sábado, 6 de janeiro de 2018

Angariação de donativos


Apelos de ajuda chega-nos de diversos pontos do País... os apoios financeiros escasseiam. O material para a divulgação custa dinheiro, as chamadas idem. Não conseguimos fazer face aos compromissos com elogios, louvores de circunstância. Quem nos puder ajudar que o faça de coração aberto, solidário na certeza que será bem investido.
Por muito providos que estejamos de belas máximas e bons sentimentos, se não aproveitarmos todas as ocasiões concretas de agir, nenhum progresso moral realizaremos. De boas intenções está o inferno cheio, diz o provérbio: nada mais conforme ao que pensamos…
Não deixem de consultar este línk http://www.adasca.pt/como-ajudar
O Mapa de Brigadas para 2018 pode ser arquivado a partir do site www.adasca.pt | http://www.adasca.pt/node/972
Marque a diferença, seja solidário! Aqui fica lançado o repto, não fique indiferente a esta causa.
A grande desgraça desta Nação é a falta de participação cívica; a recusa de actuar; a resistência em agir para construir o seu próprio destino. É preciso que o Povo seja mais interventivo, traçe com o seu próprio braço o futuro que quer, que acredite e que lute por ele. Joe Wolf 

Combustíveis | ISP, IVA e outros levam mais de metade de cada litro de combustível

Ano novo, preços mais altos... nos combustíveis. A fiscalidade agravou-se, colocando Portugal entre os países europeus que mais impostos cobra por cada litro abastecido.

Resultado de imagem para bombas de combustivelQuase tudo ficou mais caro com a chegada do novo ano. Da água à luz e, claro, os combustíveis. Por causa da subida das cotações nos mercados internacionais, mas também devido ao agravamento da fiscalidade que recai sobre a gasolina e o gasóleo. O Imposto Sobre produtos Petrolíferos (ISP) foi atualizado à taxa de inflação esperada, levando o valor de venda a subir alguns cêntimos. Entre ISP e outros, mas também o IVA, bem mais de metade do que abastece de diesel vai para os cofres públicos. No caso da gasolina, os impostos levam quase dois terços do valor.
“No Orçamento do Estado para 2018 seguiu-se uma política de estabilização ao nível da tributação indireta, procedendo-se a uma mera atualização de taxas no que respeita aos impostos especiais de consumo, que foi efetuada tendo por referência o valor da inflação previsto. Importa, pois, proceder à atualização, ao nível da inflação, do valor das taxas de ISP a aplicar no ano de 2018 a estes produtos”, lê-se na portaria que entrou em vigor a 1 de janeiro.
Assim, e tendo em conta que a expectativa é de um aumento de 1,4% dos preços, a taxa do ISP aplicável à gasolina (com teor de chumbo igual ou inferior a 0,013 gramas por litro) é de 556,64 euros por 1.000 litros (0,556 euros por litro). No caso do gasóleo, a taxa de imposto é de 343,15 euros por 1.000 litros (0,343 euros por litro). E “mantém-se em vigor o adicional às taxas do ISP, no montante de 0,007 euros por litro para a gasolina e, no de 0,0035 euros por litro para o gasóleo”, além de outras taxas extra. O Governo estima arrecadar 3,553 mil milhões de euros, este ano.
"No Orçamento do Estado para 2018 seguiu-se uma política de estabilização ao nível da tributação indireta, procedendo-se a uma mera atualização de taxas no que respeita aos impostos especiais de consumo, que foi efetuada tendo por referência o valor da inflação previsto. Importa, pois, proceder à atualização, ao nível da inflação, do valor das taxas de ISP a aplicar no ano de 2018 a estes produtos.”
Governo
Perante esta atualização, como fica o peso da fiscalidade sobre os combustíveis? De acordo com os dados da Comissão Europeia, Portugal está à porta do top 10 na Europa. O país surge na 11ª posição, sempre ligeiramente abaixo da média dos 28 da União Europeia, bem como da média dos países da Zona Euro. Se no caso do gasóleo, a fiscalidade representa 55% do total pago pelos consumidores nos postos de abastecimento, no caso da gasolina a fatura é bem mais pesada.
Por cada litro de gasolina, praticamente 63% do custo são impostos, bem mais do que os 55% em Espanha — estando ao nível de países bem mais ricos, casos de França e Alemanha. Este peso reflete a manutenção do benefício fiscal dado ao gasóleo em detrimento da gasolina, combustível que é menos poluente. No ano passado, o Governo reduziu em dois cêntimos o ISP da gasolina, onerando noutros dois o gasóleo, apontando para o início do processo de harmonização fiscal, algo que este ano não prosseguiu.
Tendo em conta a elevada fiscalidade sobre a gasolina, os portugueses são dos europeus que mais pagam por cada litro nos postos de abastecimento. De acordo com os dados da Comissão Europeia, com um valor médio perto dos 1,50 euros por litro, Portugal está no quinto lugar do ranking, atrás da Holanda, Itália, Dinamarca e da Grécia.Na União Europeia, o valor médio está em 1,40 euros por cada litro, sendo de 1,36 euros entre os países que partilham a moeda única.
No caso do diesel, o valor de venda ao público é o oitavo mais alto no contexto europeu, com o valor de cerca de 1,30 euros a ficar bem aquém de valores acima dos 1,40 euros praticados na Suécia, Itália e no Reino Unido. A média europeia é de cerca de 1,25 euros, com Espanha a figurar entre os países com preços mais baixos. No país vizinho, o litro de gasóleo é vendido a cerca de 1,14 euros, já o litro de gasolina de 95 octanas é vendido a cerca de 1,24 euros.
Fonte: ECO

‘Ameaça’ põe Inteligência do Exército em ‘alerta máximo’ para julgamento de Lula


Exército brasileiro acompanha atentamente as movimentações por parte de movimentos ligados ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A cada vez mais provável ocorrência de supostos confrontos entre movimentos sociais ligados ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e forças de segurança que deverão garantir a manutenção da lei e da ordem em Porto Alegre, capital gaúcha, parece se tornar um grande problema para as autoridades públicas e também para setores de inteligência do Exército brasileiro.

Um dos principais problemas que preocupam as forças militares, trata-se de uma das mais recentes ameaças feitas por um dos principais dirigentes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), João Pedro Stédile. Nesta sexta-feira (05), por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais e repercutido intensamente, o chefe do MST anunciou que a Frente Brasil Popular, que apoia o ex-presidente Lula, convocou militantes para a realização de atos em todo o país, no dia 24 de janeiro próximo, data do julgamento do processo de condenação do ex-presidente Lula, no Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF4), de Porto Alegre, que é o Tribunal de segunda instância.

Vale ressaltar que o ex-mandatário petista foi condenado a mais de nove anos e meio de prisão em regime fechado, além de pagamentos de multas, relacionados ao processo de aquisição por meio de recursos ilegais, de um apartamento tríplex, localizado na cidade de Guarujá, litoral sul do estado de São Paulo. A compra teria sido feita por recursos desviados dos cofres públicos da Petrobrás, através do mega esquema de Corrupção, investigado pela maior operação anticorrupção na história contemporânea do Brasil; a Operação Lava Jato, da Polícia Federal. A sentença já foi proferida pelo juiz Sérgio Moro, a partir da décima terceira Vara Criminal da Justiça Federal de Curitiba, no estado do Paraná. O magistrado condenou o petista pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

‘Luz de alerta’ e preocupação no Exército
A convocação feita pelo líder dos Sem Terra, João Pedro Stédile, para que ocorram mobilizações em todo o país, se o ex-presidente Lula tiver sua sentença de condenação confirmada pelo TRF4, acendeu uma “luz de alerta” em setores das Forças Armadas brasileiras.

Um oficial da Inteligência foi categórico, ao afirmar que as instituições militares fazem o acompanhamento das atividades de movimentos como o MST e também de seus líderes, como Stédile, de modo que tudo ocorra “dentro da agenda de trabalho de rotina em todo o país”.

Entretanto, vale ressaltar que o alto comando das Forças Armadas recebe regularmente relatórios a respeito de ações provenientes de grupos mais ativos. Há ainda, a preocupação de que as manifestações possam descampar para um confronto direto e até mesmo, violento com a Polícia Militar, além de “pressão além do limite por parte desses grupos, contra o Poder Judiciário e sobre os magistrados, principalmente”.

Via: blastingnews

__________________________



Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

SEGURANÇA SOCIAL | Segurança Social fez auditoria à Fundação O Século em 2016 e participou ao Ministério Público

A Polícia Judiciária esteve na quinta-feira nas instalações da fundação a realizar buscas, por suspeitas de crimes económico-financeiros.
guilherme marques
A Fundação O Século foi alvo de uma auditoria jurídico-financeira em 2016 por parte do Instituto da Segurança Social (ISS), na sequência de denúncias, tendo sido feita uma participação ao Ministério Público, disse nesta sexta-feira à Lusa fonte oficial.

Segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, na sequência de denúncias efectuadas em 2016, decorreu durante esse ano “uma auditoria jurídico-financeira a esta instituição por parte do Departamento de Fiscalização do Instituto da Segurança Social, I.P”.

Face aos resultados da auditoria, adianta o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social em resposta à Lusa, “o ISS, IP, fez uma participação ao Ministério Público em Dezembro de 2016”. A resposta não esclarece a natureza dos resultados da auditoria e que conduziram à participação ao Ministério Público.

A instituição Fundação O Século, refere o ministério, é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) que desenvolve a sua actividade em respostas sociais tendo acordos de cooperação com o Instituto da Segurança Social, designadamente na área de crianças e jovens em respostas sociais como creche ou lar de infância e juventude.

A Polícia Judiciária esteve na quinta-feira nas instalações da fundação a realizar buscas, por suspeitas de crimes económico-financeiros cometidos por alguns elementos, disse à Lusa fonte policial. Mais tarde, o Ministério Público esclareceu que na origem das buscas estiveram suspeitas da prática dos crimes de peculato e de abuso de poder, de 2012 até hoje.

O presidente da Fundação O Século disse estar de consciência tranquila e garantiu que não há irregularidades na gestão da instituição, aguardando com serenidade o resultado da investigação em curso.

“Investiguem o que houver para investigar e ajam em conformidade. Não temos de ficar contrariados com as investigações”, disse Emanuel Martins aos jornalistas após a PJ ter apreendido documentos da fundação por suspeitas de peculato e abuso de poder.
Fonte: Público

ASAE instaura 50 processos em Operação Boas Festas

Resultado de imagem para ASAE instaura 50 processos em Operação Boas Festas
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), desenvolveu, durante o período do Natal e Ano Novo, diversas ações de fiscalização com especial enfoque para o consumo de determinados géneros alimentícios caraterísticos destas celebrações, designadamente bacalhau, borrego, cabrito, leitão, azeite, peru, polvo, bem como os doces e frutos secos, entre outros, de forma a verificar e garantir a Segurança Alimentar dos géneros alimentícios ao dispor do consumidor.
Como resultado destas ações foram fiscalizados 420 operadores económicos, tendo sido instaurado 1 processo-crime por comercialização de géneros alimentícios avariados e 49 processos de contraordenação, destacando-se como principais infrações o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, falta de requisitos em géneros alimentícios, deficiência ou inexistência de implementação de HACCP, incumprimento dos requisitos de rotulagem, falta de mera comunicação prévia, incumprimento das regras de rastreabilidade e rotulagem da carne e a falta de preços em bens.
Foi ainda determinada a suspensão de atividade de dois estabelecimentos por falta de requisitos de higiene e apreendidas cerca de 6 000 unidades de produto (produtos à base de carne, produtos de confeitaria e frutos secos, no valor aproximado de 9.000 euros.

_________________________

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

História líquida e outras histórias


P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  

Chegamos ao primeiro sábado do ano da graça de 2018 e temos para si uma viagem que começa… há mais de dois milénios. Vamos Nilo acima, de Luxor a Assuão, navegando em história líquida, com vista para a história pétrea. A Andreia Marques Pereira foi a sortuda de serviço: embarcou no MS Amarco I e deixou-se esmagar pelos templos colossais, pelas divindades egípcias e pela faixa verdejante que rasga o ocre do deserto. A principal conclusão a que chegou foi esta: “No Vale do Nilo somos intemporais.” A história completa – mais o bónus de um hotel lendário – está aqui. E é para ler devagar, ao sabor da maré do rio.
Por falar em sabores, avançamos agora para os que serve Pedro Marmelo, o protagonista da semana. Em Outubro passado, foi este portalegrense de 31 anos que venceu o Campeonato Nacional de Baristas (spoiler!) – e foi também ele que contou à Rute Barbedo que, “há cinco anos, quando começou a estudar na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, pouco sabia de café”. O final desta história já sabe qual é, mas convido-o a conhecer mais detalhes.
De Portalegre até ao Ameixial é só mais um pulinho – ou uns passinhos, se preferir. A Mara Gonçalves levanta a ponta do véu sobre o que vai ser o Walking Festival Ameixial, que vai decorrer naquela aldeia algarvia no último fim-de-semana de Abril. As memórias, os costumes e a economia de uma pequena aldeia perdida na serra do Caldeirão preservam-se, assim, “de passeio em passeio por uma paisagem de cerros e ribeiros”. Anote na agenda, vai valer a pena.
Como também vale a pena pensar numa visita ao Hotel Parque Serra da Lousã. Que, na verdade, é muito mais que um hotel, como constatou o Tiago Ramalho: há natureza a rodos, animais à solta (lamas e lontras, para dar só dois exemplos), boa mesa e ainda um templo onde há lugar para qualquer religião. Vamos?
Vamos, vamos, vamos de carro com a Carla B. Ribeiro, que hoje começa a passar em revista os finalistas do Troféu Carro do Ano 2018. Arrancamos com os candidatos a ecológico do ano. Quem sabe se não é a bordo de um deles que nos aventuramos até Ronda, a cidade andaluza que apaixonou Hemingway e na qual Orson Welles desejou morrer? O Sousa Ribeiro foi à frente, para nos abrir caminho.
Por hoje é tudo – e já não é pouco. Aproveito a boleia para lhe desejar um excelente 2018, cheio de coisas boas. Incluindo boas viagens. Ah!, e não se esqueça de ir sempre passando por aqui. Até para a semana! 

Vale a pena voltar aqui



Dez novos restaurantes para 2018

Alguns abriram nos últimos dias de 2017, outros preparam-se para inaugurar em 2018.

Hora de Fecho: "Eutanásia e cuidados paliativos são compatíveis"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Não são as pessoas mais vulneráveis que procuram a eutanásia, mas as que estão mais bem informadas, que são relativamente novas, de personalidade forte e que tiveram acesso a bons cuidados paliativos.
Embora sublinhe que acontecimentos ocorreram "há cerca de 20 anos", órgão disciplinar de juízes anuncia que irá avaliar os procedimentos que dizem respeito aos casos de adoção da IURD.
MP pede ao juíz Carlos Alexandre que apenas fixe no dia 19 a contagem do prazo para a abertura de instrução da 'Operação Marquês'. Em causa o atraso na entrega da prova aos arguidos.
O primeiro-ministro diz que "não há polémica nenhuma" com caso de Centeno e o pedido de bilhetes para ver o Benfica. "Se o fez, é porque certamente tinha boas razões para o fazer", afirma.
Em 2018 vamos estar mais lentos (no bom sentido), ouvir mais o nosso corpo e incluir os animais de estimação no programa de treino. Estas e outras tendências de exercício físico para o novo ano.
Daqui a poucas dezenas de anos estas espécies podem não existir mais. Um fotógrafo passou dois anos a viajar para as encontrar e para as vermos antes de desaparecerem. Agora lançou um livro.
Haggis, argumentista de filmes como "Crash" e "Million Dollar Baby", é acusado por quatro mulheres de vários crimes. Duas garantem que foram violadas, as restantes alegam que foram perseguidas.
Contrariando a vontade dos partidos mais conservadores, três drag queens participaram no desfile dos Reis Magos em Madrid. La Prohibida desfilou vestida de urso de peluche.
O triângulo amoroso entre o demónio, um cavaleiro e uma donzela fazem de "O Físico Prodigioso" de Jorge de Sena, agora reeditado, um dos mais belos manifestos do pan-erotismo da literatura portuguesa.
Se está com frio, troque a manta por agasalhos, deixe o sofá estacionado e faça-se à estrada. Dê um pulinho à Serra da Estrela: vai ver que aquece. Acabado de sair do forno, eis um roteiro fresquinho.
Trump partilhou vários tweets onde não só defende a sua capacidade mental, como se chama a si próprio "um génio". As declarações surgem um dia depois do livro "Fire and Fury" ter chegado ao mercado. 
Opinião

Alberto Gonçalves
O futebol falado atrai tanta gente por ser simples e permitir a criaturas igualmente simples a ilusão de que dominam um tema. Nas tretas da bola, os clichés dão pontos e a vergonha é conceito obscuro.

Ruth Manus
As pessoas passaram a identificar-se mais pelos seus sentimentos negativos do que pelos positivos. É como se odiar ou não suportar coisas lhes desse mais credibilidade do que amar ou gostar de algo.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Um ex-grão-mestre do Grande Oriente Lusitano disse que “se um católico for maçon será, certamente, melhor católico. E se for um bom católico virá a ser, seguramente, um maçon exemplar”. Será assim?

Rui Ramos
O debate na RTP entre Rio e Santana reduziu a sucessão de Passos no PSD a um único tema: pode esta eleição no PSD ajudar a criar ambiente para o fim de uma era na investigação criminal em Portugal? 

João Marques de Almeida
Mais de de 40 anos depois do 25 de Abril, não estará na altura do PSD e do CDS de cuidarem dos seus? Se continuarem a não fazê-lo, outros o farão. E aí é que Portugal será mesmo um país de esquerda. 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Incêndio mata três cães e deixa mulher desalojada em Coimbra

Um incêndio numa habitação, ao início da manhã deste sábado, no concelho de Coimbra, matou três cães e deixou uma mulher desalojada.

Segundo disse ao JN fonte dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, o fogo teve início pouco antes das 7.30 horas, na povoação de Lagoas, Ceira, numa altura em que a inquilina não estava em casa.
As chamas, que deixaram a residência sem condições de habitabilidade, provocaram a morte de três cães, tendo um quarto animal sido resgatado com vida pelos bombeiros, disse o comandante dos Sapadores, Paulo Palrilha.
Segundo fonte da GNR, a inquilina, uma jovem adulta, foi realojada por familiares.
No local estiveram meios dos Bombeiros Sapadores, dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e da GNR. As causas do incêndio estão por apurar, tendo a PJ sido contactada.
Fonte: JN
Foto: Facebook

Mercado imobiliário deverá ‘dar’ mais de 9 milhões de euros à Câmara de Lagoa

As receitas provenientes de impostos directos (IMI, IMT e Imposto de Circulação), que ascendem a 19,1 milhões de euros, vão representar mais de metade (54%) do total das verbas que a Câmara de Lagoa prevê arrecadar ao longo de 2018.
Um dos destaques maiores vai para a receita do IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas) – que resulta da venda de imóveis no concelho – a qual deverá chegar aos 9,3 milhões de euros, representando, só por si, cerca de 26% do Orçamento da autarquia, que é de 35,5 milhões de euros. Isso significa que se prevê que, pelo quarto ano consecutivo, o mercado imobiliário continue em alta naquele concelho.
Logo a seguir vêm as verbas provenientes do IMT, que deverão valer à autarquia um encaixe de cerca de 9,1 milhões de euros.
Outros valores relevantes inscritos no lado da receita são os da venda da água aos munícipes (4,1 milhões) e dos serviços prestados nas vertentes do Saneamento (2,5 milhões) e Resíduos Sólidos Urbanos (2,3 milhões). Do poder central a autarquia vai receber 2,1 milhões de Fundo de Equilíbrio Financeiro e 484 mil euros de IRS.
Da parte da despesa, um dos principais é o custo com o pessoal (8,4 milhões de euros). Igualmente elevadas são as despesas que a Câmara vai ter ao nível dos edifícios escolares (1,6 milhões) e da compra de água em alta à empresa Águas do Algarve (1,3 milhões).
Às freguesias vão ser distribuídos 535 mil euros euros. A que recebe uma fatia maior é a União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro (224 mil euros), seguindo-se a União de Freguesias de Estômbar e Parchal (150 mil). Nos cofres da Freguesia de Porches vão entrar pouco mais de 86 mil euros e para a de Ferragudo segue um cheque de 75 mil euros.
Fonte: O Algarve Económico