sexta-feira, 4 de março de 2022

Os que esperam só ser comidos no fim…

Churchill e De Gaulle alertaram a Europa do perigo de acreditar num pacifismo míope diante da ameaça da Alemanha nazista. Hoje repete-se o mesmo erro do “pacifismo míope” diante da ameaça do restabelecimento da antiga URSS…

  • Plinio Corrêa de Oliveira

Aperspectiva de nova conflagração mundial tornou-se ainda mais sinistra do que as anteriores, em razão dos trágicos progressos que tem feito a arte de matar. Teve isto sobre os homens um efeito catastrófico.

Em lugar de ver no debate de ideias um destro e arejado torneio de erudição e de cultura, no qual as partes contendem para encontrar a verdade, o debate cultural ou técnico passou a ser tido, em nossos dias, como fagulha perigosa, da qual podem surgir controvérsias apaixonadas. E destas, por sua vez podem nascer, possivelmente, confrontações internacionais que resultem na temida guerra.

Tomado de pânico, o pacifista contemporâneo incondicional apostrofa ecumenicamente os polemistas: “Não vos recordais das intransigências de Hitler, de Mussolini, de Stalin”?

Nesta visualização, toda controvérsia deve ser abafada. E quando alguém redargue ao pacifista, “e você não se lembra de homens ainda mais culpados pelas guerras, pois foram símbolos da capitulação e do fracasso, como Chamberlain e Daladier?”, o pacifista muda de assunto.

 Porém vê-se que, no fundo, essa dupla do fracasso corresponde ao seu ideal. E que, nem de longe, lhes ocorre a lembrança de homens como Churchill e De Gaulle, que souberam ser polemistas vigorosos, mas sem fanatismo.

A fórmula mágica do “neochamberlainismo” ou do “neodaladierismo” contemporâneo é o relativismo. Para ele, todas as verdades e todos os erros são relativos. Toda afirmação categórica não é senão respingo de algum fanatismo. A verdade está sempre e unicamente no meio-termo. Isto é, numa acomodação entre todas as opiniões, por mais diversas que sejam, e por mais contraditórias que se apresentem.

Quando as certezas morrem, a atividade intelectiva perde sua meta natural. E a modorra se apodera da opinião pública. A modorra dos pacifistas a todo preço, que Churchill assim definia: “Apaziguador é aquele que alimenta um crocodilo, esperando que este o coma por último”

ABIM

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Excertos do artigo de Plinio Corrêa de Oliveira, em 11-4-88, para a “Folha de S. Paulo”.

Silves | SOLIDARIEDADE COM AS POPULAÇÕES DA UCRÂNIA

 Atendendo aos graves acontecimentos na Ucrânia, cuja invasão russa e guerra condenamos (15 mil mortos no período 2014-2021), exigindo-se o cessar-fogo imediato, a retoma/cumprimento dos Acordos de Minsk, o fim das políticas de cerco e confrontação, a defesa da paz e o términus do horror e sofrimento das populações, o Município de Silves partilha e informa que todos os cidadãos portugueses, ucranianos e russos residentes e ou recém-chegados a território nacional e/ou na Ucrânia que necessitem de apoio e/ou ajuda para pedido de proteção internacional, poderão dirigir-se a um dos seguintes serviços: 

Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes - CLAIM de Silves:

Atendimento presencial sem marcação prévia – Rua João de Deus, n.º 19, 8300-161 Silves/Telefone:282440833 / 282440831 E-mail: apoio.migrante@cm-silves.pt / sasocial@cm-silves.pt; Horário de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 09h00 às 17h00.

 

Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes – CNAIM do Algarve:

Atendimento presencial sem marcação prévia - Loja de Cidadão, Mercado Municipal, 1.º Piso, Largo Dr. Francisco Sá Carneiro 8000-151 Faro / Telefone: 808 257 257 | 21 810 61 91 (Linha de Apoio a Migrantes) E-mail: cnaim.algarve@acm.gov.pt. De segunda a sexta-feira (dias úteis), das 08h30 às 17h00.

 

Alto Comissariado para as Migrações – ACM, IP:

E-mail específico criado pelo ACM para informação aos cidadãos e às cidadãs que queiram vir para Portugal, aos cidadãos e às cidadãs ucranianos/as a residir em território nacional que queriam saber como trazer a família para o país e a todos os cidadãos e cidadãs que queiram apoiar: sosucrania@acm.gov.pt ;

 

GAR - Gabinete Asilo e Refugiados (Rua Passos Manuel, n.º 40 - 1169-089 Lisboa);

 

SEF - Direção Regional do Algarve (Sede da Direção Regional do Algarve: 17h00 às 20h00; Loja do Cidadão de Faro: 8h30 às 16h30Posto de Atendimento de Albufeira: 09h00 às 12h30 e 14h30 às 17h00; Posto de Atendimento de Portimão: 09h00 às 17h00Posto de Atendimento de Tavira: 09h00 às 16h00;

 

Centro de Recolha de Donativos nas Piscinas Municipais de Silves

Horário: de segunda-feira a sexta-feira (07.30 – 21.00 horas); sábado – das 08.00 horas às 13.00 horas

Produtos a recolher: bens alimentares; produtos de higiene; bens domésticos; medicamentos e material de enfermagem (as listagens específicas encontram-se disponíveis em https://www.cm-silves.pt/pt/noticias/8564/solidariedade-com-as-populacoes-da-ucrania.aspx)

O Município assegura o transporte dos donativos para Faro em articulação com a “Associação dos Ucranianos no Algarve”

 

Linha de Apoio a Migrantes e o Serviço de Tradução Telefónica (+351) 21 810 61 91.

 

Medidas de Regularização em Território Nacional

 

O Município de Silves partilha com os seus munícipes informação sobre a Resolução de Conselho de Ministros n.º 29-A/2022, que estabelece os critérios específicos da concessão de proteção temporária a pessoas deslocadas da Ucrânia, em consequência dos recentes conflitos armados vividos na Ucrânia.

 

Assim, nos termos do n.º 3 do artigo 4.º da Lei n.º 67/2003, de 23 de agosto, e da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

 

1 - Conceder proteção temporária, com a atribuição automática de autorização de residência, pelo período de um ano, com possibilidade de prorrogação do respetivo título de residência, nos termos do artigo 7.º da Lei n.º 67/2003, de 23 de agosto, com as necessárias adaptações, aos cidadãos nacionais da Ucrânia e seus familiares, provenientes do seu país de origem, não podendo ali voltar, em consequência da situação de guerra que aí ocorre.

2 - Determinar que beneficiam igualmente desta proteção temporária os cidadãos estrangeiros de outras nacionalidades que comprovem ser parentes, afins, cônjuges ou unidos de facto de cidadãos de nacionalidade ucraniana que se encontrem nas circunstâncias previstas no número anterior.

3 - Estabelecer que, para efeitos do disposto nos números anteriores, é admitido qualquer meio de prova.

4 - Determinar que constituem fundamento para exclusão da proteção temporária os motivos elencados no artigo 6.º da Lei n.º 67/2003, de 23 de agosto.

5 - Determinar que, para efeitos do cumprimento do disposto no número anterior, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) consulta o Sistema de Informação Schengen e outras bases de dados relevantes, não sendo exigível um certificado de registo criminal.

6 - Estabelecer que os pedidos abrangidos pela presente resolução podem ser feitos presencialmente ou por via digital, dentro ou fora do território nacional.

7 - Determinar que a declaração comprovativa do pedido de proteção temporária é comunicada pelo SEF à segurança social, à Autoridade Tributária e Aduaneira e aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E., para efeitos de atribuição automática do número de identificação de segurança social, do número de identificação fiscal e número nacional de utente, respetivamente.

8 - Determinar que a declaração prevista no número anterior é comunicada ao Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I. P., para efeitos de inscrição.

9 - Estabelecer que as comunicações referidas nos números  7 e 8 são efetuadas, preferencialmente, por transmissão eletrónica de dados, em respeito do regime geral de proteção de dados.

10 - Determinar que aos beneficiários de proteção temporária previstos na presente resolução é permitida a obtenção da Chave Móvel Digital, designadamente mediante a associação do número do respetivo título a um único número de telemóvel, podendo também associar o seu endereço de correio eletrónico.

11 - Determinar que os benefícios previstos nos n.os 1 e 2 do artigo 15.º da Lei n.º 67/2003, de 23 de agosto, são atribuídos quando o beneficiário da proteção temporária não disponha de recursos suficientes.

12 - Determinar que, sem prejuízo do disposto no número anterior, os beneficiários de proteção temporária sejam equiparados a beneficiários com estatuto de refugiado para efeitos de acesso a prestações sociais do regime não contributivo.

13 - Determinar que os valores relativos aos apoios sociais da responsabilidade da segurança social, atribuídos nos termos do n.º 2 do artigo 15.º da Lei n.º 67/2003, de 23 de agosto, são financiados pelo Orçamento do Estado.

14 - Estabelecer que se aplicam aos beneficiários de proteção temporária previstos na presente resolução as disposições da Lei n.º 67/2003, de 23 de agosto, com as necessárias adaptações, sem prejuízo do estabelecido nos números anteriores.

15 - Estabelecer que a presente resolução se aplica aos pedidos já formulados, desde o início da situação de guerra na Ucrânia.

 

Informações adicionais:

 

Emprego:

As empresas com ofertas de emprego para cidadãos ucranianos podem registá-las no site do IEFP para o efeito: https://www.iefp.pt/portugal-for-ukraine

 

Alojamento: 

O ACM, através da Associação Nacional de Municípios Portugueses, está a recolher as disponibilidades de alojamento de cada município.

 

Outras entidades poderão enviar informações para: sosucrania@acm.gov.pt

IPCA organiza o V Seminário de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade

 O Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) e a Escola Superior de Gestão do IPCA organizam, no próximo dia 11 de março, a partir das 10h30, o V Research Seminar on Accounting and Taxation.

O evento assinala a abertura do 2º semestre do Programa do Doutoral em Contabilidade da Universidade Aveiro (UA) do ano letivo 2021/2022, do qual o IPCA é parceiro.

O Doutoramento em Contabilidade conta com a colaboração de docentes do Departamento e Contabilidade e Fiscalidade da ESG, membros do CICF, ao nível da docência, investigação e supervisão de teses. É no âmbito desta parceria UA/IPCA, que a ESG recebe os atuais estudantes de doutoramento da UA bem como os seus docentes e investigadores.

A abertura do evento contará com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, da Diretora da ESG, Sandra Cunha e da Diretora do Programa de Doutoramento em Contabilidade, Graça Azevedo. Segue-se um momento de debate com vários investigadores que partilharão com a comunidade os resultados de alguns projetos de i&d em curso. A sessão será moderada por Sónia Monteiro e, no final, o encerramento ficará a cargo da Diretora do CICF, Patrícia Gomes.

Os doutorandos terão ainda a oportunidade de ficar a conhecer um pouco mais da realidade do IPCA e do seu contexto, já que, depois da visita ao Campus, farão também uma visita ao Centro Histórico da cidade de Barcelos.

Ana Teixeira

Águeda | Câmara implementa projeto inovador de controlo de colónias de gatos

 Foram colocados, nas zonas da cidade onde já existem colónias, dois abrigos de gatos e seis pontos de alimentação, numa ação que integra a campanha CED em desenvolvimento pelo Município

A Câmara Municipal de Águeda, no âmbito do programa de controlo de felinos errantes que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, está a implementar um projeto inovador, instalando abrigos e pontos de alimentação para gatos nos espaços da cidade onde já existem colónias.

O objetivo fundamental é, por um lado, promover a higiene do espaço público e evitar a propagação de pragas e, por outro, controlar o número de felinos errantes existentes na cidade. Esta é, de resto, uma preocupação do Município, que tem implementado a Campanha CED (Captura, Esterilização e Devolução), através da qual os serviços municipais fazem uma observação contínua das colónias existentes.

Hoje, foram colocados dois abrigos para gatos, no espaço ajardinado junto à linha de caminho de ferro na Rua Eng.º Bastos Xavier e o outro nas imediações da Biblioteca Municipal Manuel Alegre; bem como seis pontos de alimentação (caixas identificadas e fechadas) em espaços previamente conhecidos e que são habitualmente usados por muitos cidadãos que, de uma forma espontânea, alimentam os felinos errantes.

Nestes locais, estão agora colocadas estas caixas coloridas e identificadas como “casa dos gatos”, onde a população que antes pousava a comida e restos à beira do passeio, pode deixar nestas caixas que ficam, assim, fechadas e controladas, permitindo que a alimentação dos felinos seja feita de uma forma mais segura e higiénica. Com esta medida, impede-se que a comida fique espalhada pela via pública, podendo ser pisada ou ser atração para outros animais e fonte de maus cheiros, e controla-se a potencial propagação de pragas.

O apelo feito é que as pessoas que regularmente alimentam os animais sejam também cuidadores da higiene e saúde pública da cidade.

Glória Costa, Chefe da Divisão de Espaços Verdes e Higiene Pública que acompanhou o processo de instalação dos equipamentos, salientou a importância destas medidas, esclarecendo que “estes abrigos facilitam o controlo dos gatos, porque estão confinados num mesmo espaço e podemos verificar se surgem novos e também fazer mais facilmente processos, por exemplo, de desparasitação”.

Quanto às caixas de alimentação, esta medida é de uma relevância grande por questões de salubridade do espaço público e ainda porque permite que os gatos sejam controlados, facilitando ainda a sua medicação no caso de necessidade.

À medida que os serviços municipais iam colocando estas caixas na via pública, a população ia reagindo com satisfação. “Muito boa iniciativa”, dizia uma moradora junto ao ginásio instalado no edifício antigo dos Bombeiros de Águeda, congratulando o Município por fazer o controlo dos gatos errantes de uma forma “ordeira e limpa”. Outra moradora, junto ao jardim da BMMA, denotando a beleza e funcionalidade das casinhas, dizia que “há gatos com sorte”.

Também Carla Marina, uma moradora na Rua Eng.º Bastos Xavier, que é habitual cuidadora destes animais, saudou estas medidas, descrevendo-as como “ótimas”, que “ajudam-nos a cuidar melhor deles (gatos)” e a controlar o aparecimento de novos. Há mais de 20 anos a morar naquela zona, reclama da falta de sensibilidade das pessoas que abandonam os gatos e cães precisamente na área, por saberem existir ali colónias e quem cuide deles. “Quem anda na causa animal já viu de tudo”, disse, frisando que a Câmara de Águeda desenvolve medidas que “ajudam a cuidar e são corretas para controlar os animais”.

De reiterar que tanto com os abrigos como com as caixas de alimentação não se pretende atrair mais animais, mas antes resolver o problema das colónias existentes, que colocam em causa, muitas vezes, a saúde pública. Medidas que surgem no seguimento de um trabalho atento e cuidado dos serviços municipais, nomeadamente através do referido programa CED.

Ivaucher para os combustíveis passa de 5 para 20 euros

O Governo está a anunciar esta sexta-feira medidas para atenuar o aumento do preço dos combustíveis. Há filas em alguns postos de combustíveis para atestar o depósito.

O ministro das Finanças, João Leão, disse que no mês de março o valor do auto-vaucher passa dos atuais cinco euros para 20 euros.

O preço do gasóleo vai aumentar 14 cêntimos na próxima semana e a gasolina oito cêntimos. A informação é confirmada à Renascença por fonte do setor.

É o maior aumento semanal de sempre e resulta da subida dos preços do petróleo. O barril de brent, que serve de referência para a Europa, chegou a ser vendido esta semana acima dos 119 dólares, mas agora sege a negociar nos 112 dólares.

Com esta subida de 14 cêntimos, o litro do gasóleo vai ser vendido a 1,81 euros. Já a gasolina simples 95 passará a custar 1,912 euros.

O Governo vai voltar a adiar a atualização da taxa de carbono nos combustíveis. O executivo que tinha congelado, no final de 2021, a taxa do adicionamento sobre as emissões de carbono até dia 31 de março, decidiu que a medida vai ser prolongada por mais algum tempo.

A informação foi avançada, esta sexta-feira, pelo secretário de Estado Adjunto e da Energia, no decorrer de uma conversa promovida pelo jornal ECO.

O Estado passará a arrecadar entre as várias taxas e o IVA mais de um euro por litro de gasolina com a subida de oito cêntimos prevista para a próxima semana, segundo uma nota da BA&N Research Unit.

No preço final da gasolina, "mais de metade (53%) são impostos, sendo que com a nova subida dos preços o Estado passará a arrecadar entre as várias taxas e o IVA mais de um euro por litro, considerando os valores médios", lê-se na nota divulgada hoje.

No gasóleo, a fiscalidade em Portugal representa cerca de 45% do preço médio, mas, tendo em conta que representa três quartos do total consumido, é o 'diesel' que gera grande parte da receita fiscal com os combustíveis, representando "em média, quase 8,4 milhões de euros por dia entre ISP, a Contribuição para o Setor Rodoviário e a Taxa de Carbono, mas também com o IVA".

CEARTE defende Indicações Geográficas (IG) para o Setor do Artesanato na Europa

O World Crafts Council Europe, entidade em cuja direção o CEARTE está representado, organizará uma reunião virtual na próxima segunda-feira, dia 7 de março, a partir das 9h00, para discutir com os membros a temática das Indicações Geográficas (IG) para o Setor de Artesanato na Europa.

As indicações geográficas (IGs) artesanais são nomes de produtos ligados à respetiva origem geográfica e ao saber-fazer dos produtores, e têm o estatuto de direitos de propriedade intelectual (PI) (por exemplo, Vidro de Murano, Porcelana de Limoges, Cerâmica de Bolesławiec, Bordado de Castelo Branco, Bonecos de Estremoz, Barro Preto de Olho Marinho, Filigrana de Portugal, e muitos outros em Portugal e por toda a Europa).

As IGs identificam um produto como originário de um lugar específico (nacional, regional ou local), produto esse em que uma determinada qualidade, reputação ou outras características são essencialmente atribuíveis à sua origem geográfica, considerando, sobretudo, os fatores humanos ligados à cultura e à tradição destas atividades nos territórios de origem. Como tal, as IGs fazem parte do património cultural dos diferentes territórios e da própria UE e contribuem para a sustentabilidade social e ambiental da economia.

Apesar disso, o registo e proteção jurídica destes nomes e destas produções funciona apenas no nível nacional, não existindo atualmente nenhum mecanismo à escala da UE para proteger as qualidades atribuídas a saberes-fazer e tradições locais específicas, como cerâmica, vidro, vestuário, rendas, joalharia, mobiliário e cutelaria, entre outras produções tradicionais, ao contrário do que acontece desde os anos 90 com os produtos agrícolas e agroalimentares tradicionais que têm consagrados os seus sistemas europeus DOP e IGP.

Havendo a expetativa de, finalmente, surgir em 2022 legislação comunitária sobre esta matéria, que tem vindo a ser estudada na UE desde 2009, esta reunião de 7 de março é, de facto, de grande oportunidade.

A reunião será liderada por Audrey Aubard, que representa a Associação Francesa de Indicações Geográficas Industriais e Artesanais (AFIGIA), organismo que nasceu quando o sistema foi aberto em França para produtos industriais e artesanais. Haverá também uma intervenção de Ana Cristina Mendes e Fernando Gaspar, do CEARTE, que apresentarão o sistema português, e de Daniel Martins, do Município de Gondomar, que apresentará o caso da IG Filigrana de Portugal.

À data atual, estão registados como indicação geográfica (IG) 19 produtos artesanais em Portugal, que têm já em funcionamento o respetivo processo de certificação: “Barro Preto de Olho Marinho” (VN Poiares), “Bonecos de Estremoz”, “Bordado de Castelo Branco”, “Bordado de Crivo de S. Miguel da Carreira” (Barcelos), “Bordado de Guimarães”, “Bordado de Tibaldinho” (Mangualde), “Bordado de Viana do Castelo”, “Estanhos Artísticos de Bodiosa” (Viseu), “Figurado de Barcelos”, “Filigrana de Portugal”, “Junça de Beselga - Penedono”, “Lenços de Namorados do Minho”, “Louça Negra de Molelos” (Tondela), “Olaria de Barcelos”, “Renda de Bilros de Peniche”,  “Rendas de Bilros de Vila do Conde”, “Traje à Vianesa - Viana do Castelo”, “Viola Beiroa - Portugal” e “Viola Braguesa - Portugal”.

Portalegre | VACINAÇÃO COVID-19+GRIPE REGRESSA AOS CENTROS DE SAÚDE

 De acordo com as indicações do Ministério da Saúde, desde 1 de março de 2022, a atividade dos Centros de Vacinação COVID-19 decorre nos Centros de Saúde, podendo cada cidadão obter as informações necessárias no Centro de Saúde da sua área de residência.

Encontra-se suspensa a atividade dos Centros de Vacinação Covid (CVC) em todos os concelhos.


A ULSNA, E.P.E., realça o papel das Autarquias Locais no apoio logístico e administrativo durante todo este processo de vacinação COVID, bem como uma palavra de grande apreço a todos os profissionais da ULSNA envolvidos neste processo, desde o início do combate à pandemia.


Todas as pessoas que se encontrem em condição de elegível para vacinação devem dirigir-se ao Centro de Saúde da sua área de residência.


Gabinete de Comunicação ULSNA,EPE

Portalegre | Mensagem de solidariedade aos colaboradores da ULSNA, E.P.E de nacionalidade ucraniana

Neste momento difícil e doloroso para toda a Europa e em especial para o povo ucraniano, a ULSNA, E.P.E. não pode deixar de expressar a sua mais profunda solidariedade para com os seus colaboradores de nacionalidade ucraniana e suas famílias.

O vosso trabalho e dedicação têm sido inexcedíveis e esperamos estar à altura da ajuda que merecem neste momento difícil

A Vós e às vossas Famílias, um forte GLÓRIA À UCRÂNIA.

O Conselho de Administração da ULSNA, E.P.E.

Suspeita de “legionella” traduz-se em surto de gripe A em Leiria

Mais de uma centena de crianças foi à urgência Pediátrica do Centro Hospitalar de Leiria

Pelo menos 35 jovens testaram positivo para a influenza A, dos 130 que foram à urgência Pediátrica do Centro Hospitalar de Leiria, indica uma nota desta instituição de saúde.

Após várias informações veiculadas nas redes sociais sobre um possível surto de ‘legionella’ em adolescentes e jovens adultos que participaram numa festa num estabelecimento de diversão noturna, mais de 200 jovens deslocaram-se ao hospital, na quinta-feira, com sintomas de febre, tosse e dores musculares.

“Até ao momento, foram observados 130 jovens na Urgência Pediátrica, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, com sintomas de febre, tosse e dores musculares. Encontra-se apenas um jovem sob vigilância. Foram detetados sete resultados positivos para a covid-19 em 76 testes, 35 resultados positivos para influenza A e aguardam-se os resultados de mais 29 zaragatoas”, informa a nota do CHL.

Dadas as suspeitas iniciais, foram despistados eventuais surtos de 'legionella'.

Recorreram também ao Serviço de Urgência Geral mais de 100 jovens adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, “com sintomas de febre, tosse, dores musculares e sintomas respiratórios, sem sinais de gravidade”.

“Foi diagnosticada gripe, que apresenta uma elevada taxa de transmissibilidade e os utentes já tiveram alta”, acrescenta o comunicado.

O delegado de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, Rui Passadouro, afirmou à Lusa que a suspeita de ‘legionella’ está “completamente afastada”, uma vez que “nenhum teste antigénio deu positivo” para esta doença.

“Além disso, as condições de aparecimento rápido dos sintomas não se coadunam com a ‘legionella’”, explicou ainda o especialista.

Não obstante, a Autoridade de Saúde Pública de Leiria deslocou-se prontamente ao estabelecimento de diversão noturna visado como eventual foco da infeção. “Foi feita a colheita no local e ainda não temos os resultados. Mas não estamos nada preocupados”, sublinhou Rui Passadouro.

O especialista afirmou que estas situações de contágio rápido são “normais”, uma vez que “durante algum tempo andámos de máscara” e com a sua retirada “não há uma resposta imunitária tão rápida”.

Rui Passadouro assegurou ainda que o vírus influenza A, que provoca a gripe A, está incluído na atual vacina da gripe, pelo que quem foi imunizado com aquela estará mais protegido.

A afluência “extraordinária” obrigou o hospital a “realocar recursos humanos e prolongar turnos, mas com o empenho e dedicação de todos os profissionais foi possível triar e observar todos os utentes”, referiu ainda o hospital no comunicado.

“O CHL volta a sensibilizar a comunidade para não recorrer aos Serviços de Urgência em casos pouco ou não urgentes, de forma a não ficar comprometida a prestação de cuidados de saúde diferenciados a doentes emergentes e urgentes”, refere a mesma nota.

Fonte: Lusa

Cantanhede | Serviço Municipal de Proteção Civil simulou busca de pessoa desaparecida

 

As autoridades locais de proteção e socorro de Cantanhede efetuaram esta sexta-feira, 4 de março, um simulacro de busca de pessoa desaparecida, para avaliar a capacidade de resposta e a interação entre as diversas entidades. O exercício foi o culminar do programa da Semana da Proteção Civil 2022, levada a cabo pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, que incluiu um conjunto de atividades de sensibilização e informação em matéria de autoproteção.

A atividade decorreu na localidade de Póvoa da Lomba e envolveu operacionais do Serviço Municipal de Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e da GNR. Já o Comando Distrital de Operações e Socorro colocou no terreno o seu veículo de comando, planeamento e comunicações.

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e o vereador Adérito Machado estiveram igualmente no local, para acompanhar o exercício e colocar à disposição dos agentes de proteção civil, os serviços municipais necessários a este tipo de ocorrências.

Dado o alerta logo pela manhã, os elementos das diversas forças de proteção e socorro partiram em busca de um indivíduo de 72 anos, utente do centro de dia da associação local, dependente de medicação para doença de Parkinson, mas sem problemas de locomoção.

A GNR assumiu o comando das operações, participando com duas das suas valências: equipas cinotécnicas e elementos da Unidade Especial de Proteção e Socorro, apoiada por meios tecnológicos. Seriam mesmo os cães desta força policial a encontrar o desaparecido, quase três horas depois de dado o alerta.

O exercício teve como objetivo avaliar a capacidade de resposta e a interação entre as diversas entidades de socorro e segurança que atuam no território do concelho, mobilizar todos os meios e recursos necessários à situação de emergência e aferir a operacionalidade dos meios técnicos e humanos e o nível de coordenação do Sistema Municipal de Proteção Civil.

CIMEIRA DAS REGIÕES E CIDADES EUROPEIAS COM A PARTICIPAÇÃO DE AVEIRO NO APOIO À UCRÂNIA E AOS REFUGIADOS DE GUERRA

 Ribau Esteves participou em Marselha na reunião do Comité das Regiões que assumiu forte apoio à Luta da Ucrânia e da Paz

 

Esta quinta e sexta-feira, 03 e 04 de março, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, participou na nona Cimeira do Comité das Regiões, em Marselha, que se iniciou com uma declaração subscrita pelos autarcas europeus presentes, “defendendo o fim do ataque russo à Ucrânia e expressando o compromisso de apoio total aos cidadãos ucranianos agora e no futuro”.

Os líderes dos Municípios e das Regiões Europeias enfatizaram o seu apoio à Ucrânia, concretamente com a organização dos recursos e da ajuda humanitária aos ucranianos, nas fronteiras com a Polónia, Roménia e Moldávia.

É muito importante que os apoios ao povo ucraniano estejam bem definidos e sejam objetivamente uma ajuda. O Comité das Regiões, os Poderes Locais e Regionais da Europa, têm um papel fundamental nesse processo e o balanço dos primeiros dias é muito positivo desse ponto de vista. Canalizar a ajuda com os meios devidos e os recursos necessários para a vida dos refugiados de guerra é imprescindível. Vivemos um tempo de escassez de recursos, pelo que esta organização europeia ao nível regional e local é fundamental, para não desperdiçarmos bens alimentares, roupas e medicamentos”, referiu Ribau Esteves.

Ribau Esteves realçou a frase recente do Governador Ucraniano da Província de Lviv, Maksym Kozytsky: “é muito fácil falar dos valores europeus, é mais difícil lutar por eles”, dando nota que “este é um apelo radical aos Lideres Europeus feita pela Ucrânia, martirizada pela absurda e grave agressão russa, para que sejam mais competentes na luta política difícil do dia-a-dia contra aqueles que não respeitam o Homem, não praticam a Solidariedade e atentam contra a Paz e contra a Vida, numa aliança forte do Mundo Ocidental. Os Governos Europeus e as Organizações Internacionais têm de reagir rapidamente e de forma massiva, com ajuda direta aos Ucranianos que lutam e aos que são refugiados, com o ativo envolvimento da ONU e de outras organizações humanitárias internacionais credíveis, garantindo a eficácia dos apoios militares e humanitários dos Estados e dos Cidadãos”.

Ribau Esteves termina com um Apelo para que “as ajudas humanitárias que estão a ser recolhidas sejam encaminhadas por canais seguros e oficiais, que garantam a sua chegada aos locais e às pessoas que precisam, com a devida intervenção do Governo de Portugal que tem de assumir as suas responsabilidades operacionais neste processo, em boa ligação às Autoridades Ucranianas e aos Estados Europeus que fazem fronteira com a Ucrânia, em especial com a Polónia”. Acrescentando que “Aveiro tem capacidade para receber cerca de 1.500 refugiados no Regimento de Infantaria n.º10 em São Jacinto, se esse tipo de operações forem consideradas necessárias e acordadas no âmbito da União Europeia e pelo Governo Português”.

Coesão, recuperação e o futuro da Democracia Europeia

Além da questão ucraniana, nos dois dias de Cimeira, o Presidente da CMA participou na discussão sobre a Política de Coesão da União Europeia, que procura ferramentas mais efetivas para a redução das disparidades regionais e ao mesmo tempo o impulsionar a inovação económica. A cooperação próxima entre aquilo que são os Planos de Recuperação e a Política de Coesão é fundamental para o apoio ao desenvolvimento das Regiões da União Europeia.

Os congressistas debateram ainda o envolvimento dos Municípios no fortalecimento futuro da democracia europeia, com mais envolvimento dos Jovens e dos Cidadãos em geral, com novos desafios ao nível da comunicação e da resposta aos novos desafios económicos e sociais, com especial destaque para a crise provocada pela pandemia de Covid-19 e a consequente aceleração do processo da transição digital e climática.

A Cimeira aprovou por aclamação o “Manifesto das Autoridades Locais e Regionais para a Democracia Europeia”, uma importante declaração política em defesa de uma União Europeia mais próxima dos Cidadãos, de um papel mais relevante dos Poderes Locais e Regionais na gestão dos Estados Europeus, em nome da prestação de melhores serviços aos Cidadãos e da aposta em representá-los melhor para termos uma democracia mais saudável e capaz de elevar a qualidade de vida das Pessoas e de defender a Paz, a Prosperidade e a Solidariedade.

O Presidente da CMA participou assim no maior encontro europeu de líderes locais e regionais, assumindo também o envolvimento e o apoio efetivo do Município e da Região de Aveiro, na construção europeia, no fortalecimento da União Europeia e na luta pela Paz e pelo apoio à vida dos refugiados de guerra e à vida da Ucrânia na sua luta que também é nossa.

Anadia atribuiu bolsas de estudo a estudantes do ensino superior

A CM de Anadia aprovou, na sua última reunião de executivo, realizada a 24 de fevereiro, a atribuição das 44 bolsas sobrantes a estudantes do Ensino Superior, no valor de mil euros cada, no âmbito do Regulamento Geral de Ação Social (RGASMA).

Na segunda fase do procedimento especial para atribuição de Bolsas de Estudo para o ano letivo 2021/2022, que decorreu entre 27 de dezembro de 2021 e 10 de janeiro de 2022, foram apresentadas apenas cinco novas candidaturas que, após análise pelas técnicas do Serviço de Ação Social do Município, verificou-se que não cumpriam as condições especiais de atribuição previstas no RGAS.

No sentido de perfazer o total de 50 Bolsas definidas para o concurso, o executivo deliberou atribuir as 44 Bolsas de Estudo sobrantes, às candidaturas que apenas não reuniam a condição, relativa ao rendimento médio mensal líquido por pessoa, cumprindo todos os demais requisitos, com base na ordenação ascendente do rendimento per capita dos agregados familiares dos candidatos.

Recorde-se que o executivo municipal, na sua reunião do passado dia 23 de dezembro, atribuiu as primeiras seis Bolsas de Estudo relativas ao presente ano letivo.

A “Bolsa de Estudo a Estudantes do Ensino Superior” consiste num benefício monetário elegível para estudantes que estejam matriculados ou inscritos no ensino superior para frequência de cursos, devidamente homologados, que confiram os graus académicos de técnico superior profissional, licenciatura ou mestrado, ministrados em estabelecimentos de ensino públicos ou privados, em Portugal. O benefício é uma prestação pecuniária anual destinada a comparticipar os encargos com a frequência de um curso, atribuída pelo Município de Anadia a fundo perdido.

Anadia apoia povo ucraniano

Com o apoio da Câmara de Anadia, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA) está a desenvolver uma campanha de solidariedade a favor do povo ucraniano. Esta operação consiste na recolha de bens e também na doação de duas ambulâncias de transporte de doentes, propriedade da AHBVA, que, apesar da idade (15 a 20 anos), ainda podem ser úteis.

Interessados em aderir a esta campanha, através da doação de bens, devem dirigir-se ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Anadia até ao dia 13 de março, entre as 17h e as 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 12h, ao fim de semana. Segundo informações da Embaixada da Ucrânia, lanternas, candeeiros de campismo, geradores, aquecedores, material informático e equipamentos de comunicação são alguns dos bens prioritários. Medicamentos, produtos de higiene e de primeiros socorros, roupa, calçado e bens alimentares não perecíveis integram também a lista de necessidades. Voluntários do Banco Local de Voluntariado de Anadia irão colaborar na receção e no acondicionamento dos bens recolhidos.

O transporte dos bens angariados, de Portugal até à Ucrânia, será feito por um veículo pesado dos Bombeiros Voluntários de Anadia, com capacidade para 25 toneladas, que irá acompanhar as duas ambulâncias, a entregar, preferencialmente, a uma corporação de bombeiros da Ucrânia. A totalidade dos custos associados ao transporte dos três veículos será suportada pelo Município de Anadia, que está em contacto com entidades governamentais para garantir que esta doação possa chegar ao destino certo, dando resposta às reais necessidades da população que permanece no país em guerra. Os bens doados em excesso irão integrar um banco local criado para ajudar os refugiados da Ucrânia que chegarem ao concelho.

Município de Anadia está disponível para acolher 60 refugiados ucranianos

Paralelamente, o Município de Anadia está disponível para acolher 60 cidadãos ucranianos: famílias com crianças, e até 10 atletas de alta competição que ficarão alojados no Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional, em Sangalhos. A autarquia garante a estes cidadãos apoio social e também a integração das crianças em estabelecimentos escolares do concelho. Este apoio estende-se ainda a refugiados provenientes da Ucrânia que sejam acolhidos por famílias já residentes no concelho de Anadia.

Este conjunto de iniciativas solidárias foi despoletado após contactos estabelecidos com Núcleo de Apoio a Refugiados do Alto Comissariado para as Migrações e a Embaixada da Ucrânia. Tendo em conta o sofrimento do povo ucraniano, que está a passar por dificuldades extremas devido à invasão militar da Rússia, o Município de Anadia junta-se a esta causa de âmbito internacional, apelando à solidariedade dos munícipes e à responsabilidade social das empresas instaladas no concelho.

Todos os refugiados ucranianos que chegarem ao concelho de Anadia terão de obter declaração comprovativa do pedido de proteção temporária a pessoas deslocadas da Ucrânia. Este pedido é depois comunicado às entidades competentes para atribuição automática dos números de identificação fiscal, de segurança social e de utente.

LISTA DE BENS A DOAR

Prioridade 1:

. lanternas

. candeeiros de campismo

. baterias, powerbanks e pilhas

. geradores

. aquecedores de tendas e outros aquecedores

. material Informático (computadores portáteis, tablets)

. equipamentos de comunicação (telemóveis, walkie-talkies, rádios portáteis)

. tendas, colchões e sacos-cama

Prioridade 2:

. analgésicos

. anti-inflamatórios

. soro fisiológico

. gazes esterilizadas (diferentes tamanhos)

. ligaduras (diferentes tamanhos)

. compressas para queimaduras

. luvas de látex e nitrilo

. máscaras cirúrgicas e FFP2

. álcool gel

. gel de limpeza para superfícies

. escova e pasta de dentes

. gel de banho e champô

. fraldas, pensos higiénicos e toalhetes

Prioridade 3:

. roupa e calçado para adultos e crianças

. roupa interior térmica

. roupa de cama (cobertores, lençóis, colchas, mantas e edredons)

. toalhas de banho

Prioridade 4:

– comida enlatada

– cereais e barras energéticas

– bolachas

– leite em pó e comida para bebés

– frutos secos

SOS UCRÂNIA: Comunidade estarrejense une-se numa campanha de angariação de bens para apoiar os refugiados ucranianos

 1.ª campanha de angariação de bens essenciais e alimentos para apoiar as vítimas da guerra na Ucrânia acontece de 4 a 11 de março.

Com o número de refugiados e deslocados da Ucrânia a subir exponencialmente a cada dia e as necessidades a aumentarem, as ações de solidariedade e as manifestações de vontade em ajudar multiplicaram-se na comunidade estarrejense, que se mobilizou para apoiar o povo ucraniano, que atravessa uma crise humanitária.

A Câmara Municipal ouviu a população ucraniana residente no concelho e uniu-se a todos os movimentos e à Igreja Ortodoxa de São Nicolau de Aveiro, e promove, em articulação com a Rede Social, a 1.ª campanha de angariação de bens essenciais e alimentos, “SOS UCRÂNIA”. Desta forma, a autarquia centralizará todos os esforços num centro de recolha e de logística que funcionará no Pavilhão Multiusos, situado no Parque Municipal do Antuã. A ação começa já esta sexta-feira, 4 de março, e decorre até sábado, dia 11 de março.

Às escolas, associações, organizações, escolas de samba e grupos de folia, juntam-se também as juntas de freguesia do concelho, que prontamente se disponibilizaram para apoiarem esta causa, assegurando as suas sedes também como pontos de recolha.



Neste momento, as maiores necessidades dividem-se por medicamentos, alimentos de validade prolongada e produtos de higiene. Posteriormente, todos os donativos seguirão para a Ucrânia e também para os países de fronteira que estão a acolher as vítimas da guerra.

O levantamento das necessidades e as exigências obrigatórias para o correto e seguro envio das doações, até aos pontos de recolha junto às fronteiras, estão a ser desenvolvidos em articulação permanente com o Consulado da Ucrânia no Porto.

Consulte a lista de necessidades do povo ucraniano:

  • Medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, pomada para queimaduras, adrenalina, calmantes, antidiarreico, insulina rápida, máquina de glicémia, seringas 2ml, luvas esterilizadas, soro fisiológico, antisséticos e desinfetante, ligaduras, compressas, adesivos, material hemostático, máscara cirúrgicas, álcool gel, kit de primeiros socorros);
  • Alimentos de validade prolongada (leite em pó, papas, cereais, barras energéticas, conservas e enlatados (sem frascos de vidro), sopa instantânea, água potável e bolachas);
  • Produtos de higiene (pensos higiénicos e tampões, fraldas, toalhitas, sabonete, champô, papel higiénico, pasta e escova dos dentes, antisséticos).

 

Consulte os locais e horários dos locais onde pode entregar os seus donativos:

  • Multiusos de Estarreja [segunda a sexta-feira: 17h - 19h00 e sábado e domingo: 9h - 13h30]

Juntas de Freguesia:

Avanca [segunda, quarta e sexta-feira: 9h - 12h / 13h30 - 18h e terça e quinta-feira: 9h - 12h / 13h30 - 19h]

Beduído e Veiros [segunda, quarta e sexta-feira: 9h - 12h / 14h - 18h]

Canelas e Fermelã [segunda a sexta-feira: 10h - 12h]

Pardilhó [segunda a sexta-feira: 9h - 12h30 / 14h - 16h30]

Salreu [segunda a sexta-feira: 9h - 12h30 / 14h - 16h]

 

+ info www.cm-estarreja.pt // tlm.: 910 076 532 // telf.: 234 840 600

 

Daniela Couto