terça-feira, 2 de abril de 2019

Marinha Grande | Biblioteca recebeu fase concelhia do Concurso de Leitura



A Biblioteca Municipal da Marinha Grande recebeu nos dias 27 e 28 de março, a fase concelhia do 13º Concurso Nacional de Leitura, destinada aos alunos dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.


Este é o segundo ano consecutivo em que o Município da Marinha Grande participa neste evento cujo objetivo é celebrar a leitura e a expressão, promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027, pela Rede de Bibliotecas Escolares, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pelo Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Esta fase envolveu cerca de 100 participantes, oriundos do 1º ciclo ao ensino secundário e contou com a realização de uma prova escrita e outra oral, a partir das quais foram selecionados os representantes de cada nível de ensino que vão representar o concelho na Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, no dia 30 de abril, em Pedrógão Grande.

O Júri do concurso foi constituído pela vereadora da educação, Célia Guerra; pela Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Graça Barão; por dois professores bibliotecários dos Agrupamentos de Escolas do concelho e pela escritora Ana Cristina Luz.

Os vencedores da edição 2019 do Concurso Nacional de Leitura - Fase Concelhia são os seguintes:

1º CEB
1º Classificado - Vítor Santos (EB1 Várzea - 3.º ano - Agrupamento MG Poente) 
2º Classificado - Tiago Pouzada (EB1 Fonte Santa - 4.º ano - Agrupamento MG Poente) 
3º Classificado - João Cipriano  (EB2/3 Guilherme Stephens - 4º ano - Agrupamento MG Poente) 
4º Classificado - Alícia Silva -  (EB1 João Beare - 4.º ano - Agrupamento MG Nascente)

2º CEB
1º Classificado - Inês Ventura (EB2/3 Nery Capucho - 5.º ano - Agrupamento MG Nascente)
2º Classificado - Rafael Toscano (EB2/3 Guilherme Stephens - 6º ano - Agrupamento MG Poente)
3º Classificado - Érica Benedetti (EB2/3 Guilherme Stephens - 6º ano - Agrupamento MG Poente)
4º Classificado - Maria Monteiro (EB2 Padre Franklim - 6º ano - Agrupamento Vieira Leiria) 

3º CEB
1º Classificado - João Heleno (EB José Loureiro Botas - 7º ano - Agrupamento Vieira Leiria) 
2º Classificado - Mariana Santos  (EB2/3 Nery Capucho - 9.º ano - Agrupamento MG Nascente)
3º Classificado - Mariana Elói (EB3/Sec Pinhal do Rei - 8.º ano - Agrupamento MG Nascente)
4º Classificado - Diogo Silveira (EB2/3 Nery Capucho - 8.º ano - Agrupamento MG Nascente)

SECUNDÁRIO
1º Classificado - Ana Raquel Malhado (EB3/Sec Pinhal do Rei - 11.º ano - Agrupamento MG Nascente) 
2º Classificado - Jéssica Pêcego (EB3/Sec Pinhal do Rei - 11.º ano - Agrupamento MG Nascente) 
3º Classificado - Ariana Roque (EB3/Sec Calazans Duarte - 10.º ano - Agrupamento MG Poente)
4º Classificado - Tatiana Conde (EB3/Sec Calazans Duarte - 12.º ano - Agrupamento MG Poente).

Marinha Grande | Semana de Educação exibe multiculturalidade até 6 de abril



A XV Semana da Educação e Juventude (SEJ) teve início esta terça-feira, 2 de abril, na Marinha Grande, com a participação de escolas do concelho, do ensino pré-escolar ao ensino superior.

O evento, subordinado ao tema “Multiculturalidade”, decorre até 6 de abril em diversos espaços municipais localizados no Centro Tradicional da cidade e apresenta um vasto programa que inclui cerca de uma centena de atividades direcionadas para a comunidade educativa e suas famílias e cuja participação é gratuita.

A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, refere que “a SEJ tem para nós um interesse fundamental, porque é um projeto antigo do concelho, que reflete o que é feito nas escolas, desde o pré-escolar ao ensino superior”.
O tema da multiculturalidade pretende ser uma consciencialização “para aceitar a diferença, aceitar o outro e o respeito pelas vivências das várias culturas, neste mundo que queremos seja de paz e de harmonia”, admite a presidente. Para além disso, Cidália Ferreira recorda que o tema “reporta-nos para aquilo que foi o desenvolvimento do nosso concelho e o seu início quando, em 1769, o inglês Guilherme Stephens veio para a Marinha Grande. Ao longo destes séculos, a população soube aproveitar, dinamizar, projetar, desenvolver e dar a conhecer a nossa terra ao mundo”. 

A presidente Cidália Ferreira destaca que “o nosso concelho é um exemplo no País, quando sabemos que tem tanto peso na balança comercial, e é um exemplo para o mundo”. Tal facto, deve-se “aos nossos empresários e seus trabalhadores” e “à formação dos nossos estabelecimentos de ensino”.

O presidente do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, Pedro Lopes, considera que “é uma grande alegria e orgulho podermos participar neste evento que une o concelho, as escolas e que mostra a diversidade dos alunos que temos e das famílias que vêm trabalhar para a Marinha Grande”. A SEJ “mostra todo o trabalho e profissionalismo, dos alunos, professores e assistentes operacionais, que muito nos orgulham e temos aqui a prova que as escolas continuam a trabalhar muito em prol da sociedade local, regional e nacional” e para a garantia de uma “escola inclusiva e multicultural”, continua o diretor.

Para o sub-diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Mário Marques, “o tema transmite um conjunto de valores que trabalhamos diariamente nas escolas. A multiculturalidade não é só uma questão da Marinha Grande, mas também o facto de sermos cidadãos do mundo e reflete muito do trabalho que fazemos diariamente nas nossas escolas”.

Segundo a diretora do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, Lígia Pedrosa, “temos mostras do que vamos fazendo com os alunos e traremos os alunos e encarregados de educação do Agrupamento da Vieira à Marinha Grande”. A responsável continua dizendo que “é sempre bom vermos o trabalho de todos os Agrupamentos, pela troca de experiências, pois é uma forma do concelho promover a educação”.


A XV SEJ pretende envolver jovens estudantes, pais e encarregados de educação, professores, psicólogos, conselheiros e orientadores escolares e, de uma maneira geral, todos os que se interessam pelas áreas da educação e juventude, na região centro e em particular na Marinha Grande.

O programa da SEJ está disponível em www.cm-mgrande.pt.

Marinha Grande aposta no sucesso da Rede Cultura 2027


Promovido pelo Grupo Executivo da Rede Cultura 2027 e pela Câmara Municipal da Marinha Grande, decorreu no passado dia 28 de março, no edifício da Resinagem,na Marinha Grande, um encontro com o objetivo de dar a conhecer aos agentes culturais do concelho, todo o processo que decorre da adesão da Marinha Grande a esta rede, que integra 25 municípios, e que teve início com base na candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura.

Durante o encontro, em que estiveram a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, e a vereadora da cultura, Célia Guerra, entre representantes de diversas áreas culturais do concelho e do distrito, Paulo Lameiro, coordenador executivo da candidatura, apresentou a agenda da Rede Cultura 2027, os princípios estratégicos da mesma, e os seus órgãos de gestão.

A exemplo dos encontros que têm vindo a decorrer com todos os municípios que integram a Rede Cultura 2027, e onde cada um destaca as mais valias da sua adesão, a Presidente da Câmara da Marinha Grande, deu o seu testemunho sobre as características que destacam o concelho da Marinha Grande e que o tornam tão especial e importante, na integração desta candidatura: As nossas fantásticas praias de São Pedro de Moel e Vieira de Leiria, as paisagens idílicas que acompanham a orla costeira, a gastronomia, as pessoas que gostam de receber quem nos visita, as mais de 100 associações que trabalham em prol do nosso concelho, sendo de destacar a nossa singular história, marcada pela chegada de Guilherme Stephens à Marinha Grande, em 1769, e que contribuiu para que a Marinha Grande tenha, até aos dias de hoje, um desenvolvimento industrial que nos coloca entre os melhores em todo o mundo.
Nas palavas da autarca:"O nosso Concelho é ímpar, distinto e diferente de todos os outros, mas estamos todos ligados num objetivo comum, e é precisamente por isso que temos esta excelente candidatura".


A Rede Cultura 2027


O projeto começou a ser delineado em 2015, com a intenção de Leiria assumir a candidatura a Capital Europeia da Cultura. Nos dois anos seguintes, foi constituído um grupo de missão que, após um exaustivo estudo e trabalho, concluiu pela constituição de uma Rede, tendo como prioridade a Cultura, à qual se foram associando os vários municípios e que são, atualmente, 25.

O arranque oficial da Rede Cultura 2027 teve lugar e 22 de fevereiro deste ano, com a assinatura do documento-compromisso, mas, em paralelo, têm decorrido e continuam a realizar-se encontros e reuniões, envolvendo os elementos do projeto e os agentes culturais de cada um dos municípios, que permitirá a criação de uma base de dados digital, com o objetivo de conhecer a oferta cultural de cada um dos parceiros.

Entre março e junho, serão realizados nove encontros em igual número de municípios, uma ação intitulada 'Prelúdio de Ideias em Nove Andamentos'. No final, este conjunto de atividades permitirá ao Conselho Estratégico coligir as principais conclusões e prioridades culturais a integrar o documento da candidatura.

No final de abril, a Rede Cultura 2027 vai lançar uma plataforma na Internet, e uma aplicação interativa em 01 de junho.

Alvor | 100 Primaveras de utente em valência ERPI Santa Casa da Misericórdia de Alvor



 O Litoral Centro endereça os mais sinceros Parabéns pelo seu 100º. aniversário, com votos sinceros para a saúde a ajude em cada dia
 A vida é o que nossos pensamentos fazem dela. Conforme se alteram, as coisas e as pessoas mudarão.” (James Allen)

J. Carlos


Castelo de Paiva | INICIATIVA VOLTOU A REGISTAR EXCELENTE ADESÃO | PROVA DE VINHOS E PETISCOS DE BAIRROS JUNTOU APRECIADORES EM S.LOURENÇO

Gonçalo Rocha destacou valorização dos vinhos da Sub Região de Paiva

 Em tarde soalheira e primaveril, Gonçalo Rocha voltou a realçar no passado Sábado, a importância do sector vitícola no concelho, insistindo junto dos produtores paivenses para que, possam continuar a assumir esta actividade agrícola como vector fundamental na economia local, ajudando a criar riqueza e a potenciar emprego, tendo em conta o enorme potencial dos vinhos verdes da Sub-Região de Paiva, que por ser um produto genuíno de grande qualidade, merece continuar a ser valorizado e divulgado em iniciativas locais, quer também no plano nacional e até internacional.


O presidente da CM de Castelo de Paiva falava na cerimónia de abertura da 17ª edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairros, um certame local que este ano voltou a somar mais um sucesso, contabilizando mais de duas dezenas de expositores, num evento gizado e orientado para dar a conhecer e divulgar o vinho verde, sem dúvida, o produto agrícola de referência, reconhecido e muito apreciado pela sua qualidade nesta freguesia paivense, sobranceira ao Rio Paiva.

Presidindo a um certame local já com notoriedade, o edil paivense congratulou-se com a realização da iniciativa, que voltou a cativar visitantes, mantendo a orientação organizativa de dar a conhecer e divulgar o excelente vinho verde, que voltou a atrair apreciadores, numa prova que concilia os petiscos regionais e uma animação constante, evidenciada na forte componente associativa que esta terra apresenta.

Para alem de Gonçalo Rocha e do autarca local, José António Vilela, estiveram presentes na cerimónia o presidente da Assembleia Municipal, Gouveia Coelho, vereadores do executivo paivense, autarcas da freguesia, dirigentes associativos, entre inúmeros convidados, como o presidente da CM de Vagos, Silvério Regalado, e o presidente da Junta de Freguesia de Irivo – Penafiel, José Fernandes.

Depois de um momento de sátira que voltou a animar os presentes, o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros agradeceu a presença dos produtores e dos restantes expositores, procurando evidenciar o prestigio e a aposta na continuidade de um evento que considerou ser uma alavanca para ajudar a dignificar a freguesia e, ao mesmo tempo, ajudar a impulsionar a Sub Região do Paiva, produzindo vinhos de grande qualidade e trazendo mais dinâmica à freguesia e mais força à agricultura local.~

Considerando que, importa continuar a preservar a riqueza deste território, valorizando a paisagem e as potencialidades que a freguesia apresenta, garantindo a aptidão dos solos para a produção de grandes vinhos, o autarca José António Vilelalembrou a importância desta iniciativa para a freguesia e para os agricultores deBairros, destacando que esta prova de vinhos continua a ser uma boa oportunidade para muitos produtores continuarem a garantir a melhor valorização e o melhor escoamento da sua produção, não deixando também, de prestar um justo reconhecimento à Câmara Municipal pelo apoio e carinho que continua a dispensar a esta iniciativa anual.

Brindado os presentes com uma palavra de esperança e estímulo, destacando a gente laboriosa que, neste sector agrícola, faz do vinho verde um produto de excelência, o presidente Gonçalo Rocha fez questão de louvar este evento que todos os anos arrasta apreciadores à terra de Bairros, manifestando o seu regozijo pela grandeza que esta iniciativa local já apresenta, pela envolvência da comunidade e do movimento associativo local, assumindo esta aposta na  constante valorização e promoção dos vinhos de Paiva, de forma a garantir sustentabilidade e ganhar escala,considerando ser fundamental acreditar nas potencialidades do concelho, associar os projectos em curso na vertente turística a esta temática, evidenciando também, o interesse na actividade e na promoção dos produtos endógenos como uma mais valia que interessa potenciar.

Deixando algumas ideias em defesa da agricultura e do património da vinha, oedil paivense falou na excelência da produção que o concelho apresenta nos verdes tintos, realçando também o crescimento que os vinhos verdes brancos estão a ter no mercado, considerando fundamental que os produtores apostem na qualidade e na promoção, como forma de garantir um bom escoamento da produção e oportunidades de negócio, realçando o interesse de se continuar a promover estas jornadas festivas, envolvendo a temática do vinho verde e os produtos tradicionais, ajudando a contornar as dificuldades e os sacrifícios daqueles que trabalham na agricultura e lutam dia-a-dia para produzirem vinhos de excelência.

O autarca não esqueceu, na sua intervenção, de referir a estratégia de valorização turística assente no património natural, esperando que o fluxo de visitantes que importa atrair para o território, seja benéfico também para a projecção deste sector de actividade.

Presentes no certame estiveram as mais importantes quintas da freguesia, que se dedicam à produção do excelente vinho verde, com maior destaque para a produção do verde tinto, cada vez mais procurado e reconhecido, para além de um restaurante, assim como outras àreas de exposição, ligadas às instituições locais, comissões de festas, ao artesanato e à doçaria tradicional paivense.

Depois da abertura oficial da feira, seguiu-se um périplo pelos “ stands” e expositores e a primeira prova de vinhos, registando-se um momento teatral com a participação da Micas Arrebitada, depois animação com exibição de folclore, com a participação do Rancho Folclórico de Bairros, e um momento de bailarico com a presença do conjunto Os Populares Bairristas, sendo queà noite, a animação prosseguiu com a actuação da Banda Marcial de Bairros ( Concerto Coral Sinfónico ), culminado a noitada da feira com um grande espectáculo musical a cargo daOrquestra Sirilanka, de Cinfães.

Já no Domingo, o certame continuou durante a tarde, com destaque para uma actuação musical protagonizada pelo grupo de Concertinas de Bairros e um momento de bailarico com a presença da música tradicional dos “ Amigos da Sexta “, que garantiram a animação até ao encerramento da feira.

Recorde-se que esta 17ª Prova de Vinho e Petiscos de Bairros, teve o apoio daCM de Castelo de Paiva e a colaboração das diversas associações da freguesia, tendo o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, José António Vilela, garantindo a realização e a continuidade do evento no próximo ano, prometendo manter a dinâmica desta mostra que já é uma referência concelhia e que, todos os anos atrai centenas de visitantes para apreciar o Melhor Verde Tinto do Mundo.

S. João da Pesqueira | Nadadores de Vouzela participaram em prova do Torneio Afonso Saldanha


Realizou-se no dia 23 de março, em S. João da Pesqueira, a 2ª prova do Torneio Professor Afonso Saldanha. 
A iniciativa contou com um total de 178 atletas, representando 14 escolas de natação. 
A Escola de Natação de Vouzela fez-se representar por 12 atletas, para alguns dos quais foi a primeira experiência no que toca a competição, ainda assim os resultados obtidos foram muito satisfatórios, estando os mesmos de parabéns. 
A próxima prova irá realizar-se no dia 11 de maio, em Sernancelhe. 

BV Feira: 4.as Jornadas Internacionais de Matérias Perigosas



À semelhança dos eventos anteriores, o programa técnico-científico das 4.ªs Jornadas Internacionais de Matérias Perigosas promovidas pelos Bombeiros Voluntários da Feira vai continuar a privilegiar a análise diferenciada e estudo, desde o planeamento à resposta operacional, a sinistros ou cenários reais que envolvem matérias perigosas (hazmat).

Irão contar com a presença de prestigiados peritos nacionais e estrangeiros, que certamente darão um importante contributo para o sucesso das jornadas.

Certos do interesse formativo nestas jornadas convidamo-lo a reservar na sua agenda e a estar presente no EUROPARQUE, em Santa Maria da Feira.


Ficha de Inscrição_2019


Postal dos CTT da Rede do Património Mundial de Portugal lançado em Évora


Teve lugar ao fim da manhã de hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o lançamento de um novo postal dos CTT alusivo ao Património Mundial de Portugal classificado pela UNESCO. A cerimónia, que define o exato momento da entrada em circulação do postal, incluiu o ato oficial da assinatura e primeira carimbagem.

Estiveram presentes, para além do Vereador da Cultura Eduardo Luciano, em representação da Câmara Municipal, também o Embaixador José Filipe Moraes Cabral, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Rui Moreira, Diretor de Filatelia dos CTT e Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo. À cerimónia assistiram os representantes de diversas entidades oficiais, entre eles o Presidente da Assembleia Municipal de Évora e outros eleitos municipais. Marcaram ainda presença as representantes do setor da Cultura da Comissão Nacional da UNESCO, Clara Bertrand Cabral e Ana Sofia Lopes.

Eduardo Luciano agradeceu a distinção da Câmara Municipal de Évora como local de lançamento do postal. Na intervenção que proferiu, o Vereador referiu-se à importância do trabalho desenvolvido pela Rede do Património Mundial de Portugal na respetiva preservação e divulgação. Agradeceu ainda o acolhimento dos CTT à iniciativa de lançamento do postal, que reputou de grande importância no contexto da divulgação dos valores patrimoniais que cada vez mais vão sendo publicamente reconhecidos.

O postal, que pode ser adquirido em qualquer dos postos dos CTT, ostenta o selo com o símbolo oficial da Rede do Património Mundial de Portugal e um painel de fotografias legendadas de cada um dos bens patrimoniais classificados pela UNESCO em Portugal.

Interrupção do abastecimento de água em diversas ruas da Marinha Grande

Resultado de imagem para Interrupção do abastecimento de água em diversas ruas da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que vai proceder à interrupção do abastecimento de água, no dia 04 de abril, das 14:00 às 18:30, nas seguintes zonas:

Rua e travessa da Agroeira, rua dos Francos (entre a rua dos Coelhos, à Amieira e o fim do concelho), rua da Garcia, rua Impasse dos Cordeiros, rua dos Cordeiros, rua da Capela, rua da Ribeira à Amieira, rua dos Passagens, rua do Outeiro, rua de Peniche, rua Campo de Tiro, rua dos Bentos e rua do Pontel. 

Esta interrupção no abastecimento de água, deve-se à realização de trabalhos de ligação da conduta de abastecimento de água da rua dos Bentos, à rede existente, e substituição de válvulas danificadas, nos cruzamentos da rua da Agroeira com a rua dos Francos.

Durante o período de interrupção os moradores devem ter o cuidado de manter as torneiras fechadas, na medida em que o abastecimento de água poderá ser retomado antes da hora prevista.

A Câmara Municipal agradece a compreensão de todos.

Câmara aposta em Música e Dança para Abril e Maio

Imagem relacionada
Em abril e maio a aposta da Câmara Municipal da Marinha Grande, através da sua Casa da Cultura Teatro Stephens, é programação em que a música e a dança estão em destaque.
Na música, em abril, o destaque vai para os Petit Gatô, num concerto integrado no 37º Festival de Música em Leiria, e para “Eu Sou a Floresta”, um espetáculo de música e video, destinado aos mais novos. 
Em maio, a música traz à Casa da Cultura Teatro Stephens, Rogério Charraz, os Concertos para Bebés, Miguel Araújo e, Tristão e Isolda, é o espetáculo de dança contemporânea que vai surpreender o público.


Abril

No dia 13 de abril (sábado), às 21h30, os Petit Gatô são os convidados que sobem ao palco do Teatro Stephens, com um concerto integrado no 37º Festival de Música em Leiria.
Trio composto por clarinete, acordeão e contrabaixo,que se apresenta ao vivo e sem artifícios, além do virtuosismo próprio de cada instrumento, os Petit Gatô baseiam o seu repertório num vasto leque de géneros musicais com temas que vão desde o jazz, bossa-nova, música francesa e música do leste europeu, entre temas originais.
Ricardo Torres - clarinete,  Emanuel Soares - acordeão e Pedro Sousa - contrabaixo, são os Petit Gatô.
O espetáculo tem cerca de 1h50 (sem intervalo), e destina-se ao público a partir dos seis anos. O preço do bilhete é de 5 euros.

A 27 de abril (sábado), pelas 16 horas, “Eu Sou a Floresta”, música e vídeo, é um espetáculo adaptado da obra literária e musical com o mesmo nome.
O texto, que conta a história do Pirilampo Tobias, é de Ana Cristina Luz, a ilustração de Tânia Bailão Lopes, e as canções de João Nuno Gonçalves e Gilberto Jacinto.
“Eu Sou a Floresta” tem direção geral de Gilberto Jacinto e Pedro Marques, direção musical de Nuno Gonçalves, interpretação musical de Gilberto Jacinto e Nuno Gonçalves, leitura de Tânia Bailão Lopes e Ana Cristina Luz. Os cenários são de Tânia Bailão Lopes e a participação em video conta com os depoimentos de Luís Abreu e Gabriel Roldão.
Este espetáculo com cerca de uma hora, destina-se a maiores de seis anos

Maio

No dia 4 de maio, às 21h30, Tristão e Isolda, é o espetáculo de dança que vai abrir as portas da Casa da Cultura Teatro Stephens. Com direção e coreografia de Nélia Pinheiro, este é um espetáculo que ultrapassa todas as espetativas, pela sua irreverência e arrojo interpretativo.
Produzido pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora 2018, e apresentado ao público da Marinha Grande, no âmbito da Candidatura Região de Leiria Rede Cultural da CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Tristão e Isolda embora tenha o título da ópera de Wagner, e se inspire nos momentos marcantes do libreto, não é uma revisitação do clássico da ópera, mas tem como indutores as mesmas grandes questões: a irracionalidade, o desejo, a dependência do ser humano perante o amor, a mulher (uma descida à sua condição feminina e erótica).
Com o formato de dueto, interpretado pelos bailarinos Gonçalo Andrade e Nélia Pinheiro, este espetáculo apresenta uma proposta de linguagem multidisciplinar entre a dança, o teatro, a música, a arquitetura de cena, e temas que potenciam um discurso contemporâneo sobre a condição humana.
Com música original de César Viana, musica adicional de Richard Wagner, e interpretação musical de João Roiz Ensemble, os figurinos são de José António Tenente, a cenografia é de Pedro Crisóstomo, o desenho de Luz, de Nuno Meira, técnica, de Pedro Bilou e Fernando Dias, fotografia de Telmo Rocha, e direção de produção, de Rafael Leitão.
Com a duração de aproximadamente uma hora (sem intervalo), Tristão e Isolda é para um público maior d6 anos, e a entrada é gratuita.

A 10 de maio, pelas 21h00, Rogério Charraz, traz à Marinha Grande, 4.0, o seu mais recente disco (o quarto da sua carreira e o primeiro registo ao vivo, editado em outubro de 2018) e que está a ser apresentado por Rogério Charraz & Os Irrevogáveis, em digressão pelo país.
Tal como a digressão, o disco é uma viagem ao passado, presente e futuro de um dos cantautores mais talentosos da sua geração, que assim assinala o seu 40º aniversário de vida.
Km 4.0 traz ao Teatro Stephens canções como “Porto de Abrigo”, “Grito Vagabundo”, “Põe de lado o GPS” ou “O Submarino Irrevogável”.
Com voz e guitarra de Rogério Charraz, este espetáculo conta também, com Paulo Loureiro - piano e clarinete, Carlos Lopes -acordeão, Jaume Pradas - bateria e, Luís Pinto - baixo.
Para maiores de 6 anos, Km 4.0 tem a duração de cerca de 1h20 e o preço do bilhete é €8,00.
  
Com Quântico Ma Non Troppo e multi instrumentista Hugo Correia, o palco da Casa da Cultura Teatro Stepens recebe no sábado, dia 18 de maio, o segundo espetáculo deste ano, dos Concertos para Bebés.
Os espetáculos realizam-se ao sábado, pelas 16 horas, e destinam-se a bebés dos 0 aos 5 anos de idade, acompanhados. Os bilhetes custam €7,50 (adulto+bebé palco), €5,00 (plateia), e podem ser adquiridos de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Nos dias de espetáculo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 15h30. Os concertos têm início exatamente às 16 horas, e após o início do espetáculo, não é permitida a entrada de público na sala. 

Na véspera do feriado municipal, Miguel Araújo vem ao Teatro Stephens para comemorar connosco, e traz “Casca de Noz”, que, como o próprio artista refere: Casca de Noz serei eu sozinho no palco, à deriva, por entre guitarras, ukeleles, um piano e as minhas canções. As que sou eu que canto e as que fiz para serem cantadas por outros. E as que vierem a propósito na altura, dos autores que são a raíz de tudo aquilo que eu faço. “Casca de Noz” é a imagem dessa embarcação frágil, que pode colapsar e afundar a qualquer momento. Mas também é a expressão que os anglófonos usam quando querem recorrer ao poder da síntese. “Casca de Noz” é também imagem de coisa robusta. Podem ser as músicas e essa força de poderem existir como quando nasceram, tocadas só ao piano ou à guitarra. Ando sempre à procura dessas canções. Aquelas que caem na rede de caçar borboletas que um compositor nunca recolhe. Sonho com aquelas que, de tão imensas, cabem dentro duma casca de noz.

O espetáculo é para maiores de 6 anos e terá a duração aproximada de hora e meia (sem intervalo). 

Município de Vouzela | Iniciativa irá realizar-se a 5 de abril, Delegada Regional de Educação do Centro na sessão de lançamento da 1ª pedra das obras de requalificação da Escola Secundária de Vouzela


A Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, vai deslocar-se a Vouzela, na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, pelas 11h, para participar na sessão de lançamento da primeira pedra das obras de requalificação da Escola Secundária de Vouzela. 

O custo da empreitada de modernização da escola é 1. 206.055,51€. 

A obra será comparticipada em 963.983 euros pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e em 85 mil euros pelo Ministério da Educação. A Câmara Municipal de Vouzela assumirá os restantes encargos no montante superior a 375 mil euros. 

Os trabalhos vão abranger melhoramentos no sistema de águas residuais, canalizações, intervenções nas salas de aula e serviços de apoio. Apesar dos esforços de requalificação, ficará por intervencionar a cozinha e o refeitório, a portaria, o pavilhão gimnodesportivo e todo o espaço exterior.

Vem aí o “3º RF Vagos Open”…

Nos próximos dias 06 e 07 de Abril de 2019, a escola Ritmo das Formas levará a cabo a 3.ª edição do “RF Vagos Open” na qual serão disputados 2º Circuito Nacional Dança Desportiva Latinas & Standard; a WDSF International Open Latin Adult; a WDSF Rising Stars Standard; a WDSF Open Junior 2 Standard; o Circuito Norte & Galiza; o WDSF International Open Latin Youth; a WDSF Open Junior 2 Latin; o WDSF Rising Stars Latin, o Circuito All Girls e Solos Competition.
A verdadeira essência do “RF Vagos Open” assenta na promoção e divulgação da Dança Desportiva.
Pretende-se, com isto, fomentar a dança desportiva e incentivar os atletas à participação em provas de cariz nacional e internacional e garantir o sucesso desta modalidade desportiva com qualidade e profissionalismo.
O evento decorrerá no Pavilhão Desportivo do Colégio de Calvão, na Vila de Vagos, geograficamente bem localizado e de fáceis acessos aos interessados e participantes.
O mesmo é apoiado pela Câmara Municipal de Vagos e conta com diversos patrocinadores que acreditam na iniciativa e podem ser consultados aqui: https://ritmodasformas.wixsite.com/wdsfvagos2019/sponsors.

SOBRE
Escola Ritmo das Formas foi fundada em Janeiro de 2011 e tem como seu principal objetivo promover a atividade da dança desportiva e competição a nível nacional.
Está registada na Associação Distrital de Dança de Salão e Desportiva Portuense, na Federação Portuguesa de Dança Desportiva e no Instituto Português do Desporto e Juventude.
Ao longo dos seus 8 anos já formou vários campeões e vice-campeões nacionais nos diversos escalões etários que representam Portugal nos campeonatos da Europa e do Mundo. Têm também estado presentes nos campeonatos nacionais e internacionais mais relevantes na escala mundial. Atualmente desenvolve as seguintes modalidades: Danças de Salão Social & Desportiva e Afro-Latinas.
Realizam também estágios de dança desportiva para atletas de alta competição, workshops, noites dançantes, shows, exibições de carácter solidário e social. Contam com o trabalho dos melhores profissionais, seja a nível nacional como internacional.
Como responsável máximo por todo este trabalho desenvolvido no Ritmo das Formas – Club de Dança está o professor André Vieira.


Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

COIMBRA |Tribunal absolveu e condenou responsáveis do Instituto Superior Miguel Torga

Tribunal de Coimbra absolveu hoje os responsáveis do  Instituto Superior Miguel Torga acusados de fraude na obtenção de subsídio.
O ISMT e Cristina Quintas foram condenados por crime de falsificação de documentos.
O Instituto foi condenado a 150 dias de multa à taxa diária de 100 euros e Cristina Quintas a 2 anos de prisão suspensa.
Ficam ainda obrigados a pagar cerca de 16 000 euros.
O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) respondeu em tribunal por causa de eventuais crimes relacionado com a obtenção de subsídio de cerca de 50 000 euros e falsificação de documentos.
Carlos Amaral Dias (presidente do ISMT), Cristina Quintas (vice-presidente e directora de recursos humanos), Frederico Fonseca, Bruno  Cordeiro, João  Machado, Maria  Quintas, Ricardo  Malheiro, Maria Urbano e Olímpio Carreiras são os outros arguidos envolvidos neste processo que envolve fundos comunitários.
Entre estes arguidos encontram-se o diretor do departamento financeiro, um vogal do conselho diretivo, dois docentes com funções de coordenação dos cursos de especialização tecnológica à data dos factos e mais duas pessoas ligadas a esses mesmos cursos.
Recordamos que em causa está a alegada utilização indevida de fundos comunitários, através de um projeto ao Programa Operacional Potencial Humano (POPH) para a realização de cursos de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação e Aplicações Informática de Gestão entre 2009 e 2010.
Notícia em desenvolvimento
NDC