quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

SECÇÃO DE NATAÇÃO PROPORCIONA UM TREINO DIFERENTE AOS NADADORES DA EQUIPA DE CADETES

 

Nesta quadra festiva, que se celebra o nascimento de jesus, o último treino da equipa de cadetes da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, revestiu-se de um conjunto de actividades, que proporcionou um dia diferentes às crianças, que integram este escalão da Secção de Natação da Associação da cidade de Cantanhede.

Logo pela manhã, os “pequenos grandes” nadadores da Sociedade Columbófila, divertiram-se em animado convívio lúdico desportivo, que decorreu no Pavilhão Marialvas, gentilmente cedido pelo Municipio de Cantanhede, que sempre se associa a eventos desta natureza.

Após terminadas estas actividades, todos os nadadores participantes, visitaram a sede da sua Associação, com destaque para a passagem pela sala de troféus e pela galeria fotográfica, dando especial atenção às fotografias expostas dos ex-nadadores, que conquistaram títulos nacionais e internalizações em representação de Portugal, integrando as diversas selecções nacionais.

Para terminar as actividades deste memorável dia, os nadadores ocuparam o dia ainda, com uma ida ao cinema.

Liderada por Patricia Neves, coaching que integra a equipa multidisciplinar da Secção de Natação, coordenada pelo professor Paulo Ferreira, este evento proporcionado às crianças do escalão de cadetes, teve como principal objectivo proporcionar o convívio entre todos e em particular fomentar a entre ajuda e o espírito de equipa, acentuando significativamente os valores do fair play..

SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBEU DO L FITNESS HEALTH CLUB MAIS UMA VEZ BENS PROVENIENTES DA CAMPANHA DE NATAL

 

Nesta quadra do Natal, os projectos solidários desenvolvidos pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, “Fechada, mas de Porta Aberta”, que diariamente distribuiu bens alimentares pelas famílias que vem acompanhando nos últimos anos e o Projecto de Cooperação “. de Partida!”, que regularmente envia para Cabo Verde, bens para as famílias, beneficiaram da campanha solidária, “Natal Solidário”, promovida pelos ginásios do grupo LFitness Health Club, sediados nas cidades de Cantanhede, Águeda, Albergaria-a-Velha e Oliveira do Bairro.

A exemplo dos anos anteriores, Ana Moreira e Luis Querido, em representação do Administrador Luis de Jesus, no dia 22 de dezembro, procederam à entrega dos produtos alimentares oferecidos pelos seus clientes, no âmbito da campanha solidária que promoveu na nesta época natalícia.

Lurdes Silva, que estava acompanhada pela sua Vice-Presidente Magda Silva, aproveitou o momento para manifestar aos colaboradores da cadeia de ginásios LFitness Health Club, o agradecimento da sua Associação, pelo gesto solidário que a empresa teve e que vai possibilitar enriquecer os projectos solidários em curso na Sociedade Columbófila.

Sedeados em Cantanhede, Águeda, Albergaria-a-Velha e Oliveira do Bairro, os Ginásios LFitness Health Club, para além de proporcionarem aos seus clientes um acompanhamento físico e nutricional, adaptado a todas as idades, realizado por técnicos especializados, disponibilizam ainda treinos individuais e aulas de grupo desde Cycling, Zumba a Pilates, entre outras.



Aveiro | Reunião de Câmara – 22 de dezembro de 2022

 

Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 22 de dezembro de 2022, nos Paços do Concelho.

  1. Obra do Rossio sem prejuízos “patrimoniais ou arbóreos” – Tribunal volta a decidir contra o Movimento Juntos pelo Rossio

O Executivo Municipal tomou conhecimento da sentença do Tribunal Central Administrativo do Norte (TCAN), que decidiu negar provimento ao recurso de apelação contra a obra de requalificação do Rossio e da Praça General Humberto Delgado/ “Pontes”, apresentado por David Iguaz e pelo Movimento Juntos Pelo Rossio, por “não lograrem os requerentes fazer alguma prova (...) de quais os concretos prejuízos que se têm por ocorridos, ou que ainda irão decorrer”, refere o Tribunal, acrescentando que não foi possível ao Movimento Juntos pelo Rossio provar a destruição “de património edificado ou património arbóreo relevante”, concluiu.

Recordamos que os Requerentes, David Iguaz e o Movimento Juntos Pelo Rossio, pretendiam suspender todas as deliberações da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e da Assembleia Municipal de Aveiro respeitantes ao Rossio, para assim impedirem desde logo o início ou neste caso, o prosseguimento da intervenção. Pretensão que agora foi definitivamente negada.

A CMA congratula-se com a decisão judicial, que confirma a legalidade dos atos praticados pela CMA e pela Assembleia Municipal.

Na gestão da CMA vamos continuar a trabalhar com rigor e transparência, empenho e capacidade de realização, cumprindo os compromissos assumidos com os Cidadãos Aveirenses, cumprindo a Lei do País, com grande determinação e espírito de bem servir.

  1. Câmara cede EB das Areias de Vilar ao Agrupamento de Escuteiros local

O Executivo Municipal deliberou aprovar o Protocolo de cedência de instalações da Escola Básica das Areias de Vilar ao Agrupamento de Escuteiros 794 – Vilar, que passa assim a integrar a Rede Nacional de espaços Escutistas para Atividades.

As instalações estarão ao dispor do Agrupamento a partir do próximo dia 01 de janeiro de 2023 e até ao momento em que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) comunicar a data do início das obras de Requalificação da Escola Básica dos Areais e a ocupação da Escola Básica das Areias de Vilar como escola provisória dos Areais.

  1. Tarifa de Resíduos Urbanos para 2023

O Executivo Municipal deliberou aprovar para o ano de 2023 a manutenção dos valores de 2022 da Tarifa de Resíduos Urbanos, nas suas várias tipologias.

É importante relembrar que em 2021 a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu reduzir em 15% a Tarifa de Resíduos Urbanos, mesmo considerando a decisão do Governo implementada em 2021 de aumentar para o dobro o valor da Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) a cobrar aos Municípios, passando de 11€/tonelada (ton) para 22€/ton. A TGR em 2023 vai passar a ser de 25€/ton, perspetivando-se também um aumento do preço unitário do tratamento de resíduos urbanos na UTMB da ERSUC em 2023 (ainda não definido), tendo esse forte agravamento dos custos da TGR merecido protesto da CMA e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

  1. Apoio ao investimento ao Centro Comunitário de São Pedro de Aradas

O Executivo Municipal deliberou aprovar a alteração ao objeto do Protocolo de Cooperação Financeira para Apoio ao Investimento no valor de 8.300€, atribuído pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) ao Centro Comunitário da Paróquia de São Pedro de Aradas, passando agora este valor a estar destinado à aquisição de duas televisões e um sistema de chamada e som ambiente.

Trata-se de um apoio no quadro do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA) protocolado em junho de 2022 e que estava previamente definido para a aquisição de um parque infantil que não foi possível concretizar.

Para a CMA o apoio às Associações e o desenvolvimento humano e social de crianças e jovens, é uma opção política prioritária que continuaremos a fomentar.

  1. Vem aprender a programar”: nova atividade de programação dedicada a alunos do 1.º Ciclo

Considerando que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) por via da sua iniciativa Aveiro Tech City, pretende, entre outros objetivos, sensibilizar a comunidade educativa para importância das competências STEAM, promovendo a criatividade, cooperação e o trabalho em grupo por parte dos alunos, concebendo e desenvolvendo projetos concretos com impacto direto na realidade escolar e social, o Executivo Municipal deliberou aprovar as Normas de Participação da atividade “Vem aprender a programar”.

Trata-se de um projeto piloto de ocupação dos tempos livres para os alunos do 2.º e 3.º anos, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inteiramente dedicada à exploração da plataforma UBBU e que irá decorrer a partir do próximo dia 18 de janeiro e até final do presente ano letivo 2022/2023, na Casa da Cidadania, sempre à quarta-feira, das 18h30 às 20h30.

Neste âmbito o Executivo Municipal aprovou as normas de participação e o valor de inscrição nos valores de 20,00€ para alunos de Escalão A, 30,00€ para alunos de Escalão B e de 40,00€ para os restantes alunos.

  1. Caducidade do direito de ocupação da loja 12 do Mercado Manuel Firmino

O Executivo Municipal deliberou aprovar a proposta de caducidade do direto de ocupação da loja 12, do Mercado Manuel Firmino, depois do seu concessionário ter renunciado de forma voluntária e unilateral ao direto de ocupação do espaço.

  1. Avaliação positiva ao PPPZIC ao nível da sustentabilidade e do ambiente

O Executivo Municipal deliberou aprovar o Relatório Final de Monitorização e Controlo do Plano de Pormenor de Parte da Zona Industrial de Cacia (PPPZIC), que faz uma avaliação global positiva dos resultados obtidos ao nível da sustentabilidade e do ambiente.

A execução deste Plano realizado em cooperação pela Câmara Municipal de Aveiro e a empresa Navigator Tissue Aveiro, S.A., “veio proporcionar o crescimento económico, com a criação de mais 130 postos de trabalho diretos” e o reforço da estruturação viária, com ganhos no que respeita ao “aumento da segurança e conforto” para os utilizadores das vias adjacentes, pode também ler-se no Relatório.

Por fim, o Relatório, que será enviado para a Agência Portuguesa do Ambiente e disponibilizado no site oficial da CMA (https://cm-aveiro.pt), refere ainda “as vantagens ambientais” do PPPZIC, com “o reforço positivo nas medidas de defesa contra riscos e inundações (...), bem como a integração paisagística do Plano e contributo ambiental com a plantação de 210 árvores e 489 arbustos autóctones” conclui.

  1. Encerramento do Parque de Campismo de São Jacinto

O Executivo Municipal deliberou tomar conhecimento dos termos do acordo alcançado no âmbito do processo judicial em curso e agora terminado, que vai concretizar a desocupação total do Parque de Campismo de São Jacinto até ao dia 15 de março de 2023, tal como divulgado publicamente através de Aviso, Nota de Imprensa e publicitação nas plataformas digitais da Câmara Municipal de Aveiro na última terça-feira, dia 19DEZ22.

  1. Alteração às Reuniões de Câmara do mês de janeiro

Considerando a baixa probabilidade de novos processos para deliberação em Reunião de Câmara, entre a última Reunião de 2022 (22 de dezembro) e a primeira Reunião de 2023 (05 de janeiro), por força das Festas de Natal e de Passagem de Ano, o Executivo Municipal deliberou aprovar a alteração das datas das Reuniões de Câmara do mês de janeiro.

Assim, as Reuniões de Câmara de janeiro de 2023 não se irão realizar nos dias 05 e 19, mas sim nos dias 12 e 26 do referido mês, sendo a primeira de carácter público e a segunda de carácter privado, ambas pelas 15h30, nos Paços do Concelho.

Montemor-o-Velho: GNR recupera material furtado há cerca de dez meses


A GNR de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, no dia 21 de dezembro, recuperou diverso material furtado, no concelho de Montemor-o-Velho.

No âmbito de diligências de inquérito por um furto numa obra, que decorria há cerca de dez meses, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram apurar a localização de diverso material furtado. No seguimento da ação foram recuperados os seguintes objetos:

·Seis rebarbadoras;
·Um berbequim;
·Uma aparafusadora a bateria;
·Uma serra elétrica;
·Um rolo elétrico para lixar;
·Uma máquina roedora elétrica.

Da ação resultou ainda a identificação de um homem de 46 anos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Velho.

CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO NA RUA D. AFONSO III EM SILVES NO DIA 27 DE DEZEMBRO

 
O Município de Silves informa que, a Rua Afonso III, sofrerá um condicionamento de trânsito no dia 27 de dezembro, entre as 08h00 e as 13h00, por motivo de betonagem de obra.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.
 

Proença-a-Nova | Passeios Pedestres em 2023 seguem ao ritmo do Roteiro das Artes

 

Os passeios pedestres em 2023 vão andar de mãos dadas com o Roteiro das Artes, propondo a passagem por uma obra a cada mês, sendo que o grande destaque de 2023 será a comemoração do passeio nº200 que coincidirá com um dos passeios pedestres mais concorridos do ano – NaTal Rota Gourmet.

Os passeios pedestres do Município são já uma marca consolidada que ao terceiro domingo de cada mês propõe partir à descoberta do concelho e, no próximo ano, além de promoverem o pedestrianismo e a gastronomia, irão promover o Ano Municipal das Artes. O ano de 2023 será marcado pela promoção de todas as artes e dos seus artistas que se têm inspirado no nosso concelho para a suas criações artísticas. Além daquilo que a arte representa, o objetivo é que o concelho seja mais atrativo para quem nos visita e para os residentes que seja uma forma de elevar a autoestima e, dessa forma, estimular a capacidade de criar e fazer acontecer arte.

Em janeiro, a primeira paragem será no Farol dos Ventos, na Serra das Talhadas, um percurso circular de aproximadamente 9 quilómetros com início e fim no Chão do Galego. Esta obra, de autoria do escritório MAG, é inspirada numa ave colorida que levanta voo junto à Buraca da Moura.

A lista de passeios pedestres para 2023 já está disponível aqui e conta ainda com os passeios temáticos Montes de Cereja, em maio, em Montes da Senhora, e a Rota do Plangaio, em setembro, em Sobreira Formosa. Para o NaTal Rota Gourmet, em dezembro, será um passeio especial para o qual está a ser preparada uma comemoração.

Em 2022, um ano marcado ainda pelas restrições da pandemia, os passeios pedestres registaram no total 670 participantes, passando por Amoreira, Braçal, Casais, Maljoga, Montes da Senhora, Sobreira Formosa, Sobral Fernando, Vergão, Herdade, Sobrainho dos Gaios e Giesteiras.

JAZZ NAS ADEGAS SILVES RECEBE RUI FILIPE FREITAS QUARTETO

 A segunda sessão do JAZZ NAS ADEGAS tem lugar já nos próximos dias 13 e 14 de janeiro pelas 21h00 e 17h00, respetivamente, no Real Picadeiro, com os vinhos da Quinta da Malaca e conta com a atuação do grupo RUI FILIPE FREITAS QUARTETO.
O quarteto constituído por músicos de jazz residentes no algarve propõe um repertório formado por composições originais e pelo Cancioneiro Americano numa perspetiva comprometida com a tradição jazzística, conjugando-a com a singularidade musical e estética de cada um dos seus integrantes.
Um espetáculo imperdível com Luís Domingos Miguel _Saxofone e Tenor, Vítor Guerreiro_Guitarra, Hugo Santos_Contrabaixo e Rui Filipe Freitas_Bateria.
As restantes sessões da 6ª Edição do Jazz nas Adegas, terão lugar nos seguintes dias/locais e com os seguintes artistas:
 
27.jan.23  21h00 | 28.jan.23 17h00
Quinta do Barradas       
Kush Lescrooge Quarteto
               
24.fev.23  21h00 | 25.fev.23 17h00         
Cabrita Wines  
Marta Rodrigues Quarteto        
 
10.mar.23  21h00 | 11.mar.23 17h00
Herdade Barranco do Vale         
Filarmónica Jazz Combo                              
 
24.mar.23  21h00 | 25.mar.23  17h00
Quinta do Rogel              
String Reed Trio              
 
14.abril.23  21h00 | 15.abr.23  17h00
Quinta João Clara           
Nuno Carpinteiro                           
 
28.abr.23  21h00 | 29.abr.23 21h00         
Barranco Longo               
Las Guitarras Locas        
 
12.mai.23  21h00 | 13.mai.23  17h00
Paxá Wines       
Analog Music Project                   
 
26.mai.23  21h00 | 27.mai.23  17h00
Convento do Paraíso    
Manouche Station
 
O evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
Os ingressos têm um custo associado de 20 euros (inclui, para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), encontrando-se já à venda os bilhetes do RUI FILIPE FREITAS QUARTETO na plataforma BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios. O evento destina-se a maiores de 18 anos.
+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 | email: turismo@cm-silves.pt

 

ANEPC ACIONA DISPOSITIVO DE PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO RODOVIÁRIA


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aciona a partir de hoje, dia 22 de dezembro, até ao próximo dia 1 de janeiro, um Dispositivo de Prevenção e Intervenção Rodoviária, o qual tem como objetivo contribuir para uma cadeia de socorro eficaz nas estradas durante o Natal e Ano Novo.

A ANEPC vai, desta forma, com o apoio dos Corpos de Bombeiros, mobilizar meios humanos e materiais adequados, elevando o nível de prontidão e rapidez de intervenção de proteção e socorro, apostará ainda numa presença visível em locais estratégicos, como fator de sensibilização para a promoção da segurança rodoviária e para a diminuição da sinistralidade.

O Dispositivo de Prevenção e Intervenção Rodoviária é composto por 784 bombeiros e 237 veículos dos Corpos de Bombeiros, com valências na área do socorro, e estará em prontidão permanente preposicionado em 124 locais estratégicos, nas proximidades das vias rodoviárias com maior fluxo de trânsito, em função do histórico e dinâmica dos movimentos pendulares que se verificam em cada distrito.

Hoje, dia 22 de dezembro, pelas 19h00, a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, acompanhada pelo Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, pelo Comandante Regional, Elísio Oliveira, e pelo Comandante Distrital de Setúbal, João Pinto, visita o Dispositivo de Prevenção e Intervenção Rodoviária acionado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, na Rotunda do Centro Sul, no Concelho de Almada.

Convidamos os jornalistas a acompanharem esta ação como forma de dar visibilidade e, simultaneamente, prestar reconhecimento pelo trabalho destes Homens e Mulheres que asseguram, de norte a sul do pais, a proteção e socorro à população em especial nesta quadra festiva.

Alcina Coutinho

Câmara de Évora abastece Patão com água da rede pública

A Câmara Municipal de Évora está a proceder à instalação de contadores de água em 11 habitações do aglomerado populacional do Patão (Freguesia de Canaviais), após os devidos procedimentos administrativos necessários à contratualização do abastecimento.
Recorde-se que a primeira fase da obra, no final de 2021, consistiu na construção dos ramais domiciliários. Trata-se de um investimento que, para além de garantir o acesso à água tratada, permitiu criar um sistema de abastecimento em redundância, que proporciona uma forma alternativa do abastecimento à restante Freguesia, sempre que necessário. 
As ligações de água realizadas pelo Município de Évora no lugar do Patão foram excecionalmente justificadas pelo acesso à água pública dentro dos princípios gerais do regime jurídico dos serviços municipais de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 194/2009, de 20 agosto. O acesso à água tratada é, pois, um direito das populações e um marco dos avanços civilizacionais e da saúde humana.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Varela, foi ao terreno ver o andamento dos trabalhos e informou que se tratam de intervenções que decorrem um pouco por todo o Concelho para permitir o acesso a água da rede pública de abastecimento à população que ainda recorre a furos ou poços. 
Está também já em preparação uma intervenção de maior escala na zona da Garraia, trabalhos que, a seu tempo, se estenderão a outras zonas, nomeadamente onde há cada vez menos água de nascentes ou água com fraca qualidade.

Vila Frescaínha S. Martinho | Prémio Valor IPCA/Santander Universidades distinguiu três projetos solidários

 Adenilson, Diana e Sara são estudantes do IPCA e têm em comum o gosto e a prática regular de voluntariado. 
No dia 19 de dezembro, Dia do IPCA, receberam o Prémio Valor IPCA/Santander Universidades por se destacarem positivamente na vertente humana e solidária, no seio da comunidade académica.
O Prémio Valor premeia a participação dos estudantes em práticas de cidadania ativa e de voluntariado, desenvolvidas no IPCA ou na comunidade exterior, tendo um valor monetário de 1700 euros que, este ano, foi dividido pelos três estudantes.
Os projetos destes estudantes foram três dos sete candidatos ao Prémio Valor IPCA/Santander Universidades na edição de 2022. O prémio foi entregue, na sessão solene do Dia do IPCA, pela presidente da instituição, Maria José Fernandes, e pelo representante do Banco Santander, Nuno Vieira.
 
Chegado do Brasil, Adenilson acarinhou a OPAH 
O estudante Adenilson Camargo do mestrado em Fiscalidade desenvolve trabalho de voluntariado regular na Associação OPAH – Organização Portuguesa de Ajuda Humanitária. Esta associação de solidariedade social tem como objetivo o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, compostas, na sua maioria, por imigrantes e refugiados, ajudando-os na respetiva integração. Quando Adenilson chegou a Portugal, em plena pandemia, encontrou esta associação que, com a sua experiência ajudou a formalizar sendo agora convidado para ser vice-presidente. “Recomeçar é dar uma nova oportunidade a si mesmo, cada recomeço temos a possibilidade de fazer parte dessa nova história”, referiu o estudante que lembrou a importância desta associação na sua integração quando chegou a Portugal.
“Quando cheguei ao IPCA ouvi a frase: Faz o seu caminho. Acreditei muito nesta frase, que estou a trilhar o meu, cada oportunidade que surge através do IPCA, esforço-me e dedico-me a participar” referiu após ter ganho o Prémio Valor IPCA/Santander Universidades o que o fez ver que está no caminho certo.
 
Diana fundou uma associação em plena pandemia 
A estudante Diana Duarte da licenciatura em Gestão Pública desenvolve trabalho periódico de voluntária na associação Easy Future, fundada por si em 2020, em plena pandemia. Sara sentiu na pele a dificuldade em manter-se informada sobre todas as alterações a nível escolar propícias da altura. Em conjunto com 5 colegas, resolveram fundar uma associação juvenil, sedeada em Barcelos, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo apoiar jovens do ensino secundário, através de meios e materiais, para que estes tenham os melhores resultados académicos possíveis ajudando-os também na escolha do curso. A estudante, que já fez voluntariado em outras ações, refere que o trabalho que desenvolve terá sempre um retorno positivo na vida de um estudante. “Acho que devemos cada vez mais motivar cada uma das pessoas que estão ao nosso lado para a prática do voluntariado e da solidariedade, mostrando-lhes o quão gratificante é ver que alguém ficou feliz ou que mudamos a vida de alguém através de um pequeno gesto que para nós até pode ser insignificante, mas que para alguém pode ser tudo”, afirma.
 
Caso familiar levou Sara até ao voluntariado 
A Sara Amado é estudante do mestrado em Gestão de Atividades Turísticas e desenvolve, desde setembro de 2021, trabalho de voluntária na Refood de Braga, que tem por objetivo acabar com o desperdício dos alimentos preparados e a fome nos bairros urbanos recorrendo a voluntários. A Sara, junta-se a mais de mil voluntários que se envolvem nesta causa. “A mim fascina-me saber que um voluntário ao dedicar 2 horas por semana significa ajudar em refeições para cerca de 10 pessoas, ou seja, é uma ação que é imediatamente refletida para o bem-estar da comunidade”, refere a voluntária bracarense. Sara começou a fazer voluntariado em 2016 numa associação que ajudava pessoas e famílias carenciadas com diagnóstico de cancro, tendo a mãe de Sara recuperado de um cancro nessa altura.

Ana Teixeira

CENTRO DE MARCHA E CORRIDA DE SILVES - SILVES RUNNERS PROMOVE PARTICIPAÇÃO NA MEIA MARATONA LISBOA 2023 Inscrições online até dia 31.dezembro

 O Município de Silves, através do centro de Marcha e Corrida de Silves – Silves Runners, irá promover a participação dos munícipes do concelho, na grande prova internacional, EDP Meia Maratona de Lisboa 2023, que terá lugar a 12 de março de 2023, em Lisboa.

São duas distâncias, de 21 ou 10 km, que os participantes poderão escolher e começarem a treinar com o grupo Silves Runners, através de caminhas e corridas regulares semanalmente, para uma prova num percurso único que começa em plena ponte 25 de abril e termina no coração de Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos.
 
Os interessados em participar nesta prova, poderão fazer a sua inscrição de grupo com o Silves Runners em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9591&ver=18437 , até dia 31 de dezembro, mas com limitação de vagas. Ao fazer a sua inscrição com o grupo Silves Runners, para além da sua participação, também poderá realizar a preparação física e técnica para os 21km ou 10km; viagem no autocarro da CMS; kit de participação – t’shirt técnica, dorsal e chip de registo de tempo e saco oficial; e convívio após a prova (local a definir).
 
Relembramos que a EDP Meia Maratona de Lisboa, é a meia maratona mais rápida do mundo, e todos os anos junta mais de 30.000 participantes, incluído milhares de atletas estrangeiros e amadores.
 

Detido em flagrante por posse de arma proibida, na Tocha

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial da Tocha, no dia 20 de dezembro, deteve em flagrante um homem de 42 anos por posse de arma proibida, na localidade da Tocha, no concelho de Cantanhede.

Durante uma ação de fiscalização e segurança rodoviária, os militares da Guarda abordaram uma viatura tendo o seu condutor manifestado um comportamento suspeito e evidenciado algum nervosismo.

No decorrer das diligências policiais, foi possível detetar no interior do veículo um objeto, cujas caraterísticas tinham sido alteradas, e por isso transformado numa arma de fogo, motivo que levou à detenção do indivíduo e à apreensão da arma proibida.

O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Cantanhede.

Évora | Principais assuntos tratados na reunião de Câmara de 14 de dezembro



- Imposto Municipal sobre Imóveis 2023, Derrama 2023, Participação Variável no IRS para 2023 e Taxa Municipal de Direitos de Passagem para 2023 - Aprovados por unanimidade, após negociação e consenso entre todos os eleitos.
- Estudo de Avaliação de impactos para a criação de Regulamento Municipal de Benefícios Fiscais para 2023, apresentado pela Vereadora Florbela Fernandes do MCE - Aprovado por maioria, com a abstenção dos Vereadores do PS, José Calixto e Lurdes Nico e os votos contra dos Vereadores PSD, Henrique Sim-Sim e Patrícia Raposinho. 
- Assinatura da Carta de Compromisso referente ao projeto "Planos Locais para a Integração das Comunidades Ciganas” – Aprovado por unanimidade. 
- Relatório da Comunidade Cigana de Évora - O Plano concelhio está em curso desde 2019, produzindo a Unidade de Rede para a Inclusão e o Diálogo Intercultural (Conselho Local de Ação Social) um relatório anual sobre o trabalho realizado junto da comunidade  – Tomado conhecimento. 
- Plano de Segurança da Água - Este plano promove uma abordagem integrada de avaliação e gestão do risco no sistema de abastecimento de água para consumo humano de Évora, garantindo um abastecimento seguro e um aumento de ganhos de eficiência no desempenho da entidade gestora, apresentado pelo Vereador Alexandre Varela (CDU) – Aprovado por unanimidade. 
- Subscrição no capital social do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), pelo Município de Évora no total de 400 mil euros, parte em espécie com cedência de terrenos municipais, proposto pelo Presidente da Câmara Carlos Pinto de Sá – Aprovado por unanimidade.
- Atribuição de topónimo a Mariana Santos Calhau Perdigão (primeira mulher Governador Civil), proposto pelos Vereadores eleitos pelo PSD, Henrique Sim-Sim e Patrícia Raposinho – Aprovado por unanimidade e será enviado para parecer da Comissão Municipal de Toponímia. 
- Medidas de Prevenção e Combate a Sentimentos de Insegurança no Centro Histórico e no Concelho de Évora (recomendação para análise no seio do Conselho Municipal de Segurança) propostas pela Vereadora eleita pelo Movimento Cuidar de Évora, Florbela Fernandes - Aprovado por unanimidade. 
- Congratulação pela Conquista de Évora Capital Europeia da Cultura 2027, apresentada pelos eleitos da CDU, do PS, da Coligação Mudar com Confiança e pelo MCE - Aprovada por unanimidade.
 - Saudação aos 122 anos da SOIR Joaquim António d' Aguiar e homenagem prestada a João Bilou, apresentada pelos eleitos da CDU - Aprovada por unanimidade. 
- Saudação aos 30 anos do Grupo Académico Seistetos, apresentada pelos eleitos da CDU - Aprovada por unanimidade. 
- Saudação aos 20 anos do Imaginário Associação Cultural, apresentada pelos eleitos da CDU - Aprovada por unanimidade. 
- Saudação aos 9 anos do Armazém 8, apresentada pelos eleitos da CDU - Aprovada por unanimidade. 
- Voto de Felicitação pela Reeleição do Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, apresentado pelos Vereadores do PS - Aprovado por Unanimidade. 
- Voto de Saudação pelo 104º Aniversário do Juventude Sport Clube de Évora, apresentado pelos Vereadores do PS - Aprovado por unanimidade.

SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SILVES ENCERRADOS NOS DIAS 23, 26 E 30 DE DEZEMBRO

 
O Município de Silves informa que os seus serviços estarão encerrados ao público nos dias 23, 26 e 30 de dezembro.
Informamos ainda que o serviço de balcão único estará encerrado no dia 2 de janeiro, por motivos de transição do orçamento para o ano 2023 no sistema contabilístico.
Serão assegurados os Serviços de Proteção Civil Municipal, Ação Social, Transporte de Apoio à Comunidade, Castelo, Museu, Quinta Pedagógica e dos serviços públicos essenciais de fornecimento de água e recolha de resíduos urbanos.
A autarquia pede a compreensão dos munícipes e formula votos de Bom Natal e de Boas Festas.

 

Candidatura elaborada pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara. Junta de Freguesia da Tocha reforça parque de máquinas da equipa de sapadores florestais

A equipa de sapadores florestais da Junta de Freguesia da Tocha acaba de ver reforçada a sua capacidade da intervenção com um trator 115cv equipado com guincho e lâmina frontal, um destroçador de martelos e um corta-matos de correntes.

Os referidos novos equipamentos passam a estar ao dispor daquela estrutura de vigilância e prevenção de incêndios através de uma candidatura elaborada pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Cantanhede à medida Atribuição de Maquinaria do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Entretanto, para concretização do apoio previsto na candidatura, foi celebrado, entre a Junta de Freguesia da Tocha e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, um contrato de comodato que estabelece as condições de cedência dos meios mecanizados destinados a aumentar a eficácia dos sapadores nas ações de silvicultura preventiva e contribuir para a redução da perigosidade de incêndio rural em territórios com elevada suscetibilidade.

Nos termos do que consta no documento, a Junta de Freguesia da Tocha compromete-se a complementar a atividade da equipa num acréscimo de 100 hectares/ano de gestão de combustível em serviço público, garantir a operacionalidade e manutenção dos equipamentos, assegurar a cobertura de eventuais danos de responsabilidade civil e garantir o reporte do trabalho mecânico executado nos moldes definidos para o Programa de Sapadores Florestais, por meio de um relatório circunstanciado.

Recorde-se que, neste âmbito, o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Cantanhede assegura o acompanhamento técnico da equipa de sapadores florestais da Junta de Freguesia da Tocha (SF 06-162), desde a sua constituição, em 18 de julho de 2008, tendo participado no processo da sua constituição e recrutamento de pessoal.


6 milhões de euros para desenvolver ferramentas que promovam o uso mais sustentável dos ecossistemas

A Universidade de Coimbra (UC) integra um projeto europeu que aposta no desenvolvimento de ferramentas para o uso mais sustentável dos ecossistemas. Helena Freitas, professora catedrática do Centro de Ecologia Funcional e Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC), é a coordenadora nacional do projeto, agora contemplado com mais de 6 milhões de euros.


«O Towards Sustainable Land-use Strategies in the Context of Climate Change and Biodiversity Challenges in Europe (Europe Land) centra-se na integração de recursos das ciências naturais e sociais para identificar, desenvolver, testar e implementar ferramentas integradas para melhorar a compreensão dos fatores subjacentes às decisões de uso do solo, bem como a consciencialização e envolvimento das partes interessadas em termos de mudanças climáticas e desafios da biodiversidade», explica Helena Freitas.

Segundo a catedrática da FCTUC, este é um projeto que espera preencher lacunas específicas associadas a indicadores integrados para monitorizar o uso do solo e dos recursos, os efeitos da consciencialização e tipologias comportamentais para o uso mais sustentável dos ecossistemas em toda a Europa, assim como ferramentas interativas para explorar diferentes cenários e envolver abordagens participativas.

O Europe Land também «pretende desafiar a narrativa dominante através da escolha de estudos de caso, especificamente comparando situações da Europa Oriental e Ocidental, ao mesmo tempo que dedica especial atenção ao papel das partes interessadas nas decisões de uso do solo», esclarece a coordenadora nacional.

No âmbito deste projeto internacional as entidades envolvidas têm ainda como objetivo «produzir uma caixa de ferramentas interativa para que os utilizadores experimentem diferentes usos do solo, entendam as conexões entre eles e desenvolvam um modo de pensar holístico e sistémico. Em articulação com os esforços de envolvimento estratégico das partes interessadas e iniciativas de capacitação, espera-se que os recursos do projeto apoiem o uso sustentável do solo e a tomada de decisão», conclui Helena Freitas.

Além de Portugal, o Europe Land, um projeto Horizonte Europa, inclui instituições da Alemanha, Grécia, Estónia, Dinamarca, Roménia, Polónia, Letónia, Eslováquia, Áustria e República Checa.

Sara Machado
Assessora de Imprensa – Universidade de Coimbra – Faculdade de Ciências e Tecnologia

GLEEN MILLER ORCHESTRA EM OVAR


Para o primeiro trimestre de 2023, Ovar continua a oferecer uma programação cultural competitiva e a promover iniciativas diferenciadoras. Com três eventos identitários a destacarem-se - Cantar os Reis, Carnaval e Quaresma – há muitos outros motivos para atrair o público, como a peça “Lar Doce Lar”, com Maria Rueff e Joaquim Monchique, o espetáculo de Bárbara Tinoco, com “As Canções que Ninguém Quis”, ou a mais famosa big band do mundo, a Gleen Miller Orchestra.
Em 2023, a tradição do “Cantar os Reis” volta a ser cumprida no concelho de Ovar e ocupa lugar de destaque nos dias 6 e 7 de janeiro, no Centro de Arte, onde Troupes Adultas e Troupes Infantis são desafiadas a reviver a tradição local, cuja qualidade e singularidade está atestada através do Registo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, desde 2020.
A 13 de janeiro, “Lar Doce Lar”, o espetáculo que juntou, pela primeira vez em palco, Maria Rueff e Joaquim Monchique, com um texto vibrante interpretado pelo brilhantismo cómico dos dois atores, tem paragem em Ovar.

Hélder Bruno, com “under a water sky”, faz-se acompanhar em palco, no Centro de Arte de Ovar, dia 20 de janeiro, pelo Blossom Ensemble (quinteto de cordas) e por três convidados especiais: Maria João, Quiné Teles e Maria Martins. Um concerto com personalidade estética musical única.

O Carnaval de Ovar está de regresso em 2023, com a “Vitamina da Alegria” a reinar em todo o seu esplendor. A 28 de janeiro, Marcelo D2 e a Orquestra Bamba Social são os protagonistas do espetáculo de abertura do Carnaval de Ovar 2023, que integra ainda um grande lote de ritmistas locais. Diogo Nogueira, Quim Barreiros, Tio Jel, Plutónio e Chico da Tina são alguns dos nomes que vão animar o Espaço Folião. A Grande Noite Mágica, noite de segunda, 20 de fevereiro, é um dos eventos mais esperados e que distingue o Carnaval de Ovar de todos os outros, com um programa intenso. A 19 e 21 de fevereiro, têm lugar os Grandes Corsos, na Avenida Sá Carneiro.

Encerrado o tempo do Entrudo, a 22 de fevereiro inicia-se o período da Quaresma e Páscoa Ovar 2023, com a Missa e Imposição das Cinzas na Igreja Matriz, e que em 2023 terá um Programa Religioso e Cultural trabalhado entre a Câmara Municipal e a Paróquia de S. Cristóvão de Ovar, sendo o ponto alto das celebrações religiosas a realização das habituais Procissões Quaresmais, nos dias 5, 17 e 19 de março. A 12 de março, haverá espaço para a apresentação de “Quadros Vivos de Caravaggio”, uma dramatização monumental das obras do pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio, que é acompanhada de música sacra da época (Requiem), na Igreja Matriz de Ovar.

A 10 de março, Bárbara Tinoco traz ao palco do Centro de Arte de Ovar “As canções que ninguém quis”, num concerto especial que mostra que mesmo os mais experientes e talentosos músicos já viram as suas canções recusadas. Um espetáculo com intérpretes especiais - Diogo Piçarra e Joana Espadinha - e com a moderação de Tito Couto que promete ser um momento único e inesquecível.

Ainda em março, dia 18, o teatro volta a marcar a agenda, com “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”, criação e interpretação de Sara Barros Leitão. A história das mulheres que põem o mundo a mexer, limpam o mundo, educam o mundo…, uma peça que partiu da criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal, em 1974.

Glenn Miller Orchestra, a mais famosa big band do mundo, chega a Ovar, a 24 de março, para uma hora e trinta de espetáculo no palco do Centro de Arte de Ovar. Dirigidos por Ray MacVay, os 20 talentosos músicos que compõem esta big band farão o público recuar até aos anos trinta, num concerto especial.

A encerrar o trimestre, a cantora brasileira Marie Froes traz à Escola de Artes e Ofícios um concerto intimista que integra a sua tour europeia. Ritmos brasileiros com sensibilidade e perspicácia, numa sonoridade que ultrapassa fronteiras, tornarão a noite num momento de rara beleza.

A 7ª temporada Shortcutz Ovar 2023 arranca com 10 datas até ao final do ano, na Escola de Artes e Ofícios, onde o cinema e as curtas-metragens já conquistaram o seu público em Ovar.

Apostando na aprendizagem criativa e na mediação de públicos, o programa EIXO, na sua vertente formativa, consolida a imagem positiva e dinâmica de Ovar nas diversas redes de programação cultural, com dança, teatro musical, visitas e oficinas.

Biblioteca Municipal de Ovar, Museu Júlio Dinis e Museu Escolar Oliveira Lopes terão também, durante o primeiro trimestre do ano, exposições a decorrer e com entrada gratuita, nos horários de funcionamento habitual dos equipamentos. Consulte a agenda jan/mar 2023 e fique a par de toda a programação cultural do municipal.

Câmara de Águeda é o 6.º Município do país com melhor presença digital

 Águeda foi ainda destacada, entre os 308 municípios do país, no top 10 do ranking setorial “Serviços online”
O Município de Águeda foi duplamente premiado, ontem, no IPIC – Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais, com o sexto lugar do ranking global dos municípios com melhor presença digital, entre os 308 do país, e com o top 10 do ranking setorial “serviços online”. A avaliação, que é referente ao ano de 2021, foi anunciada ontem, numa sessão que decorreu na Universidade do Minho, em Braga.
“Esta é mais uma distinção que realça a qualidade dos serviços prestados à população, aliando a modernização administrativa a uma política de proximidade e eficiência”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que este reconhecimento aponta o Município, mais uma vez, como exemplo de boas práticas.
O IPIC, que vai na sua 11.ª edição, resulta de um estudo desenvolvido pelo Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, através do GÁVEA – Laboratório de Estudos e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Trata-se de uma iniciativa daquela academia, da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e da Universidade das Nações Unidas - Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV).
Para o cálculo deste índice, são avaliados e classificados por observação direta dos 308 websites camarários, definidos em 32 grupos de indicadores arrumados em quatro critérios.
O mesmo estudo fez ainda uma análise comparativa, tendo em conta a dimensão das Autarquias, classificando-as em três classes, em função do seu número de habitantes. Finalmente, foram apresentados os resultados da análise efetuada para cada uma das classes anteriores em termos de ranking global e em termos de cada um dos quatro critérios analisados neste estudo.
A pontuação neste ranking global é obtida através do somatório destes critérios, designadamente: tipo e atualização de conteúdos; acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; serviços online e participação.

 

EFFORIE: CONHEÇA A NOVA MARCA DE ARTIGOS DE LUXO EM 2ª MÃO QUE NASCEU EM BRAGA


Nem tudo tem de ser para sempre. Nem a mala perfeita. "Se não usa algo há ano, venda” - É este o lema de Bruna de Castro e de Diana Pinto Guimarães, duas amigas de Braga com uma paixão por moda que resolveram criar uma marca online de Second Hand Luxury.
Porquê ocupar o espaço no guarda-roupa que podia pertencer a coisas novas? Foi precisamente este o pensamento que Bruna de Castro, de 26 anos, licenciada em marketing e dedicada a projetos de e-commerce e de Diana Pinto Guimarães, farmacêutica, de 38 anos, que recentemente criaram um projeto em comum – a EFFORIE.

O grande propósito da EFFORIE é o de disponibilizar uma solução simples para vender, trocar ou comprar um acessório de luxo que está a precisar de uma segunda vida e o de proporcionar uma boa experiência para quem os procura. Num mundo repleto de novidades e tendências, a marca pretende apelar a um consumo mais consciente, criando assim um ciclo de compra e venda, que permita a todas as apaixonadas por moda de luxo estar sempre no seu melhor, com pouco ou nenhum desperdício.

Cada vez mais o consumidor atual valoriza e deseja produtos de luxo, e as marcas deste setor chegam cada vez a mais pessoas, especialmente a uma camada cada vez mais jovem. No entanto, o acesso a este tipo de artigos não é acessível a qualquer consumidor, seja por uma questão financeira, ou até mesmo por modelos que são descontinuados, esgotados ou que exigem uma grande lista de espera. “Todos os produtos que temos estão em ótimo estado, e queremos que o cliente sinta que está a fazer uma compra como qualquer outra, de um produto de luxo novo. Tivemos em conta a experiência na loja online, no apoio ao cliente e no packaging. É possível encontrar atualmente na Efforie produtos novos, por usar e ótimas oportunidades”, afirma Bruna de Castro.

“Tanto eu como a Diana somos seguidoras e admiradoras de moda, e temos vindo a observar o percurso que as marcas de luxo estão a fazer, entrando cada vez mais no nosso dia-a-dia e, por sua vez, despertando cada vez mais o desejo de compra em públicos jovens e com uma situação económica ligeiramente diferente do que acontecia até há bem pouco tempo. Uma vez que este tipo de produtos tende a terem ótima qualidade e a serem estimados ao máximo, há realmente uma grande oportunidade para um mercado circular, de compra e venda deste tipo de produtos. Para além de querermos contribuir para um consumo sustentável e mais responsável, acreditamos que este mercado irá crescer nos próximos anos e a compra de produtos de luxo em segunda mão ficará completamente normalizada e para uma grande parte do público será a 1ª opção. Não são produtos que se justifiquem ficar parados e as pessoas precisam de uma solução rápida e fácil para os venderem. Com o meu know-how em marketing e em e-commerce, e com o conhecimento do mercado de luxo que a Diana possui, decidimos criar a EFFORIE, com a qual pretendemos chegar a todo o país, oferecendo uma ótima experiência de compra, sempre com base na confiança e com um apoio ao cliente como gostaríamos sempre de ter enquanto consumidoras” reforça Bruna de Castro.

A marca garante ainda uma avaliação bastante rigorosa na autenticação e certificação dos produtos, pois a confiança do cliente é sem dúvida um dos pontos mais importantes. Todos os produtos adquiridos na EFFORIE vêm sempre acompanhados de documentação que comprova a originalidade dos produtos, sendo que sempre que necessário, recorrem a um sistema de verificação chamado Entrupy com IA (Inteligência Artificial), especialmente concebido para analisar produtos de luxo.

A loja online já se encontra disponível e possui ótimos negócios, com vários produtos em ótimo estado ou até mesmo sem uso. E quanto a novos produtos, apesar de estarem dependentes do mercado, será sempre um ponto muito importante para a EFFORIE. A marca trabalha de forma a apresentar uma oferta bastante regular de novos produtos e logo no início de janeiro já haverá mais novidades disponíveis no site. Atualmente ainda não possuem loja física, mas será um dos grandes objetivos da marca, que prevê abrir lojas em Braga e no Porto, sempre com foco em acessórios de luxo.

Conheça todos os artigos disponíveis no website da marca e na página de Instagram.

Assembleia de Freguesia de Mouronho

 Intervenção de Introdução

Minhas amigas e amigos Mouronhenses,

Dirijo uma primeira palavra para agradecer a vossa presença nesta Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Mouronho, mas antes de mais à direção da Sede Sociedade Recreio União e Progresso, que se prontificou na cedência do espaço e na pessoa do Sr. Amílcar Martins queria agradecer a toda a estrutura desta grande Associação não só pela cedência, mas também aproveitando o momento, para agradecer por toda a dinâmica envolvida nesta aposta cultural com cunho secular.

Depois de praticamente, volvido um ano após a nossa tomada de posse, voltamos a este tão nobre espaço.

Foi um ano de mandato bastante profícuo no que concerne a esta Assembleia, uma vez que adotamos uma das nossas missivas para o nosso mandato, que era a descentralização destas sessões ordinárias e da aproximação para com a sua população, tal como prometido.

Não obstante demos outro passo importante e bem encarado pelos Membros eleitos desta Assembleia de Freguesia, que foi dar início à desmaterialização do processo que envolve todas as Sessões Ordinárias, como forma de nos enquadrarmos nesta sociedade digital, inovando, melhorando práticas, simplificando procedimentos, desmaterializando atos, acelerando processos e sobretudo reduzir a nossa pegada ecológica, com este simples gesto.

Na última Sessão Ordinária ocorrida em Venda da Serra, verificamos a fluidez e rapidez com que todo o processo de inúmeros pedidos de renúncia e substituições, consecutivos, foram resolvidos, o que através de um processo tradicional seria totalmente impossível concretizar no mesmo espaço temporal, tão limitado.

Queremos com todo este processo evolutivo não só dignificar este órgão, mas também realçar a sua importância e vontade de aproximação para com Todos.

Ao longo deste PRIMEIRO ANO, já aqui tomámos posse, já estivemos na Comissão de Melhoramentos de Pousadouros, na Comissão de Melhoramentos da Pereira e na Sede da Associação Duas Rodas Mouronho em Venda da Serra.

Nestas 4 Sessões tivemos a presença no total de 80 pessoas, o que dá uma média de 20 pessoas por sessão;
Tivemos aproximadamente 30 intervenções, o que dá uma média aproximada de 8 intervenções por sessão;

Também tal como solicitado pelo executivo da Junta de Freguesia, tivemos o Sr Presidente de Câmara a prestar esclarecimentos na Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia.

Claro que todos temos que nos sentir orgulhosos, por estes números e pela postura dos eleitos e da receptividade dos nossos fregueses. Mas não podia deixar de agradecer à pessoa do Sr. Presidente António Gouveia, ao Executivo e aos seus colaboradores da Junta de Freguesia, por todo o apoio prestado a este órgão.

Saúdo todos os membros desta assembleia e espero de todos um comportamento de elevado civismo, respeito pelos outros e pelas suas ideias, as quais gostaria que fossem sempre suportadas numa linguagem correta simples e objetiva – postura digna de um eleito.

Muito obrigado,

Legenda da Fotografia anexada:
Da esquerda para a direita: 
Pelo PS
  • 1- Júlio Pocinho, 2- Margarida Santos,  3- António Gouveia
    (executivo da junta 1- secretário, 2- tesoureira, 3 - presidente)
  • 4- Estela Santos, 5 - Carlos Mesquita, 6- David Gouveia, 7- Julio Santos
    (4- secretaria assembleia, 5- presidente da assembleia, 6- 2º secretario, 7 - 1º vogal)
Pelo PSD
  • 8 - Margarida Mota, 9- Joaquim Abreu, 10 - António Pereira
    (8- 2º vogal, 9 - 3º vogal, 10 - 4º vogal)
O Presidente da Assembleia de Freguesia de Mouronho
Carlos Mesquita