longo da história. Os novos meios tecnológicos permitem-nos manter a identidade destes territórios, mas são as pessoas quem a criam”, referiu na ocasião João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. Esta é também uma forma de se manterem vivas as tradições das localidades em que, à semelhança das Corgas, se resinavam os pinhais, com grande impacto na própria evolução da comunidade. “A resina traduziu-se numa atividade muito importante durante um largo período do nosso tempo no concelho, mas aqui na aldeia de Corgas ainda com maior evidência. Era um modo de vida e permitiu que muitas famílias conseguissem por os seus filhos a estudar, empenhando-se neste trabalho, mas também no conhecimento”.
A Casa do Resineiro foi inaugurada por Susana Menezes, diretora Regional da Cultura do Centro, que se mostrou “satisfeita por participar num dia onde evocamos todos aqueles que nos antecederam e que ajudaram a construir este território e todos aqueles que estão a preservar e manter este território”. A diretora lembrou o facto “de este ser um projeto importante, não só para a Direção Regional de Cultura, mas também para toda a região, naqueles que são os desafios que enfrentamos hoje”. Susana Menezes aproveitou ainda a oportunidade para referir que a entidade que agora representa “tem encontrado no Município de Proença-a-Nova um parceiro para a promoção dos interesses do património, da cultura e das artes, principalmente quando em 2019 foi apresentado o projeto aos municípios de Proença-a-Nova, Oleiros e Sertã para que se juntassem” e desenvolver o Cortiçada Art Fest. Este projeto segue as bases da ‘Carta de Porto Santo’, documento assinado em 2020 e que defende a inclusão numa ‘Democracia Cultural’, que Susana Menezes cita, remetendo o seu significado para a “necessidade de as comunidades terem uma voz ativa na preservação do seu património e identificar o que para si é património, potenciando a visibilidade da sua própria localidade”.
Paulo Martins, presidente da Associação da aldeia das Corgas, começou por “enfatizar o trabalho de Maria dos Anjos Ladeira Novo e de Marcolino Farinha Melo” nos contributos em termos de espólio para a Casa do Resineiro, apontando ao facto daquele que hoje é visto como património cultural ter sido, outrora, “o património económico de toda a aldeia e das famílias que aqui viviam e que tinham a resina como principal sustento. É muito importante escrever e relembrar a história do nosso passado e daqui para a frente transmiti-la às gerações futuras”.
Apesar da área de Proença-a-Nova ser ocupada em 80% por terrenos florestais, a atividade da resina desapareceu já por completo do concelho, residindo apenas nas lembranças dos habitantes mais idosos que passaram por todo o ciclo da resina, estando ainda muito vincado a uma forma de estar e de viver. A inauguração da Casa do Resineiro tenciona recuperar e perpetuar essa memória, resultando da recuperação de um edifício em pedra de xisto, realizada pelo Município, no coração da aldeia de Corgas. O Município é ainda parceiro no projeto de criar a Rede Europeia de Territórios Resineiros com reintrodução da resinagem nos pinhais adultos.
Marinha Grande | BAILADO DE INESA MARKAVA ENTRE ESCULTURAS, PINTURAS E MEDALHAS DE JOAQUIM CORREIA
O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, recebe um espetáculo da bailarina Inesa Markava, no âmbito do projeto “Museus Imaginários”, no dia 2 de julho (sábado), pelas 11h00. Nos passados dias 15 e 18 de junho, o Museu Joaquim Correia recebeu esta performance.
Marinha Grande | PEQUENOS ARTISTAS EXPÕEM NO MUSEU JOAQUIM CORREIA
O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, inaugura a exposição "Pequenos Artistas no Museu Joaquim Correia", no dia 29 de junho (quarta-feira), pelas 18h30, seguindo-se o concerto pela Orquestra de Guitarras da Orquestra Juvenil da Marinha Grande, cuja entrada é livre.
Ansião | Dados os primeiros passos para mais um projeto intermunicipal
Os municípios de Ansião, Alvaiázere e Penela deram início, no passado dia 17 de junho, à implementação de um projeto intermunicipal de desenvolvimento desportivo, educativo e social.
Numa reunião ocorrida nos Paços do Concelho de Penela, estiveram presentes representantes dos executivos camarários e dos agrupamentos de escolas dos três concelhos e da CERCI Penela. Em cima da mesa estiveram algumas iniciativas que se pretendem introduzir nas áreas de desporto, educação e ação social.
Calendarizado ficou já o programa "As férias quando nascem são para todos", assegurado já em 2019 por todos os parceiros, a ter início no próximo dia 11 de julho, dirigido a crianças e jovens com dificuldades motoras e cognitivas e socioeconomicamente desfavorecidos, por forma a que possam, como todos, desfrutar de um programa de atividades de férias.
O principal objetivo desta parceria é contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva, oferecendo a todos as mesmas oportunidades e, consequentemente, contribuindo para um são e integral desenvolvimento e para a felicidade de todas as crianças e jovens.
AVEIRO RECEBE COTEC INNOVATION SUMMIT 2022
Com a relevante cooperação da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o Centro de Congressos de Aveiro, irá receber nos próximos dias 28 e 29 de junho, a COTEC Innovation Summit 2022.
A realização da Cimeira em Aveiro, é muito importante pois capitaliza a aposta que a CMA tem vindo a fazer na área do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia, atraindo mais investimento e mais conhecimento para a nossa Cidade, Município e Região de Aveiro, num trabalho de parceria com as Empresas do setor e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Aveiro será o ponto de encontro onde líderes empresariais, empreendedores, académicos e decisores irão refletir até que ponto é que a atual aceleração das mudanças globais nos domínios tecnológico, regulatório, financeiro, organizacional e geopolítico podem constituir um Ponto de Inflexão determinante dos próximos ciclos de funcionamento das esferas económica, social e política.
Com um programa organizado em quatro temas que se cruzam com a Inovação – Industrialização, Sustentabilidade, Conhecimento e Competitividade –, na COTEC Innovation Summit poderá conhecer em detalhe:
A «Fábrica do Futuro» e o seu potencial transformador de toda a cadeia de produção;
As empresas que estão na vanguarda da aplicação da sustentabilidade como princípio de negócio e vantagem competitiva;
A revolução das infraestruturas logísticas e de transporte nacionais;
A especialização através da inovação modular e de plataformas de produto;
Os sistemas de acesso ao conhecimento científico e tecnológico ao dispor das empresas.
No contexto deste Ponto de Inflexão, assume especial importância o contributo das instituições de ensino e de produção de conhecimento, quer na transferência e valorização desse conhecimento quer no desenvolvimento de novas competências e novos talentos.
Os interessados podem efetuar a sua inscrição através do site da COTEC Portugal, em: https://cotecportugal.pt/pt/eventos/ .
Estarreja | “Juntos pela Floresta”: Inscrições até dia 30 de junho
Wunderschöne Prozession zu Fronleichnam in Bayern! Beautiful Corpus Chri...
Corpus Christi na Católica Baviera
Paulo Roberto Campos
Recebi de um amigo alemão esse vídeo (abaixo) e desejo compartilhar com os leitores deste site o contentamento que tive vendo Nosso Senhor Jesus Cristo sendo dignamente honrado. Um contraste impressionante com a “cerimônia” (progressista) que assisti, meio constrangido, numa igreja do interior de Minas de Gerais.
Trata-se da belíssima procissão de Corpus Christi realizada nesta Quinta-Feira (16 de julho de 2022) na Baviera.
Procissão com o Santíssimo Sacramento que lá ocorre na capital (Munique) e em diversas cidades e em pequenas aldeias de camponeses, participando com seus tradicionais trajes típicos.
A Baviera, no sudeste da Alemanha, faz fronteira com Liechtenstein, Áustria e República Tcheca. Possui muitos vilarejos rurais que mantêm costumes desde a época medieval. É a região mais católica da Alemanha — não sem razão é a região mais próspera do país…
Desde o Sacro Império Romano Alemão, juntamente com a Áustria, combateu a “União Protestante” durante a Guerra dos Trinta Anos, no reinado de Maximiliano I de Habsburgo. Esse Imperador Romano-Germânico, graças à sua fidelidade à Igreja Católica, recebeu o título de príncipe eleitor do Sacro Império, o que lhe dava o direito de votar na escolha do imperador.
ABIM
Pilotos acusam TAP de “manipulação e propaganda” e vão acionar mecanismos legais
Futebolista polaco excluído da seleção e do Mundial 2022
Violência doméstica. Mulher gravemente ferida em Marco de Canaveses
Vagos Sensation Gourmet acontece de 1 a 3 de Julho
Casal estrangeiro detido na “Operação Locker” fica em prisão preventiva
“Sopa da Pedra de Almeirim” recebe estatuto de Especialidade Tradicional Garantida na UE
A Guarda Civil está a investigar a identidade do condutor e as circunstâncias do acidente
Investigadores da UC apresentam estratégias sustentáveis para combater um dos maiores obstáculos à produção agrícola
PSD/ Aveiro realiza ação de limpeza da Sede para promover a utilização do novo Ecocentro Municipal
Queres fazer parte da maior festa do andebol? O GarciCup está à procura de voluntários
O GarciCup está à procura de voluntários
Encontram-se abertas as inscrições de voluntários para o GarciCup 2022 – Torneio Internacional de Andebol, que se realizará em Estarreja de 6 a 10 de julho, com a participação de mais de dois mil atletas.
Será necessário apoio nas seguintes áreas:
- Secretariado do Torneio;
- Serviço de Refeições (logística nos pequenos almoços, almoços e jantares);
- Pavilhões (logística de jogos e serviço de mesas de jogo “Cronometragem e resultados”);
- Alojamento;
- Transportes (acompanhamento de equipas nos autocarros);
- Atividades Lúdicas e Recreativas (animação do evento).
Cada voluntário tem direito a t-shirt, alimentação, certificado de participação e seguro de acidentes pessoais.
Inscreve-te aqui https://forms.gle/
Para mais informações ddged@cm-estarreja.pt
Carla Miranda