sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Marcelo admite medidas mais restritivas para travar pandemia

O Presidente da República admitiu hoje que podem ser tomadas medidas "mais restritivas" para evitar a propagação da covid-19, caso exista "um agravamento brutal" da situação, e pediu aos portugueses que respeitem o que for decidido.

"As pessoas têm que pensar que se isto arranca num galope, se há um agravamento brutal da situação, o que não desejamos, tudo o que tiver que ser decido, é decidido", assegurou hoje Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações aos jornalistas durante uma visita ao concelho de Aljezur, no Algarve, o Presidente da República fez questão de lembrar que "há graus progressivos de intervenção", para travar a propagação de infeções pelo novo coronavírus.

Já experimentámos um grau muito elevado, mas não foi o mais elevado, porque o confinamento não era obrigatório, mas o estado de emergência criava condições para esse confinamento total" recordou o Presidente, acrescentando que "todos querem evitar isso, porque tem consequências na vida das pessoas, consequências psicológicas, económicas, sociais".

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que existem indicadores que são muito importantes para a implementação de medidas restritivas, nomeadamente "o número de pessoas infetadas, os internados nos cuidados intensivos e, um muito mais grave, que é a subida do número de mortos".

"Se o número de mortos disparar para várias dezenas por dia, aí teremos um problema grave que atravessa toda a sociedade portuguesa e nós queremos evitar que isso aconteça", assegurou.

O Chefe de Estado apontou a existência de países com medidas muito mais graves, como o recolher obrigatório, a paragem da atividade económica, comercial e de serviços numa determinada hora do dia, ou como o confinamento que foi aplicado a determinadas freguesias de Lisboa".

"Há vários graus e outras medidas, mas o que nós queremos é evitar que se chegue a um ponto desses, porque tem custos muito elevados. Ninguém quer que se vá até essas formas radicais, mas para isso é preciso que as pessoas façam um grande esforço para que as pequenas medidas sejam aplicadas", alertou.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que o esforço deve ser de todos, ao aceitarem as medidas menos restritivas que são tomadas, "ao contrário de se estar constantemente a contestar, numa referência à eventual obrigatoriedade da utilização da aplicação informática "stayway covid", da redução nos ajuntamentos de pessoas ou de limitações em casamentos e batizados.

"Cada vez que se diz que é preciso tomar medidas e as pessoas dizem que esta não pode ser, a outra também não e, quando se raciocina assim, está-se numa posição que pode ter um risco muito grande", concluiu.

Lusa

“Eu represento o presente e Rui Costa o futuro do Benfica”, diz Vieira


O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, considerou hoje, durante a apresentação da sua lista às próximas eleições do clube 'encarnado', que representa o presente do emblema lisboeta, e que Rui Costa, candidato a vice-presidente, representa o futuro.

Vieira realçou a entrada na sua lista de Rui Costa, com quem já trabalha há doze anos no âmbito da SAD, vincando que o antigo futebolista "tem a essência do Benfica", e assinalando a "paixão, o inconformismo e a mística" de quem já jogou nas 'águias'.

"Já discordámos, já divergimos, porque isso é normal entre os que têm de decidir, mas sempre estivemos de acordo no essencial. Sabe o que foi feito, sabe de onde viemos e para onde vamos, sabe o que queremos e o que projetamos para o futuro do Benfica. Eu represento o presente, o Rui representa o futuro", lançou Vieira.

Durante a apresentação dos candidatos aos órgãos sociais da sua lista, num hotel em Lisboa, o presidente do Benfica garantiu ainda que Rui Costa "não vai ser remunerado" pelo cargo de vice-presidente, caso a lista de Vieira seja a vencedora.

O responsável elogiou a diversidade dos vários nomes que o acompanham, afirmando que parte para estas eleições "com a mesma ambição e a mesma determinação" que tinha em 2003, e mostrando-se confiante em nova vitória nas urnas.

"Não mudei, cumpri e continuarei a cumprir com a promessa que fiz quando assumi, pela primeira vez, o lugar mais nobre e de maior responsabilidade do Sport Lisboa e Benfica. Em alguns momentos, falhei por ação, mas nunca por omissão", disse Vieira.

E acrescentou: "Sempre estive presente, sempre agi em função da minha consciência e da visão que tinha para o Benfica. Nunca fugi nas tempestades, nem hesitei nas crises. E é assim que vou continuar".

Depois, Vieira deixou alguns 'recados' aos seus adversários nestas eleições, frisando que "não basta invocar o futuro como argumento eleitoral", já que "o futuro não é o que se promete, mas sim o que se conquista" e "o futuro não se alcança com tiradas demagógicas ou títulos de jornais".

O líder das 'águias' invocou que tem "a credibilidade do trabalho feito no passado para poder garantir o futuro, enquanto outros, que hoje prometem o futuro, não estiveram no passado".

"Essa é a diferença entre os que prometem e os que já provaram que fazem", referiu.

Vieira considerou também que "fazer promessas em 2020 é fácil", mas disse que não viu "essa energia, nem essa disponibilidade" em nenhum dos que hoje se propõem liderar o clube e que se apresentam às eleições agendadas para 30 de outubro.

"Não os vi avançar quando o Benfica atravessou um dos seus períodos mais críticos. E não venham dizer que estiveram apenas porque aparecem numa fotografia", atirou, rematando que "'vender' o futuro quando não se tem responsabilidades é fácil", mas "assumir a crítica como rotina diária não é apresentar-se como alternativa, é apenas uma irresponsabilidade".

Lusa

Rúben Amorim quer Sporting a “atirar-se de cabeça” para vencer FC Porto

 O treinador do Sporting, Rúben Amorim, afirmou hoje que a equipa tem de entrar sem medo e com agressividade se quiser vencer o FC Porto este sábado em jogo da quarta jornada da I Liga de futebol.

Rúben Amorim, que falava em conferência de imprensa de antevisão ao encontro com os campeões nacionais, reconheceu que os 'dragões' têm fatores muito fortes e admite que para os contrariar o Sporting tem de "entrar de cabeça" no jogo.

"O Sporting tem de igualar a intensidade do FC Porto para o conseguir anular. Conhecemos bem a equipa do FC Porto. O Sporting tem de se atirar de cabeça, não ter medo de nada e jogar com muita agressividade. Isso vai ser determinante para o jogo de amanhã [sábado]", afirmou.

A paragem do campeonato para os jogos da seleção permitiu ao Sporting recuperar alguns jogadores e entrosar os reforços, nomeadamente João Mário, mas frente aos 'azuis e brancos' Rúben Amorim vai continuar sem poder contar com Borja, que continua positivo à covid-19, nem com Quaresma, que se lesionou na seleção.

Sem querer revelar a ponta do véu sobre quem será titular diante do FC Porto, o treinador confirmou que João Mário, apesar de convocado, não alinhará de início porque "está há muito tempo parado e ainda tem de conhecer os colegas".

No que toca ao momento que 'leões' e 'dragões' atravessam, Rúben Amorim salienta que a saída de Alex Telles e Danilo não enfraquece o FC Porto até porque "há jogadores do FC Porto que têm mais jogos na Europa que jogadores do Sporting no campeonato nacional".

"São equipas diferentes e vivem momentos diferentes. O FC Porto foi duas vezes campeão em três anos e nós estamos a formar uma base. Quem vencer o jogo vai estar melhor. Vejo o FC Porto forte. O Sporting está em crescendo na qualidade, mas vai estar preparado para vencer o jogo", disse.

No que ao mercado diz respeito, Rúben Amorim afiança que desde o final da época passada estava prevista a saída e a entrada de muitos jogadores e que em relação aos que ficaram por colocar, como têm contrato com o Sporting se for necessário irão a jogo.

"No fundo contratámos jovens talentos do campeonato nacional. Estou contente com os jogadores que fomos buscar, porque fizemos a lista de reforços há muito tempo. Na minha cabeça está muito claro os jogadores que quero e se não os consigo mais vale apostar na formação. Há jogadores que não arranjaram colocação e que ficaram cá. Se o Sporting entender terão de jogar", rematou.

Sporting e FC Porto, que dividem o quinto lugar com seis pontos, embora os 'leões' tenham um jogo a menos, defrontam-se este sábado no Estádio José Alvalade, às 20:30 horas, em jogo da quarta jornada da I Liga que será arbitrado por Luís Godinho, da associação de futebol de Évora.

Lusa

México | Inteligencia Operativa, Clave Para Erradicar El Hambre Y Generar Un Sistema Alimentario Robusto

 


por Yesica Flores

En la , el acceso a alimentos no es una realidad para todos. En el marco del Día Mundial de la Alimentación que se conmemora este 16 de octubre, es importante recalcar que, de acuerdo con la Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura (FAO), más de 2,000 millones de personas en la actualidad no tienen acceso regular a alimentos inocuos y nutritivos.

Si a eso le sumamos que, de acuerdo con datos de OSIsoft, el 30% de los alimentos en el mundo se desperdician en alguna etapa del proceso de producción, y que la población global continúa en aumento, tenemos entonces a una industria de alimentos y bebidas bajo una fuerte presión. Es por eso que las empresas del sector deben garantizar que los sistemas alimentarios sean eficientes, robustos y sostenibles, para asegurar el suministro a todos los niveles sociales. 

Ante esa tarea, la tecnología juega un papel clave para transformar la manera de producir, procesar y distribuir los alimentos, con diversos beneficios que van desde reducir la pérdida y el desperdicio, hasta mejorar la gestión del agua y optimizar la agricultura.

En ese sentido, la inteligencia operativa y el uso de los datos en los procesos de producción destacan como un arma crucial para resolver los problemas en este sector. Aprovechar los datos generados al interior de la industria, permite tomar decisiones correctivas o preventivas respecto a  los procesos de producción que generan ahorro, valor y eficiencia. Los datos históricos en las plantas productoras de alimentos, en convergencia con otras tecnologías como la nube, la inteligencia artificial y el aprendizaje automático, son clave para transformar los negocios y crear impactos en aspectos como la sustentabilidad ambiental, el uso de ingredientes más saludables, la creación de envases ecológicos, la mejora de la distribución para reducir la huella de carbono que se genera y propiamente en la producción de alimentos.

Un ejemplo de ello es la empresa estadounidense Tyson, que procesa, por mencionar ejemplos, alrededor de 35 millones de pollos y 68 millones de libras de carne de res por semana. Con esos volúmenes es muy importante tener una visibilidad total de la producción para atender y controlar cualquier anomalía que pudiera impactar al resto de los procesos de la cadena.

La firma instaló PI System de OSIsoft para mejorar los informes generales de su planta de producción, recolectar datos, y distribuirlos a lo largo y ancho de toda la organización. Algunos objetivos planteados eran el cumplimiento de los estándares de seguridad y calidad alimentaria, así como una toma de decisiones más empoderada gracias al estatus en tiempo real de la maquinaria que ofrece esta plataforma de inteligencia operativa.

Los beneficios de la aplicación de inteligencia de datos al interior de Tyson se reflejaron desde los primeros seis meses, cuando se vio una mejora en el rendimiento general de 0.1%. Aunque este porcentaje parece muy pequeño, en una empresa del tamaño de Tyson representó la suma de más de 100 millones de libras a la producción de salchichas en ese periodo de tiempo.

En conclusión, la tecnología y los datos son útiles para eliminar pequeñas ineficiencias que afectan a toda la cadena, sobre todo en épocas de incertidumbre mundial. La pandemia provocó un cambio masivo en la industria, con millones de restaurantes cerrados, mayor demanda de alimentos en retailers, además de otro tipo de desafíos en procesos como el transporte de productos. Contar con una visión más amplia de lo que sucede al interior de las instalaciones y tener datos fiables a la mano, puede conllevar un gran cambio en la misión de construir una cadena de producción sólida, así como garantizar el suministro de alimentos.

Obras de Anabela Soares expostas no Museu de Évora

Patente ao público até ao dia 20 de dezembro

O Manicómio, uma exposição de arte bruta, da autoria de Anabela Soares, está patente ao público no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, uma mostra promovida pela Câmara Municipal de Évora e integrada nas comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental.

O Manicómio é o primeiro espaço de criação de Arte Bruta em Portugal, onde conjuga a criação e a aproximação dos artistas residentes que experienciaram ou experienciam doença mental ao público, num único espaço de inovação e criatividade, no Beato em Lisboa.

“Nunca percebi o certo e o errado, nem sei quantificar caminhos. Anabela é um certo-errado, um caminho. O dia em que perdi o pé é o dia em que Anabela encontrou o seu pé. As suas esculturas, de um imaginário não imaginativo, são o espelho de uma passagem passiva-agressiva, relações, encontros, inseguranças e medos”, revela a autora.

Na passada quinta-feira, a vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, Sara Dimas Fernandes, responsável pelo pelouro da Educação e Intervenção Social, acompanhada pelo Diretor do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, António Manuel Alegria, e de representantes de instituições de apoio a cidadão com deficiência, visitou a mostra, patente ao público até ao dia 20 de dezembro. 

A autora, natural de Anadia, começou a trabalhar no atelier do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa em 2013. Desde então as suas obras têm estado em diversas coleções particulares. Em Janeiro de 2019 expôs na Chiado8 para “Insubordinar”. Fez parte da representação de artistas portugueses na “Outsider Art Fair 2020” em Nova Iorque. Integra O Manicómio desde 2018.

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES LANÇA “GUIA DE OFERTA EDUCATIVA” PARA 2020-2021


A Câmara Municipal de Silves (CMS) lança a sua 6ª edição consecutiva do guia da oferta municipal dirigido à Comunidade Educativa, guia esse que contém toda a oferta da Autarquia para o ano letivo 2020/2021, nomeadamente as iniciativas e projetos dos diferentes sectores camarários e nos quais as escolas podem ser agentes ativos ao nível da dinamização das referidas ações.

Este ano evidenciamos a candidatura a Geoparque Mundial da Unesco e todas as atividades associadas ao Geoparque Algarvensis, bem como a criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário em Armação de Pêra, iniciativas que abrangem os vários ciclos de ensino.

Neste documento, que reforça e complementa as propostas relativas ao “projeto das «Cidades Educadoras», a CMS (através das suas Divisões de Educação, Desporto, Juventude e Ação Social; Cultura, Turismo e Património; e Serviços Urbanos e Ambiente) propõe um conjunto de ações, que visam a promoção de valores e temas estruturantes, procurando-se contribuir para a construção de uma cidadania plena, bem como o envolvimento de cada estabelecimento de ensino na prossecução e implementação dos eixos estratégicos do Projeto Educativo Local (PEL), nomeadamente a educação (formal e não formal), a promoção cultural; a defesa das condições existenciais que garantam a dignidade humana e o bem comum e as políticas municipais de educação.

O documento pode ser acedido em: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/66/educacao.aspx

Para mais informações, os interessados deverão contactar o sector de Educação da Câmara Municipal de Silves, através do telefone: 282 440 800 e do email: educacao@cm-silves.pt.

Marinha Grande | Queimadas e queima de sobrantes



A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que o período crítico de incêndios rurais terminou no passado dia 30 de setembro, sendo por esse motivo possível a realização de queimadas e queimas de sobrantes.

As queimadas e queimas são permitidas conforme estabelecido no artigo 28.º do Decreto-Lei n.º 14/2019, de 21 de janeiro:

A queimada, fora do período critico e quando o índice de risco de incêndio não seja de níveis muito elevado ou máximo, está sujeita a autorização da Câmara Municipal de Marinha Grande;

A queima de sobrantes, fora do período critico e quando o índice de risco de incêndio não seja de níveis muito elevado ou máximo, está sujeita a uma comunicação prévia na plataforma: https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas/QUEIMASQUEIMADAS.aspx

O não cumprimento da obrigação constitui contraordenação punível com coima de €280 a €10.000, no caso de pessoa singular e, de €1.600 a €120.000, no caso de pessoas coletivas.

Para mais informações ligue para a GNR-SOS Ambiente (808 200 520), para a Câmara Municipal da Marinha Grande (244 57 33 00) ou desloque-se à junta de freguesia da sua área de residência.

O Heterónimo de Pedra dá a volta ao mundo e à Assembleia da República

 

presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e os presidentes de várias comissões parlamentares receberam hoje o livro Heterónimo de Pedra, de Henrique Castanheira, a obra vencedora do Prémio Literário UCCLA.

 

O Heterónimo de Pedra, sendo um livro ficcional, reflecte a vivência e o percurso do autor, destacado pelo Estado português, mais concretamente na esfera de intervenção do Ministério da Defesa, para missões em organizações internacionais, da Bósnia ao Paquistão, na África e na Ásia. Muitos dos temas da obra tocam o âmbito dos trabalhos de comissões que lidam com direitos e garantias, com a educação, negócios estrangeiros e comunidades portuguesas, cultura e comunicação.

 

Heterónimo de Pedra é a obra vencedora, em 2020, do mais importante prémio de revelação literária, o maior, a nível de candidaturas, de todo o espaço dos países de língua portuguesa, organizado e patrocinado pela UCCLA, associação das cidades capitais dos países de língua portuguesa, que tem como um dos seus objectivos contribuir para o fortalecimento dos laços culturais dessas cidades e países. É essa universalidade que se quis celebrar no envio da obra ao presidente da Assembleia da  República e às comissões parlamentares, mas também a todo o universo de língua portuguesa.

 

Por iniciativa da UCCLA, O Heterónimo de Pedra foi também recebido pelos centros culturais portugueses das embaixadas dos países lusófonos, nos centros portugueses da Fundação Gulbenkian de Paris e de Londres, no Real Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro e no Gabinete Português de Leitura de Salvador da Bahia.

 

Em 2021, – terá lugar a 6.ª edição do Prémio Literário UCCLA, Novos Talentos Novas Obras em Língua Portuguesa. As candidaturas já estão abertas.

 

Proença-a-Nova | Foram confirmados 6 casos positivos para a COVID-19 no concelho

 

O Município de Proença-a-Nova informa que hoje, dia 16 de outubro, foram confirmados 6 casos positivos para a COVID-19 no concelho, derivados de contactos exteriores, encontrando-se em isolamento profilático todos as pessoas que estiveram em contacto direto com os mesmos. 

Quero tranquilizar todos os Munícipes, pelo surto estar a ser devidamente acompanhado e tomadas as medidas necessárias em articulação com a entidade de saúde pública local, no entanto, não devemos, de forma nenhuma, refrear os comportamentos de segurança que temos de respeitar no dia-a-dia. Temos o dever de sermos individualmente responsáveis, mantendo o compromisso individual de proteção, quer na utilização de máscara, distanciamento social, lavagem e desinfeção das mãos e não participar em ajuntamentos. 

Sendo um concelho em que todos percebem que a nossa faixa etária é envelhecida, temos de ter o sentido de responsabilidade acrescida para defendermos os nossos pais e avós, em suma, todos nós.

Figueiró dos Vinhos | “Sonuma”, finalmente ... 3 anos depois!



O PSD é a favor de tudo o que possa contribuir para o desenvolvimento, progresso e emprego no nosso Concelho. É pena é que se faça tão pouco quando se podia e devia fazer muito mais.
Apoiamos, por isso, e naturalmente a recuperação das instalações e envolvente da antiga Sonuma. Fomos sempre sensíveis à sua requalificação e posterior utilização em prol dos Figueiroenses. Anteriores executivos também já se tinham interessado pelo assunto junto das várias entidades que poderiam contribuir decisivamente para a revitalização daquele espaço. Tivemos até a oportunidade de o pedir pública e emblematicamente, em 2015, na sessão solene do dia do Concelho ao Sr. Ministro Mota Soares que tutelava o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, proprietária do espaço.
O edifício da ex-Sonuma está agora recuperado. Congratulamo-nos com isso. Apoiámos e aprovámos sempre, na Câmara e na Assembleia, a sua compra e recuperação e todos os atos necessários para que essa intenção se concretizasse. O edifício ficou bonito e oxalá possa contribuir para aumentar a riqueza e o emprego no nosso concelho que tanto necessitado está.
Teria sido melhor que as empresas ali instaladas pudessem ser todas novas e todos os postos de trabalhos fossem igualmente novos empregos, mas não - algumas mudaram apenas de sítio dado que já existiam em Figueiró. Fecham num lado para abrir ali. Seria igualmente desejável que os novos postos de trabalho a criar ali atingissem os cerca de 60 que era o número médio de trabalhadores que a ex-Sonuma tinha naquele mesmo espaço. O futuro o dirá.

O espaço está recuperado. 
Parabéns ao Município e muito  sucesso às empresas ali instaladas.
Mas ao mesmo tempo que parabenizamos a recuperação do edifício não podemos deixar de olhar para um outro ângulo desta recuperação. Recorremos, para isso, à síndrome de Estocolmo. Não sendo uma ideia nossa adapta-se a este caso que nem uma luva.
Para quem não sabe a síndrome de Estocolmo é a definição dada a um estado psicológico em que uma pessoa passa a ter simpatia pelo seu agressor. Este conceito surgiu pela primeira vez, na capital sueca, após um assalto onde depois de seis dias de sequestro as vítimas passaram a defender os seus sequestradores.
É assim também a relação de alguns eleitores com alguns políticos no nosso concelho. O executivo municipal começa por prometer cumprir aquilo que já estava obrigado a cumprir, não cumpre e ainda lhe ficam agradecidos.
Em julho de 2017 a Câmara anunciou, com pompa e circunstância, as obras de reconversão da antiga Sonuma num prazo máximo de 180 dias. Quem não se lembra do célebre outdoor, ali colocado, com a inscrição 

“Aqui vai nascer no primeiro semestre 2018” …
O facto de 2017 ser ano de eleições autárquicas não foi coincidência, mas as obras que deveriam começar e ficar prontas até junho de 2018 nem sequer se iniciaram.
Uma vez mais, sequestraram-se as promessas e a boa-fé dos eleitores que foram enganados por razões meramente eleitoralistas.
Agarra-se as pessoas pela promessa, depois arrasta-se essa promessa durante o maior tempo possível, fazendo render o peixe. Quando, ao fim de muito tempo, a promessa já transformada em obrigação ela é cumprida, porque já não há mais por onde adiar e os eleitores sentem-se agradecidos como se lhes tivessem feito um grande favor.
É aqui que a Síndrome de Estocolmo se explica. A relação entre esses políticos e eleitores confunde-se e funde-se, muito por culpa dos cidadãos que se deixam enrolar pelo seu “sequestrador” e permitem que a sua boa-fé seja sequestrada por políticos habilidosos num jogo meramente tático e eleitoralista. 

Mas mais. 
Esconde-se que a obra só estará totalmente paga daqui a 15 anos, dado que a Câmara contraiu dois empréstimos. Um a 15 anos para pagar a parte que lhe cabe (343.488,31 euros) e um outro, a 12 anos, no valor de 41,652,70€. 
Anunciam a obra, mas deixam o calote para outros pagarem
Mas para o PS isto tem um mérito. Cumpre os objetivos de curto prazo, isto é: serve a propaganda para dizer que se fez obra; serve a inauguração com pompa e circunstância e serve a esperança de tentar ganhar algum dividendo político com isso. Serve tudo isto, mas omite que é um calote que se deixa para as gerações seguintes pagarem. Realmente, é obra.
Quando se inaugurar, 3 anos depois do prometido, o novo espaço da Sonuma não se celebra só a chegada de um renovado polo empresarial, mas o exercer de um poder absoluto de políticos pouco conscienciosos sobre um povo enlevado e enganado.
Dia 30 não é só um dia de aplausos, mas também de apupos.
Afinal tudo isto existe, nem tudo isto é fado. Mas muito disto é triste.
Partido Social Democrata de Figueiró dos Vinhos, 16 de outubro de 2020

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA RETOMARAM AS SUAS ACTIVIDADES COMPETINDO NO PENACOVA TRAIL DO CENTRO


Com a retoma da prática desportiva individual após a interrupção provocada pelo Covis – 19 e depois de várias ações que visaram o reinício das provas de trail em segurança, promovido e organizado pela Carlos Sá Nature Events® com o apoio e colaboração do Município de Penacova, realizou-se nos passados dias 10 e 11 de outubro, a edição 2020 do Penacova Trail do Centro. 

Salvaguardando o bem-estar dos atletas, foram colocadas em prática um conjunto significativo de regras, tendo as partidas para cada uma das distâncias sendo efetuada de forma faseada, partindo os atletas em grupos de 20 elementos, com intervalos de 1 minuto, sendo o uso de máscara facial obrigatório na “box” de partida e até 200m após a mesma, bem como, após cortar a meta no final da prova. 

Reconhecido pela exigência do seu percurso e da sua dureza, corrida em terrenos montanhosos, com alguns desníveis e com trilhos técnicos de rara beleza e muito desafiantes, alternando o percurso, com abundantes cursos de água, assim como muita natureza no seu estado virgem, neste evento que teve como principal objectivo proporcionar a todos os participantes o retomar da prática da corrida, participaram e completaram a prova de trail de 17km, 5 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense obtendo no final Pedro Cardoso o 42° geral masculino e 9° M40, Daniela Guerra, 11° geral feminina, 6° FSen, Otília Costa, 15° geral feminina, 4° F40, Luisa Santos, 34° geral feminina, 6°F45 e Daniela Geitoeira, 36° geral feminina, 16° FSen. 

Na classificação colectiva, a equipa da Secção de Ar Livre e Aventura da Columbófila de Cantanhede obteve o 11º lugar 18 equipas classificadas.

MUNICÍPIO DE SILVES CELEBRA PROTOCOLO COM A CRUZ VERMELHA PORTUGUESA


Teve lugar no passado dia 13 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Silves, a assinatura do Protocolo de Cooperação de Apoio Alimentar com a Cruz Vermelha Portuguesa. O mesmo teve como intervenientes, a Presidente Rosa Palma da Câmara Municipal de Silves e o Diretor António Pontes do Centro Humanitário de Silves – Albufeira.

Este Protocolo consiste na atribuição de um subsídio por parte do Município de Silves, no valor de 15.000,00€ (quinze mil euros) à Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, com o objetivo de serem elaborados cabazes alimentares destinados aos requerentes do Concelho de Silves, no âmbito de mais uma resposta social por parte do Município de Silves à COVID-19.

Desde o início do estado de emergência, e de forma a minimizar esta problemática, ocorreu uma enorme articulação entre o Município de Silves e a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Silves-Albufeira. Como forma de concretizar esta articulação entre ambas a Entidades, no dia 31 de Julho de 2020 foi estabelecido um Protocolo.

É de salientar que a situação pandémica causada pelo vírus SARS-COVID 19, decretada pela Organização Mundial de Saúde, que originou o Estado de Emergência, tendo levado ao confinamento da população residente em território nacional, trouxe como consequência a paragem da economia nacional e mundial.

Na sequência desta paragem, sentiu-se a necessidade de ser intensificada a rede de apoio que garantisse uma resposta alimentar a famílias em crise socioeconómica derivado ao vírus SARS-COVID 19, e cuja problemática tem sido constatada gradualmente no Concelho de Silves.

Mais se informa que, é da responsabilidade da Cruz Vermelha Portuguesa efetuar a distribuição dos referidos cabazes junto das famílias identificadas pelo Serviço de Ação Social do Município, tendo sido até ao momento encaminhadas 116 famílias.

MESQUITAS SUBSTITUINDO IGREJAS

 

  • Paulo Henrique Américo de Araújo

Causou alvoroço internacional a decisão do presidente da Turquia, Recep Erdogan, de converter novamente em mesquita a outrora Igreja de Santa Sofia, a qual vinha sendo utilizada havia décadas como museu. O fato vem carregado de simbolismo histórico, e podemos relacioná-lo com outros eventos atuais, que provocam inevitavelmente dolorosas lágrimas na Virgem Santíssima.

A antiga catedral da Santa Sabedoria (sophia, em grego) foi erigida no século VI, muito antes da triste revolta dos cristãos gregos (ortodoxos) contra a autoridade do Romano Pontífice, ocorrida em 1054. Durante séculos a igreja havia sido, portanto, um templo católico dedicado à Sabedoria Encarnada, Nosso Senhor Jesus Cristo, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

Em 1453 os turcos destroçaram o decadente Império Romano do Oriente e conquistaram sua capital, Bizâncio, a atual Istambul. Depois de ordenar o massacre dos cristãos que haviam se refugiado na catedral de Santa Sofia, o sultão turco Maomé II mandou transformar o templo em mesquita, e assim permaneceu a bela catedral durante quase 500 anos, dessacralizada e usada para culto ilícito. Em 1934, o governo republicano laicista da Turquia decidiu fazer dela um museu. Com a revogação de tal medida, foi ela devolvida agora à condição de mesquita, provocando algumas reações de personalidades de todo o mundo.

O presidente da Turquia, Recep Erdogan (centro), participa da primeira cerimônia islâmica em Santa Sofia depois de convertida novamente em mesquita.

A história de Santa Sofia serve bem como analogia para a atual situação da Cristandade, cujos restos desapareceram quase inteiramente neste mundo neopaganizado. Aquela igreja-símbolo foi violentamente conquistada pelo Islã há quase 600 anos, e na atualidade outras igrejas vão tendo o mesmo destino trágico. A diferença, a enorme e inimaginável diferença, é que agora isso ocorre sem conquistas violentas, sem guerras. E, o que é muito pior, com o desinteresse e até conivência daqueles mesmos que a isso se deveriam opor. Veremos alguns exemplos.

Na cidade de Siracusa, nos Estados Unidos, a igreja católica da Santíssima Trindade foi vendida em 2014 para uma entidade de acolhimento de imigrantes, e depois transformada em mesquita. De acordo com a diocese, não havia católicos suficientes na localidade para manter a igreja. As imagens divulgadas1 causam consternação: na bela nave interior, em estilo gótico, dezenas de muçulmanos rezam ajoelhados sobre um enorme tapete, voltados para Meca. Os belos vitrais com motivos católicos ainda permanecem, mas foram cobertos por tecidos. Centenas de cruzes foram substituídas pelos crescentes (meia-lua) muçulmanos, inclusive nas torres externas.

Artífices da atual miscelânea religiosa interconfessional, empenhados em demolir até os fundamentos a fidelidade ao ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo, decidiram renomear a igreja da Santíssima Trindade como “Mesquita de Jesus, filho de Maria”. Para um católico leviano, penetrado de conceitos “ecumênicos” interconfessionais, pouco cioso da integridade doutrinária da Igreja Católica, isso pode parecer aceitável, até louvável, pois leva em consideração que o Islã reconhece Nosso Senhor Jesus Cristo, nega “só” a sua divindade.

Talvez fosse menos maléfico essa igreja tornar-se logo um templo declaradamente satânico, pois assim não haveria o perigo de enganar os fiéis desprevenidos. Quanto estará sofrendo o Coração Imaculado de Maria com esses sinais de destruição da Santa Igreja Católica!?

Ainda nos Estados Unidos, em 2017 o Pe. Francis Mazur ficou satisfeito ao saber que a igreja de São Gerardo, na cidade de Buffalo, seria vendida para maometanos, pois assim o prédio continuaria como local de culto: “Estou feliz porque o grupo que está comprando é a comunidade muçulmana, eles serão muito ativos nas questões da comunidade … Serão muito bons vizinhos. Trarão negócios, artistas, e serão uma parte vital da comunidade”.2 A enormidade do disparate é até difícil de medir, pois Nosso Senhor Jesus Cristo foi expulso de sua própria Casa, e em seu lugar será cultuado Alá, inimigo ferrenho da Cristandade. E o padre “católico” alegra-se com isso, pois os muçulmanos “trarão negócios”…

Na França, durante anos a igreja de Santo Elói, em Vierzon, vinha perdendo fiéis.3 Em 2013, eles praticamente não mais existiam, e a diocese decidiu vender o prédio. Os primeiros interessados não demoraram a aparecer – um grupo de muçulmanos. Ao contrário da criminosa limitação de nascimentos dos católicos, os muçulmanos se multiplicam cheios de vitalidade, com suas proles numerosas subsidiadas pelo erário público. Os maometanos precisavam de um lugar para a mesquita, e o edifício da igreja se mostrava ideal para eles.

A controvérsia ganhou espaço nos jornais, quando a entidade caritativa “Confraria de Santo Elói” lançou uma campanha de assinaturas intitulada Pare a mesquita! Chegou inclusive a coletar donativos para a aquisição do prédio. Entretanto, antes de se efetivar a compra, a prefeitura de Vierzon interveio e adquiriu o prédio da igreja.4

Aparentemente, a rápida interferência da prefeitura se deu para impedir que a entidade católica se tornasse proprietária do edifício, no qual se realizam agora atividades sociais e esportivas, seguindo as normas da municipalidade que limitam o uso a atividades “não confessionais”.

Os muçulmanos interessados não deixaram essa intervenção sem protesto, naturalmente, e era mesmo de se esperar. O mais incrível, no entanto, é que o Pe. Alain Krauth, responsável pela igreja, ergueu sua voz contra a intervenção da entidade católica. Segundo ele, teria sido melhor a igreja tornar-se mesquita, pois assim os muçulmanos disporiam de um local apropriado para seu culto…

Diante de atitudes como essas, como não surpreender que o número de católicos diminua cada vez mais, e que os islâmicos se instalem nas nossas igrejas? Lembremos também que várias igrejas na Europa já foram vendidas, transformando-se em bares e locais de festas profanas.

Todos esses fatos, apesar de preocupantes, seriam de pouca importância se não houvesse a traição dos próprios católicos. Assistimos nos últimos anos às tristes cenas de vandalização de igrejas no Chile, na Argentina, e mais recentemente nos Estados Unidos, perpetradas em muitos casos pelos próprios cristãos ocidentais. São eles os atuais apoiadores da invasão islâmica, grande arma do Islã contra as nações cristãs.

Entrada do sultão Maomé II em Constantinopla, em 29 de maio de 1453 – Jean-Joseph-Benjamin Constant (1876). Museu dos Agostinianos de Toulouse, França.

Historicamente, o islamismo só teve sua expansão bem sucedida quando facilitada pela decadência dos povos cristãos, envolvidos em lutas internas, heresias, traições e revoltas. É sabido que os cristãos do norte da África abriram no século VII as portas de suas cidades aos invasores muçulmanos, considerando-os seus libertadores contra o governo dos cristãos de Bizâncio. Em 711, na Península Ibérica, os muçulmanos só conseguiram a vitória militar esmagadora sobre o rei Rodrigo quando contaram com hereges traidores infiltrados no exército cristão.

O mesmo pode-se dizer dos cristãos do Império Bizantino. A separação de Roma, com o famigerado cisma do Oriente, foi sem dúvida uma das causas remotas da derrota de Bizâncio pelos turcos, e a consequente transformação da Catedral de Santa Sofia em mesquita.

No Brasil as mesquitas ainda não estão tomando o lugar das igrejas, porém os traidores já se fazem notar. A título de exemplo, no início de 2020 duas igrejas em Florianópolis (SC) foram pichadas com inscrições Salve Satanás.5 Também na mesma ocasião uma imagem de Nossa Senhora foi vandalizada. Como não conjecturar que tais atos tenham sido executados por traidores que renegaram sua crença cristã, e assim vão preparando remotamente a invasão islâmica nesta Terra de Santa Cruz? Considerando que o número de católicos brasileiros vai decrescendo rapidamente, e que por causa da covid-19 nossas igrejas permaneceram praticamente vazias, quanto tempo nos restará antes de as vermos transformadas em mesquitas?

No passado, os sequazes de Maomé invadiam e conquistavam as igrejas católicas pela força e pelo sangue. Hoje continuam fazendo o mesmo, só que as compram e nelas se instalam pacificamente. Enquanto isso, os próprios cristãos — melhor diríamos, ex-cristãos — promovem a destruição de seus próprios templos e aplaudem os que as transformam em mesquitas. Se não houver uma intervenção de Deus, nada poderá evitar o fim da Cristandade.

Podemos batalhar para que isso não aconteça, fazendo atos de reparação ao Imaculado Coração de Maria por tantos sinais de destruição da civilização cristã e da Santa Igreja. Nossa Senhora quer o triunfo do seu Imaculado Coração, mas precisamos ajudá-La com nossas preces, e também com nossas atividades em favor da ampliação da Cristandade contra seus inimigos declarados e traidores infiéis.

ABIM

___________________

Notas:

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 838, Outubro/2020

  1. Cfr. https://www.youtube.com/watch?v=SV4pURZYOy0
  2. Cfr.https://www.wnycatholic.org/news/article/featured/2017/01/19/102135/an-ending-for-st.-gerards-sees-two-new-beginnings
  3. Cfr. https://www.youtube.com/watch?v=l82jXj5tHos
  4. Cfr. https://www.la-croix.com/Religion/Actualite/Vierzon-rachete-l-eglise-Saint-Eloi-2013-09-09-1010936
  5. Cfr. https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/02/24/fachada-de-igreja-e-imagem-de-santa-sao-vandalizados-em-florianopolis.ghtml

No auditório da Biblioteca Municipal: Workshop sobre turismo acessível e inclusivo realizou-se em Cantanhede

No âmbito do AccessTUR – Centro de Portugal, realizou-se em Cantanhede o workshop “AccessTUR – Turismo Acessível – Trabalho em Rede”. Organizado pela Accessible Portugal, CIM Região de Coimbra e Turismo Centro de Portugal, com o apoio do Município de Cantanhede, o worshop serviu para divulgar o trabalho que tem vindo a ser realizado com o projeto, dar enquadramento aos objetivos que lhes estão subjacentes e mobilizar os agentes económicos e sociais para a resposta aos desafios enunciados, tendo como destinatários técnicos municipais e representantes de outras entidades da área de influência da CIM – Região de Coimbra.

Além das intervenções de Célia Simões, vereadora da autarquia cantanhedense com o pelouro da Ação Social, de Filomena Pinheiro, diretora do Departamento de Operações Turísticas da Turismo do Centro de Portugal, de Jorge Brito, secretário executivo da CIM – Região de Coimbra, e de Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal – Tourism for All, a sessão teve a participação de José Gaspar, monitor da ARCIL - Associação para Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã, Marisa Maganinho, CEO da empresa Eu Voo, que falaram da sua experiência sobre turismo acessível. O programa incluiu ainda o testemunho de Madalena Ribeiro e Carlos Nogueira numa abordagem às dificuldades que os cidadãos portadores de deficiência enfrentam no dia-a-dia e também no campo da oferta turística, salientando o valor acrescido do investimento na valorização das condições de acessibilidade para essas pessoas.

Na ocasião, a vereadora Célia Simões referiu-se à “importância de serem implementadas soluções adequadas para atender a grupos de cidadãos com necessidades específicas e não pode deixar de dar o devido enquadramento aos aspetos técnicos e sociais inerentes, sensibilizando a comunidade para a importância desse processo em toda a sua dimensão”.

Para a autarca, “combater os fatores de exclusão social passa muito por aí, pela criação de contextos favoráveis para toda a gente, contextos onde todos se sintam confortáveis, contextos onde não haja limitações nem barreiras para ninguém. Sendo certo que tem havido assinaláveis progressos a esse nível, também é preciso reconhecer que há um longo caminho a percorrer para colmatar as grandes insuficiências que se verificam em muitos campos, incluindo o da oferta turística”, sublinhou.

Segundo o secretário executivo da CIM – Região de Coimbra, Jorge Brito, “o projeto AccessTUR irá permitir trazer valor acrescentado ao território”, já que “por um lado ajuda a qualificar os nossos territórios numa lógica “friendly”, ou seja, mais apelativa para pessoas com dificuldades, mas por outro lado também tem o objetivo claro ajudar a preparar a oferta turística para que ela seja mais competitiva. Este é um passo importante para o desenvolvimento do Turismo Acessível, alinhado com a estratégia delineada CIM – Região de Coimbra, especialmente no âmbito de criação de produto turístico”, afirmou.

Por seu lado, a diretora do Departamento de Operações Turísticas da Turismo do Centro de Portugal, Filomena Pinheiro agradeceu “o acolhimento que o Município de Cantanhede para a realização do workshop” e referiu que “uma das apostas da Turismo Centro de Portugal é tornar este território num destino turístico único, inclusivo, responsável e sustentável”. Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal – Tourism for All alertou para o facto de que “o objetivo do AccessTUR passa por preparar o território não para um segmento, mas sim para todos”, criando condições “para receber bem todos os turistas, independentemente das suas características e da sua funcionalidade. Este projeto é ainda mais relevante porque passamos a valorizar o turismo não só como um importante setor da economia, como também uma importante ferramenta de inclusão social”, salientou.

O AccessTUR – Centro de Portugal é um projeto de promoção do turismo acessível e inclusão social, promovido pela Accessible Portugal (Associação para a Promoção do Turismo Acessível e Inclusivo em Portugal), com o apoio do Turismo Centro de Portugal e das oito comunidades intermunicipais (CIMs) da Região Centro.

Alguns dos seus principais objetivos passam por qualificar a oferta e a procura turística, desmistificando preconceitos e estereótipos sobre as pessoas portadoras de deficiência ou algum tipo de característica diferenciadora, aproveitando para desenvolver todo o potencial turístico da região Centro nesta importante área da sociedade.

Águeda | Técnicos estão a inspecionar pontes de viadutos em todo o concelho

 O trabalho de avaliação das pontes e viadutos de todo o concelho está a decorrer a bom ritmo, com o objetivo de determinar as intervenções que sejam necessárias efetuar.

No seguimento da adjudicação do serviço de avaliação das pontes e viadutos do concelho, os técnicos estão neste momento a realizar a intervenção para que seja possível saber o estado de conservação destas infraestruturas sob jurisdição da Câmara de Águeda.

“Com esta avaliação, ficaremos com uma base de dados atualizada e fundamentada do ponto de vista técnico sobre o estado em que estão as pontes e viadutos do concelho, para que, consequentemente, os serviços camarários possam programar as obras de reabilitação e manutenção que se determinem necessárias fazer”, referiu Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que assim é possível uma monitorização contínua destas infraestruturas.

O Edil frisa que esta avaliação sistemática e simultânea em todo o concelho, que está a decorrer a um bom ritmo, é “uma prática adequada para seja possível evitar situações como as que aconteceram no passado, como a Ponte do Vouga, e que nunca tinha sido feita até ao momento”.

Trata-se, portanto de uma avaliação “de extrema importância”, tendo em conta que em causa está “a segurança e bem-estar das populações que utilizam aquelas vias para circular”.

Reunião de Câmara Municipal de Aveiro – 15 de outubro de 2020

Apresentamos por este meio a informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro, realizada ontem, quinta-feira, dia 15 de outubro de 2020, nos Paços do Concelho.

Câmara abre concursos para contratar Funcionários em diversas áreas

O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura de concurso público para integrar na Câmara Municipal de Aveiro 115 novos Funcionários, para cumprir diferentes funções e responder a necessidades dos Serviços Municipais.

Foi aprovada a abertura de concurso para o recrutamento de 11 Assistentes Técnicos e 36 Operacionais, em regime de contrato de trabalho em funções por tempo indeterminado, para colocar ao serviço das Escolas do Município, e assim terminar com os contratos temporários de trabalho e a precariedade numa área onde a estabilidade do trabalho é tão importante como é a da Educação.

Foi também aprovada a abertura de concurso para o recrutamento de 68 trabalhadores, entre Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos e Técnicos Superiores, para assumirem funções por tempo indeterminado, em diversas áreas dos Serviços da CMA, como a Engenharia Civil, o Ambiente, o Turismo, a Cultura e os Museus, o Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo, a Educação e o Desporto, a Carpintaria, a Canalização, o Calcetamento, a Jardinagem ou a Informática, entre outros.

Esta decisão tem em conta o facto de nos últimos cinco anos (2015-2019) se terem aposentado 58 Funcionários Municipais e terem saído mais 93 por motivos vários (cedência de interesse público, mobilidade, falecimento,…), a que se soma a nova intensidade da atividade da CMA nos seus diferentes setores, e as novas competências que estão a ser assumidas em várias áreas no âmbito da Descentralização, respondendo à necessidade de capacitar a estrutura camarária para gerir a exigência do desenvolvimento crescente do Município a que temos assistido.

Na mesma Reunião, o Executivo aprovou o recrutamento imediato de 15 Assistentes Operacionais com o recurso a reservas de recrutamento internas válidas nos Agrupamentos de Escolas, para suprir necessidades excecionais do presente ano letivo por força do Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19, integrando-se no âmbito das medidas excecionais e temporárias definidas pelo Governo do País.

O processo segue para apreciação e votação em sede de Assembleia Municipal.

Câmara garante serviços de Apoio Educativos para o Ano Letivo 2020/2021 e financiamento da atividade dos Agrupamentos de Escola

Financiamento aos Agrupamentos para Apoio à Gestão Escolar

Na sequência do processo de Descentralização na área da Educação, que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) começou a executar no dia 01 de setembro, o Executivo Municipal aprovou a realização de protocolos de colaboração para Apoio à Gestão Escolar para o ano letivo 2020/2021, a estabelecer com os sete Agrupamentos de Escolas do Município e a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, representando um investimento no valor global de 263.795€.

Os referidos protocolos traduzem-se no pagamento das despesas correntes (expediente, higiene e limpeza, material de escritório, entre outros) e desenvolvimento de projetos educativos, inerentes ao funcionamento dos estabelecimentos de ensino desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário e ao Ensino Artístico da rede pública Municipal, bem como um apoio adicional para pequenas reparações.

Trata-se de um investimento que ultrapassa em mais do dobro do montante transferido pelo Orçamento de Estado para fazer face às despesas com as despesas correntes das Escolas.

Para além deste apoio monetário, a CMA assume as despesas com o fornecimento de energia, água, gás e comunicações, estando a proceder à mudança da titularidade dos contratos que se encontravam em nome dos Agrupamentos de Escolas, correspondendo estas despesas a mais de 800.000€ anuais.

Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)

O Executivo Municipal deliberou também aprovar o Protocolo de Cooperação com a Associação Tempos Brilhantes, no valor de 347.880€ para a implementação de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nos Agrupamentos de Escolas do Município de Aveiro.

Com a premissa de garantir uma escola a funcionar a tempo inteiro, a CMA pretende que a Escola reforce a sua ligação e apoio aos Alunos, oferecendo a possibilidade de participarem em atividades de natureza lúdica, formativa e cultural, que incidam nas áreas do desporto, arte, ciência e tecnologia.

Transporte gratuito para todos os alunos a mais de 3km da Escola

Na organização do presente Ano Letivo de 2020/2021 e no que concerne ao plano de transportes escolares, o Executivo Municipal deliberou aprovar o referido planeamento, garantindo condições de efetiva igualdade de oportunidades no acesso de todas as Crianças e Jovens à Escola.

A CMA assegura o transporte dos Alunos do Ensino Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário, que residam no Município, a três ou mais quilómetros do estabelecimento de ensino.

Com o processo de Descentralização na área da Educação, a CMA também garante o transporte, em circuitos especiais, a alunos com Necessidades Educativas Especiais que usufruem das unidades especializadas existentes nas Escolas do Município, correspondendo esta oferta a um investimento de cerca de 90.000€ anuais.

Apoio Socioeducativo aos alunos do 1.º Ciclo

Anualmente, através dos Serviços de Apoio à Família, a CMA atribui apoios socioeducativos a Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), situação que se mantém para o presente ano letivo de 2020/2021.

Assim, o Executivo deliberou aprovar os protocolos de colaboração com os Agrupamentos de Escolas do Município, para apoio socioeducativo aos alunos do 1.º CEB, no valor global de 17.892€, que corresponde a um valor por aluno, no “Escalão A” de 36,00€ e no “Escalão B” de 18,00€.

O montante, a ser gerido por cada Agrupamento, tem como objetivo principal apoiar os agregados familiares que não consigam fazer face aos encargos com a aquisição de fichas de trabalho, material didático e visitas de estudo. As comparticipações para as refeições escolares são assumidas diretamente pela CMA.

Aveiro Tech City Living Lab apovado formalmente e com candidaturas abertas

O Aveiro Tech City Living Lab, promovido pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) estará disponível a partir do próximo dia 16 de outubro, em versão piloto para experimentação, sem quaisquer custos de utilização. Trata-se de um Laboratório de Experimentação e Inovação Tecnológica que vai potenciar o desenvolvimento de soluções inovadoras, em contexto real, utilizando a Cidade de Aveiro como testbed destas novas tecnologias, serviços e respetivas aplicações.

As entidades parceiras principais deste projeto são a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações e a Universidade de Aveiro, a que se juntam várias outras muito relevante para a dinamização dos projetos integrados no âmbito da ação do Aveiro Tech City.

A infraestrutura de acesso está suportada em tecnologia de fibra de última geração, unidades de rádio reconfiguráveis, rádio 5G-NR e serviços de rede 5G, agregando e interligando uma panóplia de sensores e unidades remotas de recolha de informação que se estende por toda a área urbana da Cidade.

Desta forma, o Executivo Municipal deliberou aprovar as normas de utilização e de candidatura ao Aveiro Tech City Living Lab. Os interessados devem consultar o site www.aveirotechcity.pt para formalizarem a sua candidatura.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER de 4.892.732€.

Remoção de fibrocimento nos edifícios escolares

De acordo com o divulgado em Nota de Imprensa desta quarta-feira, 14 de outubro, o Executivo Municipal deliberou aprovar o projeto de execução e autorizar a abertura do concurso público para a remoção de fibrocimento nos edifícios escolares da EB 2,3 de Aradas, Oliveirinha, Cacia e Eixo, pelo valor base de 783.340€.

Requalificação do Núcleo Central de Esgueira

Tal como divulgado publicamente esta quarta-feira, dia 14 de outubro, o Executivo Municipal deliberou autorizar a abertura do concurso público para a requalificação do Núcleo Central de Esgueira, com um valor base de 1.072.720€.

O projeto de execução prevê a compatibilização das utilizações, de modo a privilegiar os espaços de estadia, promover a acessibilidade, melhorar as condições para os modos suaves, aumentando a qualidade dos espaços e a sua atratividade.

A intervenção está integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) que é parte integrante do PEDUCA - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro.

Nova adjudicação para reabilitação de Edifícios de Habitação Social no Bairro de Santiago – Eficiência Energética

O Executivo Municipal deliberou declarar a caducidade da adjudicação de 17 de setembro, à empresa Construbuild – Services, Lda. e adjudicar a empreitada de reabilitação de edifícios de Habitação Social no Bairro de Santiago, à empresa classificada em segundo lugar no concurso, a CIMAVE – Construtora e Imobiliária de Aveiro, Lda., pelo valor de 3.038.185,46€.

Em comunicação à Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a empresa Construbuild, informou que devido a dificuldades financeiras e de recursos humanos, maioritariamente provocadas pela Pandemia de Covid-19, não tem capacidade para cumprir os preceitos legais a fim de iniciar a empreitada.

A intervenção nestes 10 Blocos de Habitação Social agora adjudicada à CIMAVE vai proceder à qualificação dos edifícios para melhorar as suas condições térmicas e de eficiência energética, nomeadamente qualificando as fachadas e coberturas, substituindo caixilharias e colunas de montante de distribuição de água.

Programa de Educação para o Empreendedorismo

Integrada na nova Política Municipal de Apoio ao Empreendedorismo do Município de Aveiro, o Executivo Municipal deliberou aprovar as Normas de Participação do Concurso “A Tua Ideia Conta” (destinado ao Ensino Secundário e Profissional), aprovando a disponibilização de verbas para a atribuição de prémios no montante de 250€ (1.º prémio), no montante de 125€ (para cada uma das duas menções honrosas) e de 200€ (para um Tablet para o Professor Coordenador do projeto classificado com o 1.º prémio).

O Executivo Municipal deliberou também a aprovação das Normas de Participação e a disponibilização de 20.000€ para o Concurso “Uma Ideia, Um Projeto, uma Ação” (destinado ao Ensino Básico 1.º, 2.º e 3.º Ciclos), a ser implementado pelo Município de Aveiro, cujo balanço dos últimos quatro anos é bastante positivo registando-se a implementação de 42 projetos, com a participação e envolvimento de 6.721 Alunos e 477 Docentes.

Os dois concursos serão cofinanciados pelo Centro 2020 no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Aveiro / Educ@RA” promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. As Normas de Participação serão disponibilizadas no site da Câmara Municipal de Aveiro em www.cm-aveiro.pt.

Aveiro 5G Challenges” e Concurso “Techlab” – normas aprovadas

Considerando que a iniciativa Aveiro Tech City pretende, entre outros objetivos, atrair para o nosso território, talentos e empresas de base tecnológica que reforcem o posicionamento de Aveiro na área das TICE e promovam a evolução para um economia baseada no conhecimento, na valorização dos talentos e na IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), o Executivo Municipal deliberou aprovar as Normas de Participação da segunda edição do concurso “Aveiro 5G Challenges”, que tem como objetivo promover, apoiar e premiar projetos inovadores em torno dos quais se perspetive o desenvolvimento e teste de soluções operacionalizáveis numa rede 5G.

O Executivo Municipal deliberou ainda a aprovação das Normas de Participação do Concurso “Techlab”, uma iniciativa destinada aos Estabelecimentos de Ensino Secundário de Aveiro com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para importância das competências STEAM, promovendo a criatividade, cooperação e o trabalho em grupo por parte dos alunos e concebendo e desenvolvendo projetos concretos com impacto direto na realidade escolar e social dos Alunos. Neste âmbito o Executivo Municipal aprovou a disponibilização de verbas para a atribuição de prémios no montante de 250€ (1.º prémio), no montante de 125€ (para cada uma das duas menções honrosas) e de 200€ (para um Tablet para o Professor Coordenador do projeto classificado com o 1.º prémio).

Os dois concursos serão cofinanciados pelo Centro 2020 no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Aveiro / Educ@RA” promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. As Normas de Participação serão disponibilizadas no site da Câmara Municipal de Aveiro em www.cm-aveiro.pt.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER de 4.892.732€.

Processo de Descentralização – Saúde

Na gestão da CMA assumimos de forma clara a aposta na Descentralização, num processo político em que o poder de gerir a coisa pública está progressivamente mais próximo dos Cidadãos, cumprindo-se o princípio da subsidiariedade, em que cada patamar de governação do Estado assume responsabilidades em razão do sentido de eficiência e melhor conhecimento da realidade e gestão dos recursos.

É neste âmbito que nos envolvemos de forma intensa no trabalho da Descentralização, quer na gestão da CMA, quer na gestão da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e da Associação Nacional de Municípios (ANMP), devendo também ser referido o papel ativo de pressão política favorável a esse processo, do Comité das Regiões da União Europeia.

Competências não assumidas na área da Saúde

No que concerne à área da Saúde, o Executivo Municipal deliberou não assumir em 2021 as competências previstas neste domínio por motivos objetivos que de seguida se explicitam:

  1. A necessidade de clarificar algumas definições do diploma legal em matérias de competências municipais;

  2. A necessidade de avaliar com profundidade a informação sobre os custos de gestão do Ministério da Saúde com os edifícios da rede de cuidados primários de saúde, que foram emitidos pelo Governo com muitas incongruências e insuficiências;

  3. As áreas de competência municipal previstas no diploma legal, carecem de um estudo aturado e de um trabalho prévio com as Autoridade da Área da Saúde, para que possamos vir a ponderar devidamente o seu exercício com a devida e prévia capacitação institucional.

Competências não assumida pela CIRA na área da Saúde

Na mesma Reunião, o Executivo Municipal aprovou a proposta do Conselho Intermunicipal da CIRA, que propõe que a CMA não autorize a CIRA a assumir as competências previstas neste diploma legal.

O Executivo Camarário aprovou ainda uma solicitação ao Presidente da Assembleia da República, para que diligencie no sentido de agendar a apreciação e votação desta proposta na Reunião Ordinária de novembro / dezembro de 2020 e que a decisão dessa Reunião seja comunicada em devido tempo, a fim de se cumprirem os prazos legais junto da DGAL.

CAR Surf com equipamento de combate à Pandemia de Covid-19

De acordo com o divulgado no mês de setembro, o Executivo Municipal tomou conhecimento da entrega, no Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf), de São Jacinto de um conjunto de equipamentos para a mitigação do Coronavírus / Covid-19, no valor global de 1.402€.

Uma parceria da Fundação do Desporto com os Jogos Santa Casa que está a levar aos CAR de todo o País equipamentos deste tipo.

PMAA: Alteração do Protocolo com a ASPEA

O Executivo Municipal deliberou ratificar, no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA), a decisão do Presidente, Ribau Esteves, que aceitou as alterações ao protocolo de cooperação financeira para apoio ao investimento, solicitadas pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

Atribuição de apoios no âmbito do PAAASE / Operação Anti Covid-19

Considerando as medidas implementadas de apoio no âmbito da ação social previstas no Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica (PAAASE), o Executivo Municipal deliberou aprovar a atribuição de dois novos apoios financeiros no valor de 317,50€ (referentes ao mês de outubro), a dois agregados familiares.

Estes apoios suplementares ao normal, são apenas atribuídos a indivíduos ou famílias no âmbito do impacto nas despesas e/ou nos rendimentos resultante da “Crise Covid-19”, tendo sido já apoiadas um total de 63 famílias e 194 cidadãos.

Alteração às datas das Reuniões de Câmara de novembro

Considerando a realização de uma Reunião de Câmara extraordinária no dia 30 de outubro de 2020, às 10h00, com caráter público e audição do público pelas 12h00, à qual serão presentes as Grandes Opções do Plano e o Orçamento de 2021, além de outros assuntos pendentes de agendamento, o Executivo Municipal deliberou aprovar a alteração das datas das Reuniões de Câmara do mês de novembro.

Assim, a primeira Reunião prevista para o dia 05 de novembro, será realizada na quinta-feira, dia 12 de novembro, pelas 15h30, com carácter público e audição do público pelas 17h30, nos Paços do Concelho.

A segunda Reunião prevista para o dia 19 de novembro será realizada no dia 26, quinta-feira, pelas 15h30, com carácter privado, também nos Paços do Concelho.