quinta-feira, 10 de maio de 2018

Google põe Inteligência Artificial ao serviço do jornalismo no Google News


O site de apoio noticioso Google News foi restruturado para passar a usufruir das capacidades da inteligência artificial.  

Durante o evento I/O, a Google apresentou uma remodelação do Google News, a sua plataforma agregadora de notícias dos vários canais de informação espalhados pelo mundo. O destaque vai para a utilização de inteligência artificial para ajudar a ordenar e organizar a informação, tornando mais fácil e direto o acesso às notícias.  

A nova plataforma visa ainda "separar o trigo do joio", ou melhor, discernir entre todo o conteúdo variado o que é ruído, salientando a informação proveniente de jornalismo de qualidade, numa experiência unificada. Isto significa que os utilizadores passam a controlar melhor as temáticas e notícias que mais têm interesse, mas também os assuntos que marcam a atualidade em todo o mundo.  

O sistema utiliza a inteligência artificial para manter o fluxo de informação assim que chega à internet, analisando em tempo real as milhares de páginas, mensagens no Twitter, comentários de utilizadores, análises e os vídeos que são submetidos nos respetivos canais de informação. Estas são depois organizadas e agrupadas por histórias.  

Para os utilizadores ou jornalistas que prefiram aprofundar os assuntos, o serviço oferece uma opção para aceder a mais detalhes, cruzando diferentes fontes de informação sobre o tema. As fontes em quem confia podem também ser organizadas na funcionalidade Newstand, para que possa receber rapidamente notificações com as atualizações.  

De forma a ajudar a afinar e a treinar a IA que suporta as fontes do Google News, o sistema permite agora que os utilizadores possam subscrever imediatamente através das suas próprias contas na Google, sem a necessidade de formulários, utilização de cartões de crédito ou definições de palavras-passe.  

A aplicação Google News chega na próxima semana, no Android e iOS, assim como uma versão desktop, disponível em 127 países.  

FONTE:  

Liderança da RTA decide-se esta Sexta-feira

Tem lugar esta Sexta-feira, 11 de Maio, pelas 15 horas, a Assembleia Geral Eleitoral da Região de Turismo do Algarve (RTA) que vai decidir quem ficará à frente daquela entidade nos próximos anos.
A votos para a Comissão Executiva vão listas encabeçadas pelo actual presidente, Desidério Silva, e pelo seu actual nº 2, João Fernandes. Para a Mesa da Assembleia Geral apresenta-se apenas uma, liderada por Elidérico Viegas.
O colégio eleitoral é composto por um total de 33 elementos, de que fazem parte, entre outros, os 16 presidentes de Câmara da Região e representantes de sindicatos e associações empresariais.
Os nomes que compõem as listas para a Comissão Executiva são os seguintes:
Lista A: João Pedro Ferreira Caldas Fernandes (presidente), Maria de Fátima Catarina Coelho (vice-presidente) e Nuno José Batista da Silva Monteiro (membro).
Lista B: Desidério Jorge da Silva (presidente), Daniel Luís dos Santos Queirós (vice-presidente) e Ana Isabel Guerreiro Correia Tendinha (membro).
A única lista que se apresenta para a Mesa da Assembleia Geral da RTA é composta por: Elidérico José Gomes Viegas (presidente) e Isolete Jerónimo Café Correia (secretário).
Fonte:oalgarve

Iniciativa do Turismo Centro de Portugal e da Nissan planta 180 mil árvores no Pinhal de Leiria

  • Protocolo entre Nissan Portugal e ICNF, que concretiza iniciativa LEAF4Trees, foi assinado hoje em Lisboa.

  • Iniciativa partiu de um desafio lançado pelo Turismo Centro de Portugal à Nissan Portugal.

Pelo simples facto de viajarem, os proprietários dos veículos 100% elétricos Nissan LEAF e e-NV200 vão ajudar à reflorestação do Centro de Portugal. Este é conceito da iniciativa LEAF4Trees, promovida pela Nissan, na sequência de um desafio lançado pelo Turismo do Centro de Portugal, e que conta com a parceria do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Em conjunto, as três entidades preveem plantar cerca de 180.000 árvores na Mata Nacional do Pinhal de Leiria.
O protocolo entre a Nissan Portugal e o ICNF foi hoje assinado, em Lisboa, contando com o apoio da Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.
Ao utilizarem automóveis de Zero Emissões, os clientes nacionais da Nissan evitam a emissão de mais de duas mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano; um benefício para a floresta nacional que a Nissan Portugal vai duplicar no âmbito do projeto LEAF4Trees. Pelo simples facto de circularem nas estradas nacionais, todos os proprietários de veículos elétricos Nissan LEAF e e-NV200 estarão a dar o seu contributo para a reflorestação daquela área, já que o número total de árvores a plantar será apurado com base no CO2 total poupado pelos seus automóveis de Zero Emissões entre 1 de abril de 2017 e 30 de junho de 2018.
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, afirma que “desde a primeira hora que a Nissan Portugal apadrinhou a nossa ideia e desafio. O projeto LEAF4Trees pode servir de modelo como ação de reflorestação para o Centro do país, depois dos incêndios que, em 2017, atingiram a região. Para o Turismo Centro de Portugal, a ideia constitui motivo de justificado orgulho e claro que esse sentimento é extensível à parceria estabelecida com a Nissan, um dos maiores ‘players’ mundiais do sector automóvel. Para o Turismo Centro de Portugal, é uma honra a Nissan fazer parte deste projeto de turismo responsável. Não apenas pela ajuda e pelo exemplo que dá, mas também por ajudar a reforçar a notoriedade da região”.
O programa LEAF4Trees é um exemplo de como a Mobilidade Inteligente da Nissan levará a nossa liderança e experiência na mobilidade elétrica para o próximo nível, contribuindo para criar um Ecossistema Elétrico que muda profundamente a forma como conduzimos e como vivemos, tornando a vida de todos mais sustentável e emocionante”, salienta Antonio Melica, Diretor Geral da Nissan em Portugal.
Na perspetiva do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, “o projeto LEAF4Trees é uma iniciativa duplamente positiva, uma vez que, para além de contribuir para promover a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa, apoiando a plantação de novas árvores, contribui igualmente para aumentar a fixação de carbono com impacto positivo na mitigação das alterações climáticas”. Para o Secretário de Estado, o envolvimento de empresas de outros setores na promoção e desenvolvimento da floresta é “um importante sinal do seu empenhamento em termos de responsabilidade ambiental e social e uma forma positiva de olhar para a floresta. Importa que todos saibam olhar para a floresta enquanto componente relevante da economia nacional, mobilizando recursos financeiros e estabelecendo uma nova relação com a produção florestal”, sublinhou ainda Miguel Freitas.
Paulo Salsa (vice-presidente do ICNF), Pedro Machado (presidente do Turismo Centro
de Portugal) e António Melica (diretor geral da Nissan em Portugal)
LEAF4Trees em detalhe
Todos os Nissan LEAF e e-NV200 podem, se os seus proprietários assim o entenderem, conectar-se ao centro de dados mundial da Nissan, partilhando informações relativas ao número de quilómetros percorridos e energia consumida, mas também recebendo informação sobre a localização de novos postos de carga e dados sobre o estado de operacionalidade e ocupação dos postos (se os operadores da rede disponibilizarem essas informações). Esta conectividade dos Nissan LEAF e e-NV200 permite também o acesso pelos proprietários a funcionalidades dos veículos a partir do seu telemóvel, tablet ou computador.
Em Portugal, 47% dos Nissan LEAF e e-NV200 atualmente em circulação estão conectados à central da Nissan.
Com base no número de quilómetros percorridos e extrapolando esta informação para o total de automóveis Nissan 100% elétricos em circulação em Portugal, conclui-se que os quilómetros percorridos, sem emissões de CO2, pelos Nissan LEAF e e-NV200, em Portugal, e considerando o período desde abril de 2017 até março de 2018 (ano fiscal da Nissan), é de cerca de 20 milhões de quilómetros. Este número representa uma não emissão de cerca duas mil toneladas de CO2, com base nas emissões médias da Nissan em Portugal em 2017, de 103gr/km (dados oficiais ACAP).
Ou seja, os automóveis zero emissões da Nissan que circulam atualmente em Portugal têm, anualmente, um impacto positivo sobre o Ambiente equivalente ao “trabalho”, durante esse mesmo ano, de 150 mil árvores.
Dependendo dos quilómetros que os clientes dos Nissan LEAF e e-NV200 irão ainda percorrer até 30 de junho deste ano – data fixada para o fecho do cálculo impacto do programa LEAF4Trees – o número de árvores a plantar pela Nissan e pelos seus parceiros no Pinhal de Leiria deverá situar-se perto das 180 mil.
A Nissan iniciou a revolução dos automóveis elétricos e está apostada em continuar a liderar este caminho com o lançamento de novos automóveis elétricos, investimento adicional em infraestruturas, avanços a nível de baterias e uma visão inovadora para dar aos seus clientes a possibilidade de obterem energia gratuita para utilização nos seus automóveis elétricos e nas suas casas, pilares centrais do Ecossistema Elétrico da Nissan para o futuro da mobilidade global.

Presidente Marcelo convida Guterres para próximo Conselho de Estado

A informação é avançada, esta quinta-feira, pelo semanário Expresso.

Presidente Marcelo convida Guterres para próximo Conselho de Estado
A próxima reunião do Conselho de Estado, agendada para 28 de maio, voltará a contar com a presença de uma alta individualidade de renome internacional.

De acordo com o noticiado, esta tarde, pelo jornal Expresso, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa convidou o secretário-geral da ONU, António Guterres, a estar presente na reunião.

O objetivo, refere a mesma fonte, é o de ouvir o secretário-geral da Organização das Nações Unidas falar sobre a situação internacional, em especial a crise humanitária que a Síria atravessa.

Esta não é, porém, a primeira vez que o chefe de Estado convida ilustres personalidades internacionais a participar na reunião do órgão consultivo a que preside.

Também Jean-Claude Juncker e Mario Draghi, ex-presidente do Eurogrupo e presidente do Banco Central Europeu, respetivamente, já foram convidados a participar, tendo os convites sido sempre aceites.

Desta vez não será diferente pois, refere o Expresso, o secretário-geral da ONU também já aceitou estar presente na reunião do Conselho de Estado ao qual pertenceu e do qual renunciou quando assumiu as funções na Organização das Nações Unidas.

Fonte: noticiasaominuto

Figueiró dos Vinhos - Actualização . - Atribuição da distinção ao Senhor Presidente da Republica


O PSD - Partido Social Democrata, através do seu Vereador Eng.º Filipe Silva, apresentou da reunião de câmara, de ontem, 9 de maio de 2018, uma proposta para a Atribuição da Medalha de Honra do Município de Figueiró dos vinhos a Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da Câmara e a maioria PS do executivo municipal recusaram discutir e aprovar a referida proposta tendo esta ficado, no entanto, e por exigência do nosso Vereador, exarada em ata.

Relativamente a este assunto o Presidente da Câmara tem feito declarações públicas negando o que se passou e procurando desculpar-se referindo, nomeadamente que o“Presidente da República ainda não confirmou ao município a eventual presença no dia 24 de junho nas cerimónias do Dia do Concelho” e que por via disso “Não faz sentido estar a discutir esta matéria sem haver uma confirmação da presença do chefe de Estado nesse dia”

É caso para perguntar:

1.- Se o Senhor Presidente da Republica não vier ao nosso Concelho, no dia 24 de junho, já não lhe é atribuída a Medalha de Honra do Município?

2. O fundamento e a atribuição da distinção está dependente da vinda do Presidente da Republica a Figueiró dos Vinhos ou a atribuição da Medalha de Honra do Município obedece e está alicerçada em argumentos sólidos e profundos que distingam o agraciado?

Ou ainda,
3. A distinção é atribuída só a quem se desloca ao concelho ou é atribuída porque o homenageado efetivamente a merece?

Por aqui facilmente se percebe que ao escolher a partidarite aguda e a irresponsabilidade o Presidente da Câmara, Jorge Abreu, meteu uma vez mais os pés pelas mãos neste processo e à beira do precipício dá um passo em frente, fazendo lembrar a citação de Alexander Pope, “Aquele que diz uma mentira não calcula a pesada carga que põe em cima de si, pois tem de inventar uma infinidade delas para sustentar a primeira.”

Ora a atribuição da Medalha de Honra do Município nada tem a ver com a data da entrega ao distinguido. Esta é mais uma mentira, a juntar a outras, e uma desculpa esfarrapada, surreal e sem nexo, arranjada por gente pequena para procurar, sem êxito, justificar o injustificável.

Qualquer pessoa minimamente inteligente percebe que a aprovação da proposta e a atribuição da distinção nada tem a ver com a sua entrega ao homenageado e logo perceberia que nunca poderia dar essa desculpa porque ela simplesmente não colhe.

A proposta apresentada pelo PSD, e recusada pelo PS, e que é do conhecimento público, sugere que a medalha, depois de atribuída, pudesse ser entregue no Dia do Concelho, aquando da vinda do Senhor Presidente da Republica a Figueiró dos Vinhos. Tanto assim é que, pelo que corre, o programa normal nesta data já estará a ser alterado para acomodar a disponibilidade de horários do Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

O PSD lamenta toda esta situação em que o Presidente da Câmara e a maioria PS que o suporta está a colocar o Senhor Presidente da Republica.

O alarmismo irresponsável criado hoje pelas declarações contraditórias e surreais do Presidente da Câmara contraria tudo o que passou na reunião e a verdadeira razão para a recusa da atribuição da medalha. Repare-se que numa primeira ocasião o Presidente da Câmara refere a não confirmação da data para não aprovar a proposta, para mais adiante referir “ o executivo tem um conjunto de propostas para o Dia do Concelho incluindo distinções onde se inclui a do Presidente da República".

É, caso para voltar a perguntar:
1. Se não há uma confirmação da presença do Chefe de Estado nesse dia como é que o Presidente da Câmara consegue dizer, sem se rir e tendo em conta o quem disse antes, que o executivo já tem um conjunto de propostas para o Dia do Concelho incluindo distinções onde se inclui a do Presidente da República?

Se o Presidente da Câmara e a maioria que o apoia estava de acordo com a atribuição da distinção, como agora já parece vir dizer, então não haveria razão alguma para não terem aprovado a proposta quando ela foi apresentada na reunião de câmara. Queremos acreditar que nada os move contra o Senhor Presidente da Republica. Acreditando nisto só não a aprovaram por uma simples razão: porque não foram eles que a propuseram. Não aprovaram porque a proposta foi apresentada pelo PSD e não pelo PS. Não a aprovaram por inveja, por partidarite, por pequenez e por arrogância de quem se julga poder, querer e mandar.

Vir agora dizer que o Senhor Presidente da Republica ainda não confirmou a sua vinda a Figueiró dos Vinhos, quando isso já foi notícia na comunicação social, para inviabilizar a atribuição da distinção, parece-nos mesquinho, totalmente despropositado, uma desculpa esfarrapada e uma irresponsabilidade pela situação em que colocam o mais alto magistrado da Nação.

Um Presidente de Câmara que se considere minimamente responsável, que saiba ser e saiba estar não pode ter este tipo de discurso e comportamento.

O Partido Social Democrata, ao contrário do PS local, considera que o Senhor Presidente da Republica Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa é credor do nosso reconhecimento e da nossa gratidão e merecedor desta distinção, independentemente se vem ao não em Junho a Figueiró dos Vinhos. Assim o pensamos, assim o propusemos e não mudamos de opinião.

O PSD repudia veementemente as declarações irresponsáveis do Presidente da Câmara, Jorge Abreu, que pretende, tão só, iludir a sua ação na rejeição da proposta apresentada pelo PSD. Um comportamento que já se vem tornando, infelizmente, um hábito. Veja-se o que já fez a propósito da divida da autarquia, em que mentiu vergonhosamente acerca do seu valor e foi desmentido por duas vezes pelos relatórios do Revisor Oficial de Contas, ou mais recentemente como reagiu a uma outra nossa proposta que se prende com a vinda para Figueiró dos Vinhos da Empresa Pública de Desenvolvimento e Gestão Florestal.

Se o PS e os seus dirigentes se empenhassem mais na criação de emprego, na melhoria das condições de vida das pessoas e em desenvolver o concelho, da mesma forma com que se empenham em caluniar e em fazer oposição à oposição, Figueiró dos Vinhos seria um concelho mais próspero, mais justo e mais desenvolvido.

Figueiró dos Vinhos, 10 de Maio de 2018
Partido Social Democrata de Figueiró dos Vinhos


JEAN TIROLE: Em defesa da razão

Jean Tirole, o economista vencedor do Nobel, de quem a Guerra e Paz vai publicarEconomia do Bem Comum, é um defensor da razão e um adversário do populismo, seja ele de direita ou de esquerda.
Eis alguns pontos quentes da argumentação de Jean Tirole.

1.       Sobre o populismo
«O populismo alimenta-se de frustrações – as crises financeira e europeia, o crescimento das desigualdades – e alimenta-se de medos – a desclassificação económica, as migrações, a desregulação climática e agora a revolução digital. Face aos discursos populista, os especialistas são por vezes vistos como arrogantes, como enviesados, como filhos da mundialização. Atenção, não pretendo exonerar por completo os especialistas de responsabilidades: podem por vezes não ser completamente íntegros, ter conflitos de interesses financeiros, esconder um objectivo político, privilegiar uma imagem mediática… Mas penso que a democracia sem especialistas corre para a catástrofe, porque deixa campo livre às crendices. Seria a derrota da razão.»

2.      Sobre a imigração
«… uma forte alta da imigração não afecta, ou não afecta quase nada, as taxas de emprego a médio e longo termo, mesmo se isto é sem dúvida um pouco menos verdade a curto termo. Existe por exemplo um artigo académico muito célebre de um economista americano, David Card, mostrando que o afluxo súbito de 125 mil cubanos, em 1980, a Miami – o que era considerável tendo em conta dimensão da cidade – não fez, nem mesmo no curto termo, aumentar a taxa de desemprego, nem fez baixar os salários das populações em concorrência com os cubanos no mercado de trabalho. Porque o trabalho não é uma quantidade fixa. A ideia falsa segundo a qual existe um número finito de empregos condiciona muito o discurso político: essa mão de obra disponível em Miami atraiu investimentos, capacidades de produção novas, ou seja, empregos.»

3.      A mundialização
«É globalmente uma coisa boa. E é uma coisa boa para os países emergentes como a China e mesmo a India, onde fatias inteiras da população saíram da pobreza extrema: pode esperar-se agora que esses países ponham em prática sistemas sociais mais desenvolvidos para completar a mutação, mas só a actual transformação já é impressionante. Para as economias desenvolvidas, fazer o balanço é mais complexo, porque se elas saem globalmente a ganhar com a globalização, encontram-se por vezes ganhadores e perdedores no interior desses países, como o provam vários estudos. Se todos os consumidores americanos beneficiaram da forte baixa de preço dos bens que compram, o operário do Midwest que trabalhava num sector em concorrência com as importações chinesas vi, no melhor, o seu salário estagnar.»

4.      O proteccionismo
«Se Marine L Pen ou Jean-Luc Mélenchon tivessem vencido as eleições, a França teria saído do euro: uma crise financeira seguir-se-ia após uma especulação contra o “novo novo franco”. Com programas em que os déficits públicos subiriam a mais de 10% do produto interno bruto não se iria muito longe. Para esses soberanistas fazer vir o FMI a Paris a cada 6 meses para salvar o país, teria sido imensamente irónico… Sim, a curto termo protegem-se os empregos criando barreiras alfandegárias aos produtos estrangeiros. Mas não se pode esquecer que os outros farão a mesma coisa em detrimento da nossa indústria exportadora, que, por isso, se verá obrigada a despedir trabalhadores … Sem contar com outros efeitos deletérios a médio e a longo prazo. No começo, eles vão criar poderes de monopólio a nível local, já que a concorrência é muitas vezes estrangeira, o que aumentará os preços. Em seguida, eles vão impedir os seus cidadãos de aceder aos melhores produtos, porque vai limitar-se a oferta aos produtos nacionais. Daí nasce um freio à inovação: quando estão perante uma baixa de concorrência as empresas inovam menos, porque não têm vontade de se “canibalizar”, ou seja, não querem substituir os produtos existentes por outros bens.»

5.      A revolução digital
«É preciso prepararmo-nos para a revolução digital que chega, sem o que o choque poderá ser muito violento, o que dará alegria e alento aos populistas. É claro que a destruição de emprego se vai acelerar, mesmo se ninguém faz verdadeiramente ideia a que velocidade acontecerá. É preciso que as pessoas que perdem os empregos se requalifiquem para encontrar um novo trabalho… As destruições de empregos existentes desde o século XIX são concomitantes com o progresso técnico, e desde essa época que se pensa que o trabalho vai desaparecer. É um erro porque novos empregos são sempre criados – até Keynes se enganou! Daí a necessidade de se requalificar. Mas a aceleração da destruição de empregos será forçosamente complicada para o nosso sistema social, correndo o risco de fazer crescer desigualdades e constrangendo parte da mão de obra a aceitar trabalhos menos bem remunerados.»

Todos estes temas e teses, que Jean Tirole explanou em recente entrevista à revista Le Point, estão desenvolvidos num livro, Economia do Bem Comum, que é um hino à razão, à clareza argumentativa e à informação fundamentada. Um hino ao pensamento económico, num livro que está bem para lá de «impressões», opiniões ou crenças ideológicas.
O livro chega terça-feira às livrarias portuguesas e Jean Tirole estará na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, também na terça-feira, dia 15, discursando na apresentação que será feita pelo Prof. Pedro Pita Barros.




R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Tel.  (+351) 213 144 488

Vida em abundância


No evangelho de João 10:10 lemos: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”
Estas são palavras de Jesus endereçadas a seus apóstolos. E ele também enfatiza: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”
Muito bem, mas como é freqüente ver cristãos autênticos padecendo em dificuldades, com muitos problemas, sofrendo angústias e aflições. E alguns pensam em desistir... Tem horas que dá vontade de desistir mesmo, mas daí acontece milagres e a gente se quebranta e se derrama diante do poder de DEUS.
Mas então, que vida plena e abundante é esta, que se referia Jesus?
Em Romanos 14:17 está escrito: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”
Observe meu prezado leitor, o reino de Deus não é comida nem bebida. Não são bens materiais que Jesus nos prometeu e tudo que sacia e satisfaz a natureza humana não é do reino de Deus. Porém, se estamos com Deus, em comunhão com Ele, então viveremos em justiça, em paz e em alegria no Espírito Santo. E isso independe de qualquer circunstancia em que você esteja vivendo.
E nunca olvide que prosperidade é a ausência da necessidade. Aprenda a ser feliz com pouco; seja feliz com menos, mas mantenha a sua alegria, o seu prazer pela vida e o seu foco em Jesus Cristo.
É nas crises e nas tribulações que precisamos subjugar nossa carne e morrer para nós mesmos. A natureza humana anseia e deseja ardentemente uma vida de prazeres, uma vida de alto status social, uma vida de pecados. O coração do homem é desesperadamente corrupto e precisamos transformá-lo inteiramente. Isto nunca é tarefa fácil.
Em Mateus 5:3 entendemos que os humildes de espírito são bem-aventurados (felizes), porque deles é o reino dos céus. Então, não perca mais tempo e seja humilde, pare de se vangloriar de suas proezas, pare de contar vantagens, e reconheça que somos pó; cada ser humano é apenas pó sem Deus em sua vida.
Precisamos aprender a nos humilhar e a nos render diante de Deus, porque Ele criou tudo, Ele é dono de tudo e Ele sempre se opõe aos orgulhosos.
Em Provérbios 3:34 lemos: “Certamente, Ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes.”
Você viverá vida plena e em abundância quando você estiver cheio do Espírito Santo. Absolutamente nada lhe faltará porque a justiça divina, a paz do Senhor e uma alegria transbordante o alcançarão. E quando deitares, não temerá; deitar-te-á, e o teu sono será suave.
Há muitos que guardam riquezas para seu próprio dano, e por isso vale recordar Eclesiastes 5:12: “Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.”
O mundo não está cheio disso?

Com meu carinho.
João António Pagliosa

Curitiba, 10 de maio de 2018


Nota Informativa: João Moura apresentou Biocant no 12.º Encontro Ibérico de Parques Científicos e Tecnológicos



O presidente do Conselho de Administração do Biocant, João Moura, participou no 12.º Encontro Ibérico de Parques Científicos e Tecnológicos realizado em 8 de abril, na Universidade de Málaga, com a presença de Juan María Vázquez, Secretário Geral de Ciência e Inovação no Ministério de Economia, Indústria e Competitividade de Espanha, e de María Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. 

Organizado pela Associação de Parques Tecnológicos Espanhóis e pela Tecparques - Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia, o encontro reuniu responsáveis de parques científicos e universidades de Espanha e Portugal, bem como representantes de empresas e instituições, tendo por objetivo a criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de uma rede ibérica de parques de ciência e tecnologia. 

João Moura interveio num painel sobre Excelência Científica e Empresarial em Parques e Universidades da Aliança Ibérica no qual abordou a evolução do Biocant e fez uma análise prospetiva da sua atividade com enquadramento das parcerias estratégicas do parque no âmbito das redes de transferência de tecnologia em biotecnologia. 

O segundo painel incidiu na apresentação de Exemplos de Cooperação Entre Parques de Espanha e Portugal, no âmbito dos quais foram abordados tópicos como a promoção do empreendedorismo, o softlanding empresarial e a mobilidade de estudantes, investigadores e professores, bem como as parcerias entre universidades, centros tecnológicos, empresas e incubadoras. 

A principal conclusão do 12.º Encontro Ibérico de Parques Científicos e Tecnológicos é a de que a cooperação entre os parques científicos e as universidades é um fator decisivo para a transferência de conhecimento, para a sua rentabilização económica e para o desenvolvimento sustentável dos territórios.

Presidente e executivo PS recusam discutir e aprovar proposta de Atribuição da Medalha de Honra do concelho a Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Executivo camarário recusa discutir e aprovar a atribuição da Medalha de Honra do Concelho ao Senhor Professor Marcelo Rebelo de Sousa

O PSD - Partido Social Democrata, através do seu Vereador Eng.º Filipe Silva, apresentou da reunião de câmara, de ontem, 9 de maio de 2018, uma proposta para a Atribuição da Medalha de Honra do Município de Figueiró dos vinhos a Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da Câmara e a maioria PS do executivo municipal recusou-se a discutir e a aprovar a referida proposta tendo esta ficado, no entanto, e por exigência do nosso Vereador, exarada em ata.

Apesar da recusa do PS, o PSD – Partido Social Democrata não desiste e não deixará de fazer valer os seus argumentos para que esta nossa proposta seja discutida e aprovada na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal e a medalha possa atribuída ao Senhor Presidente Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

A atribuição da Medalha de Honra do Município de Figueiró dos Vinhos a Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, a entregar no próximo dia 24 de Junho, Dia do Concelho, será uma forma simples mas simbólica, de demonstrar a gratidão, a homenagem, o respeito e o agradecimento sincero que todos os Figueiroenses lhe merecem.

Partilhamos os sentimentos dos Figueiroenses que não compreendem, nem se reveem nesta atitude incompreensível do Presidente da Câmara e do seu executivo e exigimos mais respeito pelo mais alto magistrado da Nação. Devemos ao Senhor Presidente da Republica não só a solidariedade que nos prestou e a sua constante presença, como também muitas das nossas condições para renascer das cinzas.

O PSD lamenta esta atitude por parte do Presidente da Câmara e da maioria PS na câmara municipal. Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa por tudo o que tem feito pelas pessoas e pelo nosso concelho não merecia esta desfeita.

Para conhecimento e porque a proposta foi apresentada numa reunião pública da câmara municipal, e portanto já pública, damo-la a conhecer, convictos que estamos que o Presidente da Câmara e maioria PS que o suporta têm de reconsiderar a sua posição para que esta nossa proposta possa ser o mais rapidamente possível aprovada porque o Senhor Professor Marcelo Rebelo de Sousa MERECE.

Nota: No entanto o mesmo Presidente da Câmara e o mesmo executivo PS, na mesma reunião, não se coibiram de acolher e aprovar, por unanimidade, uma outra proposta do PSD - Voto de Congratulação à UGT- União Geral de Trabalhadores pela escolha de Figueiró dos Vinhos para as recentes comemorações nacionais do 1º de Maio 2018.

Na reunião de ontem da Assembleia Municipal foram atribuídas duas Medalhas de Honra do Concelho. A titulo póstumo ao Figueiroense, e antigo Presidente da Câmara, Dr Manuel Simões Barreiros (por unanimidade) e ao Dr. António Arnaut (por maioria)

PSD - Partido Social Democrata de Figueiró dos vinhos

Câmara Municipal inicia hoje gestão de combustível ao longo de Estradas e Caminhos Municipais


A Câmara Municipal de Carregal do Sal inicia hoje, dia 10 de maio, a operação de gestão do combustível ao longo de estradas e caminhos municipais do território concelhio.
Cumprindo o imperativo legal das ações de limpeza na rede viária municipal que visa a promoção da defesa do património florestal e defesa de pessoas e bens contra incêndios, a autarquia identificou as áreas a intervencionar, cujos espaços serão sinalizados nos seguintes termos:
 Rua do Lapão, em Beijós (de Beijós à Aguieira, limite do Concelho);
 Rua Nova, de ligação da Póvoa da Pegada a Póvoa de Lisboa;
 Estrada Municipal 641, de ligação de Beijós a Póvoa de Lisboa;
 Estrada Municipal 595, de ligação da ex-EN337 a Pardieiros;
 Estrada de Penedo, de ligação Beijós a Penedo;
 ex-EN337, entre Cabanas de Viriato e Beijós;
 Caminho Municipal 1480, entre Laceiras e Póvoa da Pegada;
 Estrada Municipal 640A, de ligação de Cabanas de Viriato a Laceiras (limite do Concelho);
 Estrada Municipal 640B, de ligação de Cabanas de Viriato a Sobral (limite do Concelho, sentido de Ferreirós do Dão);
 Estrada do Sobral (de ligação do recinto da feira de Carregal do Sal ao Sobral);
 ER230 (Acesso IC12 Carregal do Sal – entre Rotunda Intermarché e Cruzamento de Pinheiro);
 Estrada Municipal 630, entre Cruzamento da ex-EN234 – Póvoa da Arnosa e o Cruzamento do Caminho Municipal 1486 – Papízios/Pinheiro;
 Caminho Municipal 1486, de ligação da ex-EN234 a Papízios e Pinheiro;
 Estrada Municipal 635, de ligação de Currelos ao Rio Mondego;
 Parque Industrial de São Domingos (Acessos ao Parque Industrial de São Domingos);
 Caminho Municipal 1481, de ligação de Carregal do Sal a Travanca de São Tomé e a Cabanas de Viriato;
 Rua dos Carvalheiros (ligação da ex-EN234 ao Campo de Futebol), em Fiais da Telha;
 ex-EN230 entre Azenha e o Rio Mondego;
 ex-EN234 (limite do Concelho de Santa Comba Dão/Carregal do Sal/Oliveirinha/ Fiais da Telha/limite do Concelho);
 Caminho Municipal 1481-1, de ligação de Cabriz a Alvarelhos;
 Caminho Municipal 1482 de ligação de Oliveirinha a Travanca de São Tomé;
 Caminho Municipal 1485, de ligação de Vila Meã a Oliveira do Conde;
 Rua Bairro das Lameiras (de ligação da ex-EN234 a Parada); 
 Estrada Municipal 633, de ligação do Ramal de Parada a São João de Areias (limite do Concelho;
 Caminho Municipal 1488, de ligação da ex-EN234 a Póvoa das Forcadas.
As intervenções serão realizadas numa faixa lateral de terreno confinante com a rede viária, numa largura não inferior a 10 metros.
Os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos inseridos ou confinantes aos espaços identificados são obrigados a facultar o necessário acesso à Câmara Municipal para operacionalização das ações de gestão de combustível. Poderão acompanhar a realização dos trabalhos e deverão proceder à imediata retirada dos produtos resultantes da ação de gestão de combustível (no prazo de 5 dias úteis), sob pena de os mesmos ficarem pertença da Câmara Municipal de Carregal do Sal.
Para qualquer esclarecimento sobre o assunto ou outros relacionados com a defesa da floresta contra incêndios, poderá ser contactado o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Carregal do Sal.

SERTÃ | CÂMARA APROVA PROTOCOLO PARA APOIAR MUNÍCIPES NA COMPRA DE MEDICAMENTOS

O executivo municipal da Câmara da Sertã aprovou por unanimidade, na reunião pública de 7 de maio, o protocolo para integrar o programa “abem – Rede solidária do medicamento”, da Associação Dignitude. Este protocolo exige a participação financeira do município até cerca de 5 mil euros no ano 2018 e visa comparticipar 50% dos medicamentos (não comparticipados pela Segurança Social) a pessoas carenciadas, sinalizadas pelos serviços sociais da autarquia.
José Farinha Nunes (PSD) salientou o apoio da associação Dignitude em 50% da compra dos medicamentos, sendo os restantes 50% comparticipados pelo município, isto aplicável a medicamentos que não são comparticipados pela Segurança Social.
O autarca explicou que o protocolo visa a “colaboração na implementação de estratégias de mobilização da sociedade civil para os objetivos da filantropia e de solidariedade subjacentes ao programa”, bem como “colaboração na promoção, divulgação e comunicação”, e “referenciação dos beneficiários” a ser abrangidos por este apoio e atualização da informação referente aos mesmos. Também consta no protocolo a colaboração da autarquia “na avaliação da execução operacional do programa”, enumerou.
Na região do Médio Tejo os concelhos de Sardoal, Constância e Mação também já integraram este rede solidária que apoia à compra de medicamentos por pessoas carenciadas.
O programa Abem é o primeiro programa solidário da Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que nasce da parceria entre o setor social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o setor da saúde – Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. Tem por missão desenvolver programas solidários de grande impacto social que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.
Os beneficiários deste instrumento são pessoas que se encontram numa situação de carência económica e não conseguem comprar os medicamentos que precisam. A cada beneficiário é atribuído um cartão que lhe permite aceder aos medicamentos prescritos em qualquer farmácia do país, sem mais burocracias e com a dignidade que merece, lê-se no site da associação.
Fonte: mediotejo

Este 10 de Mayo festeja a mamá al estilo GoPro


por Yesica Flores
Explora nuevas formas de festejar a mamá, porque no regalar experiencias y momentos para recordar en compañía de quienes ama. Para lograrlo, existen diferentes maneras, sin duda, la mejor es viajando.
No te limites a un solo lugar, vive #ExperienceDifferent y lánzate con tu mamá a nuevos lugares que además de unirlos más, les permitan conocer nuevas y emocionantes culturas.
Desde un pueblo mágico como Tula en Zacatecas donde podrán visitar la capilla del Rosario o Villa del Carbón en el Estado de México con sus tradiciones charras; hasta Tailandia con su exótica y festiva cultura y las muchas reservas de elefantes, Italia con la deliciosa comida y su infraestructura de ensueño o Hawaii para bailar hula hula y disfrutar de sus increíbles paisajes y vistas al volcán Kilauea.
GoPro, tu cómplice de viaje, te da algunos tips para que organizar el viaje con mamá no sea tan complicado:
 Viajen en temporada baja: Los precios son mejores y hay menos turistas, pueden destinar ese presupuesto a otras actividades y apreciar con detalle cada rincón del lugar que visitan.
 Investiguen el país al que viajarán: La mayoría las ciudades cuentan con un sitio web local que muestra las actividades, los puntos más importantes a conocer, tours y tips para cada destino.
 Planeen su viaje con tiempo: Diseñen una ruta a seguir, lo que les permitirá encontrar tours, actividades, vuelos y hospedaje más completo y con mejor costo.
 Viajen ligero: No es necesario que carguen con mucha ropa o zapatos, sean prácticos dependiendo el destino.
 ¿Y el hotel?: Depende el destino son los tipos de hoteles que se pueden encontrar, no tienen que ser grandes y lujosos, lo básico es que tengan buena ubicación, WiFi, desayunos incluidos e instalaciones limpias.
 Capturen los mejores momentos de su viaje: Tengan una cámara a la mano. La nueva GoPro HERO es una excelente opción, está diseñada para viajeros enfocados en disfrutar cada parte del viaje sin preocupase por la funcionalidad de una cámara. Y lo mejor es que ahora por medio de la app de GoPro, puedes editar y enviar tus fotos directamente a Instagram.

Descubre como la emoción de viajar es mayor cuando lo haces con una de las personas más especiales en tu vida, y con la certeza de que no hay mejor regalo para mamá que vivir momentos únicos en compañía de los que ama.

Mobile Marketing, lo más efectivo para conectar con consumidores en Hot Sale 2018


por Yesica Flores
• Hay ya 98 millones de smartphones en México, 78% de ellos se usan regularmente para navegar, los mexicanos ya usan sus smartphones más de 3 horas al día.
• De acuerdo a Logan, empresa líder especializada en Mobile Marketing, este año se registrará un nuevo boom de las compras online gracias a la publicidad en dispositivos móviles.

Con el auge del comercio electrónico y el boom de uso de las aplicaciones bancarias desde smartphones, se espera que este año continúe el crecimiento de la industria de marketing mobile.
Hace apenas dos años, en 2016, los usuarios mostraban cierta desconfianza acerca del comercio electrónico, algo habitual en el consumidor. Ahora, en 2018 y en vísperas de la 5ta edición del Hot Sale en México (del 28 de mayo al 1 de junio), se ve un panorama radicalmente distinto al de los años anteriores.
Los números hablan por sí mismos:
• En 2016, durante la tercera edición del Hot Sale en México, las cifras de ventas online superaron los mil millones de pesos y se registraron más de 38 millones de visitas en los sitios de los e-commerce participantes.
• En el Hot Sale 2017, el flujo de efectivo se quintuplicó, ya que se registraron ventas por casi 5 mil millones de pesos, además hubo tres millones adicionales de nuevos compradores, más de 6 millones de artículos vendidos, y 91.1 millones de visitas a las tiendas en línea.

Al respecto, Manuel Ramos, Director de Negocios de Logan en México comentó: “Para la edición 2018 de Hot Sale, y ante la feroz competencia por atraer a los consumidores, todas las marcas estarán apostando fuertemente al dispositivo que todos tienen más cerca y durante más tiempo: el teléfono celular. En México, ya hay 98 millones de smartphones, 78% de los mexicanos utilizan sus teléfonos para acceder a Internet y los usuarios utilizan sus dispositivos móviles durante más de 3 horas al día”.
Algunos definen este evento como el Buen Fin para aquellos que aman las ofertas, tienen un estilo de vida digital y prefieren ahorrarse la visita a un establecimiento físico.
La evolución tecnológica en México, hace que todo sea distinto para eventos como el Hot Sale: el consumidor mexicano ha evolucionado haciéndose cada vez más digital y más móvil:
Nuevos teléfonos inteligentes, modelos más avanzados a menor precio, funcionalidades novedosas y un sinnúmero de nuevas aplicaciones para comprar y pagar han conseguido que el comercio electrónico se dispare en el país, siendo el componente principal de este boom el uso imprescindible de los dispositivos móviles.
Los consumidores están mejor informados y cada día tienen un mayor conocimiento sobre los beneficios de la tecnología, lo cual ha permitido disminuir la desconfianza para realizar compras a través del celular y compartir datos bancarios con sitios y aplicaciones de comercio electrónico.
Para finalizar, cabe destacar un dato extremadamente importante. En 2017 el porcentaje de usuarios que realizaron transacciones a través de sus teléfonos fue de un 70%, se estima que las ventas online impulsadas por la publicidad a través de los dispositivos móviles alcance una nueva cifra récord en el Hot Sale 2018.

Hora de Fecho: Relação entrega caso de Manuel Vicente a Angola

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O Tribunal na Relação decidiu enviar o processo do ex-vice-presidente Manuel Vicente para Angola e admitiu que o governante gozava de imunidade, logo não podia ter sido constituído arguido nem acusado
Investigação lançada em 2012 incide sobre decisões de governos de Sócrates em parcerias público privadas (PPP) rodoviárias. A Sábado diz que três ex-governantes foram escutados e que haverá arguidos.
A corrupção e os mais diversos condicionalismos à liberdade de imprensa e ao poder das instituições independentes é um dos nossos mais graves problemas. Muito maiores do que as leis.
327 dias depois dos fogos de Pedrógão, os erros repetem-se. E só nos resta mesmo ter fé na Natureza. Porque nos homens que nos governam já é impossível acreditar.
Donald Trump e Kim Jong-un encontram-se a 12 de junho em Singapura. O anúncio da data oficial surge no dia em que foram libertados três prisioneiros norte-americanos na Coreia do Norte.
Depois de acusar o Irão de ter disparado 20 rockets contra posições israelitas nos montes Golã, Israel lançou um amplo ataque contra "quase todas as infrastruturas iranianas" na Síria.
Manuela Moura Guedes apelou ao MP para que abra um inquérito ao comportamento do ex-Procurador-Geral Pinto Monteiro pois, diz, "tudo fez para abafar os casos complicados de José Sócrates".
Na reunião do grupo parlamentar do PSD, vários deputados exigiram a Negrão que aperte o cerco aos atuais ministros que estiveram nos governos de Sócrates. "Este PS é aquele PS", frisou Aguiar Branco.
João Vasconcelos foi novamente constituído arguido. Está em causa um alegado crime de fraude na obtenção de um subsídio que envolve a sua mulher - informação que Vasconcelos omitiu ao Observador.
Já há 37,5 mil pessoas em Portugal a receber 3000 euros ou mais. Os dados do INE mostram ainda que o segundo escalão que mais cresceu foi o dos 1800 a 2500 euros. 
Opinião

José Manuel Fernandes
Não, não era uma fatalidade ser-se enganado pelas mentiras de Sócrates. Bastava ter os olhos abertos. E não, não é verdade que o país tenha sido resgatado de vez dos maus hábitos desses anos de chumbo

Helena Garrido
A corrupção e os mais diversos condicionalismos à liberdade de imprensa e ao poder das instituições independentes é um dos nossos mais graves problemas. Muito maiores do que as leis.

Filomena Martins
327 dias depois dos fogos de Pedrógão, os erros repetem-se. E só nos resta mesmo ter fé na Natureza. Porque nos homens que nos governam já é impossível acreditar.

P. Miguel Almeida, sj
Uma ação ou omissão que tenha como intenção aliviar o sofrimento, mesmo que aproxime o momento da morte, não é eutanásia; é um ato médico no sentido mais profundo do que é ser médico. 

Paulo Tunhas
A única forma de tornar a tal “vergonha” credível é não pretender que ela pode conviver com o “orgulho” da governação Sócrates. Até esse momento a posição oficial do PS só pode suscitar incredulidade.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa