A aquisição de material escolar, pelo esforço financeiro que lhe está associado, tem sido uma questão de resolução difícil quer para as organizações que atuam no acompanhamento de crianças, quer para as famílias, de baixos rendimentos e/ ou com filhos com necessidades especiais.

Se esta questão tem sido amplamente reconhecida em anos anteriores, já em 2020, no contexto de pandemia e de quebra de rendimentos, é previsível que, nos quadros de maior fragilidade, se venha a assistir a um agravamento do problema.

Com os olhos postos na construção de sociedades mais coesas e mais justas para todos, o desejo de contribuir para o combate às assimetrias entre alunos; a promoção do sucesso escolar; e a promoção da igualdade de oportunidades foram os grandes objetivos desta iniciativa.

 “A Fundação Inatel, historicamente, tem vindo a percorrer um caminho de solidariedade e proximidade das pessoas. A sua chancela é um garante de que a ajuda chega, de fato, a quem mais precisa.

Quando chegou até nós a comunicação da campanha, não houve qualquer dúvida em encetar uma parceria que se traduzisse na materialização da simples intenção de ajudar.

Encetámos, por isso, imediatamente uma campanha “paralela” que complementasse localmente aquilo que (e bem) a Fundação Inatel estava a fazer a nível nacional. Tudo isto baseado numa lógica de crescente criação de laços com a nossa comunidade, em Cantanhede.

Sinto que foi mais um passo no caminho que o Hospital quer percorrer e que não se quer que seja sozinho.”

Diana Vilela Breda, Presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Cantanhede

 “A Fundação INATEL agradece, sensibilizada, por este gesto espontâneo do HAJC, que se associou à campanha solidária de recolha de material escolar, a ser doado a uma IPSS da nossa região. Muitas crianças e jovens beneficiarão com esta ação.

O HAJC é um hospital público de referência. A sua generosidade e o humanismo dos seus profissionais e da sua administração merecem ser assinalados, por serem um extraordinário exemplo na comunidade. Agradecemos com fraternidade a todos os profissionais de saúde que contribuíram, na pessoa da senhora presidente do CA, Dra. Diana Breda, bem como a todas as pessoas que individualmente o fizeram.

Esta iniciativa vem provar uma vez mais que juntos alcançamos sempre melhores resultados a favor daqueles a quem nos dirigimos.”

Bruno Paixão, Presidente da Fundação Inatel