segunda-feira, 11 de abril de 2016

A Equipe de Trabalho Interdisciplinar no Âmbito Hospitalar

Cada vez mais a assistência à saúde vem se caracterizando como uma actividade multiprofissional. No que se refere à Psicologia Hospitalar, esse fato se reforça, uma vez que as práticas referentes à saúde exigem, de forma crescente, uma intensa interdependência de trabalho dos profissionais implicados.

Com formações disciplinares, paradigmas de pensamento profissional e abordagens metodológicas diferentes e até conflitivas entre si, a interacção entre todas as pessoas da equipe nem sempre é fácil. Devido às influências de suas respectivas inserções profissionais, os participantes das equipes interdisciplinares tendem a sentirem-se cada vez mais vinculados aos seus grupos de referência dentro da instituição hospitalar, principalmente no que se refere aos grupos iniciais ou que estejam submetidos a situações conflitivas.

A equipe interdisciplinar é aquela equipe envolvida nos esforços para se tratar com dignidade o paciente, considerando-o nos seus aspectos biológicos, sociais, psicológicos e espirituais. “A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas” (CAMON, 1996). “O conceito de interdisciplinaridade fica mais claro quando se considera o fato trivial de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, de iluminação de aspectos não distinguidos” (CAMON, 1996).

Faz-se necessário ainda definir transdisciplinaridade, tomando emprestada a definição de Fernando Hernandez (1998): “A transdisciplinaridade se caracteriza pela definição de um fenómeno de pesquisa que requer a formulação explícita de uma terminologia compartilhada por várias disciplinas e uma metodologia compartilhada que transcende as tradições de campos de estudo que tenham sido concebidos de maneira fechada. A transdisciplinaridade representa uma concepção da pesquisa baseada num marco de compreensão novo e compartilhado por várias disciplinas, que vem acompanhado por uma interpretação recíproca das epistemologias disciplinaras”.

A cooperação, nesse caso, dirige-se para a resolução de problemas e se cria a transdisciplinaridade pela construção de um novo modelo de aproximação da realidade do fenómeno que é objecto de estudo. “Quando atendemos ao paciente é de fundamental importância que toda a equipe esteja bastante familiarizada com os estágios pelos quais ele passa, lembrando que podem se intercalar e repetir durante todo o processo da doença” (Kübler-Ross, 1998). De acordo com Kübler-Ross, os estágios são: a negação e o isolamento, a raiva (revolta), a barganha, a depressão e a aceitação, complementando-se com a esperança, que persiste em todos estes estágios e que é o que conduz o paciente a suportar sua dor.

De posse do conhecimento destes estágios, indubitavelmente, torna-se muito mais tranquilo, para o profissional que assiste ao paciente hospitalizado, lidar com os sentimentos e emoções que afloram, ajudando-o na compreensão e na transitoriedade dos mesmos, bem como respeitar cada momento vivido pelo paciente, sem julgá-lo e sem lhe impor sua perspectiva.

Um dos membros da equipe que desconheça estes estágios poderá incorrer em erros que repercutirão em todo o processo do paciente, interferindo nos trabalhos dos outros profissionais. Por exemplo, se a enfermeira não sabe que a raiva projectada nela, pelo paciente, é apenas a manifestação de um sentimento esperado e compreendido, e reage a ela com aspereza, poderá contribuir para que o paciente se sinta culpado pelo seu estado, levando-o a um quadro depressivo, prejudicial para os seus esforços de melhora. Assim, mais esforço será exigido, por exemplo, o sector de psicologia terá mais um elemento de terapia, que poderia ser evitado, deixando o espaço psicoterapêutico para outras questões mais emergenciais.

Segundo BOCHATAY, BRONDINO e FLICHTENTREI (2007), Têm-se, então, inúmeras razões para se trabalhar em equipe, dentre elas:

1. Os saberes são inacabados e incompletos.

2. A transcendência dos limites de cada saber.

3. A “interdependência das disciplinas, onde cada âmbito do saber implica os demais”

4. O paciente é biológico, social, psicológico e espiritual, de maneira única e indivisível, devendo ser tratado em todas estas esferas. Porque a desorganização em uma delas provoca alteração em todas as outras.

5. Necessidade das reuniões em equipa, onde se põem em questão as relações pessoais, profissionais, as condutas, as convicções etc., adaptando-se a uma melhor maneira de se tratar o paciente.

6. Elaboração da angústia gerada pela possibilidade da morte. Onde as pessoas têm o espaço para elaborarem a morte enquanto condição pertinente à vida. Assim sentem que a relação com o paciente terminal deixa de ser ameaçadora e se faz possível que se acompanhe de fato e de perto a evolução total do mesmo, sem o sentimento de onipotência tão frequentemente ameaçado.

7. Reconhecimento dos problemas graves gerados pelos procedimentos técnicos. Por exemplo, a necessidade de extirpar um tumor de boca que deforme o paciente, deixando-o psicologicamente deprimido e fazendo que se afaste de tudo e de todos, rendendo-se à enfermidade. A cirurgia pode ser um sucesso tecnicamente, mas um desastre psicológico.

8. Eleição pelo paciente de um dos membros da equipe como objecto de transferência.

9. A morte vista como tabu na nossa cultura. Porque a morte é ainda vista como algo terrível e temível e precisamos de ajuda para superarmos os “passamentos” dos nossos pacientes.

10. O significado e o re-significar da morte. Porque podemos assim descobrir outros significados da morte.

No entanto, “compartilhar experiências com profissionais de outras disciplinas exige esforço de admitir os próprios limites, superar a cota pessoal de egocentrismo e reconhecer a necessidade de superar os obstáculos insolúveis derivados da própria prática.” (ROMANO, 2007).


Ethienny Corrêa
Just another WordPress.com weblog
Eu sou Ethienny Corrêa, académica de psicologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí (FACIME-UESPI).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
OCHATAY, Laura, BRONDINO, Alberto, FLICHTENTREI, Daniel. A abordagem transdisciplinar da enfermidade cardiovascular. www.psiconet.com/tatuajes/tatuajes4/cardio.html. Acessado em: 6 de março de 2007.
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação. Porto Alegre, ArtMed, 1998.
OLIVEIRA, M. F; ISMAEL, S. M. – Rumos da Psicologia Hospitalar em Cardiologia – Campinas/SP: Papirus, 1995.

ROMANO, Esther. Contexto interdisciplinar ante uma denúncia de abuso sexual. http://www.psiconet.com/fort-da/fort-da4/contexto.htm. Acessado em: 05 de março de 2007.

Águas do Centro Litoral apresentou soluções para o saneamento nos municípios de Mira e Cantanhede

A Águas do Centro Litoral (AdCL) e a Câmara Municipal de Mira promoveram uma sessão de esclarecimento à população, onde foi apresentada a solução prevista para o saneamento nos municípios de Mira e Cantanhede. Uma solução que surge de um Estudo Prévio, encomendado pela AdCL, que visa redimensionar o Sistema Multimunicipal de saneamento (rede em “alta”) e identificar opções para os sistemas municipais (rede em “baixa”), dando resposta à evolução de caudal que se tem vindo a registar nestes últimos anos.

Os dois Municípios (e ainda Vagos e Ílhavo) são servidos pelo Intercetor Sul da AdCL, construído pela ex-Simria na 1ª fase do anterior Sistema Municipal de Saneamento da Ria de Aveiro. Este Intercetor transporta os efluentes destes concelhos para a ETAR de Ílhavo, onde são tratados e posteriormente rejeitados no Oceano Atlântico.
Na sua origem, o dimensionamento deste Intercetor foi feito de forma conciliada com os Municípios servidos, pretendendo satisfazer as necessidades da população. Contudo, e fruto de razões diversas a que não são alheias as afluências indevidas nos sistemas e os níveis freáticos existentes, tem-se verificado nas épocas de maior pluviosidade que, em períodos de ponta, não há capacidade permanente de drenagem desses caudais, podendo ocorrer descargas pontuais de caudais no meio hídrico.
Nesse seguimento, e consciente da urgência de resolver este assunto, a Águas do Centro Litoral contratou à empresa Hidra, sob coordenação do Professor Saldanha Matos, um Estudo Prévio que propõe redimensionar o Sistema da AdCL, de forma a fazer face a estas situações. Este Estudo terá ainda de ser submetido à aprovação do Concedente e do Regulador, bem como deverá dar origem a um projeto de execução a ser desenvolvido em função dos necessários pareceres da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A solução encontrada aponta para a separação do atual Sistema em “alta” em dois sistemas. O sistema a montante carece da construção de uma nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) com tratamento secundário, junto à fronteira entre os municípios de Mira e Cantanhede. Esta ETAR serviria integralmente as áreas já abrangidas do Município de Cantanhede mas também os lugares de Lentisqueira, Colmeal, Cavadas e Corujeira, pertencentes ao concelho de Mira.
Esta solução inclui também a reabilitação do sistema elevatório de Cochadas (EECT4), com a substituição dos grupos eletrobomba, e a construção de uma conduta elevatória com cerca de 4,2 km de extensão, para transportar as águas residuais da EECT4 até à nova ETAR.
O outro sistema, a jusante, inclui as restantes infraestruturas do atual Intercetor Sul que, na área em causa, têm vindo a servir Cantanhede, Mira, Vagos e Ílhavo, sendo que doravante continuariam a servir os mesmos Municípios exceto Cantanhede.
Até à construção e entrada em serviço da solução em estudo, a AdCL prevê implementar rapidamente algumas medidas que permitam minimizar os impactos de eventuais descargas no meio recetor, e que passam pelo aumento da capacidade das estações elevatórias da Cochadas (EECT04 - Cantanhede), de Casal de S. Tomé (EES1 - Mira), da Lagoa (EES2 – Mira), e da Gafanha do Areão (EES4 - Vagos). Este aumento da capacidade hidráulica das estações elevatórias permitirá mitigar os impactos do Intercetor Sul nos concelhos de Mira e Cantanhede.
As entidades envolvidas estão conscientes do problema e, até à conclusão dos novos investimentos, será necessário desenvolver esforços conjuntos no sentido de minimizar eventuais impactes negativos para o ambiente e para as populações, designadamente reduzir ao máximo a descarga de excedentes.
As autarquias deverão também promover nas suas redes em “baixa” ações de identificação e redução de infiltrações de águas pluviais de modo a reduzir significativamente as afluências indevidas ao sistema multimunicipal da AdCL.
Águas do Centro Litoral, S.A.
A Águas do Centro Litoral, S.A. é a entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Centro Litoral de Portugal, sendo responsável pela captação, o tratamento e o abastecimento de água para consumo público e a recolha, o tratamento e a rejeição de efluentes domésticos e urbanos, e a receção de efluentes provenientes de limpeza de fossas séticas.
A concessão do sistema foi-lhe atribuída, pelo Estado português, por um período de 30 anos, e tem por objetivo garantir a qualidade, a continuidade, a acessibilidade e a eficiência dos serviços públicos de águas, no sentido da promoção da saúde pública, do bem-estar das populações e da proteção do ambiente.
A Águas do Centro Litoral (AdCL) serve assim os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Ansião, Arganil, Aveiro, Batalha, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Estarreja, Góis, Ílhavo, Leiria, Lousã, Marinha Grande, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ourém, Ovar, Penacova, Penela, Porto de Mós, Santa Maria da Feira, Soure, Vagos e Vila Nova de Poiares.
A Águas do Centro Litoral foi constituída através do Decreto-Lei 92/2015, de 29 de Maio, mediante a agregação das empresas Simria, Simlis e Águas do Mondego, integradas no Grupo Águas de Portugal.

GNR / COIMBRA: Atividade operacional semanal

O Comando Territorial Coimbra, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 4 a 10 de Abril, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
  1. Detenções: 14 detidos em flagrante delito:
  • Oito por condução sob o efeito do álcool;
  • Três por condução sem habilitação legal;
  • Duas por tráfico de estupefacientes;
  • Uma por desobediência.
  1. Apreensões:
  • 135 doses de haxixe;
  • Duas doses de cannabis;
  1. Trânsito:
Fiscalização: 858 infrações detetadas, destacando-se:
  • 453 por excesso de velocidade;
  • 26 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 20 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 18 por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei;
  • 13 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 10 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Sinistralidade: 62 acidentes registados, destacando-se:
  • 22 feridos leves.
  1. Fiscalização Geral: 18 autos de contraordenação:
  • Sete no âmbito da legislação policial
  • 11 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.

La marca Inglesa VEHO celebra con gran éxito su lanzamiento en el Mercado Mexicano



por Yesica Flores 
México, em 08 de Abril de 2016.- Veho é uma empresa sediada no Reino Unido oferecendo produtos tecnológicos com os mais altos projetos de qualidade e tecnologia de ponta a preços altamente competitivos. De mãos dadas com Tasmicro, distribuidora de tecnologia presente em nosso país, América Latina e Europa, tem obtido excelentes resultados em seu lançamento no México de cadeias de mão, como: Liverpool, Palacio de Hierro, Chedraui Select e lojas de e-commerce através Walmart.com e Amazon.com.
No portfólio de produtos com VEHO com projetos inovadores e preços competitivos tornam-se marcas como MUVI (por Drones e Câmaras de ação), Kasa Smart Home (tecnologia de casa), SAEM (acessórios para celular), 360 ° (áudio) e Pebble (baterias portáteis), entre outros.
Observe também que Veho é um dos principais patrocinadores do clube Southampton FC, atualmente competindo na Liga Europeia, com milhões de seguidores em todo o mundo.
Enquanto isso, Joe GREGORY Gerente Global de Veho Global Group, disse que o México e América Latina são mercados importantes para a empresa, devido não só à presença de um grande número de população economicamente ativa, mas também pela preferência dos latino-americanos para saber tendências tecnológicas e obter qualidade a preços competitivos.
Durante 2016, Veho lado, Tasmicro continua a expandir a distribuição de novos canais de venda, como clubes de preços, lojas especializadas, supermercados, etc. metas de expansão são muito ambiciosos, assim que olhar para a preferência dos consumidores, ao mesmo tempo, oferecer um negócio atraente para ambos os canais de marketing comercial e canais digitais.
sobre VEHO 
VEHO é um fabricante com base no Reino Unido lifestyle electrónica de consumo, com grande prestígio em todo o mundo. Ele tem 6 escritórios globais em o Reino Unido, Dubai, Estados Unidos, Singapura, China e Hong Kong e presença de vendas em mais de 100 países

Yesica Flores  | 11 de abril de 2016 em 11:54 | Tags: VEHO | Categorias: Produtos | URL: http://wp.me/p5cUp9-11w     

Hora de Fecho: "União Europeia tem de taxar produtos com açúcar"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
DIABETES 
Vytenis Andriukaitis, comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar, quer taxar os produtos com açúcar e alterar a publicidade dirigida às crianças.
PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS 
Técnicos do Parlamento avisam que ainda ninguém sabe quanto é que o Estado pode perder em portagens por ter aceitado prolongar alguns contratos de PPP por mais três anos.
SUÍÇA 
Uma revolução. É o que os proponentes de um referendo querem fazer. Mesmo que não consigam acabar com a banca como a conhecemos, querem que as pessoas saibam que o dinheiro é criado "a partir do ar".
ATENTADOS DE BRUXELAS 
Abrini admitiu que estava a planear um ataque terrorista em Paris no Euro 2016. Os atentados em Bruxelas terão sido planeados à última hora. Conheça o "homem do chapéu" (e será que é mesmo ele?).
PRIVATIZAÇÃO DA TAP 
Diogo Lacerda Machado vai explicar no dia 27 de abril o seu envolvimento no processo de reversão da privatização da TAP.
PSD 
O PSD anunciou que vai requerer o acesso ao contrato que o primeiro-ministro "assinou a contragosto" com o "amigo pessoal" para perceber qual o papel que ele tem tido em negócios do Estado.
PANAMA PAPERS 
Depois de terem proposto a extinção do offshore da Madeira, os comunistas querem agora taxar as operações financeiras realizadas com offshores.
METEOROLOGIA 
A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso à população devido ao previsível agravamento das condições do estado do tempo para os próximos dias, com chuva, queda de neve e vento forte.
BELEZA E BEM ESTAR 
Estar sentado é mais perigoso que fumar, mata mais pessoas que o VIH e é mais arriscado que fazer paraquedismo. E uma hora a fazer jogging não reverte os efeitos das anteriores à secretária.
PANAMA PAPERS 
Um dos co-fundadores da empresa de advocacia Mossack Fonseca, é um advogado de origem alemã filho de um ex-soldado nazi das SS. Jürgen Mossack exerce no Panamá desde os anos 70 e evita falar do pai.
MUNDO 
Teve de deixar a casa onde morava na altura do acidente nuclear de Chernobyl. Mas voltou pouco depois para ali ficar nos últimos 30 anos. Agora não quer partir: diz que a radiação é uma mentira.
Opinião

João Carlos Espada
A liberdade de expressão que permitiu no Ocidente a divulgação dos Panama Papers é a mesma que protege a liberdade de adquirir propriedade e de a transferir através de contratos voluntários.

Alexandre Homem Cristo
O fio condutor do governo passa por não arranjar chatices com ninguém, pelo que se expõe a pressões. Mas se Costa sacrificar as finanças públicas em nome de causas corporativas, ninguém lhe perdoará.

António Fidalgo
O mercado do ensino universitário floresce neste mundo global. Os países anglófonos há muito que o têm como importante fonte de receitas. Na Austrália é a principal indústria de exportação de serviços

Rui Ramos
No dia em que acabarem os offshores, acabará o Estado fiscal com que a demagogia está a destruir as liberdades ocidentais. É por isso que os offshores deviam acabar, e é por isso que não vão acabar.

Helena Matos
Em escolas públicas e privadas, temos tido casos de agressões gravíssimas entre alunos ou de alunos a professores. Demitiu-se alguém? Algum ministro pediu explicações a quem quer que fosse?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Alvo de autores de atentados a Bruxelas era o Euro 2016

Fonte:globoesporte.globo
Os presumíveis autores dos atentados em Bruxelas planeavam um ataque em França durante o Campeonato Europeu de Futebol (EURO 2016) que decorre este verão naquele país, divulgou hoje o jornal francês Libération.

A notícia do diário cita informações divulgadas sobre o interrogatório de um dos suspeitos detidos pela polícia belga.

Segundo o Libération, Mohamed Abrini, que ficou conhecido como o "homem do chapéu" e que foi detido na passada sexta-feira pelas autoridades belgas, confessou à polícia as intenções e o futuro plano.

Abrini é suspeito de envolvimento nos atentados de Paris de 13 de novembro de 2015 e nos atentados de Bruxelas de 22 de março deste ano.

Durante o fim de semana foi divulgado que o objetivo da célula terrorista de Bruxelas era atacar o território francês, mas os avanços nas investigações obrigaram a mudar as ações para a capital belga, de acordo com informações fornecidas pela Procuradoria Federal belga.

Agora, o Libération revelou que o objetivo concreto dos extremistas era a competição europeia de futebol que arranca em 10 de junho.

O diário francês indicou que a confissão de Abrini é "surpreendentemente clara" e que "polícias e magistrados estão a verificar a autenticidade" das informações.

Em declarações ao Libération, uma fonte da polícia francesa não considerou surpreendente o projeto de realizar um ataque terrorista durante o EURO 2016. A mesma fonte acrescentou que tal informação confirma que a Bélgica transformou-se numa base operacional de retaguarda para os grupos extremistas.

Mohamed Abrini é o terceiro homem que surge nas imagens das câmaras de videovigilância do aeroporto internacional de Bruxelas. Foi o único que não detonou a carga explosiva que transportava.

A par do envolvimento nos atentados de Bruxelas, que fizeram 35 mortos, os investigadores também têm provas de que Abrini também participou nos ataques de Paris, que mataram 130 pessoas.


Fonte: Lusa

Aviso à população: Neve e Vento Forte

1. SITUAÇÃO
Imagem.noticiasaominuto.com
Situação Meteorológica: No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), de acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo IPMA salienta-se, para os próximos dias, a probabilidade de ocorrência:  Aguaceiros pontualmente fortes, podendo ser de granizo, acompanhados de trovoada, que afetarão sobretudo as regiões do Centro e Sul do país, durante o dia de hoje, e o Norte e Centro, durante o dia de amanhã;  Vento a soprar forte no litoral e nas terras altas, com rajadas da ordem dos 70 e 90 Km/h, respetivamente. Não são de excluir eventuais fenómenos extremos de vento a acompanharem o agravamento da instabilidade durante o dia de amanhã;  Queda de neve acima dos 1000/1400m nas regiões do Norte e Centro. Para mais informações sobre a evolução da situação meteorológica acompanhe as previsões em:http://www.ipma.pt
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita podem ocorrer os seguintes efeitos:  Condicionamento e/ou encerramento de vias de circulação devido à queda de neve;  Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e de gelo;  Danos em estruturas montadas ou suspensas;  Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;  Possíveis acidentes na orla costeira;
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:  Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e de gelo nas vias rodoviárias;  Transportar e colocar correntes de neve nas viaturas sempre que se circular em áreas atingidas pela queda de neve;  Garantir uma adequada fixação de estruturas que possam estar soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;  Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, prestando atenção para a possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;  Circular com cuidado junto à orla costeira e não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva e desportos náuticos, além de evitar o estacionamento de veículos na orla marítima;  Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da proteção civil e forças de segurança;  Seguir escrupulosamente todas as indicações dadas pelas autoridades policiais, nomeadamente no que concerne ao respeito pelos cortes de estrada, percursos alternativos, sinalização viária e outras informações;  Evitar comportamentos de risco que possam originar acidentes.

Alunos do ensino superior com bolsas em atraso

lifestyle.sapo.pt
As bolsas atribuídas aos alunos do ensino superior que optaram por estudar numa instituição do interior do país ainda não foram pagas apesar de o ano letivo estar quase no fim, alertaram alunos e encarregados de educação.
As bolsas atribuídas aos alunos do ensino superior que optaram por estudar numa instituição do interior do país ainda não foram pagas apesar de o ano letivo estar quase no fim, alertaram alunos e encarregados de educação.
Atribuídas pela primeira vez no passado ano letivo, as bolsas do “Programa + Superior” foram criadas para ajudar à fixação de estudantes no interior dando 1.500 euros aos alunos que escolhessem estudar numa das 13 instituições abrangidas pelo programa.
Este ano, foram selecionados 1.020 alunos que deveriam ter começado a receber no início do ano letivo uma verba mensal de 150 euros.

No entanto, “ainda ninguém recebeu nada”, alertou João Cardoso, presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP).
Filipa Rodrigues, aluna do 2.º ano do curso de Educação Básica do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), é um desses casos.
No ano passado ficou colocada naquela instituição de ensino superior, candidatou-se ao programa e conseguiu uma das 75 bolsas atribuídas ao IPS. Este ano, foi novamente contemplada com esta ajuda financeira.
“Já no ano passado, o pagamento atrasou-se porque estavam à espera de fundos europeus e agora voltaram a atrasar-se. Estamos quase no final do segundo semestre e ainda nada. A Direção Geral de Ensino Superior (DGES) diz que estão à espera dos fundos europeus”, contou à Lusa o pai de Filipa Rodrigues, Carlos Melancia.
O atraso no pagamento da bolsa afeta o orçamento familiar, sublinhou Carlos Melancia, explicando que gastam 350 euros por mês com os estudos da filha e que, por isso, aquele apoio é uma grande ajuda.
“Mensalmente gastamos 350 euros para pagar as propinas (100 euros), residência (98 euros), alimentação e material. Estávamos a contar com a bolsa que se calhar só vai chegar no final do ano letivo, mas é no dia-a-dia que nos faz falta”, criticou.
A Lusa contactou o gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) mas não obteve resposta até ao momento.
João Cardoso garante que este atraso “é uma situação generalizada em todas as instituições de ensino superior” e alerta para as dificuldades que traz para a vida dos alunos e das famílias.
Além dos atrasos das bolsas do Programa + Superior, João Cardoso diz que também ainda não foram pagas as bolsas do Programa Retomar, criado em 2014 com o intuito de trazer de volta ao Ensino Superior jovens com menos de 30 anos que abandonaram os estudos.
Fonte: Lusa

La importancia de tener un blog adaptado al móvil



by Yesica Flores
Para muchos bloggers su página web o blog es su medio de vida, su forma de presentarse profesionalmente o simplemente su hobby. Pero si queremos tener éxito con nuestro blog debemos tener en cuenta que una gran mayoría de las visitas seguramente procedan del móvil.
Cada vez más el tráfico online está produciéndose desde dispositivos móviles, ya sean smartphones o tablets. Este es el motivo principal por el que el blogger debe esforzarse por ofrecer sus contenidos optimizados para móvil. ¿Cómo adapto mi blog al móvil?

1. Un diseño responsive

Lo más fácil es optar por un diseño responsive, es decir, que se adapte a los distintos tamaños de pantalla, de modo que se adaptará al dispositivo del lector que entre en tu blog.
Esto es muy fácil de hacer si utilizas el gestor de contenidos de WordPress, La mayoría de plantillas para Wordpres están preparadas para ser responsive. En el caso de que quieras un diseño personalizado y que sea único puedes contar con un diseñador web que te ayude a adaptar tu diseño actual o que prepare uno nuevo para tu web.
Un alternativa más extrema es la de crear una app para tu blog. Existen muchos grandes blogs que han creado su propia app sencilla para ofrecer los contenidos en exclusiva en los móviles de sus lectores. Esta fórmula, aunque es la que aporta más calidad y experiencia de usuario es la más costosa y la más difícil de conseguir que se utilice ya que requiere que tus lectores la descarguen.
app

2. Adapta el contenido

Aunque pueda parecer una tontería también es importante pensar en el móvil mientras estas escribiendo y editando el contenido:
  • Frases cortas: Haz el flujo de lectura sencillo y más rápido que para web.
  • Párrafos cortos: Lo ideal sería poder leer un párrafo completo en la misma pantalla del móvil. Con tres frases máximo cumplirás esta regla.
  • Subapartados: Subdivide el contenido en apartados para que quede más claro
  • Contenido audiovisual: Los videos e imágenes funcionan muy bien en contenidos parta móvil. Si encuentras algo que encaje y aporte algo a tu artículo ponlo.
No es algo complicado simplemente tenlo en mente a la hora de escoger el tema, al curar los contenidos para tu blog y al editar el artículo.
Del mismo modo, si enviar periódicamente una newsletter asegúrate de que esta esté adaptada para dispositivos móviles, seguro que conseguirás aumentar la tasa de apertura de tus newsletter.
app02

3. Facilidad para compartirlo

La escasez de espacio en la pantalla de los dispositivos móviles hace que no siempre se compartan los artículos que leemos desde el móvil. Como recomendación pon unos botones bien llamativos que hagan fácil compartir tu contenido del blog en las principales redes sociales. No hace falta que las incluyas todas, pero al menos sí las más importantes.
Si puedes, incluye una llamada a la acción, o “call to action”, dentro del propio texto. Alto tipo “Si te ha gustado este artículo compártelo con tus amigos”, seguro que más de un lector se anima a compartirlo en su Twitter o en su Facebook.
¿Y a ti? ¿Te ha gustado este artículo? Pues siempre puedes compartirlo en tus redes sociales ;)
Artículo de Ana Mocholí @anamocholi
Yesica Flores | abril 11, 2016 en 10:45 am | Etiquetas: blog | Categorías: Bloggers | URL: http://wp.me/p5cUp9-11r

Exposição: Cinema Gráfico:​ ​Capas dos programas do Cineclube do Porto | Cooperativa Árvore | 13 a 26 abril'16



                                                           
 
easyspacer.gif
imagem
easyspacer.gif
A exposição Cinema Gráfico: Capas dos programas do Cineclube do Porto assinala a celebração do 71º aniversário do Clube Português de Cinematografia - Cineclube do Porto. É uma oportunidade para destacar o trabalho de artistas como Adelino Felgueiras, Alice Sousa, Ângelo de Sousa, António Bronze, Armando Alves, Manuel Pinto e Pedro Ramalho e o seu contributo para a actividade cinematográfica através da criação das imagens dos programas de sessões do CPC-CCP.

Cinema Gráfico: Capas dos programas do Cineclube do Porto é um momento para dar visibilidade ao património que foi reunido ao longo da história do Cineclube assim como o recente impulso dado à sua preservação e valorização.

Esta exposição, feita em parceria entre o Cineclube do Porto e a Cooperativa Árvore, sublinha a importância de uma ligação entre duas instituições cuja relação nasce desta geração de artistas, simultaneamente colaboradores do Cineclube do Porto, alguns deles fundadores da Cooperativa Árvore.

Em exposição estará a reimpressão de uma obra de cada artista juntamente com uma serigrafia especialmente criada por Armando Alves para celebrar o 71º aniversário do Cineclube do Porto.



Será também o lançamento de uma série de cada trabalho para venda em duas modalidades:

1) Colecção Cinema Gráfico
Um exemplar de cada obra com a oferta de um catálogo da exposição
Preço: 400€

2) Venda individual de cada obra
Preço: 80€
easyspacer.gif
Cooperativa Árvore 
R. Azevedo de Albuquerque 1, Porto


​de 13 a 26 de Abril
Inauguração: 13 de Abril, 18h30
easyspacer.gif
Ficha técnica
Comissários: Laura Soutinho, Teresa Mendes,José António Cunha, José Emídio
Textos: António Cardoso, José Emídio, José António Cunha, Teresa Mendes
Impressão: Sofia Meira, assistida por Mónica Araújo
Impressão serigráfica: Teresa Ramalheira
Design de catálogo: Vício da Cor
Agradecimentos: Filipa Ferreira, Hugo Barreira, Rui Silvestre, Leonor Soares, Miguel de Sousa, Manuela Bronze, António Cardoso
Artistas editados: Adelino Felgueiras, Alice Sousa, Armando Alves, Ângelo de Sousa, António Bronze, Manuel Pinto e Pedro Ramalho
easyspacer.gif


parceria:
imagem
 
Esta mensagem foi enviada para
Rua António Cardoso, 175 4150 - 081 Porto Porto Portugal

XVI Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre


Doces Conventuais e Tradicionais no Mosteiro de S. Bernardo
XVI Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre
Mosteiro de S. Bernardo

15, 16 e 17 de Abril de 2016



A Câmara Municipal de Portalegre, em parceria com a QUALIFICA / oriGin Portugal, apresentam a XVI Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, que se realiza de 15 a 17 de abril de 2016, no magnífico Mosteiro de S. Bernardo.

Esta é uma feira qualificada, tendo sido feita uma seleção rigorosa dos doceiros e avaliação da qualidade dos produtos pela QUALIFICA / oriGin Portugal.

Para além da já consagrada doçaria conventual, da doçaria tradicional e dos licores, o evento conta com a Exposição de fotografia “Fotografias do Alentejo com poemas de Lúcia Gonçalves”.

Como já é hábito a Feira conta com os ateliers “mãos na massa”, para os mais pequenos, com confeção de bolachinhas.

Não faltarão os habituais espetáculos, workshops pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, concursos, ateliers, e muita animação pelo Grupo de Cavaquinhos Sons do Campo, o Grupo de Cante Alentejano “Os Lagóias”, a Trupe Euterpe, entre outros.

A XVI edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre englobará ainda o habitual Concurso “O melhor Doce Conventual, que irá eleger o melhor doce conventual da feira e o concurso “O melhor licor tradicional”.
Nos Laboratórios do Gosto irá saborear-se e aprender-se muito sobre doces conventuais e tradicionais, dado que as provas são comentadas e orientadas pela QUALIFICA / oriGin Portugal.

Durante a tarde de domingo, dia 17 de abril, a partir das 14horas até às 20horas, a feira contará com a presença da SIC, com transmissão em direto para o programa “Portugal em Festa”, apresentado por João Baião e Rita Ferro Rodrigues.

Haverá ainda um espaço dedicado à livraria onde se darão a conhecer os melhores livros de gastronomia.

A Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre conta com cerca de 40 doceiros entre Portugueses e Espanhóis.


Maria Adelaide de Aguiar Marques Teixeira
Presidente da Câmara Municipal de Portalegre


PROGRAMA


Horário:
Dia 15 de Abril | Das 18h00 às 23h00
Dia 16 de Abril | Das 11h00 às 23h00
Dia 17 de Abril | Das 11h00 às 20h00

Preçário:
Bilhete: 1€

Atelier “Mãos na Massa” – 1€
Laboratórios do Gosto – 1,5€
(Inscrições no Posto de Turismo e Entrada na Feira)


Dia 15 de Abril
18h00 – Inauguração oficial da Feira
Inauguração da Exposição “Fotografias do Alentejo com poemas de Lúcia Gonçalves”
Momento Musical pelo CAEP VOICES
19h00 – Ateliê “Mãos na Massa” sob a coordenação do Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino
Confeção de Bolachinhas
(Inscrições antecipadamente no Posto de Turismo ou na Receção da Feira)
21h00 – Animação pelo Grupo de Cavaquinhos “Sons do Campo”
23h00 – Encerramento da Feira

Dia 16 de Abril
11h00 – Abertura da Feira
Concurso de Doçaria “O melhor doce conventual”
Concurso de Licores “O melhor licor tradicional”
Confraria Gastronómica do Norte Alentejano
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
QUALIFICA
11h00, 12h00, 15h00, 16h00 - Ateliê “Mãos na Massa” sob a coordenação do Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino
Confeção de Bolachinhas
(Cozinha anexa ao claustro grande)
16h00 – Prova de Doces Conventuais e Tradicionais
(Prova de Doçaria Conventual comentada e orientada pela QUALIFICA/ oriGIn Portugal – mediante inscrição prévia)
Coro Baixo
17h00 - Animação de rua pela Trupe Euterpe da Sociedade Musical Euterpe e pelo Teatro do Convento
18h00 – Prova de Doces Conventuais e Tradicionais
(Prova de Doçaria Conventual comentada e orientada pela QUALIFICA / oriGin Portugal - mediante inscrição prévia) (Claustro grande
Coro Baixo
21h00 – Concerto pelo Grupo de Cante Alentejano “Os Lagóias”
Sal do Capítulo
23h00 – Encerramento da Feira

Dia 17 de Abril
11h – Abertura da Feira
 11h00, 12h00, 15h00, 16h00 - Ateliê “Mãos na Massa” sob a coordenação do Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino
Confecção de Bolachinhas
(Cozinha anexa ao claustro grande)
14h00 - 20h00 – Transmissão em direto do programa “Portugal em Festa ” da SIC Apresentado por João Baião e Rita Ferro Rodrigues.
15h00 – Provas de Doces Conventuais e Tradicionais
(Prova de Doçaria Conventual comentada e orientada pela QUALIFICA – mediante inscrição prévia)
(Claustro grande – Sala do Laboratório de Gosto)
15h00 – Animação de rua pela Trupe Euterpe da S M E e Teatro do Convento
16h30 – Animação de rua pelo Grupo Folclórico e Cultural da Boavista e pelo Grupo de Cavaquinhos “Sons do Campo”
17h 30 – Momento Musical – Grupo de Cante Alentejano “Os Lagóias”
18h00 – Laboratório de Gosto
(Prova de Doçaria Conventual comentada e orientada pela QUALIFICA – mediante inscrição prévia)
(Claustro grande – Sala do Laboratório de Gosto)
19 h - Momento Musical pelo CAEP VOICES      
20h00 – Encerramento da Feira

O Mosteiro de São Bernardo
Situado extra muros no Alto da Fontedeira, o Mosteiro de S. Bernardo foi fundado em 1518 pelo Bispo da Guarda, D. Jorge de Melo.
Era da invocação de Nossa Senhora da Conceição e pertencia à da Ordem de Cister.
Dá acesso ao interior do mosteiro um alpendre revestido de azulejos do estilo barroco (séc. XVIII).
Silhares e painéis do séc. XVIII decoram a paredes do coro da Igreja e das capelas, representando cenas da vida de S. Bernardo e outras alegorias religiosas. Na capela-mor estão dois painéis representando a Ceia e a Ascensão.
Ao longo do coro existem dois cadeirais de madeira com vinte assentos cada um, também do séc. XVIII. No coro de cima existem igualmente cadeirais duplos com cinquenta e quatro assentos, também eles do século. XVIII.
Na Igreja conservam-se ainda baldaquinos em talha dourada e pintada, do séc. XVIII, que decoram também os arcos, as sobrepostas e as grades do coro de cima. O Bispo D. Jorge de Melo mandou aqui construir um monumental túmulo em mármore de Estremoz branco, com estátua jacente, atribuído a Nicolau de Chanterène.
Foi morada, durante anos, das freiras bernardas e guardou entre as suas paredes saberes e sabores seculares, passados de geração em geração.
Passear por entre os seus dois claustros (um destinado às professas e outro às noviças) é durante a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional o ponto de partida para uma viagem no tempo, polvilhada de saborosas iguarias.
Extintas as suas funções de Mosteiro em 1878, este monumento mantém a sua importância a nível regional e nacional, funcionando como Escola Prática da Guarda Nacional Republicana e espaço de eventos culturais, como a Feira da Doçaria Conventual.

Como chegar
Se vier da zona de Lisboa, apanhe o IP7 e tome a direção 7 (Espanha, Évora), e depois siga a saída 7 (Portalegre, Estremoz). Continue no IP2, tome a saída Estremoz/Espanha e siga em direcção a Portalegre.
Se vier da zona do Porto, apanhe a A1 e siga até à saída 7 (Abrantes/Torres Novas). Continue pela A23, siga a saída 15 (Portalegre/Nisa), passe Nisa e prossiga até Portalegre.
Se vier da zona Sul do País, apanhe o I,P1 e siga até à saída 10 (Lisboa/Messines). Prossiga até à saída 7 (Espanha/Évora/Vendas Novas), e apanhe o IP7. Tome a direção 7 (Espanha, Évora), e depois siga a saída 7 (Portalegre, Estremoz), onde deve continuar em frente até chegar a Portalegre


Organização
Câmara Municipal de Portalegre
QUALIFICA

Apoio
Turismo do Alentejo

Contactos
Câmara Municipal de Portalegre
Gabinete de Imagem e Comunicação
Telefone: +351 245 307 523
E-mail: gic@cm-portalegre.pt

 
                
                                        CAE Portalegre · Praça da Republica,39 · 7300-109 Portalegre · Portalegre 7300-109 · Portugal

Email Marketing Powered by MailChimp