segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Eu, Psicóloga | 10 fatos sobre ataques de pânico que você precisa saber


Eles podem atingir qualquer um a qualquer momento — tenha você um histórico de ansiedade ou não.


1. Qualquer um pode ter um ataque de pânico.

Eles podem atingir qualquer um a qualquer momento — tenha você um histórico de ansiedade ou não. Às vezes, a causa pode ser óbvia (você acabou de ser demitido, está em uma situação social estressante e tem ansiedade social ou é confrontado com algo que o assusta), mas outras vezes esses ataques parecem completamente aleatórios.

2. Há uma diferença entre ter um ataque de pânico ocasional e ter síndrome do pânico.

A síndrome do pânico é caracterizada por ataques de pânico recorrentes, bem como uma preocupação significativa entre os episódios de que você teráum ataque de pânico, o que pode interferir na sua vida diária, explica a psicóloga clínica Merav Gur. Se você tiver ataques de pânico recorrentes, provavelmente preencherá os critérios para a síndrome do pânico. Mas até mesmo um ataque de pânico seguido por uma forte angústia e interferência na sua vida diária pode sinalizar a síndrome do pânico.

3. Algumas pessoas são mais propensas a desenvolver síndrome do pânico do que outras.

Ela é mais comum nas mulheres do que nos homens e muitas vezes começa no início da idade adulta, diz Gur. Você também pode ter uma predisposição genética para desenvolver a síndrome do pânico se tiver um membro da família diagnosticado com ela ou outro distúrbio de ansiedade, explica o psicólogo Reid Wilson, autor de "Don't Panic: Taking Control of Anxiety Attacks" [Não entre em pânico: retomando o controle de ataques de ansiedade" e diretor do Centro de Tratamento de Distúrbios de Ansiedade.

Como você lida com um ataque de pânico também pode afetar se você desenvolve ou não a síndrome do pânico, diz Gur. Algumas pessoas podem ter um ou dois episódios e mais nada, enquanto outros podem sofrer de uma preocupação e medo extremos após um ataque de pânico, o que pode levar a uma síndrome do pânico.

4. Os sintomas de um ataque de pânico são terríveis e muito reais.

Algumas pessoas também passam pela desrealização (sentimentos de falta de realidade) ou despersonalização (sentir-se fora de si), mas estes são menos comuns, diz Gur. Ninguém sabe por que algumas pessoas passam por alguns desses sintomas e não outros, mas geralmente entende-se que um ataque de pânico envolve pelo menos quatro desses sintomas. Os sintomas surgem de repente e podem durar de alguns segundos a meia hora, embora geralmente durem cerca de 10 minutos, diz Wilson. Dito isso, você pode sentir alguns sintomas residuais por um tempo depois que ele passa.

5. O que você realmente está sentindo durante um ataque de pânico é uma estimulação exagerada do seu sistema nervoso simpático.

Um ataque de pânico é essencialmente seu corpo iniciando sua reação de lutar ou fugir, quando na verdade não existe nenhuma ameaça real. Então, se você estivesse cara a cara com um leão, você estaria totalmente pronto — mas você não está, você está cara a cara com a Netflix, então pensa: O QUE ESTÁ ACONTECENDO? POR QUE MEU CORAÇÃO ESTÁ BATENDO ASSIM? MINHA MÃO ESQUERDA ESTÁ DORMENTE E ESTOU MORRENDO COM CERTEZA. Uma reação totalmente legítima.

Então, o que realmente está acontecendo no seu corpo para causar todo esse caos? Wilson explica: primeiro, seu cérebro percebe alguma ameaça, que pode ser algo como um medo aleatório que você nem sequer percebeu ou um ritmo cardíaco estranho. Seu tálamo leva essa informação sensorial à sua amídala, que a traduz como perigo e desencadeia o estímulo do seu sistema nervoso simpático, que desencadeia a reação de lutar ou fugir. Nesse período, a epinefrina (a adrenalina do seu corpo) é secretada no seu cérebro e no seu corpo, o que desencadeia sintomas, como aumento da frequência cardíaca, respiração acelerada, sudorese, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, boca seca e outros.

Estas são respostas simpáticas normais — elas aconteceriam naturalmente se você estivesse em uma briga com um leão —, mas como você NÃO está cara a cara com um leão, você começa a entrar em pânico e atribui significado a esses sintomas para tentar dar sentido a eles, como se estivesse tendo um ataque cardíaco, uma reação alérgica, estivesse prestes a desmaiar, realmente morrendo etc. Esse medo e pânico podem causar outros sintomas e também podem desencadear hiperventilação (que pode adicionar sintomas como tremores, formigamento, tonturas, problemas de respiração, dor no peito etc.).


6. Os ataques de pânico parecem vir do nada, mas na verdade não é assim.

Sempre há algum tipo de gatilho, mas pode ser algo sutil, como um pensamento passageiro, que você nem toma consciência, diz Gur. Além disso, você pode ter um ataque de pânico meses depois de algo estressante ou traumático ter acontecido (como algum tipo de perda, separação ou reprovação), diz Wilson. Então, mesmo quando parece que um ataque de pânico é totalmente aleatório, pode ser útil tentar pensar (sozinho ou com um psicólogo) em algum potencial desencadeador.

7. Exercícios de respiração ou técnicas de meditação podem ajudá-lo no momento.

Simplesmente dizer a alguém para "respirar" durante um ataque de pânico não é realmente útil, porque a respiração incorreta pode piorar a situação. O que você deve fazer é uma respiração diafragmática, onde na verdade é a sua barriga que se expande para dentro e para fora (em vez do seu peito). "Imagine que você tenha um balão na barriga", diz Gur. Também é útil levar mais tempo para expirar do que inspirar (então, você pode tentar inspirar por três segundos, exalando por quatro segundos).

Outra tática útil é o relaxamento muscular progressivo, que é essencialmente fazer uma verificação corporal completa, onde você aperta e solta cada grupo muscular em seu corpo. Você pode começar na sua cabeça ou nos dedos dos pés e revezar tensionando um grupo muscular por alguns segundos, depois relaxar por cerca de 30 segundos e depois seguir para o próximo grupo muscular.

8. A síndrome do pânico pode levar você a fazer pequenas mudanças de estilo de vida que podem parecer pouca coisa, mas que na verdade tornam o pânico pior.

O problema de fugir da situação sempre que você tem um ataque de pânico é que isso funciona... a curto prazo. Depois que o pânico desaparece, você sente que foi uma boa decisão retirar-se da situação e você faz uma associação entre o pânico e tudo o que estava acontecendo (estivesse você no supermercado, assistindo a um filme assustador, no trem, comendo comida indiana, seja o que for).

Quando você tem síndrome do pânico, teme que terá um ataque de pânico novamente, e isso faz com que você evite certas coisas que associa a ele. Então, talvez você comece a pegar o ônibus em vez do trem, ou passe a sentar no corredor quando for ao cinema, ou só vá ao supermercado acompanhado. Você poderia dizer a si mesmo que essas são simplesmente escolhas insignificantes, mas realmente "você está evitando se colocar em situações em que você potencialmente pode entrar em pânico e ter que lidar com isso", explica Gur.

"Se você começa a evitar certas coisas, alterar o seu dia, recusar determinadas tarefas no trabalho, você sabe que está cedendo à ansiedade", diz ela. "Você pode se sentir bem e não entrar em pânico por não estar fazendo coisas que causam pânico, mas na verdade você não está lindando com a ansiedade". Em vez de lidar com o seu pânico, você está, na verdade, dando mais força a ele.

9. Se você está tendo ataques de pânico e uma preocupação significativa entre os ataques (ou está mudando seu comportamento por causa deles), procure um psicólogo e um psiquiatra. 

Quer você tenha tido um ataque de pânico ou 20, um psicólogo pode ajudá-lo a lidar com seus sintomas e gatilhos.

Se você ainda sofre de ataques de pânico ou síndrome do pânico, um médico ou psiquiatra pode sugerir medicação. A síndrome do pânico é normalmente tratada com ISRSs (inibidores seletivos de recaptação da serotonina, também conhecidos como antidepressivos), os quais você tomaria diariamente. Em alguns casos, um médico pode prescrever benzodiazepínicos (como Xanax), o que seria uma solução rápida, mas temporária.

Mas eis a questão: pesquisas mostram que a medicação isolada é o tratamento menos efetivo para a síndrome do pânico, diz Wilson. As opções mais eficazes são a terapia uma combinação de terapia e medicação.

10. A síndrome do pânico é o distúrbio de saúde mental mais tratável.

Com o tratamento certo — ou seja psicoterapia, medicação — você pode controlar ou eliminar completamente seus ataques de pânico, diz Gur. Sério, pense nisso por um segundo. Os ataques de pânico e a síndrome do pânico são realmente aterrorizantes, mas é encorajador saber que eles também podem ser muito controláveis. Isso não quer dizer que você nunca mais terá um ataque de pânico, mas seu objetivo pessoal pode ser chegar a um ponto em que possa controlar seus sintomas, reconhecer quando você estiver tendo um e não deixar o pânico aumentar.

"A síndrome do pânico deseja que você caia na ideia de que algo terrível está acontecendo", diz Wilson. Armar-se com educação e treinamento de plenitude mental antecipadamente pode ser muito útil, mas seu tratamento pode ser um processo contínuo que fica mais fácil com o tempo.

____________________________________________

Se é do tipo sanguíneos O-, B- e AB- Venha doar sangue | Colheita de sangue dia 31 de Janeiro entre as 15 horas e as 19:30 horas no Posto fixo da ADASCA em Aveiro

A ADASCA está preocupada com com a noticia vinda no CM, edição do pretérito dia 24, espaço Sociedade, Pág. nº. 18, que a "Reservas de sangue só chegam para 4 dias". 
Com os Tipos sanguíneos O-, B- e AB- abaixo do que é desejável, é motivo mais do que suficiente para convidar as pessoas saudáveis a aderir à dádiva de sangue.
Certamente que o frio e a gripe são factores que contribuem para a diminuição de dádivas, além de outras, como ainda a dificuldade em os dadores se ausentaram do locais de trabalho para doarem sangue, ainda que estes possam justificar legalmente a sua falta junto da entidade empregadora.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

______________________-
A ADASCA informa que vai realizar uma sessão de colheitas de sangue (dia 27 de Janeiro) entre as 9 horas e as 13:00 horas no seu Posto Fixo, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. em Aveiro. Não deixem de partilhar este e-mail pelos vossos amigos. nunca somos de mais.

Os dadores dispõem de um parque de estacionamento gratuito para as sua viaturas, acesso ao elevador até ao 1º. piso, como ainda de aquecimento no Posto Fixo.

Face ao exposto e atendo a natureza pública desta acção solidária pedimos e agradecemos a melhor divulgação possível.

Cumprimentos,
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
Coordenadas GPS: N 40.62659 | W -8.65133
Site: www.adasca.pt 


NB: ainda em JANEIRO vão decorrer as seguintes sessões:
Dia 31 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)

FEVEREIRO 
Dias 7, 14, 21 e 28 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 3, 10, 17 e 24 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

________________
Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Desfile de Carnaval a 9 de fevereiro



A Câmara Municipal da Marinha Grande organiza o tradicional desfile de Carnaval no dia 9 de fevereiro, pelas 10h00, no Parque da Cerca, para o qual está prevista a presença de cerca de 1700 crianças.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal e vai reunir crianças dos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico públicos e privados das freguesias de Marinha Grande e Moita.

Este ano, conta com a presença de mais cerca de 200 alunos. Inscreveram-se na iniciativa os seguintes jardins-de-infância (JI) e escolas do 1º ciclo do ensino básico (EB) públicos e privados das freguesias de Marinha Grande e Moita:

Agrupamento Nascente | JI Boavista, JI Cumeira, JI Trutas, JI Pedrulheira; EB Albergaria, EB Amieira,  EB Cumeira, EB Engenho, EB Garcia, EB João Beare, EB Picassinos, EB Trutas;

Agrupamento Poente | JI Amieirinha, JI Ordem, JI Fonte Santa, JI Moita; EB Várzea, EB Moita, EB Guilherme Stephens, EB Fonte Santa, EB Ordem;

Estabelecimentos de ensino particular | Pátio da Inês, Colégio “O Recreio”.

O Desfile tem início às 10h00, junto ao Arquivo Municipal, seguindo pela Avenida Infante D. Henrique em direção à Rotunda do Atrium. As crianças voltam pela mesma avenida em direção à Rotunda do Rotary, para seguirem pela Rua dos Bombeiros Voluntários até à Praça Guilherme Stephens. O desfile termina, cerca das 11h00, junto ao Arquivo Municipal, depois da passagem dos alunos pelo Jardim Stephens.

Devido à realização deste evento, o trânsito e o estacionamento estarão vedados nas ruas de passagem das crianças.

O Desfile de Carnaval 2018 tem o apoio dos Agrupamentos de escolas, PSP da Marinha Grande e Bombeiros Voluntários da Marinha Grande.

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal assegura o apoio à sonorização que anima o corso carnavalesco, em Vieira de Leiria.

Loulé, Lagos e Albufeira entre os municípios do país em que a habitação é mais cara


Loulé, Lagos e Albufeira estão entre os municípios do país em que os alojamentos familiares vendidos no último trimestre de 2017 registaram os valores por m2 mais elevados, revela o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Em média, no município de Loulé os imóveis foram vendidos a 1.704 €/m2, o terceiro valor mais alto do país, apenas atrás de Lisboa (2.315 €/m2) e Cascais (1 893 €/m2).

Logo a seguir a Loulé surge outro município algarvio, no caso, o de Lagos (1 619 €/m2). Em 5º lugar aparece o município de Oeiras (1 572 €/m2) e, depois, mais um ‘representante’ da região mais a sul do país, Albufeira (1.524 €/m2).

Este são valores bem acima do valor mediano dos preços dos alojamentos familiares vendidos no país, que se fixou em 912 euros por metro quadrado, +1,8% face ao valor registado no segundo trimestre de 2017.

No que diz respeito a regiões, o Algarve surge na 1ª posição, com 1.348 €/m2, seguido pela Área Metropolitana de Lisboa (1.242 €/m2) e pela Região Autónoma da Madeira (1.094 €/m2).

Fonte: O Algarve Económico

Ópera de câmara baseada em poema de Allan Poe vai ser apresentada no Teatro-Cine de Torres Vedras

“O Corvo de Edgar Allan Poe” vai passar pelo palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 2 de fevereiro, pelas 21h30.

De referir que através de uma notável arquitetura poética, que se assemelha a uma composição musical, Edgar Allan Poe criou um universo sombrio, onde um homem enfrenta a perda, o medo, a solidão e o vazio.

O carácter dramático e intrinsecamente musical do poema “The Raven”, construído a partir de um raciocínio profundamente matemático e traduzido de forma exemplar por Fernando Pessoa, serviu de inspiração e base estrutural para a composição desta ópera de câmara, que explora a forte dimensão visual e sonora de um dos mais extraordinários textos de Allan Poe.

O preço dos bilhetes para se assistir a este espetáculo no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 5 euros.

Ficha Técnica
Música: Luís Soldado
Texto: Edgar Allan Poe
Tradução: Fernando Pessoa
Encenação: Alexandre Lyra Leite
Direção Musical: Rui Pinheiro
Barítono: Rui Baeta
Bailarina: Yara Cleo / Sara Cheu
Acordeão: António Correia
Clarinete: Ruben Jacinto
Violoncelo: Tiago Vila
Eletrónica em tempo-real: José Grossinho
Conceção Visual: Alexandre Lyra Leite e Rita Leite
Figurinos: Rita Alvares Pereira
Design Gráfico e Ilustrações: Rita Leite
Montagem e Assistência Técnica: Fernando Tavares, Jorge L. Santos e Paulo Antunes
Produção Executiva: Rita Leite
Produção: INESTÉTICA COMPANHIA TEATRAL
Crédito Fotográfico: © Badio Magazine
Projeto financiado por: República Portuguesa - Ministério da Cultura / Direção-Geral das ArtesFundação GDA e Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Reguengos de Monsaraz registou cerca de 174 mil visitas aos museus, igrejas, exposições e postos de turismo do concelho









No ano passado, o concelho de Reguengos de Monsaraz recebeu cerca de 174 mil visitas nos museus, igrejas, exposições e postos de turismo, mais 12,4 por cento que em 2016, destacando-se como o melhor ano desde que há registos. Este número de visitas estima-se que corresponderá a 92 mil turistas e visitantes e que 52 por cento do total foram portugueses.

Na vila medieval de Monsaraz, foram contabilizados os números de registos de entradas no Museu do Fresco, Casa da Inquisição - Centro Interativo da História Judaica de Monsaraz, Igreja de Santiago, Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, Torre de Menagem, Igreja da Misericórdia e no Posto de Turismo de Monsaraz, somando-se aos obtidos na Casa do Barro - Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval, Museu José Mestre Batista e Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz.

Comparativamente com o ano 2016, a Igreja da Misericórdia teve mais 31,2 por cento de visitas, o Museu do Fresco aumentou as entradas em 11,9 por cento e a Igreja de Nossa Senhora da Lagoa registou mais 8,4 por cento, local que é sempre o mais visitado e que recebeu 82.770 pessoas no ano passado. Abril teve mais 50,5 por cento de visitas em comparação com o mesmo mês de 2016, setembro alcançou mais 40,2 por cento, junho registou mais 18,8 por cento de entradas e em agosto aumentou em 18,2 por cento.

Os postos de turismo de Monsaraz e de Reguengos de Monsaraz receberam mais de 25 mil turistas, dos quais 64,5 por cento foram estrangeiros. Através dos registos realizados nos postos de turismo é possível afirmar que os mercados emissores predominantes foram o português, com 35,4 por cento, o espanhol, com 22,3 por cento, e o francês, com 13,4 por cento. No ano passado, o concelho de Reguengos de Monsaraz foi visitado por turistas de mais de meia centena de nacionalidades, como por exemplo de destinos longínquos como a Austrália, Estados Unidos da América, Canadá, África do Sul, Nova Zelândia, China, Argentina, Rússia, Japão, India, Singapura, Chile e Argentina.


Evolução de Afluência Turística no Concelho de Reguengos de Monsaraz - Comparativo 2016/2017
Postos de Turismo e Monumentos
2016
2017
Variação
Evolução %
Posto de Turismo de Reguengos
3764
2984
-780
-20,7%
Museu José Mestre Batista
1387
1533
146
10,5%
Posto de Turismo de Monsaraz
20863
22184
1321
6,3%
Igreja Matriz Nossa Senhora da Lagoa
76349
82770
6421
8,4%
Museu do Fresco
10767
12047
1280
11,9%
Casa da Inquisição*
9628
9560
-68
-0,7%
Igreja da Misericórdia
9293
12192
2899
31,2%
Galeria de Santiago (Igreja)
14748
15617
869
5,9%
Torre de Menagem*
2898
10243
-
-
Casa do Barro
4982
4717
-265
-5,3%
Total:
154679
173847
19168
12,4%
Tabela 1 – Evolução de Afluência Turística no Concelho de Reguengos de Monsaraz.
*Período de abertura e contabilização do local distinto do ano anterior.

Afluência por Nacionalidade nosPOSTOS DE TURISMO - Janeiro a dezembro 2017
País
N. de Visitantes
% Nacionalidades
Portugal
8920
35,44%
Espanha
5616
22,31%
França
3368
13,38%
Brasil
1898
7,54%
Inglaterra
1270
5,05%


EUA
732
2,91%
4096
16,27%
Canadá
571
2,27%
Alemanha
539
2,14%
Holanda
523
2,08%
Bélgica
376
1,49%
Japão
347
1,38%
Itália
257
1,02%
Austrália
149
0,59%
Suíça
137
0,54%
Irlanda
87
0,35%
Israel
29
0,12%
Luxemburgo
28
0,11%
Polónia
27
0,11%
África do Sul
24
0,10%
Áustria
24
0,10%
Argentina
23
0,09%
Suécia
23
0,09%
Dinamarca
22
0,09%
China
20
0,08%
Rússia
17
0,07%
Nova Zelândia
16
0,06%
República Checa
16
0,06%
México
15
0,06%
Finlândia
11
0,04%
Outros*
83
0,33%
Total:
25168
100%

Tabela 2 – Afluência por Nacionalidades nos Postos de Turismo do Concelho de Reguengos de Monsaraz.
*Inclui países como a Roménia, Ucrânia, Chile, Colômbia, Eslovénia, Angola, Hungria, Noruega, Índia, Lituânia, Moldávia, Singapura, Grécia, Islândia, Venezuela, Estónia e outros.

http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/PublishingImages/email2016/barra.png
Capital dos Vinhos de Portugal
Município de Reguengos de Monsaraz
Tlf.: 266 508 040 / Fax: 266 508 059
Apartado 6 – Praça da Liberdade ¦ 7201–970