Iniciativa termina nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro. Música de Aldina Duarte, poesia de Maria do Rosário Pedreira e antestreia de documentário do realizador Vasco Mendes são alguns dos momentos mais altos do fim de semana
A fantástica vila de Almeida está a postos para receber o encerramento do Festival Explorer 3.0, no próximo fim de semana de 1, 2 e 3 de Dezembro. Este será o momento mais alto de um festival inovador, que desde 21 de outubro tem levado às Aldeias Históricas de Portugal uma programação criativa e diversificada, ajudando a recolocar o Interior no mapa. A entrada é livre.
O programa começa às 15h00 de sexta-feira, com um workshop de Cinema Mobile, intitulado “Narrativas Audiovisuais com Mobile”. Ministrado por Luísa Sequeira, diretora e programadora do Super9 Mobile, primeiro festival em Portugal dedicado ao cinema mobile, conta também com a presença do artista visual Sama. Neste workshop, será dada primazia à democratização do telemóvel enquanto ferramenta e linguagem audiovisual ao alcance de todos.
Ainda na sexta-feira, os visitantes poderão usufruir de um workshop de realidade virtual e assistir a um ciclo de cinema especialmente dedicado à exploração e exploradores. Ambas as atividades irão repetir-se no sábado.
Para o segundo dia estão reservados alguns dos momentos mais altos da iniciativa. Às 16h00, abrirá um Cinemercado no Picadeiro D’el Rey, que se vai prolongar até domingo. O Cinemercado é um espaço para os produtores locais mostrarem os seus melhores produtos artesanais, ao mesmo tempo que são exibidos filmes portugueses. Às 19h00, as Portas de Santo António vão encher-se de cor com a iniciativa “Sounds and Tales”. Esta será uma conversa que vai envolver música e vídeo, com as participações da fadista Aldina Duarte, da escritora Maria do Rosário Pedreira e do realizador Vasco Mendes. Segue-se a apresentação de 12 retratos vídeo, feitos por Vasco Mendes nas 12 Aldeias Históricas de Portugal, e do documentário “Eu Sou de Cá”, resultado da pesquisa intensa por parte do realizador das gentes, tradições e culturas de cada uma das 12 aldeias. O dia termina da melhor maneira, com um concerto pessoal e intimista de Aldina Duarte e com poesia de Maria do Rosário Pedreira.
 O principal destaque do dia de domingo vai para a entrega dos prémios do Concurso Cinema Explorer 3.0, às 16h30. Este é um concurso de curtas-metragens e microvídeos, que durante um mês recebeu participações através de uma plataforma online. O seu objetivo é divulgar e partilhar curtas de diferentes géneros realizadas no âmbito das Aldeias Históricas de Portugal. Antes, de manhã, os visitantes terão ainda a oportunidade de beneficiar de uma visita encenada de exploração aos segredos da fortaleza de Almeida, com figurantes militares que recriarão a História do Cerco de Almeida, momento marcante das Invasões Francesas.

Festival Explorer 3.0 animou Aldeias Históricas com iniciativas criativas

Festival Explorer 3.0 levou às Aldeias Históricas de Portugal, desde 21 de Outubro, uma programação criativa e inovadora, alicerçada numa ideia comum: fazer a ponte entre o passado e o presente e projetar o futuro destas regiões. O festival transportou até às Aldeias Históricas ações nas áreas de Literatura & Viagens e Cinema, TV & New Media.
O ponto de partida do Explorer 3.0 foi a Aldeia Histórica de Linhares da Beira, com iniciativas na área de Literatura e Viagens, a 21 de Outubro e 18 e 19 de Novembro. Trancoso também recebeu o festival, a 4 e 5 de Novembro, assim como Belmonte, no fim de semana de 25 e 26 de Novembro.