segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

GRAFISMOS E ILUSTRAÇÕES DE JOSÉ SANINA VÃO ESTAR PATENTES NA PAÇOS


A Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras (Sala 2 Paços) acolhe de 12 de janeiro a 9 de fevereiro a exposição José Sanina – Grafismos e Ilustrações.

Nesta exposição, José Sanina mostra algum do seu trabalho gráfico desenvolvido ao longo dos anos. Após os dias passados a ensinar, as noites de José Sanina são passadas com o exercício do desenho, explorando preferencialmente temas particulares, como o retrato ou a caricatura, ou usando o traço para ilustrar propostas publicitárias e storyboards. Serão este género de trabalhos que constituirão esta mostra.

A inauguração da mesma terá lugar pelas 17h do dia 12 de janeiro.

De regresso ao espaço do Auditório Municipal Câmara Municipal vai promover XXI Encontro de Cantares das Janeira


· Prémios do Concurso de Decoração de 
Natal das Rotundas são entregues durante o evento
A exemplo de anos anteriores, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paivavai promover o XXI ENCONTRO DE CANTARES DE JANEIRAS, uma iniciativa cultural agendada para a noite de 12 de Janeiro, a partir das 21 horas, no espaço do Auditório Municipal, na urbe paivense.
            As coletividades, instituições e grupos que manifestaram vontade de participar no evento estão já a preparar a presença em mais uma jornada cultural, retomando uma bonita e secular tradição que, nesta região, continua a renovar-se a cada ano e ganhando cada vez mais entusiastas, estando confirmadas as presenças de ranchos folcloricos locais, bandas de musica, grupos tradicionais, escolas de musica e grupos corais.
Entretanto, a autarquia de Castelo de Paiva já deu a conhecer que, este ano, pretende que esta iniciativa cultural regresse ao espaço do Auditório Municipal, aproveitando para apelar ao rigor nos dois temas a apresentar por cada participante, que devem ser alusivos à época, e que os intervenientes nos grupos possam vir trajados, dentro do possível, como nos tempos de outrora, para além de que, o cenário este ano será mais condizente com o verdadeiro e tradicional espírito do Cantar das Janeiras.
Recorde-se que, neste evento municipal, que todos os anos motiva entusiasmo e grande alegria, pretende-se juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm ainda viva esta secular tradição de Cantar os Reis ou Janeiras, na perspectiva de que todos estejam imbuídos no espírito festivo que se atravessa, procurando retratar a tradição de outros tempos.        
Confirmadas estão as presenças da Academia de Musica de Castelo de Paiva, Banda Marcial de Bairros, Grupo As Camponesas de Real, Tuna da Universidade Sénior de Castelo de Paiva, Grupo “ Os Amigos da Sexta “, Associação Aplauso Padrão ( Orquestra Atípica ), Escola de Musica e Amigos de Sardoura, Escola de Concertinas Casa do Povo da Raiva, Rancho Folclórico de Bairros, Rancho Folclórico de Nossa Senhora das AmorasRancho Folclórico de S. Martinho, Grupo de Danças e Cantares do Paraíso e o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva
                No decorrer deste evento cultural, será realizada a cerimónia de entrega de prémios das melhoresdecorações de Natal das rotundas e espaços públicos do território paivense, uma iniciativa da CM de Castelo de Paiva e da Associação Comercial e Industrial, onde a votação esteve disponível até ao dia 6 de Janeiro, através do link http://www.cm-castelo-paiva.pt/pt/rot             
         Entretanto, e no âmbito do  Projecto “MICAS”, a ARPIP – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido vai promover uma actividade “ Cantar das Janeiras “, que terá lugar na tarde do próximo dia 15 de Janeiro, nas instalações do Auditório Municipal, cabendo a cada instituição a apresentação de dois temas alusivos a esta secular tradição, sendo que, paraalém dos cânticos apresentados pelas IPSS, haverá a entrega de certificados de participação com a presença de responsáveis municipais.

Coletes amarelos. Ex-campeão de boxe francês entregou-se depois de agredir dois polícias

Um dos polícias que o ex-pugilista atacou foi enviado em 15 dias de licença, segundo a promotoria de Paris.


O ex-campeão de boxe francês filmado a agredir dois polícias durante o protesto de "coletes amarelo" em Paris no último fim de semana, entregou-se às autoridades esta segunda-feira.
Segundo a agência Reuters, Christophe Dettinger afirmou que se estava a defender.
Christophe Dettinger, que foi duas vezes campeão nacional, foi apanhado por uma câmara s saltar as grades de uma ponte pedestre que estava a ser bloqueada por policiais empunhando bastões antes de golpear os oficiais, forçando-os a recuar.
Dettinger, de 1,92 metros, estava a participar no oitavo sábado de protestos contra o governo que estão a afetar a autoridade do presidente Emmanuel Macron.
A manifestação começou pacificamente, mas tornou-se mais violenta quando a polícia disparou gás lacrimogénio para impedir que os manifestantes, que incendiaram carros e queimaram barricadas, chegassem ao Parlamento.
Numa publicação no Facebook, o ex-pugilista diz que participou em todas as manifestações dos coletes amarelos e que assistiu à repressão da polícia, e a "fazer mal aos jovens".
"Fui gaseado com um amigo e a minha esposa, e fui tomado pela raiva. Então sim, agi mal. Eu agi mal, mas defendi-me", disse Dettinger num vídeo postado no Facebook antes de se entregar. "Fi-lo pelo futuro dos meus filhos", acrescentou.
O ministro do Interior, Christophe Castaner, descreveu o ataque de Dettinger como "cobarde e intolerável".
Num outro vídeo, Dettinger, usando um chapéu preto, luvas e casaco, mas sem máscara, pode ser visto a pontapear um polícia no chão.
Um dos polícias que o ex-pugilista atacou foi enviado em 15 dias de licença, segundo a procuradoria de Paris.
A presidência de Emmanuelle Macron foi abalada pelas manifestações e pela luta das autoridades para manter a ordem no fim-de-semana, em que foram levantadas questões sobre as táticas de policiamento e a resposta mais ampla do presidente à onda de distúrbios.
Fonte: RR

Costa quer que programa da ferrovia seja aprovado por maioria de dois terços

Resultado de imagem para Costa quer que programa da ferrovia seja aprovado por maioria de dois terços
O primeiro-ministro disse que o país "andou a ver os comboios passar" e que no período de 20 anos em que Portugal não recebeu comboios "andámos distraídos sobre a importância da ferrovia".
O primeiro-ministro garante que o investimento na ferrovia é prioritário e espera um consenso alargado no próximo Conselho de Ministros, no qual será aprovado o Programa Nacional de Investimentos para a próxima década.
"Queremos que seja um programa aprovado não só pelo Governo, mas também pela Assembleia da República, pela maior maioria possível e, desejavelmente, por uma maioria de dois terços. Se é possível? Não sabemos, mas é desejável que assim seja."
António Costa disse que o país "andou a ver os comboios passar", em declarações aos jornalistas durante a cerimónia de lançamento do concurso dos novos comboios decorreu na estação de Marco de Canavezes, na Linha do Douro, que se encontra encerrada no troço até Caíde para obras de eletrificação.
"O país, como diz o povo, andou a ver os comboios passar. E este tempo [em que Portugal não recebeu comboios] destes 20 anos mostra bem como andámos distraídos sobre a importância da ferrovia."
O primeiro-ministro presidiu, esta manhã, ao lançamento do concurso para a compra de 22 novas composições, que só devem chegar dentro de quatro anos. Muito tempo, reconhece o ministro Pedro Marques, revelando que vão dar prioridade às empresas que entreguem mais depressa o material circulante.
"Vamos pontuar melhor as empresas que, mesmo assim, consigam entregar o material circulante mais cedo. E vamos também pontuar melhorar as empresas que incorporem valor nacional na própria produção deste material circulante."
Liliana Costa com Sara Beatriz Monteiro / TSF
Foto: Octávio Passos / Lusa

Ceará em estado de sítio. Onda de violência e centenas de ataques sem fim à vista

É uma guerra declarada ao Estado. Há seis dias que todas as noites há ataques no estado brasileiro de Ceará, uma onda de revolta contra o endurecimento das regras nas prisões.
Resultado de imagem para Ceará em estado de sítio. Onda de violência e centenas de ataques sem fim à vista
TSF
O estado brasileiro do Ceará está desde o início do mês a ser palco de uma onda de violência. A polícia já deteve 110 pessoas, incluindo 34 menores, por suspeita de envolvimento em 127 ataques contra prédios públicos, autocarros, agências bancárias e lojas.
Tudo começou no dia 2 de janeiro em Fortaleza, capital do estado do Ceará, e desde aí estendeu-se a pelo menos 37 cidades. Todas as noites foram noites de caos, com tiroteios, incêndios e ataques bombistas.
Dois suspeitos foram mortos durante uma troca de tiros com a polícia e várias pessoas ficaram feridas, incluindo um militar atingido a tiro. Em Fortaleza, um casal de idosos e um motorista sofreram queimaduras.
A Secretaria da Segurança do Ceará não avança uma explicação para os ataques, mas a imprensa brasileira escreve que se pode tratar de uma represália contra as declarações do novo secretário de Administração Penitenciária do Ceará, Luís Mauro Albuquerque, que quer endurecer regras nas prisões.
O novo responsável quer, por exemplo, impor mais controlo à entrada de telemóveis nos estabelecimentos prisionais e acabar com a divisão dos reclusos nas prisões de acordo com o grupo criminoso a que pertencem.
Segundo fonte do Serviço de Inteligência da Secretaria da Segurança, citada o jornal Globo, os membros de duas fações rivais fizeram um "pacto de união"para "concentrar forças contra o Estado".
Nos prédios de várias cidades apareceram grafitadas palavras de ordem conta Luís Mauro Albuquerque.
O governo brasileiro autorizou o envio de tropas federais para reforçar a segurança e cerca de 300 homens e 30 patrulhas da Força Nacional de Segurança Pública reforçaram o policiamento sábado, em especial em Fortaleza, que concentra cerca 80% dos ataques
A decisão pariu do novo ministro da Justiça, Sérgio Moro, que também ofereceu 60 "vagas" em prisões federais de segurança máxima para que o estado do Ceará possa enviar os prisioneiros mais perigosos para outros estabelecimentos prisionais.
"Apesar do Governo do estado do Ceará ser do PT e realizar forte oposição a nós, jamais abandonaríamos o povo cearense neste momento de caos", escreveu no Twitter o novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
O Ceará foi o terceiro estados brasileiro que mais registou mortes mais violentas em 2017, com uma taxa de 59,1 mortes por cada 100 mil habitantes.
Carolina Rico / TSF
Foto: EPA

Detido na posse de 390 doses de haxixe em Oliveira de Azeméis

O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial de Oliveira de Azeméis, no dia 03 de Janeiro, na localidade de Oliveira de Azeméis, deteve um homem com 21 anos, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.   
Resultado de imagem para Detido na posse de 390 doses de haxixe em Oliveira de Azeméis
No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares abordaram um indivíduo suspeito, tendo verificado que o mesmo tinha na sua posse 390 doses de haxixe.
No decorrer das diligências foi realizada uma busca domiciliária, onde foi ainda apreendida uma televisão, uma espingarda e uma pistola de airsoft, uma balança de precisão, dois telemóveis e 300 euros em dinheiro.
O detido, no dia 4 de Janeiro, foi presente ao Tribunal de Santa Maria da Feira, sendo-lhe aplicada a medida de coação de apresentações semanais no posto policial da área de residência.
A ação contou com o apoio do Núcleo de Investigação Criminal de Oliveira de Azeméis.

ICNF abre concurso para contratação de trabalhadores


ICNF abre concurso para contratação de trabalhadores

Resultado de imagem para ICNF abre concurso para contratação de trabalhadoresO Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF) tem aberto concurso para a contratação de cinco postos de trabalho para os serviços da Marinha Grande, cujas candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 9 de janeiro.

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, reconhece a importância deste concurso de admissão de pessoal, uma vez que “vem na sequência das várias reivindicações que temos feito para o reforço de meios operacionais, técnicos e financeiros do serviço local do ICNF, sobretudo depois do incêndio de outubro de 2017, que dizimou 86% da área total do Pinhal do Rei”.

A presidente acrescenta que “sabemos que as cinco vagas abertas para a Marinha Grande não são suficientes para suprir as necessidades de trabalhadores inerentes ao processo de reflorestação da Mata, mas já são um pequeno contributo”. Contudo, “desejo que, desta vez, o concurso receba candidatos, uma vez que, o ano passado, o ICNF já tinha aberto outro procedimento que ficou deserto”.

Cidália Ferreira refere que esta medida “denota a parceria que o Município tem estabelecido com o ICNF e que não se pode esgotar nesta ação, continuando a ser necessário que o Governo dote o ICNF de mais meios humanos, técnicos e financeiros no âmbito da reflorestação e reorganização do Pinhal e na preservação das áreas não ardidas”.

O procedimento abrange a contratação de um total de 35 pessoas para a categoria de assistente operacional do mapa de pessoal do ICNF, para o período de um ano, 20 dos quais são destinados ao Departamento de Conservação da  Natureza e Florestas do Centro, divididos equitativamente pelos serviços de Marinha Grande, Coimbra, Manteigas e Figueira da Foz.

As funções a desempenhar são: ações de silvicultura; gestão de combustíveis; acompanhamento na realização de fogos controlados; realização de queimadas; manutenção e beneficiação da rede divisional e de faixas e mosaicos de gestão de combustíveis; manutenção e beneficiação de outras infraestruturas; ações de controlo e eliminação de agentes bióticos; sensibilização do público para as normas de conduta em matéria de natureza fitossanitária, de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas; e vigilância das áreas a que se encontra adstrito; primeira intervenção em incêndios florestais, de combate e sub-sequentes operações de rescaldo e vigilância pós-incêndio, desde que integrados  no  Dispositivo  Integrado  de  Prevenção  Estrutural  (DIPE), e previsto em diretiva operacional aprovada pela Comissão Nacional de Proteção Civil; proteção a pessoas e bens prevista em diretiva operacional aprovada pela Comissão Nacional de Proteção Civil.

Todas as informações relativas à candidatura ao procedimento de contratação dos assistentes operacionais devem ser consultadas no sítio de internet do ICNF, em www.icnf.pt.

Câmara Municipal da Marinha Grande | Detetados ninhos de vespa asiática no concelho


Detetados ninhos de vespa asiática no concelho


Resultado de imagem para Detetados ninhos de vespa asiática no concelho
A Câmara Municipal da Marinha Grande identificou a existência de ninhos de Vespa “velutina” ou asiática (“Vespa velutina nigrithorax”), espécie predadora da abelha europeia.

Até ao momento foram detetados e reportados à Câmara Municipal da Marinha Grande um total de doze ninhos de Vespa velutina ou asiática, 9 dos quais na freguesia da Marinha Grande e 3 na freguesia de Vieira de Leiria, localizados maioritariamente em árvores de grande porte (20 a 25 metros).

Os cidadãos não devem remover e/ou destruir os ninhos por si identificados. Devem comunicar diretamente com a Câmara Municipal da Marinha Grande ou com as respetivas Juntas de Freguesia. Podem também utilizar a plataforma eletrónica SOS Vespa (www.sosvespa.pt) ou contactar a linha SOS Ambiente (808 200 520).

Após a comunicação dos casos, é efetuada uma deslocação ao local pelos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil / Gabinete Técnico Florestal. Caso se confirme trata-se de um ninho de Vespa velutina ou asiática, a situação é comunicada à empresa contratada pela Câmara Municipal para o efeito e agendada a destruição do ninho.

O controlo da Vespa velutina ou asiática, é efetuado através da remoção e eliminação dos ninhos com a aplicação de um inseticida, por pulverização diretamente nos ninhos.

A Vespa velutina é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera), proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da India, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia.
     
Na época da primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados. Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar: na apicultura - por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas; e para a saúde pública – não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

Podem ser obtidas mais informações em www.sosvespa.pt ou em www.icnf.pt.

Uma tradição local recuperada pela autarquia

FESTA DE REIS ENCHEU LARGO DO CONDE
COM ACTIVIDADES E MUITA ANIMAÇÃO


·    BOLO REI GIGANTE DISTRIBUIDO À POPULAÇÃO
A exemplo no ano passado e procurando fortalecer uma velha tradição local, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu ontem à tarde, a festa do Dia de Reis, um evento que arrastou muita gente ao espaço do Largo do Conde, e que contou com diversas actividades, desde atletismo, feira de artesanato, degustação de bolo rei e muita animação musical.

Em dia soalheiro, a programação arrancou com a habitual Corrida de Reis, uma prova de atletismo que se desenrolou pelas ruas da vila e que voltou a atrair muitos atletas, com a vitória a sorrir a José Vieira, do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, e a Rosa Madureira, do Marco 09, acontecendo mais tarde uma degustação gratuita de Bolo Rei Gigante ( mais de 30 metros ) para a população, onde participaram também o presidente Gonçalo Rocha e os vereadores Antonio Rodrigues, José Manuel Carvalho e Paula Melo, sendo que, logo a seguir, realizou-se o Baile de Reis com a participação do DJ Bruno Falcão, que garantiu animação e um grande convívio pela tarde fora, num espaço onde não faltaram as típicas Tendinhas de Artesanato, Insufláveis e Pinturas Faciais para as crianças, enquanto que, a meio da tarde, e integrado na programação Sinais de Natal, realizou-se o Concerto de Reis – Musica Coral, na Igreja Matriz de S. Martinho.

O edil paivense mostrou-se satisfeito pelo sucesso deste evento festivo, considerando um tarde fantástica de convívio, de iniciativa e de muita tradição que encerra um ciclo festivo de muita magia e de encanto da quadra de Natal, destacando em jeito de encerramento, a realização do Encontro de Cantares das Janeiras agendado para o próximo Sábado.
Recorde-se que, em tempos de outrora, na vila de Castelo de Paiva, cumpria-se sempre a tradição no dia 6 de Janeiro, dia de concorrida feira quinzenal, com animação e bailarico, iniciativas que atraíam sempre muitos visitantes que passavam na urbe paivense, em dia bastante festivo, onde por tantas ocasiões já se antecipava o Carnaval, com brincadeiras tradicionais entre rapazes e raparigas.

Entretanto, no dia 12, às 19 horas, no Auditório Municipal, vai acontecer o Concerto do Ensemble de Clarinetes, e à noite realiza-se o XXI ENCONTRO DE CANTARES DE JANEIRAS, uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, actividade cultural agendada para as 21 horas, que este ano regressa ao espaço do Auditório Municipal, situado na Rua Emidio Navarro.

Em Cantanhede, no dia 5 de janeiro | Concerto da Orquestra Opus 21 e do Coro Juvenil da Academia de Música de Cantanhede na celebração do Ano Novo




A Orquestra Opus 21, da Associação António Fragoso, e o Coro Juvenil da Academia de Música de Cantanhede foram os intérpretes do Concerto de Ano Novo e de Reis realizado na Igreja Matriz de Cantanhede, no passado dia 5 de janeiro. Promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, a Paróquia de Cantanhede, a Associação António Fragoso e a Fundação Pires Negrão, o espetáculo assinalou o início do calendário de 2019 e o encerramento das atividades do programa de animação desenvolvido pela edilidade durante o período de Natal. 

Dirigida pelo maestro Evaristo Neto, a Orquestra Opus 21 interpretou vários temas do seu repertório, com enfoque particular na música própria da quadra natalícia, sonoridade que caracterizou a atuação do Coro Juvenil da Academia de Música de Cantanhede, sob direção de Ana Oliveira, tendo culminado com a interpretação conjunta de “Adeste Fideles”, clássico da liturgia católica.

A propósito do evento, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, agradeceu à Paróquia de Cantanhede o facto de “ter possibilitado a realização do concerto na Igreja Matriz, um espaço magnífico que acentua o significado da celebração do Ano Novo e tudo o que ele representa. É tempo de balanço sobre o caminho percorrido, sobre as realizações e contrariedades do ano anterior e é tempo de projetarmos o futuro definindo novos objetivos e projetos” 

Perante uma numerosa assistência que incluía o presidente da Assembleia Municipal, João Moura, o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, os vereadores Adérito Machado e Célia Simões, e o Pároco de Cantanhede, João Pedro Silva, Helena Teodósio sublinhou “a inestimável importância do trabalho desenvolvido pela Associação António Fragoso, não apenas na valorização e divulgação do legado do seu patrono, mas também na sua ação artística e cultural das suas formações musicais, entre as quais a Orquestra Opus 21”. A autarca enalteceu também “a atividade da Fundação Pires Negrão no ensino da música, cuja qualidade temos oportunidade de apreciar aqui hoje com a atuação do Coro Juvenil da Academia de Música de Cantanhede”.

A Orquestra OPUS 21 faz parte do Departamento de Música da Associação António Fragoso, entidade fundada em janeiro de 2009 para divulgar a vida e obra do seu patrono, cuja morte precoce, em 1918, com apenas 21 anos, não impediu que seja considerado um dos maiores compositores portugueses de todos os tempos.

Constituída por um leque variável de 12 a 20 elementos, a Orquestra Opus 21 conta com a participação e colaboração de outros músicos, em função das características dos espetáculos, e o seu repertório integra peças de diferentes géneros musicais, com enfoque na música ligeira, mas contemplando também temas de compositores clássicos, incluindo António Fragoso.

As suas atuações, em forma de big band, são pontuadas por apontamentos de cantores, de solistas, de improvisos e por temas clássicos com orquestrações ligeiras.

O Coro Juvenil da Academia de Música de Cantanhede é constituído por alunos do 1.º ao 5.º grau (2.º e 3.º ciclos do ensino básico) que frequentam este estabelecimento de ensino particular e cooperativo com autonomia pedagógica e que conta com cerca de 200 estudantes nos níveis de iniciação e curso básico de música em regime integrado ou articulado. Integra os alunos da Classe de Conjunto que ao longo de cada ano letivo adquirem formação musical de grupo, com particular enfoque na expressão vocal.

MARISA NOBRE VITOR OLIVEIRA E GUILHERME CARDOSO PARTICIPARAM NO ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS ABERTAS



Numa organização da Federação Portuguesa de Natação, realizou-se nos passados dias 5 e 6 de janeiro o Encontro Nacional de Águas Abertas no Complexo Olímpico do Jamor, integrado no plano de desenvolvimento da disciplina.

Participaram nesta actividade os nadadores da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Marisa Nobre, Guilherme Cardoso e o nadador internacional Vitor Oliveira, que estiveram acompanhados pelo seu treinador Ricardo Antunes. 

Este encontro foi destinado aos nadadores mais jovens que, pela sua qualidade, têm possibilidades integrar no futuro a seleção júnior de AA.

Igualmente esta acção técnica, visou os técnicos dos clubes que trabalham directamente com os jovens, sensibilizando-os para a disciplina de águas abertas, sendo igualmente, um momento de formação específica na área, e também um excelente momento de partilha e troca de ideias.

O grande objetivo da atividade prendeu-se, também, com a importância de alargar o número de nadadores e clubes envolvidos na disciplina, mostrando as mais valias que as Aguas Abertas, podem ter no desenvolvimento multidisciplinar do nadador. 

Esta seleção foi realizada de acordo com os rankings nacionais dos 1500 livres no setor masculino e 800 livres no feminino, em piscina longa, com tempos obtidos até 31 de julho de 2018. 

Estiveram presentes 25 nadadores e 17 treinadores de 16 clubes.


Passeios pedestres regressam ao concelho em 2019


No dia 20 de janeiro, a Câmara Municipal da Marinha Grande retoma a organização dos passeios pedestres, cuja participação é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Até dezembro, são vários os encontros com a população para promover a prática de atividade física e divulgar o concelho.

O calendário dos passeios pedestres organizados pela Câmara Municipal é o seguinte:

Ponto de encontro: 09h00, junto ao Arquivo Municipal
20 janeiro
3, 17 fevereiro
3, 17, 31 março
14, 28 abril
12, 26 maio
9, 23 junho
7, 21 julho
4, 18 agosto
1, 15, 29 setembro
13, 27 outubro
10, 24 novembro
8, 15 dezembro.

Cientista de Coimbra lidera estudo pioneiro sobre efeito do eucalipto em riachos

Uma investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) de Coimbra liderou um estudo internacional pioneiro sobre o impacto do eucalipto no funcionamento dos ribeiros em diversas regiões do mundo, foi hoje anunciado.

“Um estudo internacional sem precedentes avaliou o impacto de plantações de eucaliptos no funcionamento dos ribeiros em diferentes regiões do mundo”, revela a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), numa nota enviada hoje à agência Lusa.
A investigação foi liderada por Verónica Ferreira, do MARE da FCTUC, e envolveu 18 cientistas de várias instituições ibéricas, sul-americanas e africanas.
As plantações de eucaliptos ocupam uma “área total de mais de 20 milhões de hectares em todo o mundo”, mas os seus efeitos no “funcionamento dos ribeiros têm sido estudados essencialmente na Península Ibérica”, o que “limita o real conhecimento sobre o impacto” que a cultura desta árvore pode ter em linhas de água de outras regiões onde o clima, a vegetação nativa e as comunidades aquáticas diferem, sublinha a FCTUC.
Com o estudo, “foi esta lacuna que se tentou colmatar”, afirma Verónica Ferreira, citada pela FCTUC, adiantando que os investigadores avaliaram, por isso, “o funcionamento de ribeiros em plantações de eucaliptos por comparação com ribeiros semelhantes, mas que atravessavam florestas de espécies nativas, em diferentes regiões na área de distribuição das plantações de eucaliptos de modo a expandir o conhecimento sobre os efeitos das plantações nos ribeiros”.
Para a realização da investigação, os cientistas utilizaram a decomposição das folhas como indicador do funcionamento do riacho, uma vez que – explica a FCTUC – as mudanças neste processo sugerem um impacto negativo.
“Os ribeiros que atravessam as florestas são ensombrados pela copa das árvores e é por isso que os organismos aquáticos dependem fortemente das folhas da vegetação ribeirinha”, refere Verónica Ferreira, destacando que, “na água, essas folhas libertam nutrientes que estão disponíveis para outros organismos, como algas, bactérias, fungos e invertebrados”.
Estudar o impacto dos eucaliptos nos ribeiros é particularmente relevante, porque “mudanças na floresta podem levar a mudanças na quantidade de folhas e nas suas características, o que pode criar desequilíbrios nas comunidades aquáticas e comprometer a capacidade dos rios de fornecer serviços para as populações humanas, como água de boa qualidade ou peixe”, clarifica a investigadora do MARE.
As experiências, realizadas em sete regiões da Península Ibérica, da África Central e da América do Sul, permitiram aos investigadores concluir que “o efeito das plantações de eucaliptos varia entre regiões e depende do tipo de organismos decompositores”.
Não é possível “fazer generalizações sobre o efeito das plantações desta espécie no funcionamento dos ribeiros, uma vez que têm de ser considerados fatores climáticos, o tipo de vegetação nativa e o tipo de comunidade aquática”, salienta Verónica Ferreira.
Foi verificada uma inibição da decomposição total das folhas nas regiões temperadas (Portugal, Espanha, Sul do Brasil e Uruguai), já que nestas regiões os invertebrados trituradores são naturalmente importantes e são afetados negativamente pelas plantações.
As conclusões deste estudo, já publicado na revista Ecosystems, “realçam a necessidade de se avaliar os efeitos das plantações dos eucaliptos nos ribeiros tendo em conta as características locais”, indica a investigadora, sustentando que “deve ser feito um esforço para conservar a vegetação ribeirinha nativa junto aos ribeiros para mitigar os efeitos das plantações”.
Além da UC, o estudo teve a participação das universidades do País Basco (Espanha), de Brasília (Brasil), Regional Integrada do Alto Uruguai e da República (Uruguai), de Temuco e de Concepción (Chile) e de Egerton (Quénia) e das Missões e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Brasil).
NDC

Sete pessoas mortas em ataque a uma viatura em Cabo Delgado





Pelo menos sete pessoas que seguiam numa carrinha de caixa aberta foram mortas na manhã de domingo, no primeiro ataque contra uma viatura de transporte de civis.

O ataque ocorreu no distrito de Nangade, quando um grupo armado interceptou uma carrinha de transporte de passageiros na estrada que liga a vila distrital de Palma e o posto administrativo de Pundanhar.

Depois de forçar a paragem da viatura através de tiros, o grupo ordenou que todos os ocupantes abandonassem a carrinha, tendo de seguida decapitado o motorista e matado, com recurso a catanas, seis passageiros, a maioria mulheres.

A Polícia em Cabo Delgado ainda não se pronunciou sobre este ataque, o primeiro que é dirigido contra uma viatura de transporte de passageiros. Já no sábado, os insurgentes atacaram a aldeia de Mussemuku, na parte continental do distrito do Ibo, mas sem registo de vítimas humanas.

Fontes contactadas pela nossa reportagem indicam que no mesmo dia, as Forças de Defesa e Segurança capturaram supostos integrantes do grupo que desde Outubro de 2017 está a criar terror nos distritos do norte de Cabo Delgado.

O grupo intensificou os ataques nos últimos meses, forçando várias comunidades costeiras de Macomia e outros distritos a abandonar as suas aldeias.

Em Outubro do ano passado, iniciou o primeiro julgamento de pessoas acusadas de envolvimento nos ataques armados, num total de 189 arguidos. O julgamento deverá retomar com a audição de declarantes, segundo apurou o O País junto do Tribunal Judicial da província de Cabo Delgado.

Em Dezembro último, o Ministério Público acusou mais cinco pessoas de participação nos ataques, com destaque para o empresário sul-africano Andre Hanekom, de 60 anos, apontado como “financiador, logístico e coordenador dos ataques.

O País

(noticias.mmo.co.mz)

Bairrada atingiu a marca de sete milhões de garrafas de espumantes em 2018

Resultado de imagem para Bairrada atingiu a marca de sete milhões de garrafas de espumantes em 2018
Correio da Manhã
A produção de espumantes na região demarcada da Bairrada registou em 2018 um aumento de oito por cento, atingindo a marca de sete milhões de garrafas, disse hoje à agência Lusa a presidente dos Enófilos da Bairrada.
“Houve em 2018 um aumento da produção na ordem dos oito por cento nos espumantes, em relação ao ano anterior, marcando a tendência de elevada subida dos últimos anos”, revela a enóloga Célia Alves, primeira mulher a presidir à direção da Confraria dos Enófilos da Bairrada, gerente e diretora de produto nas Caves de São João e dirigente da associação Rota da Bairrada.
A enóloga lembra que a Bairrada lidera a produção de espumantes a nível nacional, com uma quota de marcado superior a 65%. Nos chamados vinhos tranquilos, tintos, brancos e rosados, a produção na Bairrada tem vindo também a aumentar, com as vendas mais orientadas para a restauração do que para a distribuição em grandes superfícies.
A Bairrada tem atualmente cerca de 2.400 produtores vinícolas, que exploram 6.500 hectares de vinha, de acordo com os registos da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB). A produção de vinho espumante na Bairrada tem vindo a aumentar ano após ano, tendência confirmada oficialmente pelo aumento da venda na região demarcada dos selos de garantia do Instituto da Vinha e do Vinho.
Desde 2015, a Comissão Vitivinícola da Bairrada apostou fortemente no projeto Baga, definindo critérios para a consolidação de um espumante monovarietal feito a partir da casta Baga, dominante na região.
O projeto, a que aderiram numa primeira fase os enólogos de algumas da principais caves da região (Primavera, Aliança Messias; São João, Quinta do Encontro) e os produtores Luís Pato e António Selas, passa por criar um produto diferenciado com novas regras e uma identidade gráfica própria, a fim de promover a região no país e além-fronteiras.
Atualmente, conta com espumantes de duas dezenas de produtores. “A importância da casta Baga na valorização e diferenciação dos espumantes Bairrada é hoje uma realidade indiscutível”, refere a Comissão presidida por Pedro Soares.
Para o sucesso do projeto tem contribuído a divulgação feita pela Associação Rota da Bairrada. Com 52 associados, a associação promove ativamente as riquezas turísticas, gastronómicas e vinícolas da Bairrada, com destaque para as belezas do Luso e da Curia, os vinhos e o tradicional leitão assado à moda da Bairrada, propondo cinco roteiros turísticos numa região que abrange os concelhos de Águeda, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos.
Atualmente, a Rota dispõe de dois Espaço Bairrada, em Oliveira do Bairro e na sede na Curia (Anadia), havendo planos para abrir uma nova loja em Aveiro.
Fonte: Lusa