terça-feira, 30 de maio de 2023

RUA D. JOÃO II, RUA DAS CARAVELAS, RUA DR. ZEFERINO PEREIRA, RUA ÁLVARO GOMES E AV. GENERAL HUMBERTO DELGADO, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, SOFREM CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO NO DIA 31 DE MAIO

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de ações de limpeza e desobstrução da rede pública de saneamento de águas residuais, a circulação encontra-se condicionada na Rua D. João II, Rua das Caravelas, Rua Dr. Zeferino Pereira, Rua Álvaro Gomes e Av. General Humberto Delgado, em Armação de Pêra, no dia 31 de maio, entre as 07h00 e a 18h00. As ruas não serão afetadas simultaneamente.
Esta intervenção tem por objetivo garantir a qualidade, a continuidade e a eficiência dos serviços públicos de saneamento de águas residuais, no sentido de proteção da saúde pública e bem-estar das populações.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados.

RECIFE DO ALGARVE - PEDRA DO VALADO: UM TESOURO ESCONDIDO A PROTEGER”, SESSÃO PÚBLICA REALIZADA NO PASSADO DIA 26 DE MAIO, EM ARMAÇÃO DE PÊRA

 O “Recife do Algarve - Pedra do Valado: um tesouro escondido a proteger” foi o tema da sessão pública informativa e participativa realizada no passado dia 26 de maio, na Lota, em Armação de Pêra, por ocasião do 24.º Festival da Caldeirada e do Mar. 

A iniciativa contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, e com a participação, enquanto oradores, de Maxime Sousa Bispo, Vereador da Câmara Municipal de Silves, Manuel João Prudêncio, Presidente da Associação de Pescadores de Armação de Pêra, e Jorge Gonçalves, Bárbara Horta e Costa e Mafalda Rangel, investigadores do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve.
Relembramos que, unidos por um interesse comum, o Centro de Ciências do Mar, a Fundação Oceano Azul e os Municípios de Silves, Albufeira e Lagoa promoveram e dinamizaram, em conjunto com 76 entidades, um processo de construção único, coletivo e inovador que levou à apresentação de uma proposta para a criação da primeira Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC): o Parque Natural Marinho Recife do Algarve – Pedra do Valado. 
Trata-se do maior recife rochoso costeiro a baixa profundidade em Portugal, beneficiando de condições naturais singulares e que suporta uma biodiversidade marinha única, com muitas espécies de interesse comercial e com interesse para a conservação, tendo estudos pioneiros de mapeamento de habitats e biodiversidade marinha, permitindo identificar esta área como uma das mais ricas em termos de biodiversidade, com cerca de 905 espécies, equivalente a 70% de todo o litoral marinho algarvio. A singularidade desta área é, ainda, reforçada pela descoberta de 45 novos registos para Portugal e sobretudo de 12 novas espécies para a ciência.
A Pedra do Valado constitui-se, assim, como o Recife do Algarve, um tesouro escondido que importa conhecer, proteger e valorizar.

Marinha Grande | JUDOCA PARALÍMPICO MIGUEL VIEIRA APADRINHA “CÃOMINHADA”

 O atleta paralímpico de judo Miguel Vieira, vai apadrinhar a “Cãominhada” organizada pelo Município da Marinha Grande, no próximo domingo, 4 de junho, pelas 09h00, com início no Parque da Cerca, na qual irão estar presentes alguns dos animais disponíveis para adoção do Centro de Recolha Oficial (CRO).
O judoca vem acompanhado do seu cão-guia “Cocas”, convidando todos os interessados a levar os seus cães, para participarem nesta iniciativa gratuita, integrada nas Festas da Cidade. Quem não tiver cães, tem a possibilidade de conhecer alguns dos “patudos” do Centro de Recolha Oficial e que aguardam por ser adotados por uma família.

Para o efeito, é necessário cumprir as seguintes normas sanitárias:
- Os cães devem estar identificados eletronicamente e registados no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia);
Os animais que participarem com os seus donos na Cãominhada, devem ser portadores de boletim sanitário e possuir prova de vacinação antirrábica dentro do prazo de validade;
Os animais devem possuir vacinações contra as principais doenças infectocontagiosas da espécie, comprovadas pelas vinhetas de vacinação apostas no boletim sanitário, devidamente autenticadas por um médico veterinário e dentro da validade (efetuadas há mais de oito dias).

Para mais informação, deverá ser consultado o link https://www.cm-mgrande.pt/p/caominhada

Marinha Grande | GALERIA TONY VITORINO APRESENTA ARTE ITALIANA

 A Galeria Tony Vitorino, no Largo da República, em Vieira de Leiria, inaugura a exposição “Welcome Italia”, no dia 3 de junho, pelas 19h00, numa iniciativa do Município da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.
Esta exposição será uma oportunidade única para o público apreciar a diversidade e a riqueza da arte italiana contemporânea. Os trabalhos apresentados nesta exposição foram criteriosamente selecionados e representam uma grande variedade de estilos e formas de expressão artística.

Vão ser apresentadas obras dos artistas: Giuliana Baldoni "Le Trenà", Alessandra Barisone, Miriam Bellon, Silvana Bompadre, Luisa Bonucci, Stefania Borucchia, Lucia Braccioforte, Margherita Bratos, Basilio Buzzanca, Massimo Capezzali, Elisabetta Castello, Fabrizio Fabbroni, Massimo Fusconi, Erminia Ganassali, Angela Greco, Martina Grasso, Anna Mogavero "Mogà", Paola Nicosia, Mario Papa "Miroa", Massimiliano Passuti " Manomax", Bruna Rapetti, Filomena Reale, Sabrina Salis, Davide Susca, Pasquale Terracciano, Patrizia Tummolo, Liliana Vergine, Luciano Ventura, Luciano Ventturini "Nino", Franca Volpe.

A exposição conta com o crítico de arte Mattea Micello e a curadoria de Aquilino Ferreira. Está patente de 3 de junho a 1 de julho, podendo ser visitada todos os dias, das 9h00 às 20h00. A entrada é gratuita.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES RECEBE WORKSHOP “UMA HISTÓRIA… UMA ATIVIDADE”

 A Biblioteca Municipal de Silves vai receber no dia 03 de junho, pelas 10h00, o Workshop “Uma História… Uma atividade” por Márcia Gamito.
Destinada ao público infanto-juvenil, a iniciativa tem como público-alvo crianças entre os 6 e os 10 anos, até ao limite máximo de 15 participantes.
Se uma história já tem magia, imaginem quando as personagens aparecem na realidade. Um momento lúdico-pedagógico para pais filhos aproveitarem um momento a dois em torno do livro e da leitura com construção de personagens com um material biodegradável.
A atividade é gratuita, mediante a inscrição através do telefone: 282 440 899 ou do email: biblioteca@cm-silves.pt.
Qualquer esclarecimento poderá ser obtido junto da Biblioteca Municipal de Silves através do contato telefónico 282 440 899 (chamada para a rede fixa nacional) ou através do email: biblioteca@cm-silves.pt.
Esperamos por si!

Consórcio europeu de investigação é financiado pelo programa Horizonte 2020. Projeto cria primeira quinta na Europa que utiliza águas residuais para a criação de peixe e vegetais


Está a nascer na Europa, mais precisamente em Itália, a primeira quinta aquopónica da Europa, onde se vão utilizar águas residuais tratadas para a criação de peixe e vegetais, implementando o conceito de economia circular. A investigação é liderada por um consórcio europeu de 20 parceiros de oito países, no qual se integram duas instituições de ensino superior Portuguesas: o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), da Escola Superior de Biotecnologia (ESB), da Universidade Católica Portuguesa no Porto, e o Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) da Universidade do Porto.

O objetivo do AWARE (Aquaponics from WAstewater REclamation) é criar a primeira quinta na Europa que utiliza águas residuais num sistema aquapónico, ou seja, que combina a aquacultura com a hidroponia (cultivo de plantas fora do solo). O projeto piloto vai ser instalado na estação de tratamento de águas residuais de Castellana Grotte, em Itália, onde os investigadores esperam observar os primeiros resultados em 2026.

Este projeto vai permitir uma gestão mais sustentável da água enquanto recurso, aumentando a capacidade de produção de peixe e vegetais a um nível local e municipal, sem recorrer ao solo, a água doce e sem emissão líquida de gases com efeito de estufa. O projeto inovador envolve uma multiplicidade de áreas, que incluem a engenharia, a biotecnologia, a segurança alimentar e a ciência do consumidor.

“O nível de inovação do AWARE vai permitir que as estações de tratamento de águas residuais se transformem em locais com uma nova função, a produção de peixe e vegetais. Existe o potencial de dinamizar e dar um impulso, sobretudo, à área da aquacultura europeia, mas também criar uma maior independência regional ao nível da produção alimentar, com um grande foco na sustentabilidade”, menciona Célia Manaia, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia.

Segundo dados do projeto, a aquacultura tem estado estagnada devido à falta de inovação, variedade e parco retorno económico, num momento em que 50% do peixe consumido deriva da pesca. Ao mesmo tempo, os regulamentos europeus permitem a utilização de águas residuais na agricultura, mas não na aquacultura e na aquaponia. “O AWARE é, desta forma, um projeto pioneiro que pode ser o ponto de partida de um novo cenário para a aquacultura e demonstrar a viabilidade deste processo nesta cadeia alimentar”, acrescenta Célia Manaia.

Para mais informações consulte:


ANA OLIVEIRA
Senior Communication Consultant

GRUPO DE TEATRO SÉNIOR DE TUNES APRESENTA “O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO” NO POLO DE EDUCAÇÃO DE TUNES 4 de junho

 O Grupo de Teatro Sénior formado pelos utentes do Polo de Educação ao Longo da Vida de Tunes apresenta, no próximo dia 4 de junho, a peça “O Cliente tem sempre razão”. A iniciativa de entrada livre, tem lugar no Polo de Educação de Tunes, pelas 17h00.
O espetáculo que se segue, será apresentado pelo grupo de teatro sénior de São Bartolomeu de Messines, que terá lugar na Sociedade Recreativa Messinense, em São Bartolomeu de Messines, no dia 24 de junho, pelas 19h00, com a peça “ Histórias de Meninas”.
O telefone 282 440 815 (chamada para rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico polos.educacao@cm-silves.pt são os contactos do setor de educação da CMS disponíveis para o fornecimento de informação adicional.

 

...

MARINHA GRANDE DISTINGUIDA COM SELO E BANDEIRA DE “MUNICÍPIO AMIGO DA JUVENTUDE”

 O Município da Marinha Grande foi distinguido com o selo e a bandeira de "Município Amigo da Juventude”, com a categoria 4*, pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, no âmbito do III Encontro de Municípios Amigos da Juventude, que decorreu no dia 26 maio, no Centro Logístico de Pinhel.
O selo e bandeira foram recebidos pelo chefe da Divisão do Desporto, Juventude e Associativismo da Câmara Municipal, João Teixeira; e por técnicos daquele serviço, que estiveram presentes no evento.
Esta distinção visa “reconhecer a estratégia e as boas práticas dos Municípios que integram a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude da FNAJ e que desenvolvem políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos e das jovens, destacando-se com uma referência nacional”.
Por encarar a juventude como “um eixo central da sua ação governativa, impulsionando e multiplicando políticas amigas da juventude, que respondam aos reais interesses e aspirações dos jovens do Município, tendo os mesmos como principais protagonistas”, o Município integra esta Rede pioneira e promotora de um efetivo diálogo jovem de base local em Portugal, desde o dia 1 de julho de 2022.

A FNAJ é a estrutura representativa de mais de mil associações juvenis de base local e regional em Portugal e que, por sua vez, movimentam um universo de cerca de meio milhão de jovens.

Em 2020, fundou a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, uma plataforma de contacto que pretende impulsionar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos jovens. Esta rede, que conta com mais de 150 municípios, é pioneira na sua conceção e encontra-se assente em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.


IPDJ | Programa «Férias em Movimento» com inscrições abertas para jovens

Promove e dinamiza a ocupação dos tempos livres de jovens, durante as férias escolares no verão.

Jovens dos 10 aos 17 anos podem efetuar a sua inscrição no programa «Férias em Movimento» até cinco dias antes do início da atividade. A participação tem de ser devidamente autorizada pelo/a representante legal.
Os campos de férias, organizados no âmbito deste programa, promovem a ocupação saudável dos tempos livres de jovens, no período das férias escolares de verão, através da prática de atividades lúdico-formativas, incentivando o conhecimento das diversas regiões do país.
Estão disponíveis os campos de férias nas duas modalidades:
    • Campos de férias residenciais (com alojamento, podem implicar mobilidade nacional);
    • Campos de férias não residenciais (sem alojamento)

Os campos de férias disponíveis realizam-se em áreas de intervenção como: ambiente, cultura, desporto, multimédia, património histórico e cultural e outras, de relevante interesse para os/as jovens.

Para mais informações / inscrições:

https://ipdj.gov.pt/ferias-em-movimento


Marinha Grande | APROVADO ESTUDO PRÉVIO DA REABILITAÇÃO DA ALBERGARIA NOBRE

 A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, na sua reunião de 29 de maio, aprovar o estudo prévio para a reabilitação da Albergaria Nobre para Residência de Estudantes, que vai implicar um investimento superior a 2,4 milhões de euros.
O estudo para os posteriores projetos de arquitetura e especialidades, prevê um investimento de 2.481.680,00, acrescido de IVA, tendo sido elaborado pela sociedade “Fusion Originale International Projects, Unipesssoal, Lda”.
A área a intervir localiza-se na Rua Alexandre Herculano, em pleno centro tradicional da Marinha Grande. A zona onde se insere o projeto concentra uma grande parte dos equipamentos públicos da cidade, desde serviços administrativos, a equipamentos culturais, religiosos e de lazer. Assim, a execução desta obra vai dinamizar e complementar toda esta zona, criando uma maior proximidade entre a comunidade estudantil, a população marinhense e o centro tradicional.
Para além da preservação da fachada da Albergaria Nobre, será de importante relevância a presença do vidro, a maior e mais importante referência na história e desenvolvimento da cidade. considerada a “Capital do Vidro”.
Por trás e a partir da fachada da antiga Albergaria Nobre prevê-se um plano envidraçado, marcado pela verticalidade da fachada pré-existente e da estrutura metálica presente na nova edificação. Em relação à forma do edificado, será potenciado o convívio social, através de um pátio interno exterior, aberto à comunidade marinhense.

Propõe-se uma segunda fachada interior com relação ao pátio, num jogo de vidro de cores, que fará uma ligação com a origem da Marinha Grande e a Indústria vidreira e dará um ar juvenil ao espaço.

O estudo contempla um total de 50 unidades de alojamento, com 76 camas, distribuídas por 3 pisos. Projetam-se quatro setores: unidades de alojamento, zonas de utilização comum, zonas de circulação, zonas de serviço, zona exterior (pátio) e acessos pedonais.


MUNICÍPIO DE SILVES OFERECE VIATURAS ÀS FREGUESIAS PARA A MELHORIA DO SISTEMA DE HIGIENE PÚBLICA

 O Município de Silves ofereceu à Junta de Freguesia de São Marcos da Serra e às Uniões de Freguesia de Algoz/Tunes e de Alcantarilha/Pêra, três viaturas ligeiras para a recolha de monos e verdes, num valor que ascendeu a 170 mil euros.
 
O investimento da autarquia representa um reforço adicional aos Autos de Transferência e Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências que foram estabelecidos para o mandato autárquico 2022-2025 (1 milhão 321 mil euros / ano), dando melhores condições às freguesias para a prestação do serviço de limpeza e higiene urbana e recolha de monos.
O presente investimento integra um pacote mais vasto que inclui a oferta de mais três viaturas, atingindo o valor global de 370 mil euros.

BOLETIM INFOADASCA, EDIÇÃO Nº. 34 PARA JUNHO 2023

 Na edição de Maio entendemos trazer para a primeira página o “Estatuto do Dador de Sangue” desconhecido para a maioria dos dadores de sangue, essa é a informação que nos transmitem.

É desvalorizado nos hospitais e de igual modo nos Centros de Saúde, onde na nossa opinião devia ter mais impacto, uma vez que é ali, que os dadores se dirigem quando necessitam de cuidados médicos. Se for classificado como letra morta à semelhança de tantas outras leis, não exageramos.

Para a edição de Junho, apesar da realização da ‘SEMANA DO DADOR DE SANGUE’ como ainda a comemoração do “DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE”, entendemos nós que é oportuno dar a conhecer o ‘SEGURO DO DADOR DE SANGUE’ tanto ou quanto confuso, para tanto basta lê-lo com atenção para detectar as confusões.
Tenham em conta esta no Artigo 3.º Direito a indemnização: “b) O dador de sangue ou o candidato a dador têm direito a ser indemnizados pelos danos resultantes de acidentes que sofram no trajeto do, e para o local de colheita, desde que tenham sido expressamente convocados para a dádiva de sangue, pelo serviço competente”.

O que devemos considerar por/pelo “serviço competente”, se o trabalho de sensibilização, e convite para a dádiva de sangue é desenvolvido nas localidades pelas associações de dadores de sangue ou por organizadores ocasionais? Os serviços competentes para o fazer são os Centros de Sangue e da Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra. Uma Associação de Dadores de Sangue com personalidade jurídica não tem competência para convocar dadores, quanto muito convidar…

Tendo em consideração os meios financeiros de que dispomos, os eventos que a ADASCA se propôs realizar em Junho, só pode ser para néscios. Apercebemo-nos que a quebra de dadores vai acentuar-se durante o Verão. Os apelos vão surgir nos meios da comunicação social com reflexos a ultimatos. Faz parte daquilo que se repete diariamente: a notória falta de respeito pela dignidade da pessoa do dador enquanto tal nos SNS a começar nos Centros de Saúde locais, onde muitas das vezes são tratados como incómodos ou indesejáveis.

ADASCA contacta diariamente com os dadores durante as acções para divulgação das datas das sessões, e temos em consideração o que nos é dito.
Funciona tudo à típica portuguesa: é para desenrascar.

Boa leitura e deem a conhecer as vossas opiniões, elas serão publicadas desde que sejam apresentadas dentro da urbanidade.

Joaquim Carlos
NB: O referido Boletim pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1721