quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Castelo de Paiva | DESTINADA A ALUNOS DO SECUNDÁRIO. FORMAÇÃO INÉDITA EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASTELO DE PAIVA

 Pela primeira vez, o Município de Castelo de Paiva, em parceria com a Escola Secundária de Castelo de Paiva e a Associação Nacional de Emergência Socorro e Catástrofe (ANESC) vai promover uma Acção de Formação em Suporte Básico de Vida, certificada pelo INEM.
 
Esta acção, para assinalar a importância desse projecto pioneiro, terá lugar no espaço da Escola Secundária, no dia 20 de Dezembro, a partir das 14:30h, e envolve alunos da Escola Secundária, sendo que a ANESC é uma associação sem fins lucrativos, que garante formação certificada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ministrada por médicos e enfermeiros, sendo que, esta formação reveste-se de especial importância, pois cada aluno formado e conhecedor dos procedimentos básicos de socorro pode contribuir para salvar uma vida!

Esta parceria assenta num projecto da ANESC de nome “SOMOS UM®”, um programa que pretende a formação a grupos de alunos de forma continuada, repetindo-a anualmente, procurando desta maneira ser um importante instrumento de cidadania e literacia em saúde, despertando as novas gerações para a importância destas formações na preservação e proteção do nosso maior bem que é a vida.

Câmara Municipal de Castelo de Paiva no decorrer dos seus compromissos sociais e educativos, no âmbito da área da saúde e da protecção civil da sua população, decidiu implementar um projecto de formação em suporte básico de vida nas suas escolas.

Esta iniciativa conta, também, com o apoio da Ordem dos Enfermeiros (OE) e da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) e, durante esta cerimónia, será assinado um protocolo de colaboração entre a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e a Associação Nacional de Emergência Socorro e Catástrofe.

Nesta acção realizada na Escola Secundária vão estar presentes as seguintes personalidades :

 Engº José Rocha – Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva;
Drª Beatriz Rodrigues – Diretora do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva;
Enfº Pedro Luís – Presidente da ANESC;
Dr Filipe Serralva – Director Médico do projecto SOMOS UM;
Enfº Jorge Brandão – Coordenador do projecto SOMOS UM;
Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida – Presidente da SPLS;
Enfº João Paulo Carvalho – Presidente da Secção Regional Norte da OE.

Carlos Oliveira

Castelo de Paiva | A 7 de Janeiro no Auditório Municipal. Abertas as inscrições para o XXIII Encontro de Cantares das Janeiras

 A exemplo de anos anteriores, estão abertas as inscrições para o XXIII ENCONTRO DE CANTARES DE JANEIRAS, uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, está agendado para a noite do dia 7 de Janeiro, a partir das 21 horas, no espaço do Auditório Municipal, à Rua Emídio Navarro.
     As coletividades, instituições e grupos que manifestarem vontade de participar nesta jornada cultural, podem contactar o Gabinete da Cultura da edilidade paivense, e fazer a respectiva inscrição até ao final do corrente ano, retomando uma tradição que, nesta região, continua a renovar-se a cada ano e ganhando cada vez mais entusiastas.
Entretanto, a autarquia de Castelo de Paiva já deu a conhecer que, pretende continuar a inovar nesta iniciativa cultural, apelando por isso, ao rigor nos dois temas a apresentar por cada participante, que devem ser alusivos à época, e tempo máximo de actuação de 10 minutos, e que os intervenientes dos grupos possam vir trajados, dentro do possível, como nos tempos de outrora.
Recorde-se que, neste evento municipal, que todos os anos motiva entusiasmo e grande alegria, pretende-se juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm ainda viva esta secular tradição de Cantar os Reis ou Janeiras, na perspetiva de que todos estejam imbuídos no espírito festivo que se atravessa, procurando retratar a tradição de outros tempos.

Carlos Oliveira

Cantanhede | No fim-de-semana de 17 e 18 de dezembro. Programa de animação de Natal com música, teatro e video mapping

Música, teatro, sessões de vídeo mapping, o Acender da Fogueira e um Sarau preenchem o programa de animação de Natal no próximo fim-de-semana. As atividades decorrem em diversos espaços do concelho, com especial incidência na tenda de Natal instalada na Praça Marquês de Marialva.

No sábado, 17 de dezembro, o programa inicia, pelas 10h00, com o Gaiteiro Rainha Santa, seguindo-se as atuações da Escola de Música da Associação António Fragoso (Tenda de Natal, às 11h00) e do Gaiteiro Muito Jeitosinho (15h00).

A partir das 15h30, na Tenda de Natal, haverá teatro por alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede e a performance de Vox Caeli.

Para as 18h00 está prevista a projeção de video mapping, na fachada da Igreja Matriz de Cantanhede, seguindo-se às 18h30 o Acender da Fogueira e Auto de Natal com a participação de Grupos de Teatro e Grupos de Folclore, na Praça Marquês de Marialva.

Pelas 21h30, haverá Cantares Natalícios (em Ançã), a atuação da Filarmónica de Covões (Tocha) e da Filarmónica Marialva de Cantanhede (Cordinhã).

No domingo, 18 de dezembro, o programa inicia na Tenda de Natal pelas 15h30 com as atuações de Cristiano Cardoso Neves e da União Musical de Santo António.

Pelas 17h00, decorre o Concerto de Natal da Filarmónica de Covões (no auditório da Filarmónica de Covões), nova sessão de video mapping na fachada da Igreja Matriz de Cantanhede (18h00) e um Sarau de Natal do CantanhedeGym, a partir das 19h00, no Pavilhão Marialvas.

Recorde-se que a programação de Natal deste ano estende-se até 6 de janeiro de 2023.

Além da sonorização de rua e iluminação alusiva ao Natal nas ruas mais movimentadas da cidade, a Praça Marquês de Marialva é palco de exposições, concertos, presépios, mercadinho, teatro, música, jogos, ateliês criativos e pinturas faciais.

Este vasto programa de animação promovido pelo Município de Cantanhede decorre no âmbito de uma parceria que envolve a Associação Empresarial de Cantanhede, as Juntas de Freguesia e várias entidades de carácter sociocultural do concelho.



Marinha Grande | PRESÉPIO TRADICIONAL RECEBE VISITAS NO NAC

 O Núcleo de Arte Contemporânea, no Edifício da Resinagem, tem patente o Presépio Tradicional de Filipe Ferreira, no âmbito do programa da animação de Natal organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, até ao dia 8 de janeiro, cuja entrada é gratuita.

Na passada quarta-feira, 14 de dezembro, o autor do Presépio fez uma visita guiada a mais de meia centena de visitantes da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande e da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

Filipe Ferreira explicou a organização do Presépio, para o qual foram necessárias 1000 horas de preparação em oficina e 97 horas na elaboração no local onde está exposto. O Presépio tem mais de 1500 figuras, algumas com mais de 50 anos, e dezenas de peças e acessórios elaborados pelo autor. Nos 60 metros quadrados de área expositora, estão 40 metros quadrados de musgo, 300 quilos de areia e 125 metros de cabo elétrico.

No Presépio Tradicional está representada uma aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data: o Nascimento de Jesus. Para a edição de 2022, o autor elaborou novas peças, entre elas, cerca de 30 peças motorizadas, movimentando mais de 150 figuras, trazendo ainda mais realismo a todo o cenário deste Presépio, pensado e criado ao pormenor pelo artista marinhense.  
O Presépio pode ser visitado no Edifício da Resinagem, até 8 de janeiro de 2023, de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (últimas entradas às 12h30 às 17h00). A entrada é gratuita.

AVISO À POPULAÇÃO : CONTINUAÇÃO DE PERÍODOS DE CHUVA, VENTO E AGITAÇÃO MARÍTIMA FORTE MEDIDAS PREVENTIVAS

 1. SITUAÇÃO  

Situação Meteorológica: 

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se a continuação de períodos de chuva, vento e agitação marítima forte para as próximas 48 horas, salientando-se o seguinte: 

− Amanhã, dia 16 de dezembro, aguaceiros por vezes fortes no Centro, vale do Tejo e Alto Alentejo, mas que poderão estender-se ao Minho e Douro Litoral (até 35 mm/6h), sendo o período crítico entre as 00h-06h, mas que se pode prolongar até às 12h nos distritos do interior. Possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela; 

− Vento intenso a partir da tarde de sul, com rajadas até 60 km/h a partir do final da tarde; 

− Condições favoráveis para a ocorrência de trovoada, em especial no Centro e Sul; 

− Possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal; 

− Agitação marítima forte, com ondulação de oeste até 4 a 5 m a sul do cabo Carvoeiro, sendo de sudoeste na costa sul, a terminar no final do dia de amanhã. 

 

Informação Hidrológica Relevante: 

De acordo com a informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), as afluências podem ainda manter-se elevadas em várias bacias, podendo provocar impacto em zonas historicamente mais vulneráveis, em particular na Bacia do Tejo (Sorraia) com submersão de áreas contíguas ao leito dos cursos de água e resistência ao escoamento nas zonas afetadas pelo episódio de cheia. 

 

 

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS  

Em função das condições meteorológicas presentes e previstas é expectável: 

− Ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento; 

− Ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras; 

− Instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo; 

− Arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública; 

− Piso rodoviário escorregadio devido à queda de neve e gelo no pavimento bem como formação de lençóis de água. 

 

3. MEDIDAS PREVENTIVAS  

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção, nomeadamente: 

− Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; 

− Não se expor às zonas afetadas pelas cheias; 

− Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; 

− Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; 

− Ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais; 

− Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias; 

− Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; 

− Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima; 

− Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança. 

“DÊ TROCO A QUEM PRECISA” APELA À SUA SOLIDARIEDADE ATÉ 21 DE DEZEMBRO

A campanha solidária de angariação de fundos “DÊ TROCO A QUEM PRECISA” promovida pela Associação Dignitude, decorre até ao dia 21 de dezembro na Farmácia Cruz de Portugal em Silves.  
A iniciativa convida-o a doar o troco das compras realizadas na farmácia Cruz de Portugal.
O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos para famílias carenciadas abrangidas pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.
A Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma salienta que: «Para muitas pessoas os medicamentos são a resposta para uma vida com mais saúde e qualidade de vida. O Programa abem do qual o Município é parceiro: garante o acesso ao medicamento às famílias em situação de carência socioeconómica. Todos podemos ajudar participando na Campanha de Natal Dê Troco a Quem Precisa».

Portugueses tencionam gastar menos 60 euros este Natal

 

Portugueses planeiam gastar, em média, 239 euros durante o Natal. Maior parte do valor será gasto em presentes.
Segundo os dados do estudo Observador Cetelem Natal 2022, durante o período do Natal, os portugueses planeiam gastar cerca de 239 euros, em média, uma diminuição de 25% face ao ano anterior, sendo que este valor inclui presentes, mercearia e decoração da época.
Este ano aumenta o número de inquiridos que tencionam gastar apenas até 100€, mais +19 p.p. que em 2021. Já 33% pretendem gastar entre 101€ e 250€, 18% entre 251 e 500 euros e 9% admitem querer gastar mais de 501€ (-3 p.p.). A atual situação económica, e consequentemente a diminuição do poder de compra dos portugueses, poderá explicar esta diminuição do valor médio.
De acordo com os dados, a maior parte desse valor será gasto em presentes, 126 euros, menos 21 euros comparando com o ano anterior. Em segundo lugar, seguem-se os gastos em mercearia para a preparação da mesa de consoada e de Natal: 93 euros – menos 47 euros. As decorações de Natal voltam a ser a categoria em que os portugueses menos tencionam gastar, ainda que este ano se observe um aumento do valor alocado, 19 euros, mais 7 euros do que em 2021.
Analisando as faixas etárias, verifica-se que os mais jovens, dos 18 aos 24 anos, são os que procuram gastar menos neste período, 182 euros em média. Por outro lado, os inquiridos dos 55 aos 74 anos são os que vão gastar mais: 273 euros em média – mas estão também entre os que mais dividem o seu orçamento de igual forma pelos presentes (47%) e pela mercearia (47%).
A nível regional, espera-se que na Região Norte o valor médio de gastos seja mais elevado, cerca de 237 euros, dos quais 39% serão alocados à mercearia e 53% aos presentes. De seguida, os inquiridos da região Sul, preveem gastar em média 221 euros e os da região Centro cerca de 201 euros.
Comparando as zonas metropolitanas de Lisboa e Porto, os dados revelam que os portugueses residentes na área metropolitana do Porto vão gastar mais 34 euros do que os de Lisboa, sendo os gastos médios de 282 euros no Porto versus 248 euros em Lisboa.

Metodologia
O inquérito quantitativo Observador Cetelem Natal 2022 foi realizado pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas de autopreenchimento online. No total foram feitas 1000 entrevistas representativas da população – amostra estratificada por Distrito/Região; Género e Idade, para assegurar a representatividade da população portuguesa. O erro máximo associado é de +/- 3.1 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores da NielsenIQ, que receberam treino específico para o presente estudo, por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo decorreu entre 09 a 15 de novembro de 2022.

Cetelem

Núcleo do Centro da LPCC entrega presentes de Natal em unidades hospitalares e a famílias carenciadas

 De 19 a 22 de dezembro, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) vai distribuir presentes de Natal, em unidades hospitalares da Região Centro, destinados a doentes oncológicos internados ou a realizar tratamento. Vai também oferecer cabazes de Natal a famílias de doentes oncológicos em acompanhamento social. Assim, além das cerca de 1.100 mantinhas que serão distribuídas por unidades hospitalares, o NRC.LPCC entregará também broinhas e bolo-rei ao Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e ainda 100 cabazes de Natal que fará chegar às famílias da Região Centro.
A distribuição e entrega de presentes de Natal nas unidades hospitalares da Região Centro envolverá os seguintes estabelecimentos de saúde: Hospital Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede; Centro Hospitalar Tondela - Viseu, EPE (Viseu e Tondela); Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE (Hospital Amato Lusitano); Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE (Covilhã e Fundão); Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE (Aveiro e Estarreja); Centro Hospitalar de Leiria Pombal; Unidade Local de Saúde da Guarda; Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE; IPO de Coimbra e CHUC, EPE. 
Esta é uma iniciativa que conta com a parceria da Escola de Hotelaria de Coimbra e Pastelarias Vasco da Gama, na produção do bolo-rei e broinhas, respetivamente, e da Pereira & Santos no apoio à aquisição dos bens alimentares destinados aos cabazes.
Recorde-se que esta ação, organizada no âmbito do papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro para a humanização em oncologia, é desenvolvida pelo NRC desde 2011.  

Nádia Moura
Comunicação e Angariação de Fundos
Liga Portuguesa Contra o Cancro 
Núcleo Regional do Centro

Autarca vai solicitar reunião ao diretor executivo do SNS. Helena Teodósio quer ser ouvida sobre a integração do Hospital de Cantanhede e do Rovisco Pais no CHUC

 

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, manifestou-se desagradada com o facto de a autarquia não ter sido ainda auscultada no processo de integração do Hospital Arcebispo João Crisóstomo e do Centro de Medicina Física e Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Li na imprensa que o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Coimbra considera que tal integração é vista como positiva por todas as entidades envolvidas, o que é no mínimo estranho. Trata-se de uma generalização que não inclui o Município de Cantanhede, pois este na realidade ainda não foi chamado a pronunciar-se e desconhece em absoluto o tipo de reestruturação que está a ser desenhada relativamente ao estatuto e ao funcionamento do Hospital Arcebispo João Crisóstomo e do Centro de Medicina Física e Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais”, disse a autarca na Assembleia Municipal extraordinária realizada ontem.

Helena Teodósio adiantou que, da leitura do ofício que recebeu em 9 de dezembro da parte do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, ficou com “a expetativa de que o Município seria ouvido e que, agora sim, iriam ser dados passos efetivos no sentido de serem atendidas as suas reiteradas reivindicações a reclamar uma intervenção urgente nos serviços de saúde do concelho, cuja capacidade de resposta é manifestamente insuficiente para as necessidades”. Mas perante a circunstância de ainda não ter sido informada de nada, a líder do executivo camarário cantanhedense vai pedir àquele responsável o agendamento de uma reunião para discutir esta e outras matérias, nomeadamente a criação de uma urgência básica no Hospital Arcebispo João Crisóstomo ou, pelo menos, a reabertura da Consulta Aberta, nos termos do protocolo que o Ministério da Saúde celebrou com o Município de Cantanhede, como contrapartida da desativação da antiga urgência”.


É lamentável que o Ministério da Saúde tenha quebrado o referido compromisso, fazendo tábua rasa desse dever de lealdade, mas é sobretudo lamentável e até revoltante que, em função disso, cerca de 60 mil pessoas – considerando a população dos concelhos de Cantanhede e Mira e de franjas de outros vizinhos –, tenha deixado de dispor de assistência médica em tempo útil para episódios agudos”, lamenta a presidente da Câmara Municipal , lembrando que foi enviada recentemente ao primeiro-Ministro e à Assembleia da República uma petição pública sobre esta questão.

Segundo a autarca, “a solução ideal seria a abertura de uma urgência básica com horário alargado no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, o que teria a enorme vantagem de descongestionar a urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, ou no mínimo que o concelho volte a ter uma Consulta Aberta nos termos que que funcionou até 25 de março de 2020, em plena crise da pandemia de Covid-19”.

Quanto à integração do Centro de Medicina Física e Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais no CHUC, Helena Teodósio não vê como “uma unidade hospitalar com tal nível especialização possa ser integrada num centro hospitalar que, apesar de possuir múltiplas valências, não parece estar vocacionado para cumprir a missão atribuída ao Rovisco Pais no âmbito da rede nacional dos Centros de Medicina Física e Reabilitação”. Por isso, considera que “não faz sentido a desvalorização do estatuto e perda da sua autonomia clínica, administrativa e financeira, e muito especialmente se isso for feito à margem de uma restruturação geral da rede nacional dos Centros de Medicina Física e Reabilitação”.

Covilhã | MODELAR O NATAL NO MUSEU DE ARTE SACRA

Até ao dia 8 de janeiro, o Museu de Arte Sacra da Covilhã recebe a exposição “Modelar o Natal”, da autoria de Telmo Macedo.

Em exibição estão cerca de 40 peças de figurado que seguem a linha tão tradicional de Barcelos, ainda que com a irreverência característica de Telmo Macedo, que dota as figuras de um aspeto caricatural.
Para além dos presépios, é possível observar ao longo desta mostra os característicos galos, santos populares e figuras etnográficas.

Ainda no âmbito da quadra natalícia, no pátio exterior do Museu, encontra-se uma lanterna de grande dimensão, com um presépio da autoria de Rosa Estrela.

A receber os visitantes, à porta do Museu, encontram-se dois típicos soldados característicos da obra “O Quebra Nozes”, desenvolvidos pelos colaboradores do espaço museológico.

Universidade de Coimbra coordena projeto internacional que aposta na gestão agroecológica de infestantes e pragas

 Promover a transição agroecológica para a gestão de infestantes e pragas em toda a Europa é a principal ambição do projeto internacional GOOD, coordenado por Helena Freitas, professora catedrática do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), e que acaba de obter 5 milhões de euros de financiamento.
«Ao implementar uma abordagem multidisciplinar, o Agroecology for Weeds – GOOD pretende criar, implementar e avaliar práticas, sistemas e protocolos de Gestão Agroecológica de infestantes e demonstrar, em condições reais, como a adoção desta gestão pode reduzir fortemente o uso de herbicidas sintéticos, aumentar a sustentabilidade, produtividade e resiliência dos sistemas agrícolas», explica a coordenadora do projeto, que envolve mais de uma dezena de países europeus.
Atualmente, os sistemas agrícolas da União Europeia (UE) enfrentam desafios crescentes de sustentabilidade e produtividade devido ao impacto das alterações climáticas em toda a cadeia de valor agroalimentar, agravado pelos efeitos negativos da pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, pelas instabilidades geopolíticas. Estes «são dois fatores que ameaçam a estabilidade do setor agrícola e enfatizam a necessidade de mudança na perspetiva/agenda agrícola europeia», observa Helena Freitas.
As infestantes são consideradas um dos fatores mais importantes para determinar a produtividade, rendimento e sustentabilidade da produção agrícolas. Portanto, os agricultores dependem fortemente de herbicidas devido à sua alta eficácia contra estas ervas nocivas e constituem a segunda categoria de pesticidas mais vendida na UE-27, representando, de acordo com o EUROSTAT, 35% de todas as vendas de pesticidas em 2020.
Perante esta realidade e reconhecendo a necessidade de acelerar a transição para sistemas alimentares sustentáveis, seguros e saudáveis, e enfrentar a ameaça da crise da biodiversidade, várias iniciativas políticas da UE, incluindo o EU Green Deal e sua Farm to Fork (F2F) e Estratégias de Biodiversidade, definiram como meta reduzir em 50% o uso de pesticidas sintéticos até 2030. Estas iniciativas serão transpostas para os Planos Estratégicos dos Estados-Membros da Política Agrícola Comum (PAC) através dos eco-esquemas.
«De acordo com a nova proposta sobre o uso sustentável de pesticidas, o foco deve ser direcionado para a promoção de adoção de métodos alternativos de controle de infestantes», considera a investigadora, acrescentando que, ao fazê-lo, «está a estabelecer-se pela primeira vez uma forte iniciativa para atingir os ambiciosos objetivos da Comissão Europeia (CE) com metas juridicamente vinculativas para a redução de pesticidas na UE».
Além disso, e segundo a professora da FCTUC, os aspetos socioeconómicos concomitantes envolvendo a gestão de ervas daninhas, simultaneamente com o papel dos agricultores na tomada de decisão, a preocupação pública com o uso e a resistência a pesticidas, a segurança alimentar, as questões gerais de saúde humana e as regulamentações governamentais resultantes exigem a redução da dependência excessiva de herbicidas e o desenvolvimento de abordagens de sistemas alternativos usando estratégias preventivas, mecânicas, culturais e biológicas combinadas com ferramentas de agricultura de precisão num contexto de Gestão Agroecológica de infestantes.
Com a duração prevista de quatro anos, este projeto desenvolverá uma Rede Agroecológica que engloba um ecossistema de 16 Living Labs (LLs), com a intenção de melhorar a cocriação de conhecimento, a decisão dos agricultores – criação e aceitação do utilizador final de abordagens. Esta rede de gestão será tanto uma rede física de LLs, permitindo aos utilizadores e parceiros a partilha de conhecimentos e experiências, como uma rede digital de todos os atores relevantes em toda a cadeia de valor agroalimentar, criando ligações com outros projetos e redes que operam no campo da Agroecologia e Gestão de Pragas.
Para a concretização deste objetivo final o novo projeto propõe diversas soluções focadas no «uso de plantas de cobertura em todos os laboratórios e o aumento de sua capacidade competitiva contra infestantes por meio de inoculação com microrganismos benéficos, a combinação de plantas de cobertura com outros métodos de Gestão Agroecológica e soluções digitais num esquema integrado para a redução da pressão de pragas e uso de herbicidas nos 16 LLs», conclui a investigadora.
Coordenado pelo Centro de Ecologia Funcional da FCTUC, o GOOD é um projeto Horizonte Europa e envolve, além de Portugal, países como França, Espanha, Itália, Grécia, Irlanda, Bélgica, Letónia, Países Baixos, Sérvia e Chipre.
 
 
Sara Machado
Assessora de Imprensa – Universidade de Coimbra – Faculdade de Ciências e Tecnologia

Startup da Universidade do Minho atrai investimento de 10 milhões de euros


A SilicoLife, empresa com origem na Universidade do Minho (UMinho), atraiu um investimento de cerca de 10 milhões de euros da BlueCrow, uma sociedade de capital de risco. O primeiro de dois investimentos concretizou-se na passada semana e ronda os 4,9 milhões de euros que servirão para potenciar o desenvolvimento de uma linha de tecnologias de produção de ingredientes para a indústria dos suplementos alimentares.
A SilicoLife combina Inteligência Artificial e Engenharia Biológica para a produção sustentável de variados ingredientes, utilizando fermentação de precisão aliada à engenharia de microrganismos. Com sede em Braga, esta startup da UMinho tem ainda laboratórios de investigação que estão situados no campus de Gualtar.

Com um forte historial na criação de soluções biológicas otimizadas com empresas líderes em diferentes setores, a SilicoLife tem apostado no desenho de microrganismos industriais para produzirem de forma rentável e sustentável os ingredientes e suplementos que fazem parte do nosso dia a dia. Estes microrganismos otimizados são utilizados em processos de fermentação, da mesma forma que se produz cerveja ou insulina 100% humana (produzida por microrganismos em biorreatores).

Simão Soares, CEO da SilicoLife e ex-aluno da UMinho, explicou que este investimento que está a ser feito na empresa “combina a reconhecida competência em I&D da SilicoLife com a capacidade financeira dos fundos geridos pela BlueCrow, para dimensionar uma empresa baseada no conhecimento”. Já a BlueCrow assume que “tem acompanhado o modelo de negócio da SilicoLife e entende estarem reunidas as condições para a equipa consolidar a experiência e conhecimento adquirido ao longo de vários anos e enfrentarem os próximos desafios, desenhando e criando soluções de enorme impacto.”

Para responder a esta nova etapa a SilicoLife já anunciou que irá brevemente anunciar oportunidades de emprego nas áreas de engenharia de software, biologia molecular e engenharia de estirpes e desenvolvimento de negócio, entre outras.

Sobre a SilicoLife
A spinoff do Centro de Engenharia Biológica nasceu em 2010 por recém-graduados em Bioinformática e professores de Informática e Engenharia Biológica da UMinho. Recebeu o “Prémio Atreve-te” como start-up do ano 2011, patrocinado pela Presidência da República, e teve distinções na revista “Wired” do Reino Unido e no Fórum Biochem, na Espanha. O Fórum Económico Mundial colocou-a em 2015 entre seis PME cujas parcerias com multinacionais poderão marcar o desenvolvimento da Europa. Em 2016 foi eleita a 15ª empresa mais promissora do mundo na bioeconomia, pela publicação “BiofuelsDigest”, uma das mais lidas na área. Esta startup de biotecnologia tem sede em Braga e trabalha apenas para mercados externos. Participa em vários projetos científicos e colabora com empresas multinacionais nos campos da química, do agroalimentar e dos materiais. Tem o site www.silicolife.com.

COMPLEXO DAS PISCINAS MUNICIPAIS DE SILVES ESTARÁ ENCERRADO ENTRE OS DIAS 19 E 31 DEZEMBRO

 
A Câmara Municipal de Silves informa que o Complexo das Piscinas Municipais de Silves (CPMS) estará encerrado entre os dias 19 e 31 de dezembro.
De acordo com o atual Regulamento de Funcionamento e Utilização do Complexo das Piscinas Municipais de Silves, nomeadamente de acordo com o art.º 19º que define o funcionamento das instalações, está previsto o encerramento do CPMS durante o período de um mês.
Assim, e de forma a causar o menor transtorno possível aos nossos utentes foi decidido, após deliberação em Reunião de Câmara, distribuir o encerramento por dois momentos distintos, correspondendo um desses períodos ao final do mês de Dezembro.
A autarquia pede desculpa pelo incómodo e agradece a compreensão dos munícipes.

Detida mãe de Jéssica, a menina de 3 anos que morreu em Setúbal

Foi ainda detido outro homem, de 28 anos, filho da alegada ama de Jéssica.
A Polícia Judiciária deteve esta quinta-feira a mãe de Jéssica, a menina de três anos que morreu em junho, na cidade de Setúbal, quando se encontrava aos cuidados de uma suposta "ama".
Para além da mãe da menina foi ainda detido um homem, de 28 anos, filho da alegada ama e do companheiro. Segundo a Polícia Judiciária tanto este homem, como a mãe de Jéssica são "suspeitos de estarem relacionados com a morte da criança".
As duas pessoas detidas hoje estão indiciadas pelo crime de homicídio qualificado", disse a fonte da Polícia Judiciária de Setúbal à Lusa.
Os dois detidos serão presentes às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
A menina de três anos morreu a 20 de junho de 2022 por alegados maus-tratos. Jéssica apresentava vários hematomas no corpo e tinha pedaços de cabelo arrancados.
Na altura, o alerta foi dado pela mãe, que foi esta quinta-feira detida. Quando o INEM chegou ao local onde estava Jéssica, encontrou uma criança em paragem cardiorrespiratória, tendo sido de imediato transferida para o hospital. Mas Jéssica não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer.
Inicialmente, a mãe terá dito que a criança caiu na escola , mas numa segunda versão foi dito que J éssica tinha estado com a ama cinco dias.
A avó materna confirmou esta versão, revelando que a filha lhe ligou depois de ir buscar Jéssica à ama nessa manhã. Foi alegadamente entregue à mãe já ferida. Segundo a ama, a criança teria caído de uma cadeira.
Na quarta-feira, dois dias depois da morte de Jéssica, a alegada ama, a mãe e o padrasto de Jéssica são interrogados pela Polícia Judiciária. Ao fim do dia e terminadas as diligências, foram detidas três pessoas: a alegada ama, o seu companheiro e a filha do casal por suspeitas de homicídio qualificado, ofensas à integridade física grave, rapto e extorsão. A mãe e o padrasto da menina saíram em liberdade.
A mulher, que se dizia ser a ama de Jéssica, afinal não o era. “Tita”, como é conhecida, e o seu companheiro terão emprestado dinheiro à mãe da criança e cometido os crimes até que a dívida fosse saldada.
À SIC, o padrasto da menina confirmou esta dívida que a companheira tinha e confirmou, também, que pagou por duas vezes a pessoas conhecidas de “Tita”. Numa primeira vez terá pago 50 euros, numa segunda 150 euros.
Jéssica terá sido feita refém deste casal , de 52 e 58 anos, durante quase uma semana, onde terá sofrido maus-tratos severos.
De acordo com Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças, foi aberto em 2019 um processo de promoção e proteção da menina, tendo o caso seguido para o Ministério Público (MP).
A sinalização de Jéssica Biscaia, nascida em janeiro de 2019, foi feita pelo Núcleo Hospitalar de Crianças e Jovens em Risco de Setúbal, "por a criança estar exposta a ambiente familiar que poderia colocar em causa o seu bem-estar e desenvolvimento".
medida de proteção, entretanto decidida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Setúbal, não foi aceite pelos pais, o que originou de imediato o envio do processo ao MP, em 31 de janeiro de 2020.
Segundo informação do Tribunal de Setúbal, em 18 de maio de 2020, o MP, com base numa sinalização de violência entre os progenitores ocorrida na presença da criança, instaurou um processo judicial de proteção de Jéssica.
Em junho de 2021, foi efetuada uma avaliação da medida, propondo-se a manutenção por se considerar existirem ainda fragilidades no agregado familiar (períodos de rutura e de reconciliação na relação dos pais), e a avó materna assumiu a responsabilidade de supervisionar os cuidados parentais à neta, com quem estaria todos os dias.
Nesse mês, a equipa técnica multidisciplinar da Segurança Social de Setúbal relatou ao tribunal que, de acordo com a informação prestada pela avó, a situação de violência doméstica entre o casal tinha acalmado.
Ainda de acordo com as informações dadas pelo tribunal, já em maio de 2022, foi efetuada nova avaliação, referindo que o casal estaria separado, com o progenitor a trabalhar no estrangeiro desde há cerca de quatro meses e sem subsistir o quadro de violência entre o casal.
Com base nesta informação, o Ministério Público promoveu o arquivamento do processo em 24 de maio deste ano, confirmado por um despacho judicial seis dias depois. Jéssica morreu cerca de um mês depois.

SIC Notícias

Passeio de Cicloturismo de Pais Natais em Anadia

Integrado na programação de animação de Natal de Anadia vai decorrer, no próximo domingo, 18 de dezembro, o tradicional passeio de Cicloturismo de Pais Natais.  
Os interessados em participar devem efetuar as respetivas inscrições (gratuitas) até esta quinta-feira (dia 15) na secretaria das Piscinas Municipais. A concentração acontece pelas 10h00, na Praça da Juventude, na cidade de Anadia.
Antes da partida, propriamente dita, haverá um momento de animação musical de Natal pelo grupo GroovArt – Academia de Artes. O trajeto, com partida e chegada na Praça da Juventude, terá uma extensão de cerca de 10 quilómetros, percorrendo algumas das principais artérias da cidade de Anadia. No final haverá um pequeno convívio entre participantes com direito a Bolo Rei.
A iniciativa é organizada pelo Município de Anadia, com o apoio do Agrupamento de Escolas de Anadia, da GroovArt - Academia de Artes, do Clube de Ciclismo da Bairrada, do Núcleo de Cicloturismo da Bairrada, da Associação Recreativa de Grada - Sardanetas BTT, da ADABEM - Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores, da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros Voluntários de Anadia.


Vagos | Números dizem que o tecido empresarial cresceu muito

De acordo com o balanço acerca do tecido empresarial do concelho de Vagos que a autarquia realizou, tendo em conta a informação constante nas firmografias anuais enviadas pela empresa Informa D&B, assim como na base de dados mensal com as constituições das empresas, o concelho de Vagos conquistou cerca de 100 novas empresas nos últimos 10 anos e ganhou 2000 postos de trabalho no mesmo período.
O concelho de Vagos passou de 596 empresas registadas em 2011 para 694 empresas em 2021, sendo que, no mesmo período, foram criados 1998 novos empregos, consubstanciando 5754 trabalhadores em 2021.
Do ponto de vista do volume de negócios, ao longo de uma década, registou um crescimento na ordem dos 465 milhões de euros, passando de 333 milhões de euros de faturação em 2011 para 798 milhões de euros em 2021.
De igual modo, nos últimos 10 anos, regista-se um crescimento no volume de exportações na ordem dos 250 milhões de euros, cifrando-se em cerca de 327 milhões de euros em 2021.
Do ponto de vista das empresas exportadoras no concelho de Vagos, em 2011 contabilizavam-se 90, sendo que em 2021 passaram a ser 136.
O balanço realizado pela Câmara Municipal de Vagos incluiu todas as empresas com atividade comercial, com sede no município de Vagos, excluindo a banca e os seguros.
O concelho de Vagos tem, aproximadamente, 23 mil habitantes, segundo dados dos Censos 2021, estando entre os cinco concelhos do distrito de Aveiro que registaram um crescimento da população face a 2011.

Governo anuncia aumento do salário mínimo para 760 euros

 Medida foi aprovada em Conselho de Ministros e anunciada pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. Salário mínimo nacional aumenta no início de 2023. Governo confirmou também a cedência do apoio extraordinário de 240 euros destinado a famílias vulneráveis.
Durante o briefing do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva anunciou que o Governo aprovou o aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) para 760 euros, com esta subida a refletir-se já a partir de 1 de janeiro de 2023.
A ministra da Presidência sublinhou que este aumento está "em cumprimento dos compromissos assumidos no Acordo de Médio Prazo de Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade".
Mariana Vieira da Silva disse também ter sido aprovado o decreto-lei "que estabelece um apoio extraordinário para a mitigação do efeito do aumento extraordinário de preços dos bens alimentares de primeira necessidade" e fruto da inflação.
Este apoio será pago a partir de 23 de dezembro, consistindo em 240 euros, é destinado a famílias vulneráveis e será pago via transferência bancária às que disponibilizaram o IBAN, recebendo as restantes o valor por vale postal.
Ao seu lado, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse que este apoio abrangerá "um milhão e 37 mil agregados familiares", o que representa uma despesa de 249 milhões de euros, sendo “pago a todos os agregados que já tiveram um apoio excecional para compensar a inflação”.
O universo de famílias que receberão este apoio é o mesmo dos agregados que obtiveram os apoios extraordinários de abril e de junho, cada um no valor de 60 euros. São estas as famílias que tenham tarifa social de eletricidade e os titulares de prestações sociais mínimas
Segundo as contas apresentadas pela ministra, uma família com dois filhos em que ambos os elementos do casal ganhem o SMN, terão no final deste ano um total de 760 euros de apoios extraordinários, tendo em conta os 60 euros pagos em abril e julho e os 350 euros em outubro (no âmbito da medida mais transversal ‘Famílias primeiro') e os 240 euros que serão pagos no final deste mês.
Questionada se o Governo pretende avançar com um apoio destinado à classe média, a ministra admitiu uma posterior mobilização de medidas, mas sem detalhara, frisando que os apoios se têm destinado sobretudo às "pessoas que mais precisam".
Ana Mendes Godinho destacou que, para 2023, o Governo tem planeado "o reforço dos instrumentos e das prestações sociais".
"Temos procurado, no âmbito de uma estratégia global de valorização dos rendimentos, o aumento dos salários nos próximos anos e também o aumento das pensões, que acontecerá a partir de dia 1 de janeiro. Tem sido uma preocupação transversal para procurar responder às consequências da inflação, procurando também diferenciar as respostas de urgência de acordo com as características de cada situação", justificou.Quanto ao SMN, a ministra indicou que a subida de 705 euros para 760 euros, de 7,8%, "traduz o maior aumento de sempre em termos absolutos”.
Apontando a meta de chegar aos 900 euros de SMN em 2026, Mendes Godinho diz que este aumento significará um crescimento de 78% de 2015 até 2026.
O Governo propõe que o salário mínimo evolua para 760 euros em 2023, para 810 euros em 2024, para 855 euros em 2025 e para 900 euros em 2026, conforme acordado com a UGT e as confederações patronais.

Fonte: MadreMedia

UCC de Ponte de Sor/ Montargil assinala Novembro Azul

 No passado dia 30 de Novembro, a equipa de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ponte de Sor/Montargil, nomeadamente um elemento da equipa de enfermagem juntamente com uma aluna de Mestrado em Enfermagem na área de especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal e uma aluna de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre e que desenvolvem o estágio nesta unidade de saúde, intervieram na saúde escolar da Escola Secundária de Ponte de Sor. 

No âmbito da prevenção do cancro da próstata e do mês Novembro Azul desenvolveu uma sessão de educação para a saúde para alunos do 11º e 12º anos, com a participação de 100 alunos e 4 professores. 

Neste contexto, a aluna de Mestrado em Enfermagem, juntamente com a enfermeira da UCC de Ponte de Sor/Montargil, abordaram a neoplasia do testículo, da próstata e do intestino, concretamente conceitos específicos, sinais e sintomas de alerta, fatores de risco e métodos de diagnóstico. Esta abordagem permitiu o esclarecimento de algumas dúvidas que surgiram relativamente à temática em causa, possibilitando a elucidação e a consciencialização dos participantes. 

ULSNA

UCC Monforte assinala Dia Mundial da Diabetes

 A UCC Monforte assinalou, no passado dia 17 de Novembro, o Dia Mundial da Diabetes com uma acção dirigida aos alunos da Universidade Sénior de Monforte.

Este ano, o tema adotado pela Federação Internacional da Diabetes foi “Educar para proteger o futuro” e foi sob este lema que se pretendeu sensibilizar e educar os 26 séniores presentes na acção.

A iniciativa contou com a participação da nutricionista Júlia Marques, que falou sobre a importância que a alimentação tem na prevenção e controle da diabetes, deixando ainda alguns conselhos para a época do Natal.
Os alunos estiveram muito receptivos, tendo oportunidade de aprender e esclarecer as suas dúvidas no decorrer da acção, que terminou com a degustação de bolachas sem açúcar, acompanhadas de um chá de camomila, entre as 14h e as 16horas daquele dia.

ULSNA


MONFORTE ASSINALA DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A SIDA


No âmbito do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, a UCC Monforte promoveu uma ação de educação para a saúde junto das duas turmas de 9º ano do Agrupamento de escolas de Monforte.

O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é celebrado desde 1988, tendo sido instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde, com o objetivo de sensibilizar a população para a SIDA, causada pela infeção do VIH.

Com o objetivo de sensibilizar os 23 alunos das duas turmas de 9º ano para uma vivência sexual responsável e desmistificar mitos sobre VIH/SIDA, foram realizadas, com a colaboração das professoras Sílvia Ramalho e Susana Saramago, duas ações dirigidas que se realizaram no passado dia 6, com duração de 1 hora.

Num ambiente descontraído foi possível envolver todos os alunos e respetivas docentes, que participaram ativamente na ação proposta, atingindo-se assim os objetivos propostos .

ULSNA

UCC de P. Sor no Projecto SOBE em parceria com o Infantário Dona Anita

 O Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) contribui para a melhoria dos índices de cárie dentária. O Infantário Dona Anita foi um dos aderentes ao Projeto SOBE. A entrega dos kits de escovagem foi feita de uma forma mágica: contou com a presença da higienista oral da UCC de Ponte de Sor que se deslocou ao Infantário com o seu fato de fada dos dentes, acompanhada pela boneca Ana Beatriz , encantando as crianças . Foi dinamizada uma história sobre a queda do primeiro dente de leite e demonstrada a correta técnica da escovagem que passará a ser realizada também na escola, existindo assim uma colaboração mais estreita entre o Infantário Dona Anita e a UCC de Ponte de Sor 

Promover a saúde oral ajuda a combater as doenças orais. 
ULSNA

Proença-a-Nova | Companhia de Teatro Montes da Senhora celebrou 25 anos de existência

 A Companhia de Teatro Montes da Senhora (CTMS) celebrou em 2022 os seus 25 anos de existência, constituindo-se como o principal pilar de promoção ao Teatro em Proença-a-Nova. No dia 10 de dezembro, para assinalar esta data redonda, o grupo organizou uma Festa de Aniversário no Salão de Festas da Milita, que contou com a presença de atuais e antigos atores, habituais espetadores e até grupos de outras localidades que já por diversas vezes atuaram e visitaram o concelho de Proença-a-Nova e com quem a CTMS acabou por criar uma forte ligação ao longo dos últimos anos. Além destes, João Lobo e João Manso, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova também marcaram presença na cerimónia.

Daniel Alves, agora com 68 anos de idade, aponta às “ligações de amizade que se estabelecem entre as pessoas de diferentes grupos de teatro amador” como o principal motivo para continuar a abraçar este projeto: “quando um grupo nos visita mais de três vezes é evidente que começam a ser nossos amigos”. Para a Festa de aniversário dos 25 anos foram convidados vários grupos de teatro, que neste ou noutros anos vieram atuar a Proença-a-Nova, pois todos eles, de certa forma, ajudaram também a construir a história do Teatro no concelho.

Ao longo dos anos, marcados pela saída e entrada de muitos jovens participantes, a Companhia de Teatro dos Montes da Senhora recebeu mais de 200 espetáculos no Auditório Municipal de Proença-a-Nova e percorreu a quase totalidade dos teatros amadores do país. Dos quadros da Companhia de Teatro fizeram já parte mais de 130 participantes, na sua maioria jovens, compondo aquele que é considerado o grupo de teatro amador mais jovem de Portugal. Entre as aventuras vividas contam-se viagens e digressões aos Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Suíça e um pouco por todo o país, com atuações mensais ao quarto sábado de cada mês.

Lucinda Alves, que também faz parte do grupo desde o seu nascimento, não esconde a emoção por acompanhar o crescimento daqueles a quem continua a tratar carinhosamente como ‘miúdos’: “acompanhamos estes miúdos – embora a maior parte deles já nem o sejam - desde os 12/13 anos, portanto é normal sentirmos um grande afeto ao vê-los crescer”, aponta.

Em 2023 o Festival de Teatro parte para a 18ª edição, mantendo-se com a realização de espetáculos no Auditório Municipal a todos os segundos sábados de cada mês, pelas 21h30. Em janeiro de 2023 o Auditório Municipal recebe a peça: “Um visto para a vida”, do Grupo Cultural Recreativo “O Baluarte”.

 

 

 

 

 

Concerto de Natal da Banda Filarmónica da Pocariça em Cadima

Concerto de Natal da Banda Filarmónica da Pocariça em Cadima


Câmara de Anadia aprova voto de pesar pelo falecimento da atleta Vanessa Sofia

O Município de Anadia aprovou, na sua reunião de executivo, no passado dia 7 de dezembro, um Voto de Pesar pelo falecimento da atleta do Moita Rugby Clube da Bairrada (MRCB), Vanessa Sofia, endereçando à sua família e ao Clube as mais sentidas condolências pela perda sofrida.
Vanessa Sofia faleceu, no passado dia 29 de novembro, com 25 anos de idade. Natural da freguesia da Moita, era atleta do MRCB, tendo iniciado o seu percurso desportivo na modalidade muito nova, ainda nas camadas jovens. Dedicada e apaixonada pela causa desportiva, Vanessa Sofia colhia a simpatia de todos os seus colegas pela boa disposição com que sempre se apresentava, demonstrando sempre um grande espirito de colaboração para com o Clube que defendia, contribuindo, dessa forma, para elevar o MRCB e dignificar o desporto e o concelho de Anadia.

CONTO DE NATAL, DE CHARLES DICKENS, SOBE AO PALCO DE SILVES ALEGRIA DO NATAL A 20 DE DEZEMBRO

 Silves Alegria do Natal apresenta no próximo dia 20 de dezembro, às 18h00, o teatro musical “Conto de Natal”, de Charles Dickens, pela Companhia Da Esquina. A entrada é livre.
“Um Conto de Natal”, também conhecido por “O Natal do Sr. Scrooge”, para além de ser um dos mais conhecidos contos da literatura universal é, indubitavelmente, o mais conhecido conto de Natal, deixando-nos neste teatro musical a mensagem do seu autor, explicando-nos que “o Natal só acontece uma vez por ano, triste verdade, pois se acontecesse todos os dias, este mundo seria bem diferente”.
Esta é, assim, mais uma das propostas de entretenimento para todas as idades e convívio em família do evento Silves Alegria do Natal, que nos tem apresentado um variadíssimo leque de espetáculos onde se incluem, proximamente, a peça de teatro “Merry Christmas! As tuas músicas de Natal”, o XX Encontro de Janeiras e o concerto de Ano Novo da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense; ofertas que poderão ser conhecidas em detalhe em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1844/espetaculos-e-animacao.aspx.
O Município de Silves convida todos a viver a alegria do Natal em Silves, passando momentos partilha e experiências inesquecíveis neste espaço marcado pela animação, sorrisos, cor, magia e espirito natalício, onde não faltam as habituais diversões como a pista de gelo, o comboio de Natal e o carrossel mágico.

Calendarização e horários Silves Alegria do Natal (Praça Al-Muthamid)
Horário: 14h00-20h00
(exceto nos dias 24 e 31 de dezembro, cujo horário será reduzido, das 14h00 às 18h00)
Período de funcionamento:
» De 3 de dezembro.2022 a 8 de janeiro.2023
» Aberto todos os dias (exceto 25 de dezembro.2022 e 01 de janeiro.2023)