quinta-feira, 6 de abril de 2023

Espetáculo LIBERDADE assinala Comemorações do 25 de Abril em Évora

 49 Anos de Revolução dos Cravos celebrados na Praça de Giraldo com concerto em estreia absoluta Artistas de cinco nacionalidades compõem o elenco de LIBERDADE, espetáculo criado propositadamente para comemorar o 25 de Abril, em Évora. Sara Correia, uma das vozes em ascensão no panorama do Fado, é um dos nomes que vai subir ao palco, acompanhada por Mari Segura, da Colômbia, Montse Cortés e Javier Limón, de Espanha, Martín Sued, da Argentina e, finalmente, pelo brasileiro Gabriel Selvage. 

Em palco, os cantores serão acompanhados pelos músicos Rúben Alves, nas teclas e acordeão, Chico Santos, no contrabaixo, Diogo Duque, no trompete, flauta e flugel, e Joel Silva, na bateria. O espetáculo está agendado para as 22h30 de 24 de abril, terminando com o Grupo de Cantares de Évora a entoar a “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso. 

Após o concerto, pela meia-noite, segue-se o sempre aguardado espetáculo pirotécnico, com as celebrações a prosseguirem na SOIR – Sociedade Joaquim António de Aguiar (Páteo do Salema), às 00h30, com atuação da banda Fanfarra Bizarra. A festa prolonga-se, noite dentro, com DJ set. 

O dia 25 começa às 10h00, na Praça de Giraldo, com a Manhã Desportiva para Famílias que inclui demonstrações e prática de várias modalidades desportivas. 

Previamente, no dia 23 de abril, os Paços do Concelho recebem, às 18h30, o tradicional Concerto Comemorativo do 25 de Abril com o Coro Polifónico “Eborae Musica”, sob a direção de Emanuel Vieira. No mesmo dia, às 21h30, a Praça de Giraldo acolhe os festejos comemorativos do 174.º aniversário da SHE – Sociedade Harmonia Eborense, com sede na mesma praça, que inclui concertos de ‘D`Aranda Jazz Ensemble’ e ‘O Marta’. 

Entretanto, entre 15 e 25 de abril, realiza-se no Largo Conde de Vila Flor – junto ao Templo Romano - mais uma edição da Feira do Livro de Évora, naquela que será uma grande festa de promoção dos livros e da leitura. 

O 49.º aniversário da Revolução de Abril é celebrado com um amplo programa de iniciativas culturais, sociais e desportivas levadas a cabo pela autarquia, com o apoio de muitas associações e entidades do concelho. O calendário completo de eventos pode ser consultado em www.cm-evora.pt .

Torres Vedras | EUROSURF REGRESSA AO SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT COM AMBIÇÕES OLÍMPICAS

 O Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas regressa entre os dias 21 e 30 de julho com um dos melhores programas desportivos das últimas edições e com Portugal no epicentro do surf europeu graças à realização do EuroSurf. Os campeonatos e provas que se irão realizar durante esta edição foram apresentados esta quarta-feira, 5 de abril, no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo.
“Para nós é um orgulho organizar um evento desta dimensão, que tem a capacidade de promover Santa Cruz como destino de desportos de ondas a nível nacional e internacional” sublinhou o presidente da empresa municipal Promotorres, Rui Penetra, antes de passar à apresentação do programa desportivo do evento.
“Na realidade foi sempre isso que nos interessou: caminhar no sentido em que as provas desportivas fossem a âncora do Santa Cruz Ocean Spirit” referiu a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues. “O EuroSurf é naturalmente muitíssimo importante para nós, porque é uma porta aberta para toda a Europa” destacou Laura Rodrigues, saudando o programa apresentado esta manhã.
O EuroSurf regressa assim às águas de Santa Cruz, onde já decorreu em 2019. “É a prova-rainha, onde esperamos cerca de 200 atletas e entre 15 a 17 seleções” realçou o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, sobre a prova que irá sagrar os campeões europeus nas modalidades de surf e longboard.
João Aranha adiantou que se um atleta português de surf (shortboard) se sagrar campeão nesta edição do EuroSurf, passará a integrar automaticamente as bolsas olímpicas nacionais, uma situação inédita entre as seleções europeias de surf.
Realçando a importância das provas europeias no contexto das qualificações para os Jogos Olímpicos Paris 2024, o presidente da Federação Europeia de Surf, Jean-Luc Arassus, demonstrou-se satisfeito com a realização do EuroSurf em Santa Cruz. “Agradeço à Federação Portuguesa de Surf e ao seu presidente o facto de trazer o EuroSurf para Santa Cruz e quero agradecer à presidente da Câmara, ao Município de Torres Vedras e Promotorres por este evento essencial em que Portugal mostra estar na vanguarda do surf”, afirmou, acrescentando: “Estamos numa nova era, em que o surf integra os Jogos Olímpicos e é um objetivo da Federação Europeia que o EuroSurf possa contar para a qualificação dos Jogos Olímpicos tal como acontece com os jogos panamericanos, que qualificam dois atletas, masculino e feminino, pelo continente. O facto de Portugal ter já resultados europeus dos seus atletas a contar para as bolsas olímpicas é um passo decisivo nesse sentido.”
António Fonseca, da Associação Sealand Santa Cruz, acredita que “este cartaz desportivo é um dos melhores dos últimos anos”. O Santa Cruz Ocean Spirit também irá integrar uma etapa do Circuito Nacional de Bodysurf (apontada para o fim de semana de 22 e 23 de julho), uma etapa do Pro Junior e o Internacional de Skimboard (29 e 30 de julho), que irá integrar o Circuito Europeu de Skimboard e que contará com o bicampeão mundial Lucas Fink.
O programa desportivo contempla, ainda, bodyboard feminino com uma prova da Boogie Chicks que irá reunir cerca de 50 bodyboarders femininas, a que se aliam as habituais atividades de surf adaptado.
À apresentação do programa desportivo do Santa Cruz Ocean Spirit seguiu-se a assinatura do protocolo que formalizou a realização do EuroSurf no âmbito do Santa Cruz Ocean Spirit.

Proença-a-Nova | Lameira D’ Ordem acolheu o Passeio Micológico de Primavera

 
Cerca de 30 caminhantes fizeram parte do mais recente Passeio Micológico de Primavera do CCVFloresta, que decorreu em Lameira D’Ordem, da freguesia de São Pedro do Esteval, em Proença-a-Nova, a 2 de abril de 2023, com o apoio e organização conjunta do Centro com o Centro Cultural e Recreativo desta população.
Tendo como ponto de encontro o CCVFloresta os participantes deslocaram-se até à Associação de Lameira D’ Ordem, onde se voltaram a reunir, partindo em busca da Amanita ponderosa, correntemente apelidado de tortulho ou tubareiro, sendo bastante abundante nesta área geográfica.
Num passeio orientado pelo engenheiro Gravito Henriques, que fez questão de esclarecer todas as dúvidas dos caminhantes, registou-se ainda o fundamental apoio de Marcelo Dias e Adelino Cristóvão, dois locais, que vestiram a “pele” de guias e nortearam o caminho a seguir pelo grupo. Segundo afirmações dos próprios locais, o passeio excedeu as expectativas iniciais dos organizadores, contrariando as previsões de escassez de cogumelos que poderiam ser potencialmente encontrados.
Num trajeto circular e que terminou novamente no espaço desta associação, houve tempo para um almoço, também ele inteiramente dedicado à temática da micologia, com os cogumelos a serem o atrativo principal do cardápio. Além do espaço, também a preparação, confeção e serviço foi da total responsabilidade do Centro Cultural e Recreativo da localidade.
Nos momentos finais e após o almoço, seguido de convívio entre todos os participantes, houve ainda uma sessão de esclarecimento de dúvidas e de identificação dos cogumelos recolhidos ao longo do passeio matinal, guiada pelo engenheiro Gravito Henriques. Nesta sessão abordaram-se ainda os benefícios, perigos e semelhanças entre as mais diferentes espécies.
Está também previsto acontecer no ano de 2023 o Passeio Micológico de Outono, não sendo ainda conhecida data para a sua realização. Subscreva a nossa newsletter e acompanhe as redes sociais (Facebook e Instagram) do CCVFloresta para ficar a par de todas as novidades e eventos.

Proença-a-Nova | Estudantes do Agrupamento de Escolas fazem intercâmbio em Espanha e França

 
Os/as alunos/as do 9ºB estiveram em Madrid, nos dias 23, 24 e 25 de março, para conhecer e trocar experiências com o Instituto de Enseñanza Secundaria Barrio de Loranca. Já nos dias 28, 29, 30 e 31 de março, foi a vez dos/as alunos/as do 9ºA rumarem a Paris para um intercâmbio escolar com o Collège Pierre Jean de Béranger. Estes intercâmbios, que tiveram o apoio do Município, através da medida 1.12. “Conhecer Mais”, do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, têm como objetivo promover e reforçar a aprendizagem da língua espanhola e francesa em contexto real, mas também dar a oportunidade aos/às alunos/as de contactar com um sistema de ensino diferente que permita a troca de experiências com outros/as estudantes neste contexto.
No caso da viagem Madrid, com as professoras de espanhol Ana Rita Ruivo e de geografia Clara Pilar, os/as estudantes testemunharam a grandiosidade dos edifícios da capital espanhola, conheceram o Palácio Real, passearam no "Paseo del Prado", "Plaza Mayor", "Puertas del Sol" e "Museu Rainha Sofia". Ao IES Barrio de Loranca, nos arredores de Madrid, pela terceira vez levaram Proença-a-Nova, nomeadamente as curiosidades do concelho e, mais particularmente, a gastronomia. Os/as alunos/as de duas turmas espanholas, do 3.º ESO (equivalente ao 9.º ano), já tinham contactado online com a turma de Proença, nas aulas de espanhol, e encontram-se a elaborar um livro de “Receitas hispano portuguesas de época e sustentáveis”. Neste dia de intercâmbio visitaram juntos o El Escorial. Está também a ser elaborado um itinerário no "Google Earth Web" no âmbito da disciplina de Geografia. “‘Aprender una lengua, es vivirla’ e nestes dias passados em Madrid, os alunos e as alunas puderam viver e experienciar in loco a vida madrilena, convivendo com jovens da mesma idade, tão diferentes e tão iguais”, referem as professoras organizadoras do intercâmbio do 9ºB.
Já os/as alunos/as do 9º A, juntamente com as professoras de francês Rosa Roque e Teresinha Catarino, tiveram a oportunidade de conhecer a Torre Eiffel, os Campos Elísios, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre, entre outros locais emblemáticos de Paris. Durante um dia estiveram em intercâmbio com a escola francesa Collège Pierre Jean de Béranger, onde levaram um vídeo sobre o concelho e a escola. Além disso, foi uma oportunidade única para trocar experiências culturais e pedagógicas, promovendo o desenvolvimento linguístico em contexto real. “Os alunos e as alunas regressaram de Paris encantados/as com tudo o que viram, experimentaram e aprenderam. Foi uma viagem tão enriquecedora quanto inesquecível”, referem as professoras organizadoras do intercâmbio do 9ºA.

Exposição de fotografia “Observações sobre a natureza” na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz

 “Observações sobre a natureza” é o título da exposição de fotografia de Carlos Janes que está patente até ao dia 24 de abril na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. A mostra foi inaugurada no dia 3 de abril e pode ser visitada de segunda-feira a sábado entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 17h30.
 
Algumas fotografias da exposição foram poetizadas por Manuel Sérgio. Carlos Janes refere que “procuro a beleza, que é muito difícil de encontrar, mas é na natureza que me deslumbro com o belo. O belo pode formar-se numa figura, numa oliveira centenária, numa paisagem alentejana, no mar ou em gaivotas num voo”.
 
O fotógrafo diz que “quando me deparo com qualquer motivo que me faz sentir algo e que pode dar uma boa fotografia, esse sentimento vai diretamente ao inconsciente para depois formatar o enquadramento no consciente. A fotografia é a arte de se fazer uma escultura da luz”.
 
Carlos Janes participou em diversas exposições de fotografias em Reguengos de Monsaraz, Elvas, Évora e Lisboa.




 Carlos Manuel Barão

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA E CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 11 DE ABRIL NO SITÍO DAS GATEIRAS, TUNES ENTRE AS 08H30 E AS 17H00

 O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos de ligação de água a conduta recentemente executada, o fornecimento de água e a circulação automóvel, serão interrompidos, no Sítio das Gateiras, Tunes, na União de Freguesias de Algoz e Tunes, entre as 08h30 e as 17h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Marinha Grande | ENCONTRO SOBRE AUTISMO PARA CUIDADORES

 Decorreu na quarta-feira, 5 de abril, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande, o Encontro de Consciencialização do Autismo para cuidadores, familiares e amigos do Grupo de interajuda de cuidadores de crianças com perturbações de desenvolvimento.
Nesta sessão, esteve presente a vereadora Ana Laura Baridó, que referiu que, com esta ação, se ambiciona proporcionar aos munícipes, aos utentes e às famílias, uma intervenção positiva naquilo que é o seu processo de saúde. A autarca referiu que estas perturbações, nomeadamente o autismo, variam de pessoa para pessoa, pelo que, em termos de intervenção, não existe uma resposta igual para todos, sendo necessário, em vez disso, haver uma adaptação às necessidades de cada um. A vereadora realçou ainda que se deseja maximizar e potenciar a funcionalidade de cada indivíduo e manter, tanto quanto possível, a sua independência e qualidade de vida.
Marcaram também presença, enquanto oradoras, Cremilda Roldão, pertencente à Equipa de Intervenção Precoce da Marinha Grande e Diana Costa, representante de Leiria da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria, que abordaram estas temáticas. No final foi lançado o desafio para se desenvolver um evento aberto à comunidade.

Pretende-se que se trate de um espaço para troca de vivências com outros cuidadores, com o intuito de se adaptarem e adquirirem estratégias positivas para lidar com as perturbações do desenvolvimento, através de metodologias de mediação feitas por uma psicóloga.

O grupo de interajuda reúne-se às quartas-feiras, de 15 em 15 dias, entre as 14h30 e as 16h00.

Câmara de Águeda cria rede de acompanhamento social do concelho

 Seis instituições de solidariedade social vão trabalhar em parceria com o Município, assegurando o Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social e acompanhamento de beneficiários de RSI

“Queremos estar perto para dar uma resposta imediata e adequada às suas necessidades, para não deixarmos ninguém para trás”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na formalização de protocolos, na última semana, com seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, no seguimento das novas competências na área da ação social assumidas pelo Município.
Estes acordos visam a constituição da equipa municipal que irá assegurar o Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social (SAAS), assim como a celebração e o acompanhamento dos contratos dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) no concelho de Águeda, cuja competência passou, a partir de dia 3 de abril, a ser do Município de Águeda.
A Câmara de Águeda mantém uma relação estreita, de parceria, diálogo e trabalho em rede com as diferentes IPSS do concelho, pelo que estes protocolos confirmam e alargam o âmbito de atuação nos serviços prestados. “Juntos, iremos trabalhar para garantir que as pessoas mais necessitadas do nosso concelho recebam o apoio e a assistência de que precisam para melhorar a sua qualidade de vida, para que tenham um projeto de vida”, disse ainda Jorge Almeida.
No âmbito das novas competências, considerando a experiência que têm no terreno, o Município decidiu manter a gestão destas respostas através da contratualização com as mesmas IPSS que já o faziam para o Instituto de Segurança Social.
As IPSS que integram a equipa técnica de SAAS do concelho são: CENSI – Centro Social Infantil de Aguada de Baixo; Centro Social e Paroquial da Borralha; Centro Social e Paroquial de Recardães; Centro Social e Paroquial de Valongo do Vouga; Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Águeda; e Pioneiros – Associação de Pais da Mourisca do Vouga.
O acordo estabelecido permitirá que as instituições envolvidas trabalhem em conjunto com a Câmara Municipal na identificação das necessidades das famílias mais vulneráveis do concelho, bem como na implementação de medidas que promovam a sua inclusão social e económica.
“Estas parcerias são de grande importância, uma vez que permitirão uma maior proximidade entre a Autarquia e estas instituições, e consequentemente, uma resposta mais eficaz às necessidades das populações mais vulneráveis do concelho”, reiterou ainda Marlene Gaio, Vereadora da Ação Social da Câmara de Águeda.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Águeda procura reforçar o seu compromisso com a promoção do bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, através da implementação de políticas públicas que promovam a inclusão e a solidariedade.

Bloco promove iniciativa de formação para ativistas climáticos em Coimbra


O Bloco de Esquerda promove uma Escola Ecossocialista em Coimbra, a decorrer durante o dia 15 de abril (sábado) na sede do Bloco em Coimbra (Rua da Sofia 135 2.º).
A Escola Ecossocialista, pensada no âmbito da campanha nacional do Roteiro Climático do Bloco de Esquerda, é uma iniciativa de formação para novos e antigos ativistas climáticos, e para todos e todas as que se interessarem por uma das maiores lutas do nosso tempo, a luta pela justiça climática. 
Depois de ter passado por Lisboa e Leiria, a escola de Coimbra contará com sessões que abordam temas como a energia, a erosão costeira, trabalhos para o clima e movimentos estudantis.
A iniciativa é gratuita e aberta a aderentes e não aderentes, podendo a inscrição ser feita neste  Formulário: https://tinyurl.com/escolaecossocialistacoimbra

PROGRAMA:
10H30 - AberturaCarolina Gomes 
- Miguel Dias11H00 
- Erosão costeira: qual o futuro das nossas praias?Filipe Duarte Santos 
- Miguel Figueira14H00 - Trabalhos para o clima: como transitar de forma justa?Leonor Canadas 
- Bruno Candeias 
- Manuel Afonso15H45 
- Produção e consumo de energia: qual o modelo ecossocialista?Marisa Matias 
- Vera Ferreira 
- Miguel Martins17H30 
- Movimentos estudantis: qual o papel do ativismo juvenil na luta pela justiça climática? Ivan Barbeira 
- Mariana Garrido 
- Gonçalo Filipe 
Enviamos imagens da iniciativa e informação detalhada sobre oradores em anexo. 
Para mais informações contactar: 910772768 Comissão Coordenadora Distrital de Coimbra

Curso de Nadador-Salvador em Mira

Estão abertas as inscrições, para o Curso de Nadador-Salvador, que se vai realizar na Piscina Municipal de Mira, entre os dias 8 de maio e 9 de junho, em horário pós-laboral. Promovido pela Adamastor - ANSM (Associação de Nadadores Salvadores de Mira, em parceria com a Câmara Municipal de Mira, a iniciativa destina-se a todos os que pretendam ser nadadores-salvadores. 
Esta é uma formação cujo principal objetivo é o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e competências essenciais ao desempenho profissional do Nadador-Salvador.
Para a frequência da formação, obrigatória e devidamente reconhecido pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) para o desempenho da função, os interessados têm necessariamente de se inscrever até ao próximo dia 30 de abril, através do o email: http://geral_adamastor@hotmail.com.
Com a duração de 150 horas e com o número mínimo de 16 formandos, a ação formativa tem um custo de 225,00€, que inclui taxas das provas de admissão, seguro de acidentes, manual e também a inscrição para exame final no Instituto de Socorros a Náufragos.

Dois em cada três portugueses não acreditam que a Igreja seja capaz de evitar novos casos de abuso sexual. 90% defende fim do celibato

Dois terços dos portugueses não acredita que a Igreja Católica seja capaz de tomar medidas que impeçam novos casos de abuso sexual no seio da instituição.
De acordo com uma sondagem do ICS-ISCTE para o Expresso/SIC revela que 67% dos inquiridos tem “pouca” (33%) ou “nenhuma” (34%) confiança de que a Igreja tome medidas que travem o fenómeno que mancha a imagem da instituição. Só 6% dos portugueses respondeu ter “muita confiança” na ação da Igreja.
No caso dos católicos praticantes regulares, que vão a missas pelo menos uma vez por semana, os números diferem: 61% diz ter “muita” ou “alguma confiança” de que a Igreja tem capacidade para que os abusos sexuais e omissões se voltem a repetir.
Entre os mais velhos, com mais de 65 anos, 41% também tem uma perspetiva positiva sobre a eventual atuação da Igreja.
Do total de inquiridos 74% considera que não se falou demasiado do tema dos abusos sexuais na Igreja. Por outro lado, entre os crentes, 27% dos católicos praticantes regulares e 27% dos católicos acham que se falou demasiado sobre o assunto.
A sondagem revela também 90% dos inquiridos concorda com o fim da obrigação de celibato dos padres e religiosos, com a mesma percentagem a concordar que quem queira ser padre deve ser sujeito a uma avaliação psicológica. Entre os jovens, questionados 94% defende o fim do segredo da confissão.
77% dos inquiridos afirma ter ficado chocado com o relatório da Comissão independente, mas a maioria (52%) diz não ter ficado surpreendida com o que o relatório sobre os abusos sexuais na Igreja revelou.

executivedigest.sapo

Prova apresentou três percursos possíveis. “PORTO GAIA GRANFONDO” VOLTOU A PASSAR POR CASTELO DE PAIVA

Reabastecimento foi realizado no centro da vila
A exemplo do ano transacto, na manhã do ultimo Domingo, Castelo de Paiva recebeu a 2ª edição do 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐆𝐚𝐢𝐚 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨, um evento desportivo aberto a todos os entusiastas do ciclismo, com partida no Porto, chegada em Vila Nova de Gaia e passagens por Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca e Santa Maria da Feira, sendo que, os mais de 1500 participantes inscritos tiveram a oportunidade de escolher entre três percursos possíveis, de acordo com a quilometragem e o seu grau de preparação, nomeadamente o 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (58,3 km), 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐨𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (103,6km) ou 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (160,3km), com destaque para a grande vitória de Gonçalo Freitas na corrida mais longa da jornada.
Já em 2022, o território de Castelo de Paiva tinha recebido esta importante jornada desportiva, mas nesta temporada, o Porto Gaia Granfondo volta a marcar presença no calendário velocipédico nacional, registando-se a partida no coração da cidade invicta e final junto ao quartel da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.
Mas o percurso da prova não se limitou apenas a estas cidades separadas pelo Rio Douro, percorrendo também os concelhos de Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca, Santa Maria da Feira, municípios que serão visitados no Granfondo, tornando este dia ainda mais intenso com tantos ciclistas nestas regiões.
Após a partida no centro do Porto, os ciclistas subiram ao longo do Rio Douro levando à primeira separação de percursos. O Minifondo, percurso mais curto e ideal para iniciantes, fez a travessia na Barragem de Crestuma, até ao topo da N222, local que foi comum aos outros 2 percursos. Apesar da subida, foi um percurso acessível para os menos preparados (58,3km e 897m de acumulado), com a vitória a sorrir a Igor Alves, da Proteu Cycling Team, com 1h35m44s, ficando em 2º lugar Marco Correia, da Bolflex BTT Team com 1,36,45 e no ultimo lugar do pódio Armando Barbosa, da Bikepoint, com 1,38,26.
Já os participantes do Mediofondo, percurso intermédio, e do Granfondo, mais extenso e exigente, continuaram a subir o rio até atravessar a Ponte de Entre-os-Rios, sendo que, pelo caminho algumas subidas fizeram a primeira selecção de ciclistas. E quando se atravessou a ponte que as verdadeiras dificuldades começaram. Em direcção a Castelo de Paiva, onde voltou acontecer no centro da vila, um reabastecimento e ligeiro descanso, o Rio Douro ficou para trás para o Granfondo, mas não para o Mediofondo que teve que serpentear no sentido contrário. Descidas bonitas onde se pôde tirar partido de algumas das melhores estradas da região. O sobe e desce foi constante, mas a paisagem compensou, e até Canedo existiu uma subida de 4km que deixou as últimas marcas antes dos participantes começarem a dirigirem-se para VN de Gaia onde estava a meta, completando-se o percurso de 103,6 km.
Nesta prova, Nuno Torres, da Secai-Gaiabike, sagrou-se o vencedor com o tempo de 2h45m26s, com Nuno Nogueira, com inscrição individual, a conseguir o registo de 2.45.29, e logo seguido por Tiago Teixeira, da DBL Bike, com 2,46,01.
Por ultimo, nesta edição, o Granfondo ao chegar a Castelo de Paiva mudou de trajectória em direcção a Arouca, pela freguesia de Real através da EN 224, percorrendo subidas mais acentuadas até ao Cruzamento da Cascavalhosa. Foi apenas uma distracção para o que ainda faltava percorrer até terras de Santa Mafalda. O percurso junto ao Rio Arda acabou por encantar o pelotão, mas tudo o que desce, também sobe, sendo precisamente neste momento que, os ciclistas desta classe, tiveram que subir até à passagem por Escariz, e certamente, as subidas acumuladas e a distância começaram a fazer das suas. Felizmente os abastecimentos previstos acabaram por providenciar o ponto de apoio perfeito para apontar ao que restava percorrer e prova voltou ao território de Castelo de Paiva, pelas EM 504 e 503 até Pejão - Folgoso - Oliveira do Arda, onde se juntou novamente com o Mediofondo. Restava entrar na EN 222 e passar junto às antigas Minas do Pejão, e em Canedo, mas quem chegou até aqui, certamente conseguiu terminar esta bonita experiência velocipédica, completando em Gaia, mais de 160,3 Km percorridos.
Nesta prova principal, Gonçalo Freitas, da Love Tiles, com o registo de 4h17m42s, foi o grande vencedor, com Hélder Loureiro, da Multimoto/ Sport Ciclismo S. João de Ver a ficar em 2º lugar com o tempo de 4,23,24, e Hélder Azevedo, do Cadão/Soutense com 4,23,26 a completar o pódio, seguidos de Daniel Alexandre, da Love Tiles, com 4,23,30, e João Ferreira, da Multimoto-Sport Ciclismo de S João de Ver com 4,23,53.
Depois do campeão Miguel Indurain na 1ª edição, agora o padrinho da prova foi outra estrela do ciclismo mundial. Com 130 vitórias no seu palmarés, incluindo um título de Campeão do Mundo de Fundo em 2018 e um triunfo na Vuelta de 2009, Alejandro Valverde é um dos mais respeitados ciclistas do pelotão internacional, inspirando diversos atletas com as suas performances e a sua simpatia, sendo que, o consagrado ciclista espanhol veio ao Norte envergar o dorsal número 1 desta prova organizada pela Academia da Bicicleta Cândido Barbosa.
O perímetro urbano da vila foi encerrado ao trânsito neste dia, sendo a mesma zona que normalmente fica condicionada por ocasião dos festejos anuais e dos grandes eventos que se promovem no centro de Castelo de Paiva, sendo que, o vice-presidente da edilidade, José António Vilela, esteve a acompanhar a prova e congratulou-se com a repetição desta passagem por Castelo de Paiva de um grande evento desportivo, que motivou uma presença alargada de espectadores nos acessos à vila e arredores, numa jornada orientada para a valorização do ambiente que nos rodeia, evidenciando o objectivo de encarar a vida de uma forma mais saudável, com exemplos louváveis para uma vivência mais limpa e atractiva.
O autarca paivense referiu-se também que, esta acaba por ser uma ocasião única de proporcionar aos visitantes uma oportunidade para redescobrirem a beleza paisagística do concelho e as suas pontencilidades turísticas, evidenciando o seu património histórico, a sua afamada gastronomia, a doçaria tradicional e o apreciado vinho verde.
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva voltou a apoiar a realização desta prova no seguimento da política que tem sido desenvolvida no âmbito da atracção de provas desportivas que promovam o território e atraiam turistas e visitantes, sendo esta mais uma oportunidade de acompanhar uma prova desportiva de âmbito nacional, contando com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e GNR local.
Carlos Oliveira

Câmara de Águeda apoia associações desportivas e atletas com mais de 626 mil euros

 Sessão de assinatura do apoio municipal para as coletividades do concelho e atletas individuais para a época desportiva 2022/2023 decorreu anteontem
“Águeda é um grande concelho e ninguém é grande por pouco; o movimento associativo do concelho é uma força imensa, nas várias áreas, tem uma dimensão enorme”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, anteontem, na assinatura dos protocolos de apoio às associações e coletividades desportivas e aos atletas individuais para época 2022/2023, no salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Edil, que aproveitou o momento para agradecer a todos pelo “nome que dão ao nosso concelho, a cada uma das freguesias”, pelos “feitos e conquistas desportivos” e incentivar a que continuem o “bom trabalho” que têm feito, salientou que estes apoios municipais refletem um investimento superior a 626 mil euros.
Um valor que, se somado ao adiantamento de verbas realizado no final do ano passado, traduz um apoio ao tecido associativo desportivo do concelho de mais de 700 mil euros, o que demonstra não só “o grande dinamismo das nossas coletividades”, como o esforço financeiro que o Município assume para acompanhar a atividade que desenvolvem.
Trata-se, sublinha Jorge Almeida, de “um valor muito significativo” que “sai integralmente do Orçamento Municipal, com que pagamos, nomeadamente, as despesas de funcionamento, os recursos humanos, a iluminação pública, com que investimos nas obras que realizamos nas freguesias e com que apoiamos as nossas mais de 200 coletividades – desportivas, culturais e sociais –, sem recurso a quaisquer outras fontes”.
Lembrando que “o movimento associativo está longe de se esgotar aqui”, o apoio que é concedido pelo Município deve ser encarado, defende, como um dos contributos de receita para as estruturas associativas, que devem procurar outros meios de suporte.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, realçou precisamente a diversidade de apoios a que as coletividades podem ter acesso, desde empresas a outros programas de financiamento, disponibilizando os serviços para apoiar na formalização de potenciais candidaturas.
“Investir no desporto é investir na saúde e bem-estar da nossa população”, declarou ainda Edson Santos, que realçou “o grande trabalho que tem sido feito pelos clubes”, nomeadamente no que diz respeito ao desporto feminino e adaptado, salientando que, também nesta área, “Águeda tem vindo a dar bons exemplos”.
Adiantou ainda que o Município pretende rever o regulamento de apoio aos atletas individuais para que possa ser feita uma “discriminação positiva” de quem melhores resultados desportivos alcança. “Vamos recolher contributos para que possamos melhorar este regulamento e o investimento a ele afeto”, concluiu.
Refira-se que os apoios concedidos, para além de incentivar a atividade regular das coletividades e dos atletas individuais e de resultar de um trabalho de proximidade e de parceria estratégica com as várias associações e clubes, reconhece o mérito desportivo dos atletas, associações desportivas ou clubes que, pela particular distinção dos resultados desportivos obtidos em cada ano, tenham conferido um especial contributo ao desenvolvimento do desporto no Município.

 

 

CENDREV apresenta “Magnético” no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz

 O Centro Dramático de Évora (CENDREV) vai apresentar a primeira produção deste ano, intitulada “Magnético”, no dia 6 de abril, pelas 21h, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Esta peça de teatro foi escrita e encenada pelo poeta, dramaturgo e romancista Abel Neves e é interpretada por José Russo, Ivo Luz, Ana Meira, Hugo Olim, Jorge Baião e Maria Marrafa.

“Magnético” tem a duração de 100 minutos e conta a história de dois casais (Oliveira e Marina, Dulce e Adriano) que não se conhecem e que procuram gasolina para os seus carros que ficaram insolitamente parados algures na serra, numa estrada sem movimento. Num lugar inóspito encontram uma velha estação de serviço e uma cabana, mas as bombas de gasolina estão desativadas há anos, desde que chegou a autoestrada e a antiga estrada deixou de ser utilizada.

Num lugar onde havia vida, apenas ficaram dois irmãos (Raposo e Mateus), proprietários das bombas de gasolina, desencadeando-se um conjunto de pequenas histórias com os dois casais. De acordo com a sinopse de “Magnético”, “nessa noite a vida acontece ao sabor do enigma. Razão e sentidos enlaçam-se em capricho e, até com humor, tanto podem inquietar como esclarecer. Natureza e humanidade: que força tem o amor? A mesma do destino?”
 
Este espetáculo promovido pelo Município de Reguengos de Monsaraz tem entrada gratuita.
 
 Carlos Manuel Barão
 

Marinha Grande | POLIDESPORTIVO DE CASAL DE MALTA REABILITADO EM DIA DE PARCERIA COM COMITÉ OLÍMPICO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande inaugurou, esta quarta-feira, 5 de abril, a reabilitação do espaço público no Bairro Municipal Social de Casal de Malta, na sequência de uma intervenção que representou um investimento superior a 700 mil euros
Numa manhã marcada por atividades desportivas e lúdicas, promovidas com a participação de associações desportivas e instituições sociais do concelho, foi descerrada a placa inaugural do novo polidesportivo, na presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino; do presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; dos vereadores Ana Alves Monteiro, João Brito, Ana Laura Baridó e António Fragoso; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa; dos atletas olímpicos Raimundo Santos, Paulo Guerra, Domingos Castro e Joaquim Videira, entre outras entidades e convidados.
A obra executada pelo Município representou um investimento de 721 mil euros e consubstancia-se numa melhoria do espaço urbano envolvente aos edifícios. Foi assegurada a requalificação dos arranjos exteriores, com criação de lugares de estacionamento, bem como um novo arruamento a ligar os existentes. O polidesportivo foi reabilitado, tendo sido criada uma zona com equipamentos promotores de atividade física. Existem ainda zonas ajardinadas, zonas de estar com bancos, papeleiras, entre outros elementos de mobiliário urbano.
A inauguração decorreu no âmbito da cerimónia da celebração do protocolo de colaboração entre o Município da Marinha Grande e o COP, para a implementação do Programa de Educação Olímpica (PEO) no concelho e o reconhecimento do atleta marinhense Raimundo Santos, pelos 30 anos da sua participação nos Jogos Olímpicos de Barcelona ’92.
Na ocasião, o presidente da Câmara explicou que, com a adesão ao PEO “pretendemos trabalhar em conjunto com o COP para promover o Olimpismo, os Jogos Olímpicos, o gosto pela prática desportiva e os hábitos de vida saudável, através dos Valores Olímpicos da excelência, amizade e respeito”. Aurélio Ferreira agradeceu ao COP a possibilidade de parceria nesta “nesta nobre missão de educar pelo desporto e pelo exemplo do trabalho, esforço, entre-ajuda e espírito de equipa, com recurso a um programa pedagógico validado pela Direção-Geral de Educação”.
O presidente Aurélio Ferreira salientou que “quem melhor do que a Marinha Grande para implementar o Programa de Educação Olímpica, quando temos o orgulho de registar na nossa história aquele que foi o primeiro atleta olímpico do concelho e do distrito, Raimundo Santos. O seu exemplo inspira todos os atletas do concelho a perseguir o esforço, o trabalho e a excelência”.

O presidente do COP deixou o seu “agradecimento ao reconhecimento da Câmara Municipal ao atleta Raimundo Santos, lembrando o seu histórico desportivo, a sua participação olímpica e apresentando-o como exemplo para as novas gerações, no sentido de que, com trabalho, dedicação, disciplina e algum talento é possível estar presente no maior palco desportivo à escala global, como são os Jogos Olímpicos”.

José Manuel Constantino destacou que, para além dos resultados, “o desporto encerra também um conjunto e valores que ao longo da história tem procurado ser transformado em instrumento educativo, razão pela qual o exercício do desporto faz parte dos currículos escolares”. Por fim, agradeceu às escolas que venham a integrar as iniciativas no âmbito do programa.

O atleta marinhense Raimundo Santos agradeceu, com emoção, a homenagem, lembrando que “foi um orgulho para mim poder representar Portugal, numa altura em que Lisboa ainda ficava a cerca de três horas de viagem da Marinha Grande e um um gosto tremendo ter cultivado as amizades que cultivei”. Valorizou o seu “relacionamento de 40 anos com os olímpicos Paulo Guerra e Domingos Castro, que são do mais alto gabarito a nível internacional, pelas suas participações em campeonatos do mundo e jogos olímpicos”.

A sessão compreendeu ainda a apresentação do Programa de Educação Olímpica, que já existe em 281 estabelecimentos de ensino, envolvendo 916 professores, de todo o País, por Rita Nunes, do Departamento de Educação e Memória Olímpica do COP.

O programa terminou no Estádio Municipal, para descerramento da placa alusiva à Pista Raimundo Santos, no âmbito dos 30 anos da participação do atleta nos Jogos de Barcelona, que recebeu o seu nome na sequência da deliberação da Câmara Municipal, tomada em 11 de novembro de 2010.


Proença-a-Nova | Alunos/as de todos os níveis de ensino refletem sobre cidadania e igualdade

 
“Cidadania: aqui, agora e sempre” foi o tema que serviu de mote à realização de um conjunto de atividades no âmbito dos projetos de Cidadania e Desenvolvimento dos/as alunos/as do Agrupamento de Escolas. Estes/as tiveram a oportunidade de refletir sobre igualdade de género, direitos dos animais, multiculturalidade, desperdício alimentar ou sexualidade. A ocasião foi aproveitada, a 30 de março, para entregar os prémios do concurso para a criação de um logótipo que irá agora ilustrar o Plano Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação, cofinanciado pelo POISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. Lila Dias, do 10º A, idealizou o logótipo vencedor: um olho humano que reflete uma figura - metade homem, metade mulher - remetendo para a igualdade de género. As/Os cinco classificadas/os seguintes receberam igualmente prémios.
Destaque para o Mural da Igualdade: cada turma dos 2º e 3º ciclos e do secundário completou a frase “igualdade é”. “A igualdade é respeito mútuo, independentemente de onde venhas e de quem sejas e devemos entender que mesmo com as nossas diferenças somos todos iguais”; “Igualdade é a ausência da diferença, necessita de respeito e não se conquista pelo poder”; “A igualdade é a beleza das diferenças” são algumas das mensagens que figuram neste mural. A palestra sobre Educação Sexual, a Campanha para Adoção de Animais ou a Ação de Sensibilização sobre os Direitos dos Animais foram outras das atividades promovidas neste dia.
No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, foi apresentado o teatro pedagógico “Deixemos o Sexo em Paz”, de Maria Paulos. Destinado ao secundário e 9ºanos, este monólogo apresentou a sexualidade sem tabus, de modo leve e divertido, chamando a atenção para a importância dos/as adolescentes estarem conscientes e bem informados/as sobre esta temática.
Também a comunidade foi chamada a participar neste Dia da Cidadania, por exemplo na colheita de sangue, na sessão de leitura “Os avós vêm à escola” ou no teste às medidas de autoproteção, com simulacro promovido pela Proteção Civil.

Proença-a-Nova | Centro Educativo EB1 + JI recebe simulacro de incêndio

 
Sensibilizar a comunidade escolar para a cultura de segurança e testar o plano de emergência da escola foram os objetivos principais do simulacro de incêndio que decorreu a 30 de março no Centro Educativo EB1 + JI de Proença-a-Nova.
Esta ação representou um teste das medidas de autoproteção do plano de emergência interno da escola para que a comunidade escolar saiba como agir em caso de emergência e perceber “se funciona, se há aspetos a melhorar e ou a corrigir para que numa situação real as coisas funcionarem. Quanto mais rotinados estiverem os procedimentos, melhor estamos preparados”, explicou Tiago Marques, comandante dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova.
Três toques consecutivos da campainha da escola serviram de alarme para que o edifício iniciasse a evacuação: toda a comunidade escolar saiu ordeiramente para o pátio da escola com o antebraço a tapar a boca e o nariz de modo a proteger-se do fumo numa situação de incêndio.
Ao local compareceram os agentes de Proteção Civil: os Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova que desenvolveram manobras de extração de fumo e preparação das mangueiras para iniciar o possível combate às chamas e a Guarda Nacional Republicana numa vertente de segurança rodoviária.
No final, os alunos assistiram ainda a uma ação de sensibilização promovida pelo Comando Sub-regional de Proteção Civil de Castelo Branco que, tal como explicou o Segundo Comandante José Neves, “se houver uma situação de perigo todos se vão lembrar desta visita. É importante fazer este tipo de ações nas escolas porque, além de abranger várias faixas etárias, as crianças em particular são uma geração que chega a casa e ensina aos pais sobre o que devem fazer. Acreditamos que estamos aqui a plantar uma semente que no futuro vai dar frutos”.
Integrada nas comemorações do mês da Proteção Civil, esta iniciativa também foi uma das que assinalou as atividades do programa “Cidadania: aqui, agora e sempre” no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0.