A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 13 de maio, apreendeu 246 quilos de berbigão, na ria de Aveiro.
A apreensão foi efetuada no âmbito de uma ação de fiscalização que visou a captura e transporte de pescado, moluscos bivalves vivos e crustáceos, tendo os militares identificado um indivíduo, por este estar a apanhar bivalves  numa zona interditada.
Das diligências realizadas resultou  a apreensão dos bivalves e do respetivo material utilizado na captura. O indivíduo, um homem de 55 anos, foi identificado, sendo laborados dois autos de notícia por contraordenação, por exercício da pesca sem estar licenciado para o efeito e por exercício da pesca em zonas consideradas insalubres ou que, por qualquer motivo, possam originar perigo para a saúde pública, infrações que podem chegar aos 50 000 euros e 25 000 euros, respetivamente.
Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural, impedindo assim que os mesmos entrassem no circuito comercial, evitando assim riscos para a saúde pública.
A GNR alerta que a ingestão de bivalves contaminados pode causar graves problemas de saúde. Os moluscos bivalves são organismos que se alimentam por filtração, possuindo a capacidade de acumular nos seus tecidos vários contaminantes, que se forem consumidos, podem provocar diversos tipos de intoxicação. As interdições de captura dos moluscos bivalves, equinodermes, tunicados e gastrópodes marinhos vivos aplicam-se ao público em geral, mariscadores profissionais e amadores, independentemente do processo de captura.