terça-feira, 18 de julho de 2023

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora. CÂMARA MUNICIPAL INICIA OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DO INTERFACE MODAL DO ROSSIO DE S. BRÁS

Tiveram início no passado dia 10 de julho os trabalhos de requalificação da interface modal do Rossio de S. Brás. Trata-se de um investimento de valor superior a um milhão de euros, que irá transformar as condições de circulação e de fruição do espaço na zona envolvente do Rossio de S. Brás, muralha, e sobretudo na ligação entre a Estação de Caminho de Ferro e o Centro Histórico de Évora. 
O projeto tem prevista a construção de percursos pedonais de ligação ao Centro Histórico que serão confortáveis, seguros e inclusivos. A intervenção irá incidir na orla periférica do Rossio de S. Brás, requalificando também os acessos pedonais entre o centro da Cidade e a estação de caminho de ferro, pela Av. Francisco Barahona. 
Serão construídas duas faixas pedonais/cicláveis: uma de ligação radial entre a estação e o centro da cidade e uma segunda para dar continuidade ao percurso pedonal envolvente da muralha, numa linha que pode ser de visita à cidade, passeio ou desporto. Estas faixas terão pavimento suave, regular e confortável, adequado à utilização por idosos, utentes com mobilidade reduzida, com carrinhos de bebé, tróleis de viagem ou de compras. Os percursos, enquadrados por vegetação com árvores de sombra, terão locais aprazíveis de paragem para descanso, contemplação ou recreio. 
Esta obra irá permitir o incremento da mobilidade suave através da criação de condições para a circulação pedonal e ciclável e para a utilização de modos de transporte mais limpos e eficientes. Os espaços periféricos do Rossio de S. Brás serão redesenhados e requalificados por forma a disciplinar o estacionamento e devolver os passeios aos peões, ao mesmo tempo que se cumpre o objetivo de reduzir a entrada de viaturas automóveis no Centro Histórico. 
Após a respetiva conclusão, que se prevê ocorra no prazo de oito meses, terá sido dado um passo importante na aplicação prática do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora, recentemente desenvolvido pelo Município com a colaboração de toda a comunidade.

Barcelos | Férias de Verão no IPCA foram uma experiência “incrível”

 Na semana passada, 25 jovens do ensino básico e secundário estiveram no IPCA, para a sua primeira incursão no ensino superior.
Vindos de escolas de Barcelos e Esposende, estes jovens tiveram a oportunidade de, a brincar, conhecer um pouco melhor as principais áreas do IPCA, com atividades dinamizadas pelas suas Escolas. Corridas de drones, simulações de gestão, atelier de inovação alimentar, turismo de aventura com canoagem, workshops de inovação e criatividade e atividades nos laboratórios de design foram as principais experiências desta semana marcada pela boa-disposição entre todos!
A semana ficou ainda marcada pela visita de Ricardo Costa, CEO do Grupo Bernardo da Costa, que esteve à conversa com os participantes e explicou quais os principais desafios de um gestor.
Para Beatriz, de 17 anos, estudante da Escola Henrique Medina, em Esposende, vir para a Summer School do IPCA foi “a oportunidade de experimentar algo novo, algo diferente, algo que me pudesse surpreender e que me desse conhecimento sobre aquilo que eu quero para o meu futuro”.
Já Fernando Albuquerque, de 15 anos, também da mesma escola, e Cátia Faria, de 16 anos, aluna da Escola Secundária Alcaides de Faria, em Barcelos, não têm dúvidas na hora de escolher uma palavra para descrever esta semana: “incrível”!!! Para Cátia, o que a motivou a entrar nesta Summer School foi ter “a oportunidade de ver como funciona uma escola de ensino superior”, ainda para mais porque “é para o IPCA que eu quero vir estudar, tirar design gráfico, e assim tive a oportunidade de conhecer a dinâmica da escola”.
Constança Alves, de 14 anos, aluna do Conservatório de Música de Barcelos, confessa que escolheu a Summer School do IPCA pelas atividades programadas. “São muito interessantes e do que mais gostei foi de poder conciliar o conhecimento com a diversão”.
Em jeito de balanço, o Pró-presidente para a Inovação Pedagógica e responsável pela Summer School, António Moreira, classifica esta experiência como muito gratificante. “A forma como as atividades estão estruturadas permite dar-lhes a conhecer o que fazemos aqui no IPCA nas áreas que lecionamos, mas de uma forma aberta, dinâmica e a apelar ao pensamento crítico. A inovação pedagógica já faz parte do ADN do IPCA e, nesta Escola de Verão, não podia ser diferente. Chegámos ao final com pena porque passou num instante, mas ver os participantes a ganhar confiança com o passar dos dias deu-nos muita satisfação”.

Ana Reis

MINISTRA DA JUSTIÇA VISITA INSTALAÇÕES DO IRN DA MARINHA GRANDE

 A Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, visitou as instalações da Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel da Marinha Grande, na manhã desta terça-feira, 18 de julho, para conhecer o que considera ser “uma conservatória modelo”.
A visita contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do secretário de Estado da Justiça, Pedro Tavares; e da presidente do Instituto de Registos e Notariado (IRN), Filomena Rosa.
A Ministra da Justiça esclareceu que a sua deslocação pretendeu “assinalar uma das conservatórias que, no nosso País, tem melhores condições e pode ser considerada uma conservatória modelo, quer nos serviços que presta, quer nas instalações”.
Catarina Sarmento e Castro salientou ainda que, este ano, vão ser contratados 240 oficiais de registos e 50 conservadores, categorias para as quais não eram abertos concursos há 25 e 23 anos, respetivamente, com o propósito de “trazer um importante número de pessoas que nos vai ajudar a melhorar os serviços, para além das transformações digitais que ocorrem todos os dias” e que vão ser distribuídos pelos vários serviços do IRN a nível nacional.

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, congratulou-se com a presença da Ministra da Justiça e manifestou a disponibilidade do Município da Marinha Grande em continuar a trabalhar em parceria com a administração central, para garantir a prestação de serviços públicos de qualidade.

O espaço, localizado no Edifício Cristal Atrium, na Rua das Portas Verdes, n.º 2, Bloco B letra A, entrou em funcionamento no dia 16 de agosto de 2021, em instalações cedidas pelo Município da Marinha Grande, dispondo de maior comodidade, conforto e privacidade aos trabalhadores e aos cidadãos durante o atendimento.

Marinha Grande | FESTIVAL DO CARAPAU NA PRAIA DA VIEIRA

 A Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, recebe o Festival do Carapau nos próximos dias 21, 22 e 23 de julho, no Largo dos Pescadores, apresentando gastronomia local e animação cultural.
O evento é organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pelos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

O Festival do Carapau tem como principal objetivo promover a gastronomia local, nomeadamente o carapau, e a pesca da arte xávega que continua a ser praticada naquela localidade por várias companhas de pescadores. Além da vertente gastronómica, o evento divulga a cultura da região.

O programa do Festival do Carapau 2023 é o seguinte:

PRAIA DA VIEIRA - Largo dos Pescadores
21, 22 e 23 de julho
FESTIVAL DO CARAPAU

21 de julho
19h00 - Abertura da Gastronomia
19h30 - Trovantina
Tuna do Politécnico de Leiria, fundada no dia 6 de abril de 1999, em resultado da união de duas Tunas masculinas leirienses, a Real Tuna de Collipo (1995) e a Gran-Tuna (1997). Desde então, entre muitas noites de boémia na companhia do Deus Baco e realizando serenatas às Mui Nobre e amadas Donzelas, aperfeiçoou-se e continua em constante criação, um vasto repertório musical de forma a promover o espírito académico de Leiria. Contando já com mais de duas décadas de existência, a Trovantina encontra-se em constante crescimento.
A Trovantina é considerada pelos seus elementos como a sua segunda família, devido ao facto do forte sentimento de amor, onde os laços de companheirismo, amizade e respeito perduram mesmo após o término da vida estudantil. Ano após ano com a entrada de novos elementos para esta família, fomenta a continuação dos pilares substanciais da sua estrutura, através das suas palavras de ordem "Faz por Merecer". Deste modo prevalecem assim as suas tradições, história e experiências únicas inseridas na cultura e na vida académica, mas sobretudo mantendo o foco no seu principal objectivo, a música. Como alguém disse um dia, “Uma vez Tuno, Tuno para sempre…”

21h30 - Banda Off The Record
Os Off The Record são uma banda de Rock Covers. Foi formada em 2012 pelo Abílio Luz. A estreia da banda ao vivo foi em 20-04-2013. É uma banda composta por cinco elementos: Abílio Luz - bateria, Armanda Costa - vocalista, Filipe Costa - guitarrista, Joel Ribeiro - baixista, Mário Valente - guitarrista.
O repertório é essencialmente composto por música rock. A banda é um hobby para os seus elementos e foi com esse objetivo que foi criada!

22 de julho
11h00 - Abertura da gastronomia e animação infantil
12h00 - Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria
16h30 - Animação de rua com o Rancho Folclórico de Picassinos
19h00 - Academia Sénior
21h00 - Banda Cosmos Music

23 de julho
11h00 - Abertura da gastronomia e animação infantil
11h00 - Zumba
13h30 – Grupo de Cavaquinhos Musicordem
18h30 – Fire Dance
20h00 – Tat&Ana
O duo Tat&Ana é um projeto acústico, fundado por duas jovens em 2015, cujo performance incide em transmitir garra, interação e boa disposição. Ana Patrícia Mateus - vocalista, tem 32 anos e como principais influencias: Pearl Jam, Mimicat e Ornatos Violeta. Tatiana Carreira - Guitarrista/Percussão, tem 29 anos e como principais influencias : Guns n'Roses, AC/DC, Pink Floyd, entre outros.
Depois de já terem pisado palcos de Norte a Sul do país, a experiência do duo, torna possível a sua adaptação aos maiores eventos outdoor, como festas de concelho/cidade e eventos académicos, até ao intimismo da sua festa privada ou bar/discoteca.
O repertório é baseado no Rock dos anos 70/80/90 , não deixando de abordar outro tipo de estilos musicais, tais como, o fado e o POP.
Org.: Câmara Municipal Marinha Grande e Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria
Apoio: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria

22 e 23 de julho . 11 às 13h00 e das 15h00 às 19h00
Largo dos Pescadores
ANIMAÇÃO INFANTIL
Org.: Câmara Municipal Marinha Grande

Marinha Grande | APRESENTAÇÃO PÚBLICA DOS ESTUDOS PRÉVIOS DE AVALIAÇÃO ÀS ÁRVORES

 O Município da Marinha Grande vai realizar uma sessão para a apresentação publica dos estudos de avaliação efetuados do estado fitossanitário e biomecânico em que se encontram as árvores existentes no espaço público urbano, a ter lugar no próximo dia 21 de julho, às 18h00, no auditório do Edifício da Resinagem, aberto a todos os interessados.
Na sequência da notícia difundida no passado dia 4 de julho, aquando da realização da conferência de imprensa, realizada no Parque dos Mártires do Colonialismo, o Município da Marinha Grande informa que as avaliações apontam para a necessidade de promover o abate de 25 árvores que se encontram em risco iminente de queda, bem como para podas preventivas em 130 árvores de forma a assegurar a prevenção e a segurança para os espaços públicos da cidade.
Deu-se início a um conjunto de podas sanitárias e de redução de copa em diversos locais da cidade desde o Parque dos Mártires do Colonialismo a alguns recintos escolares. Numa segunda fase, e após confirmação, pelos estudos efetuados, do risco iminente de queda em alguns exemplares de grande porte, iniciaram-se os primeiros abates.

Ainda este ano, na época de plantação (outono/inverno), está prevista a plantação de 220 árvores autóctones (como carvalho-cerquinho; carvalho-português; carvalho-alvarinho; bôrdo; zêlha; lodão; sorveira; borrazeira-preta; freixo; amieiro; aveleira) e 290 arbustos (como medronheiro, folhado, murta, rosmaninho, junco, roselha) e 290 arbustos (como medronheiro, folhado, murta, rosmaninho, junco, junco-solto, roselha), cujo objetivo é a reposição do arvoredo urbano e a promoção de ilhas sombra na cidade.

Neste contexto, o Município aproveita para agradecer a compreensão de todos os moradores e comunidade escolar visada, onde se têm vindo a realizar as primeiras intervenções.

Legenda das Fotografias:
Foto 1 – pinheiro-manso com poda de elevação de copa (Jardim de Infância da Ordem)
Foto 2 – choupo-negro abatido com podridões e extensas cavidades (Rua das portas verdes)

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE ACOLHE SEGUNDO GRUPO DO INSIDE JOVEM - MY JOB

 Os jovens que integram o segundo grupo participante no Programa INSIDE JOVEM – MY JOB estão, desde o dia 17 e até ao dia 28 de julho, a contactar com diversas profissões e áreas de intervenção, na Câmara Municipal da Marinha Grande.
Trata-se de uma iniciativa inédita do Município, dirigida a jovens dos 16 aos 19 anos, que residem e frequentam o ensino secundário (do 10º ao 12º ano) no concelho, com o objetivo de os ocupar durante as férias escolares e proporcionar-lhes aprendizagens em contexto de trabalho, estimulando a autonomia e tomada de decisões.

No primeiro dia deste programa ocupacional, os alunos foram recebidos pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e pelos respetivos orientadores, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo ainda conhecido os vários serviços e instalações municipais.
Esta terça-feira, 18 de julho, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, o grupo participou numa ação de formação sobre empreendedorismo, economia circular e reciclagem, promovida pelo Município e pela NERLEI, que teve como orador o empresário Henrique Miranda.


Ranking QS Executive MBA, um dos rankings mundiais mais influentes, elege. MBA Executivo da Católica Porto Business School entre os melhores MBA europeus e mundiais

  
O programa de MBA Executivo da Católica Porto Business School (CPBS) é um de três MBA executivos distinguidos em Portugal pelo QS Executive MBA Ranking 2023, um dos três rankings mundiais mais influentes.
  Rui Soucasaux Sousa, diretor da Católica Porto Business School, destaca que "complementando a tripla acreditação internacional da Escola (EQUIS, AACSB e AMBA), a entrada no ranking QS é um sinal claro da excelência dos seus programas executivos e, em particular, do seu MBA Executivo.” Luís Marques, diretor do MBA Executivo, sublinha ainda “para nós é gratificante o reconhecimento da visão integrada que procuramos proporcionar aos nossos alunos. Uma visão de exigência na aquisição de novos conhecimentos, com forte contacto com especialistas em cada área, conciliando com a vida familiar e profissional, num campus de excelência e desenvolvendo as competências humanas com acompanhamento para além do período normal de duração do MBA.”  
  
Publicado pela empresa inglesa Quacquarelli Symonds, o QS Executive MBA Ranking 2023 avalia as melhores formações executivas entre 199 programas de MBA executivo de todo o mundo. O MBA Executivo da Católica Porto Business School, que pela primeira vez participa nesta avaliação, ficou em 66.º lugar a nível europeu. 
 
O programa de MBA da Católica Porto Business School teve particular nota positiva e de destaque em alguns dos indicadores utilizados para a sua avaliação global, nomeadamente o aumento do salário médio dos seus participantes verificado após a conclusão do programa, e na experiência de gestão e diversidade dos seus participantes.  O MBA Executivo da Católica Porto Business School é um programa de liderança transformacional, que inclui duas semanas internacionais (na Alemanha, Suíça, Itália e Espanha) e 2 anos de acesso ao programa Human & Leadership Skills (após o final do MBA), que tem a missão de desenvolver líderes que pretendam ter um impacto positivo na sociedade, melhorando a qualidade da gestão das empresas portuguesas e internacionais.  
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE FERNANDO DA CONCEIÇÃO SANTOS, ANTIGO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SILVES

 A Câmara Municipal de Silves manifesta o seu sentido pesar pelo falecimento de Fernando da Conceição Santos, aos 79 anos de idade.
Foi Presidente da Assembleia Municipal de Silves pelo Partido Socialista na sequência das primeiras eleições democráticas realizadas em 12 de dezembro de 1976.
Nascido na freguesia de Silves em 15 de novembro de 1943, Fernando Santos desenvolveu a sua atividade profissional na Tesouraria do Serviço de Finanças de Silves. No âmbito da sua ação cívica integrou os corpos sociais de instituições como o Silves Futebol Clube, a Associação de Socorros Mútuos João de Deus, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Silves e a Cooperativa Operária “A Compensadora”.
À família, nomeadamente à viúva, filhos, restantes familiares e amigos, o Município de Silves deixa as mais sentidas condolências.
O funeral realiza-se amanhã, dia 19 de julho do corrente, pelas 14.30 horas, a partir da Casa Mortuária de Silves.

Festival decorre entre 21 e 23 de julho na Praia da Tocha. Marmostra apresenta a concurso 90 curtas-metragens de 22 países

 
A Praia da Tocha volta a ser a sala de cinema da 6.ª edição do Marmostra Internacional Film Festival, que decorre entre 21 e 23 de julho e apresenta a concurso 90 curtas-metragens de 22 países. Mar, ambiente e tradições são as categorias em competição, com prémios para o 1.º lugar (300 euros) e 2.º lugar (150 euros e Menção Honrosa).
A revelação foi feita durante a apresentação do festival, na qual marcou presença o vereador da Câmara Municipal de Cantanhede, Fernando Pais Alves.
Tal como no ano anterior, decorre em paralelo o Marmostra Júnior, no qual os alunos até aos 16 anos puderam apresentar uma curta-metragem sobre o tema Mar, de cerca de cinco minutos. O vencedor terá direito a um prémio de 100 euros.
No último dia do festival, realiza-se um concerto de olhos vendados intitulado “Paisagens Sonoras da Xávega”, de Luís Antero, e também uma performance que inclui projeção de vídeos, concerto musical e representação de um conto, da autoria de Ricardo Grácio, sobre a Arte Xávega e a Praia da Tocha.
De acordo com a organização, o objetivo deste festival é “promover a cultura e o cinema independente na zona Centro, assim como envolver a comunidade local, reunindo residentes, artistas, cineastas e entusiastas de cinema, estimulando a participação e o envolvimento de diferentes grupos de pessoas”.
A par disso, é intenção “promover o desenvolvimento económico e turístico da Praia da Tocha e de Cantanhede, trabalhando todos os anos na melhoria do Festival para trazer um maior fluxo de visitantes à Praia da Tocha”, desejando que o Marmostra International Film Festival “se torne num festival de cinema de prestígio e reconhecimento, que os realizadores sintam que o Festival é respeitado e que possa abrir portas para futuras oportunidades de financiamento, parcerias e participação em outros festivais”.
A organização é da Associação de Moradores da Praia da Tocha e conta com o apoio do Município de Cantanhede e da Junta de Freguesia da Tocha.

Paulo Cardantas

Viagem aos Países Bálticos (e outras sugestões de verão)

 Olá Litoral,
Há já algumas semanas que não escrevo, mas os artigos sobre os Países Bálticos demoraram mais tempo do que o previsto a sair do forno.
Em resumo, Tallinn (Estónia) é uma capital pequena mas tão bonita que parece saída de um conto de fadas, mas foi a cidade de Riga que me conquistou. Riga tem alma, caráter... é vibrante. Pode até nem ser tão bonitinha quanto Tallinn, mas eu adorei! Ora veja:

Dito isto, e caso esteja a ponderar fazer férias de praia neste verão (e ainda não tenha marcado), aproveito para voltar a sugerir alguns destinos maravilhosos. Tenha em atenção que em julho e agosto os preços disparam e as multidões aumentam nas praias da Europa; mas, não tendo alternativa, não deixe de viajar (se isso for possível, naturalmente). Eu vou dar um saltinho à Grécia com os miúdos, mas tenho aqui outras sugestões:

De resto, renovo o pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens de verão. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue livre de publicidade). Muito obrigado.
Reservar hotéis na Booking através deste link;
Fazer um seguro de viagem da IATI Seguros (com proteção COVID-19). Os leitores do Alma de Viajante têm 5% de desconto usando este link.
Excursões e ingressos em monumentos na GetYourGuide (compre com antecedência e evite as filas);
Alugar um carro com a Discovercars (é o site que uso sempre).

Grande abraço e boas viagens!
Filipe Morato Gomes
P.S. Já sabe do ABVP Travel Fest nos dias 23 e 24 de setembro, que vai acontecer em Guimarães?

SEIS NADADORES DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE GARANTEM ACESSO AO CAMPEONATO NACIONAL DE JUVENIS, JUNIORES E SENIORES DE PISCINA LONGA

 
Estiveram presentes na edição de 2023 do Campeonato Interdistrital de Piscina Longa, 9 atletas do escalão Absoluto da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.
A competição realizou-se em Coimbra entre nos dias 14 e 16 de julho e contou com a participação de 392 atletas em representação de 48 clubes oriundos das associações distritais de Leiria, Coimbra e Centro Norte de Portugal (Aveiro).
Os atletas da SCC conquistaram um total de 13 pódios, 1 título de Campeão, 6 Títulos de Vice-campeão e 6 terceiros lugares.  
No setor feminino destaque para Leonor Cavaleiro (Juvenil B), que se sagrou vice-campeã nos 400 Estilos e fez 3º lugar nos 100 Mariposa e 800 Livres.
No setor Masculino, Guilherme Cardoso (Júnior) foi 3º nos 1500 Livres; Martim Silva (Juvenil A) foi Vice-campeão nos 50 e 100 Livres e 3º nos 400 Livres; Martim Pascoal (Juvenil B) foi Campeão Interdistrital nos 50 Mariposa e Vice-campeão nos 50 e 100 Livres e o colega do mesmo escalão Rodrigo Silva foi Vice-campeão nos 200 Bruços e 3º nos 200 Estilos. Destaque ainda para a estafeta composta por Rodrigo Silva, Martim Pascoal, Leonor Cavaleiro e Margarida Monteiro que alcançou a 3ª posição nos 4x100 Livres Mistos em Juvenil B.
Participaram ainda na competição em representação da SCC Jonas Ferreira, Bogdan Zaporezts e João Lucas.
Esta foi a última competição do calendário regional e por consequência a última oportunidade para os nadadores obterem os Tempos de Admissão aos Campeonatos Nacionais, vulgarmente denominados de TAC’s.
Assim e no que diz respeito a coletividade de Cantanhede 7 atletas conseguiram obter TAC para a última competição da época, o Campeonato Nacional que terá lugar nos dias 27,28, 29 e 30 de julho na cidade de Coimbra.


Projeto da UC aposta no desenvolvimento de ferramentas de corte com refrigeração interna inovadora

 
Com o objetivo de otimizar as ferramentas de corte para que tenham um desempenho adequado sem perderem propriedades, um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver um sistema de refrigeração interna inovador, baseado no sistema de arrefecimento dos catos.
A inovação está a ser desenvolvida no âmbito de um projeto em copromoção da Agência de Inovação designado “3DCompCer - Manufatura Aditiva de Compósitos de base Cerâmica para componentes Mecânicos”, financiado com quase um milhão de euros.

As operações de maquinação exigem a utilização de ferramentas com elevada dureza, em particular a temperaturas elevadas (existente no contacto da apara com a ferramenta), boa resistência ao desgaste, estabilidade química e resistência à oxidação. Os compósitos cerâmicos cumprem esses requisitos e, desta forma, são os materiais selecionados para estas aplicações.

No entanto, começa por explicar Teresa Vieira, professora catedrática do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC, «com o passar dos tempos os materiais a maquinar alteraram-se e as condições de corte tornaram-se cada vez mais desafiantes, levando os sistemas de arrefecimento externo a ficarem inoperacionais». Assim, prossegue, «obrigaram à necessidade de criar novos sistemas de arrefecimento interno eficazes, mas tal só é possível através da fabricação aditiva, em que as geometrias não têm “limite operacional”».

De acordo com a também investigadora do Centro Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE), «o desenvolvimento de novas ferramentas diferenciadas das existentes apresenta a possibilidade de alargar o campo de aplicação das ferramentas de maquinagem de base cerâmica, possibilitando condições de trabalho mais exigentes e tempos de vida útil superiores. Paralelamente, a otimização da geometria das ferramentas, através da introdução de novos sistemas de canais internos de refrigeração, permitirá reduzir significativamente o peso das ferramentas e concomitantemente diminuir o consumo de matérias-primas normalmente de custo elevado, como o carboneto de tungsténio e carbonitreto de titânio», considera.

A aplicação de técnicas de fabrico aditivo, isto é, impressão 3D, pode permitir o processamento de geometrias complexas, ferramentas de corte com canais internos de refrigeração. Sendo que «a otimização deste processo em materiais de base cerâmica para aplicação em ferramentas de maquinação é inovadora e disruptiva, trazendo benefícios ao nível do desempenho das ferramentas, redução de material e celeridade no processamento, tudo de grande importância para uma indústria sustentável», observa Teresa Vieira.

«O aumento de desempenho, a funcionalidade e o tempo de vida das ferramentas é de extrema importância para toda a indústria metalomecânica onde o corte é essencial para o fabrico de componentes/sistemas para todas as indústrias, destacando-se as associadas à mobilidade e a bens comuns», conclui.

No projeto 3DCompCer, liderado pela empresa Palbit, fornecedora mundial de ferramentas de corte de alta qualidade, as instituições envolvidas são a Universidade de Coimbra (UC) e a Universidade de Aveiro (UA).

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Cartão Dador de Sangue disponível na app id.gov.pt

 O Cartão Dador de Sangue é o novo documento disponível na aplicação móvel id.gov.pt. Id.gov.pt é a aplicação oficial de acesso a documentos digitais emitidos pelo Estado português que permite, em qualquer momento, consultar, guardar e partilhar, os documentos de identificação.
Ao descarregar o Cartão Dador de Sangue, é possível consultar o Número Nacional de Dador, o grupo sanguíneo, o Número de Utente do SNS,  e quantas vezes já deu sangue.
Para além do cartão de dador de sangue, pode guardar na id.gov.pt os seguintes cartões e documentos:

Cartão da ADSE
Cartão de Antigo Combatente
Cartão de Assistência na Doença aos Militares (ADM)
Cartão de Cidadão
Carta de Condução
Cartão Jovem
Cartão Único do Portuário
Cartão de Funcionário
Documento Único Automóvel
Identificação digital da Defesa
Cartão profissional da cultura.
Para além do acesso seguro, com autenticação através da Chave Móvel Digital, a aplicação tem elementos visuais de segurança que permitem provar a autenticidade dos mesmos, tendo a mesma validade legal dos documentos físicos.
A aplicação está disponível para Android, iOS e HarmonyOS (Huawei).

Enviado por José Rui Marmelo Rabaça


COMUNICADO DE CONDENAÇÃO AO VANDALISMO CONTRA A EXPOSIÇÃO DO “EXPRESSO”

A Câmara Municipal de Évora vem manifestar o seu veemente repúdio pelos atos de vandalismo perpetrados, esta madrugada, contra a exposição “50 Capas, 50 Anos”, do Jornal Expresso, patente no Jardim Público desta cidade. 
A exposição, que celebra cinco décadas de história deste órgão de comunicação social, foi alvo de um ataque inqualificável, que resultou em danos no acervo exposto, prejudicando não só o património do Jornal Expresso, mas também, à semelhança de outros atos recentemente perpetrados, a imagem e a identidade cultural e social de Évora. 
A Câmara Municipal de Évora, ao tomar conhecimento da situação, alertou de imediato as autoridades competentes, que tomaram conta da ocorrência, aguardando-se agora o normal desenrolar dos procedimentos forenses. 
Sublinhando que dados recentes apontam Évora como um dos concelhos mais seguros do País, não podemos deixar de notar que, com preocupante regularidade, se têm vindo a verificar atos de cariz político, de intolerância, de ódio, de vandalismo, mas, também, de tentativas de boicote ao trabalho e à imagem da Câmara Municipal e de parcerias em que o Município participa. 
Apelamos a todos os cidadãos para que, juntos, condenemos estes atos inqualificáveis e antidemocráticos e trabalhemos para a salvaguarda do nosso património, para a defesa da democracia e a salvaguarda da sã convivência na nossa comunidade. 

O Presidente da Câmara Municipal de Évora Carlos Pinto de Sá 
17/7/2023

Cantanhede | No próximo dia 19 de julho a Biblioteca Municipal recebe evento sobre plantas aromáticas e comestíveis

 
O auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede recebe na próxima quarta-feira, dia 19 de julho, a sessão Plantas aromáticas e comestíveis: dádivas da Natureza.
Com a apresentação a cargo de Isilda Gentil, a iniciativa está integrada no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos” e tem como principal objetivo dar a conhecer ao público em geral um pouco deste universo mágico que a natureza proporciona e que está realmente ao alcance de todos.
Isilda Gentil respeita a natureza e tudo o que esta Mãe oferece ao Homem: as árvores e os seus frutos, as flores, as ervas, nobres ou humildes, são dádivas que aceita, reconhecida. Este fascínio pelas plantas fez crescer o seu gosto por conhecer as propriedades destas amigas e como estas podem ser úteis ao Homem, em infusões reconfortantes ou ajudando a uma alimentação saudável.
Reservada e tímida, Isilda Gentil sentiu crescer nela, desde cedo, uma sensibilidade dorida para com o sofrimento de todos os seres vivos, animais ou plantas, que respeita com uma atitude quase religiosa. Sensibiliza-se com o lamento dos bois queixosos pelo excesso de carga, o grunhido de dor dos porcos na hora da matança, o miar repetitivo dos gatos, magros de comerem só as espinhas que caiem da mesa, entristece-se com as dores e aflições dos amigos animais.
Isilda Gentil nasceu em Coimbra, mas foi em Vila Nova, Outil, outrora uma aldeia próspera, que cresceu, criada por avós lavradores.
Habituada a ver o sol nascer e a deitar-se para lá do pinheiral, sempre reverenciou a natureza, onde, desde menina, buscou companhia para a solidão, a sombra acolhedora nos dias de calor, as pedras e as flores que guardava como tesouros. Por vezes, não resistia a roubar uma flor de um craveiro perfumado que atapetava o pé de uma laranjeira.
Viveu em Angola de onde trouxe o fascínio pelas paisagens imensas, pelos cheiros misteriosos e reconfortantes da terra africana e uma nova forma de ver e sentir as pessoas.

Barcelos | IPCA: Multiculturais e fascinantes: assim foram os quatro Research SAPs do IPCA

 Com um programa repleto de atividades e workshops, mais de 100 estudantes provenientes do universo RUN-EU vivenciaram os Research Short Advanced Programmes (SAPs) IPCA - formações internacionais integradas nas Research Summer Schools, que decorrem desde maio no IPCA.
Esta foi uma oportunidade única, em termos de aprendizagem e de interação, nas áreas da tecnologia, design, turismo, contabilidade e fiscalidade. Divididos em equipas multidisciplinares, os estudantes tiveram uma semana para responder a 10 desafios no âmbito dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.
Massimiliano, 27 anos, italiano que estuda na TUS (Irlanda), pela primeira vez em Portugal, sentiu o ambiente multicultural. “Para além da experiência académica, esta semana foi ótima para partilhar experiências e conhecer pessoas”, refere o estudante de Gestão e Tecnologia que projeta esta mais-valia no seu futuro profissional e pessoal.
Pela primeira vez em Portugal esteve, também, Milan Molnar, 21 anos, da SZE (Hungria), que viu nesta semana a oportunidade de participar num evento dedicado à investigação e desta forma melhorar as suas skills, já a pensar no mercado de trabalho.
Não indiferente a esta experiência, Ashley, de 24 anos, volta para a NHL-Stenden (Países Baixos) “fascinada” com a possibilidade que teve em socializar com um grupo tão eclético e aprender sobre princípios de investigação de forma tão clara. “A investigação vai ser importante na minha futura carreira e esta experiência vai ajudar-me com toda a certeza”.
Esta semana foi organizada pelas quatro áreas de investigação do IPCA:  CICF (Centro de Investigação e Contabilidade e Fiscalidade), ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura) e 2AI (Laboratório de Inteligência Artificial) e ainda Hotelaria e Turismo com parceiros da Technological University of the Shannon (TUS, da Irlanda).
Para a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, o desafio de criar uma escola de verão dedicada à investigação aplicada foi um sucesso e superou todas as expectativas. “O feedback dos participantes é excelente e isto mostra-nos que o caminho do IPCA passa, cada vez mais, por proporcionar aos nossos estudantes e a nós próprios estas experiências internacionais e por partilhar com os parceiros estrangeiros o nosso conhecimento. Esta partilha torna-nos a todos mais ricos e permite aos estudantes do IPCA uma abordagem multicultural, imprescindível nos dias que correm”.
A semana terminou, mas a experiência foi muito positiva, pelo que se prevê uma nova edição no próximo ano. Estes SAPs em investigação, integrados na Research Summer School, foram a primeira atividade presencial da RUN-EU, que, recentemente, viu o seu financiamento aprovado para uma 2ª fase. Serão 14 milhões de euros até 2027, para a disseminação de mais conhecimento e investigação no universo RUN-EU, que contempla agora 9 instituições de ensino superior de vários países europeus.

Ana Reis

CATARINA MARQUES EM EVIDENCIA NA QUARTA MEIA MARATONA DAS AREIAS DE S. CAETANO

 
Numa organização do Centro de Cultura e Recreio de São Caetano realizou-se no dia16 julho 2023, com o apoio do Municipio de Cantanhede e da Junta de Freguesia de S. Caetano, a 4ª Meia Maratona Trail Areias do Caetano, evento que integrou duas provas de corrida/progressão a pé em plena natureza, em regime de semiautonomia e uma Caminhada, desenrolam-se numa única etapa, num ritmo de progressão livre.
Participaram 2 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo na prova da Meia Maratona, Catarina Marques, alcançado a 2ª posição na classificação geral feminina e igualmente o 2º lugar no escalão F40.
Na prova Mini Maratona, na distancia de 10km José Mendes, alcançou o 22º lugar na classificação masculina e o 7º lugar no escalão MSenior
Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)



Em portaria da Secretaria de Estado da Cultura. Igreja de Santa Marinha de Real foi reclassificada como monumento de interesse público

Através da Portaria n.º 286/2023 a Secretaria de Estado da Cultura acaba de reclassificar a Igreja de Santa Marinha, e paroquial de Real, como monumento de interesse público, incluindo o património móvel integrado, e respectivo adro e escadaria, e fixando a respectiva zona especial de protecção.

Assim, nestes termos, a Igreja de Santa Marinha, na paróquia de Real, foi classificada, com a designação de « conjunto da igreja paroquial da freguesia de Real, com as imagens de granito integradas na vedação do adro e a escadaria», como valor concelhio pelo artigo 3.º do Decreto n.º 129/77, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 226, de 29 de Setembro de 1977, classificação que foi convertida para interesse municipal, nos termos do n.º 2 do artigo 112.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, na sua redacção actual

A igreja paroquial de Real, dedicada a Santa Marinha, surge inicialmente referenciada em documentação do século XIII, relativa a um templo situado em localização distinta, que foi substituído, ao longo do século XVIII, pelo edifício actualmente existente, considerado um dos maiores do concelho.

O imóvel setecentista é composto por um corpo de arquitectura austera, com fachadas sóbrias, torre sineira de grandes dimensões e elementos decorativos concentrados no portal principal, correspondendo a esta depuração formal um espaço interno amplo e profusamente decorado.

Assim, pela presente portaria, agora publicada, procede-se à reclassificação como monumento de interesse público e à redenominação como «Igreja de Santa Marinha, paroquial de Real, incluindo o património móvel integrado, e respectivo adro e escadaria».

A reclassificação da Igreja de Santa Marinha, paroquial de Real, incluindo o património

móvel integrado, e respectivo adro e escadaria, reflecte os critérios constantes do artigo 17.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, na sua redacção actual, relativos ao carácter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico e religioso, ao seu valor estético e material intrínseco, à sua concepção arquitectónica e urbanística, e à sua extensão e ao que nela se reflecte do ponto de vista da memória colectiva.

A zona especial de protecção (ZEP) tem em consideração a implantação e a envolvente urbanística do imóvel, incluindo o restante edificado com interesse patrimonial, de forma a preservar o enquadramento do bem, assim como os pontos de vista e as perspectivas da sua contemplação e fruição.

No âmbito da instrução do procedimento de fixação da ZEP, a Direcção-Geral do Património Cultural, em articulação com a Direcção Regional de Cultura do Norte, procedeu ao estudo das restrições consideradas adequadas, que obtiveram parecer favorável do Conselho Nacional de Cultura e foram sujeitas a audiência dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, podendo ser consultadas através da portaria N.º 286/2023 publicada no Diário da República, nº 117, 2.ª série, parte C, Páginas 61/62 de 19 de Junho de 2023.

Carlos Oliveira

Câmara de Águeda recebe aluno premiado nas Olimpíadas Internacionais de Biologia

 Jovem estudante do 11.º ano recebeu diploma de mérito numa competição que envolveu mais de 80 país e que decorreu nos Emirados Árabes Unidos
Rodrigo Marques, aluno do 11.º ano da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP), recebeu um diploma de mérito pelo seu desempenho na 34.ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO – International Biology Olympiad), que decorreu de 2 a 11 de julho, em Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, recebeu, hoje, o aluno em reconhecimento e felicitação pelo seu excelente desempenho nesta competição internacional que contou com mais de 300 participantes de mais de 80 países. “Sonha, desafia-te a ir sempre mais longe e a fazeres a diferença no nosso país”, motivou o Edil.
O jovem estudante de 16 anos foi um dos quatro mais bem classificados do país nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia, um concurso de ciência dirigido a jovens estudantes do 9.º ao 12.º ano, conquistando, assim, o “passaporte” para esta competição mundial, onde representou Portugal e Águeda.
Na prova, Portugal conquistou uma medalha de bronze e dois diplomas de mérito, um dos quais para Rodrigo Marques, naquela que foi a primeira vez, desde que as Olimpíadas foram criadas (2009), que um estudante do concelho de Águeda consegue estar entre os quatro mais bem classificados do país e representar o concelho e o país no maior concurso mundial de ciências biológicas.
“Como pais, é sem dúvida um orgulho enorme”, disse Sandra Tavares, que agradece ao Município pela receção calorosa e pelo reconhecimento público feitos.
Um orgulho pelos feitos alcançados, pelas presenças e galardões recebidos em competições nacionais e internacionais, e pelo percurso tanto académico como humano. “Ele tem crescido imenso”, afirmou. Rodrigo, que acabou o 10.º e 11.º anos com nota 20 a todas as disciplinas – a primeira vez que algo semelhante acontece na ESAP – vai representar Portugal, este ano, nas Olimpíadas Internacionais das Ciências da Terra (previstas para a China, mas que irá realizar-se online) e irá participar nas Olimpíadas de Química (sem data prevista).
Futuro? Rodrigo Marques diz que Medicina e Física são as suas escolhas. Para fazer ambas. Porque não?

Ana Sofia Pinheiro