sexta-feira, 8 de março de 2024

UCCNISA desenvolve atividade de higiene postural


A Fisioterapeuta, Ilda Lopes, desenvolveu a atividade referente à Saúde Escolar com o tema "Higiene postural", em colaboração com a equipa de saúde escolar da UCC Nisa, na pessoa da enfermeira Cristina Heitor, no Agrupamento de Escolas de Nisa, nos dias 22; 24; 29, 31 de janeiro de 2024.
Cada atividade teve a duração de um tempo letivo e contou com a presença de alunos do 1º e 2º ciclo e professores titulares.

Esta atividade foi dirigida a crianças em idade escolar, tendo em vista a promoção da saúde em ambiente escolar, sendo pertinente o ensino da importância de uma boa postura dentro e fora da sala de aula e o transporte e peso adequado dos materiais escolares, de forma a prevenir eventuais lesões.

Participaram os dois 4º anos do 1ºCEB e os dois 5º anos do 2ºCEB do Agrupamento de Escolas de Nisa, perfazendo um total de 62 alunos, onde foram rasteados através da sua pesagem e respetivas mochilas.

Dos 62 alunos, 50% (31 alunos) encontram-se com excesso de peso "às costas", sendo que, no 1º ciclo (4ºanos) a percentagem de excesso de peso "às costas" foi de 36,8% e no 2º ciclo (5ºanos) foi de 87,5%.

Assim, após avaliação dos resultados, existe a necessidade de sensibilizar e consciencializar os encarregados de educação e professores, para o problema em questão e futuras consequências do que dai poderá advir.

ULSAAE
Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

UCC Monforte promove ação de saúde e prevenção da doença

A UCC Monforte assinalou o Dia Internacional do Preservativo e o Dia dos Namorados, assinalados a 13 e 14 de fevereiro respetivamente, no Agrupamento de Escolas João Maria Carriço de Monforte.
Como referiu o Jornal Público, na edição de 13/02/24, "a DGS distribuiu cerca de 6,9 milhões de preservativos em 2023 e durante o ano de 2022, e segundo as notificações ocorridas até 30 de junho de 2023, foram diagnosticados 804 novos casos de infeção por VIH em Portugal. Em 91,9% dos casos a transmissão ocorreu por via sexual. "São por isso pertinentes as ações de promoção da saúde e prevenção da doença, junto dos mais novos.
Com os objetivos de sensibilizar para as principais Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), e incentivar ao uso do preservativo, foram desenvolvidas duas ações de promoção da saúde e prevenção da doença, no dia 9 de fevereiro. Com duração de uma hora, ambas as ações tiveram como público-alvo as duas turmas de 9.o ano.
Participaram nesta ação 22 alunos e 4 professoras. Os alunos conseguiram esclarecer dúvidas pertinentes sobre o tema e ainda ficar a conhecer os serviços de saúde disponíveis no Centro de Saúde de Monforte, tais como o acesso a preservativos e anticoncecionais. A avaliação final da ação preparada pela UCC em colaboração com um aluno estagiário da Escola de Saúde de Portalegre foi positiva."

ULSAALE
Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

Planeamento Familiar foi o tema de sessão do projeto “Fala-me de… Saúde”

 Esta sessão, dirigida a famílias mais vulneráveis, foi organizada pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Avis, em colaboração com a Unidade de Cuidado na Comunidade de Avis (UCC de Avis).
Teve como principal objetivo apoiar, informar e sensibilizar as famílias sobre planeamento familiar e métodos contracetivos eficazes e seguros, bem como a acessibilidade aos serviços de saúde disponíveis no concelho, para esta temática.

ULSAAE
Enviado José Rui Marmelo Rabaça

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CM DE CASTELO DE PAIVA REALIZA-SE HOJE NOS PAÇOS DO CONCELHO


Realiza-se hoje à tarde, 8 de Março, pelas 15 horas, a Reunião Pública Ordinária do Executivo Municipal de Castelo de Paiva, apresentando a seguinte Ordem de Trabalhos :

PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA
II
1. Resumo Diário de Tesouraria.
2. Acta da reunião de Câmara de 13 de novembro de 2023.
3. Obras Municipais.
3.1 Proc. 01/2022/DOMA – Requalificação do Cavalete do Fojo e Zona Envolvente – UF da Raiva, Pedorido e Paraíso – Revisão de Preços Definitiva – Apreciação e deliberação.
3.2 Proc. 04/2021/DOMA – Loja do Cidadão de Castelo de Paiva – UF de Sobrado e Bairros - Revisão de Preços Definitiva – Conhecimento.
3.3 Proc. 22/2023/DOMA – Reabilitação de 30 habitações nos conjuntos de Curvite, Póvoa, Raiva, e Oliveira do Arda em Castelo de Paiva – Lote 1 – Bairro Social de Curvite – Adjudicação – Apreciação e deliberação.
3.4 Proc. 22/2023/DOMA – Reabilitação de 30 habitações nos conjuntos de Curvite, Póvoa, Raiva, e Oliveira do Arda em Castelo de Paiva – Lote 2 – Bairro Social da Póvoa – Adjudicação – Apreciação e deliberação.
3.5 Proc. 22/2023/DOMA – Reabilitação de 30 habitações nos conjuntos de Curvite, Póvoa, Raiva, e Oliveira do Arda em Castelo de Paiva – Lote 3 – Bairro Social da Raiva e Bairro Social Luis Aranha – Adjudicação – Apreciação e deliberação.
3.6 Execução de conduta de abastecimento de água em vários arruamentos da UF da Raiva, Pedorido e Paraíso e da Freguesia de Real – Abertura de procedimento por concurso público – Apreciação e deliberação.
3.7 Requalificação da Rua Gouveia Travassos, Rua da Bichaca e Caminho Fundo de Vila – UF de Sobrado e Bairros - Abertura de procedimento por concurso público – Apreciação e deliberação.
4. Obras Particulares.
5. Loteamentos Urbanos e Obras de Urbanização.
6. Subsídios e Apoios a Diversas Entidades.
6.1 Proposta de atribuição de subsídios anuais às Associações desportivas, culturais e recreativas do concelho – 2024 – Apreciação e deliberação.
7. Plano Municipal de Acção Climática – Abertura de período de consulta pública – Apreciação e deliberação.
8. ACEP - Acordo Coletivo de Empregador Público – Município de Castelo de Paiva – Revisão e Atualização – Apreciação e deliberação.
9. Plano de Desenvolvimento Social - 2024-2030 - Apreciação e deliberação.
10. Programa de Contrato Local e Desenvolvimento Social 5G - Apreciação e deliberação.
11. Concurso Publico para aquisição de apólices de seguros para o Município de Castelo de Paiva (vários ramos) – Abertura de procedimento por concurso publico – Apreciação e deliberação.
12. Rectificação dos valores relativos a Taxa de Recursos Hídricos inscritos no regime tarifário da prestação do serviço de abastecimento de água, do serviço de saneamento de águas residuais urbanas e do serviço de recolha resíduos sólidos urbanos 2024 – Apreciação e deliberação.
13. Despachos proferidos em uso de competência delegada.
III
Intervenção do Público

Castelo de Paiva, 8 de Março de 2024
*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A PAVIMENTAÇÃO DE CAMINHOS NA RIBEIRA DE ARADE

 O Município de Silves concluiu recentemente a pavimentação de caminhos na Ribeira de Arade, numa extensão de 2,5 km, na freguesia de São Bartolomeu de Messines.
A pavimentação dos caminhos contemplou a construção de rede de drenagem de águas pluviais e passagens hidráulicas, para além da instalação de sinalética rodoviária, num investimento que ascendeu a 217 mil euros.
Este novo investimento vem melhorar os níveis de bem-estar, acessibilidades e segurança rodoviária, integrando-se na estratégia mais geral de reabilitação e modernização da rede viária em todo o concelho de Silves.
 

MARINHA GRANDE REPRESENTADA NA APRESENTAÇÃO DA AGENDA NACIONAL DO TURISMO INDUSTRIAL

O Município da Marinha Grande esteve representado na cerimónia de apresentação da Agenda Nacional "À Descoberta do Turismo Industrial" e no 3º Encontro de Parceiros, que decorreu no dia 7 de março, no Parque Mineiro de Aljustrel.
O encontro contou com a participação de representantes das várias Entidades Regionais de Turismo, da Direção Regional de Turismo dos Açores, do Turismo de Portugal e de outros parceiros da rede.
Foram dadas a conhecer as 180 experiências, que estão disponíveis para visitantes e turistas, no âmbito da iniciativa Programa de atividades À Descoberta do Turismo Industrial 2024, que decorre de 16 a 30 de março, promovida pela Rede Portuguesa de Turismo Industrial, da qual a Marinha Grande faz parte.
Na Marinha Grande, o programa da Semana do Turismo Industrial integra demonstração do fabrico de vidro soprado ao vivo; visitas livres ou encenadas ao Museu do Vidro: conferência; visitas a empresas de vidros, moldes e plásticos; oficinas de pintura para famílias; passeio pedestre pelo património histórico da cidade; e noite de jogos de tabuleiro no Museu do Vidro.
A Agenda Nacional "À Descoberta do Turismo Industrial” e o programa concelhio estão disponíveis para consulta em https://www.cm-mgrande.pt/pages/1324

*Gabinete de Comunicação e Imagem

AGENDA | Aveiro 2024: Fadista Teresinha Landeiro estreia novo álbum no Teatro Aveirense

 Data: 9 de março (sábado)
Hora: 21h30
Local: Teatro Aveirense

A fadista Teresinha Landeiro apresenta o seu terceiro álbum, Para Dançar e Chorar, este sábado, dia 9 de março, às 21h30, no Teatro Aveirense. Integrado na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, é o primeiro concerto de apresentação do novo álbum da fadista, lançado em fevereiro.
Em Para Dançar e Chorar, Teresinha Landeiro reforça a sua própria identidade, mantendo o fado como peça central das suas canções e juntando-lhes influências da pop e do folclore.
Com um trajeto muito seguro e apresentações de norte a sul do País, passando por concertos internacionais, Teresinha Landeiro assume-se como um nome vital do fado contemporâneo, não só como intérprete, mas também como escritora de canções.
Para adquirir bilhetes para o concerto, basta dirigir-se à bilheteira do Teatro Aveirense ou recorrer ao site da Ticketline (https://ticketline.sapo.pt/evento/teresinha-landeiro-78727<http://?>).

Consulte a programação de Aveiro 2024 em:  https://aveiro2024.pt/pt/programa/<http://?>

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]