segunda-feira, 25 de março de 2019

Dia Mundial da Saúde Oral na “Progresso e Vida da Tocha”

Resultado de imagem para Dia Mundial da Saúde Oral na “Progresso e Vida da Tocha”
Por forma a assinalar o Dia Mundial da Saúde Oral (20 de Março) realizou-se na Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha uma Ação de Sensibilização direcionada aos seniores da instituição.
A Associação recebeu a visita de dois Técnicos do Centro de Saúde de Cantanhede (Enfermeira Madalena Maia e Dr. José Relvas - Higienista Oral) que se mostraram bastante disponíveis e acederam de imediato ao pedido de colaboração.
Este falou um pouco acerca dos cuidados diários que os idosos devem ter com os dentes e próteses, e deixou lugar no final a uma pequena discussão sobre o assunto, onde todos puderam colocar questões.
Participaram nesta sessão os utentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Centro de Dia, que se mostraram bastante atentos e interessados, algumas colaboradoras e Assistentes Sociais e Animadora Sociocultural, responsável pela planificação e elaboração do PADP (Plano de Atividades de Desenvolvimento Pessoal) de 2019, plano este de onde consta esta atividade.

Advogados de Rui Pinto recorrem da prisão preventiva

Os advogados de Rui Pinto, colaborador do 'Football Leaks', confirmaram hoje que vão recorrer da medida de prisão preventiva aplicada sexta-feira ao seu cliente pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.
Resultado de imagem para Advogados de Rui Pinto recorrem da prisão preventiva
SAPO 24
A decisão de recorrer já tinha sido assumida verbalmente na ocasião por Francisco Teixeira da Mota, que agora a confirma em comunicado também assinado por William Bourdon, igualmente advogado de Rui Pinto.
Pedem, por outro lado, que Rui Pinto seja colocado sob supervisão do tribunal, "com vista a permitir-lhe encontrar trabalho e refazer a sua vida na base das ligações pessoais e familiares a Portugal".
Os advogados recordam o papel de Rui Pinto como colaborador do ‘Football Leaks’ e frisam que ele está "à disposição" dos procuradores que integram o Eurojust, para "ser ouvido como testemunha", a exemplo do que já aconteceu com a Justiça francesa, no final de 2018.
A Rui Pinto foi aplicada na sexta-feira a medida de coação mais gravosa prevista na lei, por se considerar existir o perigo concreto de continuação de atividade criminosa, perturbação do inquérito e perigo de fuga.
Rui Pinto, 30 anos, que foi detido na Hungria e chegou a Portugal na quinta-feira, com base num mandado de detenção europeu, foi indiciado pela prática de quatro crimes: acesso ilegítimo, violação de segredo, ofensa à pessoa coletiva e extorsão na forma tentada.
Na base do mandado estão acessos ilegais aos sistemas informáticos do Sporting e do fundo de investimento Doyen Sports e posterior divulgação de documentos confidenciais, como contratos de futebolistas do clube lisboeta e do então treinador Jorge Jesus, além de outros contratos celebrados entre a Doyen e vários clubes de futebol.
O colaborador do 'Football Leaks' terá entrado, em setembro de 2015, no sistema informático da Doyen Sports, com sede em Malta, e é também suspeito de aceder ao endereço de correio eletrónico de membros do Conselho de Administração e do departamento jurídico do Sporting e, consequentemente, ao sistema informático da SAD 'leonina'.
No período em que esteve detido na Hungria, Rui Pinto assumiu ser uma das fontes do 'Football Leaks', plataforma digital que tem denunciado casos de corrupção e fraude fiscal no universo do futebol, no âmbito dos quais estava a colaborar com autoridades de outros países, nomeadamente, França e Bélgica.
Lusa

Albergaria-a-Velha: Prisão preventiva por violência doméstica

Resultado de imagem para Albergaria-a-Velha: Prisão preventiva por violência doméstica
SIC Notícias
O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial de Albergaria-a-Velha, no dia 21 de Março, deteve um homem com 56 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Albergaria-A-Velha.
Após denúncia por violência doméstica, os militares deslocaram-se ao local de trabalho da vítima, uma mulher de 55 anos, onde foi agredida fisicamente, com recurso a um pau e uma faca, pelo ex-marido. Com a chegada da patrulha, o agressor fugiu do local, tendo a GNR mobilizado diversos militares a fim de detetar e intercetar o suspeito, o que acabou por acontecer nas imediações da sua residência, o qual tinha na roupa várias manchas de sangue da vítima.
Ao detido, após ter sido presente, no dia 22 de Março, ao Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Brasil: Juiz ordena libertação do ex-presidente Michel Temer

A justiça brasileira ordenou a libertação do ex-presidente do Brasil Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco, detidos no passado dia 21 de Março.
Resultado de imagem para Brasil: Juiz ordena libertação do ex-presidente Michel Temer
SAPO 24
A decisão foi tomada pelo desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que determinou também a libertação do ex-ministro brasileiro Moreira Franco, do coronel Lima, apontado como operador financeiro do suposto esquema criminoso alegadamente comandado por Temer, e de outros quatro alvos da mesma operação.
Michel Temer, 78 anos, foi detido na quinta-feira, em São Paulo, a pedido dos investigadores da operação Lava Jato do Rio de Janeiro.
O juiz justificou Ivan Athié a decisão com a falta de "garantias constitucionais". "Ressalto que não sou contra a Lava Jato, ao contrário, também quero ver nosso país [Brasil] livre da corrupção que o assola. Todavia, sem observância das garantias constitucionais, asseguradas a todos, inclusive aos que a renegam aos outros, com violação de regras não há legitimidade no combate a essa praga", escreveu o juiz na sua decisão.
O juiz considera que a prisão preventiva não se aplica ao caso de Temer e Moreira Franco porque não está demonstrado que os visados possam atentar conta a ordem pública ou que estejam a ocultar provas ou a dificultar a investigação.
Temer foi detido e acusado de ser o líder de uma organização criminosa que terá recebido subornos em troca de favorecer as empresas que teriam contratos ilegais com a estatal Eletronuclear. Moreira Franco é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de intermediar o pagamento de subornos a Temer.
De acordo com o MPF, Moreira Franco e Michel Temer teriam movimentado irregularmente 1,8 mil milhões de reais (cerca de 410 milhões de euros), envolvendo vários órgãos públicos e empresas estatais.
Temer é o segundo ex-Presidente brasileiro a ser detido no espaço de um ano - o primeiro foi Lula da Silva, 73 anos, que cumpre pena de prisão.
O antigo chefe de Estado está a ser investigado em vários casos ligados àquela que é considerada a maior operação de combate à corrupção no Brasil, que investiga desvio de fundos da empresa petrolífera estatal Petrobras.
Desde o seu lançamento, em março de 2014, a investigação Lava Jato levou à prisão de empresários e políticos, incluindo Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), que foi Presidente do Brasil entre 2003 e 2011.
Temer, do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi Presidente entre agosto de 2016, na sequência da destituição de Dilma Rousseff (PT), e janeiro de 2019.
Justiça brasileira acusa Michel Temer de ser líder de organização criminosa com 40 anos
Procuradores do Ministério Público Federal do Brasil afirmaram no dia da detenção de Temer, em conferência de imprensa no Rio de Janeiro, que o ex-Presidente é o líder de uma organização criminosa que atua no país há 40 anos.
"Temer e este grupo de criminosos que foi preso hoje [21 de março] tem atuado há pelo menos 40 anos no Brasil. O coronel Lima [João Baptista Lima Filho] e Michel Temer atuam juntos desde a década 1980. Eles se conhecem, quando Temer era secretário de Segurança Pública de São Paulo. Na mesma época, o coronel Lima passou a atuar na [empresa de consultoria]Argeplan", explicou a procuradora Fabiana Schneider.
"Provas documentais mostram que houve um crescimento visível das contratações da Argeplan nos períodos em que Michel Temer ocupava cargos públicos, o que também indica que a organização criminosa vem atuando há 40 anos, até os dias de hoje", acrescentou.
A procuradora deu exemplos de documentos referentes a outra investigação que demonstra que foram feitas promessas de pagamentos de subornos ao longo de 20 anos para alguém identificado pelo nome de código MT, uma sigla usada para representar Michel Temer.
O procurador Rodrigo Timóteo acrescentou que a organização criminosa alegadamente liderada por Temer realizou "atos ilícitos de branqueamento de capitais" para viabilizar vantagens económicas em favor de seus integrantes.
E deu como exemplo uma obra na casa de Maristela Temer, filha do antigo chefe de Estado brasileiro, que terá recebido apoios no valor de 1,6 milhões de reais (370 mil euros) através de uma empresa de fachada administrada pelo coronel Lima e que recebeu verbas ilícitas da construtora Engevix.
Já José Augusto Vagos, procurador regional da República, explicou que o pedido de prisão de Temer e dos outros elementos incluiu-se na promessa de garantia da ordem pública feita pela justiça brasileira. Segundo o procurador, a Argeplan destruiu provas para impedir investigações. Tudo isso "são evidências muito fortes que geraram esses pedidos de prisões", justificou à data.
Os procuradores também disseram que esta organização criminosa composta por dirigentes do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), liderado por Temer, terá sido responsável pelo desvio de 1,8 mil milhões de reais (420 milhões de euros), valor que inclui a soma de todos os subornos pagos ao grupo identificados neste e noutros inquéritos.
Em causa nessa investigação estão denúncias do empresário e dono da Engevix, José Antunes Sobrinho, que disse à Polícia Federal ter pagado um milhão de reais em subornos a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do Presidente Michel Temer.
Desde o seu lançamento, em março de 2014, a chamada investigação Lava Jato levou à prisão empresários e políticos, incluindo o ex-Presidente Lula da Silva.
Durante o mandato presidencial, o Ministério Público pediu por duas vezes ao Supremo Tribunal a abertura de processos por corrupção contra Temer, mas o Congresso brasileiro negou sempre autorizar os procedimentos necessários.
Todas as acusações ficaram, por isso, pendentes do fim da imunidade de Michel Temer, o que aconteceu quando deixou a Presidência da República do Brasil no final de 2018, após dois anos e meio de mandato.
Lusa

Castelo de Vide e Marvão: Teatro A Barraca evoca Garcia de Orta


ANAFRE debateu descentralização de competências em Proença-a-Nova


A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) reuniu o Conselho Geral no Auditório Municipal de Proença-a-Nova, a 23 de março, tendo os mais de 110 associados debatido o processo de descentralização de competências da administração local para as autarquias e juntas de freguesia. Convidado para a sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, destacou o papel das Juntas de Freguesia como estando na base da proximidade da administração local às populações, recordando a sua própria experiência como presidente da mesa da Assembleia de Freguesia na Junta de Freguesia de Sobreira Formosa.
“A delegação de competências representa uma oportunidade, até porque os autarcas, sejam de município ou de freguesia, estão sempre a pedir ao Governo essa delegação, concordemos muito ou pouco com a situação. Proença-a-Nova já fez delegação de competências e ainda que não sejam todos do mesmo partido, são tratados de forma igual: se o objetivo central da nossa ação são os nossos cidadãos, e são aqueles que devemos servir, temos de olhar objetivamente para os serviços que prestamos”. João Lobo considera importante reavaliar-se o processo de reorganização do mapa das freguesias, mas não em ano eleitoral porque só irá trazer ruído quando o convite é olhar-se para o essencial.
O presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho, referiu a importância do processo de descentralização em curso, considerando que há determinadas competências que não devem estar na Administração Central, mostrando a disponibilidade das freguesias em todo este processo. “Que possamos abrir um período de diálogo entre as freguesias e os municípios para que nestes três anos faseados em que se pretende implementar este novo processo de descentralização possamos dar mostras de, mais uma vez, o poder local ser peça essencial da democracia”, referiu.

AVISO À POPULAÇÃO | 2019-03-25 | 18h20 | Perigo de Incêndio Rural

Resultado de imagem para Perigo de Incêndio Rural
1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se a partir de hoje25 de março, a ocorrência de acentuado aumento da intensidade do vento e a manutenção de valores de temperatura acima do habitual para esta época do ano, que se traduzirá:

·Humidade Relativa do Ar (HRA) inferior a 30% na generalidade do território do continente (sendo inferior a 20% na região interior Sul), durante a tarde, verificando-se uma fraca recuperação da humidade durante a noite;
·Intensificação do vento a partir da noite de hoje, do quadrante Leste, por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 65 km/h no litoral a norte do cabo Mondego durante a noite e manhã, e no Algarve a partir do final da tarde. Nas terras altas (acima 800 metros), o vento será moderado a forte (até 50 km/h) do quadrante leste, com rajadas até 80 km/h até final da manhã e a partir do final da tarde.
.Temperatura máxima acima dos valores normais para a época do ano, a contribuir para onda de calor, com valores entre 25ºC e 28ºC nas regiões do Centro e Sul e entre 20ºC e os 25ºC na região norte.

Este cenário meteorológico traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre hoje e quarta-feira com condições favoráveis à rápida propagação de incêndiosemtodo o território continentalcom níveis Elevado a Muito Elevado.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável:
Tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível MUITO ELEVADO ou superior:

·A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.

A ANPC recomenda assim a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

4. DETERMINAÇÕES OPERACIONAIS

Considerando a situação operacional, a ANPC determinou o reforço e o pré-posicionamento dos seguintes meios:
Reforço e pré-posicionamento de meios - Força Especial de Bombeiros:
·01 Equipa de Combate a Incêndios Rurais – Guimarães;
·02 Equipas de Combate a Incêndios Rurais – Trancoso;
·02 Equipas de Combate a Incêndios Rurais – Proença-a-Nova;
·01 Equipa de Análise e Uso do Fogo – Proença-a-Nova
· 02 Equipas de Combate a Incêndios Rurais – Almeirim
· 01 Equipa de Combate a Incêndios Rurais – Portalegre;
· 01 Equipa de Combate a Incêndios Rurais – Montijo;
· 01 Equipa de Combate a Incêndios Rurais – Estremoz.

Reforço e pré-posicionamento de meios - Guarda Nacional Republicana:
·Do pré-posicionamento de 01 Companhia de Ataque Ampliado em Vila Real;
·Do pré-posicionamento de 01 Companhia de Ataque Ampliado em Viseu;
·Do pré-posicionamento de 01 Companhia de Ataque Ampliado em Faro;
·Da manutenção de uma equipa terrestre com capacidade de ATI em ações de patrulhamento em todos os centros de meios aéreos.

Passeio pedestre no domingo




No próximo domingo, 31 de março, pelas 09h00, a partir do Arquivo Municipal da Marinha Grande, tem início o passeio pedestre organizado pela Câmara Municipal, cuja participação é gratuita e não carece de inscrição prévia.

O percurso tem cerca de 9 km de extensão e um grau de dificuldade reduzido. Aconselha-se a utilização de vestuário e calçado confortáveis. Deve evitar-se sair do trilho, respeitando as indicações do guia; não praticar atos que coloquem em risco a segurança dos participantes; não abandonar lixo; e promover o convívio e boa disposição durante o passeio.

Os próximos passeios pedestres realizam-se nas seguintes datas:
31 março
14, 28 abril
12, 26 maio
9, 23 junho
7, 21 julho
4, 18 agosto
1, 15, 29 setembro
13, 27 outubro
10, 24 novembro
8, 15 dezembro.

Vereadora da educação visita instalações do Agrupamento 36




A convite do Agrupamento 36 do Corpo Nacional de Escutas, a vereadora da educação e juventude da Câmara Municipal da Marinha Grande, Célia Guerra, visitou as instalações e conheceu os projetos do grupo, no passado sábado, dia 23 de março.

A vereadora foi recebida pela chefe do Agrupamento 36, Paula Brito, e por outros dirigentes, nas instalações pertencentes à Fábrica da Igreja Paroquial da Marinha Grande, situadas na Rua Professor Alberto Nery Capucho.

Célia Guerra agradeceu o convite do Agrupamento 36, que atualmente integra 105 elementos, entre escuteiros e dirigentes, e elogiou “o trabalho que tem sido desenvolvido para a manutenção e recuperação do edifício sede”, bem como “a pronta colaboração prestada pelo Agrupamento junto da comunidade, nomeadamente em causas de solidariedade social e sensibilização ambiental”.O espaço sede é composto por diversas salas, utilizadas pelas secções de Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros para as suas reuniões, mas é também um centro de catequese, direcionado para os elementos escuteiros e também para a comunidade onde está implementado.

No piso superior, o edifício integra uma sala multifunções, com cerca de 100 m2, utilizada habitualmente para a Eucaristia da catequese. No exterior, existe um telheiro, com cozinha exterior, espaço para acampamento, arena para fogo de conselho e um edifício com anexos que estava a ser alvo de obras de manutenção executadas com o auxílio dos pais dos escuteiros.

No âmbito da visita, os responsáveis esclareceram que o Agrupamento 36 tem levado a cabo diferentes intervenções no espaço sede que têm permitido melhorar as condições do escutismo.

O Escutismo é um movimento à escala mundial que reúne 161 Organizações Escutistas Nacionais (OEN), presentes em 216 países e territórios, constituído por mais de 35 milhões de rapazes e raparigas, homens e mulheres em todo o mundo. Constitui uma fraternidade mundial, onde os seus membros se caracterizam por elementos identificativos transversais comuns ao Escutismo, legados pelo seu fundador Baden-Powell (BP).

Walking Weekend’19 em Coimbra para apresentar novidades



O Walking Weekend, festival de caminhadas que decorre em Pampilhosa da Serra nos dias 17,18 e 19 de maio, será apresentado na loja da Decathlon - parceiro oficial do evento – no Mondego Retail Park, em Taveiro, pelas 11h00. 

A quarta edição da iniciativa, cujo programa já foi anunciado, conta com algumas novidades relativamente a edições anteriores - das quais se destaca uma subida de balão de ar quente - mas promete continuar na prossecução do desígnio que esteve na origem do evento: aliar o melhor do pedestrianismo às inúmeras potencialidades do território. 

“O Walking Weekend é um festival de caminhadas que alia aquilo que Pampilhosa da Serra tem de melhor: o pedestrianismo, a tradição, a gastronomia, as emoções e o convívio”, adiantou Gonçalo Lima, Técnico de Turismo do Município, na primeira apresentação do evento, por ocasião da participação do Município de Pampilhosa da Serra na BTL 2019 – Bolsa de Turismo de Lisboa. 

Gonçalo Lima, assegurou ainda que este festival decorre em “3 dias que trazem os participantes a Pampilhosa da Serra e fazem com que esses participantes levem Pampilhosa da Serra no coração”, graças a um conjunto de particularidades, que “permitem que este festival de caminhadas seja diferente e direcionado a todos os que querem conhecer o nosso território”. 

Está ainda confirmada a repetição daquele que foi o ex-libris da edição de 2018: uma caminhada aquática, que “muito alegrou quem se atreveu a completá-la”, concluiu o técnico.

Município de Águeda convida entidades a assumirem um papel ativo no combate às alterações climáticas


Seguindo o exemplo da Manchester Arts Sustainability Team (MAST), Águeda vai procurar responder de forma criativa e ativa às alterações climáticas, juntando-se a uma rede de outras 5 cidades europeias que procuram desenvolver estratégias para combater as alterações climáticas a nível local. 

A Manchester Arts Sustainability Team (MAST) é uma rede de 30 organizações que foi criada em 2010 para permitir que o setor artístico e cultural de Manchester (Reino Unido) contribua para as metas de mudanças climáticas da cidade. Em 2016, os membros do MAST participaram do Manchester Climate Lab, um programa de atividades experimentais para testar diferentes técnicas de incentivo e inspiração para as pessoas agirem sobre as mudanças climáticas. 

Com base nesse programa de sucesso, surge o projeto URBACT C-Change cujo principal objetivo é replicar o modelo desenvolvido por esta entidade, mobilizando em Águeda os setores de arte e cultura para contribuir com ações locais que visam a redução das emissões de CO2 e a sensibilização da demais comunidade para as alterações climáticas.

Neste âmbito, o Município de Águeda convida todas as associações, artistas e cidadãos interessados em participar ativamente neste projeto, para uma sessão de apresentação e esclarecimentos que decorrerá no dia 3 de abril, pelas 18h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda. Algumas das ideias e propostas que venham a surgir, poderão ser implementadas em conjunto com o Município, durante o período de execução do projeto. 

O projeto C-Change do qual o Município de Águeda faz parte é liderado por Manchester, e conta com as cidades parceiras de Wroclaw (Polónia), Mantova (Itália), Gelsenkirchen (Alemanha), Sibenik (Croácia), e tem uma duração de dois anos (janeiro de 2019 a dezembro de 2021). 

Mais informações e inscrição através dos e-mails: cultura@cm-agueda.pt ou sustentabilidade@cm-agueda.pt.

Município de Cantanhede explica como fazer “Queima em Segurança”




Por iniciativa do Município de Cantanhede, realizou-se no passado dia 23 de março uma ação de sensibilização sobre Queima em Segurança” na Zona Industrial da Tocha.  Destinada a todos os proprietários florestais, agricultores e prestadores de serviços, a ação desenvolveu-se a partir de uma queima de sobrantes agrícolas e florestais feita em condições de segurança, tendo os participantes sido elucidados sobre os requisitos legais para a realização deste tipo de operações, de forma a evitar constrangimentos e eventuais comportamentos indevidos e infrações.
Colaboraram na iniciativa o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana, dos Sapadores Florestais da Freguesia de Tocha e dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Esta atividade encerrou o programa da “Semana da Floresta” organizado pelo Município de Cantanhede para assinalar o Dia Internacional das Florestas (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março).

Águeda | edição da Feira da Saúde e Bem Estar de Águeda




A 6ª edição da Feira da Saúde e Bem Estar, certame que é organizado e promovido pela Câmara Municipal de Águeda, Centro de Saúde de Águeda, e este ano pela primeira vez em parceria com a UCIPSS – União Concelhia das Instituições de Solidariedade Social de Águeda, irá realizar-se nos dias 4, 5 e 6 de abril no Pavilhão Multiusos do GICA.
Durante três dias da feira todos os visitantes terão à sua disposição vários serviços e workshops, dos quais destacamos os rastreios gratuitos, nomeadamente índice de massa corporal, tensão arterial, visuais, auditivos, de colesterol, entre outros. Têm ainda a oportunidade de receber conselhos úteis para uma vida mais saudável, os cuidados a ter com a pele, reeducação postural ou higiene oral. Em simultâneo com os rastreios decorrem no recinto do GICA momentos de atividade física.
Esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer as parcerias existentes entre a autarquia, através do Centro Municipal de Marcha e Corrida, e várias instituições locais. Esta cooperação não acontece apenas para a realização desta ação, mas também em outras atividades que vão decorrendo ao longo do ano.
Para o sucesso da iniciativa, a Câmara Municipal de Águeda e o Centro de Saúde de Águeda, e o UCIPSS – União Concelhia de IPSS’s, contam com o envolvimento de vários parceiros, sendo eles: Óptica Arromba: Institutoptico, Opticel, Farmácia Nova, Farmácia Simões Roque, Instituto de Emprego e Formação Profissional de Águeda, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Centro Hospitalar Baixo Vouga, GICA, Centro de Marcha e Corrida, Ginásio Músculos e Companhia, Termas de S. Pedro do Sul, Laboratório Joaquim Chaves Saúde, Bombeiros Voluntários de Águeda, Cruz Vermelha Portuguesa, etc.

Sobre o evento, Edson Santos, Vice Presidente da Autarquia e responsável pelo pelouro do desporto, referiu: “A Feira da Saúde irá incluir muitas ações e atividades com o intuito de consciencializar o público para uma vida mais saudável e ativa. Estou certo que, através de profissionais capazes, as entidades aqui representadas irão conseguir fornecer informações importantes e esclarecer todas as dúvidas aos visitantes, promovendo assim o bem-estar da população.”

Convite | Venha ao Teatro todo o ano - Março 2019



Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

No próximo dia 30 de março | Município de Cantanhede participa na Hora do Planeta


O Município de Cantanhede participa mais uma vez na denominada “Hora do Planeta”, ação agendada para 30 de março, nos termos do preconizado pela World Wide Fund For Nature (WWF), a mais importante organização independente de conservação da natureza a nível mundial. 
A Associação Natureza Portugal (ANP) que trabalha em alinhamento com a visão e estratégia global da WWF tem como missão a conservação da biodiversidade nacional e ecossistemas florestais, a proteção da biodiversidade marinha e a promoção da sustentabilidade das pescas, a conservação dos ecossistemas de água doce e seus recursos hídricos. A ANP intervém ainda sobre o tema das alterações climáticas e na promoção do consumo sustentável.
Nesse sentido, a autarquia cantanhedense subscreveu a declaração proposta para o efeito pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, comprometendo-se a desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho, Museu da Pedra, Casa Municipal da Cultura, Biblioteca Municipal, Casa Francisco Pinto, Estaleiro Municipal, Piscinas Municipais e INOVA-Empresa Municipal na noite de dia 30 (sábado), entre as 20h30m e as 21h30m.
Para cumprir o compromisso assumido nesse âmbito a autarquia está a divulgar o apoio à iniciativa através de vários meios, ao mesmo tempo que está a acionar mecanismos para mobilizar outras entidades a participarem, bem como empresas e cidadãos.
Para a Câmara Municipal de Cantanhede, “A Hora do Planeta” é uma ação simbólica que traduz a identificação do município com os objetivos que lhe estão subjacentes, nomeadamente, o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, a prevenção e a solução dos problemas ambientais, os quais tem procurado alcançar através das diversas intervenções no âmbito de políticas orientadas para esse fim. Entre elas está a “Hora do Planeta”, que se destina a incentivar cidadãos, empresas e governos a apagarem as luzes por uma hora mostrando assim o seu apoio em torno da luta contra o aquecimento global.
Nas edições já realizadas, edifícios e monumentos icónicos de todo o mundo (da Ásia ao Pacífico passando pela Europa e África e ainda Américas) ficaram às escuras para iluminar a ideia, numa celebração do Planeta Terra, acontecimento que em Portugal este movimento tem tido expressão crescente.

BOAS PROPOSTAS NO TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS NO PRÓXIMO TRIMESTRE...

A programação do 2.º trimestre de 2019 do Teatro-Cine de Torres Vedras está prestes a iniciar-se, proporcionando muitas e boas propostas culturais na sala de espetáculos municipal torriense.

A exibição do filme Utopia Revisitada, que se constitui como uma extensão do Cine Eco, será a primeira dessas propostas (4/4, 21h30), dando continuidade ao ciclo Café com Filmes, que prosseguirá com Cartas de Guerra (18/4, 21h), Doutores Palhaços (9/5, 21h), Mar de Sines (11/5, 21h, na Assenta), Shadow in Motion: filmes premiados no Festival Inshadow 2018 (30/5, 21h30) e Cyrano de Bergerac (21/6, 21h45).

Mas o momento que marcará o início da programação do 2.º trimestre deste ano do Teatro-Cine de Torres Vedras será Ciclone, um ciclo de concertos itinerantes com valores emergentes no panorama artístico nacional, o qual trará a Torres Vedras Diogo Picão, Benjamim (5/4, 21h30), Daniel Neto Quinteto e Tomara (6/4, 21h30).

A música será, de resto, um dos “pratos fortes” da referida programação, estando nesse âmbito previstos os concertos I Love Satite, de Joana Gama (3/5, 21h30), Gargull, dos torrienses Albaluna (4/5, 21h30), Ricardo Mestre em Concerto (18/5, 21h30) e o da Orquestra Metropolitana Académica integrada na Temporada Darcos (26/5, 17h), para além do musical À Procura da Nova Terra do Nunca, que será levado a palco pela CruzaMen Tes – Companhia de Musica Teatral (15/6, 21h30 e 16/6, 16h30).


Já na área do teatro serão apresentados os espetáculos Vala Comum, pela companhia Máquina Agradável (13/4, 21h30 e 14/4, 16h30), Nó Gordio, pela Teia – Academia de Teatro (8/6, 21h30 e 9/6, 16h30), HUMANOPÓLIO, pelo Coletivo#4 – Grupo de Teatro do Académico de Torres Vedras (29/6, 21h30), e A Casa Mágica, pelo Grupo de Teatro Infantil do Académico de Torres Vedras (30/6, 16h30).

De referir também da programação do Teatro-Cine de Torres Vedras para o próximo trimestre: o espetáculo de dança/música Desfrutemos o delicado instante em que ela muda de vontade, que será apresentado pela Escola de Dança Movimento e pela Escola Luís António Maldonado Rodrigues (27/4, 21h30); o espetáculo de dança/multidisciplinar Coexistimos, de Inês Campos (24/5, 21h30); e a continuação do projeto educativo deste equipamento municipal com o espetáculo multidisciplinar Leo, Belita e filhos Magic, a apresentar pelos Kopinxas (5/5, 16h30), o teatro Amour, de Marie de Jongh (11/5, 16h30), e a instalação sensorial Sensacional criada pela IMAGINART (12/5, 16h30, 17h, 17h30 e 18h30).

As Águas do Vimeiro são a água oficial da programação do Teatro-Cine de Torres Vedras durante 2019.

Cascais acolhe I Congresso Nacional de Direito Animal

Nos próximos dias 16 e 17 de maio, Cascais será palco do I Congresso  Nacional de Direito Animal, evento que congregará no mesmo espaço Magistrados, Advogados, Órgãos de Polícia e Veterinários com vista à partilha de conhecimentos e à análise da evolução desta área do direito.
Numa realização conjunta da Câmara Municipal de Cascais e do 
ONDAID-Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos, o encontro terá lugar na Casa das Histórias Paula Rego e conta com a parceria da Miau Magazine e da Associação São Francisco de Assis.
O ONDAID é uma associação nacional que tem como objeto a protecção jurídica dos animais e a defesa do seu bem-estar, através da sensibilização do poder público e político, tendo por missão disseminar o conhecimento do direito animal, assim como, estudar, avaliar e propor a adoção de medidas que promovam o bem-estar animal.
A entrada é gratuita mas sujeita a inscrição prévia efetuada online.
Mais informações em www.ondaid.org/CONGRESSOS


O Litoral Centro apoia o I Congresso Nacional de Direito Animal mediante a sua divulgação.
A distância  que nos separa não poder servir de obstáculo.

Incêndios: Três fogos ativos em Viana do Castelo mobilizam dois meios aéreos

Três incêndios ativos no concelho de Viana do Castelo mobilizavam hoje, às 14:50, dois meios aéreos, 50 operacionais e 14 viaturas, informou a proteção civil. 
Resultado de imagem para Incêndios: Três fogos ativos em Viana do Castelo mobilizam dois meios aéreos
SIC Notícias
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo disse à Lusa terem "ocorrido cinco focos de incêndio, num espaço de tempo muito curto, que não resultaram de queimas".
Aquela fonte disse que, "de momento, não há casas em perigo".
O incêndio na freguesia de Afife deflagrou às 10:45 e mobilizava, pelas 14:50, um meio aéreo, apoiado por 24 operacionais e seis veículos.
Em Areosa, o fogo deflagrou cerca das 12:35, em São Mamede, sendo combatido por um meio aéreo, 24 operacionais e seis viaturas.
Em Freixieiro de Soutelo, lugar de Pica, o alerta foi dado cerca das 11:38, sendo que, na página oficial da Autoridade Nacional da Proteção Civil na internet esse incêndio encontra-se em conclusão.
As chamas estão ativas desde as 14:15 na mesma freguesia e estão a ser combatidas por 13 operacionais e três viaturas.

Lusa

Portalegre recebe Rota do Tanaco a 30 de março




No contexto do lançamento do livro “António J. Mendes Azeitona” tem lugar um passeio de automóveis clássicos por ruas e estradas de Portalegre. Está tudo agendado para o sábado 30 de março. 

A concentração das viaturas é no Rossio portalegrense, pelas 14:00 horas. O percurso serpenteia a rua 1.º de Maio, subindo de seguida a serra. Na passagem pelo Rosal as buzinas vão apitar e depois descobrirão o Cabeço de Mouro – António J. Mendes Azeitona viveu e jogou à bola aqui. O cortejo desce até ao Bonfim (onde nasceu o mecânico António Azeitona Tanaco) e o estacionamento está assegurado junto da muralha do convento de São Bernardo – frente ao mercado. 

Pelas 15:00 horas, deste sábado, será então feita a apresentação do livro da autoria de César Azeitona – 100 páginas que contam também a história de uma certa cidade de Portalegre. A iniciativa inclui beberete com prova de queijos e um inesquecível baile à moda antiga. Atividades que decorrem no mercado municipal de Portalegre. 

De salientar que, neste mesmo dia, tem lugar um outro percurso de automóveis antigos pela serra de São Mamede. Este inicia-se logo de manhã e junto das instalações da MultiRibeiro, situadas na zona industrial de Portalegre. Os cordiais participantes desta concentração irão também juntar-se, com bandeirinhas, à Rota do Tanaco. 

Mais informações podem ser obtidas pelo 96 80 76 31 9.
JR

Edil Gonçalo Rocha enalteceu trabalho desenvolvido | ACUP DE CASTELO DE PAIVA PROMOVEU ENTREGA DE MEDALHAS DE CAMPANHA A EX-COMBATENTES


ACUP – Associação de Combatentes do Ultramar Português, sedeada em Castelo de Paiva, promoveu no passado Sábado, numa cerimónia solene que teve lugar nas instalações da Câmara Municipal, a entrega das Medalhas de Campanha a diversos associados e ex-combatentes, num dia em que, a instituição também realizou aAssembleia Geral e concretizou um almoço de confraternização que reuniu mais de150 participantes.

Para além de todo o elenco directivo, presidido por José Moreira, marcaram presença na cerimónia, que foi abrilhantada por alunos da Academia de Música, o edil paivense Gonçalo Rocha, a  vereadora Paula Melo, o autarca de Santa Maria de Sardoura, Ricardo Cardoso, o Coronel Agostinho Janeiro, director do Museu Militar do Porto, e o reverendo Padre Fernando Sérgio, entre outras individualidades civis e militares, dirigentes associativos e escolares, tendo sido distinguidos cerca de 13 ex-combatentes, que receberam a Madalha de Campanha, atribuída pelo Estado a todos os militares que prestaram serviço na Guerra do Ultramar.

Na oportunidade, o presidente da da CM de Castelo de Paiva evidenciou a sua satisfação por mais este momento festivo da ACUP, louvou os ex militares que foram agora distinguidos pelo Ministério da Defesa, e que serviram em Angola, Moçambique, Guiné e Índia, recordando o empenhamento e a luta travada pelos seus dirigentes para projectar ainda mais a associação a nível nacional, bem como enaltecer o excelente trabalho que tem sido desenvolvido junto dos ex – combatentes, ao nível do apoio nas mais diversas áreas de actuação cívica e social.
Para o autarca de Castelo de Paiva, a entrega destas medalhas pelo Estado Português, traduz-se num justo reconhecimento e de uma pública homenagem aosmilitares que estiveram em missão no Ultramar Português, e que assim voltam a ser recordados, num acto simples e singelo, mas carregado de grande emoção, até porque, destacou ainda Gonçalo Rocha, é importante não esquecer o passado, e continuar a recordar aqueles que lutaram ao serviço de Portugal, honrando e defendendo os ideais da Pátria em situações de extrema adversidade em cenários de guerra, que deixaram marcas profundas nas familias portuguesas.
Gonçalo Rocha dirigiu ainda palavras de felicitações aos dirigentes da ACUP, relevando a actuação meritória que tem sido protagonizada junto dos ex-combatentes e dos seus familiares, ajudando de alguma forma, a ultrapassar de situações de ordem traumática, vencer problemas graves de foro psicológico e minimizar a deficiencia, destacando a importância da associação passar a  dispobilizar um importante serviço de apoio psicológico aos ex-combatentes e familiares, bem como apoio jurídico permanente.
         Na sua intervenção, saudando os presentes na cerimónia, José Moreira começou por agradecer à edilidade paivense por se ter associado a este evento, conferindo o estatuto de reconhecimento municipal ao esforço dos antigos combatentes em prol da sua pátria nos anos sessenta e setenta, lembrando depois que, o reconhecimento dado aos antigos combatentes peca por escasso, salientando esperar que as suas palavras marquem em definitivo uma nova etapa na resolução dos problemas do ex-combatentes.
José Moreira não esqueceu de recordar aqueles que morreram em combate na guerra colonial, lamentando que não tenham tido a oportunidade de deixar aos seus descendentes um símbolo que assegurasse o seu esforço e a sua condição de português que cumpriu com o seu dever, mostrando se orgulhoso da prestação protagonizada pelos ex-combatentes, porque souberam honrar a Pátria e cumprir a sua missão, evidenciando que, ao nível da ACUP, se vai continuar a trabalhar em prol dos ex-combatentes, sempre na procura de soluções para ajudar todos aqueles que atravessam dificuldades sociais e físicas.
Por outro lado, com o objectivo de analisar e debater assuntos do interesse da associação, a ACUP promoveu também, no espaço da Escola Secundária, a suaAssembleia Geral numa sessão presidida por Lino Pereira, e onde marcaram presença quase uma centena de associados, que aprovaram por unanimidade o Plano de Actividades e Orçamento para 2019, bem como uma proposta de alteração de estatutos da instituição.


Imposição de Medalhas de Campanha

No passado dia 23 de Março, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, a ACUP, homenageou 15 combatentes do Ultramar. Uma Cerimonia simples mas sentida. Agradecemos a colaboração e a presença de todos.

Nos dias 6 e 7 de Abril, um fim-de-semana, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 7 de Abril, terá lugar pelo décimo terceiro ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.
Pretende-se chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral. Nos dias 6 e 7 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização.

Nesse sentido, no concelho de Castelo de Paiva, com a indispensável colaboração dos seus proprietários e o apoio de algumas associações e entidades locais, estarão abertos ao público os seguintes moinhos: