sábado, 27 de fevereiro de 2021

Número de óbitos continua a cair. Há 1071 novos casos de Covid-19


Os internamentos continuam a descer. Há menos 224 pessoas em enfermarias e menos 30 nas unidades de cuidados intensivos.

Portugal regista este sábado mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção por Covid-19. Na quinta-feira Portugal já tinha assinalado o menor número de mortes diárias (49) desde 8 de novembro de 2020, quando se registaram 48 vítimas mortais.

Estão confirmadas 16.276 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais 33 do que no último boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 803.844, mais 1071 nas últimas 24 horas. Há, neste momento, 702.55 casos ativos.

Os dados divulgados indicam ainda que 2820 pessoas foram dadas como recuperadas, fazendo subir para 717.313 o número total de recuperados desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020.

Há 27 dias consecutivos que o número de recuperados supera o de novas infeções.

Março é o mês mundial de consciencialização para a endometriose

Doença silenciosa afeta uma em cada 10 mulheres em idade reprodutiva e pode causar infertilidade.

Cerca de 176 milhões de mulheres em todo o mundo sofrem de endometriose, ou seja, aproximadamente uma em cada 10 mulheres em idade reprodutiva. Muitos países já começaram a vestir-se de amarelo, a cor oficial desta doença em março, o mês mundial de consciencialização para a endometriose. O objetivo é alertar para uma condição cujo diagnóstico é habitualmente demorado e que pode levar à infertilidade.

Dor menstrual (dismenorreia), dor na relação sexual (dispareunia), dor ao evacuar (disquézia) e dor ao urinar (disúria) são os principais sintomas, mas há outras dores associadas como a abdominal ou torácica e cada doente apresenta sintomas e níveis muito distintos de dor. “A endometriose tem um impacto profundo na vida das mulheres. Ao causar dores intensas diminui a qualidade de vida, interfere com a intimidade nos relacionamentos e pode causar depressão e infertilidade. O tempo médio para o diagnóstico é de quatro a onze anos, o que pode protelar o sonho da maternidade”, explica a Dra. Tatiana Semenova, ginecologista e especialista em fertilidade da Clínica IVI Lisboa. Acrescenta que muitas mulheres demoram a procurar ajuda médica porque a dor, menstrual ou a da intimidade, ainda pode ser um tabu.

De acordo com médica ginecologista, a endometriose consiste na presença do tecido que reveste o útero por dentro (endométrio) fora da sua localização habitual. Os focos de endometriose encontram-se mais frequentemente nos ovários, nas trompas uterinas, nos ligamentos que sustentam o útero e no revestimento da cavidade pélvica ou abdominal. “A queixa mais frequente é dor menstrual ou dor pélvica crónica, mas também podem existir sintomas gastrointestinais ou urinários se os implantes de endometriose invadirem outras estruturas, como o intestino grosso, a bexiga ou o reto”, explica.

A endometriose pode provocar obstrução das trompas, distorção de anatomia pélvica ou formação de quistos ováricos que, em determinadas ocasiões, necessitam de cirurgia, com a consequente perda de tecido ovárico e diminuição da reserva ovárica.

A doença na primeira pessoa

Sara Cardoso Fernandes, 27 anos, conhece bem esta doença silenciosa, diagnosticada em 2018, já casada e a planear ter um filho. “Era uma jovem, sem problemas, que vivia intensamente num mundo cor-de-rosa, rodeada de pessoas maravilhosas e de momentos repletos de alegria e felicidade. Os meus sonhos envolviam um casamento cheio de amor e magia. Adivinhava-se, logicamente, um novo pensamento que consistia na materialização da maior dádiva da vida… ter um filho! Mas, 2018 ficava também marcado pela inversão deste ciclo de felicidade, com o diagnóstico de endometriose”, revela.

Logo nesse ano foi operada duas vezes para excisão de um quisto no ovário esquerdo. No ano passado foi novamente sujeita a uma cirurgia para a excisão de um quisto no ovário direito e de nódulos profundos da endometriose na cavidade pélvica. Em 2019, Sara Cardoso Fernandes recorreu a um hospital privado para engravidar. Nenhum dos três tratamentos foi bem-sucedido.

Os medos, as angústias e a tristeza aumentaram, mas Sara não perdeu a esperança apesar de a doença estar bastante avançada. “Questiono-me como foi possível que em consultas regulares ginecológicas não tivesse sido detetada esta doença?”, desabafa.

A persistência e o apoio de familiares e amigos acabaram por devolver a Sara o sonho da maternidade. No verão de 2020, após consulta na IVI, foi submetida a uma fertilização in vitro, desta vez, com sucesso. Já falta pouco para ser mãe!

A endometriose foi descoberta em 1860 e hoje a sua causa exata é desconhecida. Há vários estudos e teorias, desde as causas genéticas, imunitárias, ambientais.

ENDOMETRIOSE: MITOS E VERDADES

MITOS:

  • É sempre doloroso
  • Embora na maioria das vezes cause dor intensa, há casos em que pode ser assintomática.
  • Está ligada ao cancro do ovário
  • A endometriose é uma doença benigna. É muito raro tornar-se condição maligna.
  • A gravidez cura a endometriose
  • Pode sentir-se alívio dos sintomas durante a gravidez – a doença “adormece”, mas na maioria dos casos os sintomas voltam após o parto.
  • É uma doença rara
  • Esta doença afeta cerca de 10-15% da população feminina. A incidência não pode ser considerada pouco frequente.

VERDADES:

  • Pode causar infertilidade
  • Quando não tratada, a endometriose pode evoluir, dificultando a gravidez. Cerca de 35% das mulheres inférteis podem ter endometriose. E das mulheres com endometriose, 40% podem sofrer de infertilidade. Daí a importância do diagnóstico precoce.
  • É hereditário
  • Não está comprovado, mas parece existir maior probabilidade de a mulher ter endometriose quando há casos na família.

Centro Qualifica do CEARTE certifica adultos com o 9º e 12º ano escolaridade

Em tempos de Pandemia da Covid-19 o Centro Qualifica do CEARTE continua a trabalhar, nos processos de reconhecimento de competências profissionais ou escolares para equivalência ao 9º e 12º ano de escolaridade, quer em regime presencial, mas sobretudo à distância ou em regime misto, com o objetivo de melhorar os níveis de Certificação Escolar e/ou Certificação Profissional dos adultos maiores de 18 anos.

No dia 22 de fevereiro, foram mais 3 adultos que, por recurso a videoconferência a partir das suas casas demostraram as suas competências perante um Júri, que certificou e reconheceu duas candidatas com o Nível Secundário (12º ano) e uma com o Nível Básico (9º ano).

O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências oferecido pelo CEARTE aos adultos maiores de 18 anos, decorre em horário laboral ou pós-laboral consoante a disponibilidade dos interessados e em regime presencial ou a distância. E um processo totalmente gratuito, rápido (em média 5 meses para o 9º ano e 9 meses para o 12º ano, com ocupação de uma sessão por semana) e divide-se em 3 momentos:

  • Reconhecimento e Validação de Competências – Identificação dos saberes e competências adquiridos ao longo da vida, pelo candidato. (através da abordagem (Auto)biográfica como meio de recolha de informação, documentos oficiais, fotografias, materiais gráficos de ordem vária, cartas, respostas a questionários e entrevistas, textos diversos da autoria dos candidatos, …).
  • Formação – Os candidatos devem frequentar no minino 50 horas de formação
  • Certificação de competências – Realização de demonstração de competências (apresentação temática, prova escrita/ou oral e/ou prática).

No final do processo os candidatos obtêm uma certificação parcial ou total, formalizada através de um Diploma de Qualificação e/ou Certificado de Qualificações.

É uma excelente oportunidade para os adultos aumentarem as suas qualificações, valorizando as aprendizagens ao longo da vida, potencia os níveis de autoestima e autorrealização.

Idoso detido pela GNR por violar confinamento obrigatório


O Comando da GNR de Aveiro, através do Posto de Vale de Cambra, no dia 23 de fevereiro, deteve um homem de 81 anos por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeito, no âmbito da pandemia de COVID-19, na localidade de Muradal, no concelho de Vale de Cambra.

No decorrer de uma ação de policiamento para a verificação do dever de confinamento obrigatório, os militares da Guarda constataram que o visado se tinha ausentado do domicílio. Após diligências policiais, o suspeito foi localizado a circular na via pública, tendo sido detido.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Vale de Cambra.

A GNR recorda que ficam em confinamento obrigatório, em estabelecimento de saúde, no respetivo domicílio ou noutro local definido pelas autoridades de saúde, todos os doentes com COVID-19, os infetados com SARS-CoV-2, e os cidadãos relativamente a quem a autoridade de saúde ou outros profissionais de saúde tenham determinado vigilância ativa.

A violação do confinamento obrigatório constitui crime de desobediência.

Um amigo não é o adulador, mas um segundo eu

 

O Rei São Luis IX em Damieta (Egito) protegido por cruzados

A respeito do tema “Amizade” seguem algumas frases para reflexão. Refiro-me à Amizade (com A maiúsculo) autêntica, profunda e duradora e não daquela amizade carregada de sentimentalismo romanesco, e que não passa de um afeto efêmero.

“Querer as mesmas coisas, mas não querer as mesmas coisas, é essa na verdade a sólida amizade”. (São Jerônimo)

“Mais amigo é o censor que corrige nossos erros do que o adulador que perfuma nossa cabeça”. (Santo Agostinho)

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos”. (São João, 15,13)

“Se queres ter um amigo, adquire-o durante a provação, e não te apresses a confiar nele”. (Livro do Eclesiástico 6, 7)

“Alter ego est amicus” – Um amigo é um segundo eu. (Expressão latina)

“Se vamos ser verdadeiros amigos, é preciso que gostes de mim, e não da minha fortuna”. (Cícero)

“Quem critica o amigo ausente é mau caráter”. (Horácio)

“Amigo de todos, amigo de ninguém”. (Sêneca)

Se o Brasil não quiser ser China

 

Publicado em “O Legionário” de 8 de novembro de 1936, o artigo com o título em epígrafe trata de questões políticas daquele ano, mas o trecho que segue pode ser aplicado à posição que devemos tomar atualmente em defesa da Igreja e do Brasil.

  • Plinio Corrêa de Oliveira

Nós católicos não podemos admitir um cristianismo diluído, só nos contentamos com o cristianismo total. Isto é, só nos damos por satisfeitos quando nos apresentam propostas claras e positivamente de acordo com o catolicismo. Como cidadãos, é certo que poderemos sentir nossas preferências por um ou por outro candidato; porém, como católicos, só pode obter nossa simpatia o respeito ao nosso direito de consciência.

Com um olhar de inteira neutralidade, assistimos por enquanto às manobras tendentes a consolidar as diversas candidaturas. Desde já devemos declarar, porém, que todos os brasileiros devem colocar acima dos interesses pessoais e mesquinhos, ligados à sucessão presidencial, questões fundamentais cuja solução não poderá e não deverá ser prejudicada pelas lutas políticas, por mais violentas que venham a ser.

Não cruzaremos os braços enquanto não aparecer uma candidatura que nos fale em alto e bom tom dos direitos da Igreja Católica, Apostólica, Romana, prometendo respeitá-los e apresentando garantias morais suficientes para nos convencer de que tais promessas serão cumpridas.

Em primeiro lugar, é necessário os dirigentes de todas as forças políticas anticomunistas não se esquecerem de que a Pátria espera deles um combate sem tréguas aos inimigos da Civilização. Mas se a ambição de politiqueiros vulgares puser em risco a paz nacional, a unidade da pátria ou a estabilidade da propriedade e da família, devemos saber que o Brasil só teria diante de si um único destino — o da China. Mas se os brasileiros souberem manter incólumes os grandes princípios católicos que devem nortear sua atividade política, o Brasil poderá enfrentar a tormenta.

ABIM

Governo mantém suspensos voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido

 O Governo vai prolongar até dia 16 de março as medidas restritivas do tráfego aéreo, mantendo-se suspensos todos os voos comerciais e privados com origem ou destino no Brasil e Reino Unido, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o ministério da Administração Interna avança hoje que as restrições ao trafego aéreo se mantêm até dia 16 março e que os voos para e do Brasil e Reino Unido estão suspensos.

Os voos, com destino ou a partir de Portugal continental, de e para os países que integram a União Europeia e os países associados ao Espaço Schengen estão autorizados.

Paralelamente, estão também autorizadas viagens "exclusivamente essenciais" de e para países que não integram a União Europeia ou que não sejam associados ao Espaço Schengen, bem como de apoio ao regresso de cidadãos nacionais ou com residência legal em território nacional.

Os passageiros, com exceção das crianças que ainda não tenham completado dois anos, têm de apresentar o comprovativo de realização de teste RT-PCR, realizado nas 72 horas antes do embarque, para o rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo.

Segundo o ministério da Administração Interna, o embarque é também permitido a cidadãos nacionais de países terceiros com residência legal em território nacional.

A tutela permite voos de repatriamento de cidadãos estrangeiros que se encontrem em Portugal continental.

Os cidadãos provenientes de países cuja taxa de incidência é igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes, além da apresentação do teste, têm de cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias, "exceto para viagens essenciais cujo período de permanência em território nacional, atestado por bilhete de regresso não exceda as 48 horas", esclarece a tutela.

Lusa

Município avança com remoção de amianto em escolas do concelho


Tiveram início esta semana, na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, os trabalhos de remoção de materiais de construção com amianto na sua composição, uma empreitada que prevê intervenção semelhante em outros sete estabelecimentos escolares do concelho.

O calendário já estabelecido inclui a realização das obras na Escola Básica n.º 2 de Marrazes, Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (Maceira), Escola Básica Rainha Santa Isabel (Carreira), Escola Básica Dr. Correia Alexandre (Caranguejeira), Escola Básica Dr. Correia Mateus e Escola Básica D. Dinis, por esta ordem, encontrando-se ainda em fase de projeto a intervenção na Escola Básica de Santa Catarina da Serra.

As datas para a realização dos trabalhos não estão ainda definidas, estando dependentes de várias condicionantes, como por exemplo as condições climatéricas e o regresso às aulas presenciais.

Esta medida surge na sequência de um acordo de colaboração com o Ministério da Educação celebrado no ano passado, o qual prevê a assunção dos encargos por parte do Município, ficando a tutela responsável por apoiar os Agrupamentos de Escolas e assegurar o normal funcionamento das atividades escolares durante os trabalhos, caso seja necessário.

Português entre os vencedores do Euromilhões. Primeiro prémio sai na Suíça

 Apostador da Suíça arrecada mais de 210 milhões de euros. Segundo prémio no valor de 2,4 milhões foi registado em Portugal.

Uma aposta registada na Suíça acertou na chave vencedora do Euromilhões. O vencedor vai levar para casa mais de 210 milhões de euros, o maior valor de sempre do concurso.

Por cá, um apostador português venceu o segundo prémio e irá receber mais de 2,4 milhões de euros.

A combinação vencedora do sorteio desta sexta-feira do concurso do Euromilhões é composta pelos números 6 - 12 - 22 - 29 - 33 e pelas estrelas 6 e 11.

Nota: esta informação não dispensa a consulta das listas oficiais de resultados

TSF