sábado, 10 de dezembro de 2016

Morreu o realizador Alberto Seixas Santos

Resultado de imagem para Morreu o realizador Alberto Seixas Santos
O realizador de cinema morreu na madrugada deste sábado em casa, aos 80 anos, disse à agência Lusa a realizadora Margarida Gil.
Alberto Jorge Seixas dos Santos nasceu a 20 de Março de 1936, em Lisboa. Frequentou o Curso de Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A partir de 1958 trabalhou como crítico de cinema em diversas publicações. Em 1962 estudou em Paris, frequentando o Institut d'Hautes Études Cinématographiques e, no ano seguinte, a London Film School.
Brandos Costumes, a sua primeira longa-metragem, rodada entre 1972 e 1975 e escrita em parceria com os escritores Luiza Neto Jorge e Nuno Júdice, traça um paralelo entre o quotidiano de uma família da média burguesia e o trajecto do regime emanado do golpe militar de 28 de Maio de 1926. Este filme foi selecionado, em competição, para o Festival de Cinema de Berlim.
Fonte: TSF/Lusa
Foto: © Global Imagens
 

GRANDE PASSAGEM DE ANO EM MARVÃO



GRANDE PASSAGEM DE ANO EM MARVÃO, (SALÃO DO CENTRO CULTURAL DE MARVÃO)

NB: Enviem os cartazes das vossas festas ou outra iniciativas para o Litoral Centro para os podermos divulgar.

J. Carlos

Homem morre após ser agredido por jovem de 17 anos em Palmela

Resultado de imagem para Homem morre após ser agredido por jovem de 17 anos em PalmelaUm homem morreu na madrugada deste sábado após ser agredido por um jovem de 17 anos, numa discussão entre ambos ocorrida num café na Quinta do Anjo, concelho de Palmela, Setúbal.
A fonte da GNR indicou à agência Lusa que foram chamados ao local às 1.17 horas, para uma ocorrência de agressão entre dois homens e, quando os militares chegaram ao café, já estava a ser prestado auxílio a um homem, de 33 anos, que acabou por morrer.
Resultado de imagem para Homem morre após ser agredido por jovem de 17 anos em PalmelaO suspeito de homicídio, que já não se encontrava no local quando os militares da força de segurança chegaram, entregou-se posteriormente à GNR em Palmela, tendo sido depois identificado e detido, adiantou a fonte da Guarda.
A investigação da ocorrência passou para a alçada da Polícia Judiciária.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, foram mobilizados para o local operacionais e veículos dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste do Barreiro, uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Barreiro e a GNR.
Fonte: JN
Foto: Rui Manuel Ferreira/Global Imagens

Special Concert - Mónica Ferraz (Acústico)

A pedido dos fans e amigos, Mónica Ferraz vai realizar no próximo dia 16 de Dezembro um jantar/concerto especial, no deslumbrante espaço – Talisman Porto. Um edifício património nacional com mais de cem anos de arquitectura neo-árabe.
A preparar o seu terceiro trabalho discográfico para 2017, Mónica Ferraz vai apresentar os seus maiores sucessos (Golden Days, Go Go Go, Let Me Be, Like a Legend), em versão acústica, acompanhada por excelentes músicos, vindos de diferentes áreas musicais.
A Cantora, compositora e letrista, Mónica Ferraz conquistou o público e a crítica nacional com uma sonoridade feminina e fresca, letras maduras e mordazes, o seu timbre ímpar e envolvente e uma presença cativante em palco.
 
A estreia em nome próprio chegou com o "Start Stop", primeiro álbum editado pela Sony Music ,uma mistura irresistível de rock, pop e soul, que deu a conhecer os singles "Go Go Go", "Golden Days , “Like a Legend “ ,"Have a Seat" ,llíderes de airplay nas rádios nacionais .
A digressão promocional do álbum levou-a de norte a sul do país e a festivais como o Sudoeste, Marés vivas ,  entre outros, e deixou-nos a todos a entoar as suas músicas. Pelo meio a cantora mostrou a sua fibra do norte e cantou com os portugueses Orelha Negra e os brasileiros Natiruts e recebeu duas nomeações ao prémio "Best Portuguese Act" dos MTV EMA. Editou o single "Like A Legend", uma parceria com André Indiana e novo êxito em terras lusas, “Heartbreacker” mixtape com Orelha Negra, e “Sorri sou Rei” com os internationais Natiruts.
O Segundo Album de estreia “LOVE” não foi excepção e contou . "Let Me Be"  uma arrebatadora balada de refrão catchy e sentimentos dissecados ao piano com um embrulho de arranjos clássicos, foi o single que abriu as portas do álbum que, um marco no panorama da musical nacional.


 Inline image 2
Vídeo Clips:
Golden Days

Go Go Go

Let Me Be

Like a Legend

Have a Seat

 Inline image 1
RESERVAS E INFORMAÇÕES:
            Otília Dourado          
           Talisman Porto – Rua José Falcão, 199 – 1º Porto


Chapecoense muda emblema em memória de vítimas do acidente

O clube acrescentou duas estrelas, uma para simbolizar as vítimas do acidente e outra para comemorar a conquista da Taça Sul-Americana.
O clube de futebol brasileiro Chapecoense anunciou hoje a alteração do seu emblema em memória das 71 vítimas mortais do acidente aéreo de 28 novembro, entre os quais quase todos os membros da equipa.
No emblema do clube passarão assim a figurar duas estrelas, uma para simbolizar as vítimas do acidente ocorrido na Colômbia e outra para comemorar a conquista da Taça Sul-Americana. O Atlético Nacional, com quem os brasileiros iriam disputar a final da competição, pediu à Confederação de Futebol Sul-Americana (Conmebol) que atribuísse a vitória aos adversários brasileiros.
"A Estrela branca é um sinal de paz. A paz encontrada pelos nossos eternos campeões. Além disso, a cor branca simboliza a luz que nos guiará para seguirmos em frente", assinalou a equipa brasileira na sua página na Internet.
O avião da companhia boliviana Lamia despenhou-se na noite de 28 de novembro perto de Medellín. Morreram 71 das 77 pessoas que seguiam a bordo, incluindo a maioria dos jogadores da Chapecoense, dirigentes do clube e membros da equipa técnica, convidados e jornalistas que acompanhavam a equipa, assim como tripulantes do avião.
"Continuaremos a escrever a história que estava a ser desenhada com tanto carinho. Mas não sem eternizar - na memória, nos corações e no emblema - o legado de afeto, solidariedade e unidade. E, mais do que isso, o amor e o compromisso de todos os que desapareceram", assinalou o clube.
Fonte:TSF/Lusa

Autarcas elogiam papel de municípios e de freguesias no desenvolvimento do país

Resultado de imagem para Autarcas elogiam papel de municípios e de freguesias no desenvolvimento do país
Os dirigentes das associações representativas do poder local atribuem às autarquias um papel essencial no desenvolvimento do país desde as primeiras eleições autárquicas democráticas, em 1976, e consideram que o desenvolvimento do potencial humano é o seu próximo desafio.
As primeiras eleições livres e democráticas para os titulares dos cargos políticos do poder local realizaram-se há 40 anos, a 12 de dezembro de 1976.
Desde então, as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia “desenvolveram um trabalho notável” ao nível “daquilo que hoje se poderia designar de ‘hardware’”, afirmou à Lusa presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado.
Construção de infraestruturas, escolas, arruamentos, caminhos, passeios, abastecimentos de água, equipamentos culturais, piscinas, centros de saúde ou postos médicos, transportes e alimentação para as crianças em idade escolar e são algumas das áreas de trabalho destacadas pelo autarca.
“Tudo isso foi feito e o poder local deu um contributo importantíssimo para [ultrapassar] o estado de atraso, de pobreza e de miséria em que Portugal vivia antes do 25 de Abril”, destacou.
O presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), Pedro Cegonho, defende que “o municipalismo é uma das riquezas da construção do Estado contemporâneo em Portugal” e que “não existe um Estado de direito se não existir um princípio de autonomia do poder local defendido na Constituição”.
Esta conjugação de municípios de média dimensão e de um conjunto de 3.091 freguesias permite manter um nível de governação muito próximo dos cidadãos, o que “permitiu construir um país onde as autarquias tiveram um papel essencial em dar infraestruturas básicas e condições básicas de vida às populações”, salientou Pedro Cegonho.
“Temos um país muito diferente daquele que tínhamos há 40 anos muito pelo esforço e pela capacidade de investimento e de trabalho quer das freguesias, quer os municípios do país”, acrescentou.
Esta fase de ‘hardware’ foi realizada “com êxito, aqui e além com uma ou outra imperfeição, mas no global com um saldo extremamente positivo”, insiste Manuel Machado, salientando que agora se passou a “uma nova etapa, um novo estádio de desenvolvimento, que é o ‘software’”.
“O desafio que encaramos é a promoção da cultura, […] a promoção de ações que se destinem a melhorar a acessibilidade nas nossas cidades. O ‘software’ em que a solidariedade desempenha um papel fundamental, o conceito de comunidade, de vizinhança desempenha um papel essencial e esse trabalho tem sido desenvolvido ao nível das autarquias com uma preocupação que é também a criação de emprego e o apoio a empresas, inovação tecnológica e inovação em geral”, destacou.
Pedro Cegonho considera que os municípios e as freguesias devem continuar o trabalho de manutenção das infraestruturas que criaram e ter um papel muito importante em novas áreas, “como seja o garantir da igualdade de oportunidades através de uma educação que chegue a todos” e as áreas sociais, de apoio às necessidades das famílias e dos mais desfavorecidos.
O autarca destacou que Governo e autarquias estão a “dar passos em frente” no desenho de “uma nova forma de articulação de competências entre municípios, freguesias e Estado central” e de uma nova lei das finanças locais, para chegar a um “país mais descentralizado”.
“O grande desafio do poder local não é um desafio burocrático, mas é um desfio de poder construir políticas públicas que promovam o desenvolvimento mais equilibrado do país, sobretudo valorizando o interior e atraindo novamente a população para desenvolver os seus projetos de realização pessoal nas suas terras, nas terras dos seus pais e voltando a reequilibrar de alguma forma o crescimento económico do país”, salientou.
Municípios e freguesias celebram 40 anos de poder local democrático em Portugal com uma convenção nacional, hoje, em Coimbra, que assinala “o contributo das autarquias locais para o desenvolvimento político, económico, social e cultural de Portugal”.
Fonte: Sapo24/Lusa

Doação de espólio de Saramago é “homenagem à liberdade”, diz António Costa

Resultado de imagem para Doação de espólio de Saramago é “homenagem à liberdade”, diz António Costa
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que a doação do espólio de José Saramago à Biblioteca Nacional é uma "homenagem à liberdade" e representa um ato de coragem porque "é a violação total da privacidade".
"Tornar público um espólio é um ato de grande coragem porque é a violação total da privacidade", disse o primeiro-ministro no encerramento da cerimónia de doação do espólio de José Saramago à Biblioteca Nacional, que decorreu esta tarde em Lisboa.
Lembrando que tudo fica visível, desde as hesitações e correções da escrita às notas das agendas, passando pela correspondência, António Costa considerou também que a doação do espólio do Prémio Nobel da Literatura, há exatamente 18 anos, tem dois significados.
"É uma homenagem à Biblioteca Nacional, e ao papel de todas as bibliotecas, mas tem também um segundo significado", disse o primeiro-ministro, lembrando a época da censura prévia à publicação de livros e artigos de jornal.
"José Saramago pertenceu a uma geração a quem a escrita foi muitas vezes reprimida, a quem o Estado quis calar e censurar, libertar o espólio, doando-o à Biblioteca Nacional, é uma última homenagem à liberdade", vincou António Costa.
A divulgação do espólio torna público "o que está hoje publicado, mas também o que até agora estava nas gavetas; é um bom ato de libertação e é um grito pela liberdade", concluiu o chefe do Governo.
Antes, já as duas legatárias do espólio de Saramago, que inclui manuscritos e correspondência, para além de textos soltos, entre outros, tinham sublinhado a importância do momento.
"Esta casa [a Biblioteca Nacional] tem para mim um significado acrescido: é aqui que está o que de melhor meus pais produziram, a obra deles", disse a filha de Saramago, Violante.
"Os escritores partilham, são generosos e convocam-nos como nos faz hoje Saramago nesta casa, que a partir de hoje vai habitar de outra maneira", vincou Pilar del Rio, mulher de Saramago e presidente da Fundação com o mesmo nome.
Os textos de Saramago ficarão a partir de agora disponíveis ao público, sem necessidade de autorização prévia para a consulta: "Não teria qualquer sentido que a consulta destes e de outros documentos ficasse a depender de uma autorização minha; os documentos não são meus, estão à guarda da Biblioteca Nacional e pertencem a todos", disse José Saramago numa troca de correspondência com a direção da biblioteca, citada pela atual diretora, Maria Inês Cordeiro.
José Saramago já tinha iniciado em 1994 um processo de doação de documentos à BNP, entre os quais se encontra o original do romance "O ano da morte de Ricardo Reis", assim como o diploma do Nobel da Literatura, que lhe foi atribuído em 1998.
Sem contrapartidas financeiras, a doação inclui uma "cláusula de colaboração permanente" com a Fundação e, segundo disse à agência Lusa Sérgio Machado Letria, da direção do organismo, a transferência para a BNP dará um novo impulso à identificação e catalogação do espólio, que está ainda por concluir.
Fonte: Sapo24/Lusa

Ordem iliba médicos da morte de jovem no Hospital São José e acusa anterior tutela

Resultado de imagem para Ordem iliba médicos da morte de jovem no Hospital São José e acusa anterior tutela
A Ordem dos Médicos concluiu que não houve responsabilidade médica no caso da morte de David Duarte no Hospital de São José e acusou a anterior tutela, que “há muito” conhecia os problemas de escalas e nunca os resolveu.
O bastonário da Ordem dos Médicos afirma que aquela situação concreta poderia ter sido resolvida, mas que a falta de decisão por parte da tutela não permitiu que houvesse capacidade para assegurar uma intervenção rápida no jovem de 29 anos que deu entrada há um ano em São José com um aneurisma.
A polémica surgiu porque na altura havia problemas com as escalas de urgência e não havia uma equipa capaz de operar o jovem, obrigando-o a esperar todo o fim-de-semana pela chegada de uma equipa especializada na segunda-feira, só que antes disso o aneurisma rompeu provocando-lhe a morte.
O Expresso noticia hoje que três relatórios de peritagens pedidas pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) à morte de David Duarte, há quase um ano, garantem que não houve negligência na assistência prestada ao jovem.
As conclusões entregues às autoridades são provenientes do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses, do Hospital de Santa Maria e da Ordem dos Médicos.
Em declarações à Lusa, o bastonário da Ordem dos Médicos explicou que não houve responsabilidade médica porque não foi violada a ‘legis artis’, mas que “não havia condições logísticas para no CHLC poderem intervencionar o doente mais cedo e a sua situação clínica não permitia a sua transferência para outo hospital”.
“Houve problemas de logística e de escalas neste caso, porque havia problemas com as escalas por parte dos enfermeiros, e muito legitimamente porque não eram justamente remunerados, a tutela conhecida a situação há muito tempo e não se preocupou em resolvê-la portanto a responsabilidade foi da anterior tutela da ARSLVT (Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo] e da anterior tutela do Ministério da Saúde”, acusou.
José Manuel Silva considerou que “todas as responsabilidades devem ser apuradas”, até porque “aquela circunstância específica, que já tinha sido objeto de propostas por parte dos profissionais, poderia ter sido resolvida através da sinergia de meios entre os vários hospitais com recursos de neuroradiologia e neurocirurgia vascular da grande Lisboa”.
“Podia e devia ter sido resolvido assim. Quem de direito que faça essa avaliação, isso já não é competência da Ordem dos Médicos”, afirmou, admitindo, contudo, saber já de antemão qual será a justificação apontada pela anterior tutela.
“A justificação eram as restrições financeiras que se fizeram sentir a múltiplos outros níveis no Serviço Nacional de Saúde, e que tem consequências inevitáveis. Ninguém se pode admirar, se o financiamento é insuficiente o sistema falha a múltiplos níveis. É inevitável”, afirmou.
Na altura do incidente, em dezembro de 2015, a Ordem dos Médicos denunciou que quatro equipas de neurorradiologia de intervenção tinham apresentando em maio uma proposta para garantir essa assistência especializada em Lisboa ao fim de semana, mas que o anterior ministro nunca lhe deu resposta, perpetuando o problema.
Na mesma altura, o CHLC explicou que o problema com estas escalas se arrastava já há mais de dois anos, uma vez que a prevenção aos fins-de–semana da Neurocirurgia-Vascular estava suspensa desde abril de 2014 e da Neuroradiologia de Intervenção desde 2013.
José Manuel Silva explicou, na mesma altura, que a escala de urgência de neurocirurgia vascular foi suspensa porque os enfermeiros se recusaram a estar de prevenção, com os novos valores propostos pela tutela para lhes pagar as horas de prevenção.
Questionada pela Lusa sobre alguma decisão já tomada relativa a este processo ou sobre alguma queixa-crime que tenha sido apresentada pela família da vítima contra a anterior tutela (ex-ministro da Saúde Paulo Macedo), a ARS e o CHLC, a Procuradoria-Geral da Repúiblica limitou-se a afirmar que o inquérito se encontra em investigação, estando junto o relatório de autópsia, e que não há arguidos constituídos.
Fonte: Sapo24/Lusa

Hora de Fecho: Roubo de cortiça. 50 anos perdidos em minutos

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Vêm de noite, roubam a cortiça e danificam os sobreiros, às vezes irremediavelmente. Há quem diga que são "tiradores" profissionais, porque é preciso saber do ofício para bem roubar. 13 foram presos.
"A Verdadeira História da SS", de Robert Lewis Koehl, promete revelar tudo sobre uma das entidades mais sinistras da história. Mas será que todos os que ingressaram nas SS foram a encarnação do Mal?
Parlamento europeu estuda proposta para permitir que os cidadãos britânicos possam continuar a ser considerados cidadãos da União Europeia.
Num relatório confidencial, o coordenador antiterrorismo da União Europeia considera que os ex-combatentes na Síria e Iraque representam "uma ameaça para a segurança" do território europeu.
Hackers russos terão pirateado contas de email de membros do Partido Democrata e as informações acabaram divulgadas pelo site Wikileaks. Objetivo seria dar impulso à campanha do candidato republicano.
Trump e Giuliani são íntimos. Há muito que o são. Ambos de Nova Iorque, ambos figuras proeminentes desta. Mas quem é o homem que não quis gerir as (delicadas) relações externas dos EUA?
Percorremos uma distância equivalente a uma ida de Lisboa ao Porto, confiando no Autopilot em 12 situações com que os automobilistas lidam habitualmente. Saiba o que funciona bem e o que nem por isso.
Bodo Von Bruemer, o barão que aos 96 anos decidiu ser produtor de vinho, morreu na semana passada, aos 105, na propriedade a que chamou de casa: o Casal Santa Maria.
Os condutores que queiram revalidar a carta de condução aos 65 anos vão ter de fazer uma formação obrigatória para actualizarem os seus conhecimentos.
A Ordem dos Médicos concluiu que não houve responsabilidade médica no caso da morte de David Duarte no Hospital de São José e responsabilizou a anterior tutela.
Cineasta do Cinema Novo Português tinha 80 anos. Estava doente há cerca de um ano e morreu em sua casa, avança o jornal Público. 
Opinião

André Azevedo Alves
O que é porventura distintivo no actual contexto da UE é que as suas contradições internas e pouca robustez institucional levam as elites dirigentes a tremerem perante toda e qualquer consulta popular

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
É pena que a arrogância e irresponsabilidade de uns deputados afecte tão negativamente o bom nome de Portugal. O modo fracturante de estar na política é a antítese do modo cristão de exercer o poder.

Ruth Manus
Não existe ninguém melhor para falar sobre as qualidades de um país do que seus próprios nacionais. Mas me disseram que em Portugal essa lógica não funciona. Não deveria ser assim.

Mário Amorim Lopes
A classe média, que nem conhece o programa eleitoral dos populistas, vota neles. É a crença indelével no salvador disto tudo: «O tipo tem defeitos, sim, mas vai acabar com o regabofe», ouve-se por aí.

Rui Ramos
O actual governo e a sua maioria foram formados com base numa mentira: a da "destruição" do SNS e da escola pública entre 2011 e 2015. Mas nada foi destruído, a não ser o debate político sério.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

José Luiz Peixoto feliz porque prémio Oceanos foi para romance em que fala da terra natal

O escritor José Luís Peixoto, vencedor do Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, anunciado em São Paulo, Brasil, disse estar especialmente feliz por ter recebido o prémio pelo romance "Galveias".

Resultado de imagem para "Galveias", do português José Luís Peixoto, vence o Prêmio Oceanos
"Foi uma enorme realização ter um reconhecimento no Brasil por um livro com o qual tenho uma relação sentimental grande, um romance no qual falo do lugar onde nasci e tento explicar este mundo", disse hoje o escritor à agência Lusa, depois do anúncio do prémio Oceanos.
Lançado no Brasil em 2015, "Galveias" decorre num Portugal rural, no qual as personagens representam tipos do Alto Alentejo e se veem envolvidos em conflitos típicos de uma sociedade do interior do país.
Apesar de também narrar factos extraordinários, como a queda de um meteorito, o autor disse que a história não procura fazer uma desconstrução fantástica da realidade, mas sim problematizar experiências que existem neste momento, que quase sempre escapam à perceção das pessoas que vivem nos grandes centros urbanos de Portugal e até mesmo do Brasil.
"Portugal e o Brasil são muito diferentes do ponto de vista das dimensões, mas têm o `centrismo` como um aspecto comum. Em Portugal tudo se passa em Lisboa, no Porto ou no Sul. No Brasil, nas grandes capitais. Este romance [cuja história acontece num pequeno povoado] revela que, além do mundo conhecido, existe Galveias, um lugar que é Portugal e também faz parte da sua identidade", explicou.
Sobre a natureza do prémio Oceanos, que reconhece anualmente escritores de língua portuguesa, provenientes de Portugal, Brasil e África, o escritor comenta que tem um profundo respeito pelos autores deste lugares, já que, para si, não é possível escrever sem "levar em consideração o grande património da literatura de língua portuguesa".
Sobre o Brasil, país que costuma visitar para promover o seu trabalho e encontrar amigos, Peixoto revelou grande admiração pela obra de autores clássicos como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, e contemporâneos como Luiz Ruffato, Milton Hatoum e Bernardo de Carvalho.
O prémio Oceanos, que sucedeu ao antigo Portugal Telecom de literatura, é o mais recente que José Luís Peixoto junta ao seu rol. O escritor venceu o prémio José Saramago, em 2001, com o romance "Nenhum Olhar", o segundo da sua carreira, que também foi incluído na lista do Financial Times dos melhores livros publicados no Reino Unido, em 2007, e recebeu o galardão Salerno Libro d`Europa, em 2013, por "Livro", entre outras distinções.
O escritor estreou-se na ficção com "Morreste-me", em 2000, a que se seguiram, entre outros, títulos como "Uma Casa na Escuridão", "Cemitério de Pianos", que foi eleito o melhor romance estrangeiro publicado em Espanha, em 2007, e "Em Teu Ventre".
As obras de José Luís Peixoto foram ainda finalistas de prémios internacionais como o Femina, em França, Impac Dublin, Irlanda, e o antigo Portugal Telecom, Portugal/Brasil.

Na poesia destacam-se os livros "A Casa, a Escuridão", "Gaveta de Papéis", que recebeu o Prémio Daniel Faria, e "A Criança em Ruínas", Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores.

José Luiz Peixoto feliz porque prémio Oceanos foi para romance em que fala da terra natal



Enviado por José Rui Rabaça

A Maria veio cantar em Mira

As Canções da Maria foram o mote para a celebração da quadra do Natal para crianças e IPSS´s de Mira, na manhã de sexta-feira.
Um espetáculo cheio de luzes, cores e canções que durante pouco mais de uma hora alegrou a todos os que estavam no Pavilhão de Mira, onde Maria, Mathilde e Manon fizeram as delícias de todos, com canções e que ajudaram a interpretar com mais facilidade, temas como a multiplicação., os ditongos e a boa educação.
Eis uma forma agradável de educar e ensinar, sem que a matemática seja complicada ou a gramática da língua portuguesa seja vista como "uma seca!".
Há muitas formas de prender a atenção de quem está em fase de formação escolar, e não só. Os utentes das IPSS´s também foram agraciados com estes momentos de descontração, e isto também fez do dia deles, algo diferente e saudável.
Câmara de Mira, CPCJ e todos os envolvidos direta ou indiretamente nesta ação, merecem uma palavra de saudação. São instantes como estes que fazem a diferença, muitas vezes!
Mira Online

ATC BOLETIM INFORMATIVO


O homem é do tamanho do seu sonho

Fernando Pessoa

Espetáculo dos Sonhos

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o CAO da ATC deslocou-se à Casa das Artes em Famalicão para assistir a uma peça de teatro chamada "Espetáculo dos Sonhos"

II Caminhada pela Inclusão e Igualdade

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Esta segunda-feira ocorreu a segunda edição da Caminhada pela Inclusão e Igualdade inserida nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.No final da caminhada, foi feita uma largada de balões como símbolo da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, alertando assim para os seus direitos e fomentando a igualdade.

IV Corta Mato de natal da ATC

11 de dezembro 2016 – 9H30

Um local com excelentes condições para atletas e público, não deixe escapar este Corta Mato, venha participar. Será uma manhã cheia de corridas de grande qualidade, dia 11 de dezembro a partir das 9H30 nos terrenos da antiga estamparia de Joane, junto da sede da ATC. » saiba mais

3ª Etapa Caminho Marítimo

entre Esposende e Viana do Castelo

No passado sábado decorreu mais uma etapa do Caminho Marítimo para Santiago. Desta vez, o percurso foi feito entre Esposende e Viana do Castelo, num total de cerca de 26km.O grupo está a crescer etapa após etapa, tendo contado com a participação de 54 peregrinos.
» saiba mais

Workshop de Artes Decorativas

“Reciclar é Inovar”

A USDD realizou um workshop de “Artes Decorativas” no dia 29 de novembro (3ª feira) e teve como objetivo mostrar como se pode transformar objetos/materiais reciclados em verdadeiras obras de arte, através de várias técnicas: técnica do “Mosaico” (cerâmica ou espelho); a técnica de Jaspeado; a técnica de transformação (a reciclagem e a reutilização do plástico); a técnica- reciclagem de papel; a técnica de modelação com arame flexível e a técnica de endurecimento de gesso.
» saiba mais