terça-feira, 4 de maio de 2021

CERIMÓNIAS FÚNEBRES DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS


O corpo do presidente Carlos Bernardes chegará esta quarta-feira, dia 5 de maio, à Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Torres Vedras. O velório público decorrerá das 18h00 às 22h00 de quarta-feira e das 9h00 às 10h30 de quinta-feira na nave principal da igreja.

Na quinta-feira, dia 6 de maio, terá lugar às 10h30 a missa de corpo presente, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, seguida de cortejo até ao edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras, onde será prestada homenagem. A cerimónia será transmitida online em direto no site e redes sociais da autarquia.

O corpo de Carlos Bernardes seguirá então para a Igreja de Santa Maria Madalena, no Turcifal, onde terá início o cortejo para o cemitério da vila, espaço que estará reservado à família do autarca.

Dois meses com histórias para sonhar nas redes sociais do Município


Durante 45 dias nos meses de março e abril, 45 contadores do concelho deram voz ao projeto “Chichi Cama – Histórias para Sonhar”, realizado pelo Gabinete de Ação Social com o projeto CLDS-4G, criado durante o período de confinamento para embalar os mais pequenos na hora de dormir. As histórias foram partilhadas nas redes sociais, no Facebook do Município e no da Biblioteca Municipal, onde ainda estão disponíveis, havendo histórias originais a serem contadas, adaptações de lendas conhecidas, bem como de livros de autores de Proença-a-Nova e de histórias que se encontram disponíveis para requisição na Biblioteca.

“Agradeço, como não podia deixar de ser, a todos aqueles que passaram por este estúdio improvisado e aos colaboradores do Município a forma sempre pronta e disponível com que dinamizaram esta iniciativa”, referiu João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, no vídeo com a leitura da última história a 30 de abril. “Esta iniciativa valoriza aquilo que é o nosso universo, o nosso imaginário, mas essencialmente o conhecimento - a leitura também é o vetor principal do conhecimento – e esta iniciativa traduz precisamente a importância do livro e da leitura”. Também João Manso, vice-presidente da autarquia, apresentou uma das versões da Lenda da Cortiçada a 29 de abril, no dia de aniversário da Biblioteca Municipal. Os restantes contadores vieram de várias aldeias do concelho, disponibilizando-se para apresentar uma história para sonhar.

Pedidos de apoio das associações com prazo alargado


O prazo para as associações do concelho solicitarem apoios à Câmara Municipal no âmbito do Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios e Subsídios foi prorrogado até dia 13 de maio, conforme decisão tomada pelo Executivo Municipal na Reunião de Câmara de 3 de maio. “Tendo em conta a pandemia e o cancelamento de muitas atividades realizadas pelas associações que eram, muitas vezes, o suporte financeiro para o funcionamento destas e devido à entrada em vigor do novo regulamento de apoios iremos procurar atribuir de uma forma equilibrada algum financiamento à manutenção das Associações e, naquelas onde foi possível realizar atividades, atribuir o respetivo apoio previsto no regulamento”, adianta João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal.

Para auxiliar no preenchimento dos pedidos, estão disponíveis na página do Município, em www.cm-proencanova.pt, dois formulários: o de apoio à atividade regular, onde se inclui o aluguer de palco e de tenda ou a utilização de veículo municipal de transporte de passageiros; e o de contratos-programa, para solicitação de apoio para aquisição de equipamento, obras de conservação e beneficiação da sede e de outras instalações afetas ao desenvolvimento de atividades.

Adicionalmente, as associações do concelho que ainda não enviaram o plano de atividades para 2021 e o relatório de atividades de 2020 (mesmo que não se tenham realizado atividades devido ao COVID-19) podem fazê-lo durante o mesmo prazo, estando igualmente disponíveis as duas minutas na página do Município. A entrega destes documentos é uma das exigências vertidas no Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios e Subsídios, que define a entrega de verbas às associações do concelho.

Qualquer dirigente associativo que pretenda atualizar os elementos da sua associação pode fazê-lo no mesmo link - esta ferramenta é especialmente útil quando se verifica, por exemplo, a mudança dos órgãos da entidade devido à realização de eleições – ou diretamente na Casa das Associações.

Proença-a-Nova integra primeira fase da rede nacional de espaços de coworking


O Município de Proença-a-Nova é um dos 25 município da Região Centro que integra a primeira fase da rede nacional de espaços de coworking “Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global”, tendo o acordo de cooperação sido assinado por João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, no dia 30 de abril, numa cerimónia em Vouzela que contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, do vice-presidente do IEFP, António Leite, do Vogal do Centro 2020, Jorge Brandão, dos presidentes das CIM e dos presidentes de câmara que integram o projeto na zona centro.

Em Proença-a-Nova, o espaço para a prática de teletrabalho ou coworking será instalado no PEPA – Parque Empresarial de Proença-a-Nova, estando igualmente prevista a construção de um espaço de coworking na futura Área de Acolhimento Empresarial de Vale Porco. “A pandemia que vivemos veio alterar de forma profunda o modo como trabalhamos, mostrando que é possível a muitos portugueses optarem pela modalidade do teletrabalho sem prejuízo das funções que desempenham. Conhecemos casos de pessoas que optaram por realizar o teletrabalho em Proença-a-Nova, a partir das suas casas. Enquanto o concelho não tiver cobertura móvel na totalidade, este espaço pode ser uma solução para quem pretende optar por trabalhar a partir de Proença-a-Nova para qualquer ponto de Portugal ou do mundo”, adianta João Lobo.

Com este projeto, é objetivo do Governo dinamizar os territórios do interior, atrair e fixar pessoas, “estimulando os índices de bem-estar social e familiar, ao permitir uma melhor conjugação da vida familiar e profissional”. Pretende ainda promover “a partilha de experiências e ideias entre trabalhadores de vários contextos e origens”.

SALIR DE MATOS, CALDAS DA RAINHA: ANTIGA ESCOLA PRIMÁRIA TRANSFORMADA EM CENTRO DE DIA

 

A antiga escola primária de Salir de Matos foi transformada num centro de dia. Esta é uma resposta conjunta da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e da Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos (ASESM) à necessidade de criar espaços independentes para os utentes do centro de dia e utentes do lar.

Como explicou o presidente da Junta de Freguesia de Salir de Matos, Rui Jacinto, “com a pandemia de COVID19 tivemos de criar novas respostas para proteger as pessoas e evitar a propagação da doença. Daí criar espaços independentes para os utentes e garantir, assim, uma maior segurança de todos”.

As obras de adaptação do edifício escolar, cedido pela Câmara, foram acompanhadas pela instituição e vão dar nova vida aquela escola, fechada a maior parte do tempo.



O centro de dia vai acolher 13 pessoas mas a hipótese de aumentar a capacidade para 20 utentes não está descartada e dependerá da evolução da situação.

O presidente da câmara, Tinta Ferreira, acompanhado pelo autarca de freguesia, Rui Jacinto, e elementos e técnicos da ASESM, visitou o novo espaço do centro de dia de Salir de Matos, instalado na antiga escola primária que volta a abrir as portas todos os dias!

ESCÓCIA: Novo referendo no horizonte

 Na Escócia, os nacionalistas contam as horas para as eleições parlamentares desta quinta-feira. Os 129 assentos da assembleia regional vão a votos e, para muitos, estas eleições são o primeiro passo para a realização de um novo referendo sobre a permanência no Reino Unido.

Partido Nacionalista Escocês (SNP) e a primeira-ministra estão à espera das consequências do Brexit e a da forma como o governo de Londres fez a gestão da pandemia.

Nicola Sturgeon diz que um voto no seu partido é, em primeiro lugar, "um voto numa liderança experiente" para ultrapassar a pandemia, e depois é "um voto para dar às pessoas a escolha da independência".

Os nacionalistas estão à frente nas sondagens, mas Douglas Ross, o líder dos conservadores, acredita que pode impedir uma maioria como aconteceu em 2016.

Contra a consulta popular está também o Partido Trabalhista EscocêsAnas Sarwar, líder do partido, não acredita que "a independência ou um referendo seja a coisa certa para a Escócia depois de ultrapassar a pandemia".

As sondagens apontam para a vitória do Partido Nacionalista, mas Nicola Sturgeon precisa de uma vantagem confortável para voltar a perguntar aos escoceses se querem sair do Reino Unido.

Euronews

Imagem: G1-Globo

Pombal acolhe Concerto dos “Calema” integrado na campanha Missão Continente


O Município de Pombal associa-se à campanha solidária Missão Continente “Todos Por Todos”, acolhendo o concerto do grupo Calema, esta quinta-feira, 6 de maio, às 19h30 no Teatro-Cine.

O espetáculo gratuito destina-se a todos aqueles que, ao comprarem vales alimentares no âmbito daquela campanha, venceram um convite duplo para assistir aos concertos com bandas conhecidas do público em geral, a realizar em várias localidades de norte a sul do país. Uma iniciativa que pretende, também, apoiar e promover a cultura portuguesa e a atividade artística, profundamente afetadas pela pandemia.

A dupla Calema - António e Fradique - já conta com mais de 120 milhões de visualizações no YouTube e mais de 200 concertos realizados por mais de 12 países. O grupo é o fenómeno dos últimos dois anos, tanto em Portugal, assim como nos países lusófonos, tendo pisado os melhores e maiores palcos, dos mais consagrados festivais às mais importantes salas de espetáculos nacionais e internacionais.

No início deste ano, os Calema lançaram no mercado um novo trabalho discográfico: Yellow, que dá igualmente nome à Tour 2020. Na estrada, a dupla agarra temas já conhecidos do grande público e estas novas sonoridades com influências da cultura afro.

Yellow promete ser um reforço positivo para todos. Não só pela alegre e contagiante sonoridade, mas também pela mensagem positiva embebida em cada “BPM”...

Artista plástico Julião Sarmento morre aos 72 anos


O artista plástico Julião Sarmento, um dos mais internacionais artistas portugueses, morreu hoje, em Lisboa, aos 72 anos, confirmou à agência Lusa a galerista Cristina Guerra.

Autor de uma obra multifacetada, representou Portugal na Bienal de Arte de Veneza em 1997 e foi alvo de uma exposição pela Tate Modern, em Londres, em 2011.

Em 2012, o Museu de Serralves, no Porto, organizou a mais completa retrospetiva até hoje realizada do seu trabalho, uma obra que mereceu também o reconhecimento com a atribuição do Prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).

Imagem: Jornal i

Projeto cultural “O mar que nos une” junta três municípios do distrito de Coimbra


Os municípios de Cantanhede, da Figueira da Foz e de Mira, no distrito de Coimbra, vão unir-se, durante 12 meses, para um projeto cultural focado no mar, a realizar simultaneamente nestes três concelhos.

A candidatura orçada num valor de cerca de quase 300 mil euros, para a Programação Cultural em Rede 2021, foi aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

O projeto, denominado "O mar que nos une", com direção artística de André Varandas, visa “integrar, capacitar e revitalizar os agentes culturais e artísticos oriundos dos territórios dos três municípios, que constituem, seguramente, um dos setores mais afetados por esta situação pandémica”, refere o município da Figueira da Foz, em nota de imprensa.

A iniciativa será apresentada dia 02 de junho, pelas 21:30, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, num evento digital e físico, no qual será conhecida a respetiva programação e eixos centrais.

A Programação em Rede "O Mar que nos Une" inclui 120 associações e artistas locais, com 208 eventos a apresentar em 57 locais dos três concelhos que se uniram nesta iniciativa.

Os eventos serão criados em 24 “oficinas”.

O Mar é o elemento unificador das características das populações dos concelhos de Figueira da Foz, de Cantanhede e de Mira.

Esta é uma iniciativa para a “revitalização” do setor, que está “fragilizado” devido à situação pandémica provocada pela covid-19, sendo a iniciativa um “apoio aos artistas e coletivos artísticos, culturais e recreativos, que há muito se encontram em situação de imposta estagnação e suspensão da sua normal atuação”, lê-se em nota.

Lusa

Leiria | VII Fórum Famílias apresenta Brinc@r em Família

 

Integrado no Projeto Educativo Municipal o VII Fórum Famílias, intitulado Brinc@r em Família, tem como convidados Carlos Neto e Ana Soledade e decorrerá no próximo dia 8 de maio, das 10:00 às 12:30, presencialmente no Teatro Miguel Franco e online no facebook do Município de Leiria.

Este encontro pretende ser um espaço de reflexão sobre a importância do brincar numa época com características únicas e particulares. Foi neste contexto que o Município de Leiria lançou o projeto BrincARTE, consciente das potencialidades do ato de brincar, transversal a todas as idades, como refere o nosso convidado Carlos Neto: “Brincar não é um direito, é uma necessidade.”


As inscrições presenciais deverão ser efetuadas para: educacao@cm-leiria e/ou 244 839 561.


INCÊNDIOS RURAIS Exercício FÉNIX2021 testa capacidade de resposta operacional

 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6 maio, no distrito de Bragança, o exercício FÉNIX 2021.


Trata-se de um exercício de proteção civil que decorre, no primeiro dia, 5 de maio, na modalidade CPX (Command Post Exercise), isto é, em contexto de posto de comando, e, no segundo dia, 6 de maio, na modalidade LIVEX (Live Exercise), ou seja, com movimentação no terreno de meios operacionais.

 

O exercício FÉNIX 2021 visa testar o nível de resposta do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) numa situação excecional decorrente de um incêndio rural, exercitando, para o efeito, a capacidade de comando operacional, controlo e comunicações dos vários escalões decisórios intervenientes na gestão das operações de proteção e socorro.

 

Serão, ainda, testados cenários de um acidente a envolver um veículo de bombeiros, de evacuação de um aglomerado populacional, de despiste de um veículo para o rio sabor e de evacuação de um lar de idosos, tendentes a permitir a avaliar as disponibilidades e as capacidades de execução das entidades envolvidas.  

 

O exercício FÉNIX 2021 conta com a participação dos municípios de Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, que servirão de cenário para as ocorrências simuladas.

 

Vão estar envolvidos no Exercício mais de 800 operacionais dos agentes que integram o SIOPS, nomeadamente Corpos de Bombeiros, Forças Armadas, Guarda Nacional Republicana, Policia de Segurança Pública, Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Sapadores Florestais, Instituto Nacional de Emergência Médica, além de outras entidades públicas, privadas e associativas, designadamente as Juntas de Freguesia dos municípios participantes, Rede Elétrica Nacional, Energias de Portugal, Corpo Nacional de Escutas, Cruz Vermelha Portuguesa, Serviços Municipais de Proteção Civil de Alfandega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta e Centro Distrital de Segurança Social de Bragança.

 

A ANEPC, através do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, garante a supervisão do Exercício, participando também no mesmo com os Comandos Distritais de Operações de Socorro de Bragança, Braga, Porto, Vila Real e Viana do Castelo.


Imagem: ENB

CM Aveiro entrega mais 28.400 unidades de equipamentos de proteção individual a IPSS e Bombeiros

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) continua o seu trabalho prioritário de combate ao Coronavírus / Covid-19, com mais uma entrega de 28.400 unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 150 litros de gel desinfetante às 26 Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS) e às duas corporações de Bombeiros do Município, realizada esta segunda-feira, dia 03 de maio.

Nestas entregas de EPI, que estão enquadradas na Ação 2 do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica 2021 / Operação Anti Covid-19 (PAAASE), distribuímos máscaras cirúrgicas (7.650 un.), máscaras FFP2 (1.900 un.), luvas (13.100 pares), fatos (845 un.), toucas (1.325 un.), protetores de sapatos (1.440 un.), batas (1.210 un.), óculos de proteção (200 un.) aventais (730 un.) e gel desinfetante (150 litros).

Nesta e noutras entregas de EPI já realizadas, a CMA cuida de realizar uma distribuição de forma proporcional à dimensão de cada Instituição em termos de Idosos beneficiados e de Funcionários.

Reiteramos o agradecimento público pelo excelente trabalho em prol da Vida da Nossa Boa Gente, dos Dirigentes, Profissionais e Voluntários das IPSS’s e dos Bombeiros, e desejando que tudo corra bem na Vida das Pessoas e das Instituições, nesta fase delicada e muito importante do Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.

Aveiro assume delegação de competências na área social em 2022

Reunião do CLASA aprovou todos os projetos candidatados ao PARES 3.0 

No plenário extraordinário do Conselho Local de Ação Social de Aveiro (CLASA), realizado a 28 de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, informou os parceiros da rede social que a CMA, em consonância com os outros 10 Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), irá iniciar o exercício formal da delegação de competências da área social apenas em 2022.

Este período de transição até ao início do exercício das novas competências (em abril de 2022), inicia-se desde já com trabalho com a Segurança Social e as IPSS’s, os parceiros principais desse processo, no sentido de preparar a operacionalização do processo com a devida qualidade, atendendo à sua importância, delicadeza e complexidade.

Na mesma reunião, a CMA deu parecer positivo a todos os projetos candidatados pelas Associações com sede no Município de Aveiro ao PARES 3.0 - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3ª Geração e que aqui divulgamos:

- Centro Comunitário Paroquial de São Pedro de Aradas

- CERCIAV – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Aveiro

- Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, Eirol

- Centro Paroquial de São Bernardo

- Fundação da Casa do Pessoal da Segurança Social e Saúde do Distrito de Aveiro

- APPACDM de Aveiro – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental

- Santa Casa da Misericórdia de Aveiro

- Centro Social e Paroquial de São Jacinto

- Fundação CESDA – Centro Social do Distrito de Aveiro

- Centro de Formação e Cultura da Costa do Valado

- Associação de Melhoramentos de Eixo

- Associação de Solidariedade e Ação Social – ASAS Santa Joana

- Cárita Diocesana de Aveiro

- Patronato de Nossa Senhora de Fátima

Ansião e Mosteiros reforçaram laços de união


A Câmara Municipal de Ansião recebeu ontem, dia 3 de maio, a visita de uma comitiva da cidade de Mosteiros, na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, com a qual tem firmado um protocolo de geminação desde 2015.
Esta visita resultou em mais um passo de aproximação entre os dois povos lusófonos, com a assinatura de um protocolo de cooperação entre os dois municípios e a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (ETPSicó).

A comitiva, composta pelo Presidente da Câmara, Fábio Humberto da Rosa, pelo Secretário Municipal, Avelino Gomes, e pelo Técnico Superior Pedro Teixeira, foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, e pelos vereadores com pelouro atribuído.

Nesta receção destacou-se, pelo Presidente da Câmara de Ansião, a importância desta geminação pela ligação afetiva entre as duas comunidades, para o que contribui também a língua em comum, bem como as iniciativas que se têm levado a cabo para a sua consolidação, nomeadamente a construção de uma praça na cidade de Mosteiros com o nome de Ansião e, brevemente, a atribuição de um topónimo com o nome da cidade de Mosteiros na vila de Ansião.

Por sua vez, o Presidente de Mosteiros reconheceu o grande dinamismo desta geminação, tendo agradecido o apoio e a colaboração do Município de Ansião nesse âmbito.

Após esta cerimónia, a comitiva visitou as obras de regeneração da Av. Dr. Vítor Faveiro e a rua que brevemente receberá o nome da cidade cabo-verdiana.

O programa prosseguiu com uma visita à ETPSicó, onde foram recebidos pelo seu Diretor, Fernando Inácio Medeiros. Além da apresentação das diferentes valências deste estabelecimento de ensino, o momento ficou marcado pela assinatura do protocolo de cooperação que prevê um intercâmbio em termos de mobilidade e formação da comunidade educativa de Ansião e de Mosteiros, a iniciar no próximo ano letivo com a receção, pela ETPSicó, de alunos de Mosteiros.

Câmara de Cantanhede comparticipa requalificação da sede Associação Recreativa e Cultural 1º. de Maio

A presidente da Câmara da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, assinalou o aniversário da Associação Recreativa e Cultural 1º. de Maio da Tocha, cuja sede foi objeto de uma requalificação de fundo.

O projeto foi elaborado pelos serviços técnicos do Município, que comparticipou ainda na “realização das obras, no âmbito do programa de apoio às associações culturais para reabilitação e qualificação das suas instalações. O papel da autarquia no fomento da atividade cultural passa pela valorização das condições em que as associações culturais e desportivas exercem a sua atividade, o que passa pela realização de investimentos que elas não podem suportar”, adianta a líder do executivo camarário, sublinhando que “é isso que a Câmara Municipal tem vindo a fazer em função da identificação das situações de equipamentos que precisam de intervenção, como é o caso da sede da Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio”.

Acompanhada por Manuel Andrade, presidente da coletividade, pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, pelo vereador Júlio Oliveira, e pelo presidente da Junta de Freguesia da Tocha, Fernando Pais Alves, e outros elementos do executivo, Helena Teodósio inteirou-se dos contornos da intervenção que foi realizada no edifício, nomeadamente ao nível da qualificação dos espaços e dos equipamentos.

A autarca, salientou ainda a importância «dos investimentos que a Câmara Municipal realiza em benefício de entidades que, como neste caso, representam muito para a afirmação da identidade cultural no concelho e que infelizmente estão cada vez mais confrontadas com dificuldades na obtenção de receitas, ainda mais agora neste contexto de pandemia que estamos a viver”.

O projeto de requalificação da sede da Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio incidiu na recuperação e reabilitação das partes do edifício mais degradadas, de forma a conferir segurança e um uso adequado de todos os compartimentos. Também foi realizada uma intervenção na zona posterior do palco, para além de melhoradas as condições ao nível de instalações sanitárias e balneários, bem como a melhoria dos acessos ao edifício.


Acesso ao Parque dos Bombeiros de Agadão foi requalificado

 Obra, realizada no âmbito do Orçamento Participativo, comportou um investimento de mais de 36 mil euros.

A Câmara Municipal de Águeda procedeu, no domingo, à entrega à comunidade das obras de reabilitação e requalificação urbana do acesso ao parque dos Bombeiros em Agadão. Trata-se de uma intervenção que resultou de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo (OP) de Águeda e que se traduziu na aplicação de calçada em todo o acesso bem como na criação de um muro de suporte ao longo de toda o extensão do parque, que comportou um investimento de 36.290,21 euros.

Há um tempo para apresentar propostas, um tempo para realizar as obras e outro para entregar a intervenção concluída à comunidade, segundo o modelo estipulado no âmbito do OP”, sublinhou Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, apontando que as cerimónias simbólicas que assinalam a conclusão das obras estão a acontecer com alguma regularidade nas últimas semanas porque a situação pandémica não permitiu anteriormente a realização destas iniciativas.

O Edil lembra que, até ao momento, o Município de Águeda já realizou três edições do OP, cuja grande maioria das intervenções só agora foi possível concluir. “Esta grande maioria estava por concluir não por uma questão financeira, mas porque é difícil encontrar pessoas e empresas disponíveis para nos fazerem as obras”, sublinhou Jorge Almeida, acrescentando que este é um problema que está a acontecer em toda a região e país, com concursos públicos que não encontram qualquer empreiteiro interessado.

Ainda sobre o OP, Jorge Almeida frisa que a opção tomada pelo Executivo foi concluir todas as obras em curso do OP antes de abrir uma nova edição da iniciativa.

Sobre o acesso ao parque dos Bombeiros, em Agadão, o Presidente da Câmara de Águeda salientou o trabalho de parceria e proximidade com a União de Freguesias e com o empreiteiro responsável por esta obra. “Este projeto ficou muito melhor assim; foram provavelmente resolvidas todas as questões ligadas à proposta vencedora do OP, mas foram complementadas com outras que mudaram o aspeto e funcionalidade desta zona”, disse Jorge Almeida.

(Este projeto) está bem concluído e está aqui uma obra agradável”, afirmou Francisco Santos, comandante dos Bombeiros de Águeda, lembrando que o acesso era feito em terra batida “o que, com a entrada e saída de ambulâncias e carros, limitava um pouco o serviço”, para além de que “era difícil o estacionamento e (o acesso) estava condicionado”.

Vasco Oliveira, presidente da UF de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, frisou que esta intervenção, com o arranjo urbanístico junto à Igreja Matriz e à secção dos Bombeiros, num trabalho realizado em parceria com a Câmara de Águeda, “ficou bonita, agradável e versátil”, tendo corrigido um “lapso que aqui existia”.

É fácil colocar no papel os OP; o difícil é executá-los e nesse aspeto tenho de reconhecer o esforço enorme da Câmara Municipal para executar estes projetos, não só aqui em Agadão, mas no concelho”, sublinhou o autarca, frisando que “só assim é que se conseguem obras, em conjunto, todos juntos, dando as mãos naquilo que é preciso, (nomeadamente) para esta aldeia”.

Salientando que esta obra resolveu a questão relacionada com o acesso ao parque dos Bombeiros, Vasco Oliveira registou que há outras necessidades no quartel de Agadão e que “em breve”, a UF e a Câmara Municipal irão ajudar “para que (os bombeiros) tenham as melhores condições para trabalharem”.

O presidente da UF felicitou ainda a Câmara e os Bombeiros pela criação de uma EIP (Equipa de Intervenção Permanente) em Agadão, o que demonstra, de certa forma, um conceito descentralizador “e um olhar para o concelho como um todo, ajudando estas aldeias do interior”.

 

De olhos postos no futuro

Estamos aqui com o sentimento de missão cumprida”, declarou Jorge Almeida, no momento da entrega da obra realizada, frisando que esta é também a altura “de olharmos para o futuro” e que relativamente a Agadão, “algumas coisas têm vindo a acontecer”. Apesar das obras feitas e das melhorias implementadas, “quase todos olham para o que falta” e esquecem “o que se faz”.

O Presidente da Câmara de Águeda lembra a obra que está em curso na freguesia, executada pela AdRA. “Era uma vergonha que Agadão não tivesse água ao domicílio e vamos na terceira empreitada, já adjudicada, que vai permitir chegar ao Caselho e a Alcafaz, fazendo com que grande parte de Agadão fique completamente coberta”. O Edil avançou que após a conclusão destas obras, “há algumas ruas que irão ser requalificadas”, porque só poderiam ser reabilitadas depois do trabalho de colocação das linhas de água.

E-Redes entrega viatura à Associação de Bombeiros Voluntários de Vouzela


A E-Redes entregou, hoje, uma viatura à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vouzela.
Trata-se de uma pick up 4x4 e a doação acontece no âmbito do programa “Doar para proteger”, que visa apoiar as instituições que desenvolvem atividades na proteção da floresta, limpeza de vegetação ou ainda, reflorestação.

"É uma satisfação enorme poder ajudar e esta oferta mais não é do que expressar o reconhecimento, por parte da E-Redes, pelo trabalho que tem sido desenvolvido pelas corporações e bombeiros em geral, e pelos de Vouzela em particular" disse na ocasião o diretor da Direção de Rede e Clientes Mondego da E-Redes, Catarino Alves.
Reconhecimento também partilhado pelo presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, que aproveitou para relembrar o trabalho de estreita parceria mantido com a EDP por ocasião dos incêndios de 2017 e das intemperies de 2019 e que rapidamente permitiu a recuperação das infra-estruturas elétricas destruídas nestas ocasiões.

Este é o quarto ano da iniciativa "Doar para proteger" da E-Redes que este ano pretende entregar 16 viaturas da sua frota às corporações de bombeiros.

Avenida da República reabilitada em Macinhata do Vouga

 Intervenção, a par de outras realizadas em ruas adjacentes, consolida a implementação da política de regeneração urbana na freguesia de Macinhata do Vouga.

A Câmara Municipal de Águeda entregou à população, no sábado, o arranjo urbanístico da Avenida da República, em Macinhata do Vouga, uma obra realizada no âmbito do Orçamento Participativo (OP) e que implicou um investimento de 47.183,46 euros.

Esta intervenção consistiu na criação de espaços para passeios de ambos os lados da estrada, estacionamento para carros em toda a extensão da via e criação de passadeiras, para além de terem sido retiradas as árvores que ali existiam e que estavam degradadas, sendo, posteriormente, substituídas por novas.

O Presidente da Câmara Municipal de Águeda lembra que esta obra foi complementada com a empreitada realizada pela Autarquia em outras ruas adjacentes, fora do contexto do OP. “Esta intervenção mais alargada é um exemplo do que nos tínhamos proposto para este mandato, ao trazer para as freguesias a regeneração urbana que estamos a implementar na cidade”, disse Jorge Almeida, salientando a acessibilidade, a melhoria da iluminação e mobiliário urbano ou ainda a colocação de árvores fora do espaço dos passeios para a garantia de uma melhor acessibilidade como algumas das características da regeneração realizada.

Na Avenida da República em específico, houve algumas críticas que foram aludidas no momento da obra e que agora se percebem estarem totalmente sanadas. “Tínhamos aqui árvores muito antigas, quase todas elas em muito mau estado fitossanitário, algumas com perigo de poderem cair, pelo que foi preciso tomar decisões”, lembrou Jorge Almeida, frisando que, hoje, ao perscrutar a intervenção, “os benefícios são por demais evidentes”.

Isso mesmo comprova Pedro Marques, presidente da Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga, descrevendo que “a estrada ficou melhor, bem como os passeios e o estacionamento. Só dá verdadeiro valor quem viu antes e vê (este espaço) agora”, declarou.

Um dos proponentes lembra isso mesmo, que a zona “estava muito degradada, as árvores estavam muito velhas” e foi tudo remodelado, num projeto que considera ter sido “muito bem executado”.

 

Um sonho de alguns que agora é orgulho de muitos”

Estando em Macinhata do Vouga e a poucos dias da realização de novas viagens do comboio histórico a vapor, Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, lembrou que a defesa da Linha do Vouga é uma luta que trava desde há muitos anos, quando foi presidente da JF desta localidade.

Estávamos há poucos meses na JF, quando surge a ordem para fechar a linha, e eu e o (António) Quaresma andámos sozinhos a lutar contra o que parecia inapelável. Não tivemos o apoio de mais ninguém e até havia quem estivesse ansioso para que o fecho da linha acontecesse”, recordou o Edil, frisando que, mesmo depois, já por diversas vezes esse foi um cenário que foi colocado em cima da mesa.

Agora parece-me que está cada vez mais afastado; esta relíquia que aqui temos, e da qual estamos a cuidar tão bem, está a impor a sua força e afinal de contas o que era um sonho de alguns está a tornar-se um orgulho de muitos”, defendeu, lembrando que agora “Macinhata está nas bocas do mundo e no coração de muita gente”.

De referir que a CP está a organizar mais quatro viagens, agendadas para os dias 8,9, 15 e 16 de maio, e os bilhetes estarão à venda na bilheteira da CP.

Dia 30 de abril o Intermaché de Cantanhede doou 8 tablets ao Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva

 

A realidade atual apresenta novos desafios à escola que passam pela utilização ativa das tecnologias digitais, e neste sentido, para fazer face à incapacidade socioeconómica e financeira de algumas famílias de Cantanhede para a aquisição de equipamentos para os seus educandos, não contemplados pelo Ministério da Educação, o Intermarché de Cantanhede, na pessoa de Rita Ferreira, doou 8 tablets, no âmbito do projeto “Ensino para Todos”, a alunos do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva.

A entrega dos equipamentos decorreu na Escola Básica Marquês de Marialva, no passado dia 30 de abril, numa cerimónia que contou ainda com a presença de Fátima Gomes, diretora do Agrupamento de Escolas, Pedro Vaz Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, Rita Ferreira, administradora do Intermarché de Cantanhede, para além dos estudantes contemplados, que se fizeram acompanhar pelos respetivos encarregados de educação.

O vice-presidente da autarquia com o pelouro da educação, Pedro Cardoso, sublinhou “a importância deste gesto solidário do Intermarché de Cantanhede, empresa que se tem destacado ao nível das suas práticas de responsabilidade social junto da comunidade, pois é um contributo que visa promover a igualdade de oportunidades”.

O edil camarário destacou “a importância crescente das questões ligadas à responsabilidade social para o desenvolvimento social sustentável, de forma especial das empresas assim como o trabalho de parceria com o tecido empresarial, num esforço conjunto para construir uma cidade melhor e mais solidária”.

Pedro Cardoso recordou ainda aos alunos a “responsabilidade de estimarem este bem e aproveitarem para aprender mais, para tirarem o melhor partido destas novas tecnologias indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem”. O autarca não terminou sem antes deixar elogiar uma vez mais o ato do Intermarché de Cantanhede que é um exemplo de boas práticas de responsabilidade social empresarial, e felicitou a administradora, Rita Ferreira, pelas várias iniciativas de interesse social e comunitário que tem promovido, realçando estes gestos de cidadania, de preocupação em contribuir para a redução das disparidades sociais, gestos que permitem, também, a quem o pratica, encontrar felicidade, bem-estar e um outro sentido para a sua vida”, concluiu.

Por outro lado, Rita Ferreira afirmou que «queremos que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem, independentemente do seu estrato social» destacando «o gene da solidariedade que inserido no ADN do Intermarché, demostrando sempre abertura para ajudar da melhor forma». A administradora congratulou-se por ajudar o «ensino das nossas crianças, pois são elas o nosso futuro, no entanto até lá nós somos o seu presente» manifestando que «decerto não paramos por aqui, contem sempre connosco», concluiu.

A Diretora do Agrupamento de Escolas, Fátima Gomes, enalteceu «este ato de solidariedade que Intermarché de Cantanhede teve. São estas atitudes altruístas que ajudam no crescimento educativo dos alunos, nomeadamente os mais carenciados».

Este gesto afigura-se de particular relevância, pois traduz-se numa mais-valia para a implementação do Plano de Transição Digital, o qual se iniciará no próximo ano letivo.

Reitera-se que estas ações contribuem para enriquecer e valorizar os processos de ensino e aprendizagem nestes tempos de constante desafio, facilitando o acesso a ferramentas de colaboração em ambientes digitais que estimulem a criatividade e a inovação dos alunos em causa.

Recorde-se, neste sentido, o Ministério da Educação cedeu computadores a uma percentagem de alunos para utilização em contexto de aprendizagem, número manifestamente insuficiente para as necessidades reais da população escolar.


Segunda Equipa de Intervenção Permanente vai ser criada em Águeda


Protocolo que permite a constituição desta equipa foi assinado entre a Câmara Municipal, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Águeda e a ANEPC.

A Câmara Municipal de Águeda, juntamente com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda (AHBVA) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), assinou, na última sexta-feira, em Vendas Novas, o protocolo para a constituição de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) no concelho de Águeda.
Esta equipa, constituída por cinco elementos, vai ficar afeta à Secção de Agadão dos Bombeiros Voluntários de Águeda, sendo os custos suportados em 50% pela Câmara de Águeda e os restantes pelo Estado, através da ANEPC.

O protocolo foi assinado por Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda; Manuel São Bento, presidente da direção da AHBVA; e Brigadeiro-General Duarte da Costa, presidente da ANEPC, numa cerimónia simbólica presidida pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

“Esta equipa, que vai ficar na secção de Agadão dos Bombeiros de Águeda, é uma necessidade que vai ser suprida e que permite responder com eficácia e rapidez a qualquer situação emergente que possa ocorrer naquela zona”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientando que este é “um passo significativo para garantir a segurança e o socorro das populações”, sobretudo tendo em conta que se trata de um local que está mais afastado do centro urbano “e que, por isso mesmo, precisa de um socorro mais próximo”.

Jorge Almeida salienta que a disponibilização de uma EIP em Agadão “resolve alguns dos problemas” existentes, ao mesmo tempo que abre caminho para iniciar novos projetos relacionados nomeadamente com a mancha florestal desta região “que é importante em termos ambientais e para a economia local”, mas que exige alguma atenção.

Para Manuel São Bento, presidente da direção da AHBVA, esta segunda equipa é “de extrema importância, não só porque constitui uma melhoria do apoio prestado às populações, como contribui para viabilizar o futuro da secção de Agadão”.

Na cerimónia nacional que decorreu em Vendas Novas, o ministro da Administração Interna, salientou que mais de dois terços das EIP existentes nas corporações de bombeiros foram criadas nos últimos três anos e meio, num total de cerca de 200. Na sua intervenção, Eduardo Cabrita referiu que, em 2020, o investimento em EIP foi de “cerca de 12 milhões de euros”, no qual participaram “municípios e o Estado central, através da ANEPC”.

“Dentro das opções estratégicas assumidas desde 2017 para reforço do sistema de proteção civil, uma das componentes essenciais é a aposta na profissionalização dos corpos de bombeiros voluntários”, disse o ministro.

Uma mudança no paradigma da resposta de emergência que é corroborada por Manuel São Bento, frisando que o futuro dos bombeiros, aos quais é exigido cada vez mais formação especializada e uma cada vez maior disponibilidade, é a profissionalização. Uma alteração no quadro da prestação de cuidados que está a ser desenvolvida, entre outros aspetos, com a criação de EIP em todo o país, contando, para tal, com o apoio dos municípios.

“É incontornável o papel dos municípios no sistema de proteção Civil”, disse o presidente da ANEPC, Brigadeiro-General Duarte da Costa, acrescentando que “não há proteção civil que sobreviva sem o apoio dos municípios”. Neste caso em concreto da constituição das EIP, os custos associados à contratação dos elementos de cada equipa são suportados em partes iguais entre a ANEPC e os municípios.

De referir que, na cerimónia simbólica de sexta-feira, foi protocolada a constituição de 60 EIP em todo o território nacional (15 na região Norte, 28 no Centro, sete em Lisboa e Vale do Tejo, seis no Alentejo e quatro no Algarve), sendo 21 primeiras equipas e 39 segundas, envolvendo um total de 300 operacionais. Com estes novos acordos, estão no total protocolados em todo o país 402 EIP, sendo que 70% foram criadas desde 2017.

As EIP são equipas de bombeiros profissionais, são caracterizados pela elevada especialização, com conhecimentos em valências diferenciadas, para atuarem em diferentes cenários tendo em conta o cumprimento de missões da Proteção Civil.

Praias da Vagueira e do Areão contempladas com Bandeira Azul

Na Praia da Vagueira ou na Praia do Areão... a segurança e a qualidade são garantias de um "bom verão". Por isso, elas foram distinguidas - novamente - com a Bandeira Azul

A atribuição deste galardão, que é da responsabilidade da Associação Bandeira Azul, atribui a 33.ª Bandeira Azul à Praia da Vagueira e a 14.ª Bandeira Azul à Praia do Areão, premiando a qualidade ambiental destas zonas costeiras.

Novamente, estas duas praias do concelho de Vagos, cumpriram todos os critérios e requisitos necessários para que esta distinção ocorresse, nomeadamente: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

A Época Balnear, nas praias do município, tem início a 10 de junho até dia 19 de setembro. Este ano, mantém-se a necessidade de cumprir todas as normas associadas ao combate à COVID-19, definidas pela Direção Geral de Saúde, para que todos possam usufruir, em segurança, das praias vaguenses.

O tema escolhido para o Programa Bandeira Azul 2021 é “Recuperação de Ecossistemas”, tema que a Associação Bandeira Azul refere como incontornável, considerando que a degradação dos ecossistemas tem um impacto direto no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.

Fonte: Site da CMV

Rúben Amorim castigado seis dias, falha jogo do Sporting com o Rio Ave


O técnico do Sporting, Rúben Amorim, foi suspenso por seis dias pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol e vai falhar a deslocação ao campo do Rio Ave, revelou hoje o clube lisboeta.

De acordo com o comunicado dos 'leões', o castigo de Rúben Amorim, que vai estar ausente do encontro de quarta-feira da 31.ª jornada da I Liga, deve-se a declarações do treinador após o clássico com o FC Porto, em outubro de 2020, referente à quarta ronda.

Nesse encontro, que acabou empatado 2-2, o técnico do Sporting foi expulso do banco de suplentes.

Lusa

Vacinação antirrábica decorre no concelho de Anadia


O Município de Anadia está a levar a efeito, em todas as freguesias do concelho, uma campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras Zoonoses.

A campanha é anual, mas a vacina é administrada de três em três anos, sendo obrigatória para todos os canídeos com mais de três meses e só pode ser realizada quando os cães se encontrem identificados eletronicamente (microchip). A campanha arrancou, esta segunda-feira, 3 de maio, nos lugares de Vilarinho do Bairro e São Lourenço do Bairro, prolongando-se até 12 de maio.

De referir que a raiva é uma doença mortal e transmissível ao homem, podendo ser transmitida, através da mordedura de um animal com raiva ou do contacto da saliva com uma ferida.

Simultaneamente, decorre a identificação eletrónica que é obrigatória. A colocação do microchip é um ato único e vitalício de identificação do animal, permitindo, em caso de perda ou furto, identificar o respetivo dono.

Para mais esclarecimentos, os interessados poderão contactar a Câmara Municipal de Anadia, através do contacto telefónico 231 510 730 ou via email: veterinario.m.anadia@gmail.com.

LOCAIS DAS CONCENTRAÇÕES:

-Vilarinho do Bairro – Largo da Casa do Povo – 03 de maio (09h00 às 10h30)
-Lourenço do Bairro – Largo de Couvelha – 03 de maio (14h30 às 16h00)
-Amoreira da Gândara e Ancas – Largo da Igreja de Ancas – 04 maio (08h30 às 10h00)
-Paredes do Bairro – Largo da Igreja – 04 de maio (10h30 às 12h00)
-Tamengos e Óis do Bairro – Largo da Junta – 05 de maio (14h30 às 16h00)
-Aguim – Largo Dr. Luís Navega – 06 de maio (09h00 às 10h30)
-Vila Nova de Monsarros – Largo da Igreja – 07 de maio (09h00 às 10h30)
-Moita – Largo da Feira – 07 de maio (14h30 às 16h00)
-Avelãs de Caminho – Largo da Igreja – 10 de maio (09h00 às 10h30)
-Avelãs de Cima – Largo da Junta – 10 de maio (14h30 às 16h00)
-Sangalhos – Largo da Igreja – 11 de maio (09h00 às 10h30)
-Arcos e Mogofores – Centro de Cultural de Anadia – 12 de maio (09h00 às 10h30)

Papa Francisco e sua pintura obscena de Judas

 

A Reabilitação de Judas pelo jornal vaticano durante a Semana Santa

Luiz Sérgio Solimeo

Na quinta-feira Santa, 1º de abril, L’Osservatore Romano, o jornal diário do Vaticano, publicou um editorial de primeira página, ilustrado por uma pintura obscena e sacrílega [foto acima]. Mostra um Jesus ressuscitado, completamente despido, acariciando a cabeça sem vida do traidor, Judas Iscariotes, mal coberto por um pano vermelho (ver link na nota de rodapé 1).[1]

Quem é o verdadeiro “Protagonista do mistério pascal”?

O editorial assinado por Andrea Monda, diretor do jornal, afirma que durante a Semana Santa L’Osservatore iria tratar de personagens que emergem das narrativas dos Evangelhos nos “últimos momentos da vida terrena de Jesus”.

Monda diz que ficou perplexo com a dificuldade de escolher. “Há tantos personagens que enchem as páginas dos quatro Evangelhos… portanto, a escolha não é fácil.

Muitos de seus leitores devem ter ficado chocados com sua escolha: “Para hoje [a escolha] recai sobre a figura de Judas, o personagem mais trágico e perturbador dos Evangelhos”.

Assim, sob o título geral “Destaque de hoje ‒ Protagonistas do Mistério Pascal: Judas”, o jornal dedica três páginas ao traidor.

Na Sexta-Feira Santa, a mesma série Protagonistas prestou homenagem a Pôncio Pilatos, o covarde e arrogante governador da província romana da Judéia.[2] O verdadeiro “Protagonista do Mistério Pascal”, “o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo ” (Jo 1, 29), foi deixado de fora.

Quanto ao Protagonista do Sábado Santo, o jornal anunciava: “o silêncio do sábado e o anúncio das mulheres”![3]

Tratando dele em primeiro lugar, estaria o jornal do Vaticano considerando Judas como o verdadeiro “Protagonista do Mistério Pascal”? E teria escolhido para esta reabilitação a Quinta-Feira Santa (não a Sexta-Feira da Paixão) porque esse foi o dia em que Judas traiu Jesus com um beijo, no Horto das Oliveiras?

Não há lugar para Maria, a Co-Redentora da raça humana

Assim como seu Divino Filho, Maria Santíssima também foi esquecida. Aquela a quem honramos e veneramos como Nossa Senhora das Dores. Aquela Mãe junto com quem a Igreja chorou por dois mil anos. Aquela a quem procuramos confortar quando rezamos o Stabat Mater“De pé, a mãe dolorosa junto da cruz, lacrimosa, via o filho que pendia…”.[4]

Nossa Senhora estava aos pés da Cruz, unindo-se à Paixão de seu Divino Filho e oferecendo os sofrimentos d´Ele, assim como os seus, pela Redenção da raça humana, como exclamava o Papa Pio XI: “Oh! Mãe de amor e misericórdia, que estavas perto de teu doce Filho ao consumar a redenção da humanidade no altar da cruz, sofrendo com Ele como Co-Redentora”.[5]

Pintura obscena e sacrílega, um “fruto das meditações” do Papa Francisco

A ilustração escolhida para o editorial levanta muitas questões por suas conotações homossexuais.

Por que foi escolhida essa pintura sacrílega e obscena? [foto] O diretor de L’Osservatore Romano explica:

“Esta pintura é ‘fruto das meditações’ do Papa Francisco, reunidas em 2018 no livro ‘Quando rezarem, digam Nosso Pai’. No livro, o Pontífice fala sobre Judas e a misericórdia de Deus, citando a  capitel no topo de uma coluna na igreja de Vézelay, cuja fotografia ele pendurou atrás da escrivaninha em seu escritório pessoal. Um católico francês ‒ lendo essas meditações e tendo ficado impressionado desde a infância por essa coluna, que retrata Jesus, o Bom Pastor, carregando Judas morto nos ombros, como a última ovelha perdida ‒ decide pintar este quadro e dá-lo ao Papa. Esta pintura, que publicamos hoje na primeira página, está pendurada ao lado da fotografia [do capitel] de Vézelay atrás da mesa do Santo Padre”.[6]

O Papa Francisco procura reabilitar Judas

O Papa Francisco falou afetuosamente de Judas inúmeras vezes, dando a entender que o traidor foi salvo, mas sem afirmar isso claramente, como é seu costume. Como prova, ele apresenta o referido capitel esculpido na igreja medieval da abadia beneditina de Sainte-Marie-Madeleine em Vézelay, França [foto].

No livro mencionado acima, o Papa Francisco se refere novamente a esse capitel e à  possível salvação de Judas. Depois de dizer que Judas se enforcou, continua:

“Mas há uma coisa que me faz pensar que a história de Judas não termina aí … Talvez alguém pense: ‘Este Papa é um herege…’. Mas não! Vá ver uma coluna medieval na basílica de Santa Maria Madalena em Vézelay, Borgonha. Os homens da Idade Média faziam catequese por meio de esculturas, imagens. Nessa coluna, de um lado está Judas enforcado, mas do outro lado está o Bom Pastor que o carrega nos ombros e o leva consigo”[7].

O Papa afirma que o jovem imberbe que carrega o corpo de Judas é Nosso Senhor. No entanto, a interpretação mais plausível é que a escultura no capitel medieval retrata a pessoa anônima que removeu o cadáver do traidor. (Há outras hipóteses).

“Qual é o mistério de Judas? Eu não sei… Don Primo Mazzolari explica isso melhor do que eu ”

Judas Iscariotes, por James Tissot, 1886

Além de suas referências constantes e diretas, simpáticas​​a Judas, o Papa Francisco também citou o Pe. Primo Mazzolari (1890–1959), um sacerdote revolucionário, considerado precursor do Vaticano II.

Andrea Tornielli, atualmente diretor editorial do Dicastério para as Comunicações da Santa Sé, escreveu em 2016 a propósito de um discurso do papa:

“[O] Papa falou sobre um antigo capitel medieval representando Judas de um lado e [do outro] Jesus carregando nos ombros o traidor morto: ‘Don Primo Mazzolari fez um belo sermão sobre isso; ele era um sacerdote que entendia bem a complexidade da lógica do Evangelho: sujar as mãos como Jesus fazia, [Jesus] não era limpo, [Ele] ia ao encontro das pessoas e as aceitava como eram, não como deveriam ser’”.

Mais adiante, Tornielli diz:

“O Papa Francisco citou uma homilia sobre ‘Judas, o traidor’, proferida por um pioneiro do Concílio Vaticano II, o padre Primo Mazzolari, pároco de Bozzolo (norte da Itália), na Quinta-feira Santa de 1958. ‘Pobre Judas ‒ começa o padre [Mazzolari]; não sei exatamente o que se passava em sua alma. Ele é uma das figuras mais misteriosas da Paixão do Senhor. Nem vou tentar explicar-lhes; tudo o que eu peço é tenham um pouco de misericórdia do nosso pobre irmão Judas’[8]

Esta não é a única vez que o Papa Francisco adota a visão favorável de Mazzolari sobre Judas. No sermão da missa de 8 de abril de 2020, ele afirmou:

“Qual é o mistério de Judas. Eu não sei… Don Primo Mazzolari explica isso melhor do que eu”.[9]

O Papa argentino não só citou o Padre Mazzolari várias vezes, mas foi visitar seu túmulo, mostrando total consonância com ele:

“Não gostaria de deixar de fora nada do que gostaria de dizer sobre Don Primo Mazzolari. Sou peregrino aqui em Bozzolo e depois em Barbiana, nas pegadas de dois párocos que deixaram um traço luminoso, embora ‘incômodo’, no serviço ao Senhor e ao povo de Deus … Não cabe a mim contar a vocês ou analisar o trabalho de Don Primo … [eu prefiro] meditar sobre a atualidade de sua mensagem”.[10]

“Nosso pobre irmão Judas”

O beijo do traidor Judas, Afresco da igreja Santa Maria Assunta, San Gimignano, Toscana, Itália (1400)

É de admirar, então, que L’Osservatore Romano publicasse na Semana Santa um sermão do Pe. Mazzolari, intitulado “Nosso pobre irmão Judas”?

Nesse sermão (homilia da Quinta-feira Santa de 1958), diz o Pe. Mazzolari:

“Quando recebeu o beijo da traição, no Getsêmani [quadro acima], o Senhor respondeu com aquelas palavras que não devemos esquecer: ‘Amigo, com um beijo tu trais o Filho do homem!’. Amigo! Esta palavra, que fala sobre a infinita ternura da caridade do Senhor, também faz com que entendam por que eu chamei a ele [Judas] de irmão neste momento. …

“E talvez no último momento, lembrando-se daquela palavra e da aceitação de seu beijo, Judas também terá sentido que o Senhor ainda o amava e o recebia entre os seus. [Judas é] talvez o primeiro apóstolo que entrou [no céu] com os dois ladrões. Um cortejo que certamente não parece honrar o filho de Deus, como alguns o concebem, mas que é uma grandeza de sua misericórdia”.[11]

Judas no céu? O mau ladrão também? Nosso Senhor só prometeu o Céu a São Dimas, o bom ladrão.

A mesma edição do L’Osservatore Romano publica trechos de outros escritores sobre Judas, como o progressista Cardeal Carlo Martini, o anarquista Giuseppe Berto e o admirador do diabo, Giovani Papini.[12]

“Judas Mercator Pessimus…” – “Judas, o Vil Mercador…”

Em sua homilia na missa de 28 de outubro de 2014, o Papa Francisco afirmou que Judas Iscariotes não era o único pecador entre os apóstolos:

“Judas não foi quem mais pecou: não sei quem pecou mais. … Judas, pobre homem, é aquele que se fechou para o amor e por isso se tornou um traidor. E todos eles [os Apóstolos] fugiram durante o momento difícil da Paixão e deixaram Jesus sozinho. Eles são todos pecadores”.[13]

Não se pode comparar a traição de Judas com o comportamento repreensível dos outros Apóstolos durante a Paixão.

Judas não negou o Divino Mestre num momento de fraqueza, como o fez São Pedro; ou covardia, como os outros Apóstolos que, exceto São João, abandonaram Nosso Senhor no Calvário. No entanto, todos os onze se arrependeram porque amavam o Divino Mestre.

Judas foi de livre e espontânea vontade procurar os sacerdotes judeus que estavam tentando matar Jesus e ofereceu-se para entregá-lo: “O que quereis dar-me e eu vo-lo entregarei?” (Mt. 26, 14-16).

São João Crisóstomo comenta sobre essa passagem: “E vede quão grande é a maldade de Judas, que vai ter com eles por sua própria vontade, e que o faz por dinheiro, e por tal soma de dinheiro.”[14]

Judas tampouco traiu seu Mestre em um momento impulsivo. Ele foi se afastando pouco a pouco do amor de Jesus, se endurecendo em sua descrença e afundando no vício da avareza.

No episódio da mulher que ungiu Nosso Senhor com perfume precioso, Judas murmurou que Ele deveria ter vendido aquele perfume e dado o dinheiro aos pobres. Ao que São João explica, depois de narrar o episódio: “Dizia isso, não porque se importasse com os pobres; mas porque era ladrão, e tendo a bolsa, furtava o que nela lançavam” (Jo. 12, 4-6).

“Judas mercator pessimus…” – “Judas, o vil mercador….”.[15]

Obstinação e desespero de Judas

Judas não era um “pobre homem arrependido que não sabia o que fazer”, como disse o Papa Francisco no sermão de uma missa na capela da Casa Santa Marta em 11 de abril de 2016.[16] Ele sabia muito bem o que estava fazendo, pois fora continuamente advertido pelo Salvador. Mas era obstinado no mal.

Narra São João que os discípulos ficaram escandalizados quando Nosso Senhor se referiu à Eucaristia pela primeira vez e em termos velados, afirmando que Seu Corpo e Seu Sangue eram comida e bebida.

Depois de ter o Salvador interpelado os Apóstolos (“Quereis vós também retirar-vos?”), e da pronta resposta de São Pedro cheia de fé e amor, Ele disse estas palavras terríveis: “Não vos escolhi eu todos os doze? Contudo, um de vós é um demônio!…” O mesmo Evangelista acrescenta: “Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, porque era quem O havia de entregar, não obstante ser um dos Doze” (Jo 6, 71-72).

Com sua traição já consumada pelo acordo com o Sinédrio, Judas teve a dureza de coração de participar da ceia pascal com o Salvador e os outros Apóstolos.

Na Ceia, Nosso Senhor anunciou a Sua paixão e o terrível fim do traidor: “O Filho do Homem vai, como dele está escrito. Mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Seria melhor para esse homem que jamais tivesse nascido! Judas, o traidor, tomou a palavra e perguntou: Mestre, serei eu? Sim, disse Jesus” (Mt 26, 24–25).

Quando São Pedro e São João perguntaram quem era o traidor, Nosso Senhor respondeu: “É aquele a quem eu der o pão embebido. Em seguida, molhou o pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Logo que ele o engoliu, Satanás entrou nele. Jesus disse-lhe, então: O que queres fazer, faze-o depressa” (Jo 13, 27). Assim, Nosso Senhor permitiu que ele consumasse sua traição, deixando claro que Judas ainda poderia suspendê-la, se quisesse” (Jo 13, 28-30).

Desesperado, Judas se enforca

Segue-se a traição no Horto das Oliveiras, que põe à mostra mais uma vez a obstinação e dureza de coração de Judas, bem como seu cinismo. Conduzindo os guardas que iriam prender o Mestre, combinou com eles que aquele a quem beijasse, segundo o costume oriental, esse era Jesus.

O Divino Mestre, depois daquele beijo hipócrita, pergunta ao traidor: “Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?” (Lc 22,48)

Após a condenação do Salvador, percebendo a enormidade de seu crime, Judas foi dominado pelo remorso, mas não pela contrição. Desesperado, ele voltou aos sacerdotes judeus para devolver o preço da traição, mas foi mal recebido (“Que nos importa? Isto é lá contigo!”). Ele jogou as moedas no chão do templo e saiu para se enforcar (Mt 27,3-5).

São Pedro completa as narrações do Evangelho dizendo que ele “arrebentou-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram” (At 1,18).

“Melhor seria que não tivesse nascido”

O jornal do Vaticano teria feito melhor se houvesse trazido com destaque as palavras do próprio Jesus sobre Judas nos Evangelhos, bem como textos de Padres e Doutores da Igreja, grandes exegetas e santos. Todos atestam a tradição constante da Igreja e a interpretação das Escrituras sobre a condenação de Judas Iscariotes.

Nosso Senhor disse que havia conservado todos aqueles que recebera do Pai: “Nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição” (Jo 17, 11-12).

Estas palavras do Redentor não deixam dúvidas quanto ao destino eterno do traidor, ou seja, que o “filho da perdição” é o único perdido.

A danação eterna de Judas, uma verdade revelada

Em artigo publicado em 2003, o Cardeal Avery Dulles acha difícil negar a condenação eterna de Judas:

“O Novo Testamento não nos diz com muitas palavras que alguma pessoa em particular está no inferno. Mas várias declarações sobre Judas dificilmente podem ser interpretadas de outra forma. Jesus diz que guardou todos aqueles que o Pai lhe dera, exceto o filho da perdição (Jo 17,12). Em outro ponto, Jesus chama Judas de demônio (Jo 6,70), e mais uma vez diz dele: ‘Seria melhor se ele nunca tivesse nascido’ (Mt 26, 24; Mc 14,21). Se Judas  estivesse entre os salvos, essas afirmações dificilmente poderiam ser verdadeiras. Muitos santos e doutores da Igreja, incluindo Santo Agostinho e  Santo Tomás de Aquino, consideraram como uma verdade revelada que Judas foi condenado”.[17]

A misericórdia de Deus é para aqueles que O temem

“Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem“, proclama a Virgem Santíssima no cântico do Magnificat (Lc 1,50).

No Antigo Testamento, Deus afirma Sua misericórdia para com aqueles que O temem, O louvam e guardam Seus mandamentos (Sl 102,17; Ex 20,6; Dt 5,10).

O temor de Deus, que “é o princípio da sabedoria” (Sl 110,10), é reverência filial pela majestade infinita da Justiça Divina, junto com o desejo de não ofendê-Lo e de não romper com a Sua amizade. Em suma, o temor filial é fruto do amor de Deus. Sem ele, não se pode adquirir sabedoria.

Portanto, é completamente absurdo atribuir a salvação de Judas à misericórdia de Deus, pois ele não deu nenhuma prova de arrependimento ou temor a Deus. Ao contrário, devorado por um remorso estéril por sua vil  traição, ele se lança no desespero e se enforca.

Estamos assistindo a uma reabilitação cainita de Judas?

Ao defender o traidor Judas, “o filho da perdição”, durante a Semana Santa, estaria o jornal do Dicastério para as Comunicações do Vaticano querendo transmitir uma mensagem?

Difícil saber.

Seja como for, a reabilitação de Judas, conjugada com a escolha para ilustrar a matéria de uma pintura de evidente conotação homossexual,  existente no escritório do Papa Francisco, faz lembrar os Cainitas, uma heresia gnóstica da Igreja primitiva  denunciada por Santo Irineu. [Ver quadro abaixo]

Que Nossa Senhora de Fátima nos ajude, nesta nova Paixão da Igreja, a estar sempre ao seu lado, sempre fiéis ao seu Divino Filho, sem nunca fugir nem O renegar, por mais intensa que seja a perseguição de Satanás e dos seus asseclas.

____________________________________________________________

Judas, o traidor, combinando com o Sinédrio a entrega de Jesus Cristo por 30 moedas de prata. Giotto, Cappella dei Scrovegni, Pádua (1305).

Os Cainitas

Seita gnóstica de veneradores de Judas na Igreja Primitiva

Por volta do ano 180, Santo Irineu (Contra as Heresias, livro 1, cap. 31) denunciou uma seita gnóstica herética que pretendia reabilitar Judas Iscariotes.

Eles eram conhecidos como Cainitas porque veneravam como santos, todos aqueles condenados nas Sagradas Escrituras. Os Cainitas apresentavam esses celerados como heróis espirituais: Caim (que assassinou seu irmão Abel), os Sodomitas (notórios por sua depravação sexual), Esaú (que vendeu seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas, depois jurou matar Jacó), Coré (que  liderou uma rebelião contra Moisés), e especialmente o “filho da perdição”, Judas Iscariotes.

Esses gnósticos consideravam as práticas sexuais mais aberrantes (incluindo a sodomia) como um dever religioso, e alguns invocavam um anjo especial enquanto realizavam seus atos nefandos.

Suas doutrinas estão resumidas em um escritos apócrifo, o chamado “Evangelho de Judas”.

Ver: G. Bareille, “Cainites”, Dictionnaire de Théologie Catholique, t. 2, 2e. partie, cols. 1307-1309; John Alzog, Manual of Universal Church History. Traduzido por F. J. Pabisch e Thomas S. Byrne. Vol. I. Nova edição. Dublin: M. H. Gill and Son, O’Connell Street, 1900, pp. 220-221.

________________________________________________________

ABIM

NOTAS


[1]  Andrea Monda, “Giovedi Santo: Giuda e lo scandalo della misericordia” [“Quinta-feira santa: Judas e o escândalo da misericórdia”], L’Osservatore Romano, 1° de abril de 2021, https://www.osservatoreromano.va/it/news/2021-04/quo-074/giuda- e-lo-scandalo-br-della-misericordia.html. (Nossa tradução.)

[2] Vários autores, “Oggi in primo piano – Protagonisti del mistero pasquale: Pilato” [“Destaque Hoje – Protagonistas do Mistério da Páscoa: Pilatos”], L’Osservatore Romano, 2 de abril de 2021, pp. 1-4, 6, https://media.osservatoreromano.va/media/osservatoreromano/ pdf / quo / 2021/04 / QUO_2021_075_0304.pdf.

[3] Vários autores, “Oggi in primo piano – Protagonisti del mistero pasquale: il silenzio del sabato e l’annuncio delle donne” [“Destaque Hoje – Protagonistas do Mistério Pascal: o silêncio do Sábado e o anúncio das mulheres”], L’Osservatore Romano, 3 de abril de 2021, pp. 1-3, https: //media.osservatoreromano .va / media / osservatoreromano / pdf / quo / 2021/04 / QUO_2021_076_0404.pdf.

[4] Missa das Sete Dores de Nossa Senhora (15 de setembro), Sequência.

[5] L’Osservatore Romano, 29-30 de abril de 1935, 1, citado em J. B. Carol, O.F.M, et al., Mariologia (Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1964), 766 (Itálicos nossos).

[6] A. Monda, “Giovedi Santo: Giuda e lo scandalo della misericordia” (Itálicos nossos).

[7] Gian Guido Vecchi, “Il Libro del Papa:” Ho imparato da Giuda che la vergogna è anche una grazia [“O Livro do Papa: ‘Aprendi de Judas que a vergonha também é uma graça'”.], “Corriere Della Sera, 22 de novembro de 2017, http://www.corriere.it/cultura/17_novembre_22/papa- francesco-saggio-rizzoli-lev-padre-nostro-6c9abd26-cfa7-11e7-a1da-9278adb4d756.shtml.

[8] Andrea Tornielli, “The Good Shepherd who carries Judas on his shoulders” [“O Bom Pastor que carrega Judas nos ombros”], La Stampa / Vatican Insider, 18 de junho de 2016, https://www.lastampa.it/vatican-insider/en/2016/06/18/news/ o-bom-pastor-que-carrega-judas-nos-ombros-1.34989269. (Itálicos nossos).

[9] Kathleen N. Hattrup, “Satan pays badly, warns pope, calling us to find the ‘Little Judas’ we have within” [“Satanás paga mal, adverte o Papa, chamando-nos a encontrar o ‘Pequeno Judas’ que temos dentro de nós”], Aleteia, 8 de abril de 2020. https://aleteia.org/2020/04/08/satan-pays-badly-warns-pope-calling-us-to-find-the-little-judas-we-have-within/  (Itálicos nossos).

[10] Papa Francisco, Discorso Commemorativo del Santo Padre. “Pellegrinaggio del Santo Padre Francesco a Bozzolo (Diocesi de Cremona) e a Barbiana (Diocesi di Firenze). Visita alla Tomba di Don Primo Mazzolari,” Vaticano, 20 de junho de 2017, http: //www.vatican.va/content/francesco/it/speeches/2017/june/documents/papa-francesco_20170620_don-primo-mazzolari.html

[11] Primo Mazzolari, “Nostro fratello Giuda: L’omelia di don Primo Mazzolari por il Giovedì santo del 1958” [“Nosso Irmão Judas: homilia de Don Primo Mazzolari na Quinta-feira Santa de 1958”], L’Osservatore Romano, 1° de abril de 2021, p. 3, https://www.osservatoreromano.va/it/news/2021-04/quo-074/nostro-fratello-giuda.html. (Itálicos nossos.)

[12] Ver Giulia Ciarapica, “Il diavolo di Papini, così umano e così divino” [“O demônio de Papini, tão humano e tão divino”].Il Foglio, 29 de julho de 2018, https://www.ilfoglio.it/cultura/2018/07/29/news/il-diavolo-di -papini-cosi-umano-e-cosi-divino-207335 /.

[13] Josephine McKenna, “Pope: Judas a sinner, but no worse than anyone else.””Papa”: Judas, um pecador, mas não pior do que qualquer outro”]. USA Today, 29 de outubro de 2014, http://www.usatoday.com/story/news/world/2014/10/29/pope-francis-judas-sinner/18123227/.

[14] São João Crisóstomo, “Homilia 80 sobre Mateus” (Mat. 26: 6–7), acessado em 13 de abril de 2021, https://www.newadvent.org/fathers/200180.htm.

[15] Responsórios de Trevas para a Quinta Feira Santa. https://www.cpdl.org/wiki/index.php/Tenebrae_Responsories_for_Maundy_Thucted_(Carlo_Gesualdo).

[16] Papa Francisco, “Aggrappati alla lettera: Meditazione Mattutina Nella Cappella Della Domus Sanctae Marthae” [“Apegar-se à Letra: Meditação matinal na Capela da Domus Sanctae Marthae”], Vaticano, 11 de abril de 2016, http://www.vatican.va/content/francesco/it/cotidie/2016/documents/papa-francesco -cotidie_20160411_aggrappati-alla-lettera.html.

[17] Avery Cardinal Dulles, “The Population of Hell” [“A população do Inferno”] First Things, maio de 2003, https://www.firstthings.com/article/2003/05/the-population-of-hell; John-Henry Westen, “Why is there a painting of a nude Jesus ministering to Judas in Pope Francis’ study?” [“Por que há uma pintura de um Jesus nu ministrando a Judas no escritório do Papa Francisco?”] LifeSiteNews, 7 de abril de 2021, https://www.lifesitenews.com/blogs/why-is-there-a-painting-of-a-nude-jesus-ministering-to-judas-in-pope-francis-study