terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Proença-a-Nova | Passeio Pedestre nº200 reuniu cerca de 850 participantes


O Passeio Pedestre nº200 do Município de Proença-a-Nova reuniu cerca de 850 participantes, entre caminheiros e voluntários que deram apoio na organização deste marcante momento da história do concelho. Realizado a 17 de dezembro, o ponto de encontro marcado para a comemoração foi no Parque Urbano Comendador João Martins, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de tomar o pequeno-almoço e validar a sua presença para o histórico Passeio Pedestre 200.
“Ultrapassámos os 850 participantes, que por si já é um feito importante. Os Passeios Pedestres configuram uma estratégia do Município de Proença-a-Nova que já faz 20 anos. O primeiro passeio data de junho de 2003 e ao longo destes anos foi-se criando uma estratégia do ponto de vista turístico que tem na natureza e no património natural o seu principal foco. Fica bem expressa esta continuidade, uma vez que os vários executivos municipais concretizaram a mesma visão, resultante num projeto que continua a garantir sucesso passado tanto tempo. Deixar o meu reconhecimento e agradecimento a todos aqueles que contribuíram para este evento, projetando o nome e as potencialidades que nosso concelho tem”, destaca João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. Entre os mais de 700 caminheiros inscritos neste Passeio, mais de 50% vieram de fora dos limites geográficos do concelho, prova do alcance que a comemoração teve a nível nacional e internacional, com participantes oriundos de Espanha.

Para marcar o arranque, contou-se com o aquecimento inicial, dinamizado pelo Grupo de Desporto do Município, e antecedido pela entrega de prémios aos colaboradores do Municipio que ao tempo iniciaram este projeto, bem como a outros munícipes que se juntaram ao longo dos anos contribuindo para a realização dos Passeios Pedestres, que a todos os terceiros domingos de cada mês vão construindo a história desta iniciativa.

Partindo do Parque Urbano Comendador João Martins, os grupos, repartidos por cerca de 50 pessoas cada, foram partindo com cada um dos 14 guias responsáveis. Pelo percurso os caminheiros encontraram diversos pontos de interesse, como são exemplos: a passagem no Intermaché para recolha de água e uma peça de fruta; a prova de pão com Plangaio e de vinhos “Vale do Linho”, na Área de Acolhimento Empresarial do Vale Porco; prova de pão, parceria da Estrela Doce, com enchidos, chá e vinho, na Associação de Casais e prova da Tiborna na Associação de Galisteus; a prova de infusões e chágria do projeto BioAromas nas Azinharias; a realização de circuito desportivo e recolha de uma fartura, no Campo Nossa Senhora das Neves, com o almoço final nos Paços do Concelho, que dava direito a sobremesa e café no Mercado dos Sabores de Natal, que decorreu no Pavilhão Municipal entre os dias 16 e 17 de dezembro.

Ao longo do percurso foi ainda possível assistir a diversos momentos teatrais e musicais, da responsabilidade dos artistas “Ribeirinhos da Concertina” e “Fábio Farinha”, bem como dos grupos “Váatão - Teatro de Castelo Branco” e “Arquê Teatro de Rua”. Fizeram também parte do Passeio Pedestre 200, a Farmácia Roda com oferta de um sabonete por participante, diversas associações do concelho, o apoio constante da corporação de bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do concelho dos militares do Posto da GNR. Entre os vários participantes, tivemos numerosos grupos como foram o caso da UGT (União Geral de Trabalhadores), da Caixa Geral de Depósitos, do Grupo de Desporto de Castelo Branco, entre outros que se reuniram para passar o dia em Proença-a-Nova.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova | Mercado dos Sabores de Natal renova sucesso no Pavilhão Municipal


O Mercado dos Sabores de Natal voltou a encher o Pavilhão Municipal de Proença-a-Nova entre os dias 16 e 17 de dezembro, com principal destaque para a promoção de produtos endógenos de diversos artesãos, produtores, associações e grupos de jovens alunos do concelho de Proença-a-Nova.
O sucesso repetido desta iniciativa deve-se, na opinião do presidente da Câmara Municipal, João Lobo, “à articulação entre a comunidade naquela que foi a participação das associações dos privados e também dos alunos e pais para angariação de fundos para as visitas de estudo teve lugar nos sabores de natal. É também está a função do município proporcionar o crescimento da comunidade que se promove nos vários produtos e recursos que fizeram as delícias de todos que passaram, bem como os workshops realizados assim também se realiza Natal”.

Com um programa focado no espírito natalício, aqueles que visitaram o Pavilhão Municipal puderam assistir, ao longo dos dias, a cozinhas ao vivo; duendes fotográficos, animação circense e acrobática, carrossel e comboio de natal, pinturas faciais, balões e tatuagens temporárias, bem como de animação musical. A toda esta oferta não faltou o tradicional Pai Natal, que acabou por receber miúdos e graúdos no seu trono, que o procuraram para captar e registar o momento.

No domingo, o destaque recaiu sobre o Passeio Pedestre nº200 que terminou com a passagem pelo Mercado dos Sabores de Natal para todos os participantes que aceitaram o convite para um café e uma sobremesa nas associações locais.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Estudante da Universidade de Coimbra distinguido pela multinacional ABB

 
Um estudo de André de Sousa Nunes Teixeira, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de ser distinguido com o “Prémio ABB” do ano letivo 2021/2022, atribuído pela multinacional Asea Brown Boveri (ABB).
A cerimónia de entrega do prémio vai decorrer esta quinta-feira, dia 21 de dezembro, pelas 12h, na Sala do Conselho do Edifício Central da FCTUC, no Polo II da Universidade de Coimbra.

André Teixeira, estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), realizou este estudo no âmbito da sua tese de mestrado, intitulada “LiDAR-based Topological Mapping of Orchard Environments”, tendo obtido a classificação final de 20 valores. Lino Marques, docente do DEEC e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) foi o responsável pela orientação da dissertação.

Durante o seu trabalho de mestrado, o estudante desenvolveu um método inovador para ajudar robôs móveis e máquinas agrícolas inteligentes a navegarem autonomamente em ambientes naturais, contendo árvores ou arbustos dispersos, como os que se encontram em pomares, olivais e florestas.

Este novo método utiliza um sensor laser para detetar e registar a forma desses elementos de vegetação e estimar a posição do robô relativamente aos mesmos, permitindo, assim, mapear campos de grandes dimensões e realizar tarefas repetitivas nesses campos, com precisão e durante longos períodos.

O “Prémio ABB” distingue anualmente o estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC que tenha obtido a classificação mais elevada numa dissertação de mestrado desenvolvida nas áreas de atuação da ABB, nomeadamente Automação Industrial, Controlo Automático, Robótica, Domótica e Acionamentos / Variação de velocidade. O prémio, no valor de mil euros, comtempla ainda a possibilidade do premiado realizar um estágio remunerado na empresa.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Barcelos | Ministra da Presidência inaugurou Escola de Design, no centro de Barcelos, em dia de aniversário do IPCA

No dia em que se assinala o 29º aniversário do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, inaugurou o novo edifício da Escola Superior de Design, no centro da cidade de Barcelos e esteve presente na Sessão Solene do Dia do IPCA.
Após o ato solene de descerramento da bandeira, pela Ministra, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, seguiu-se a Sessão Solene do Dia do IPCA, que, além destes intervenientes, contou também com as intervenções do Presidente do Conselho Geral, Pedro Fraga, e do Presidente da Associação Académica, João Salazar.


O Presidente do Conselho Geral iniciou as intervenções institucionais salientando a profícua relação que o IPCA tem com as empresas da região, enaltecendo as conquistas do último ano, e defendeu que os Conselhos Gerais das Instituições de Ensino Superior deverão continuar a ser compostos por elementos internos e externos às Instituições de Ensino Superior.
No seu discurso, Maria José Fernandes, lembrou o Professor João Carvalho, antigo Presidente do IPCA, que acreditava que “uma instituição de ensino superior só existe na medida em que está permanentemente ligada ao território onde está inserida”, visão que levou o IPCA ao centro da cidade de Barcelos, materializado hoje com a inauguração da Escola Superior de Design, nas instalações da antiga Escola Primária Gonçalo Pereira.
A Presidente do IPCA elencou os projetos que estão a decorrer com apoio do PRR e pediu à Ministra da Presidência especial atenção aos investimentos suportados pelas autarquias de Guimarães e de Esposende, que não beneficiaram, até agora, de comparticipação governamental, referindo que serão “dois equipamentos muito importantes para o turismo, que deveriam merecer uma especial atenção, em termos de financiamento, por parte do PRR e do PT 2030”.
Maria José Fernandes prosseguiu, fazendo uma resenha deste último ano, durante o qual a instituição chegou aos 7200 estudantes, um crescimento de cerca de 8% face ao ano letivo transato. Ainda nas palavras da Presidente do IPCA: “2023 foi um ano histórico para o ensino superior politécnico, com a aprovação da lei que outorga às Instituições Politécnicas a lecionação de doutoramentos e a alteração da denominação para Universidades Politécnicas, o que se traduzirá em maior reconhecimento nacional e internacional”.
A Presidente do IPCA lembrou a Ministra da Presidência que, este 29º aniversário, ficará para a história da instituição já que, pela primeira vez, se prevê um ano sem subfinanciamento. “O IPCA continua ainda a ser a Instituição de Ensino Superior pública que menos verbas recebe de transferências do orçamento do Estado, mas finalmente, por força, da alteração do modelo de financiamento, almeja-se uma luz ao fundo do túnel e um fim à vista neste domínio, e em 2024 haverá já uma correção”, apontou Maria José Fernandes.
A Ministra da Presidência lembrou que há 29 anos, Portugal estava, como hoje, numa fase de crescimento, com recurso a financiamento europeu, resultado da adesão do país à União Europeia, o que permitiu a regiões como a do Cávado e a do Ave um extraordinário desenvolvimento, para o qual a criação e posterior crescimento do IPCA foi fundamental.
Para Mariana Vieira da Silva, os Politécnicos são, aliás, instituições fulcrais para o desenvolvimento das regiões, pelo saber técnico e especializado e pela inovação que aportam ao tecido económico e empresarial. A Ministra referiu a extensa lista de projetos do IPCA, atualmente apoiados pelo PRR, que são reflexo da qualidade do ensino e da inovação que a instituição aporta para a região.
Já para o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, o IPCA e o Município de Barcelos “têm caminhado juntos no desenvolvimento de um projeto que é um dos mais emblemáticos e de maior sucesso no ensino superior, em Portugal”, lembrando que “o IPCA tem sido fundamental na missão de progresso que pretendemos para o nosso território concelhio, para toda a região e até para o nosso país”. Referindo-se à Escola Superior de Design, inaugurada minutos antes da sessão, Mário Constantino Lopes destacou que se trata de um investimento de cerca de um milhão e setecentos mil euros, (dos quais cerca de 600 mil foram financiados pelo FEDER), que não só vai ao encontro da estratégia de desenvolvimento do IPCA, como responde ao desafio de atração de jovens ao centro de Barcelos, de fomento da dinamização da cidade, de incentivo à produção de ciência, à criatividade e à fruição da cultura”.
João Salazar, Presidente da AAAIPCA, falou para os estudantes presentes, incentivando-os à participação nas atividades que a Associação e o IPCA promovem: “O IPCA pode-nos dar muita coisa que não conseguiremos retribuir: dá-nos pessoas, momentos, oportunidades e muitas outras coisas que só quem participa e está ativo na comunidade académica pode presenciar”.
A Sessão Solene do Dia do IPCA prosseguiu com a atribuição de distinções aos docentes que obtiveram o grau de doutor e título de especialista em 2023, e com a atribuição de Prémios de Mérito aos estudantes com melhor desempenho académico concedidos por empresas e entidades parceiras.
A fechar a sessão, a Presidente do IPCA anunciou a surpresa que marca o início das comemorações dos 30 anos do IPCA: o Hino do IPCA, interpretado por estudantes dos Grupos Académicos da instituição. O momento musical foi protagonizado por estudantes do Conservatório de Música de Barcelos.

Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NA VILA DE ARGANIL

 
Realizou-se no passado dia 17 de dezembro, o Desafio Picos do Açor, organizado pela Evolução Vertical, com a colaboração da Câmara Municipal de Arganil e das Juntas de Freguesia de Arganil e Folques, com 3 provas de trail e uma caminhada.
Participaram 10 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo um dos atletas competindo na prova de 32km, pontuável para o Circuito Nacional de Trail da ATRP, e os restantes nos 13km pontuáveis para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra na vertente de Trail Sprint, tendo na prova de 32Km, Nuno Almeida, alcançado o 241º lugar na classificação masculino e o 102º lugar no escalão M40.
No Trail Sprint, na distância de 13km, no sector feminino Carla Henriques, alcançou a 6ª posição na classificação feminina e a 2º lugar no escalão F40, Catarina Marques, 9ª feminina, 3ª F40, Luísa Santos, 69ª feminina, 11ª F50, Anabela Almeida, 70ª feminina, 34ª F40 e Claudia Ferreira, 92ª feminina, 26ª FSen.
No sector masculino, Nelson Almeida, alcançou o 15º lugar na classificação geral masculino e o 7º lugar no escalão MSen, Pedro Cardoso, 23º masculino, 9º M40
José Machado, 36º masculino, 16º M40 e José Mendes, 70º masculino, 31º MSen.
Coletivamente, na prova de 13km a equipa feminina alcançou o 3º lugar e a equipa masculina o 5º lugar da classificação geral. 
Destaque para os pódios das atletas Carla Henriques e Catarina Marques e para o coletivo feminino. 

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Opinião - Telemóveis nas escolas? Não obrigado


Quando na política não se quer resolver um assunto, costuma-se dizer “crie-se uma comissão “ou “peça-se um parecer”.
A indecisão socialista do costume, mais precisamente do ministro da Educação, na questão do uso dos telemóveis nas escolas, teve a intenção deliberada de deixar passar o arranque das aulas até todas as escolas terem as suas regras definidas quanto ao uso dos aparelhos eletrónicos. O ministro da Educação João Costa pretende que este assunto saia da agenda política para nada decidir, fazendo lembrar as indecisões guterristas de outros tempos.

Enquanto a ansiedade, a dependência e vício dos alunos pelos telemóveis é uma realidade nas escolas, o governo andou nos últimos dois anos no sentido contrário, com uma política que pôs os alunos dentro de sala de aula a realizar provas digitais e a aderir em massa aos manuais digitais. O uso dos computadores foi privilegiado, o telemóvel na escola não foi proibido, colocando os alunos do 2º ano e 5º ano de escolaridade, que ainda não têm a caligrafia definida entre outras debilidades no domínio da escrita, a efetuar provas de português no final de ano através do computador.

Devido a esta política do Governo totalmente virada para as novas tecnologias constatamos que hoje em dia os alunos cabo-verdianos, por exemplo, detêm uma caligrafia melhor do que os alunos portugueses, por estarem menos habituados aos computadores e aos telemóveis do que os alunos portugueses.

A regressão cognitiva que os países nórdicos detetaram nos seus alunos é reveladora de que os aparelhos eletrónicos têm um efeito nefasto não só na retenção de conhecimentos pelos alunos, mas também na socialização nos tempos livres na escola entre as nossas crianças e jovens que passam os seus intervalos das aulas agarrados ao telemóvel.

Por outro lado, seria bom o senhor ministro da Educação lembrar-se que muitos alunos manuseiam melhor os aparelhos eletrónicos do que a maioria dos professores com mais de 50 anos, muitos deles avessos à tecnologia, sem saber como controlar o uso de computadores.

Sr. Ministro, veja a escola real e não uma escola virtual. Veja uma escola que tem de ser moderna no ensino tecnológico por parte dos professores, mas mais moderada na aprendizagem pelas novas tecnologias por parte dos alunos.

Sr. Ministro, é salutar a existência de tempo para o uso do computador numa sala de aula, mas também é salutar a existência de tempo numa sala de aula para o trabalho real.

*Paulo Freitas do Amaral
Professor de História

ALEGREM-SE OS CÉUS E A TERRA EM NISA

 O Natal faz-se no Centro de Saúde de Nisa também num cantinho de azevinhos e de outras bagas de luz feito Presépio, para que nada falte ao Menino, nem o musgo nem o aconchego em palhinhas deitado...
Viva o Deus-Menino e que tenha Saúde para crescer dentro de cada um de nós, desde o Pé da Serra à Velada, desde Tolosa a Montalvão....

ULSAA

“Relógio Climático” em foco na Escola Superior Agrária de Coimbra

"Relógio Climático" é o mote da palestra a ter lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), esta próxima quinta-feira, dia 21 de dezembro, das 14h00 às 15h00, na sala A1.14.
Os oradores convidados são Pedro Matias e Margarida Cordeiro, membros do grupo Climate Clock Coimbra, que abordarão as temáticas “Urgência Climática: Exploração da gravidade das questões climáticas”; “Mudanças Climáticas: Causas, efeitos e consequências”; “Mitigação: Ações cruciais para reduzir os impactos”; e “Inspiração para a ação: chamada à ação para promover mudanças positivas”.
A organização do evento é da responsabilidade dos estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental da ESAC, no âmbito da unidade curricular de Introdução à Proteção do Ambiente.
Os interessados em participar devem inscrever-se em https://bit.ly/RelogioClimatico_ESAC.

Isabel Silva

 

Tecnologia ao lado dos idosos. Relógios inteligentes garantem a segurança dos mais idosos


-O número de idosos que vivem sozinhos tem vindo a crescer, com mais de 44 mil identificados pelas autoridades
-A tecnologia pode ser um aliado, quer para situações de emergência, quer para contactos mais regulares
Lisboa, 19 de dezembro de 2023. O mais recente levantamento de dados por parte das autoridades identifica 44.100 idosos em situação de vulnerabilidade e que vivem sozinhos. A Operação “Censos Sénior 2023”, levada a cabo pela GNR[1], identificou os distritos da Guarda e Vila Real com mais de 5 mil idosos, e Viseu, com mais de 3 mil, como o top três de zonas do país onde se registam mais idosos que vivem sozinhos. Esta tendência revela a prevalência dos distritos do interior do país, mais desertificados, como os que têm uma população mais envelhecida e vulnerável.

A juntar a estes dados, a complexidade tecnológica leva, em muitas circunstâncias, a que muitos destes idosos passem muito tempo sem comunicar com ninguém, sobretudo se a família estiver em zonas mais urbanas e longínquas. Uma realidade que se torna ainda mais preocupante quando existem problemas de saúde a considerar e em alturas do ano como é o Natal.

Contudo, a existem já equipamentos no mercado que permitem chegar mais longe e ao interior do país, e que não acarreta ligação a outros equipamentos ou passos muito complexos que os mais velhos possam não dominar.

Os relógios inteligentes da SaveFamily desenhados especialmente para adultos apresentam-se como um equipamento de teleassistência para pessoas com algum tipo de dependência.

Com ligação GPS e sem dependerem de um telemóvel, estes equipamentos permitem fazer e receber chamadas, possuem um sistema de segurança que alerta os contactos de emergência em caso de queda e ainda permitem monitorizar os dados de saúde do utilizador. Assim, um idoso pode, em qualquer momento, contactar de forma simples e intuitiva os seus familiares mais próximos ou os seus cuidadores. Ao mesmo tempo, a monitorização de dados de saúde podem ser importantíssimos para os prestadores de cuidados de saúde que, assim, possuem informações mais exatas de determinados parâmetros, como são a tensão arterial ou oxigénio do sangue. Além do mais, é possível, às pessoas com autorização de acesso, programar alertas para tomada de medicação.

“Na SaveFamily somos conscientes de que a realidade atual leva, em muitas circunstâncias, a que cada vez mais idosos ou dependentes vivam sozinhos. Desenvolver uma tecnologia que lhes permita ter mais autonomia e, simultaneamente, garantir a sua segurança e saúde é essencial para nós. Os nosso relógios inteligentes são desenvolvidos para que sejam muito fáceis de usar e intuitivos, tornando-se fiéis companheiros dos utilizadores”, explica Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily.

Estes relógios inteligentes são muito semelhantes a um telemóvel com a diferença de que se gerem através de uma aplicação instalada no telemóvel dos familiares ou cuidadores autorizados. Simultaneamente, podem ainda manter um registo da localização de GPS dos utilizadores e a determinação de uma zona segura de circulação – que irá despertar um alerta sempre que a pessoa ultrapasse sem dar conhecimento o seu perímetro de segurança. Esta é uma funcionalidade mais indicada para situações em que o idoso esteja em zonas pouco familiares.

Sobre a SaveFamily
A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 mil famílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

*Newsline - Agência de Comunicação
Inês Fernandes

Silves | CONCURSO POSTAL DE NATAL 2023 JÁ TEM VENCEDOR

 A turma do 2º ano da Escola EB1 de Pêra foi a vencedora do concurso Postal de Natal 2023, dinamizado pela Câmara Municipal de Silves, através do seu Setor de Educação.

Os alunos do trabalho vencedor, criaram uma ilustração de uma árvore de Natal, com vários materiais recicláveis, tendo sido este o escolhido para colocar no Postal de Natal do Município. Em 2.º lugar ficou o trabalho realizado pelo 2.º B da Escola EB1 de Messines, do aluno Thyago Silva e o 3º lugar foi atribuído à turma 4 da EB1 de Pêra.
A seleção dos trabalhos admitidos a concurso baseou-se nos seguintes critérios: identificação com a temática proposta; criatividade; utilização de diferentes técnicas, materiais e cor.
Os três primeiros classificados receberão vales para aquisição de material escolar, o primeiro classificado será premiado com material no valor de 100 euros, o segundo classificado receberá um vale no valor de 75 euros e ao terceiro será entregue um vale de 50 euros.

 

Marinha Grande | TOLERÂNCIA DE PONTO NA QUADRA NATALÍCIA

  Câmara Municipal da Marinha Grande vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores nos dias 26 de dezembro de 2023 e 2 de janeiro de 2024.
A medida deve-se à necessidade de “conciliar a vida profissional com a vida familiar, permitindo aos trabalhadores organizarem as suas festas em família e com tranquilidade”, sendo assegurados os serviços mínimos.


UC apresenta abordagem inovadora para a segurança e resiliência do ambiente construído face a fogos nas zonas de interface urbana-florestal

 
O projeto INTERFACESEGURA “Segurança e resiliência ao fogo das zonas de interface urbana-florestal”, liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vai apresentar esta quinta-feira, 21 de dezembro, uma abordagem inovadora capaz de responder aos desafios futuros das alterações climáticas, no âmbito da temática da segurança e resiliência do ambiente construído face a fogos nas zonas de interface urbana-florestal.

O evento de disseminação de resultados do projeto e de apresentação desta nova abordagem terá lugar no Auditório Laginha Serafim, Departamento de Engenharia Civil (DEC), no Polo II da Universidade de Coimbra, entre as 9h30 e as 13h.
«Ao longo do projeto desenvolvemos uma abordagem multidisciplinar distinta, uma Análise Baseada no Desempenho (ABD), versátil e adaptável, capaz de responder aos desafios que as alterações climáticas possam introduzir, promovendo o abandono de legislação de caráter prescritivo, atualmente em vigor. A adoção de uma ABD permite uma análise mais detalhada e baseada em conceitos e princípios científicos fortes e uma caraterização mais rigorosa dos diferentes cenários de Interface Urbana-Florestal (IUF) vulnerável, mas também uma análise e subsequente implementação de medidas mais eficazes e personalizadas para os múltiplos e complexos cenários de IUF que podemos encontrar no território nacional», explica Hélder Craveiro, coordenador do projeto e investigador do DEC.
O projeto INTERFACESEGURA tem como grande objetivo responder de forma direta aos graves problemas que surgiram nas últimas décadas por falta de planeamento e ordenamento do território, com excessiva pressão urbana sobre zonas florestais, com perímetros urbanos sobredimensionados destituídos de programação pública, o abandono dos espaços rurais e das atividades primárias que promoveram a continuidade do combustível (ausência de compartimentação) e o rápido agravamento das alterações climáticas.
A abordagem proposta, refere o investigador, «
assegura ainda uma maior capacitação de todos os envolvidos, contribuindo para uma compreensão mais efetiva de todos os fenómenos físico-químicos envolvidos, nomeadamente ao nível da compreensão dos fenómenos de propagação dos incêndios florestais na IUF, pela avaliação do potencial de ignição do ambiente construído, da resistência e resiliência do ambiente construído, e gestão, valorização e criação de cadeias de valor associadas à floresta».
De acordo com Hélder Craveiro, foram avaliados e desenvolvidos modelos numéricos capazes de reproduzir cenários reais de incêndios na IUF, tendo em consideração a topografia, meteorologia (vento, humidade, temperatura), o tipo e disposição da vegetação e o ambiente construído. Deste modo, «
é possível avaliar e quantificar realisticamente o ataque de um cenário de incêndio sobre uma infraestrutura que, combinado com o Método dos Elementos Finitos (FME), permite a avaliação do comportamento estrutural do edifício, considerando explicitamente o comportamento dos materiais em função da temperatura», revela.
«A continuação da atividade de investigação científica neste tema é imperativa, adotando os princípios da Engenharia de Segurança contra Incêndios e da Análise Baseada no Desempenho como ferramenta de base para a mitigação dos impactos diretos e indiretos nas comunidades, e no ambiente construído quando exposto a incêndios na Interface Urbana-Florestal», conclui

O projeto INTERFACESEGURA teve por base a multidisciplinaridade e uma abordagem holística, combinando áreas como Engenharia, Geografia, Economia e Direito.

Para participar no evento, que decorre em formato híbrido, deve registar-se aqui e indicar se a participação será online ou presencial.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Marinha Grande | TAXAS DE IRS E DERRAMA FIXADAS PARA 2024

 A Assembleia Municipal da Marinha Grande deliberou, no dia 15 de dezembro, sob proposta da Câmara, fixar os valores das taxas do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) e da Derrama.

Foi aprovada a percentagem de 5% na participação variável do Município no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), no que respeita aos rendimentos relativos ao ano de 2024 a liquidar em 2025.

Relativamente à Derrama (o imposto aplicado às pessoas coletivas), relativa ao ano de 2023 a cobrar em 2024, foram fixados os seguintes valores:
• 1,5% para os sujeitos passivos com lucro tributável sujeito e não isento de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), que registem, no ano anterior, um volume de negócios que ultrapasse os 150.000,00 euros;
• 0,01% para os sujeitos passivos com lucro tributável sujeito e não isento de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), que, no ano anterior, registem um volume de negócios que não ultrapasse os 150.000 euros.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Águeda | Aguada de Cima “ganha” Unidade de Saúde Familiar AquaSaúde

 Momento “muito importante” para a prestação de cuidados de saúde de qualidade a uma população com cerca de 11 500 utentes
A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) AquaSaúde, com sede no edifício da Unidade de Saúde de Aguada de Cima e com pólos em Aguada de Baixo, Borralha e Barrô, foi inaugurada esta manhã, numa cerimónia simbólica que marca a transição da UCSP Águeda V para este novo modelo de funcionamento. Uma ocasião “muito feliz” para os profissionais e utentes desta nova estrutura orgânica que é constituída por sete médicas, sete enfermeiras, seis administrativas e serve mais de 11 500 utentes.
“Este é um momento muito feliz, para todos, que aqui têm agora um modelo de funcionamento que vai muito mais ao encontro do que são as necessidades das populações”, disse Jorge Almeida, salientando que as instalações recentes da US de Aguada de Cima conferem as condições adequadas para a prestação de cuidados de saúde de qualidade.
Este tem sido um dos pilares da Governação Municipal, a melhoria das instalações físicas das várias unidades de saúde do concelho e até do Hospital, que “tem agora muito melhores condições” de trabalho e de funcionamento. “E vamos continuar com este propósito, cientes de que é uma área onde podemos intervir, beneficiando as instalações físicas das diversas unidades”, para que então, depois, se possa “pedir mais valências e melhores índices de funcionamento”.
A abertura da USF AquaSaúde é disso exemplo. Uma unidade que era “um desígnio e uma vontade perseguida durante anos”, mas que agora, no espaço “exemplar” da US de Aguada de Cima encontrou as condições adequadas para funcionar e servir a população.
Isso mesmo corroborou Jaquelina Santos, coordenadora desta unidade, lembrando um percurso de anos para que esta nova USF pudesse ser criada. “Cheguei a esta unidade em abril de 2010 e nessa altura já havia projeto de USF a decorrer”, recordou, salientando que só quando o novo Executivo “e o Presidente Jorge Almeida” tomam “rédeas” da situação é que “conseguimos o primeiro edifício da nossa unidade, onde nos encontramos” e que permitiu “criar condições para atrair profissionais e preencher as vagas” que dão “corpo” à nova USF.
“Estou certa de que esta vai ser uma nova fase e um novo ciclo, mas sinto que vai ser um sucesso; vamos fazer um bom trabalho e fazer crescer esta unidade, chegar a mais pessoas e assegurar cuidados de saúde de qualidade”, apontou Jaquelina Santos.
Na ocasião, a responsável aproveitou para agradecer à Câmara Municipal, que “tudo tem feito para melhorar as condições de saúde do concelho na minhas e nas outras unidades de saúde, incluindo o hospital”.
Jorge Almeida avançou ainda que no que se refere a obras de beneficiação das unidades de saúde do concelho, a próxima será a de Barrô, que “conseguimos financiamento no âmbito do PRR, cuja candidatura foi hoje mesmo submetida”. Em breve, será também feita a mudança de instalações da Unidade de Saúde da Mourisca.
Na cerimónia simbólica de abertura da USF, Filipe de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, salientou que é “precisamente este o caminho que é necessário percorrer”, criando “condições para receber pessoas”. Na próxima década, “Águeda vai se notabilizar e isso vai exigir de nós muito empenho e dedicação, principalmente pelos serviços que prestamos, nomeadamente a saúde”, sublinhou o responsável.
Refira-se que este momento de abertura da nova USF AquaSaúde contou com a presença de diversas entidades, nomeadamente Marlene Gaio e Vasco Oliveira, vereadores da Câmara de Águeda; os presidentes da Junta de Freguesia de Aguada de Cima (Albano Abrantes) e das Uniões das Freguesias de Águeda e Borralha e de Aguada de Baixo e Barrô (respetivamente, Nuno Cardoso e João Pitau) e profissionais de saúde.

    Gabinete de Comunicação e Imagem
    Ana Sofia Pinheiro

    Marinha Grande | REDUÇÃO DO IMI AUMENTA EM FUNÇÃO DO AGREGADO FAMILIAR


    O Município da Marinha Grande vai aumentar o valor da redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), em função do agregado familiar, no ano 2024, como medida de apoio às famílias, assumindo uma despesa fiscal no montante de 177.260 euros, o que corresponde a um aumento superior a 71 mil euros face ao ano 2023.

    Sob proposta da Câmara, a Assembleia Municipal, reunida no dia 15 de dezembro, aprovou a redução da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis, para prédios ou parte de prédios urbanos destinados a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, e que seja efetivamente afeto a tal fim, atendendo ao número de dependentes que compõem o respetivo agregado familiar, respeitante ao ano de 2023 a liquidar em 2024.

    A redução é de 30,00 euros para agregados familiares com um dependente, de 70,00 euros para dois dependentes e de 140,00 euros para três ou mais dependentes.

    O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, salienta que “esta medida pretende reforçar o apoio às famílias, beneficiando as que têm um maior número de dependentes, dado que atravessamos uma conjuntura económica que agravou a condição de vida”.

    O aumento do valor de comparticipação às famílias decorre da aplicação da Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, tendo sido aceite pelo Município.

    Gabinete de Comunicação e Imagem