sábado, 20 de abril de 2019

Ronaldo é o primeiro jogador a ser campeão em Inglaterra, Espanha e Itália

Mais uma página de história assinada por CR7

Resultado de imagem para Ronaldo é o primeiro jogador a ser campeão em Inglaterra, Espanha e Itália
A Televisão
Nova temporada, novo registo histórico para Cristiano Ronaldo. Ao sagrar-se campeão italiano, este sábado, o internacional português tornou-se no primeiro jogador a ser campeão em Inglaterra, Espanha e Itália, juntando-se a outro restrito lote de jogadores que venceram títulos de campeão em três países diferentes.
Recorde-se que Cristiano Ronaldo foi campeão inglês em três ocasiões, ao serviço do Manchester United, em 2006/2007, 2007/2008 e 2008/2009. Em Espanha, pelo Real Madrid, venceu a Liga em 2011/2012 e 2016/20017. Este sábado tornou-se campeão italiano com a camisola da Juventus, assinando mais um registo histórico.
De salientar ainda que há outro português com tamanho feito, mas enquanto treinador. José Mourinho foi campeão pelo Chelsea, Real Madrid e Inter de Milão.
Após o apito final do jogo frente à Fiorentina, Ronaldo confirmou que vai permanecer na Juve na próxima temporada.
Bancada.pt

Pampilhosa da Serra | Aqui Portugal da RTP exibiu esplendor serrano


No dia de hoje, 20 de abril, o programa ‘Aqui Portugal’ da RTP, foi transmitido em direto a partir da Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra. 

A emissão conduzida por José Carlos Malato, Catarina Camacho e Joana Teles, estendeu-se ao longo de sete horas e revelou algumas das potencialidades do concelho Pampilhosense, como a gastronomia e os produtos endógenos, o artesanato, as tradições e celebrações culturais, assim como os atrativos turísticos e os eventos realizados no território ao longo do ano. 

O Município de Pampilhosa da Serra, através de nova aposta na promoção do território, abriu assim as portas do ‘Centro Comercial da Natureza’ aos milhares de telespetadores que seguiram a emissão, assim como a todos o que em plena época pascal quiseram sentir de perto as emoções desta grande festa. 

No decorrer da emissão, Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, para além de enaltecer a forma “magnífica” e “genuína” com que as gentes serranas recebem quem as visita, realçou os atrativos que fazem deste um território com caraterísticas únicas, onde a gastronomia, a “natureza no seu estado puro”, as aldeias do xisto e tantos outros fatores, compõem um “quadro único”, que tende a receber cada vez mais visitantes. “Temos tido, nos últimos tempos, um crescimento muito grande de unidades de alojamento local de excelência, precisamente porque cada vez temos mais pessoas à procura deste conceito de turismo de natureza”, acrescentou Jorge Custódio. A este facto, junta-se a crescente aposta do Município em “tudo o que são atividades de ar livre”, na tentativa de “potenciar o que temos de melhor”, para que “quem nos visita consiga ter uma experiência agradável”. 

“Quisemos transformar a natureza no ‘centro comercial da natureza’. Um centro comercial onde encontra tudo o que na cidade não se compra. Para quem anda na correria do dia-a-dia, às vezes precisa de desligar um bocadinho e de se reencontrar consigo próprio e aqui tem as melhores condições para isso”, salientou. 

O programa da RTP desvendou ainda alguns dos eventos que se realizarão no território até final do ano, como o Campeonato da Europa de Downhill e o festival de caminhadas ‘Walking Weekend’, ambos a decorrer em maio, e também o Seaside Sunset Sessions 19 e as Festas do Concelho, que têm lugar no mês de agosto. 

Flávio Neves Salgado

Uma família desalojada e nove casas atingidas com queda de grua no Porto

Resultado de imagem para Uma família desalojada e nove casas atingidas com queda de grua no Porto
Sábado
A grua que caiu hoje numa rua da cidade do Porto provocou o desalojamento de uma família e danos em nove casas, adiantou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) do Porto.
Uma família com três elementos ficou com a casa sem condições de habitabilidade, nove habitações foram afetadas e não houve feridos, disse à agência Lusa fonte do CDOS do Porto, referindo que “três das casas estavam devolutas” e que as restantes seis casas eram habitadas.
O alerta da queda da grua na rua da Corticeira, freguesia da Sé (zona das Fontainhas), foi dado às 13:43, disse fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto.
No local estão os Sapadores de Bombeiros do Porto, PSP, INEM e Proteção Civil do Porto e Polícia Municipal.
Fonte da PSP adiantou à Lusa que a grua estava a ser operada junto de “um prédio em reconstrução”, mas ainda “não há explicações para o sucedido”.
“As autoridades estão a averiguar se as [restantes] habitações têm condições de habitabilidade devido aos danos causados pela grua”, disse a mesma fonte.
Lusa

Mundo | Detido suspeito de ter violado portuguesa em Barcelona

Um homem de 32 anos suspeito de ter agredido e violado, na madrugada de quinta-feira, uma portuguesa em Barcelona foi hoje detido, segundo informações avançadas à Lusa pela polícia espanhola.
Em declarações à Lusa, o responsável pelo gabinete de imprensa da Polícia de Barcelona confirmou que a jovem violada na madrugada de quinta-feira era portuguesa e que o alegado agressor foi detido hoje de manhã.
O alegado agressor é um homem de 32 anos de nacionalidade marroquina que foi detido por dois agentes da Generalitat - Mossos d'Esquadra da Divisão de Investigação Criminal do Departamento de Polícia de Barcelona.
Segundo aquela polícia, o crime ocorreu por volta das 05:00 de quinta-feira em plena rua, na zona de Drassanes, no distrito de Ciutat Vella (Barcelona).
“A mulher, que foi encontrada pelos serviços de limpeza da cidade, foi tratada e transferida para o Hospital para ser atendida clinicamente”, refere a polícia no seu site.
Hoje de manhã, dois agentes localizaram uma pessoa que poderia ser o possível agressor e, depois de várias diligencias, foram encontrados indícios que relacionam o homem ao agressor, que acabou por ser detido, contou á Lusa o assessor de imprensa.
“A investigação continua aberta”, acrescenta a polícia.
A Agência Lusa está a tentar contactar desde sexta-feira responsáveis da Secretaria de estado das Comunidades mas não obteve qualquer resposta até ao momento.
Lusa

GRUPO BANZA DIA 9-01-2012 NA RTP 1.WMV

FORMAÇÃO EM GESTÃO DA CONSTRUÇÃO, DIREÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS

Resultado de imagem para UNAVE
UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, e o Departamento de Engenharia Civil da universidade aveirense levam a efeito, a partir de 7 de junho, um conjunto de formações em gestão da construção, direção e fiscalização de obras, em horário pós-laboral.

Especialmente dirigidas a engenheiros, arquitetos, técnicos de fiscalização, medidores e orçamentistas, gestores e outros quadros de empresas que atuam no setor da construção civil e obras públicas, devido à crescente complexidade técnica das obras que integram qualquer empreendimento, as formações podem ser frequentadas em bloco (gestão de construção + direção de obra + fiscalização de obra) ou separadamente, por módulos temáticos, de acordo com as seguintes opções:

              Opção 1 – Gestão da Construção
               duração total: 8 horas
                datas: 7 e 8 de junho.

Opção 2 – Gestão da Construção + Direção de Obra
duração total: 20 horas
datas: 7, 8, 21 e 22 de junho.

Opção 3 – Gestão da Construção + Fiscalização de Obra
duração total: 24 horas
datas: 7, 8, 21, 28 e 29 de junho.

Opção 4 – Gestão da Construção + Direção de Obra + Fiscalização de Obra
duração total: 36 horas
datas:7, 8, 21, 28 e 29 de junho.
A coordenação científica e pedagógica das formações é da responsabilidade da professora doutora Maria Fernanda da Silva Rodrigues, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.
Os interessados podem encontrar toda a informação em

Religião | O monstruoso crime profissional de Pilatos


Catolicismo, Nº 820, Abril/2019
A infame condenação de Jesus à morte por crucifixão
Na obra Jesus Cristo, Vida, Paixão e Triunfo, do redentorista francês Pe. Augustin Berthe, selecionamos para uso de nossos leitores nesta Semana Santa trechos que narram a conspiração articulada para se condenar Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na edição de Semana Santa de 2018, reproduzimos alguns trechos desse extraordinário livro, todos concernentes à prisão de Nosso Senhor no Horto das Oliveiras e ao início de seu arbitrário julgamento orquestrado pelo Sinédrio, que era o conciliábulo dos anciãos judeus, dirigido por Anás e Caifás. Não tinham esses líderes do povo judeu poder para promulgar sentença de morte, mas apenas de prisão e flagelação. Por isso enviaram o Divino Redentor ao então governador romano na Judeia, Pôncio Pilatos, a fim de ser condenado.

A narrativa do Pe. Berthe prossegue no artigo de capa do número de Catolicismo deste mês [capa acima], onde se ressalta a vacilação e insuficiência de coragem de Pilatos para enfrentar o populacho açulado pelos chefes do Sinédrio. Depois de várias tentativas inúteis para eximir-se de tamanha responsabilidade — a flagelação, a coroação de espinhos, a libertação de Barrabás — esse juiz fraco e subalterno consentiu em cometer o crime profissional mais monstruoso de toda a História, condenando Jesus à morte por crucifixão.

Nosso Divino Redentor continua sendo escarnecido hoje em todo o mundo. Seus ensinamentos são cada vez mais desprezados, a Santa Igreja por Ele instituída é humilhada e passa por um misterioso processo de autodemolição. Por obra de Satanás, muitos ousam zombar e blasfemar contra o Salvador. Nos recentes dias de carnaval, por exemplo, houve graves ocorrências de ultrajes a Ele, como a abjeta blasfêmia perpetrada pela Escola de Samba Gaviões da Fiel. Não se contentando com as suas abomináveis imoralidades exibidas publicamente, apresentou no sambódromo alguém no papel de Jesus Cristo sendo escarnecido, chutado, pisado e arrastado pelo chão por personagens fantasiados de demônios.

Assim a Paixão de Nosso Senhor, depois de 2.000 anos, se repete em todo o mundo à vista de todos. A fim de nos contrapormos a essa onda de incredulidade, ingratidão e ultrajes contra Deus, devemos seguir o exemplo da Santíssima Virgem, a Mãe Dolorosa, que durante toda a Paixão acompanhou os passos de seu Divino Filho e o consolou na Via Crucis. A Ela, que foi co-redentora do gênero humano, supliquemos essa graça.

Na esperança de que essas considerações, bem como a leitura de nossa matéria de capa, sirvam de tema para meditação nesta Semana Santa, enviamos aos nossos leitores e às suas famílias os votos de Santa Páscoa, com especiais bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo Ressurreto.

ABIM

CAMPEONATO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO DE BASQUETEBOL COLUMBÓFILA – 61 X VALONGO – 40


Dia 19 de abril de 2019

Constituição da equipa da ASSSCC:
5 - Cataria Amaro
6 - Maria Miguel Cruz
8 - Mariana Melo
9 - Inês Rosa
10 - Beatriz Fernandes
11 - Matilde Melo
12 - Marta Lucas
14 - Rita Mendes
15 - Ana Rita Rodrigues
17 - Sara Pompeu
Treinador principal: João André Costa
Treinadora Adjunta: Eduarda Amoroso Lopes
Delegada: Ana Rodrigues - Resultado Final - 61 x 40



Moçambique | Ministro Maleiane confirma acordo para reestruturar da dívida da MAM; Garantias Soberanas da Proindicus serão retiradas

Foto de Felex Matsinhe
O ministro Adriano Maleiane confirmou ao @Verdade foi alcançado um acordo de princípios para reestruturar a dívida de 535 milhões Dólares da Mozambique Asset Management SA (MAM), uma das 3 empresas que contraiu empréstimos com Garantias do Soberanas ilegais entre 2013 e 2014. Entretanto o @Verdade apurou que o Governo, tendo em conta a corrupção revelada pelas autoridades norte-americanas, informou ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que deverá repudiar as Garantias Soberanas concedidas à Proindicus.
O ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, revelou nesta quinta-feira (18) ao @Verdade que: “Com o VTB e MAM estamos num nível como estamos com os bondholder, existe um acordo de princípios mas também na base daquilo que agora aconteceu (caso de corrupção revelado pela Justiça norte-americana envolvendo o ministro Manuel Chang e outros arguidos do banco Credit Suisse e do Grupo Privinvest) estamos a melhorar o modelo de forma a que o Estado não seja prejudicado”.
Trata-se de um empréstimo de 535 milhões de Dólares norte-americanos contraídos em 2014 ao banco Russo VTB Capital com Garantia Soberana do Estado assinada pelo então ministro Manuel Chang, porém sem a imperativa aprovação da Assembleia da República e violando o limite da Lei Orçamental desse ano.
De acordo com o contrato de financiamento a que o @Verdade teve acesso inicialmente a amortização do capital, que deveria ter iniciado a 23 de Maio de 2016 e se tivesse sido honrada estaria terminada a 23 de Maio próximo, acrescida de juros custaria a empresa 644.021.520 Dólares.
A MAM nunca pagou nenhuma amortização e o Executivo de Filipe Nyusi também não portanto ambos estão a dar um calote ao banco russo que só em juros vencidos em 2018 contabilizava 188 milhões de Dólares aos quais se juntavem penalizações de 14 milhões Dólares norte-americanos.
Maleiane não explicou qual é o modelo de reestruturação que está acordado mas o @Verdade sabe que será similar ao acordo com os bondholder da EMATUM que passa por reduzir para um montante sustentável as prestações dos juros a serem pagas até 2023 e a partir de então, já com as ansiadas receitas da exploração do gás natural existente na Bacia do Rovuma, efectuar amortizações significativas e pagar tudo até meados da década de 2030. No total Moçambique iria pagar cerca de 1,5 bilião de Dólares.
Proindicus deverá entrar num processo normal de falência
Relativamente ao empréstimo de 622 milhões Dólares norte-americanos contraídos em 2013 pela Proindicus SA aos bancos Credit Suisse e VTB Capital, e que em 2016 o Governo de Nyusi amortizou uma parcela do capital e juros, tudo no montante de 67.514.720 Dólares, o ministro Adriano Maleiane apenas declarou ao @Verdade que “está claro que a Justiça já em processo de retirada da Garantia, mais isso é assunto da Procuradoria-Geral da República”.
jornal Zitamar News news revelou que o Executivo informou a Missão do FMI que visitou o nosso país que “não tem intenção de apoiar a Proindicus que deverá entrar num processo normal de falência comercial”.
Com respaldo na acção cível intentada pela Procuradoria-Geral da República no The High Court of Justice, Business and Properity Court´s os England and Wales, Commercial Court, “contra os bancos, empresas e gestores intervenientes na contratação dos empréstimos”, o Governo espera poder repudiar as Garantias Soberanas emitidas para a Proindicus, empresa que o ex-Presidente Armando Guebuza disse ser “das Forças de Defesa e Segurança, tendo como principal objectivo a protecção da Zona Económica Exclusiva de Moçambique”.
Criada a 8 de Janeiro de 2013 a Proindicus foi a primeira das três empresas estatais que contraíram empréstimos com Garantias Soberanas do Estado ilegais e é participada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da sua sociedade anónima Monte Binga, e pelos Serviços Sociais do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), através da GIPS (Gestão de Investimentos, Participações e Serviços, Limitada).
Esta posição do Executivo levou já o Fundo Monetário Internacional a retirar a dívida da Proindicus do Stock Total da Dívida Pública de Moçambique, são menos 4,2 por cento em percentagem do Produto Interno Bruto que ainda assim não reduzem a insustentabilidade, em 2018 deverá rondar os 111,9 por cento e voltar a crescer em 2019, para 118 por cento, com a inclusão do endividamento necessário para a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos.
FMI
Moçambique precisa de tornar a Dívida Pública sustentável não só para ter condições de paga-la mas principalmente para poder negociar um novo Programa financeiro com o FMI cujas directivas impedem de “emprestar a um país cuja dívida é insustentável”, como explicou recentemente, em Maputo, Ricardo Velloso.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | PGR informa 4ª feira que “falta de disponibilidade financeira” mantém muito alto rácio de magistrado por cidadãos em Moçambique

Foto de Adérito Caldeira
A Procuradora-Geral da República (PGR) vai na próxima 4ª feira informar aos deputados da Assembleia da República que “o país continua com uma cobertura em magistrados abaixo do desejado”, actualmente 1 magistrado está para 63.712 habitantes e distritos existem onde 1 representante do Ministério Público está para mais de 600 mil moçambicanos fundamentalmente por “falta de disponibilidade financeira”.
Na 5ª Informação que vai prestar a Assembleia da República, e poderá ser a última do seu mandato, Beatriz Buchili vai revelar que a “falta de disponibilidade financeira para a nomeação dos candidatos à magistratura” continua a deixar a Justiça longe dos cidadãos, principalmente os mais desfavorecidos.
São apenas 453 magistrados, mais 5 do que em 2018, para os 28.861.863 moçambicanos o que “revela que o país continua com uma cobertura em magistrados abaixo do desejado”, dirá no Parlamento.
Desde o ano passado aumentou 1 magistrado na Procuradoria-Geral, saiu 1 do Gabinete de Combate a Corrupção de Nampula, entraram 2 novos no Gabinete de Combate a Corrupção de Sofala, 1 novo entrou na sub-Procuradoria-Geral de Nampula e 1 outro na Beira, 48 novos magistrados foram destacados para as Procuradorias provinciais, porém 46 deixaram as Procuradorias distritais e 1 outro o Centro de Formação Jurídica e Judiciária.
Informação da PGR ao Parlamento 2019
Mas a PGR irá aprofundar “a necessidade de melhorar a proporcionalidade de magistrado por número de habitantes, de modo a garantir a efectiva disponibilidade dos serviços do Ministério Público ao cidadão” com os exemplos de dois distritos onde o rácio é alarmante.
“O Distrito de Milange, na Província de Sofala, por exemplo, 1 magistrado está para mais de 600 mil habitantes, numa extensão de 9.860 quilómetros quadrados”, dirá Buchili e dará ainda o exemplo do “Distrito de Mogovola, na Província de Nampula onde 1 magistrado está para cerca de 400 mil habitantes numa extensão de 4.771 quilómetros quadrados”.
De acordo com a Procuradora-Geral da República o défice de magistrados nas Procuradorias Provinciais da República e nos Gabinetes de Combate à Corrupção tem “repercussões negativas na direcção da instrução preparatória, celeridade processual e no combate efectivo à corrupção, o que nos remete, constantemente, ao regime de acumulação de funções”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

DIOGO JOSÉ E RICARDO ANTUNES CONVOCADOS PARA A TAÇA LEN EM FRANÇA



No seguimento do Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais de Águas Abertas 2019, a Federação Portuguesa de Natação divulgou recentemente, os nadadores convocados para, integrarem a Selecção Nacional, que irá disputar a Taça LEN, em Brive, França. 

Para além do nadador internacional Diogo José, da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foram convocados, também, os seguintes nadadores, Dany Caillé (SCB), Angélica André (CFP), Diogo Cardoso (ADRCCIMM), Mafalda Rosa (CNRM), Mariana Mendes (ADRCCIMM), Diogo Nunes (FCP), Rafael Gil (SCP) e Tiago Campos (CNRM). 

O enquadramento técnico será assegurado pelo DT FPN, Daniel Viegas, e pelos treinadores convidados, Ricardo Antunes (SCC), Nuno Ricardo (CNRM) e Alexandre Dias (ADRCCIMM).

Que utilidade houve no meu sangue?



Plinio Corrêa de Oliveira 

Em quase todos os continentes corre copiosamente o sangue humano. O mundo vive horas cruciais de sua História, e os rumos dos futuros séculos parecem depender do que a geração contemporânea decidir. 

A civilização cristã está ameaçada. Napoleão disse a seus soldados que, do alto das pirâmides, 40 séculos os contemplavam. De certo modo, nossa responsabilidade ainda é maior. O gênero de barbárie que se trata de combater hoje em dia não é apenas uma barbárie pagã: é uma barbárie diabólica. 

Toda a sabedoria, toda a cultura e toda a arte dos países pagãos anteriores a Jesus Cristo, cuja obra a Igreja, longe de destruir, elevou e imortalizou; todas as expectativas dos profetas que clamavam pela Redenção do gênero humano; todo o sangue de nossos mártires; toda a santidade de tantas almas que, no decurso da História, têm subido à honra dos altares; as vigílias de tantos doutores; o amor de tantos apóstolos — tudo isso, todo esse imenso tesouro natural e sobrenatural, está como que depositado em nossas mãos. 

Se o fizermos vencer, transmitiremos esse inestimável caudal de valores para os séculos vindouros. Se não o fizermos vencer, esse tesouro será inútil para milhões de almas, não produzirá talvez a plenitude de seus frutos durante dezenas de séculos. 

E Nosso Senhor bem poderia nos pedir contas por tal derrota, fazendo-nos a pergunta terrível que se lê na Escritura: “Quae utilitas in sanguine meo?” — Que utilidade houve no meu sangue? (Sl 29,10).

ABIM

___________ 
Excertos do artigo de Plinio Corrêa de Oliveira em “Legionário” (7 Dias em Revista), de 25-1-1942. Fonte: Revista Catolicismo, Nº 820, Abril/2019.

Paços de Ferreira regressa ao convívio dos ‘grandes’, um ano após a despromoção

Resultado de imagem para Paços de Ferreira regressa ao convívio dos ‘grandes’, um ano após a despromoção
SAPO 24
O Paços de Ferreira assegurou hoje a subida à I Liga de futebol, um ano depois de ter descido de divisão, e pode juntar ainda o título de campeão nacional do segundo escalão.
A promoção do Paços foi confirmada após a vitória caseira diante do Académico de Viseu, por 2-1, na 30.ª jornada da II Liga, quando ainda faltam quatro para o fim da competição, e acontece numa época preparada exclusivamente para devolver o clube ao principal escalão do futebol português, no qual contabiliza 20 presenças.
A escolha de Vítor Oliveira foi um sinal claro dessa aposta, com o experiente técnico, de 65 anos, a confirmar o estatuto de ‘rei' das subidas na II Liga, o que acontece pela 11.ª vez, duas das quais em representação do Paços, que já subira da primeira vez em 1990/91.
Ao ‘selo de qualidade’ do técnico juntou-se um plantel escolhido com critério, entre alguma juventude e muita experiência, que aproveitou os principais jogadores da época passada, resgatou vários elementos que estavam cedidos e contou com reforços cirúrgicos.
O Paços cedo assumiu a liderança e os números confirmam a sua superioridade nas 30 jornadas já realizadas: lidera isolado a classificação, com 64 pontos, mais sete do que o segundo, o Famalicão - também em zona de subida, mas com menos um jogo realizado -, é a equipa com mais vitórias (20), menos derrotas (as mesmas seis do Famalicão), e menos golos sofridos (19).
A promoção agora alcançada é a quarta da história do Paços e a segunda conseguida no ano seguinte à descida da divisão, o que aconteceu também em 2004/05, sob a orientação de José Mota, outra das figuras incontornáveis da história do clube.
O atual técnico do Desportivo de Chaves participou em três subidas de divisão do emblema pacense, a primeira, em 1990/91, como jogador e as seguintes como treinador, sendo que em 2004/05 iniciou a temporada como adjunto de Henrique Calisto, a quem sucedeu no final da primeira volta.
O registo de José Mota só encontra paralelo no do ‘capitão' Adalberto, hoje com 50 anos, 23 deles dos quais ao serviço dos ‘castores', o único clube que representou na carreira e pelo qual, em três ocasiões, em todas elas como jogador, subiu à I Liga e foi campeão nacional do segundo escalão.
Essa é outra das particularidades no currículo do Paços de Ferreira, que se sagrou campeão nacional da divisão secundária sempre que subiu ao escalão principal.
No álbum de ouro da II Liga, o Paços de Ferreira apresenta o melhor registo, com três títulos, podendo agora reforçar essa vantagem e somar o quarto campeonato, alargando a distância para Gil Vicente, Estoril-Praia, Moreirense e Beira-Mar, todos com duas vitórias no escalão.
Lusa

Anadia | Município de Anadia apoia Marchas Populares e Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua reunião do passado dia 17 de abril, a atribuição de uma verba de cinco mil euros a cada associação ou instituição, com vertente cultural, que inscreva uma marcha para participar no desfile das Marchas Populares, no âmbito do certame “Anadia Capital do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho”, que terá lugar no dia 30 de junho.
O apoio destina-se a comparticipar as despesas com trajos e ornamentos. As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 3 de junho, na Câmara Municipal de Anadia.
A concentração dos marchantes acontece, junto ao Pavilhão Municipal de Desportos de Anadia, seguindo-se o desfile pelas principais artérias da cidade até ao recinto da Feira, no Vale Santo, onde atuarão, a partir das 21h00, encerrando assim uma semana de grande atividade.
“Encontro de Confrarias na Bairrada”
O executivo da Câmara de Anadia aprovou ainda, na sua última reunião, um apoio de 1.750,00 euros à Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada (CGLB) para a realização do “6º Encontro de Confrarias na Bairrada” que vai ter lugar, no próximo dia 27 de abril, no “Aliança Underground Museum”, em Sangalhos.
Para além do Encontro que irá trazer ao concelho dezenas de confrarias de todo o país, a CGLB pretende ainda proceder à inauguração de um marco alusivo ao Leitão à Bairrada, no Jardim do Passal, em Sangalhos.
De recordar que a CGLB, com sede em Sangalhos, tem tido como missão a defesa da legitimidade do Leitão à Bairrada e preservação da sua qualidade e das suas seculares características, honrando e prestigiando a tradição, de forma a proteger esta iguaria de qualquer incumprimento da receita tradicional.

Conselho de Arbitragem investiga envio de nomeações para a Liga de clubes

Anuncio acontece depois da denúncia do SC Braga

Resultado de imagem para Conselho de Arbitragem investiga envio de nomeações para a Liga de clubes
SAPO 24
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol vai investigar os procedimentos utilizados no envio das nomeações dos árbitros para a Liga de clubes, na sequência de várias fugas de informação, disse hoje à Lusa fonte daquele órgão federativo.
De acordo com a mesa fonte, o presidente do Conselho de Arbitragem (CA), Fontelas Gomes, questionou já esta manhã a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, pedindo-lhe que partilhe todos os passos que são dados desde que as nomeações chegam ao organismo de clubes.
O CA federativo está “muito preocupado com revelação antecipada das nomeações, que voltou a acontecer depois de as mesmas serem enviadas para a Liga” e vai abrir uma investigação aos procedimentos utilizados no seu envio, nomeadamente, os que estão relacionados com motoristas, marcação de estadas e viagens.
Já hoje, o Sporting de Braga considerou que a divulgação das nomeações de árbitros pelo agente de futebolistas César Boaventura representa “mais uma fuga verdadeiramente inaceitável” e é revelador “da falência e da permeabilidade do setor” da arbitragem portuguesa.
O clube minhoto, quarto classificado da I Liga, reagiu à publicação feita na quinta-feira por César Boaventura, na qual deu a conhecer os árbitros dos jogos Nacional-Sporting (Carlos Xistra), FC Porto-Santa Clara (Manuel Oliveira) e do Feirense-Sporting de Braga (Fábio Veríssimo), ainda antes de as nomeações terem sido tornadas públicas.
Lusa

Opinião | Um só homem, uma só palavra!

Joaquim Carlos*
Mas há, no entanto, dirás, casos em que é permitido mentir. Decerto, tens companheiros que se apressam, para se desculparem, a dizer. «Menti por brincadeira… isto não pode ser pecado! Isto não faz mal a ninguém»!
Neste caso, a mentira não é um grande pecado, decerto; mas, é sempre uma falta. Se ela não fez mal a outras pessoas fê-lo a eles. A mentira é sempre um engano, é sempre prejudicial. O grande mal destas mentiras inocentes é levar às mentiras perversas. Os grandes homens temiam-nas e reprovavam-nas. Até entre os pagãos encontramos belos exemplos. Certamente aprendeste na escola que Aristides nunca mentia, nem mesmo por gracejo «Aristedes adeo fuit veritatis diligens ut ne joco quidem mentiretur».
É necessário ter, sem dúvida, noção bem exacta da mentira. Mentira é dizer o que é falso no intuito de induzir alguém em erro. Portanto, se é evidente que se trata de brincadeira, de gracejar para divertir os outros, isso não é, propriamente, uma mentira. Mas nunca é permitido levar alguém a crer o que não é verdade. Confesso que, por vezes, podemos encontrar-nos, e isso nos é muito penoso, em situação tal que sejamos obrigados e escolher entre um grave desaire e uma mentira. Mas o princípio «nunca mentirei» deve ficar intacto, custe o que custar.
Mas que fazer, se é grave o desaire que ameaça? Neste caso, o melhor meio de resolver o problema é não responder. O teu silêncio mostrará ao teu interlocutor que o assunto te é desagradável, e é possível que insista…
Se fores hábil, poderás dar uma resposta evasiva, «ladear a questão», «desviar a conversa» evitando sempre a mentira, bem entendido!...
Muitas vezes, porém, isso não dá resultado, e então nada mais resta que aceitar de maneira heróica as consequências eventualmente desagradáveis, por amor á verdade, que é uma das mais belas virtudes que pode encontrar-se num homem ou numa mulher.
Sim, evita os desaires, se puderes; mas, se não puderes, nunca te afastes da verdade, ainda que o facto te traga incómodos. «Fiat justitia et pereat mundus»Dizer sempre a verdade, e todas as circunstâncias, não é fácil, é uma virtude heróica!
É fácil perdoar a uma criança quando, com o medo de levar uma palmada, deixou escapa uma mentira. Uma criança não é ainda um carácter formado, um ser com a sua personalidade já bem definida e completa.
Mas que dizer dos jovens que, tantas vezes, são tão orgulhosos da sua inteligência, da sua coragem e da sua honra? Como é triste vê-los mentir cobardemente, grosseiramente, para se pouparem a uma reprimenda bem merecida, ou para se livrarem de uma situação embaraçosa!
Inversamente, como se dignifica o jovem que jamais permite que a mentira suje os seus lábios e que a todo o transe se põe sempre do lado da verdade, pela simples razão de que ele é incapaz de mentir! Nenhuma situação pode constrangê-lo a faltar à lealdade.
Como é agradável encontrá-lo! Cada uma de suas palavras é tão verdadeira como cada palavra da sagrada Escritura. E como é consolador poder contar com ele e confiar nele em todas as circunstancias!...
Um só homem, uma só palavra! O homem cora quando mente. Criou-o Deus assim para lhe tornar a mentira mais odiosa.
É verdade que, à força de reincidir na mentira, se pode chegar a mentir muito naturalmente e sem corar, como se lesse a sua mentira num livro: - mas isso é uma coisa bem triste. Tu, toma a peito nunca mentir!
E todos vós, que tendes na maior conta a vossa honra, o vosso carácter, não vos afasteis, nunca da verdade, numa palavra que seja. A pessoa que tem o hábito de mentir lança sobre si própria a enxada ao fundamento do seu carácter, e caminha a passos largos para a sua ruína, sem esperança de sair dela.
Aquele que falta à verdade também não sentirá escrúpulo de faltar aos demais deveres. Se souber tirar partido de palavras equivocas, quererá abrir caminho na vida por meios igualmente duvidosos. Se vier a ser funcionário, deixar-se-á subornar. Se for negociante, usará de fraude. Faça o que fizer, não passará de miserável. «Aquele que começa pela mentira acabará na forca», diz um provérbio. Será um pouco exagerado este provérbio; mas, no fundo, exprime uma grande verdade.
A primeira divisa de uma pessoa de carácter é esta: «A verdade acima de tudo!». «Aquele que não falta à sua palavra é varão perfeito», diz a Sagrada Escritura em Tiago 3:2. Renegar a verdade é renunciar à sua dignidade de homem, é trair o mais sagrado dever.
Não conheço ocasião alguma em que seja permitido mentir, brincar com a verdade. Nenhum motivo, é escusa suficiente para a mentira. Bem sei que os jovens gostam, muitas vezes, de se justificar assim: «Desta vez fui obrigado a mentir». Não. Nunca se é obrigado a tal. Direi mais: se admitíssemos que algumas vezes poderíamos mentir, em breve acabaríamos com todas as outras observâncias.
«Desta vez, não podia fazer doutro modo», diríamos, após cada uma das nossas transgressões.
E que viria a ser a sociedade, se a mentira ganhasse terreno? Nunca mais se poderia confiar em alguém. Os filhos não acreditariam os pais, nem os pais nos filhos. A cada passo se teria o direito de pensar: «É falso o que me dizem…». Eu não ousaria comer a sopa com receio de ser envenenado pela cozinheira. Eu não ousaria chamar o médico, porque ele poderia matar-me, etc.
Seria impossível viver-se assim. Já vês, que a mentira é um grande inimigo da sociedade.
Recordo como a mentira pura, nua e crua foi usada durante um julgamento recente num tribunal em Lisboa, sendo assistente em tal processo, por pessoas com responsabilidades associativas, um deles com homens sob suas ordens.
Como é possível tornar a mentira numa prática corrente em todas as áreas da sociedade? Nomeadamente, num local onde se jura dizer a verdade e somente a verdade, repito, como aconteceu naquele julgamento? Este assunto será desenvolvido numa próxima reflexão.
Quem mente daquela forma, não reúne objectivamente condições morais e éticas para continuar a exercer funções directivas, com a agravante de se arvorarem em representantes de associações e demais elementos agregados a estas. Para o exercício de tais funções quer-se: Um só homem, uma só palavra!

*Director

GNR doou mais de 1 tonelada de pescada

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, no dia 17 de abril, apreendeu localidade da Marinha Grande,1 110 quilos de pescada.
A apreensão foi efetuada no âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, moluscos bivalves vivos e crustáceos, tendo a pescada, com o valor presumível de cerca de 11 mil euros, sido apreendida por não possuírem a medida regulamentar de venda, neste caso, de 27 centímetros.
Desta ação resultou ainda na identificação de um homem, de 42 anos, e na elaboração do respetivo auto de contraordenação, a que corresponde uma coima que poderá atingir o valor de 37 500 euros.
O pescado apreendido, depois de ser submetido ao controlo higiossanitário, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.

Anadia atribui mais apoios à Natalidade

Resultado de imagem para Anadia atribui mais apoios à Natalidade
SAPO Lifestyle
Mais três famílias do concelho de Anadia foram contempladas com o benefício de incentivo à natalidade, no valor de mil euros cada, no âmbito da medida “Nascer Anadiense”, prevista no Regulamento Geral de Ação Social do Município de Anadia (RGASMA). Os apoios foram deliberados na reunião de executivo do passado dia 17 de Abril.
A medida “Nascer Anadiense”, que desde a sua implementação em Agosto de 2018 já apoiou 48 famílias, destina-se a incentivar a natalidade, através da atribuição de um apoio pecuniário destinado a compensar os custos com a realização de despesas, em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento da criança, sendo elegíveis aquelas que respeitem, nomeadamente, a vacinas não contempladas no Plano Nacional de Vacinação, assistência médica e medicamentosa, artigos de puericultura e mobiliário, equipamentos de segurança, higiene e conforto, vestuário e calçado, em adequação com a idade da criança.
O apoio é destinado a Crianças, que sejam registadas como naturais do concelho de Anadia ou adotadas por famílias com residência há mais de um ano e com recenseamento no concelho de Anadia.
Ainda segundo o Regulamento, metade do montante do incentivo atribuído terá de ser despendido em estabelecimentos comerciais sitos na área do concelho de Anadia.
Mais apoios ao Empreendedorismo
O executivo deliberou ainda a atribuição de mais três apoios ao empreendedorismo, no âmbito do “Invest em Anadia”. Os jovens empreendedores contemplados foram Rita Mestre e Andreia Cardoso, empresárias em nome individual, ambas de Anadia e Auto Beto, de Vila Nova de Monsarros.
Rita Mestre desenvolve a atividade de serviço de esteticista, manicure e pedicure, nas Galerias S. Sebastião, em Anadia. A empresa Auto Beto com atividade, em Vila Nova de Monsarros, na área da manutenção e reparação de veículos automóveis e comércio a retalho de peças e acessórios para veículos automóveis. Por sua vez, Andreia Cardoso comercializa, na Avenida das Laranjeiras, em Anadia, produtos alimentares, bebidas, artigos para o lar, produtos de higiene e limpeza, de cosmética, louças, incluindo um serviço que permite o carregamento de telemóveis e pagamentos de faturas diversas.
Os três projetos irão receber uma bolsa mensal de 250 euros não reembolsável pelo período de um ano e apoios para a contratação de serviços de contabilidade. Dois deles, Auto Beto e Rita Mestre, serão ainda apoiados para a contratação de serviços de design e/ou Artes Gráficas, pelo período máximo de três anos.
Os apoios serão atribuídos após a celebração do Contrato de Concessão de Apoios Municipais com as respetivas empresas, o que deverá acontecer, muito em breve.

Vagos apresentou os Projetos MAR2020 / GAC – Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro

Realizou-se no dia 16 de abril, pelas 15h30, no Espaço Museológico da Arte Xávega, na Vagueira, a sessão de apresentação dos projetos Mar2020 / GAC - Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, José Ribau Esteves e, da Gestora do programa operacional MAR2020, Arquiteta Teresa Almeida.
Nesta sessão, estiveram representados os municípios de Vagos, Ílhavo, Murtosa, Aveiro, bem como entidades privadas, que viram os seus projetos aprovados através da candidatura ao programa operacional MAR2020.
O Município de Vagos candidatou e viu aprovados dois projetos: O Centro de Promoção e Desenvolvimento de Desportos Náuticos e o Centro Náutico e Piscatório da Praia da Vagueira.
O primeiro projeto - Centro de Promoção e Desenvolvimento de Desportos Náuticos - irá reabilitar a Escola Básica da Vagueira, que atualmente se encontra desativada e, permitirá para além da criação de um Centro de Desenvolvimento e aperfeiçoamento da performance de surf e canoagem, apoiar o centro de formação desportiva do desporto escolar do Agrupamento de Escolas de Vagos, através da criação de um “laboratório” de apoio à captação de atletas para as modalidades de surf e canoagem. Este projeto será desenvolvido em conjunto com a Associação de Surfista de Vagos e representa um investimento total de 160.358,34€ com uma comparticipação do MAR 2020 em cerca de 136.304,59€, sendo os restantes 24.053,75€ investimento próprio do Município de Vagos.
Este slideshow necessita de JavaScript.
O segundo projeto - Centro Náutico e Piscatório da Praia da Vagueira - é um projeto integrado que será implantado junto à rotunda do monumento escultórico "A Pá", e será composto por um edifício com diversas valências, entre as quais a disponibilização de serviços administrativos, gabinetes, zonas de convívio e balneários. Está também previsto a criação de um edifício para armazenamento de embarcações, o aumento do cais de embarque, a construção de rampa e plataforma para acesso dos barcos à água e apoio à zona do areal. Será ainda criado um equipamento para 13 apoios a pescadores. Este projeto será desenvolvido colaboração com a Associação A Balsa - Associação Pro-Ria e Marina da Vagueira, e representa um investimento total de 803.607,20€ com uma comparticipação do MAR 2020 em cerca de 424.935,43€, sendo os restantes 378.671,77€ investimento próprio do Município de Vagos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, "estes dois projetos integram o objetivo que estabelecemos para o Município, que é o de promover e dinamizar as atividades e desportos náuticos. Estes apoios são fundamentais para preservarmos o nosso património natural e também promovermos a nossa região do ponto de vista turístico".

Prisão perpétua para casal norte-americano que torturou e abusou de 12 filhos

Resultado de imagem para Prisão perpétua para casal norte-americano que torturou e abusou de 12 filhos
TVI24 - IOL
O tribunal condenou hoje a prisão perpétua o casal norte-americano que se declarou culpado de anos de tortura e abuso de 12 dos seus 13 filhos.
Na sentença, o tribunal estabeleceu ainda a possibilidade de ser concedida liberdade condicional ao casal após o cumprimento de 25 anos de prisão.
David e Louise Turpin foram sentenciados após uma audiência em que algumas das crianças revelaram publicamente, pela primeira vez, o abuso e as torturas realizados pelos pais.
A condenação foi proferida um ano depois de a filha de 17 anos do casal Turpin ter saltado de uma janela da casa da família, na região da Califórnia, e de ter ligado para o número norte-americano de emergência, relatando que alguns dos seus irmãos estavam acorrentados às camas e que ela não tomava banho há meses.
David Turpin, de 57 anos, e a mulher Louise, de 50 anos, que confessaram os crimes em fevereiro, esperavam uma pena de prisão de, pelo menos, 25 anos.
Lusa

Incêndio em stand na Trofa destrói 20 motos

Resultado de imagem para Incêndio em stand na Trofa destrói 20 motos
Jornal de Notícias
Um incêndio num stand de motos, na freguesia de Bougado, na Trofa, distrito do Porto, destruiu 20 motociclos que se encontravam na zona da oficina, disse à Agência Lusa fonte dos bombeiros locais.
Segundo a mesma fonte, o alerta foi dado cerca das 21:25 e numa fase em que o incêndio lavrava ainda na zona da oficina do stand, que fica num edifício de quatro pisos, acabando a pronta intervenção por "evitar o alastrar das chamas ao resto do prédio".
Sem feridos a lamentar, o incêndio, no entanto, "destruiu 20 motos que estavam na oficina", disse a mesma fonte.
Às 23:20 minutos o incêndio já havia sido dado como extinto, procedendo os bombeiros à tentativa de "ventilação do local", procurando "retirar o fumo concentrado na oficina".
Segundo a Proteção Civil, às 23:30 encontravam-se no local 18 operacionais apoiados por seis viaturas.
Lusa