quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Abusos na Igreja: PGR instaura 22 inquéritos

Ministério Público recebeu um total de 29 denúncias, mas menos de uma dezena seguiu para investigação.
O Ministério Público instaurou 22 inquéritos na sequência das participações remetidas pela Comissão Independente que estudou os abusos sexuais na Igreja Católica (15) e pelo Patriarcado de Lisboa (sete), confirmou esta quarta-feira a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Destas, apenas oito - seis da comissão independente e duas do Patriarcado - continuam sob investigação, assim como mais quatro feitas diretamente ao Ministério Público. Os restantes 14 foram arquivados.
Além destas denúncias, a PGR abriu mais sete inquéritos de queixas feitas diretamente ao Ministério Público. Uma delas foi feita pela Presidência da República, que está a ser investigada por dois departamentos do Ministério Público: Braga e Lisboa. Neste caso, estão em causa suspeitas de encobrimento por parte do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas.
Contas feitas, no total, chegaram à PGR 29 denúncias, a maioria (25) feitas à Comissão Independente, sete ao Patriarcado e outras tantas diretamente ao Ministério Público.
A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica recebeu 512 testemunhos validados, o que permitiu a extrapolação de, pelo menos, 4.815 vítimas desde que iniciou funções em janeiro de 2022, segundo o relatório final da entidade.

SIC Notícias

No próximo Domingo, na Quinta de de S. Pedro. CAMPEONATO DISTRITAL DE CORTA MATO CURTO VOLTA A DISPUTAR-SE EM CASTELO DE PAIVA

 Mais de 450 atletas vão estar presentes na prova
Associação de Atletismo de Aveiro,  contando com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e colaboração das colectividades locais Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva e Associação Desportiva C.C.J. Clark, vai realizar na manhã do próximo Domingo, dia 26 de Fevereiro, no amplo espaço da Quinta do Hotel Rural S. Pedro, em Sobrado,  o 24º Campeonato Distrital de Corta Mato, na vertente Curta, uma competição que este ano vai contemplar os campeonatos para os escalões de formação infantis, iniciados e benjamins ) estando prevista a participação de mais de 450 atletas, repartidos por cerca de quatro dezenas de equipas.
Campeonato Distrital de Corta-Mato, vertente curta, destina-se a atletas masculinos e femininos dos escalões de Juniores, Sénior e Veteranos, inscritos em clubes filiados na Associação de Atletismo de Aveiro, sendo que, podem integrar as equipas de seniores, os atletas juniores ou veteranos para a composição da sua equipa, com o máximo de 6 atletas por equipa.
As provas tem inicio às 10 horas e os atletas terão que se apresentar na linha de partida com o dorsal atribuído pela Associação de Atletismo de Aveiro para a época de 2023 e as inscrições são feitas através da plataforma ONLINE até às 18 horas do dia 22 ( Quarta- Feira ) que antecede a competição, de forma a poder ser efectuada a admissão de atletas e respectiva divisão por series, sendo posteriormente publicada a listagem dos atletas admitidos nas respectivas séries.
 Os atletas só podem participar na prova do seu escalão excepto os juniores que podem participar na prova de seniores, contando para a classificação colectiva. Apenas os atletas do escalão de veteranos poderão fazer a opção de participar ou no Campeonato do seu escalão de veteranos ou no Campeonato de Corta-mato Curto, sendo que, em caso algum poderão participar nas duas provas.
No Campeonato Distrital de Corta-Mato vertente curta, exclusivamente para o escalão de Sénior, para efeitos de classificação colectiva serão considerados os quatro primeiros atletas de cada equipa e os desempates serão feitos a favor da equipa que tenha o quarto atleta melhor classificado.
Já nos Campeonatos Curtos Masculino e Feminino, em ambas as competições serão atribuídos os pódios ao escalão de Sub/23, independentemente do seu escalão etário, e nos escalões de Infantis e Iniciados, será vencedora a equipa que somar menor número de pontos, de acordo com a classificação dos seus três primeiros atletas, com os desempates a ser feitos a favor da equipa que tenha o terceiro atleta melhor classificado.
Liliana Vieira, Vereadora do Deporto e Cultura da edilidade paivense, congratula-se com a realização desta grande jornada desportiva em Castelo de Paiva, destacando que o evento representa mais do que uma simples prova de atletismo, porque simboliza a pujança e a dinâmica desta actividade desportiva no concelho, potenciando a possibilidade de se enaltecer a importância do desporto na vida, agora mais do que nunca, muito valorizado.
A autarca evidencia a satisfação do Município participar nesta organização desportiva, endereçando felicitações aos restantes parceiros desta jornada desportiva, e desejando sucesso na organização e boas vindas a todos os atletas do distrito que vão rumar a Castelo de Paiva.
 
Carlos Oliveira

No espaço do Pavihão Municipal. REDE SOCIAL DE CASTELO DE PAIVA PROMOVEU DESFILE DE CARNAVAL PARA OS UTENTES DAS IPSS

 Na tarde da passada Segunda-feira, no espaço do Pavilhão Municipal dos Desportos, o gabinete local da Rede Social dinamizou um desfile de carnaval com os utentes das várias IPSS do Concelho, sendo que este ano, promoveu um convívio inter – institucional, com a participação dos utentes das várias respostas sociais das instituiçõessendo convidado a Associação Social da Lomba, do vizinho concelho de Gondomar, uma iniciativa acompanhada pelo edil paivense José Rocha e pela Vereadora da Cultura, Liliana Vieira, assim como pelo presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, e vários presidentes das Juntas de Freguesia.

Como sempre, foi uma tarde de grande folia e muita animação, momentos de grande convivialidade no Pavilhão Municipal, onde marcaram presença o Centro Social de Real, a APPACDM de Sabariz, o Centro Social de Sardoura, a Santa Casa da Misericórdia / CACI – Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão, a ACUP – Associação dos Combatentes do Ultramar Português, a ARPIP – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, bem como o Centro Social da Lomba, como instituição convidada a participar nesta festa de carnaval.

Na sua intervenção, em jeito de saudação aos participantes, o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, não deixou de evidenciar a sua satisfação de partilhar estes momentos de grande alegria, convívio e de felicidade com os seniores, naquela que definiu como uma iniciativa feliz, gizada para estimular a vida activa, e ajudar a fortalecer a auto-estima dos mais idosos, realçando a importância desta bonita iniciativa, desenvolvida pela Rede Social, que pode ser assumida como mais um reconhecimento aos Séniores, pelo contributo que já deram para o engrandecimento do concelho de Castelo de Paiva. 












Carlos Oliveira


AVISO À POPULAÇÃO TEMPO FRIO - MEDIDAS PREVENTIVAS

1. SITUAÇÃO 
Situação Meteorológica: 
De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias tempo frio e precipitação, salientando-se:
 − Períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes no dia 24 de fevereiro, podendo ser acompanhada de trovoada e granizo; 
− Queda de neve acima dos 600/800 m nas regiões Norte e Centro (com acumulação que pode superar os 5 cm) e acima dos 800/1000m na região Sul na 5.ª feira (23FEV), descendo temporariamente para 400/600m a partir do final da tarde; 
− Vento a predominar do quadrante norte e a intensificar a partir da tarde de hoje (22FEV) e durante o dia de amanhã (23FEV) no litoral oeste e nas terras altas (<45 Km/h), com rajadas até 65 Km/h em especial no Centro e Sul; 
− Descida da temperatura, com mínimas abaixo da média para a época do ano; 
− Formação de gelo ou geada no interior, em especial no dia 24 de fevereiro

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS 
Face ao quadro meteorológico previsto, poderão ocorrer os seguintes efeitos: 
− Intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras; 
− Incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos; 
− Necessária especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo; 
− Piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;
− Aumento do risco associado ao tráfego rodoviário, quer pela queda de neve nas vias, quer pela formação de gelo;
− Danos em estruturas montadas ou suspensas;
− Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;
− Possíveis acidentes na orla costeira;
− Instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANEPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser  minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados:
A nível da proteção individual:
− Evitar a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura;
− Manter o corpo quente, através do uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente;
− Proteger as extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol) e calçado quente e antiderrapante;
− Ingerir sopas e bebidas quentes e evitar bebidas com álcool, que proporciona uma falsa sensação de calor;
− Os trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior, devem utilizar vestuário e calçado adequados e evitar esforços excessivos resultantes dessa atividade;
− Acautelar a prática de atividade física no exterior, prestando atenção às condições do piso para evitar quedas;
− Reforçar o apoio e a atenção aos grupos mais vulneráveis (crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas sem abrigo).

Porto de Mós | ADIADO - Fernando Rosas - “48 Anos de ditadura: os mecanismos de sobrevivência do regime”

No âmbito da realização do Ciclo de Conferências Ditadura e Democracia: Que História? Que Presente? Que Futuro?, a ter lugar no dia 24 de fevereiro de 2023, pelas 21h00, na Central das Artes, que nesta sessão contaria com a presença de Fernando Rosas, vimos pelo presente informar que por motivos de força maior o mesmo não poderá comparecer, como previsto.
 
A nossa  vontade de receber Fernando Rosas mantém-se, assim como o seu interesse em participar neste ciclo de conferências, de modo que, em breve anunciaremos uma nova data.

Professora morta por estudante durante aula em França

Um estudante de 16 anos esfaqueou até à morte a sua professora de espanhol, na cidade francesa de Saint-Jean-de-Luz. Não são conhecidos os motivos do ataque.
Uma professora de espanhol morreu, esta quarta-feira, após ter sido esfaqueada por um aluno na escola de Saint-Thomas-d'Aquin, em Saint-Jean-de-Luz, no sudoeste de França. O ataque foi considerado um assassinato, confirmou o procurador local, Jerome Bourrier.
Segundo o jornal francês Sud Ouest, os alunos que testemunharam a situação dizem ter visto o suspeito tirar da mochila "um objeto embrulhado em papel". O estudante de 16 anos levantou-se, bloqueou o acesso à porta e atacou a professora: "Ouvimos um grito e depois nada", relatam.
A professora, de 50 anos, foi encontrada com ferimentos no peito e em paragem cardiorrespiratória. Apesar dos esforços, os serviços de emergência médica não conseguiram reanimar a docente, que acabou por ser declarada morta no local.
Não são conhecidas as motivações do agressor, que foi imediatamente neutralizado e detido pelas autoridades policiais.
Várias equipas de psicólogos deslocaram-se à escola para ouvir e ajudar os alunos que assistiram ao ataque.
O ministro francês da Educação, Pap Ndiaye, disse estar "extremamente afetado" pela morte da professora e deslocou-se até à escola.

TSF

Apresentados três projetos em Mira, de 102 mil euros

"Renovação de Aldeias" foi o mote para os projetos aprovados e apresentados
Salão Nobre da Câmara Municipal de Mira foi palco da sessão de entrega dos contratos, e a apresentação dos projetos aprovados, no âmbito do aviso “Renovação de aldeias” do DLBC/Rural LEADER AD ELO.
A Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (AD ELO), aprovou 3 candidaturas no território mirense num montante de investimento de 102 250,84€, correspondendo a um apoio público de 81 800,67€.
Preservar e valorizar o património cultural das loclidades, dinamizando, também, as comunidades, são os grandes objetivos destes projetos, para dinamizar atividades de variada ordem, tais como as culturais, as desportivas e as sociais.
Um dos projetos foi apresentado pela Comissão de Melhoramentos das Cavadas na ordem de 14 mil euros, visando "a requalificação da sua sede (uma antiga escola primária), nomeadamente ao nível energético, com vista a uma melhoria no conforto nas suas insfraestruturas respondendo de forma mais eficaz aos seus associados e população".
Quanto ao projeto “Mira Walking Trails” apresentado pelo Município, tem como ponto central a "expansão da rede de percursos pedestres, com 3 novas rotas, nomeadamente na Freguesia dos Carapelhos, Freguesia do Seixo e a Sul da Freguesia de Mira" contando com um investimento na ordem dos 73.000,00 euros e abrange, também, "o desenvolvimento de uma nova aplicação turística para utilização por parte de quem visita Mira".
Já a Associação Cultural e Recreativa do Seixo de Mira, esta apresentou o projeto “Terras da Gândara – Memórias, Saberes e Sabores”, que contou com um investimento total de 15 mil euros. Este é um projeto voltado para o "Património Imaterial da Região da Gândara, nas suas tradições, costumes, identidade e gastronomia".
Mário Fidalgo, o diretor executivo da AD ELO, na sua rápida erxplanação deixou a certeza de "o apoio dado por esta associação é fundamental, para que pequenos movimentos associativos locais possam ter acesso a financiamento, e dessa forma consigam desenvolver o seu trabalho junto das comunidades que representam", para além de frizar que a "AD ELO, já aprovou e concretizou mais de 3 milhões de Euros ao abrigo Portugal 2020 no concelho de Mira”.
Raul Almeida, enalteceu o trabalho da AD ELO e, também, o papel do associativismo nas comunidades locais. Referindo-se aos projetos aprovados, defendeu que "são muito importantes pela dinamização da economia, do associativismo e do turismo, no nosso território."

Fonte: Mira ONLINE

Jovem português assassinado na Suíça

Vítima, de 22 anos, foi esfaqueada até à morte. Alegado homicida tem 17 anos.
Um jovem português de 22 anos foi encontrado morto em Chippis, na Suiça, na madrugada de sábado.
O corpo, com sinais de esfaqueamento, foi encontrado perto de um campo de futebol, próximo do seu local de residência. Apesar da rápida intervenção dos serviços de emergência, não foi possível salvar a vítima.
Autoridades acreditam em ajuste de contas
O alegado homicida tem 17 anos, origem sérvia e é natural de Valais, na Suíça. Foi detido na própria noite do crime e encontra-se em prisão preventiva.
Neste momento da investigação, podemos afirmar que se tratou de uma agressão motivada por um acerto de contas em contexto familiar" confirma Alexandre Sudan, o presidente do Tribunal de Menores que assumiu o caso.
Segundo o jornal suíço Le Nouvellisteo português terá mantido uma relação amorosa com a irmã do homicida, com quem teria um filho.

SIC Notícias

UMA LONGA TARDE DE FOLIA NO ÚLTIMO CORSO DO CARNAVAL DE TORRES VEDRAS


O Carnaval de Torres Vedras foi para as ruas em dia de Entrudo e cerca de 52 mil pessoas não quiseram perder aquele que foi o último corso da edição de 2023, ano em que se celebra o Centenário deste Carnaval.
O carro alegórico que transportou os Reis atuais e os seus antecessores esteve em grande destaque durante a tarde, distribuindo momentos de alegria e reavivando memórias de carnavais passados. Os outros cinco carros alegóricos também desfilaram, em conjunto com grupos de mascarados, zés-pereiras, cabeçudos, cavalinhos e associações carnavalescas.
Os vencedores do Concurso de Grupos de Mascarados foram conhecidos a meio da tarde. Depois de os 34 grupos terem desfilado pela primeira vez no sábado à noite, foi com entusiasmo e expectativa que se reuniram em frente ao edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras para o anúncio dos premiados.
O Prémio da Real Confraria foi atribuído ao grupo "Não há festa 100 ele", que em 2020 também venceu este prémio. Tal como em 2020, "As Robertas - Do 0 aos 100" conquistaram o Prémio do Público, que resultou da votação do público na noite de sábado. O Prémio de Grupo, que foi votado pelos grupos a concurso, foi atribuído ao grupo "Sem ânus de Foldia".

Ao entardecer, o Tó'Candar Paladin arrastou uma multidão de pessoas que não perderam esta oportunidade para se despedirem do Carnaval de Torres Vedras ao ritmo da Banda Baco. Os carros espontâneos também desfilaram uma última vez para gáudio dos foliões.

Em ano de Centenário do Carnaval de Torres Vedras, a habitual volta a pé ao corso dos Reis do Carnaval foi especial, sendo acompanhada pelos antigos Reis e Rainhas. Foi desta forma que terminou o último corso do Carnaval de Torres Vedras.

O Enterro do Entrudo, na noite de amanhã, marcará o fim do reinado da folia. Com início na Avenida Tenente Valadim, este momento irá reunir uma pequena multidão vestida de preto que irá acompanhar o Rei do Carnaval até ao local do seu julgamento - o Tribunal de Torres Vedras.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres EM. Conta com o patrocínio de Super Bock, Paladin e Arena Shopping. O vinho oficial é AdegaMãe. A água oficial é Vimeiro. Televisão oficial: TVI. Rádio oficial: RFM. Apoio: KP World. Certificação ambiental: EcoEvento Valorsul. Apoio: Oeste Portugal.

PACE President makes working visit to Portugal

Strasbourg, 21.02.2023 - Tiny Kox, President of the Parliamentary Assembly of the Council of Europe (PACE), will make a working visit to Portugal on 22-23 February.

In Lisbon, he will meet the Speaker of the Assembly of the Portuguese Republic, as well as the Chairperson and members of the Portuguese delegation to PACE.
In addition, Mr. Kox will participate in an event organised by the Assembly of the Republic, entitled “Interparliamentary co-operation in times of crisis – human rights: Europe, Africa and Latin America”.
 
Visite de travail du Président de l’APCE au Portugal
Strasbourg, 21.02.2023 - Tiny Kox, Président de l'Assemblée parlementaire du Conseil de l'Europe (APCE), effectuera une visite de travail au Portugal les 22 et 23 février.
 A Lisbonne, il rencontrera le Président de l’Assemblée de la République portugaise, ainsi que la Présidente et des membres de la délégation portugaise auprès de l’APCE.
 Par ailleurs, M. Kox participera à un évènement organisé par l’Assemblée de la République, intitulé « Coopération interparlementaire en temps de crise et droits humains : Europe, Afrique et Amérique latine ».
 

Filme sobre os dias dos passeios dos monges cartuxos projetado na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz


A programação paralela à exposição de fotografias “Saudades dos Cartuxos”, da Fundação Eugénio de Almeida, vai ter no dia 25 de fevereiro, às 16h, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, a projeção de um filme com imagens da vida quotidiana dos monges cartuxos. O filme vai ser comentado pelo curador da exposição, José Alberto Ferreira, Diretor Artístico do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, que em seguida realizará uma visita guiada pela mostra.
A vida cenobítica dos cartusianos, com a clausura monástica como regra, inclui um dia semanal dedicado ao espairecimento. É o dia do passeio, durante o qual os monges visitam os campos ou lugares de interesse histórico e cultural. A convivialidade e a conversação são, neste dia, a exceção que confirma a regra.
Num gesto igualmente excecional, os cartuxos de Évora documentaram fotograficamente muitos desses passeios, retratando vivências reservadas, registando a alegria dos monges e o sentido mais preciso do seu espairecer semanal. São, pois, os monges retratados pela sua própria mão em muitos desses momentos que poderemos ver nesta iniciativa integrada na programação paralela da mostra “Saudades dos Cartuxos”.
A exposição de fotografias foi criada para assinalar a despedida dos últimos quatro monges cartuxos que viveram até 2019 no Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli. A mostra apresenta 16 fotografias, muitas das quais inéditas, criadas entre 1970 e 2019 por oito fotógrafos que, na sua maioria, participaram em projetos da Fundação Eugénio de Almeida.
“Saudades dos Cartuxos” integra imagens de alguns dos nomes mais representativos da fotografia contemporânea, nomeadamente de Eduardo Gageiro, José Manuel Rodrigues, Mark Power, Nacho Doce, Francisco Pereira Gomes, Jerónimo Coelho, Virgílio Ferreira e Paulo Catrica, que recordam a presença dos monges cartuxos, os afetos e a vivência do lugar. A exposição está patente desde 18 de janeiro até 27 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz e pode ser visitada de segunda-feira a sábado das 10h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.

Carlos Manuel Barão 

Desfiles de Carnaval voltam a animar ruas de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa

 

Os desfiles de Carnaval com os alunos do pré-escolar e do Ensino Básico de Proença-a-Nova e de Sobreira Formosa, envolvendo mais de 230 crianças e alunos, voltaram a sair à rua nestas duas localidades a 17 de fevereiro, no último dia de aulas antes da pausa letiva desta época. Os cortejos percorreram diversas ruas das vilas, levando consigo música e a animação dos foliões que deram asas à sua imaginação, dando vida a super-heróis, princesas, velhinhos ou polícias e ladrões, entre muitos outros disfarces.

No caso de Proença-a-Nova, o desfile teve início nos Paços do Concelho, passando pelo centro da vila e pela Santa Casa da Misericórdia, onde vários utentes também se mascararam para assinalar o momento. O desfile terminou no Centro Educativo E.B.1 + Jardim de Infância. Na Sobreira Formosa, o desfile arrancou no Largo da Defesa, passando nas ruas do Comércio e Infante Sagres, com regresso pela EN 233 e fim junto à Igreja Matriz, onde se tirou a foto de grupo, antes do regresso à Escola.

Acompanhados por muitos familiares e aplaudidos por quem se encontrava na rua a essa hora, os desfiles marcaram o regresso da celebração do Carnaval neste formato, depois da interrupção provocada pela pandemia em 2021. No ano passado, os alunos juntaram-se para assistir ao concerto da Rita Catita & Amigos, a forma encontrada para não deixar cair esta comemoração.

Cultura | Nova Exposição “AESTHESIC WAVES” de Sonoscopia leva à imaginação em torno do som. Para ver, de 2 a 31 de março, na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto,

“Aesthesic Waves” é a mais recente exposição da autoria do colectivo de artistas “Sonoscopia”, que integra o Ciclo de Conferências, Exposições e Performances 2023, da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Com curadoria de José Alberto Gomes e conceção de Henriques Fernandes e Gustavo Costa (Sonoscopia), a inauguração tem data marcada para 2 de março, às 19h30 na Sala de Exposições, da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto. A entrada é livre.
O Som é um fenómeno completo composto por vários mundos e camadas, descrito e analisado por diferentes perspetivas, ocupando vários papéis nas nossas vidas. Visto como expressão, arte, fenómeno físico, cognitivo, ecológico e social, mas raramente como um universo contido em si mesmo. Só devido às características sonoras de ser permanente e omnipresente, acrescentando a relação passiva, automática e inconsciente, podem justificar a surpreendente negligência do universo sonoro. O som permanece como um elemento ativo capaz de se modular e infetar. É um sinal externo permanentemente aberto e involuntário detetado através de um sistema auditivo que o recebe sem esforço, proporcionando uma perceção tridimensional constante e capacidades de navegação. É precisamente nesta oscilação interna que o som encontra a sua validação como criador de mundos, como instrumento epistemológico expandindo as suas capacidades operacionais em especulação e conhecimento, testando conexões sociais, culturais, ambientais e artísticas, estabelecendo mundos invisíveis.
“Aesthesic Waves” procura mostrar isto mesmo, através de uma instalação onde o som é imaginado e confrontado através da sugestão de movimentos vibratórios de corpos elásticos, ilusões óticas e ritmos visuais. A oscilação de diferentes materiais faz surgir diversos padrões que são organizados em forma de partitura gráfica fragmentada, e que nos vão lentamente desvendando alguns dos processos de obtenção sonora recorrentes no trabalho desenvolvido pela Sonoscopia.
Uma instalação em constante reformulação que se vai adaptando às diferentes propriedades acústicas e visuais de cada espaço onde é apresentada. Dadas as suas características interativas, a sua materialização molda-se às interpretações pessoais de cada visitante, num processo simbiótico e de criação coletiva. A criação é da autoria de Sonoscopia – uma associação para a criação, produção e promoção de projetos artísticos e educativos, centrada nas áreas da música experimental, na pesquisa sonora e nos seus cruzamentos transdisciplinares.
A exposição faz parte do Ciclo Internacional de Conferências, Exposições e Performances 2023 da Escola das Artes, que tem como título “Pisar Suavemente a Terra” que tem como inspiração o pensamento do filósofo e ativista Ailton Krenak. Trata-se não só de uma homenagem ao pensador, mas de um movimento subtil de admitir a urgência desses e outros ensinamentos, humanos e não humanos, como possibilidades de compreender e transformar nossa relação com a Terra.
Com curadoria de José Alberto Gomes e conceção de Henriques Fernandes e Gustavo Costa (Sonoscopia), a inauguração de “Aesthesic Waves” irá ter lugar dia 2 de março na Sala de Exposições da Escola das Artes e estará patente até 31 de março. A entrada é gratuita e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 19h00.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Formação +Próxima “Vinhos Tranquilos da Região da Bairrada – os brancos, os rosés e os tintos”


Vai decorrer, amanhã, quinta-Feira, dia 23 de fevereiro, a formação “Vinhos Tranquilos da Região da Bairrada - os brancos, os rosés e os tintos”, no âmbito do Protocolo do Programa Formação + Próxima.

Esta é uma parceria entre o Turismo de Portugal, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e o Município de Mira, que visa estimular a economia e a atividade turística, incrementando a concretização de objetivos e metas de sustentabilidade.

A formação é gratuita, aberta a todos os interessados e decorrerá no MiraCenter – AIBAP.

Vinhos Tranquilos da Região da Bairrada - os brancos, os rosés e os tintos

Duração: 03 Horas
Horário: 15h30 às 18h30
Formador: Paulo Vale
Faça a sua inscrição presencial ou em:


ATENÇÃO: Se ainda não é utilizador da Academia Digital Turismo de Portugal, deverá, em primeiro lugar, registar-se na plataforma https://academiadigital.turismodeportugal.pt/.


Investigação explora a invisibilidade do ativismo bissexual


Um estudo realizado no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) alerta para a discriminação de pessoas bissexuais na comunidade LGBTIQ+, bem como para a dificuldade de organização do ativismo bissexual, que condiciona a sua visibilidade.
No capítulo de um livro publicado em acesso aberto dedicado ao tópico das intimidades LGBTQ+ no Sul da Europa, a investigadora Mafalda Esteves apresenta parte dos seus estudos de doutoramento acerca da cidadania íntima e bem-estar psicossocial na bissexualidade.

A doutoranda do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, investigadora também no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, explica que “o conceito de cidadania íntima está relacionado com as decisões que as pessoas tomam em relação ao seu corpo, sentimentos e relações, bem como com as escolhas sociais acerca de identidades, experiências de género e experiências eróticas”. Por outras palavras, o conceito engloba os diversos discursos públicos sobre como viver a vida pessoal numa sociedade pós-moderna, não se limitando à orientação sexual.

Na sociedade a norma social dominante não é só a heterossexualidade, mas também a monossexualidade (isto é, atração apenas por um sexo ou género). A discriminação surge da crença subjacente de que tudo o que se desvia desta norma é uma transgressão e, portanto, inválido. Por isso, e uma vez que a bissexualidade consiste na atração por dois ou mais sexos ou géneros, esta é frequentemente invalidada não só pela população heterossexual, mas também pelas comunidades LGBTIQ+, resultando em discriminação dupla. “Relativamente à bissexualidade, parece haver uma certa invisibilidade que está presente também nas comunidades LGBTIQ+”, diz Mafalda, referindo-se ainda aos dados da sua investigação e da sua experiência como psicóloga trabalhando com a comunidade.

Ao entrevistar oito pessoas envolvidas em ativismo bissexual, Mafalda explorou as perceções internas do ativismo bissexual, perceções sobre a relação com o ativismo LGBTQI+, perceções sobre a relação com a cultura dominante e a relação com o Estado. De uma forma geral, os resultados indicam dificuldades na coesão da comunidade bissexual em Portugal, com baixa visibilidade na esfera pública, apesar de diversas iniciativas articuladas em rede e demonstradas em marchas do orgulho LGBTIQ+. Apesar das pessoas entrevistadas em Portugal considerarem positivos os avanços legislativos referentes aos direitos sexuais relacionados com aspetos identitários e relacionais, relatam que estes não atendem às necessidades específicas traduzindo-se na falta de compromisso e de proteção político-legal.

A investigadora explica que os dados apontam para a importância de tornar claras as necessidades da comunidade bissexual, propondo que a adoção de uma perspetiva de diversidade sexual e de género, como a fluidez sexual e relacional nas suas múltiplas formas, por parte do Estado, possa ser um ponto de partida. “A educação para a diversidade parece ser crucial para ultrapassar o discurso da rigidez e imutabilidade da identidade e da orientação sexual na sociedade, e é importante reconhecer a interseccionalidade que marca as experiências bissexuais”, o que pode ajudar a reduzir a discriminação de que pessoas bissexuais são alvo. Por último, parece ser essencial para a comunidade bissexual portuguesa “trabalhar a capacidade de se organizar politicamente de forma a tornar-se visível na esfera pública e não ver a sua voz dispersa noutros grupos”, conclui.
Pedro Simão Mendes
Comunicação de Ciência (CIS-Iscte)

4.ª Edição de Zira Kids Internacional Cup regressa em junho a Alvaiázere

O Torneio de Futebol de Formação “Zira Kids Internacional Cup” está de volta a Alvaiázere numa iniciativa organizada pelo Município de Alvaiázere em parceria com o Grupo Desportivo de Alvaiázere e a Benfica Escola de Futebol. 
A 4.ª edição deste evento vai decorrer nos fins-de-semana de 3 e 4 e de 17 e 18 de junho de 2023, no Estádio Municipal de Alvaiázere. 

Os escalões de BENJAMINS e INFANTIS de futebol de 7 vão ser os primeiros a entrar em acção, nos dias 3 e 4 junho de 2023.Estes torneios terão um total de 20 equipas inscritas, perfazendo um total de 300 atletas participantes. 
Os torneios para os escalões de futebol de 11, de JUVENIS SUB16 e INICIADOS SUB14, vai realizar-se nos dias 17 e 18 de junho, respetivamente. O formato destes torneios é quadrangular de 8 equipas e totaliza cerca de 160 atletas. 
O “Zira Kids Internacional Cup 2023” vai contar com a participação 5 equipas espanholas e alguns dos maiores emblemas do nosso futebol. 
Será atribuído um troféu colectivo a cada equipa participante, bem como troféus individuais por escalão. Para além dos troféus mencionados será atribuída uma medalha de participação a todos os atletas participantes. A entrega dos prémios vai ter lugar imediatamente após o término dos torneios. 
À semelhança das edições anteriores, este evento vai trazer a Alvaiázere milhares de visitantes para disfrutarem do nosso turismo, património e gastronomia regional.

Cientistas da Universidade de Coimbra usam inteligência artificial para estudar o autismo

O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver um projeto que visa estudar e caracterizar as perturbações do desenvolvimento do autismo, através de inteligência artificial.

Denominado Move4ASD, o projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto de Imagem Biomédica e de Investigação Translacional de Coimbra (CIBIT) do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra e com a Universidade de Oxford, Reino Unido, e pretende «utilizar abordagens tecnológicas baseadas em metodologias de inteligência artificial para caracterizar o autismo através da análise de tarefas de imitação», revela João Ruivo Paulo, investigador do ISR e coordenador do projeto na FCTUC.

Este projeto, prossegue, «estuda a hipótese de que, nos indivíduos diagnosticados com autismo, o mecanismo de aprendizagem designado neurónio-espelho está alterado, em relação a indivíduos saudáveis. Assim, acredita-se que a aprendizagem de atividades motoras, como andar e dançar, e outras atividades de interação social, possam ser mal interpretadas por indivíduos diagnosticados com esta condição».

De acordo com João Ruivo Paulo, o Move4ASD vai analisar dados neurofisiológicos e comportamentais, captados através de eletroencefalografia (EEG) e movimento tridimensional. «Estes dados serão processados por técnicas de aprendizagem máquina para descobrir distinções entre indivíduos saudáveis e participantes do grupo clínico. Através desta diferenciação entre grupos será possível identificar biomarcadores neurofisiológicos de padrões motores ainda pouco compreendidos, explica o coordenador do projeto.

Com esta investigação, a equipa acredita que «será possível contribuir para um melhor conhecimento do autismo, no que diz respeito ao sistema neurónio-espelho, podendo no futuro desenvolver-se uma ferramenta automática para identificar estes biomarcadores, que por sua vez, pode conduzir a uma caracterização otimizada destas perturbações».

Neste sentido, e para firmar uma colaboração com a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), vários jovens da APPDA de Coimbra realizaram uma visita ao ISR, na qual tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto e de interagir com robôs, realizar jogos interativos e ainda, conhecer o projeto Move4ASD.

Segundo a equipa do Move4ASD, «esta colaboração será essencial para se desenvolver conhecimento científico relevante no âmbito destas perturbações de desenvolvimento».

Este projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), envolve, além do investigador João Ruivo Paulo e dos professores Paulo Menezes e Gabriel Pires, do DEEC/ISR, o professor Miguel Castelo Branco e Teresa Sousa, do CIBIT/ICNAS, bem como, Tingting Zhu, investigadora da Universidade de Oxford.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia


No salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Centenas de pessoas visitaram 4.ª Exposição de Orquídeas

Centenas de pessoas visitaram no passado fim de semana a 4.ª edição da Exposição de Orquídeas, que decorreu no salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. A iniciativa decorreu no âmbito de uma parceria entre o Município de Cantanhede, através do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, e a Associação Portuguesa de Orquidofília (APO).

A mostra reuniu as melhores orquídeas, por expositores e colecionadores privados que, ao longo dos anos, cultivam com todo o cuidado e afinco uma grande variedade de espécies e híbridos de orquídeas.

Ficou provado, uma vez mais, que esta é uma aposta ganha. Para além de se tratar de uma iniciativa singular, resulta também numa oportunidade de negócio para os produtores”, resumiu o vereador Adérito Machado, congratulando-se com a presença em Cantanhede de colecionadores e apaixonados das orquídeas oriundos de outros pontos do país.

A grande novidade na edição deste ano foi a apresentação de Bromélias, plantas epífitas que na natureza vivem em simbiose com as orquídeas, numa mostra em que os visitantes tiveram, uma vez mais, a oportunidade de contatar com um variado leque de orquídeas, tillandsias e suculentas.

Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de aprender mais sobre orquídeas, no decorrer da palestra “Cultivo do género Paphiopedilum”, por José Costa, da APO.

Também Nuno Raposo, da Tillanvis, apresentou o colóquio “Tillandsia, a evolução de uma Bromélia”.

As apresentações assumiram diversas formas, com destaque para as ações práticas de cultivo de orquídeas, temperatura ideal para o seu plantio, humidade desejada por este tipo de plantas, substrato adequado, ou mesmo doença e praga que afetam o seu desenvolvimento.

A exposição contou ainda com dois espaços dedicados à venda de produtos regionais, designadamente A Lojinha da Quinta d' Igreja, com vinhos, produtos alimentares, entre eles frutas e legumes da época, biscoitos, queijos, compotas, azeite, café e o famoso pão de trigo, folar da Póvoa da Lomba, e os Sabores Perfeitos, com a apresentação de frutos secos, biscoitos, compotas, mel e azeite.