domingo, 29 de novembro de 2015

LILIANA É MÉDICA… TEM LEUCEMIA AGUDA E APELA À NOSSA SOLIDARIEDADE


A Liliana Oliveira Mariano é médica, o trabalho dela é salvar vidas. Podemos, agora, ser nós a ajudar a salvar a dela.
Tem leucemia aguda e precisa de um transplante de medula. Se ainda não o é, torne-se dador de medula óssea, pela Liliana e por todas as pessoas que possam precisar. O que aconteceu à Liliana pode acontecer a qualquer um de nós.
Há doenças como as Leucemias, entre outras, que podem ser curadas através de um transplante de medula óssea, o caso que surge agora.

Estes doentes só têm 25% de hipóteses de terem um irmão igual e a percentagem de encontrarem um dador compatível não aparentado é de 1/10000.
O Registo Português de Dadores de Medula Óssea existe para que se possam encontrar dadores para esses casos.
Para se ser potencial dador, basta preencher um inquérito, fazer uma pequena recolha de sangue, e se tudo estiver bem, fica inscrito numa base de dados nacional e internacional que é pesquisada diariamente para todos os doentes que necessitam de transplante.

REQUISITOS para os interessados se inscreverem como potenciais dadores(as) de Medula Óssea vs doação de sangue:

- TER pelo menos 50 Kgs
- TER entre os 18 e 45 anos de idade
- SER saudável
- NUNCA ter recebido transfusão de sangue ou componentes sanguíneos
- FAZER-SE acompanhar com o Cartão de Cidadão no local onde vai decorrer a recolha de sangue.
- QUEM já se inscreveu uma vez é válida até aos 55 anos, idade a partir da qual, de acordo com as regras internacionais dos registos, os dadores são retirados das bases de dados.

ADASCA PROMOVE durante o mês de Dezembro uma série da sessões a favor da Dra. Liliana 
ASSIM:
- Dias 2, 9, 16, 23 e 30 entre as 16 horas e as 20 horas
- Dias 5 e 19 entre as 9 horas e as 13 horas
- LOCAL: Sede|Posto Fixo da ADASCA, Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Lojas G/F

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
Quem quiser tem as Coordenadas GPS: N 40.62659,W -8.65133
Quem desejar receber mais informação podem fazê-lo através do e-mail:geral@adasca.pt


 A Partir de 2ª. Feira da parte da tarde, vão estar disponíveis Cartazes na Sede da ADASCA.


 NB:   Quem desejar organizar grupos para se inscreverem como potenciais dadores de medula a favor da Liliana, agradecemos que nos contactem com antecedência para que possamos em conjunto com o CST de Coimbra/IPST ajustar a logística e recursos humanos para dar resposta no atendimento no local de colheita de sangue vs inscrição, como ainda o reforço dos Kits.

VENHAM DAR FORÇA À SOLIDARIEDADE



1.700 doentes com VIH correm o risco ficar sem apoio social em 2016


Duarte Silva/Global Imagens         TSF com Lusa

28 DE NOVEMBRO DE 2015

Instituições que ajudam estas pessoas não têm dinheiro para o próximo ano, confirmou o presidente da Abraço. Ministro da Saúde diz estar à procura de soluções.

"É uma situação que me chegou na sexta-feira, complexa, que tem como sabem, uma tutela partilhada, ou uma responsabilidade partilhada, pela Saúde e pela Segurança Social", explicou aos jornalistas o ministro Adalberto Campos Fernandes, à margem da sessão de encerramento do Congresso Nacional de Médicos que decorreu na cidade do Porto durante três dias.

O Ministro da Saúde garantiu que deu indicação ao secretário de Estado Adjunto e da Saúde, para que de imediato, procurasse, em articulação com a Segurança Social "verificar o que se está a passar e procurar ultrapassar este constrangimento".

Em causa estão doentes muito dependentes destas instituições, designadamente em apoio domiciliário ou até acamados em unidades residenciais.

"No final deste ano ficamos sem financiamento e a partir de janeiro oito instituições operantes na área do VIH, 10 projetos no total, ficam a descoberto em termos de financiamento. Estamos a falar de pessoas em situação de elevada dependência, que precisam de apoio domiciliário diário, estamos a falar de uma unidade residencial que tem pessoas acamadas e nós não sabemos em janeiro o que havemos de fazer nem com os utentes nem com os funcionários destes projetos", desabafou Gonçalo Lobo.

O problema foi conhecido na quarta-feira durante uma reunião com o presidente do Programa Nacional para a Infeção VIH/Sida.

"Tivemos uma reunião com o doutor António Diniz e vamos ter um problema ainda maior em mãos que é o que é que vamos fazer à quantidade de utentes que temos em respostas sociais e que a partir de janeiro não vão ter mais apoio por parte do Estado, do Governo", afirmou Gonçalo Lobo.

Segundo dados recolhidos pela Abraço, sete instituições que operam nas regiões de Lisboa, Porto, Amadora, Odivelas e Cascais -- Abraço, Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS), Sol, Positivo, Ser+, AJPAS e Passo a Passo -- prestam apoio social a 1.492 doentes com VIH Sida, entre os quais 14 crianças na associação Sol.

Em causa ficam também uma centena de funcionários -- 59 contratados e 41 em regime de prestação de serviços -- a quem as associações não sabem o que fazer.

Na dependência da LPCS estão 629 utentes que correm o risco de ficar sem respostas sociais, problema extensível aos 165 utentes ajudados pela Abraço.

"A nossa grande preocupação é o que fazer, no caso da Abraço, a cerca de 200 pessoas que não sabemos onde havemos de colocá-las e a cerca de 40 a 50 funcionários que não sabemos o que fazer em relação a eles", disse Gonçalo Lobo.

Para tentar encontrar uma solução para o problema, as associações vão entregar uma carta ao Governo, vão pedir audiências e no dia 1 de janeiro vão juntar-se na Assembleia da República para "manifestar o seu luto perante a situação".

"Não é possível continuar neste funcionamento de todos os anos não sabermos qual a continuidade para o ano que vem. Depois, passados quatro anos não sabemos o que fazer aos utentes, e estamos a falar de pessoas que já estão connosco há 15 anos. É impensável não continuarmos com estas pessoas e não sabemos como vão ser absorvidas pelo sistema, se elas têm sequer enquadramento", afirmou o responsável da Abraço.

A falta de verbas para o próximo ano coloca-se porque o anterior programa de financiamento (ADIS) contemplava quatro anos, que terminam no final deste ano e findo o qual é necessário abrir novo concurso público, o que só poderá acontecer depois de aprovado o Orçamento do Estado.

"O Orçamento do Estado só está previsto para fevereiro, por isso só depois disso é que a Direção-Geral da Saúde pode abrir novo concurso. Até que o concurso esteja finalizado demora cerca de 3 meses, por isso estamos a falar em junho do ano que vem, senão mais tarde".

Gonçalo Lobo explicou que as instituições não têm capacidade financeira instalada para dar resposta a seis meses de funcionamento de apoios domiciliários, de unidades residenciais e de centros de atendimento.

Inicialmente a Abraço tinha previsto dedicar o Dia Mundial de Luta contra a Sida, que se assinala no dia 1 de dezembro, às comunidades imigrantes, uma prioridade que foi relegada para segundo plano, quando tomou conhecimento da grave situação financeira que tem à porta.




Crítica ao Centro Hospitalar do Algarve merece unanimidade na assembleia municipal de Faro

A assembleia municipal de Faro aprovou por unanimidade uma moção apresentada pelos autarcas do PS sobre a degradação acentuada da qualidade do Serviço Nacional de Saúde no Algarve.

O documento sublinha a “manifesta inadequação” do Centro Hospitalar do Algarve (CHAlgarve) “na disponibilidade e acessibilidade dos serviços médicos existentes face às reias necessidades sentidas na região”.

O PS informou, em comunicado, que está a desenvolver um conjunto de iniciativas políticas em todos os concelhos do Algarve, para inverter a situação de “emergência” que atravessam os hospitais de Faro, Portimão e Lagos perante “a incapacidade de resposta” do atual conselho de administração do CHAlgarve, “mais preocupado em abrir guerras laborais inúteis com médicos e enfermeiros do que em melhorar o acesso à saúde na região”.

Os autarcas do PS, secundados por todos os partidos políticos com representação na assembleia municipal de Faro, exigiram uma “avaliação ao modelo de gestão hospitalar do Algarve, o funcionamento de todas as valências e serviços de especialidades existentes no Hospital de Portimão e que seja assegurada a acessibilidade adequada dos algarvios aos cuidados de saúde”.

O presidente do PS/Faro e deputado socialista, Luís Graça, sustentou que a unanimidade recolhida pela moção socialista de condenação do CHAlgarve neste órgão autárquico “reforça a justiça das críticas que ao longo dos últimos anos têm sido feitas pelos autarcas socialistas, pela secção regional do Sul da Ordem dos Médicos do Sul e pelas estruturas representativas dos enfermeiros”.


A “situação de emergência”, acrescentou, justifica “uma intervenção imediata por parte do novo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que conhece bem a dramática realidade do Algarve”.


diariOnline RS
08:21 domingo, 29 novembro 2015

NATAL MAIS SOLIDÁRIO PARA OS NOSSOS POBRES?

O meu coração, embora cansado de bater, transborda de ternura e de amor para com os seres e as coisas, nesta quadra festiva e evocativa. No entanto, nunca como nesta data, me sinto mais triste e angustioso. Lembro-me dos que nada têm, nem família ou parentes chegados, e que nesta altura se sentem como se nada fossem nesta vida e neste mundo onde se instalou a confusão, com agravante da chaga do desemprego.
A esses eu abro os braços, e todos os que sofrem, por várias razões, são a grande família que neles aperto de encontro ao meu coração. Mas sofro ainda mais porque não tenho possibilidade, de levar um pedaço de pão a todos os que têm fome, um agasalho aos que têm frio, uma palavra de conforto aos desesperados.
Eu sozinho, pouco posso fazer em favor dos famintos e dos desgraçados a quem a vida jamais sorriu. Mas tu, amigo, e tu aqueloutro e outro mais, todos nós em conjunto, se quisermos, somos capazes de realizar alguma coisa de belo e humano e erguer uma voz cujo eco repetirá pelas artérias congestionadas dessas grandes cidades.
As riquezas do mundo estão mal distribuídas, e em cada homem existe uma dose de egoísmo (excepção feita aos espíritos raros) que empalidece o brilho dos seus sentimentos.
Não é preciso ter a piedade de Jesus, a filosofia de Job ou a ternura de S. Francisco para dar a quem sofre. Para isso basta dedicar um único dos mil quatrocentos e quarenta minutos que o dia tem, analisar as nossas acções.
Quantas iniquidades cometemos com o sorriso nos lábios, e valha a verdade, sem mesmo as avaliar. Perdulários, vaidosos e sôfregos de prazer, há homens e mulheres que consomem fortunas nas suas futilidades, quase sem discutir preço, mas pensam três vezes na modestíssima quantia com que hão-de subscrever um donativo.
É verdade que os bens terrenos não têm uma divisão equitativa, mas eu não censuro os ricos... Nada disso. Que Deus lhes aumente ainda mais a riqueza! O que eu lhes peço é que se lembrem dos que nada têm e por eles distribuam um pouquinho da sua fartura.
É isso o que eu te quero dizer, amigo. Que o teu monte cresça; gasta ou amealha, conforme queiras, mas não te esqueças de que há tanta gente necessitada a quem as migalhas da tua mesa e as roupas quase esquecidas nas tuas gavetas, poderiam alimentar e agasalhar.
Na maioria das casas ainda não existe o chamado "quarto de arrumos" que melhor se chamaria o "cemitério das coisas". Durante anos, objectos e roupas ali envelhecem, se deterioram e quando o bolor e a traça completam a sua nefasta acção, vai tudo para o lixo.
Isto só tem uma qualificação: procedimento criminoso. Nalguns casos raros, dá-se a um pobre um casaco já bafiento ou um par de sapatos com as solas esburacadas. No entanto, esse casaco, há anos, quando foi "arrumado" no tal quarto, era de aspecto decente e não tinha bafio; porque não se deu nessa altura a quem dele precisasse? Para que se deixou estragar? Os sapatos que se puseram de parte, ainda em estado de conservação aceitável, por que não se deram também nessa ocasião? Porque o egoístico sentimento de posse não o permitiu. Há quem estupidamente delire em dizer para si mesmo: "está ali, é meu"! "E o está ali" apodrece, não lhe serve para nada nem aproveita a ninguém!
Não se suponha que faço aqui a apologia de se exercer a caridade apenas na quadra do Natal. Os pobres precisam durante todo o ano, mas eu, amigo leitor, é que aproveito esta oportunidade da Festa Familiar para falar ao teu coração, para lembrar aquilo que deves fazer sempre: DAR!
Há uns anos, numa digressão que efectuei ao Algarve, li um reclame que dizia assim: "Comer chocolates da marca tal é sempre Domingo". Porquê? Porque o domingo é o dia que nos agrada, é o dia que nos dá maior prazer. Ora, para termos o prazer de dar, é sempre domingo!
O prazer de dar suplanta todos os outros. Experimenta, amigo, e verás com que alegria dás aos necessitados o que a ti não faz falta! Contudo, dá o que pode ser imediatamente aproveitado e não, por exemplo, o par de sapatos esburacados; quem os recebe não tem dinheiro para a meias solas e, por isso, continua a andar com os dedos de fora; assim dá-lhe ao menos, o necessário para o sapateiro; isso será duplamente agradecido. Não basta dar; é preciso dar o que é útil.
Dá com o coração e com a cabeça e lembra-te sempre que "dar aos pobres é emprestar a Deus". Não te sentirás ufano em ser credor da Omnipotência? Pois olha que isso é fácil. Dá tudo o que não precisares, e dá também, se assim o entenderes, alguma coisa do que necessitas. Vê bem que os pobres, como tu, possuem um estômago e, como tu também, um corpo que precisa de ser vestido.
Não alimentes nem estimules com o teu óbulo (donativo) a mendicidade industriosa, mas socorre a verdadeira miséria, e principalmente a miséria envergonhada, aquela que raras vezes estende a mão à caridade pública. Eleva um pensamento a tua mãe quando encontrares aquela velhinha trôpega, recorda-te dos teus filhos quando vires dois garotinhos andrajosos, de facezitas esquáticas, e lembra-te de i próprio se eles te pedirem esmola para o pai doente.
Ah! Tu já tens lágrimas nos olhos! Bom sinal! Eu bem sabia que tinhas coração, amigo. Aproveita então esta oportunidade do Natal e faz uma revista ao "quarto de arrumos", compartimento, aliás, que agora penso que já existe nas novas casas, visto que os técnicos negaram em tempos e com razão, a sua "utilidade".
Quer tenhas quer não, abre os armários, as gavetas e as malas. O que ai há de roupa que não usas! Vestidos de tua mulher, fatos teus, calçado, um mundo de coisas entregues à volúpia da traça, por mais naftalina que lhe ponhas.
Não haverá ao pé da tua porta pessoas a quem sejam altamente úteis essas tuas inutilidades? Não tens a quem dar? Então despacha isso para nós, melhor entregue tudo isso na nossa associação. A ADASCA sabe onde a miséria vive; nós conhecemos pobres que necessitam do teu auxílio, aqueles a quem as coisas velhas, sem préstimo para ti, vão servir de coisas novas, cheiinhas de utilidade.
Procede como te digo e, aliás como o teu coração manda. Quando vires pela porta fora os velhos trastes e roupas do teu "cemitério das coisas", sentirás um imenso alívio na consciência e um aleluia bem fundo no coração. O teu fato com que embirravas, e por isso não vestias, em vez de jazer no túmulo duma mala, vai de novo servir para cobrir um ser igualzinho a ti, mas a quem a fortuna não bafejou. Isto não te alegra? Certamente que sim. Verás como este Natal terá um novo encanto! 
Sentado à mesa farta, no aconchego da tua casa e rodeado pela tua família, pousarás os olhos no Menino rosado do presépio, que, desde as palhinhas do seu berço, te sorri com elevo.
O olhar de Jesus Cristo cai sobre ti, e o seu coração, como o meu e o teu, transborda de ternura e alegria, ao ver que os homens não esqueceram de todo a verdade do Seu Verbo, nem em vão Ele viveu uma existência terrena de martírio, a pedir para os que têm fome e têm frio.
As riquezas amontoadas causam perturbações sociais e inquietação permanente. O mundo tem necessidade de gestos solidários concretos. O frio chegou: o necessitado espera.
Boas Festas, amigo, e em nome dos deserdados que, nesta quadra, devem a ti um pouco de conforto, a eterna gratidão do amigo de sempre.

Por Joaquim Carlos.
Presidente da Direcção da ADASCA

Site: www.adasca.pt
Blog: 
aveiro123-portaaberta.blogspot.com
Tlm: 964 470 432 – Telef: 234 095 331

Portugueses preferem neve e praia no réveillon


by Mira Online
Agências de viagens e hoteleiros não têm dúvidas de que, este ano, a procura pelos destinos de réveillon começou mais cedo.
"Sentimos um aumento substancial da procura face ao ano passado", revela Luís Veiga, administrador executivo do Grupo Natura IMB Hotels, detentor de cinco unidades hoteleiras na zona da Serra da Estrela. "O H2Otel já está esgotado para o réveillon desde setembro, cerca de um mês mais cedo do que no ano passado, e os restantes hotéis estão com taxas de ocupação entre 70% e 80% quando, há um ano, por esta altura, andaria pelos 50%", adiantou o hoteleiro.
Nas unidades da Turistrela (Hotel Serra da Estrela, Hotel dos Carqueijais e Chalés de Montanha), as taxas de reserva, entre 65% e 75%, também estão acima das que se verificavam há um ano e o diretor Rui Abrantes adianta que deverão esgotar na noite da grande festa.
Fonte Jn

Aspirante a freira que fugiu de convento denuncia castigos

Aspirante a freira que fugiu de convento denuncia castigos

by Mira Online
Helena Costa, de 43 anos, calou durante quase 25 anos os segredos da sua passagem pela Fraternidade Missionária Cristo Jovem, em Requião, Vila Nova de Famalicão, como "aspirante" a "freira".
Com as notícias sobre a intervenção da Polícia Judiciária e asacusações de escravidão sobre o padre Joaquim Milheiro e três religiosas, não aguentou mais e decidiu contar, ao JN, tudo o que que ali passou antes de fugir, incluindo o espancamento de Maria Amélia Serra, irmã que morreu 15 anos depois no "convento", supostamente por se ter suicidado.Hoje, Helena é casada e tem filhos, mas constituir família não foi o que sempre quis. As aparições de Medjugorje, uma zona da antiga Jugoslávia hoje parte da Bósnia, em 1981, fizeram despertar a sua vontade de entregar-se de corpo e alma à vida religiosa. E quando foi criado um grupo de oração a este propósito, juntou-se a ele. Depois, começou a frequentar a Fraternidade, quando esta ainda estava instalada no Sameiro, em Braga. Em 1989, já com 17 anos, passou uma semana em Requião e gostou, acabando por decidir entrar para a vida religiosa, mesmo contra a vontade dos pais.
Fonte JN
Mira Online | Novembro 29, 2015 às 9:12 am | Categorias: Nacionais |

Brasil relaciona microcefalia em bebés com vírus Zika



by Mira Online

O Ministério da Saúde do Brasil confirmou no sábado a descoberta de uma ligação entre os casos microcefalia em bebés, um défice no crescimento cerebral, e o vírus Zika, transmitido pelos mosquitos que espalham o dengue.
O surto de microcefalia no nordeste brasileiro "é uma situação única na investigação científica global", disse o ministério, em comunicado.
As autoridades de saúde estabeleceram a ligação após identificarem a presença do vírus num bebé morto que tinha nascido com microcefalia e outras doenças genéticas.
As doenças congénitas resultam na formação de uma caixa craniana menor e prejudicam o normal desenvolvimento intelectual.
Um total de 739 casos suspeitos foi identificado no Brasil este ano, em comparação com os 147 diagnosticados em 2014, de acordo com dados oficiais.
O Governo também deu conta da morte de um adulto e um adolescente, naquelas que foram as primeiras mortes não-infantis ligadas ao vírus Zika no mundo.
O vírus, descrito como uma versão leve do dengue, foi detetado em 18 dos 26 estados do Brasil este ano.
Fonte: Lusa
Mira Online | Novembro 29, 2015 às 7:35 am | Categorias: Internacionais |