terça-feira, 13 de abril de 2021

Portugal tem 22 concelhos com incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes

 

Na reunião no Infarmed, André Peralta Santos explicou que a incidência da Covid-19 tem aumentado na faixa etária dos 0 aos 9 anos.

Direção-Geral da Saúde (DGS) explica que Portugal apresenta uma incidência moderada, "próxima dos 71 casos por cem mil habitantes", com uma tendência crescente. O especialista André Peralta Santos, no Infarmed, explica que mais de duas dezenas de concelhos, com especial atenção para o Algarve e Alentejo, estão com uma tendência agravada.

"Alguns concelhos apresentam uma incidência superior a 120 casos por cem mil habitantes. São 22 concelhos, que correspondem a 6,5 por cento da população. Alentejo e Algarve apresentam os casos mais graves", alerta.

Na reunião no Infarmed, entre especialistas e políticos, o dirigente da DGS observa que nas últimas três semanas, o Algarve e Baixo Alentejo foram as principais regiões afetadas pela pandemia.

O dirigente da DGS mostra que existe um aumento de casos na faixa etário dos 0 aos 9 anos, e um decréscimo mais idosos. "Também de realçar a diminuição de casos na faixa etária dos 80 anos, a mais vulnerável à morte", aponta.

"Todas as faixas etárias têm uma incidência inferior, comparando com 15 de março, exceto a dos 0 aos 9 anos", diz, com especial atenção na região de Lisboa e do Porto.

Peralta Santos nota que o número de casos ativos "é o mais baixo desde que há registos", justificando com a vacinação.

Quanto às hospitalizações, a tendência decrescente continua, tanto em hospitalizações como nas unidades de cuidados intensivos.

Taxa de positividade continua abaixo dos 4%

Sobre a testagem, André Peralta Santos, da DGS, explica que existiu uma intensificação "com um padrão de maior incidência nos concelhos com mais casos".

A taxa de positividade situa-se abaixo dos 4 por cento, o valor de referência para as autoridades de saúde, apesar de alguns "concelhos esporádicos" estarem acima do limiar.

"Aumento súbito da positividade foi acompanhado por um aumento da testagem, como seria de esperar", diz. Nas últimas semanas, as autoridades têm notado uma tendência decrescente da incidência, mesmo com uma testagem intensiva.

"Esperamos sempre que a intensificação da procura se traduza numa diminuição da incidência", explica.

Peralta Santos destaca ainda a rapidez na análise laboratorial, "que está nos seis por cento".

Francisco Nascimento / TSF

Desconfinamento: PSD quer travão nos concelhos com elevada incidência de Covid

Rui Rio alerta que, se nada for feito, Portugal voltará a confinar "daqui a um ou dois meses"

O PSD defende que os municípios que estão identificados como tendo os indicadores de risco mais elevados não devem prosseguir no desconfinamento, assim como os concelhos vizinhos. Rui Rio nota que Portugal está numa situação "francamente pior" comparando com a anterior reunião no Infarmed, lembrando que, a manter-se a tendência, o país vai chegar aos 1700 casos por dia em maio.

O líder do PSD salienta a meta da task force de vacinar os maiores de 60 anos até ao início de junho, reforçando que vai contribuir para reduzir a mortalidade. "Estamos a salvaguardar a resposta do Serviço Nacional de Saúde, que é o mais importante", assume.

Quanto ao passo em frente no plano de desconfinamento, Rui Rio dá o mote: "não continuar o desconfinamento global, nos concelhos com indicares de risco elevados e nos que fazem fronteira".

"Se não travarmos aí, daqui a um ou dois meses vamos ter de travar o país todo novamente", alerta.

Sobre as escolar, o presidente do PSD insiste com a necessidade de maiores rastreios à Covid-19. "A testagem não tem corrido da melhor maneira, designadamente nas escolar. São elementos nevrálgicos para o contágio. Se estamos a abrir o principal perigo, que se façam os testes que têm de ser feitos", aponta.

Além das escolas, o líder social democrata nota ainda outro espaço de risco: os aeroportos. "O controlo nos aeroportos é vital. Foi-nos explicado que a variante da África do Sul é muito mais perigosa, está controlada, mas tem de continuar a ser monitorizada", diz.

Rui Rio reforça que o partido tem de colocar a favor do Governo todos os meios para travar a pandemia, pelo que votará a favor do estado de emergência. O líder do PSD admite que quando o estado de emergência já não for necessário, o Presidente da República será o primeiro a defendê-lo".

Filipe Santa-Bárbara / Francisco Nascimento / TSF

Aveiro | Apreendidos cerca de 300 quilos de pescado fresco

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, ontem, dia 12 de abril, apreendeu 289 quilos de pescado fresco, em Aveiro.

No decorrer de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de descarga, transporte, comercialização e regime de primeira venda de pescado fresco e bivalves, os militares da Guarda fiscalizaram um armazém de venda de pescado no Porto de Pesca Costeira de Aveiro, onde detetaram que um homem de 58 anos comercializava 50 quilos de polvo-vulgar (Octopus vulgaris) sem que possuísse o peso regulamentar estipulado para a sua captura, bem como 124,6 quilos de choco (Sepiida) e 114,4 quilos de lula (Loligo vulgaris) por fuga à lota.

O indivíduo foi identificado, tendo sido elaborado um auto de contraordenação, cujas infrações são punidas com uma coima que pode ascender aos 37.500 euros.

O polvo apreendido, depois de submetido à verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social, e o restante pescado sujeito ao regime de primeira venda na Lota de Aveiro.

A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.

Dois espumantes Bairrada no pódio com Grande Prémio ‘A Escolha da Imprensa 2020’

 Já foram anunciados os resultados do Concurso de Vinhos ‘A Escolha da Imprensa 2020’, promovido pela revista Grandes Escolhas, numa avaliação, em prova cega, de 678 néctares nacionais. Feitas as contas, e de uma lista de premiados bem mais curta, há doze com selo de garantia de qualidade Bairrada. De entre os três espumantes agraciados com Grande Prémio, dois são Bairrada, ao que se somam seis espumantes e dois tintos com Prémio ‘A Escolha da Imprensa’.

Os eleitos para o lugar maior do pódio são o ‘Aliança Grande Reserva branco 2015’, da Aliança Vinhos de Portugal, e o ‘Montanha Grande Cuvée Cá da Bairrada branco 2009’, das Caves da Montanha. Se é Bairrada, diz Bairrada no rótulo, e com muito orgulho!

O espumante ‘Aliança Grande Reserva Bruto 2015’ resulta de uma dupla de castas: a famosa Baga da Bairrada, nas tintas; e a branca mais usada na feitoria de espumantes a nível mundial: Chardonnay. Produzido sob o método clássico, tem um estágio mínimo de três anos. Na cor é amarelo pálido e no nariz, apresenta notas aromáticas amanteigadas e de tosta. Na boca, é fresco, volumoso e apresenta uma impressionante mousse. Acaba fresco e com grande persistência. Ideal para acompanhar um peixe assado no forno.

O ‘Montanha Grande Cuvée Cá da Bairrada branco 2009’ resulta da união entre a Chardonnay e a Pinot Noir. Com um estágio de, no mínimo, três anos antes do degorgement, no total soma mais de dez anos, revelando-se um espumante brilhante de cor palha. No nariz, tem notas cítricas, alguma compota e biscoito, no final. É elegante, equilibrado e tem uma acidez muito bem integrada, o que o torna um espumante com elevada aptidão gastronómica, acompanhando uma refeição do princípio ao fim, como por exemplo: açorda de marisco, leitão assado à Bairrada e, para finalizar, pastéis de Tentúgal. É uma excelente companhia, a solo, para brindar em ocasiões especiais.

Ainda no que toca à Bairrada, na lista de Prémios ‘A Escolha da Imprensa 2020’ estão seis atribuídos a espumantes – ‘Ataíde Semedo Millésime branco 2017’ (Ataíde Semedo), ‘Caves São João Centenário branco 2015’ (Caves São João), ‘Encontro Baga Reserva branco 2015’ (Quinta do Encontro), ‘Marquês de Marialva Cuvée Baga Bairrada branco 2014’ (Adega de Cantanhede), ‘Montanha Real Grande Reserva branco 2015’ (Caves da Montanha) e ‘Primavera 75 Anos Grande Reserva branco 2012’ (Caves Primavera) – e dois a vinhos tintos – ‘Foral de Cantanhede Gold Edition Baga 2011’ (Adega de Cantanhede) e ‘Regateiro Vinha d’Anita 2015’ (Lusovini).

Por força das circunstâncias, a prova que avaliou as quase sete centenas de vinhos exclusivamente portugueses acabou por ter lugar este ano, nos dias 23, 24 e 25 de Março, tendo reunindo um júri composto por 32 elementos, que em comum têm o facto de estarem ligados à comunicação social, sendo ou não jornalistas, mas também alguns líderes de opinião. Nota para o facto de em cada categoria, ou seja, espumantes, brancos, rosés, tintos e fortificados, os respetivos premiados serem apurados em dois “níveis”: Grande Prémio A Escolha da Imprensa, atribuídos ex-aequo aos 3 melhores vinhos de cada categoria; e Prémio A Escolha da Imprensa, atribuído ex-aequo aos vinhos mais bem classificados em cada uma das categorias.

Prémios atribuídos a vinhos Bairrada no Concurso de Vinhos ‘A Escolha da Imprensa 2020’

Espumantes

GRANDE PRÉMIO ‘A ESCOLHA DA IMPRENSA 2020’

Aliança Grande Reserva branco 2015 (Aliança Vinhos de Portugal)

Montanha Grande Cuvée “Cá da Bairrada” branco 2009 (Caves da Montanha)

PRÉMIO ‘A ESCOLHA DA IMPRENSA 2020’

Ataíde Semedo Millésime branco 2017 (Ataíde Semedo)

Caves São João Centenário branco 2015 (Caves São João)

Encontro Baga Reserva branco 2015 (Quinta do Encontro)

Marquês de Marialva Cuvée Baga Bairrada branco 2014 (Adega de Cantanhede)

Montanha Real Grande Reserva branco 2015 (Caves da Montanha)

Primavera 75 Anos Grande Reserva branco 2012 (Caves Primavera)

Tintos

PRÉMIO ‘A ESCOLHA DA IMPRENSA 2020’

Foral de Cantanhede Gold Edition Baga tinto 2011 (Adega de Cantanhede)

Regateiro Vinha d’Anita tinto 2015 (Lusovini)

Anadia presente na Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura

A Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Aveiro, vai realizar-se, este sábado, 17 de abril, durante todo o dia, organizado pelo Município de Oliveira do Bairro, através da plataforma Microsoft Teams.

Anadia vai estar representado no Concurso com quatro alunos, Luís Tribuna, do Agrupamento de Escolas de Anadia - Escola Básica da Poutena; Mariana Almeida, da Escola Básica e Secundária de Anadia; Anna Shevchenko, da Escola Básica e Secundária de Anadia; e Matilde Araújo do Colégio Nossa Senhora da Assunção, do 1º, 2º, 3º CEB e Ensino Secundário, respetivamente, apurados na Fase Municipal, no passado mês de fevereiro.

Os objetivos deste concurso são o de promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura, nos jovens durante o seu percurso escolar, do 1º CEB ao Ensino Secundário.

O CIL é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos 11 Municípios que compõem a CIM da Região de Aveiro, com o intuito de proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura.

O júri da Fase Final é composto por três elementos, nomeadamente a escritora Idália Sá Chaves, a docente da Universidade de Aveiro na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Dina Batista, e o diretor do Quartel das Artes, Tiago Matias.

Os três primeiros classificados terão direito a um prémio pecuniário de 250,00€, 150,00€ e 100,00€, respetivamente. Todos os alunos e escolas concorrentes receberão um Certificado de Participação.

VAGOS: Reunião Ordinária Pública a15 de Abril de 2021

No âmbito das medidas de contenção ao surto de COVID-19, a próxima reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Vagos realiza-se por videoconferência, esta quinta-feira, dia 15 de abril de 2021, pelas 09h30.

A videoconferência será realizada através da plataforma Microsoft Teams pelo que os cidadãos que pretendam participar, devem enviar um e-mail com o assunto “Participar” para comunicacao@cm-vagos.pt , até às 14h00 do dia 14 de abril, a fim de se poder enviar o respetivo convite para a sua participação.

Destacam-se os seguintes pontos da ordem do dia da reunião:

• Ação social escolar – auxílios económicos – pré-escolar, 1.º e 3º ciclos e secundário – ano letivo 2020/2021 – novas candidaturas – ratificação

• Agrupamento de escolas de vagos – ação social escolar - suplemento alimentar – 6.º ano – ratificação

• Agrupamento de escolas de vagos – ação social escolar - suplemento alimentar – 7.º ano – ratificação

• Infraestruturas da parcela b do parque empresarial de soza – 2ª fase – proc.º e15/2017 – prorrogação de prazo

• Gestão urbanístca – processos: oec 18/21, oec 29/21, oec 26/17, oec 11/21, oec 59/21 e oec 166/20

• Intervenção do público


Requalificação dos arruamentos e infraestruturas obrigam a plano de sinalização temporário na urbanização Torres do Alto da Torre


A Câmara Municipal de Silves informa que será implementado o Plano de Sinalização Temporário para os trabalhos de requalificação dos arruamentos e infraestruturas a realizar na Urbanização Torres do Alto da Torre entre 13 e 23 de abril.

A intervenção em causa será efetuada na rua entre a Estrada Nacional 269 e a Avenida Beira Mar, na zona de estacionamento.

Na planta de sinalização, encontra-se assinalado a linha tracejada vermelha a zona a intervir.

O início e fim de obra será sinalizada nos dois sentidos, juntamente com a sinalização de obrigação de redução de velocidade para 30 km/h e de perigos vários e a zona do estacionamento ficará interdita a paragem e estacionamento.

A Autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados.

Columbófilia: José Rossa Ribeiro repete vitória vencendo concurso de Minaya cimentando a liderança da classificação geral de concorrentes, mantendo Emanuel Ventura o primeiro lugar do troféu crédito agrícola

Com a realização da prova de Minaya, primeira prova de fundo, decorreu a sexta prova do Campeonato 2021 da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta campanha conta com a participação de 49 equipas.

Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso foi ganho por José Rossa Ribeiro, reforçando, assim, também a liderança da Classificação Geral de Concorrentes, mantendo Emanuel Ventura, a liderança do Troféu Crédito Agrícola, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Minaya - (Fundo)
1º lugar – José Rossa Ribeiro –209 pontos; 2º - José Rossa Ribeiro – 202; 3º - Gonçalo Paião - 195; 4º - Fábio Cruz – 185; 5º - Asas de Lemede - 178; 6º - Nuno & Filho - 177; 7º - José Santos – 175; 8º - Humberto Carvalho - 173; 9º - José Oliveira - 168; 10º - Lusitano Espinhal - 152.

Classificação Geral de Concorrentes
1º lugar – José Rossa Ribeiro – 3737 pontos; 2º - Nuno & Filho - 3675; 3º - Emanuel Ventura – 3565 ; 4º - Lusitano Espinhal - 3502; 5º - Nelson Rainho - 3488; 6º - José Rossa Ribeiro - 3422; 7º - José Santos - 3294; 8º - Gonçalo Paião - 3290; 9º - Vitor Ferreira - 3274; 10º - Emanuel Ventura - 3259; 11º - Nuno & Filho - 3212; 12º - Manuel Barreto - 3194; 13º - Fábio Cruz – 3146; 14º Humberto Carvalho - 3005; 15º - Lusitano Espinhal - 2951; 16º - Marco Ferreira - 2937; 17º José Oliveira – 2843; 18º - António Santos - 2826; 19º - Fernando Pereira - 2825; 20º - Asas de Lemede – 2796; 21º - Manuel Frade - 2684; 22º - António Oliveira 2554; 23º - José Catarino - 2541; 24º Avelino Soares - 2379; 25º - Nuno & Filho 2227; 26º - António Santos - 2112; 27º - Jorge Monteiro – 2082; 28º Nelson Rainho - 1982; 29º - Emanuel Ventura - 1879; 30º - Marco Ferreira - 1871; 31º José Catarino - 1725; 32º - Vitor Ferreira – 1676; 33º - Cidálio Salvador - 1667; 34º - Humberto Carvalho – 1621; 35º - Francisco Santos – 1620; 36º - José Oliveira – 1597; 37º - Lusitano Espinhal - 1557; 38º - Fernando Pereira - 1552; 39º Fábio Cruz - 1544; 40º - Manuel Barreto - 1513; 41º - Euclides Pimenta – 1441; 42º - José Vinagreiro – 1381; 43º -– 1135; 44º - Euclides Pimenta – 1219; 45º - Fábio Cruz – 1089; 46º - Gonçalo Paião – 1039; 47º - Carlos Pereira – 816; 48º - Antonio Oliveira – 784; 49º - Manuel Frade - 715; 50º - Avelino Soares - B - 712; 51º - Francisco Santos - 710; 52º - César Rainho – 670; 53º - Fernando Pereira - 419; 54º - José Vinagreiro – 220; 55º - Fernando Cruz– 79.

Troféu Crédito Agrícola
1º - Emanuel Ventura – 1472 pontos; 2º - Nuno & Filho – 1359; 3º - Nelson Rainho – 1261.

Leiria | Município avança com Centros de Saúde de Amor e da Bidoeira


O Executivo da Câmara Municipal de Leiria aprovou esta terça-feira os projetos de execução e a abertura dos respetivos concursos públicos para construção das novas instalações das Unidades de Saúde Familiar (USF) de Amor e da Bidoeira de Cima, num investimento total de quase 1,8 milhões de euros.

Os novos edifícios serão construídos ao abrigo de protocolos com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, também aprovados na reunião, estando previsto que a infraestrutura em Amor seja erguida de raiz perto da Junta de Freguesia, enquanto, na Bidoeira, serão requalificadas as antigas instalações de um estabelecimento de ensino.

A USF de Amor, a erguer de raiz perto da Junta de Freguesia, tem uma estimativa orçamental de cerca de 1,1 milhões de euros e terá uma área bruta de construção de 487 m2 num terreno com 1.400 m2, contemplando um estacionamento com 15 lugares, para além de ter um prazo de execução de 18 meses.

A empreitada do novo espaço de saúde na Bidoeira, que deverá custar 781 mil euros, terá igualmente a duração de 18 meses através da requalificação das antigas instalações de um estabelecimento de ensino, cujo projeto prevê uma área bruta de construção de 343 m2, em terreno com 1.100 m2, e mais de 20 lugares de estacionamento.

À semelhança da USF de Parceiros, Azoia e Barosa, cujo concurso público se encontra a decorrer, ambos os projetos serão executados ao abrigo de protocolos celebrados com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e serão objeto de uma candidatura aos fundos comunitários para uma comparticipação de 85 por cento.

O objetivo é “contribuir para o reforço da rede de infraestruturas de saúde” e “colmatar as disparidades territoriais ainda existentes”, reconhecendo o Município que esta medida corresponde a um “anseio da população local, uma vez que a capacidade de resposta atual nos cuidados de saúde primários e continuados encontra-se aquém das necessidades existentes”.

Leitão da Boa Vista O melhor Leitão é produzido e assado na região de Leiria


Leitão da Boa Vista é uma marca que pretende ligar e valorizar o setor da produção, assadura e restauração, afetas a este produto, representando o melhor que a região de Leiria tem para oferecer aos atuais e futuros apreciadores do bom Leitão.

Leiria é já uma região muito forte na produção de leitão, tendo também uma boa oferta de assadores e restaurantes que servem o popular leitão assado, conhecido por alguns como “Leitão à Boa Vista”.

Integrado nesta realidade, nasce o projeto Leitão da Boa Vista, com o objetivo de apoiar e promover o Leitão da região de Leiria, que sabemos ser de qualidade ímpar. A garantia de rastreabilidade do Leitão da Boa Vista assume-se como um dos pontos fulcrais para assegurar o sucesso da marca, já que se privilegia a produção local.

Outras premissas fundamentais para a implementação e crescimento do projeto é a técnica de assadura, que deverá ser efetuada em forno a lenha, de acordo com as receitas tradicionais da região, assim como o empratamento e apresentação, que devem seguir alguns princípios orientadores, nomeadamente no que respeita aos acompanhamentos, dos quais destacamos o molho à base de alho e pimenta, as batatas fritas às rodelas finas, tipo pala-pala, o arroz de miúdos, a salada de alface e o pão.

A marca é lançada no próximo dia 17 de abril, com uma campanha online que se estende até ao dia 2 de maio de 2021. Durante a campanha de lançamento, será possível encomendar o Leitão da Boa Vista, em www.leiriamarket.pt, com serviço gratuito de entregas em todo o país.
Os residentes em Leiria podem, também, encomendar
Leitão da Boa Vista, usufruindo do serviço gratuito de entregas, de acordo com a dinâmica do projeto Leiria no Prato (www.leirianoprato.pt).

O Leitão da Boa Vista é um projeto dinamizado pelo Município de Leiria, em parceria com a Junta de Freguesia da Boa Vista e com a ACILIS.

O Leitão da Boa Vista já tem website e pode ser consultado em www.leitaodaboavista.pt .

Programação online e itinerante - Marinha Grande celebra 25 de Abril de 1974

 A Câmara Municipal da Marinha Grande vai celebrar o 25 de Abril de 1974 com um variado e ambicioso programa com iniciativas online e em itinerância, que tem como objetivo evocar a revolução e continuar a garantir a participação da população nas comemorações.

Para a presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, “este ano, garantindo todas as condições de segurança, criámos novas soluções online e presenciais que não representam risco para a saúde pública e outras soluções itinerantes que pressupõem a interação com a população à distância”.
Cidália Ferreira lembra que “há mais de um ano que enfrentamos uma luta mundial contra a Covid-19, que colocou à prova a nossa sociedade e reforçou a importância da cooperação institucional, da responsabilidade social, da valorização e respeito pelo outro, que são ideais preconizados também pelo 25 de Abril. Por isso, mais do que nunca, devemos celebrar o dia da Liberdade, cumprindo e honrando o espírito da revolução de Abril”.

O Programa Comemorativo do 25 de abril de 1974 será maioritariamente efetuado em formato online, com transmissão na página de Facebook e canal do Youtube do Município da Marinha Grande.

Será apresentado um programa transversal, para adultos e crianças, desde a leitura de um conto infantil, à música, com a transmissão do concerto da reconhecida cantora Teresa Salgueiro (ex-Madredeus), um concerto itinerante pelas ruas da cidade com a atuação de artistas marinhenses e outras atividades paralelas de destaque, como Corridas Virtuais e um Concurso de Fotografia, passando por visitas aos museus municipais, não esquecendo os habituais momentos evocativos de Abril, com o intuito de viver e recordar uma data tão importante como esta.

Tendo em conta a evolução da situação epidemiológica em Portugal, o programa poderá sofrer eventuais alterações.

PROGRAMA DAS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

24 DE ABRIL DE 2021 . sábado

Biblioteca Municipal | Online
18h00 - CoNTAR ABRIL
Leitura do conto infantil “O Tesouro”, pela Educadora de Infância Aida Mira
Escrita por Manuel António Pina, “O Tesouro” é uma história para miúdos e graúdos. Fala-nos de algo que por vezes não valorizamos como devíamos, a liberdade. É a história que levou ao 25 de abril, ao recuperar da liberdade, esse “tesouro” tão valioso.

Casa da Cultura Teatro Stephens | Online
21h30 - Apresentação da peça "Projeto 25", pelo grupo de teatro Teatresco
Dirigida pelo encenador Pedro Wilson e apresentada em formato híbrido de cine-teatro, esta peça é uma viagem ficcionada sobre a privação das "liberdades", comparando metaforicamente o 25 de Abril de 1974, com a realidade pandémica dos dias de hoje... Estamos em 2021 e 3 jovens de uma escola secundária, propõem-se fazer para a disciplina de História um trabalho em grupo sobre o 25 de Abril de 1974...

22h30 – Concerto comemorativo do 25 de abril, com Teresa Salgueiro
“25 de Abril - Por Dentro do Silêncio”
Uma figura artística ímpar no nosso País que, desde há quase três décadas, constitui uma imagem emblemática de Portugal no mundo. Nesta data tão marcante para a nossa história coletiva, Teresa Salgueiro trará também para o alinhamento do seu espetáculo algum repertório de autores que com o seu talento e intervenção, marcaram decisivamente o nascimento da democracia em Portugal.

23h50 - Interpretação do tema “Grândola”, por Teresa Salgueiro, com a presença de elementos da Confraria da Sopa do Vidreiro

23h55 - Interpretação do Hino Nacional “A Portuguesa”, por Luísa Oliveira, acompanhada por elementos da Orquestra Juvenil da Marinha Grande

Salão Nobre | Online
24h00 - Discurso da Senhora Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira

25 DE ABRIL DE 2021 . domingo

Casa da Cultura Teatro Stephens | Online
10h00 - Concerto para Bebés “Embalos de Abril”, pela companhia Musicalmente
Agggg Agóóóóó ó, Agora Abril
São papoilas, são gaivotas, as pedras do mar, astros e canções. São estações de rádio com canções novas. Em Abril, os bebés que agarram todo o futuro, gostam de canções. Os bebés reivindicam que se lhes cante, e ali se aninham em colos que respiram trovas e baladas. Sim, porque as canções de embalar não bastam. Precisam igualmente de canções para acordar. Acordai, acordai bebés, mamãs, papás e avós.
ÓÓÓóóó, Pim

Casa da Cultura Teatro Stephens | Transmissão em direto
11h00 - Sessão da Assembleia Municipal Evocativa do 25 de abril
Discurso da Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira
Intervenções dos movimentos de cidadãos e forças políticas com representação na Assembleia Municipal
Discurso do Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande, Luís Guerra Marques

Casa da Cultura Teatro Stephens | Online
16h00 - Encontro Internacional de Contadores de Histórias
Uma iniciativa organizada pel' O NARIZ Teatro de Grupo, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, que contará com a participação especial dos contadores de histórias: Cristina Taquelim (Portugal), Tâmara Bezerra e Fábio Supérbi (Brasil), Antonella Gilardi (Itália), Adriano Reis (Cabo Verde) e outros contadores do Nariz Teatro.

Ruas da Cidade
17h30 - Concerto itinerante com os artistas marinhenses, Taramela e Luísa Oliveira
A banda Taramela é constituída por quatro músicos com sensibilidades e experimentações diferentes, numa união em que a valorização da música de expressão portuguesa é uma realidade. A música de Luísa Oliveira define-se pelas palavras: cumplicidade, emoção e saudade! Zeca Afonso, Fausto e Trovante serão alguns dos cantautores que pretendem homenagear neste concerto. O público é convidado a recordar Abril, através de momentos musicais que estão guardados nas mais saudosas memórias de cada um de nós!

ATIVIDADES PARALELAS
De 01 a 18 de abril
“Olhar a Liberdade” - Concurso de fotografia
Este concurso pretende contribuir para expressar a forma como olhamos e sentimos a liberdade nos dias de hoje, tendo em conta especialmente tudo o que temos vivido e sentido no último ano, apelando ao registo de imagens que testemunhem um novo olhar, uma nova forma de fruir a liberdade de cada um.
As fotografias a concurso serão publicadas na página do facebook do Município, no dia 22 de abril de 2021, para votação pelo público de 22 de abril até às 17h00 do dia 25 de abril. As 3 fotos que obtiverem mais "gostos" serão as vencedoras.
Regras de participação e inscrições em www.cm-mgrande.pt

De 01 de abril a 15 de abril
“Expressar a Liberdade” - Mural do 25 de abril
Desafio às escolas | Turmas de AAAF e CAF
Elaboração de trabalhos alusivos ao 25 de abril no âmbito das disciplinas artísticas dinamizadas nas AAAF e CAF das escolas do concelho (pré-escolar e 1º Ciclo) que culminará na criação de um Mural do 25 de abril, que integrará a decoração do Camião do Concerto Itinerante do dia 25 de abril.
24 e 25 de abril
“Corridas de Abril” Marinha Grande – 1 Milha | 5km | 10km
Corrida Virtual
Organização técnica: Recorde Pessoal

24 e 25 de abril
Visitas Gratuitas aos Museus Municipais
09h00 às 13h00
Dia 24 - Museu do Vidro e Museu Joaquim Correia
Dia 25 - Museu do Vidro

ATIVIDADES NO CONCELHO
Associação Cultural e Recreativa da Comeira
14 de abril | Online
21h30 - Poesia ao Serão, com Poemas de abril
Iniciativa realizada através da plataforma Zoom
25 de abril | Salão da associação
11h00 - Peça de teatro "Gaitas, Mantas e Chouriças”, pela companhia Teatro à Solta
Inspirado em lendas tradicionais portuguesas, não se sabe quem tem razão; o que sabemos, sim, é que neste espetáculo as gargalhadas estão garantidas - dos mais novos aos mais crescidos!
A peça será apresentada presencialmente no Salão da associação e em conformidade com as regras da DGS.
Org.: Associação Cultural e Recreativa da Comeira
Sport Operário Marinhense
25 de abril | Online
17h00 - Concerto “Cantar e Dizer Abril”
Concerto comemorativo do 25 de abril, com transmissão em Live Streaming, na Marinha Grande TV, redes sociais e canal de Youtube, no dia 25 de abril pelas 17.00 horas.
Org.: Sport Operário Marinhense

Junta de Freguesia da Moita
25 de Abril
9h00 - Hastear da Bandeira e Romagem ao Cemitério
Hastear da bandeira na Junta de Freguesia, seguindo-se a Romagem ao Cemitério, para colocação de flores no Talhão dos Combatentes.
Org.: Junta de Freguesia da Moita

Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
De 21 de Abril a 3 de maio | Atrium do Edifício da Junta
Exposição de capa de jornais
24 de Abril
23h50 - Música de intervenção
25 de Abril
9h30 - Hastear da Bandeira e Homenagem aos Combatentes
Org.: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria

Município lança Cartão Leiria em novo pacote de medidas de apoio Covid-19

 

O Município de Leiria anunciou esta terça-feira o lançamento do Cartão Leiria, que oferece descontos a residentes em estabelecimentos comerciais do Município aderentes, uma medida integrada num novo pacote de 16 medidas de apoio económico e social no âmbito da pandemia Covid-19.

Este cartão, destinado a residentes no concelho, possibilitará benefícios para os clientes nos estabelecimentos do comércio local aderentes, uma iniciativa no âmbito das medidas municipais de dinamização e apoio da economia.

Disponibilizado pelo Município, o Cartão Leiria, que se encontra em fase de criação, incorpora uma solução tecnológica que abre múltiplas possibilidades de desenvolvimento no futuro, podendo evoluir para outras áreas, como entradas em espaços culturais e desportivos do Município.

Além desta iniciativa, o Município anunciou a celebração de um protocolo com a Associação Nacional de Farmácias para criar um programa de testagem dirigido à população de risco, grupos prioritários e trabalhadores de setores de atividade económica com maior grau de exposição.

O lançamento de uma campanha de sensibilização apelando ao sentido cívico e ao cumprimento das regras mínimas de segurança, com reforço da sinalética e promoção de ações de sensibilização nos locais identificados com maior probabilidade de ocorrência de aglomerados populacionais, e a divulgação semanal de um boletim com indicadores de risco de transmissão do vírus no concelho, de modo a definir estratégias de atuação adequadas à evolução da situação epidemiológica, foram outras medidas anunciadas.

O Município vai ainda realizar ações de proximidade e de sensibilização junto dos estabelecimentos com esplanadas, apelando aos clientes e proprietários para o cumprimento escrupuloso das regras definidas pelas autoridades, em colaboração com as Forças de Segurança, Autoridade de Saúde, a Proteção Civil e a ACILIS, tal como uma campanha e ações de sensibilização apelando e promovendo o comércio seguro, de forma a recuperar a confiança e o sentimento de segurança a comerciantes e clientes.

Está também previsto o lançamento de nova edição do programa Viva Leiria, em parceria com a ACILIS, com o objetivo de incentivar as compras no comércio local e, dessa forma, a retoma rápida e eficaz da economia da região, através da atribuição de vales de desconto.

Na área da Educação e Cultura, vai ser dada continuidade à distribuição de kits de segurança - compostos por máscaras FFP2, máscaras cirúrgicas, máscaras sociais e frasco de álcool-gel -, a todos a alunos, professores e outros funcionários escolares dos estabelecimentos de ensino público e privado de Leiria, estando também prevista uma ação de sensibilização, em colaboração com o Politécnico de Leiria, no regresso dos estudantes ao ensino presencial e acolhimento dos novos estudantes de Erasmus.

O reagendamento dos espetáculos e iniciativas culturais e o reforço da programação cultural a desenvolver em cumprimento de todas as orientações de segurança fazem também parte do pacote de medidas de apoio.

Na área do desporto e lazer, está prevista a disponibilização ou apoio aos clubes no regresso aos treinos desportivos no fornecimento de testes à COVID-19 para rastreio aos atletas, técnicos, direção dos clubes e árbitros com residência no concelho, tal como o estímulo ao programa «Freguesias em Movimento», em estreita articulação com as Juntas de Freguesia.

O movimento associativo do concelho está ainda contemplado com a atribuição de apoio financeiro suplementar e excecional através do Fundo Municipal de Emergência Social (FES).

Município de Cantanhede está a processar pagamento de 12 bolsas de estudo atribuídas a alunos do ensino superior

A Câmara Municipal de Cantanhede está a proceder ao pagamento das 12 bolsas de estudo atribuídas a estudantes do ensino superior referentes ao ano letivo de 2019/2020. Numa altura em que está a ser ultimada a abertura do processo de candidaturas para a nova edição, o executivo camarário liderado por Helena Teodósio aprovou, por unanimidade, a libertação da verba inscrita em orçamento para concessão de comparticipações sociais a alunos de cursos superiores oriundos de agregados familiares com menores recursos a suportarem os custos com a sua formação.

Assim, os bolseiros selecionados recebem 1.500 euros correspondentes à soma das prestações de 150 euros durante dez meses, valor que, nos termos do regulamento municipal em vigor, se destina a fazer face a despesas com alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas, entre outras.

Como habitualmente, a seleção dos 12 beneficiários das bolsas de estudo do Município de Cantanhede foi feita em função da situação socioeconómica do agregado familiar a que pertence, tendo por base a análise e avaliação dos dados constantes na documentação requerida, no âmbito de um processo a cargo dos serviços da Divisão de Educação e Juventude e presidido pelo júri externo à autarquia.

As bolsas de estudo para alunos do ensino superior atribuídas pela Câmara Municipal têm por objetivo apoiar, no início e no prosseguimento de estudos, os alunos que comprovem dificuldades económicas, podendo, em casos de alguma gravidade, ter carácter de complementaridade.

Nas situações em que haja mais de um candidato no agregado familiar, o júri poderá vir a atribuir uma única bolsa, repartida em igual proporção a todos os candidatos, em função do estudo da situação socioeconómica e da avaliação global das restantes candidaturas.

Ainda durante o mês de abril, a autarquia cantanhedense irá abrir o período de candidaturas para atribuição de mais 12 bolsas de estudo, neste caso as relativas ao ano letivo de 2020/2021, as quais serão pagas em 2021.Marinha Grande 


Marinha Grande | Comunicado: Festas da Cidade

 As Festas da Cidade da Marinha Grande são o evento cultural mais marcante do concelho da Marinha Grande que tem registado um acréscimo de visitantes, contando já com milhares de pessoas que nos visitam nesta altura.

No ano de 2020, e devido à incerteza criada com a disseminação da Covid-19 e as restrições colocadas nos termos da lei, que determinaram a proibição de realização de grandes eventos até 30 de setembro, o evento foi cancelado, tendo sido opção contratar os artistas e adiar as suas atuações para 2021.


Infelizmente, o ano de 2021 está a ser mais um ano de suspensão de eventos. Já foram canceladas as edições deste ano do NOS Primavera Sound, do Rock in Rio - Lisboa, do Festival do Crato, Marchas Populares de Lisboa e mais recentemente do EDP Cool Jazz, bem como aqui mais perto, a Feira de Leiria.


Segundo o Decreto-Lei n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, que regulamenta o estado de emergência, neste momento, não é permitida a realização de festivais e espetáculos de natureza análoga.


De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.o 19/2021, de 13/03, que “Estabelece uma estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19”, e caso não haja retrocessos, os grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação vão ser permitidos a partir de 3 de maio. Mas surgem várias dúvidas, incluindo quais as regras sanitárias para que esses eventos possam ocorrer, que cumpre ao governo e à Direção-Geral da Saúde indicarem e que até à data não há qualquer informação.


Ao longo destes últimos meses estudámos vários cenários e discutimos em grupos de trabalho, diferentes medidas que permitissem concretizar as Festas da Cidade.


Como habitualmente, seria um grande evento de música, expressões culturais variadas, diversões, artesanato, gastronomia, atividades económicas e um forte apoio ao Movimento Associativo Marinhense.

Um evento que contaria com dezenas de milhares de pessoas a acorrer ao Parque da Cerca, ao longo dos vários dias de realização do evento.


Porém, chegada a data limite para iniciarmos a preparação do evento, encontramo-nos ainda em estado de emergência e sem garantias de que, em junho, estejam reunidas as condições para concretizar o mesmo.


A prevenção do contágio da COVID-19 e a contenção da pandemia entre a população da Marinha Grande, continua a ser uma prioridade da Câmara Municipal, em todas as suas iniciativas.


Depois de já terem sido canceladas as Festas da Cidade em 2020, resta-nos garantir que faremos tudo para que, quando for possível fazer regressar este tipo de eventos, estejam asseguradas as condições indispensáveis em matéria de saúde pública.


Nesse sentido e tendo em conta as incertezas que neste momento rodeiam os grandes espetáculos e que inviabilizam trabalhar com normalidade a preparação do evento, e porque entendemos que o compromisso com a saúde e segurança dos nossos munícipes, visitantes, artistas, Associações e colaboradores é e será sempre a nossa prioridade, entendemos que não estão reunidas as condições para realizar o evento adiando o mesmo para 2022.

Projeto ’Surf No Crowd’ decorre em junho na Região de Coimbra

O projeto “Surf No Crowd” promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) decorre nos dias 05, 12 e 19 de junho, foi hoje anunciado.

A iniciativa, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), decorre nos Municípios de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira, e é apoiada por empresas e associações locais das áreas do turismo e desporto.
O projeto “Surf No Crowd” tem como objetivo “potenciar a prática de surf e outros desportos náuticos nas praias da Região de Coimbra que são pouco concorridas e permitem a fruição plena da modalidade”, lê-se em nota divulgada no ‘site’ do município da Figueira da Foz.

O evento decorre no dia 05 de junho na praia da Tocha, concelho de Cantanhede, 12 de junho nas praias de Mira e Poço da Cruz, terminando em 19 de junho nas praias da Cova Gala e Hospital, Figueira da Foz.
A “sustentabilidade e responsabilidade social”, a “harmonia com a natureza” e o “desporto para todos” são os motes propostos, de forma a promover as praias, as ondas e as características de cada região.

O programa permite a experiência de várias atividades para todas as idades, desde “batismos de surf, ‘free bodyboard sessions’, aulas de surf adaptado, experiências de recriação cultural, ‘workshops’ e exposições.

Gonçalo Cadilhe, escritor de viagens e surfista, Miguel Blanco, bicampeão nacional de surf, e Cláudia Pinto, apresentadora e modelo, são os embaixadores que vão participar nesta iniciativa. Todas as atividades vão ter uma participação limitada, sujeitas, por isso, a uma inscrição prévia.

“Surf No Crowd” é financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, sendo uma proposta “ativa e estratégica de atenuação da sazonalidade”.

“Mais do que a procura do melhor spot [local] para a prática de surf e desportos náuticos, o foco é unir três municípios num destino ímpar. Longe das confusões, perto das melhores ondas”.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é constituída pelos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada (distrito de Aveiro), Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua (distrito de Viseu), Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

México | Habilidades Tecnológicas Y Blandas Más Demandadas En Marzo

 


por Yesica Flores

De acuerdo con el más reciente análisis hecho por Udemy, la plataforma de formación online más grande del mundo, sobre las tendencias de consumo de cursos durante el mes de marzo, las habilidades por industria que mayor crecimiento tuvieron son:

  1. Incremento de 234% en la demanda de cursos de Blazor, framework de código abierto desarrollado por Microsoft que permite a los desarrolladores crear aplicaciones web utilizando C# y HTML, en el sector de servicios de consultoría.
  2. En el sector de servicios financieros, aumento de 223% en cursos sobre resiliencia emocional para manejar el estrés sin importar el área de desarrollo.
  3. Incremento de 191% de cursos de Confluence, software de colaboración en equipo, en el sector de manufactura para conectar usuarios, gerentes y administrativos en diferentes procesos.

Asimismo, las habilidades tecnológicas y blandas que incrementaron su demanda durante el mes de marzo, se encuentran:

Top 10 de habilidades tecnológicas más demandadas:

  1. Gestión de la experiencia del cliente – 532%
  2. ITIL 4 foundation – 424%
  3. Seguridad en SAP – 324%
  4. Blazor – 254%
  5. CompTIA Linux+ -248%
  6. Cómputo cuántico – 233%
  7. Criptomonedas – 230%
  8. Microsoft DP-201 – 225%
  9. COBOL – 203%
  10. Azure Kubernetes Services (AKS) – 181%

 Top 10 de habilidades blandas más demandadas:

  1. Productividad a través de correo electrónico – 290%
  2. Mentalidad de crecimiento – 111&
  3. Comunicación empresarial – 80%
  4. Resiliencia – 73%
  5. Escritura creativa – 66%
  6. Conciliación trabajo & vida personal – 65%
  7. Trabajo en equipo – 58%
  8. Políticas de oficina – 55%
  9. Asertividad – 53%
  10. Conversaciones difíciles en el trabajo – 50%